GAZETA RIO - Edição de Quinta-feira 09 de Fevereiro de 2023

Page 1

Garimpeiros persistem na invasão

Um mês após ataques, servidores do Congresso fazem ato pela democracia

PT atua para tirar governador Cláudio Castro do PL

Cotado como destino de Castro, o União Brasil no Rio é presidido pelo prefeito de Belford Roxo, Waguinho, marido de Daniela Carneiro, ministra do Turismo. O vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, também é da legenda.

Bivar defende participação do governo na administração do Banco Central

CBF define confrontos da primeira fase da Copa do Brasil; veja jogos

As partidas acontecerão nas semanas dos dias 22 de fevereiro e 1º de março. Os embates serão em jogo único, com o visitante, que é a equipe melhor rankeada do confronto, levando a vantagem do empate para se classificar.

Movimentos entram na justiça na defesa da preservação de sítio arqueológico alagado no Bixiga

Mundo

China aumentou atividades de espionagem e inteligência na Europa

MEC antecipa para hoje o resultado do Enem 2022

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023. Ano XXVI Nº 1069 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO “Acho que o governo tem uma responsabilidade muito grande sobre tudo que está acontecendo. Página 06 Página 06 Página 10 Página 09 Página 02 Página 06 Página 03 Página 07
Página 10 COB lança projeto para estímulo ao esporte feminino
Operação
na terra Yanomami
Apesar da
do Ibama
Página 03
"O Menino das Marchinhas –Braguinha para Crianças"
Logo
início do
no
evento, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto na Turquia e na Síria.

GAZETA RIO

Bivar defende participação do governo na administração do Banco Central

A Instituição Sociocultural Cinema Nosso, que é uma das maiores escolas populares de audiovisual da América Latina, com mais de dez mil alunos formados em seus cursos, está com inscrições abertas, até o dia 06 de março, para cursos gratuitos de Audiovisual, Jogos Digitais e Jogos de Mesa. A iniciativa contempla mulheres cis e trans negras, indígenas e refugiadas de 18 a 29 anos,

através do projeto “Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual” que visa promover o acesso democrático à produção. O Cinema Nosso oferece cursos como: Cinema de Ficção; Cinema de Documentário; Laboratório de Roteiro para Séries; Jogos de Mesa e Jogos Digitais. A sede da instituição, fica localizada no bairro da Lapa, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Menções de atos criminosos em Brasília ultrapassam 10,3 milhões nas redes

Opresidente do União Brasil, deputado Luciano Bivar (PE), comentou, ontem, as recentes críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à independência do Banco Central (BC). Na avaliação do 1º Secretário do Congresso Nacional, o governo federal possui responsabilidade em tudo o que acontece no país e deveria participar de tomadas de decisões pontuais da autarquia.

“Acho que o governo tem uma responsabilidade muito grande sobre tudo que está acontecendo. Ninguém está querendo saber se o Banco Central é autônomo ou não. Não é preciso que haja uma ligação umbilical, mas que o governo possa de uma forma ou de outra ajudar a administrar uma taxa de juros. É preciso realmente que exista uma coparticipação entre o Banco Central e o governo”. Bivar ainda comentou os recen-

tes comentários feitos pelo presidente Lula em relação à autoridade monetária. O presidente do União afirmou que o petista tem o direito de fazer críticas à autonomia ou à gestão da autarquia, pois os problemas gerados pela alta da inflação são cobrados do governo federal pela população brasileira.

“Está certo que o BC é um defensor da nossa moeda e dos nossos índices de inflação, mas, em última análise, a responsabilidade disso é do governo eleito. Isso é um problema que está no colo dele, e acho que ele tem todo o direito de se insurgir àquilo que ele acha que não está de acordo com a forma dele chegar a uma economia mais saudável”, comentou.

Autonomia

O projeto que concedeu ao Banco Central a autonomia foi sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em 2021. Entre outros pontos, o texto determina que o presidente da República indique o presidente do BC e oito diretores, que permanecerão no cargo

por um mandato de quatro anos. O presidente da República não pode exonerar o ocupante do cargo, exceto nas seguintes situações: a pedido; por doença que incapacite o titular para o cargo; se houver condenação definitiva por ato de improbidade administrativa ou por crime cuja pena implique proibição de exercer cargos públicos; ou quando o indicado apresentar “comprovado e recorrente desempenho insuficiente”. Desde 2021, o Banco Central passou a ser classificado como autarquia de natureza especial caracterizada pela "ausência de vinculação a ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica". Antes, era subordinado ao Ministério da Economia ou Fazenda.

O principal objetivo da instituição segue sendo assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e eficiência do sistema financeiro, fomentar o emprego e suavizar variações econômicas no mercado.

Um levantamento realizado pela Quaest monitorou as menções aos atos criminosos do dia 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes em Brasília. Foram coletados cerca de 10,34 milhões de menções que vieram de 794,52 mil autores únicos. No dia da invasão, as menções apresentaram maior número, chegando a 2 milhões de publicações. A média diária é a de 130 mil publicações comentando sobre o assunto desde o dia 8 de janeiro até o dia 8 de fevereiro. Entre os tredings topics, o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) “Alexandre de Moraes” é o mais comentado nas redes em decorrência das falas sobre as invasões e também por conta da instauração de inquéritos. Durante todo o período de coleta de informações para o levantamento, a narrativa que predominou nas redes é a que caracteriza o evento como “ato terrorista”, “vandalismo” e “crime”. Os citados como principais responsáveis são o ex-presidente da República Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Sendo que no dia da invasão, o governador foi o

mais criticado nas redes. A hashtag que pede a punição dos organizadores, financiadores e participantes das invasões mais utilizada nas redes foi a #semanistia, que chegou a 63 mil menções.

As narrativas de apoiadores do ex-presidente focaram em responsabilizar “petistas infiltrados” e “esquerdistas infiltrados” pelo vandalismo dos prédios públicos, o principal argumento é o de que não compactuam com a violência, que não representa “manifestações pacíficas e democráticas” como as organizadas pelo grupo. Entre as tags mais utilizadas pelos bolsonaristas estão: #brasilwasstolen e #braziliansprins. Falando sobre os custos e danos causados pelas invasões, o assunto mais mencionado foi a destruição do relógio de Dom João VI. Sobre isso, o trending foi “preso em Uberlândia”, que se refere à detenção do homem identificado em vídeo quebrando a antiguidade.

A narrativa que se manteve predominante durante todo esse período foi a de condenação aos atos, correspondendo a 44% do total de menções. A narrativa neutra, com teor mais informativo, corresponde a 42% das menções e a narrativa que apoia a invasão representa 14% das menções em redes sociais.

‘Cinema Nosso’ oferece cursos gratuitos na área do audiovisual para mulheres negras
Supremo Tribunal Federal (STF) lança o projeto Pontos de Memória para lembrar atos de vandalismo de 8 de janeiro Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Foto: Carlos Moura/SCO/STF
Raphael Felice Fundado em 1997 Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1069
Presidente
Manoela Carlucci, CNN
Diretor
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.

OPERAÇÃO DO IBAMA NA TERRA YANOMAMI

Garimpeiros persistem na invasão de terras

Uma operação desencadeada nesta semana na Terra Indígena Yanomami pela fiscalização do Ibama, com apoio da Funai e da Força Nacional, é a primeira incursão de agentes do governo no território desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva com o propósito de “retomar o território” e debelar o garimpo que levou a uma tragédia humanitária entre os indígenas durante o governo de Jair Bolsonaro. Pela primeira vez, o governo passou a reocupar bases que, nos últimos anos, haviam sido abandonadas pelo Estado ou tomadas pelos garimpeiros dentro do território. O primeiro ponto reocupado é estratégico no rio Uraricoera. Por ali passam barcos usados para o abastecimento de diesel e alimentos de inúmeros garimpos.

A ação do Ibama, que começou sob sigilo nesta segunda-feira (6) e foi

revelada ontem pelo órgão, revela que a invasão garimpeira ao território indígena ainda está longe de ser resolvida, apesar de vários vídeos e mensagens disseminados em redes sociais e grupos de garimpeiros indicarem que uma parte dos invasores já começou a deixar a terra indígena. Mas a realidade encontrada pelos fiscais do Ibama, segundo apurou a Agência Pública, foi bem diferente.

Líderes indígenas da re -

gião relataram aos fiscais que, nos últimos dias, mais barcos estavam subindo em direção aos garimpos com combustíveis e alimentos do que no sentido contrário. A informação foi confirmada pelo Ibama, que já conseguiu apreender três embarcações com cerca de 5 mil litros de combustível que seria usado para o abastecimento dos garimpos. Além do combustível, os barcos apreendidos carregavam “cerca de uma

tonelada de alimentos, freezers, geradores e antenas de internet”, como informou a assessoria do Ibama e do MMA (Ministério do Meio Ambiente).

O volume de produtos demonstra a disposição dos garimpeiros de permanecerem nos locais de extração do minério.

Mensagens em grupos de garimpeiros também indicam que as atividades do garimpo seguem normais em outras partes da terra indígena, como na

região de Mucajaí. A incursão do Ibama no território Yanomami, batizada no Ibama de “Operação Xapiri”, referência a espíritos da floresta na cultura Yanomami, foi acompanhada de perto pelo presidente substituto do órgão, Jair Schmitt, que viajou a Boa Vista (RR). Durante a ação, os fiscais ambientais destruíram um helicóptero, um avião, cujas ligações com um empresário de Boa Vista (RR) serão investigadas, um trator de esteira, usado para abrir estradas na mata, e estruturas de apoio logístico ao garimpo. Foram apreendidas duas armas de fogo. A operação teve apoio de helicópteros modelo B4 do GEF (Grupo Especializado de Fiscalização) do Ibama. A ideia da ação deflagrada pelo Ibama, Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e Força Nacional é estrangular o fornecimento de alimentação e de diesel aos garimpos abastecidos por barcos pelo rio Uraricoera. Os motores das dragas usadas para destruir a terra Ya-

nomami funcionam com óleo diesel. A partir do decreto presidencial que determinou o combate ao garimpo, a Aeronáutica bloqueou o espaço aéreo na semana passada. Após reclamações de garimpeiros, a Aeronáutica abriu corredores aéreos, até o próximo dia 13, exclusivos para a saída dos invasores. Mas o abastecimento pelos rios continua um problema, que o Ibama agora procura atacar.

O plano é estabelecer bases em outros rios a fim de “garantir a permanência das equipes de fiscalização por prazo indeterminado”.

O Ibama informou que também “fiscaliza distribuidoras e revendedoras responsáveis pelo comércio irregular de combustível de aviação que abastece os garimpos”. O Ibama trabalha com a hipótese de que a operação de desintrusão dos estimados 20 mil garimpeiros demore “vários meses”. O Ibama tem uma preocupação especial com áreas de garimpo dominadas por facções criminosas dentro da terra Yanomami.

PT atua para tirar governador do Rio, Cláudio Castro, do PL

não está descartada.

Na busca para aumentar a base de apoio ao governo Lula, o PT trabalha para tirar o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A ideia é levá-lo para uma legenda que esteja apoiando total ou parcialmente o governo, preferencialmente o União Brasil – fontes da legenda confirmaram que há conversas nesse sentido.

Senado aprova instalação de comissão para acompanhar caso dos Yanomamis

Os senadores aprovaram, na quarta-feira, um pedido de instalação de comissão temporária externa para acompanhar "in loco" a situação dos Yanomamis e a saída dos garimpeiros da Terra Indígena. A expectativa é que os parlamentares cheguem ao local hoje (9/2). O grupo será composto por parlamentares de Roraima.

O requerimento foi protocolado pelo senador Dr. Hiran (PP-RR). “Nós, que já somos vítimas de uma imigração desenfreada de

venezuelanos que gerou uma população de 10% a mais na nossa população natural. Agora, além dos venezuelanos que perambulam pela nossa cidade em situação de vulnerabilidade, apesar de todo o trabalho da Operação Acolhida, temos indígenas e temos garimpeiros saindo da área indígena em situação muito complicada no estado”, argumentou o parlamentar. “É urgente, para evitarmos uma chacina naquela região, que é muito rica, mas cujo povo vive muito pobre lá neste momento."

O objetivo é dar apoio às famílias residentes do lo

cal, mas que estão sendo impactadas pelo fechamento do espaço aéreo. Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu o governador de Roraima, Antonio Denarium (Progressistas), e os senadores Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Dr. Hiran para discutir estratégias para agir na crise humanitária.

Pelo menos 570 crianças do povo ianômami foram mortas pela contaminação de mercúrio, desnutrição, fome e falta de acesso a medicamentos provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo o Ministério da Saúde.

Coordenador da bancada do Rio na Câmara, o deputado federal Washington Quaquá (PT) afirmou à CNN que toca a articulação, iniciada na semana passada. Para aliados do governador, a hipótese de saída do PL ainda é vista como embrionária – mas

O governador atuou pesadamente para eleger Rodrigo Bacellar presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), fato que gerou um racha na bancada de parlamentares do PL. Desde que foi reeleito, Castro tem se distanciado da ala mais bolsonarista do partido e adotado uma postura mais próxima ao centro, como forma de manter o diálogo com Lula. Petistas acreditam que Castro poderia atrair uma ala do PL para legenda de perfil mais governista, e, assim, aumentar a base de Lula na Câmara.Após o Carnaval, ele pretende buscar um lugar nas instâncias decisórias do partido – ele é um dos dois governadores do PL, o outro é Jorginho Mello, de Santa Catarina.

Cotado como destino de Castro, o União Brasil no Rio é presidido pelo prefeito de Belford Roxo, Waguinho, marido de Daniela Carneiro, ministra do Turismo. O vice-governador do Rio, Thiago Pampolha, também é da legenda. Waguinho, que fez campanha para Lula na última eleição, é considerado próximo ao governador do estado. Citado como outro possível destino de Castro, o PSD no Rio de Janeiro é comandado por Eduardo Paes, prefeito da capital fluminense. Aliados de ambos ouvidos pela CNN creem que apenas um acordo muito bem feito poderia colocar duas “estrelas” da política do Rio na mesma legenda.

Leandro Resende, CNN Taísa Medeiros Lula e Claudio Castro trocam acenos e afagos em evento capitaneado por Eduardo Paes Foto: Jonas Pereira/Agência Senado Foto: Mauro Pimentel / AFP Agência Pública Rubens Valente e Evilene Paixão
-
Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA
Ibama e Polícia Federal queimaram até aeronaves dos garimpeiros ilegais

Previsão de safra de grãos é 310,6 milhões de toneladas, diz Conab A

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê a safra de grãos brasileira em 310,6 milhões de toneladas. Os dados constam do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, divulgado ontem. De acordo com a companhia, o resultado sinaliza um incremento de 38,2 milhões de toneladas em relação à temporada anterior. Em relação à previsão estimada no mês passado, o volume teve ajuste de 0,1% milhões de toneladas. "O início da colheita de milho e soja, no estado gaúcho, confirmam as previsões de queda de produtividade acentuada devido às baixas precipitações ocorridas durante o ciclo da cultura. Por outro lado, o desempenho

das lavouras no Centro-Oeste foi beneficiado pelo clima favorável. Em Mato Grosso as produtividades obtidas para a soja, por exemplo, têm sido superiores às previstas”, disse o presidente da Conab, Guilherme Ribeiro. O levantamento mostra que a soja, o principal produto cultivado no país, está com o plantio quase finalizado, com o início da colheita em várias regiões do país. Segundo a companhia, o ritmo é lento com apenas 8,9% da área colhida em todo o Brasil, atrás dos 16,8% registrados na safra passada. A expectativa de produção para a oleaginosa é 152,9 milhões de toneladas. A companhia disse que o plantio do milho na segunda safra sofreu atraso em razão das chuvas que atingiram as principais regiões produtoras, com apenas 10,7% de área plantada. Ainda assim, a Co -

nab espera um aumento tanto na área quanto na produtividade, o que deve resultar numa colheita na segunda safra de 95 milhões de toneladas, com variação positiva de 10,6%. Em relação à primeira safra do cereal, a companhia estima um incremento de 5,7% na produção em relação ao volume obtido na safra 2021/22, podendo chegar a 26,5 milhões de toneladas. A Companhia disse que os ganhos só não são maiores em virtude dos problemas climáticos do estado do Rio Grande do Sul.

Para o feijão, a produtividade obtida nas lavouras na primeira safra compensou a menor área cultivada e a produção dos três tipos da leguminosa está estimada em 994,2 mil toneladas.

Os estados de Santa Catarina e do Paraná já iniciaram o plantio da segunda safra, e a semea -

dura da terceira deve ter início no final de abril. Com isso, a produção total de feijão deve se manter estável em relação ao ciclo passado, próximo a 3 milhões de toneladas. Em relação ao arroz, a companhia prevê que a colheita atinja 10,2 milhões de toneladas, em razão do ajuste no volume

devido aos impactos do clima nas lavouras gaúchas, que refletiram na produtividade da cultura. Para o algodão, a estimativa é uma elevação de 19,2%, com uma produção estimada, apenas da pluma em 3 milhões de toneladas. Se confirmado o resultado, a colheita retorna ao patamar de volume

produzido antes do período da pandemia. O trigo apresentou um ajuste na produção da safra de 2022 após a conclusão do levantamento objetivo de produtividade da cultura. A nova estimativa para a colheita do cereal é 10,6 milhões de toneladas, crescimento de 37,4% em relação à safra de 2021.

ços e Turismo (CNC).

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que, a partir da semana que vem, vai se reunir com ministérios da área de infraestrutura para alinhar a retomada de obras paradas pelo país.

A intenção do presidente é acelerar as entregas e impulsionar a economia e a geração de empregos.

“Vamos tentar acabar tudo aquilo que estava começado e ficou parado. e não queremos saber em que período de governo foi feito, queremos saber se a obra é de interesse da cidade ou do estado”, disse Lula durante café da manhã com líderes de

partidos da base aliada do governo no Congresso Nacional. Na próxima terça-feira (14), o presidente estará na Bahia, inaugurando um empreendimento de moradias populares, e na sequência vai para Sergipe para participar de evento de retomada de obras da BR-101.

“Vamos viajar na perspectiva de colocar roda gigante da economia para funcionar”, afirmou. “Se conseguirmos fazer com que todas as obras que estão paradas comecem a funcionar, a gente pode contribuir para fazer com que a economia brasileira não seja o desastre previsto pelo FMI [Fundo Monetário Internacional] na

LEITOR DO GAZETA RIO

GANHA 10% DE DESCONTO!

última avaliação deles”, completou.

O FMI elevou a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do Brasil em 2023, mas o crescimento ainda é baixo. A projeção de crescimento, divulgada em janeiro, passou de 1% para 1,2%. Por outro lado, a estimativa para 2024 caiu 0,4 ponto percentual, com expectativa agora de expansão de 1,5% da economia.

Para o presidente, é preciso retomar projetos voltados para as cidades, como em saneamento básico, que “gera muito emprego e melhora muito a qualidade de vida das pessoas”.

Aparcela de famílias com dívidas - em atraso ou não - se manteve em 78% na passagem de dezembro de 2022 para janeiro deste ano. Em janeiro do ano passado, o percentual era de 76,1%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (8), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Servi-

Entre aqueles que ganham até três salários mínimos, os endividados são 79,2%. Já aqueles que ganham mais de dez salários são

74,4%.

Inadimplência

As famílias com dívidas em atraso, as chamadas inadimplentes, somam 29,9% do total, abaixo dos 30% de dezembro, mas acima dos 26,4% de janeiro do ano passado.

Entre aquelas com renda de até três salários

mínimos, 38,7% são inadimplentes. Já entre os que ganham mais de dez salários, a inadimplência atinge 13,5%.

Sem condições de pagar

As famílias que não terão condições de pagar suas dívidas são 11,6%, percentual superior aos 11,3% de dezembro e aos 10,1% de janeiro de 2022.

O problema atinge 17,4% daqueles que ganham até três salários mínimos e 2,9% dos que ganham mais de dez salários.

Percentual de famílias endividadas se mantém em 78%, diz pesquisa
Presidente aposta em retomada de obras para impulsionar economia
Vitor AbdalaAgência Brasil Andreia Verdélio –Agência Brasil
Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Detran.RJ passa a utilizar tablets em áreas de provas

ODetran.RJ acaba de implantar uma novidade tecnológica para quem vai tirar a primeira habilitação: desde o início da semana, os examinadores das 40 áreas de provas práticas do departamento, de todo o estado, usam tablets para fazer a transferência dos resultados das provas práticas, de forma on-line, agilizando o processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, os tablets passam a fazer o reconhecimento facial dos candidatos, substituindo a biometria.

O novo procedimento permite que o candidato aprovado tenha acesso à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), de forma digital, em cerca de três dias, no Posto Digital do Detran.RJ (no site www.detran.rj.gov.br) ou

pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), da Senatran. O documento físico continuará a ser

emitido pelo departamento em 15 dias, em média. A novidade tecnológica será usada também para agilizar outros serviços de Habilitação - como adição e mudança de categoria.

- É a tecnologia trabalhando a favor dos usuários do Detran. O tablet, além de agilizar todo o processo para quem quer tirar a carteira de motorista, ainda diminui a possibilidade de fraudes por conta do reconhecimento facial - explica o presidente do Detran. RJ, Adolfo Konder. Uma das mais entusiasmadas com a novidade era a empresária Grace de Oliveira, de 38 anos, moradora do Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste carioca, que fez a prova para primeira habilitação de moto ontem (8/2), no posto do Detran do Aerotown, na Barra da Tijuca.

- Fui aprovadíssima. Estou muito feliz. Adorei a novidade do Detran. O mundo hoje é totalmente digital. Agora, vou ficar de olho no

aplicativo para ver quando a carteira será lançada no Posto Digital para começar a passear de moto devidamente legalizada. Esse verão será especial para mim, já com a nova CNHcomemorou a empresária. Outro candidato que fez a prova nesta quarta-feira para motocicletas, no posto da Barra, foi o motorista Renato Ribeiro da Silva, de 39 anos. Após concluir o circuito e ser aprovado, Renato comemorou o êxito e a novidade tecnológica implantada pelo Detran com o uso de tablets.

- Não sabia dessa novidade. Estou achando o máximo. Poderei ter acesso mais rapidamente à carteira, de forma digitalizada. Baixarei logo o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para ter a minha CNH em mãos mais rapidamente. Parabéns a todos pela iniciativa e pela modernização do processo. Assim que baixar a carteira vou sair pilotando - afirmou Renato.

da rede de saúde mental

Obloco carnavalesco Loucura Suburbana retorna às ruas do Engenho de Dentro, na Zona Norte, no dia 16 de fevereiro, às 17h, saindo do Instituto Municipal Nise da Silveira, onde se concentra a partir das 16h. Mais de mil componentes, entre usuários da rede de saúde mental, familiares, amigos e vizinhos, desfilam pelas ruas do bairro até retornar ao Nise, onde se encerra ao som da bateria A Insandecida!, com cerca de 40 ritmistas. Em sua 21ª edição, o cortejo foi financiado com recursos do Fomento à Cultura Carioca (Foca), programa de patrocínio direto da Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio.

– O momento de realização deste Carnaval é muito especial. Foram dois anos sem desfilar

por conta da pandemia e, pela primeira vez, o Loucura vai às ruas após o fim do manicômio. Não há mais nenhum paciente internado no Instituto Nise da Silveira, ali agora é um parque, com muitas atividades de arte, cultura, esportes e geração de renda – disse Ariadne Mendes, uma das organizadoras. Criado em 2001, o Loucura já rompeu simbolicamente os muros do hospício e revitalizou o Carnaval de rua do Engenho de Dentro, reunindo usuários, familiares e funcionários da rede de saúde mental, além de moradores do bairro e adjacências, criando um movimento de integração com a comunidade, tendo como motivação a maior festa popular brasileira. Desde então, abre o

Carnaval do bairro, arrastando foliões e contribuindo para transformar o preconceito contra a loucura em admiração, respeito e desejo de integrar-se. A folia este ano tem patrocínio também da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do edital Blocos nas Ruas. O barracão está aberto diariamente para reserva das fantasias que serão emprestadas aos foliões no dia do desfile, assim como maquiagem gratuita. Uma marca do bloco são os bonecos do Germano, estruturas gigantescas como os bonecões de Olinda. A diferença, compara o instrumentista Abel Luiz, são as articulações da versão carioca da alegoria.

Duque de CaxiasNesta sexta-feira (10), às 8h, será lançado, em Duque de Caxias, o Programa ‘Café do Trabalhador’. No novo espaço, localizado na Avenida Plínio Casado, nº 11, será oferecida a primeira refeição aos cidadãos, no valor de R$ 0,50. No cardápio, café/e ou leite, pão com manteiga e uma fruta. O programa é uma parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a Prefeitura

de Duque de Caxias, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). Através da iniciativa, serão distribuídos 250 cafés da manhã diariamente aos moradores da cidade. "Esse é o quarto Café do Trabalhador entregue ao povo da Baixada Fluminense. Iniciar a minha gestão trazendo esse

programa para Duque de Caxias é uma grande alegria e prova do nosso comprometimento em ações de combate à fome. Em breve, mais um café será inaugurado nesta importante cidade do nosso estado”. destacou Rosangela Gomes, secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O serviço começará a ser oferecido na próxima segunda-feira (13/02), a partir das 5h.

Foto: Victor Hugo Campos / Divulgação / Detran.RJ Foto: Divulgação
Bloco Loucura Suburbana reúne usuários
Caxias lança programa que vai oferecer café da manhã a R$ 0,50
Aguardamos Você ! Renato Muniz (Presidente da Cruz Vermelha Brasileira de Nova Iguaçu-RJ) Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Tablets passam a fazer o reconhecimento facial dos candidatos, substituindo a biometria

VOLTA AO MUNDO

China aumentou atividades de espionagem e inteligência na Europa

Lusa

Os Estados Unidos abateram no sábado um “balão-espião” chinês que andava há dias a sobrevoar várias zonas do país, como o Estado do Montana, no nordeste, onde se situa um dos três campos de silos de mísseis nucleares existentes em território norte-americano.

A China admitiu que o balão lhe pertence, mas disse que se tinha extraviado da rota devido a ventos fortes e que é usado para fins meteorológicos, não para espionagem.

De visita aos Estados Unidos, Stoltenberg não confirmou a descoberta de balões espiões chineses sobre a Europa.

“Estamos a registar um aumento das atividades de inteligência chinesa na Europa através de diferentes mecanismos. Eles usam satélites, ataques informáticos e, como vimos nos Estados Unidos, balões”, frisou o secretário-geral da Aliança

Atlântica durante uma conferência de imprensa com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

O responsável da NATO realçou que Pequim “aumentou muito o investimento nas suas capacidades militares” e alertou que os países da Aliança

Atlântica “devem manter-se vigilantes face ao risco constante representado pela inteligência chinesa”.

A resposta a estas atividades, segundo Stoltenberg, deve ser “prudente e responsável”, tal como considerou a decisão de Washington de derrubar o balão chinês.

Stoltenberg alertou que a segurança já não é uma questão regional, mas global, já que “o que acontece na Ásia afeta a Europa e o que acontece na Europa afeta a Ásia e também a América do Norte”.

Já o chefe da diplomacia dos EUA insistiu na versão dos Estados Unidos de que países dos cinco continentes registaram a presença de balões espiões da China.

“Não estamos sozinhos nisto”, sustentou Blinken, classificando a presença do balão como uma violação “da soberania, da integridade territorial e do direito internacional”.

A porta-voz da Casa

Branca, Karine Jean-Pierre, frisou hoje que a China lançou “no decurso dos últimos anos” uma “frota de balões destinados a operações de espionagem” em todo o mundo.

Segundo outro dos porta-vozes da Casa Branca, John Kirby, a China trabalha há anos nesse “programa” de balões para operações de espionagem que já sobrevoaram regiões de todo o mundo.

“Trata-se de um programa em que os chineses estão a trabalhar há vários anos.

Tentaram melhorá-lo, expandiram-no e puseram-no em prática, tudo com o objetivo de obter informação confidencial”, destacou o porta-voz no centro de imprensa estrangeira.

Kirby adiantou que Washington está a falar com os seus aliados de todo o mundo para lhes oferecer informação sobre o alcance desse programa de espionagem chinês e, sem fornecer mais pormenores, indicou que hoje serão revelados novos dados sobre esta matéria.

Os Estados Unidos também anunciaram na sexta-feira que tinham detetado outro “balão-espião” sobre a América Latina, o que o Governo chinês também admitiu, embora continuando a manter que o dirigível não representava “qualquer ameaça”. Os países sobre os quais foi detetado o aparelho foram a Costa Rica, a Colômbia e a Venezuela, segundo diferentes fontes. A descoberta destes “balões-espiões” desencadeou uma crise diplomática entre Washington e Pequim e motivou a suspensão de uma viagem já agendada do secretário de Estado, Antony Blinken, ao país asiático.

MEC antecipa para hoje o resultado do Enem 2022

OMinistério da Educação (MEC) anunciou ontem, a antecipação da divulgação dos resultados finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Inicialmente previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (13), o desempenho individual dos estudantes estará disponível hoje, a partir das 10h. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT), durante a divulgação dos dados

do Censo Escolar. As notas dos “treineiros” – aqueles alunos ainda no Ensino Médio, que fizeram a prova como teste apenas – serão publicadas 60 dias após a divulgação das notas.

Os estudantes que aguardam sua nota do Enem já podem consultar as vagas disponíveis do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A primeira edição de 2023 oferece 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação. No site do Sisu, é possível

visualizar as vagas disponíveis por modalidade de concorrência, cursos, turnos, instituições e localização. As inscrições serão abertas em 16 de fevereiro e poderão ser realizadas virtualmente até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 24 de fevereiro.

Enem

O exame avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de

iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que possuem convênio com o Inep.

Um mês após ataques, servidores do Congresso fazem ato pela democracia

Servidores que trabalham no Congresso Nacional fizeram na tarde de ontem, um ato em defesa da democracia. O evento, no Salão Negro do Congresso, ocorre um mês após os ataques golpistas que depredaram as sedes dos três poderes. No dia 8 de janeiro, Câmara e Senado foram alvo de

vândalos, que invadiram o Congresso, destruíram móveis e equipamentos, quebraram vidraças e rasgaram obras de arte.

O ato desta quinta, de acordo com os organizadores, serve para mostrar que a democracia não se dobra aos ataques golpistas. Logo no início do evento, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do terremoto na Turquia e na Síria.

Em seguida, o diretor da Polícia Legislativa do Senado, Giovani Viana, fez um discurso. Chamou o ato de "louvável e simbólico" e disse que a instituição está sempre de prontidão para defender a democracia. Também em discurso, o diretor da Polícia Legislativa da Câmara, Adilson da Paz, disse que jamais poderia imaginar o que aconteceu no dia 8 de janeiro, mas que os ataques

serviram para fortalecer as instituições do país. "Aquele 8 de janeiro veio para fortalecer mais a democracia o que mais me orgulha do dia 8 é a bravura dos meus companheiros. Homens e mulheres que não sabiam se voltariam para casa.Agradeço por esse momento de estar, não comemorando a invasão, mas a democracia. Unidos somos mais fortes", afirmou.

Evelyne Lorenzetti e Léo Lopes Inicialmente previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (13), o desempenho individual dos estudantes estará disponível hoje, a partir das 10h Beatriz Borges, Luiz Felipe Barbiéri, g1
EDUCAÇÃO Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL

MIDR debate parcerias para implementar ações de desenvolvimento sustentável

Projetos para o desenvolvimento sustentável do País estiveram em discussão, na terça-feira (7), no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Representantes do Instituto Escolhas foram recebidos pelo ministro Waldez Góes e apresentaram estudos com potencial para embasar políticas públicas focadas em sustentabilidade.

Os principais temas debatidos foram a geração de energia limpa, o combate à pobreza como estratégia para a diminuição do desflorestamento e experiências inspiradoras para o desenvolvimento de políticas públicas de agricultura urbana.

"Os projetos guardam grande sinergia com a linha de governo, que é reduzir a pobreza e as desigualdades, respeitando o meio ambiente. Estamos estudando a formalização de uma parceria para a execução de ações que possam promover o de-

senvolvimento regional”, destacou o ministro.

Estudos

Uma das publicações é sobre a produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos, da piscicultura e da fabricação de farinha de mandioca em todos os estados da Amazônia. Segundo o Instituto Escolhas, a região tem potencial para produzir, anualmente, 537 milhões de m³ de biogás, beneficiando cerca de 2,2 milhões de pessoas com energia limpa. Isso significa que 556 mil casas poderiam ser atendidas com essa eletricidade. "O lixo, ao invés de ser um problema, pode ser uma solução. Esse estudo é uma contribuição para que a população amazônica tenha um fornecimento de energia mais barato, garantido e, ao mesmo tempo, resolvendo o problema dos resíduos sólidos de toda a região", explicou o diretor executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão.

Outro estudo relaciona o combate à pobreza com o fim do desmatamento no Brasil e aponta que a redução de 1% de pessoas em situação de extrema pobreza (136 mil pessoas)

Governo instala comissão de controle do desmatamento

Ingrid Soares

Opresidente Luiz

Inácio Lula da Silva (PT) instalou, ontem, a Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil (PPCD). Segundo o Planalto, o principal objetivo do programa é controlar o desmatamento de todos os biomas brasileiros, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar renda e qualidade de vida para a população que vive e se relaciona na floresta. A primeira reunião ocorreu hoje no Palácio do Planalto.

O PPCD integrará ações de 19 ministérios e será presidido pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, reforçando a transversalidade da política ambiental.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima será responsável pela secretaria executiva da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, conforme o decreto 11.367/2023.

A agenda de trabalho prevê prazos para entrega dos planos de ação para cada bioma: os primeiros 45 dias para a Amazônia, os 90 dias subsequentes para o Cerrado e depois Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa. A meta é ter todos os planos setoriais já em implementação até agosto.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que diferentes setores

do governo participarão juntos para que o governo consiga atingir o objetivo de meta global de desmatamento zero até 2030.

“É a primeira reunião da comissão interministerial.

Há 20 anos instalamos essa mesma comissão, naquele momento era para a Amazônia e agora é para todos os biomas brasileiros. Naquela oportunidade eram 13 ministérios, agora são 19 trabalhando juntos.

Temos a participação de ministros da área de planejamento, ordenamento territorial e latifundiário, Minas Energia, Agricultura, vários setores que trabalharão juntos para que a gente consiga o objetivo que o presidente Lula estabeleceu de desmatamento zero até 2030. Mas com a estratégia de combater as atividades ilegais apoiando as atividades produtivas sustentáveis, investindo na bioeconomia e na agricultura de baixo carbono, na ciência, tecnologia e inovação para que se possa combater as atrocidades e preservar as bases naturais do nosso desenvolvimento”, apontou.

“O presidente Lula não quis reduzir a meta. Essa meta foi estabelecida ainda no governo da Dilma, tivemos um hiato de quatro anos sem política ambiental, mas decidimos que iríamos manter a meta e fazer todos os esforços para que durante o período de Lula nós pudéssemos dar contribuição na altura de alcançar o objetivo. Nós

já temos um desmatamento que vem do outro governo. A partir de janeiro de 2023 é da nossa responsabilidade. Vamos fazer de tudo para que essa curva possa baixar”.

Marina citou ainda que o Brasil tem uma meta de recuperar cerca de 12 milhões de hectares para a parte de reflorestamento de áreas degradadas.

Em uma outra frente, o governador de Roraima, Antonio Denarium, havia sugerido a criação de programas sociais para atender garimpeiros que deixarem a atividade ilegal. Questionada sobre o assunto, Marina relatou que eventuais medidas nesse sentido não significa “conivência com o crime”.

“Os programas sociais estão sendo feitos como alternativas para que as pessoas saiam das práticas ilegais para as práticas corretas e são programas voltados para ações estruturantes. Não significa nenhuma conivência com o crime, quem praticou crime, quem assassinou, quem estuprou, quem invadiu, vai ter que ser punido”.

O presidente Lula não esteve presente na reunião da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas no Brasil. Segundo Marina, ele estava em agenda com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, acertando detalhes da viagem para os EUA.

tem o potencial de diminuir o desmatamento em 4% – o equivalente a uma área do tamanho da cidade de Curitiba, no Paraná. "Lançamos ainda a Plataforma 100 Políticas, que

apresenta 100 iniciativas de governos locais que estão direcionadas ao fortalecimento da agricultura urbana. O objetivo é inspirar outros municípios a desenvolverem ações so -

bre o tema, principalmente para o combate à fome e a geração de emprego e renda", disse a gerente de Portfólio da organização, Jaqueline Ferreira.

Moradores e organizações da sociedade civil, que integram o Movimento Saracura Vai-Vai, entraram ontem com ação no Ministério Público para garantir a preservação do sítio arqueológico no bairro do Bixiga, no canteiro de obras da futura estação 14 Bis, da Linha 6-Laranja. A ação judicial foi feita de o local, entre as Ruas Doutor Lourenço Granato e Manoel Dutra, ter ficado completamente alagado com a chuva de terça-feira (7).

A ação protocolada em parceria com o Instituto de Referência Negra Peregum e o Movimento Negro Unificado (MNU) na 8ª Vara Cível Federal de São Paulo também pede a realização de perícia de um arqueólogo escolhido pela União. Em junho de 2022, o sítio arqueológico foi encontrado onde ficava a quadra da escola de sam-

ba Vai-Vai. A equipe da concessionária Acciona, que é responsável pela Linha 6-Laranja, encontrou vestígios de antigos moradores da região com mais de dois séculos, principalmente materiais de quilombolas.

"O temor é que as águas do rio Saracura, tamponado sob a Avenida 9 de Julho e o canteiro de obras, leve peças de interesse arqueológico. As imagens do dia de ontem, com a enxurrada estourando a barreira de segurança de concreto montada para o trabalho dos arqueólogos e levando quilos de pedras para o meio da Avenida comprovam os temores dos moradores da região", diz nota das organizações da sociedade civil enviada com exclusividade à TV Globo.

Sítio

Os vestígios estão a três metros de profundidade e só depois da construção de paredes de contenção serão levados para análise, mas arqueólogos e es-

pecialistas acreditam que sejam materiais deixados por quilombolas - descendentes de povos escravizados. No início do século 19, toda a região era ocupada por africanos, o que é atestado por outros achados arqueológicos da região. No bairro da Liberdade, marcado pela imigração japonesa, fica o primeiro cemitério público de São Paulo - o Cemitério dos Aflitos. No local, entre os séculos 18 e 19, eram enterrados corpos de escravos. Neste caso, a descoberta aconteceu em 2018, com o avanço de uma obra particular. O local que ainda hoje é marcado pela presença negra em seus sobrados, vielas, espaços culturais e casas de samba abrigou um dos primeiros quilombos da cidade de São Paulo, o Quilombo do Saracura, também denominado como “Quadrilátero Negro” e traz vestígios de uma ocupação histórica no século XIX e início do século XX.

Lívia Martins Ministro Waldez Góes recebeu representantes do Instituto Escolhas nesta terça-feira (7). Estiveram em pauta projetos de geração de energia limpa, bioeconomia e agricultura urbana
Movimentos entram na justiça na defesa da preservação de sítio arqueológico alagado no Bixiga
Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL

CLASSIFICADOS

2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios

OPORTUNIDADES

Inscrições para programa de internacionalização do Sebrae Rio terminam no dia 26 de fevereiro

Rio - Micro e pequenas empresas que querem exportar tem a oportunidade de participar do programa ProGlobal do Sebrae Rio, que está com inscrições abertas até o dia 26 de fevereiro pelo site https://sites.rj.sebrae.com. br/proglobal/edital/. Ao todo serão 100 vagas e micro e pequenas empresas de todo o país podem participar. O programa terá duração de 10 meses, com 186,5 (horas de capacitações e consultorias individuais). O Sebrae subsidia 93% do valor dos programas. Ficando

os 7% restantes para o empresário.

A empresária Anna Luiza Vasconcellos fundou sua empresa ainda na faculdade. Ela resolveu unir suas três paixões: moda, arte e sustentabilidade. A empresa trabalha com tecido natural (linho, viscose ou tecido biodegradável sintético).

“O Sebrae apoiou desde o início no planejamento da empresa (na precificação, entender o consumidor que queriam atingir, ter conhecimentos para internacionalizar a marca e desmistificando a exportação). Hoje, a empresa vende para a Estados Unidos, França,

Portugal, Panamá, Haiti e para outros lugares.

A empresa participou de missões internacionais com o Sebrae para expor seus produtos”, conta a empreendedora.

O conteúdo foi elaborado para aprimorar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios com foco em design e modelagem estratégica para internacionalização; inovação e desenvolvimento de produto/serviço para internacionalização; gestão financeira internacional; estratégia de comunicação internacional e estratégia comercial internacional.

“Existe uma grande opor-

tunidade de conquista de novos mercados pelos produtos e serviços brasileiros. O empreendedor precisa olhar todas as oportunidades para sua empresa crescer, melhorar sua competitividade, e alcançar novos clientes nos mercados doméstico e internacional. Para investir nesta estratégia, o empreendedor precisa de informação, planejamento e ação”, reforça Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.

Para participar do edital, os pequenos negócios precisam possuir inscrição válida no Cadastro Nacional de Pessoa

Jurídica – CNPJ; estar enquadrada como MEI –Microempreendedor Individual, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte, com faturamento anual máximo de R$ 4,8 milhões. Empresas sediadas em outros estados poderão se inscrever para integrar o cadastro de reserva. As empresas participantes precisam desenvolver produtos e serviços com diferenciais competitivos ou soluções inovadoras.

É um programa voltado para pequenas empresas que desejam internacionalizar seu negócio, seja exportando, importando, vendendo ou

comprando tecnologias, ou por meio de licenciamento, joint ventures, parcerias e representações comerciais, distribuição, franquia, abertura de filiais e muito mais. Os empresários selecionados terão 93% de subsídio. Os pequenos negócios vêm enxergando o mercado internacional como opção para aumentar o faturamento das empresas. Para internacionalizar a sua marca, o empreendedor precisa desenvolver novos processos e adquirir uma cultura diferenciada.

Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
1

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023

PAULO SILVA

OPORTUNIDADE PARA AS ROTEIRISTAS

ARede Cabíria de Talentos reúne diferentes iniciativas voltadas para a valorização e estímulo de carreiras de roteiristas e histórias com protagonismo feminino na diversidade de sua expressão. Entre elas, destacam-se o Cabíria Prêmio de Roteiro e o Cabíria LAB, ambos com inscrições abertas de 10 de fevereiro a 02 de abril, pelo site. Rumo a 8ª edição, o Prêmio Cabíria já recebeu mais de 1.000 inscrições e premiou quase 100 histórias.

Destinado a roteiros de longa-metragem de ficção em estágio avançado de desenvolvimento, a iniciativa tem o objetivo de conectar novas autoras e histórias originais ao mercado audiovisual e contribuir para a realização de obras com protagonismo feminino nas telas e atrás das câmeras. A premiação inclui soma em dinheiro, consultorias, bolsas e/ ou descontos em cursos, além do passaporte para a Rede de Talentos do Projeto Paradiso, instituição que investe em formação profissional, geração de conhecimento e impulsionamento de talentos do audiovisual.

Já o Cabíria LAB é um laboratório com foco em projetos audiovisuais em fases iniciais e intermediárias de desenvolvimento.

A dinâmica do LAB abrange consultorias e masterclasses de especialistas para o impulsionamento de carreiras de roteiristas e seus conteúdos originais. As categorias contempladas são "longametragem de ficção", "longa-metragem de ficção infantojuvenil" e "série de ficção". Os roteiros e/ou projetos inscritos nas duas chamadas – Prêmio Cabíria e Cabíria LAB – precisam ter ao menos uma protagonista feminina e ser de autoria de roteiristas autoidentificadas mulheres, podendo ser em coautoria com pessoa(s) de identidade(s) e expressões de gênero diversas. A temática é livre. Os resultados do Prêmio e do LAB serão divulgados entre junho e julho e suas realizações se darão no âmbito do Cabíria Festival Audiovisual. Em sua quinta edição, o evento será realizado no segundo semestre de 2023, com data e formato a serem anunciados em breve. Para tirar dúvidas e estimular as inscrições, estão disponíveis no canal do Youtube do festival uma série de vídeos com masterclass acerca de cada categoria, reunindo nomes como Alice Marcone,

Ana do Carmo e Renata Mizrahi. Para as inscrições até 26 de março, a taxa terá valor promocional de R$90. De 27 de março a 02 de abril será cobrada a tarifa regular de R$120. Roteiristas trans, negras, indígenas e PcD poderão solicitar gratuidade nas inscrições e roteiristas oriundas de periferias e mães-solo recebem 20% de desconto nas inscrições realizadas até 26 de março, conforme regulamento.

THE WALKING DEAD O SPIN-OFF Ainda que "The Walking Dead" tenha acabado no ano passado, em sua 11ª temporada, ainda tem muito mais do universo zumbi vindo por aí. Ao todo, são três novos spinoffs programados para chegarem as telinhas em breve. E a boa notícia é que as produções já têm uma previsão de estreia. Segundo Alex Zalben, editor do Decider, os fãs poderão ver as novas aventuras de Rick, Daryl, Meg, Michonne e Negan mais cedo do que o esperado. Focado em Meg e Negan na cidade de Nova York, chegará ainda em junho deste ano, "The Walking Dead - Dead City" enquanto The Walking Dead: Daryl Dixon" deve estrear no fim de 2023. Já o spin-off centrado em Rick Grimes e Michonne começará a ser gravado nos próximos meses e deve estrear apenas em 2024. Em comunicado oficial, Dan McDermott, presidente de entretenimento da AMC Studios, afirma que o mundo de The Walking Dead deve expandir ainda mais e levará os personagens à diferentes partes do mundo. “Esta próxima fase da nossa amada franquia Walking Dead promete envolver e encantar os espectadores fiéis. Fãs novos e antigos vão adorar ver zumbis atravessando a Ponte do Brooklyn, embaixo da Torre Eiffel, dentro do Louvre e em dezenas de locais mais exóticos e icônicos de todo o país e do mundo”, disse , em um comunicado. Scott M. Gimple, diretor de conteúdo do universo de The Walking Dead, também deu uma prévia do que esperar das novas produções. "Maggie e Negan no manicômio da Manhattan pósapocalíptica dependendo apenas um ao outro… Daryl Dixon na França, um solitário enfrentando inimigos cruéis e ameaças nunca vistas antes dos mortos-vivos. E Rick e Michonne em uma saga romântica sobre o perigoso caminho um para o outro".

"O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças"

O premiado musical infantil fará duas apresentações, dias 25 e 26 de fevereiro

Sucesso de público e de crítica, o musical infantil O Menino das Marchinhas –Braguinha para Crianças vai prorrogar o Carnaval das famílias, com duas apresentações, dias 25 e 26 de fevereiro (sábado e domingo, às 16h), na EcoVilla Ri Happy, novo espaço para crianças no Parque Jardim Botânico. O espetáculo faz parte do projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’, criado pela produtora Entre Entretenimento com o objetivo de levar para os palcos nomes importantes da cultura brasileira em montagens que mesclam biografia e canções do artista escolhido. Essas duas únicas apresentações contarão com uma versão estendida do espetáculo, com direito a bailinho após a sessão, músicas carnavalescas, boneco gigante, confete, serpentina e muita alegria no salão do teatro. Sucessos imortalizados na MPB, como “Balancê”, “Cantores do Rádio”,

“Pirulito que bate bate”, “Carinhoso”, “Chiquita Bacana”, “Pirata da Perna de Pau”, “Tem Gato na Tuba”, “Yes, nós temos bananas”, transportam o público aos divertidos carnavais de rua da década de 20. O resultado é um programa que agrada a toda a família. “Durante as temporadas anteriores, era comum vermos avós e netos numa sessão e aquela mesma avó em outra sessão sem os netos, mas com as amigas”, conta o diretor do espetáculo Diego Morais. “Nossa ideia é criar espetáculos com conteúdo atraente para as famílias, para aproximar as gerações”, destaca Pedro Henrique Lopes, autor do texto e ator do musical.

A peça conta a história de Carlinhos, um garoto que ouvia música em todo lugar por onde passava. A avó dele, pianista clássica, sempre estimulava a musicalidade do menino, mas o pai era contra. Carlinhos se junta a alguns amigos de escola e começa a criar belas canções

de Carnaval. De forma engraçada e emocionante, O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças trata de temas como o valor da família, da amizade e das relações humanas, a perseverança na busca por um sonho, a criatividade e a cooperação artística entre as crianças. O espetáculo estreou em outubro de 2016 e já foi assistido por mais de 20 mil pessoas. Foi aclamado com indicações ao Prêmio CBTIJ de Teatro para Crianças 2016: Melhor Espetáculo, Melhor Texto Original (Pedro Henrique Lopes), Melhor Direção (Diego Morais), Melhor Ator (Pedro Henrique Lopes), duas indicações para Ator em papel Coadjuvante (Augusto Volcato e Rodrigo Morura), Atriz em papel Coadjuvante (Martina Blink), Música

Adaptada, Trilha Sonora ou Direção Musical (Claudia Elizeu), Coreografia (Victor Maia), Direção de Produção (Entre Entretenimento) e ainda a menção especial a Die-

go Morais e Pedro Henrique Lopes, pelo projeto Grandes Músicos para Pequenos – venceram as duas últimas categorias citadas. No Prêmio Zilka Salaberry 2016, o espetáculo foi indicado como Melhor Roteiro Original. Além disso, no Prêmio Botequim Cultural 2016, foi indicado como Melhor Espetáculo Infantojuvenil, Melhor Ator (Pedro Henrique Lopes) e Melhor Direção (Diego Morais).

Serviço

O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças Apresentações: 25 e 26/02 (sábado e domingo), às 16h. EcoVilla Ri Happy: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico; Telefone: 2018-0394

Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia-entrada);

Lotação: 350 pessoas; Duração: 60 minutos;

Classificação: Livre; Venda de ingressos: na bilheteria da EcoVilla ou no site Eventim. A bilheteria funciona de quarta a domingo, das 9h às 18h.

Foto: Diego Morais
Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 9
GAZETA RIO Educação
Arte
Cultura
Saúde Diversão

LÉO ALPHA

CBF define confrontos da primeira fase da Copa do Brasil; veja jogos

AConfederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, na tarde ontem (8), os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil de 2023.

As partidas acontecerão nas semanas dos dias 22 de fevereiro e 1º de março. Os embates serão em jogo único, com o visitante, que é a equipe melhor rankeada do confronto, levando a vantagem do empate para se classificar.

Dentre os destaques da primeira rodada estão os jogos de algumas equipes da Série A do Campeonato

Brasileiro: Grêmio x Campinense-PB; Botafogo x Sergipe; Goiás x ASA-AL; América-MG x Tocantinópolis-TO; Bahia x Jacuipense-BA; Coritiba x Humaitá-AC; RB Bragantino x Bahia de Feira-BA; Vasco da Gama x Trem-AP; Santos x Ceilândia-DF; e Cuiabá x São Raimundo-RR. 80 equipes dos 26 estados mais o Distrito Federal participarão da primeira rodada do torneio. Após duas rodadas eliminatórias, sobrarão 20 times na terceira fase.

Essas 20 equipes se juntarão a Ceará, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Paysandu, Athletico Paranaense, Sport, Flamengo, Flumi-

nense, Internacional, Palmeiras, Corinthians e São Paulo, que entram na competição apenas na terceira fase.

Veja todos os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil

Chave 1

•Campinense-PB x Grêmio-RS;

•Resende-RJ x Ferroviário-CE.

Chave 2

•Fluminense-PI x Ponte Preta-SP;

•Cordino-MA x Brasil de Pelotas-RS.

Chave 3

•Caldense-MG x Ceará-CE;

•Princesa do Solimões-AM x Ituano-SP.

Chave 4

•União Rondonópolis-MT x CRB-AL;

•Operário-MS x Operário-PR.

Chave 5

•Sergipe-SE x Botafogo-RJ

Athletic Club-MG x Brasiliense-DF.

Chave 6

•São Luiz-RS x Juventude-RS; Vitória-ES x Remo-PA.

Chave 7

•ASA-AL x Goiás-GO;

•Águia de Marabá-PA x Botafogo-PB.

Chave 8

•Tuna Luso-PA x CSA-AL;

•Marília-SP x Brusque-SC.

Chave 9

•Tocantinópolis-TO x América-MG;

•Democrata-MG x Santa Cruz-PE;

Chave 10

•Marcílio Dias-SC x Chapecoense-SC;

•Maringá-PR x Sampaio Corrêa-MA.

Chave 11

•Jacuipense-BA x Bahia-BA;

•Camboriú-SC x Manaus-AM.

Chave 12

•Humaitá-AC x Coritiba-PR;

•Real Ariquemes-RO x Criciúma-SC.

Chave 13

•Atlético-BA x Atlético-GO;

•Falcon-SE x Volta Redonda-RJ.

Chave 14

•Real Noroeste-ES x Vila Nova-GO;

•São Bernardo-SP x Náuti-

co-PE.

Chave 15

•Bahia de Feira-BA x Red Bull Bragantino-SP;

•São Francisco-AC x Ypiranga-RS;

Chave 16

•Trem-AP x Vasco da Gama-RJ;

•Tuntum-MA x ABC-RN.

Chave 17

•Ceilândia-DF x Santos-SP;

•Iguatu-CE x América-RN.

Chave 18

•Retrô-PE x Avaí-SC;

•Caucaia-CE x Tombense-MG.

Chave 19

•São Raimundo-RR x Cuiabá-MT;

•Parnahyba-PI x Botafogo-SP.

Chave 20

•Nova Iguaçu-RJ x Vitória-BA;

•Nova Mutum-MT x Londrina-PR.

Ojogador do Los Angeles Lakers LeBron James ultrapassou ontem, Kareem Abdul-Jabbar para se tornar o maior pontuador de todos os tempos da NBA, estabelecendo a nova marca com um arremesso no terceiro quarto de um jogo em casa contra o Oklahoma City Thunder. 'King James', que entrou na partida precisando de 36 pontos para quebrar o recorde de Abdul-Jabbar de 38.387, deixou a torcida em frenesi quando a bola passou pela rede, levantando os braços em triunfo enquanto seus compa -

nheiros o abraçavam. O ídolo do Lakers Abdul-Jabbar, que conquistou a marca em 5 de abril de 1984, estava no jogo de terça-feira e se levantou para aplaudir James depois que o recorde foi quebrado. A partida foi interrompida para reconhecer a conquista e permitir que James se dirigisse à multidão que lotava o ginásio. "Eu só quero agradecer aos torcedores do Lakers, vocês são únicos", disse James. "Poder estar na presença de uma lenda como Kareem é inacreditável. Por favor, aplaudam de pé 'O Capitão'", acrescentou.

Conquiste

Nossos Cursos

Cuidador de Idosos ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais

Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores

Téc Enfermagem

OComitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, nesta semana, um edital relacionado ao Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino. O intuito da publicação é promover, por meio de parcerias com as confederações das modalidades, ações relevantes que integrem programas em prol do desenvolvimento e capacitação de atletas, treinadoras, árbitras e – Estamos sinalizando a posição do COB sobre a importância da participação e performance da

mulher nas diversas possibilidades de atuação no meio esportivo. Contribuindo para a criação de projetos e/ou programas que fomentem a equidade esporte, por meio de investimento direto – explicou Isabel Swan, coordenadora de esportes femininos do COB.

A área Mulher no Esporte do COB foi criada há cerca de um ano e meio e tem realizado diversos projetos importantes desde então. Por meio dela, a entidade tem promovido ações para a valorização e o fortalecimento das mulheres,

como a Comissão da Mulher no Esporte, o Fórum da Mulher no Esporte, o Canal tira-dúvidas de Saúde da Mulher, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar e desenvolvimento de atletas e colaboradores. De acordo com o edital (leia aqui na íntegra), serão escolhidos quatro projetos com valor de até R$ 100 mil cada, além de outros quatro com o teto de R$ 50 mil. As confederações têm até o dia 27 de fevereiro para envio das sugestões de projeto. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de março.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2023 Ano XXVI - nº 1069 Foto: Gary A. Vasquez-USA TODAY Sports/Reuters/ Foto:
LeBron James torna-se o maior pontuador da história da NBA
Laís Torres/CBF
COB lança projeto para estímulo ao esporte feminino no País
Taça da Copa do Brasil
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
Vantagens que só o aluno GHF tem sua vaga no mercado de trabalho
MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
MATRÍCULAS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.