GAZETA RIO

Feirão em Santa Cruz terá 800 vagas para pessoas com deficiência


Feirão em Santa Cruz terá 800 vagas para pessoas com deficiência
Na solenidade, o presidente Lula assinará o Projeto de Lei a ser enviado ao Congresso Nacional para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função. O texto prevê medidas para que empresas tenham maior transparência remuneratória e para ampliar a fiscalização e o combate à discriminação salarial.
Maricá lança campanha especial pelo Dia Internacional da Mulher
Governo envia ao Congresso projeto de igualdade salarial entre gêneros
Deputado Tande Vieira aciona MPF para exigir que a CCR Nova Dutra faça obras de drenagem em Barra Mansa
programação no Madureira Shopping –parceiro do evento -, onde acontecerá um Baile Charme, a partir das 16h. Entre os destaques das comemorações do “Dia do Charme” estão alguns dos expoentes do gênero no momento: Sorry Drummer, Nael, OSócio, entre outros.
Aescolha do 8 de março como Dia Internacional da Mulher é associada com frequência à morte de operárias no início do século 20, mas sua origem está mais conectada com o poder de organização de movimentos feministas do que a tragédias.
Antes mesmo do incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911 -citado com frequência para explicar a data oficial-, já eram organizadas grandes passeatas em defesa de direitos das mulheres e procurava-se uma data para celebrar essa luta.
Entre o fim do século 19 e o início do século 20, crescia principalmente na Europa e nos Estados Unidos a atividade de movimentos feministas que reivindicavam o direito a voto e melhores condições de trabalho.
As cidades da época viviam uma transformação intensa: para muitas famílias nesses países, era a primeira vez que mulheres brancas saíam da condição de
donas de casa para trabalharem como operárias e se submeteram a jornadas extensas em locais de trabalho insalubres e com altos índices de acidentes.
Uma das primeiras grandes manifestações pelos direitos das mulheres ocorreu em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York.
Cerca de 15 mil mulheres fizeram uma passeara pelas ruas da cidade reivindicando condições melhores de trabalho. Nessa época, elas ficavam até 16 horas por dia no trabalho, seis dias por semana. Esse teria sido o primeiro Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos.
Em agosto do ano seguinte, a alemã Clara Zetkin propôs na reunião da 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada anual de protestos por igualdade de direitos. Ainda não havia a reivindicação de uma data internacional para concentrar essas reivindicações. O primeiro dia oficial da mulher chegou a ser celebrado em 19 de março de 1911.
O incêndio na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York,
ocorreu no dia 25 de março de 1911. Um total de 146 trabalhadores morreram: 125 mulheres, que eram maioria na fábrica, e 21 homens. O desastre escancarou as péssimas condições às quais as mulheres estavam submetidas, o que contribuiu para a criação de normas de segurança mais rígidas. Anos antes as trabalhadoras da mesma fábrica da Triangle já haviam feito greves para reivindicar melhores condições de salário, o que foi recusado pela empresa.
O 8 de março só se tornaria uma referência de data para a luta feminista em 1917, quando operárias foram às ruas para protestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. O protesto já foi reconhecido como um marco para o início da Revolução Russa, que culminaria regime socialista soviético.
A data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 como Dia Internacional da Mulher para celebrar suas conquistas sociais e políticas, mas já era comemorada ao longo das décadas anteriores.
Amanda Garcia, CNNUm levantamento feito pela Fundação Abrinq apontou que quase 11 milhões de crianças e adolescentes no Brasil estão em situação de extrema pobreza.
A edição de 2023 do Cenário da Infância e Adolescência no Brasil, que compila dados de 2021, mostrou que jovens entre
0 e 14 anos nesta situação vivem com 11 reais por dia.
São 10,6 milhões em situação de pobreza representam um aumento expressivo de 38% na comparação com 2020, quando eram 7,7 milhões de crianças e adolescentes.
À CNN Rádio, o gerente executivo da Abrinq Victor Graça contou que há 10 anos a fundação lança a publicação, utilizando dados públicos do IBGE e da Pnad, por exemplo.
“As causas para o aumento significativo na pobreza passam
pelo desemprego, que afeta diretamente as crianças, viver com 11 reais ao dia é praticamente impossível.”
Segundo ele, a pandemia de Covid-19 trouxe um “impacto imenso” na mortalidade materna, que teve um aumento de quase 100% entre 2019 e 2021. Mesmo diante desse quadro, Victor Graça acredita que a solução existe.
“A gente tem a transferência de renda, aumento da atividade econômica e emprego, que ajudam na saída da pobreza”, disse.
Enquanto essa combinação não acontece, ele defende a necessidade de “políticas públicas para mitigar a pobreza e desnutrição infantil.”
O mais importante, para ele, é que o Brasil “tem que ter pacto pela educação, com investimento durante 15, 20 anos muito forte e isso dará efeito transformador lá na frente”.
ODia Internacional das Mulheres será marcado pelo anúncio de uma série de ações do Governo Federal que incidem diretamente na garantia de direitos das mulheres.
O evento que vai oficializar essas iniciativas será nesta quarta-feira (8), no Palácio do Planalto, em Brasília, a partir das 11h, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da
ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, representantes de outros 19 ministérios, do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e do BNDES.
Na solenidade, o presidente Lula assinará o Projeto de Lei a ser enviado ao Congresso Nacional para promover a igualdade salarial entre homens e mulheres que exerçam a mesma função.
O texto prevê medidas para que empresas tenham maior transparência remuneratória e para ampliar a fiscalização e o combate à discriminação salarial.
APolícia Federal divulgou, ontem (7/3), que o segundo pacote de joias sauditas foi listado como acervo privado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Contudo, as peças ainda não foram localizadas e há suspeita de crime de descaminho, uma vez que os itens ingressaram no Brasil sem o pagamento de impostos, o que impediria o acervo particular de Bolsonaro. De acordo com a PF, o segundo pacote de joias não foi identificado pela Recei-
Senadores aprovam criação de delegacias de atendimento à mulher
ta Federal, como no caso do primeiro, composto por joias em valor estimado de R$ 16,5 milhões. Também não se sabe o valor exato dos itens, mas se tratam de um relógio, caneta, abotoaduras, anel e um rosário da marca de luxo suíça Chopard — a mesma responsável pelas peças de diamante que seriam dadas para Michelle.
A PF policiais obteve um documento que aponta que tais itens deste segundo pacote foram computados como bens pessoais do ex-presidente. A principal divergência, além da necessária
OSenado aprovou ontem (7) o projeto de lei nº 781/2020, que estabelece regras para a criação de delegacias especializadas de atendimento à mulher e de Patrulhas Maria da Penha. A proposta tem como objetivo prevenir e combater a violência contra as mulheres utilizando
cobrança de impostos, é que tais itens deveriam ser listados como patrimônio do Estado, conforme a legislação vigente.
Encaminhamento
O conjunto foi dado ao governo da Arábia Saudita a uma comitiva de Bolsonaro que visitou o país em outubro de 2021. Este segundo pacote não declarado na alfândega entrou no país ao retorno da comitiva. No inquérito, a PF ouvirá os funcionários que fizeram o transporte do material e também tentar identificar o paradeiro das joias.
recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) destinados aos estados. As unidades vão funcionar todos os dias da semana, incluindo feriados, 24 horas por dia. O projeto, de autoria do senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL), prevê que as delegacias especializadas prestem assistência psico -
mesmas funções.
Aministra das Mulheres, Cida Gonçalves, aproveitou a véspera do Dia Internacional das Mulheres (07/03) para detalhar, em pronunciamento nacional, algumas iniciativas de mudanças efetivas na dinâmica do mercado de trabalho para mulheres. Uma delas é o projeto de lei que foi criado para combater à desigualdade salarial. De acordo com a pasta, hoje uma mulher recebe, em média, 30% a menos do que um homem que desempenha as
“Acabamos de apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei para proibir essa discriminação. Se o trabalho é igual, o salário tem que ser igual. Nada mais justo”, disse Cida. Na mesma linha de oferecer oportunidades, a ministra confirmou a assinatura, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de um decreto que determina a reserva de 8% das vagas em empresas contratadas pela administração pública federal para mulheres que foram vítimas de violência. Além disso, outras
ações para combater o assédio sexual e moral a mulheres estão sendo elaboradas.
Cida disse que o governo federal, além de respeitar as mulheres, entende que essa postura deve vir de todos, por isso trabalha para que isso ocorra. “O governo que nos respeita também trabalha para que todos nos respeitem. Em todos os espaços que ocupamos: a escola, a comunidade, o trabalho, a política e também a nossa própria casa”, explicou. “E que reconhece o nosso papel na União e Reconstrução do País”, complementou.
lógica e jurídica e disponibilizem número de telefone ou outro meio de mensagem eletrônica destinado ao acionamento imediato da polícia em casos de violência contra a mulher.
A nova norma prevê ainda que os estados terão o prazo de cinco anos para a apresentação de um cronograma de criação das
delegacias e as cidades mais populosas deverão ter prioridade. Nos locais em que não houver equipamento específico, a delegacia existente deverá oferecer atendimento em sala reservada e por policiais do sexo feminino, preferencialmente, nos mesmos horários e condições. Além disso, o projeto apro -
vado institui as “Patrulhas Maria da Penha” nas polícias militares, que serão criadas com o objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas por meio de rondas e visitas. A matéria, que segue à sanção presidencial, teve como relatora a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA).
Tainá Andrade Michelle Portela Foto: Reprodução/TV Brasil Foto: Reprodução Foto: DivulgaçãoPela vida das mulheres”, “democracia, território e direitos”, “sem anistia para golpistas”, “pelo fim da fome”, “na rua contra o fascismo” são alguns dos eixos das manifestações do dia internacional de luta das mulheres que acontecem hoje (8) em todo o Brasil.
O 8 de março é o dia que concentra o maior número de atividades dentro de um mês de mobilizações diversas feita por mulhe-
res pelo fim das desigualdades. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), por exemplo, iniciou sua jornada na madrugada de 1 de março, com uma ocupação de latifúndio feita por 120 mulheres em Itaberaba (BA).
Este é o primeiro 8 de março desde que Bolsonaro (PL) perdeu a reeleição à presidência - ele que foi alvo da mobilização de movimentos feministas e de mulheres ao longo dos últimos quatro anos.
Agora, a luta pelo fim da
violência de gênero, que mata uma mulher por dia no país, o combate ao racismo e ao fascismo, a responsabilização dos envolvidos nos intentos de golpe e a defesa do direito à terra estão entre as pautas principais do 8 de março de 2023.
Confira os atos agendados:
Belém (PA): 8h, no Largo do Redondo.
Manaus (AM): 15h, na Praça da Saudade. O ato seguirá, a partir das 16h,
para a Praça São Sebastião, no centro da cidade.
Natal (RN): 15h, no Midway.
Mossoró (RN): 9h, batucadas pelas ruas do centro da cidade, chegando às 10h30 em frente à Praça do Pax.
Fortaleza (CE): 14h, na Praça do Ferreira. Caminhada pelo centro a partir das 14h.
Aracaju (SE): 8h, na Praça General Valadão, no centro da cidade.
Recife (PE): 14h, na Treze de Maio. A saída do ato
acontece às 16h.
Salvador (BA): 13h, Largo da Lapinha. Caminhada até o Pelourinho.
Palmas (TO): Atividades
durante todo o dia na Feira Livre do Aureny I.
Brasília (DF): 16h, no Eixo Cultural Íbero-americano (antiga Funarte).
De lá, ato vai até o Palácio do Buriti.
Campo Grande (MS): 8h, na Praça Ari Coelho.
Dourados (MS): 15h, na Praça Antônio João.
Belo Horizonte (MG): 16h, na Praça da Liberda-
de.
São Paulo (SP): 17h, na av. Paulista.
Santos (SP): 17h, na Estação da Cidadania de Santos.
Campinas (SP): 17h, Largo do Rosário. Rio de Janeiro (RJ): 16h, na Candelária
Curitiba (PR): 16h, na Praça Santos Andrade. Às 19h, o ato segue até a Boca Maldita.
Porto Alegre (RS): 18h, na Esquina Democrática. Florianópolis (SC): 18h, em frente ao Ticen.
No Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vai inaugurar uma sala de defesa dos direitos da mulher, com atendimento psicológico e jurídico para vítimas de violência. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7) pela deputada Renata Souza, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
Para Renata, os números
Evento virtual será realizado hoje a partir das 10h, com transmissão pela TV Creci Rio.
No mês de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher e o Creci-RJ exalta a importância das mulheres não somente na sociedade como também no universo corporativo.
O Creci-RJ mais uma vez promoverá um evento especialmente para elas, as corretoras de imóveis. Em decorrência da pandemia do coronavírus e das me -
didas de segurança para a não proliferação do vírus, este ano o evento será realizado de forma virtual e foi nomeado de Encontro Cultural – Dia Internacional da Mulher.
O Encontro ocorrerá no dia 08 de março com início às 10h. A transmissão ao vivo será realizada pela TV Creci Rio, no Youtube. O evento será dividido em dois painéis, um pela manhã e outro pela tarde, e contará com 4 palestras ao todo, com mulheres especialistas e renomadas em
de feminicídios no estado do Rio são alarmantes.
“De acordo com o Instituto de Segurança Pública [ISP], houve aumento de 22% nos casos em 2022 em comparação ao ano anterior. No estado do Rio, 103 mulheres foram vítimas de feminicídio no ano passado”, disse a parlamentar. Segundo a deputada, é preciso aumentar o orçamento para políticas públicas destinadas à mulher no estado. “Orçamento significa prioridade do governo para um determinado tema”, disse Renata, ao participar de
suas áreas de atuação.
Confira abaixo a programação:
1ª Palestra – A Mulher e o Mercado Imobiliário –Sol Pires (Influenciadora e Consultora Especializada Em Negócios Imobiliários) – 10:10h
2ª Palestra – Sendo Produtiva no Home Office – Samantha Oliveira (Influenciadora e Advogada Especialista em Direito Imobiliário) 11:10h
3ª Palestra – Imagem Pessoal – Lygia Falcão
audiência pública sobre os crescentes casos de feminicídio, na sede do Legislativo fluminense, no centro da cidade.
A coordenadora da Rede de Observatórios em Segurança Pública, Silvia Ramos, disse que, no ano passado, o estado do Rio registrou aumento de 45% nos casos de violência contra a mulher. “O que temos é o retrato de uma catástrofe civilizatória. Há muito trabalho pela frente em prevenção dos casos, em elucidação e punição dos crimes”, afirmou a pesquisadora.
(Consultora de Imagem e Influenciadora Digital)
15:10h
4ª Palestra – Home Staging – Vanessa Prado Lopes (Arquiteta e Fundadora da Archie)
16:10h Para obter mais informações a respeito do Encontro, acesse as nossas redes sociais. Não perca essa oportunidade de somar experiência e conhecimentos para um crescimento profissional individual e coletivo.
ASecretaria Especial da Juventude
Carioca (JUVRio) preparou uma programação gratuita para hoje (08/03), Dia Internacional da Mulher. As ações acontecerão na Casa da Juventude do Centro, das 10h às 15h, e a previsão é receber até 150 moradoras da favela mais antiga do Brasil. Desde que foi inaugurada, a Casa já realizou diversos cursos para quem tem de 15 a 29 anos, nas áreas educacional, profissional, cultural e artística.
Hoje serão oferecidos serviços de massoterapia, trança, maquiagem, sobrancelha e auriculo -
terapia às mulheres que visitarem a Casa da Juventude do Centro. Será um dia completo de autoestima e beleza para homenageá-las. – É gratificante poder proporcionar, por meio do Espaço da Juventude, um dia diferente, de estímulo à autoestima das mulheres, oferecendo serviços de estética e bem-estar. E, por meio desta ação, parabenizo todas as mulheres – disse o secretário da Juventude Carioca, Salvino Oliveira. A Casa da Juventude do Centro fica na Rua Santo Cristo 144, Centro.
Odeputado estadual Tande Vieira (PP) enviou representação ao Ministério Público Federal solicitando que o MPF determine providências da CCR Nova Dutra, concessionária responsável pela rodovia que faz a ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, devido às enchentes ocorridas no município de Barra Mansa. Relatório da prefeitura aponta que uma obra mal executada pela empresa vem resultando na piora de alagamentos, especialmente no distrito de Floriano.
A solicitação do deputado
ao MPF atende a um pedido da própria administração da cidade no Sul Fluminense, embasada por um relatório, além de queixas de moradores prejudicados pelas enchentes nos dias de chuva.
Segundo o relatório, a drenagem da Rodovia Presidente Dutra, nos dois sentidos da estrada, direciona todo o seu escoamento de água para as ruas ou sistema de drenagem do distrito Floriano. Ainda de acordo com o estudo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Barra Mansa, o projeto de drenagem da CCR não levou em conta a fragilidade do sistema de drenagem
urbana do distrito de Floriano, visto que as vazões estão concentradas na Rua Lomba de Abreu, justificando as cheias recorrentes que atingem àquela região de Barra Mansa.
“O distrito de Floriano, por estar às margens da rodovia, vem sofrendo muito mais com as enchentes do que outras localidades. Para acabar com os prejuízos materiais dos moradores e até mesmo preservar a vida da população, acionei o Ministério Público Federal.
A concessionária precisa realizar com urgência as obras necessárias, as famílias não podem viver com medo constante toda vez
que chove”, afirma o deputado Tande Vieira. Na representação encaminhada ao Ministério Público Federal, o deputado informa que a Prefeitura de Barra Mansa já notificou inúmeras vezes a concessionária, mas sem obter qualquer resposta. Por isso, Tande Vieira solicita ao MPF que a CCR Nova Dutra deve prestar esclarecimentos quanto ao sistema de drenagem de águas pluviais de suas pistas, bem como resolver de imediato a situação da população residente no distrito de Floriano, para que o sistema de drenagem da rodovia não deságue diretamente na região.
Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Prefeitura de Maricá lançou a campanha “Ela Nasceu Pronta”, com uma série de ações desenvolvidas ao longo deste mês. Serão oferecidos serviços gratuitos de diversas pastas, como exposição, rodas de conversas, caminhada, shows musicais, manifestações culturais, além do Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart.
No dia 8 de março, a partir das 9h, às atividades acontecem na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, com distribuição de panfletos educativos e atividades culturais, voz e violão com mulheres artistas do projeto Cultura de Direitos, apresentação da cantora Dalva Alves e banda. O evento também terá participação do prefeito Fabiano Horta. “O mês de março marca a luta histórica das mulheres em busca da igualdade de direitos. Esse dia não é apenas uma data no calendário. Nós mulheres precisamos demonstrar as nossas diversidades e as estratégias efetivas que levem à superação de todas as formas de violência contra meninas e mulheres; violências que persistem, ameaçam a vida, as famílias e as comunidades. Este mês será repleto de atividades que destacam a resistência, a luta e a garantia de direitos e de visibilidade”, explicou a Coor -
denadora de Políticas para Mulheres, Luciana Piredda.
Ainda no dia 8, a Faculdade de Vassouras, no Flamengo, recebe a exposição “Mulheres na Ciência”, das 10h às 18h. Na quinta-feira (09/03), das 10h às 19h, estará presente no Banco Mumbuca.
A exposição foi desenvolvida para relembrar a atuação de mulheres na área de pesquisa e desenvolvimento científico apresentando, em painéis monumentais, 15 cientistas de diferentes épocas, nacionalidades e áreas do conhecimento. No domingo (19/03) a orla de Araçatiba receberá a corrida e caminhada pela vida das mulheres, a partir das 8h. O evento também contará com
shows, feira e ações sociais. No dia 31 de março acontece no Cine Henfil o Prêmio Mulher Cidadã Heloneida Studart, que vai homenagear mulheres que se destacam na luta por direitos.
Todas as ações no mês da mulher terão participação das secretarias de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e de Ciência, Tecnologia e Comunicações, além do Grupamento Especial Maria da Penha da Guarda Municipal.
Sobre a Campanha A campanha “Ela Nasceu Pronta”, mostra que ser mulher continua sendo sinônimo de enfrentar barreiras diárias evidenciadas na luta
pelas liberdades básicas, como o direito de ir e vir sem medo, de se vestir como quiser sem se sentir culpada e pelo próprio direito de viver. Diante de tantos desafios, há uma força dentro de cada mulher, um poder que as guia para o caminho da resistência e da superação.
A campanha traz um tom de firmeza necessária e que permite a abordagem de vários temas, desde o feminicídio à liberdade e à ocupação de espaços diversos na sociedade. Se o mundo ainda tenta impor um papel pré-determinado para as mulheres, elas traçam o próprio caminho e mostram que nasceram prontas para a liberdade e a igualdade.
Estudar até passar!
Com o advento da globalização, inúmeras mudanças ocorreram na sociedade. O avanço da tecnologia proporcionou a propagação das informações de forma mais rápida, de forma que, hoje, todo mundo sabe sobre concurso público. Mas poucos sabem o que é preciso para ser aprovado. O que diferencia o aprovado do reprovado?
Em primeiro lugar, é necessário compreender que todo aprovado já foi um reprovado. Raros são os casos de estudantes que assumem um cargo sendo aprovados na primeira tentativa. Pois o normal é desenvolver uma maturidade de estudos e alcançar um nível de aprovado mediante a um processo de tentativa e falha. Então mesmo se você reprovar, mantenha o foco. Questione-se “o que você poderia ter feito de diferente para conseguir a sua aprovação ao invés da reprovação?”
A reposta para essa pergunta pode ser a peça que faltava para alcançar o resultado esperado.
Porém, nem sempre teremos consciência daquilo que impede o nosso desenvolvimento. Seja por negligência ou ignorância, deixamos de colocar em prática muita coisa que é fundamental quando o assunto é preparação para concurso público.
Então aqui vai 2 instruções vitais a serem seguidas:
1) “Um sono de qualidade é essencial para uma vida de qualidade”
Uma boa higiene de sono é fundamental por vários motivos: regula o nível de estresse, melhora o seu humor
e aumenta o desempenho do cérebro. Para sentir os efeitos no seu bem estar, melhorar a concentração e raciocínio é necessário que os cuidados com o sono sejam incorporados a sua rotina. Ao longo do tempo esse pequeno ajuste irá trazer ganhos significativos. São as pequenas coisas feitas de forma consistente que geram a evolução que separara poucos da maioria. Não negligencie o seu sono. Durma bem!
2) Cuide bem do seu ambiente de estudos Cuide bem do seu ambiente de estudos. Evite barulhos e distrações. É necessário que o lugar em que você estuda seja confortável o suficiente ao ponto de evitar dores pelo corpo, e ao ponto de estimular em você o querer estudar mais um dia. Se a sua rotina de estudos será intensa, uma má postura irá afetar os seus resultados desgastando o seu corpo mais rapidamente, e isso aos poucos afetará a sua concentração. Lembre-se de ter alguma “ancora” para as suas sessões de estudo, algo que além de estimular, faça o momento do papiro acontecer de forma natural e automática. Vestir uma camisa só para estudar ou ouvir uma música preferida poderá fazer parte do momento de estudo servindo de gatilho e direcionado o seu cérebro para a atividade que vem a seguir.
São as pequenas coisas feitas de forma consistente que geram grandes resultados. Não negligencie! Isso faz a diferença!
Estudar até passar!
OIBGE abriu uma seleção para contratação temporária de agentes de pesquisa e mapeamento e supervisores de coleta e qualidade. Para se inscrever — de hoje até o dia 10 de março —, o candidato deve comparecer ao posto de inscrição vinculado à vaga desejada (confira os endereços) e entregar o formulário preenchido e assinado. Não será cobrada taxa de inscrição. A versão completa do Edital 01/2023 está disponível no endereço eletrônico. A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, compreendendo a titulação acadêmica dos candidatos. No caso dos agentes de pesquisa e mapeamento, são oferecidas 319 vagas, com remuneração mensal de R$ 1.387,50. As chances são para os es-
tados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Para a função de supervisor de coleta e qualidade, há 20 oportunidades, com salário de R$ 3.100.
Os postos são para Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os candidatos precisam ter capacidade auditiva e de comunicação verbal, acuidade visual, capacidade de locomoção, capacidade motora para manusear os equipamentos coletores de dados e agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos.
Nos dois casos, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. A duração dos contratos será
de até um ano, podendo haver prorrogação. Os selecionados vão receber auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
Como se inscrever
As inscrições presenciais vão até o dia 10 de março, das 8h às 17h. Basta procurar um dos postos aqui listados.
A divulgação do resultado final do processo seletivo será no dia 22 de março.
Atribuições
Cabe ao agente de pesquisa e mapeamento visitar domicílios e estabelecimentos de qualquer natureza (comerciais, industriais, agropecuários, de serviços e órgãos públicos), em locais selecionados de acordo com o tema a ser pesquisado, para a coleta de dados
visando à realização de pesquisas de natureza estatística; realizar e(ou) agendar entrevistas presenciais ou por telefone, registrando os dados em questionários impressos ou em meio eletrônico; e entregar e(ou) transmitir ao seu superior os questionários preenchidos ou enviados por meio eletrônico os dados coletados, entre outras atribuições. O supervisor de coleta e qualidade deve organizar, planejar, e executar atividades estabelecidas no organograma de trabalho, gerenciar os trabalhos desenvolvidos nas agências de coleta de acordo com o organograma previsto para as pesquisas e levantamentos, e acompanhar o desenvolvimento da coleta dos dados das pesquisas e levantamentos, buscando a qualidade da informação, entre outras funções.
Ocampus Santa Cruz da Estácio de Sá fará um Mega Feirão de Empregos, no dia 23, para pessoas reabilitadas e com deficiência. Serão mais de 800 vagas de trabalho de cerca de 30 empresas disponiveis para concorrência. Em média, um evento como este, segundo a organização, consegue empregar 40% do público presente.
Mais oportunidades: Estado do Rio tem quase 5 mil vagas de estágio, emprego e jovem aprendiz abertas nesta semana
A ação da Rede Incluir conta com o apoio de realização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro , do Ministé-
rio Público do Trabalho e Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (Aedin). — O Circuito Dia D é um movimento que permite que as pessoas com deficiência e reabilitados do INSS tenham acesso às oportunidades de empre-
go dos mais diversos segmentos empresariais no dia da feira. As pessoas com deficiência representam cerca de 15% da população mundial. Apesar de constituírem 'uma das maiores minorias' , continuam a ser alvo de discriminações diversas,
incluindo no acesso ao trabalho digno —afirma o presidente da Rede Incluir, Antoniel Bastos. O campus Santa Cruz fica na Rua General Olímpio 90, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. A ação acontecerá de 9h às 16h.
Émorador do Estado do Rio em busca de uma oportunidade de trabalho?
Nesta semana, há 4.925 vagas abertas, com salários que podem chegar a R$ 6.500. Há chances de emprego para todos os níveis de escolaridade, e para quem ainda estuda.
A Secretaria estadual de Trabalho e Renda divulga
3.152 vagas de emprego.
Pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), são 853 oportunidades, sendo
663 chances na Região Metropolitana do Rio, entre as quais 356 destinadas, exclusivamente, a pessoas com deficiência.
O aplicativo Mais Trabalho RJ, por sua vez, oferece 2.299 vagas, sendo
1.334 oportunidades na capital do estado A compatibilização das vagas com os candidatos é feita pelos respectivos sistemas, que realizam uma análise entre o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter cadastro e currículo atualizado.
Para se inscrever ou atualizar o cadastro no caso do Sistema Nacional de Emprego, é necessário ir a uma unidade do Sine, levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/Pa-
sep/NIT/NIS e CPF. Consulte os endereços no site www.trabalho.rj.gov.br.
A Secretaria municipal de Trabalho e Renda (SMTE) oferece 540 postos abertos para diversos níveis de escolaridade, como vigia noturno, operador de caixa, promotor de vendas, gerente de cafeteria.
A faixa salarial varia de R$ 800 a R$ 4 mil.
Veja também: AgeRio abre inscrições para concurso com salários de até
R$ 10.768
Essas vagas de ampla concorrência podem ser disputadas, preferencialmente, preenchendo um formulário on-line ou enviando currículo para tra-
balho.smte@gmail.com.
Também é possível comparecer a um dos Centros Municipais de Emprego, que ficam na Tijuca (Rua Camaragibe 25), em Jacarepaguá (Avenida Geremário Dantas 1.400, sala 172), na Ilha do Governador (Estrada do Dendê 2.080), em Campo Grande (Rua Coxilha s/nº) e na Santa Cruz (Rua Lopes de Moura 58).
Os destaques da lista municipal, no entanto, são as oportunidades destinadas aos trabalhadores com deficiência: 50 vagas para operador de telemarketing, 50 para atendente de lanchonete e 25 para ajudante de logísti-
ca. Para concorrer, os interessados devem, preferencialmente, preencher o formulário on-line, mas também é possível enviar o currículo para o e-mail vagaspcd.smte@gmail. com.
Para quem estuda O Centro Integração Empresa-Escola (CIEE) tem 997 vagas. Destas, 569 são chances de estágio para quem cursa ensino superior. As oportunidades são para cursos como Engenharia de Produção, Psicologia, Farmácia, Comunicação Social e outros. Para quem cursa ensino médio e técnico, há 428 postos de jovem
aprendiz e estágio. Os interessados devem se cadastrar ou atualizar os dados pelo site www. ciee.org.br. Pessoas com deficiência devem enviar o currículo para programapcd@cieerj.org.br.
A Fundação Mudes reúne 236 vagas de estágio, para níveis superior, médio e técnico, com bolsas que podem chegar a R$ 2 mil. As carreiras do ensino superior com o maior número de vagas são: Administração (92), Engenharia (59) e Comunicação Social (54). Para se candidatar, basta acessar este site.
Opremio da Academia de Artes e Ciências e Cinematográficas de Hollyhood foi criado em 1928, as primeiras premiações foram em 16 de maio de 1929. Mas como o nome foi escolhido? Seu criador foi Lazar Meir, Ucraniano criado nos USA, adotou o nome de Louis Burt Mayer, virou produtor cinematografico, sócio e um dos fundadores da Metro-Golden-Meyer hoje MGM. Louis Mayer encomendou a estatueta que segue os padrões até hoje de 35 cm de altura pesando quase quatro quilogramas, feita de estanho folheado a ouro de catorze quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente ao peito. Seu valor real é cerca de 500 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede
industria cinematografica da época, por trabalhos durante o período entre 1927 e 1928. A cerimônia toda decorreu durante 15 minutos. Os vencedores foram anunciados na mídia três meses anteriores; no entanto, isto foi mudado em 1930. Durante a primeira década da premiação, os resultados foram dados aos jornais para publicação às 11 horas na noite de premiação. Este método foi utilizado até à ocasião em que o jornal Los Angeles Time anunciou os vencedores antes da cerimônia começar; como resultado, a Academia desde 1941, usa um envelope selado para revelar o nome dos vencedores. O primeiro premiado foi ator Emil Jannings, por suas performances em The Last Command e The Way of All Flesh. Ele teve que voltar para a Europa antes da cerimônia, por isto, a Academia concordou em dar-lhe o prêmio mais cedo; isto fez dele
ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme. com seu socio Marcus Loew em sua sala na presidencia da produtora, Louis Mayer falava que a estatueta se chamaria apenas como "Premio da Academia", o Marcus falou que achava muito ruim o nome, mas não deu nenhuma idéia melhor, reza a lenda que a secretária do Senhor Mayer entra na sala para entregar a correspondecia e o chefe indaga a ela o que achava de estatueta. Ela observou alguns segundos o premio e disparou: " É a cara do meu tio Oscar". Lendas e histórias a parte, o premio acabou sendo uma das maiores e mais importantes comendas do cinema norte americano e internacional.
A HISTORIA
A primeira premiação foi realizada em 16 de maio de 1929, em um jantar privado no Roosevelt Hotel de Hollywood com um público de aproximadamente 270 pessoas. A festa póspremiação foi realizada no Mayfair Hotel. O custo dos bilhetes dos hóspedes para a cerimônia daquela noite foi 5 dólares. Quinze estatuetas foram atribuídas, honrando artistas, diretores e outros participantes da
o primeiro vencedor do
Oscar na história. Naquela época, os vencedores foram reconhecidos por todo o seu trabalho feito em uma determinada categoria durante o período de qualificação; por exemplo, Jannings recebeu o prêmio por dois filmes em que ele atuou durante este período, e mais tarde a atriz Janet Gaynor ganhou um único Oscar por performances em três filmes. A partir da quarta cerimonia, o sistema mudou, e os profissionais foram homenageados por um desempenho específico em filme. Nas primeiras seis cerimônias, o período de elegibilidade durou dois anos.
CURIOSIDADES
Em 1957, na 29° Cerimonia a categoria de Melhor Filme Estrangeiro foi introduzida. Até então, os filmes em língua estrangeira tinham sido homenageados com um Prêmio Especial. Em 2002, a 74° Edição foi apresentado o primeiro Oscar de Melhor Filme de Animação. Desde 1972, todas as cerimônias do Oscar têm terminado com a atribuição do Oscar de Melhor Filme. Em 2013, o título oficial foi renomeado de "The Academy Awards" para "The Oscars".
Quais são as relações possíveis de estabelecer entre o confinamento em instituições psiquiátricas e a reclusão experimentada por todos nós em 2020 e 2021 na pandemia de Covid-19? Como ressignificamos a vida em isolamento sem sucumbir à depressão e à melancolia? A partir desses questionamentos, o Projeto Trajetórias (formado pelo diretor Ivan Sugahara e pela atriz Danielle Oliveira) idealizou o espetáculo “Uma Mulher ao Sol”, que está em cartaz no Teatro Poeirinha, em Botafogo, com sessões de quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h. A peça se debruça sobre a vida e a obra de Maura Lopes Cançado (19291993), escritora mineira, radicada no Rio de Janeiro, que passou longos períodos em manicômios.
A montagem estreou na programação da Ocupação Artística sobre a saúde mental “Lugar de Cabeça Lugar de Corpo”, realizada no Oi Futuro de maio a junho de 2022. Em julho, fez sua estreia internacional no Festival de Avignon (França), um dos maiores festivais de teatro do mundo, com ótima repercussão entre o público, além de críticas elogiosas em jornais locais.
Com direção e organização dramatúrgica de Ivan Sugahara, a montagem é construída a partir de fragmentos do primeiro livro de Maura, “Hospício é Deus” (1965).
Filha de uma abastada família de Minas Gerais, a escritora veio morar no Rio de Janeiro em 1950. Publicou contos no Jornal do Brasil e no Correio da Manhã e, em 1958, passou a integrar a equipe do suplemento dominical do Jornal do
Brasil, ao lado de Cony, Ferreira Gullar, Reynaldo Jardim, Assis Brasil, entre outros nomes importantes do jornalismo e da cultura na cidade. Porém, a instabilidade emocional sempre a levava de volta ao mesmo lugar: o hospício. Os dois livros de Maura, “Hospício é Deus” e “O Sofredor do Ver”, foram publicados em 1965 e 1968, respectivamente. Com uma narrativa forte e precisa, obtiveram grande reconhecimento de crítica na época, porém sem muito retorno financeiro. Em “Hospício é Deus”, que guia a peça, a autora conta em detalhes uma de suas internações no Centro Psiquiátrico Nacional, localizado no Engenho de Dentro (Rio de Janeiro). A narrativa acompanha desde a sua autointernação, em outubro de 1959, até a saída em março de 1960. No elenco, estão as
atrizes Danielle Oliveira e Maria Augusta Montera, que interpretam a escritora e também a si mesmas em um apurado trabalho corporal.
Serviço: Uma mulher ao sol
Temporada: De 02 de março a 30 de abril de 2023;
Teatro Poeirinha: Rua São João Batista, 104 –Botafogo – Rio de Janeiro/RJ;
Telefone: (21) 25378053;
Dias e horários: quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h.
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada);
Lotação: 41 pessoas;
Duração: 1h20;
Classificação: 16 anos;
Venda de ingressos: na bilheteria no teatro e pelo site Sympla: https://bileto.sympla. com.br/event/80203/ d/180207/s/1220024.
OFlamengo deve ter uma novidade na zaga para o clássico de hoje (8), contra o Fluminense, no Maracanã. Segundo o jornalista Venê Casagrande, Rodrigo Caio treinou entre os titulares e deve começar o duelo. Caso seja escalado para
iniciar a partida, será a primeira vez que Rodrigo Caio atua como titular com o time principal desde seu retorno aos gramados. Neste ano, o camisa 3 entrou em campo em três jogos, todos com o time alternativo. O zagueiro foi utilizado nas partidas contra Bangu, Resende e Botafogo, todas pelo
MUDE O RUMO DA SUA VIDA I
Conquiste sua vaga no mercado de trabalho
Campeonato Carioca. Vale lembrar que o técnico Vítor Pereira pode não contar com David Luiz para o clássico com o Fluminense, já que o zagueiro se recupera de um trauma no joelho direito e é dúvida. Thiago Maia, com uma entorse no tornozelo esquerdo, e Pedro, que ainda se recupera de dores musculares, são
MATRÍCULAS ABERTAS
Nossos Cursos
dúvidas. A boa notícia é o retorno de Victor Hugo. Líder do Campeonato Carioca, o Flamengo já está garantido nas semifinais. Agora, o Rubro-Negro luta para garantir o primeiro lugar do grupo e conquistar a Taça Guanabara. Para isso, basta empatar ou vencer o Fluminense, vice-líder.
OFluminense terá força máxima para o jogo que definirá o campeão da Taça Guanabara. O Time de Guerreiros enfrenta o Flamengo hoje (8), às 21h10 (de Brasília), no Maracanã, pela última rodada do turno. Em segundo lugar e apenas um ponto atrás do rival, que é o líder, o Tricolor precisa da vitória para conquistar o bi inédito da competição. Para conquistar o título do turno, o Fluminense terá força máxima. O técnico Fernando Diniz irá repetir a escalação pela terceira vez seguida.
Segundo o "ge", o Tricolor enfrenta o Flamengo escalado com: Fábio; Samuel Xavier, Nino, David Braz e Ale-
xsander; André, Martinelli e Ganso; Arias, Keno e Cano. Além de força máxima com os titulares, o treinador terá o meia Lima à disposição novamente. O jogador não foi relacionado na goleada por 5 a 0 sobre o Bangu para acompanhar o nascimento do seu filho. Por outro lado, a maior preocupação do Fluminense é com os pendurados Nino e André.
Nos últimos quatro jogos, o Fluminense venceu o Audax (3 a 0), Vasco (2 a 0), Portuguesa (3 a 0) e Bangu (5 a 0). Para ser campeão da Taça Guanabara, basta uma vitória simples. Em caso de tropeço, terá que secar o Vasco para não perder a vantagem do empate nas semifinais.
Sergio du Bocage
Téc Enfermagem
Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos
Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas
Seguro de vida incluso - Laboratório equipado
Aulas práticas extras sem custos
Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada
Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Oesporte no Brasil é recheado de ícones, mulheres e homens, muitos deles integrantes das grandes galerias mundiais, em várias modalidades. Aí estão Hortência e Oscar, no basquete; Ana Moser e Giba, no vôlei; Maria Lenk e Gustavo Borges, na natação. Cada um deles no seu espaço, reconhecidos individualmente por suas conquistas para o país. No entanto, quando se trata da craque Marta, nossa Rainha no futebol - eleita seis vezes a melhor do mundo pela Fifa -, não é raro se referirem à ela como “Pelé de saias”. Estarei sendo preconceituoso em não concordar com essa denominação? Para alguns, talvez sim. Mas, pelo contrário, acho que a meia-atacante Marta tem um espaço que é só dela, conquistado por talento próprio, que não
merece ser reduzido a uma comparação. Até porque são tempos distintos e modalidades diferentes. Os fãs de Pelé, por exemplo, discordam quando se fala que Marta fez mais gols que o Rei do Futebol, ou que bateu o recorde de gols marcados em Copas do Mundo. E ao não concordarem, reduzem o feito, como se isso fosse possível. Evidente que existe um quê de machismo nessa recusa.
E é dessa distinção que o futebol feminino no Brasil precisa: procurar cada vez mais se desvencilhar da história campeã do futebol masculino, buscando sua trajetória própria.
Aliás, não custa lembrar que as meninas da seleção já são dirigidas por uma técnica estrangeira, algo que os meninos não têm.
Mas não é fácil, somos obrigados a reconhecer. Durante anos as mulheres foram até proibidas de jogar futebol no Bra-
sil e, ainda hoje, muitas deles sofrem preconceito por praticarem m o esporte. O olhar por aqui é ainda muito distante do que prevalece no exterior e, não é à toa que o futebol feminino pela Europa e Estados Unidos esteja bem avançado com relação ao nosso.
No último programa Sem Censura, da TV Brasil, a ministra do Esporte, Ana Moser, anunciou a intenção de o Brasil sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027. A chegada desse Mundial, daqui a quatro anos, precisa ser confirmada, pois será efetivamente um marco para a modalidade no país. Que saibamos aproveitar o momento, trabalhar da melhor forma possível, com incentivos reais aos clubes - grandes formadores de mão de obra - para que valorizem a modalidade e invistam, não apenas por obrigação de regulamento.