GAZETA RIO - Edição de Quarta-feira 08 de Fevereiro de 2023

Page 1

GAZETA RIO

Duque de Caxias faz campanha para doação de sangue

Petrópolis entrega 'Praça de Secretário" revitalizada e com câmeras de segurança

5 PÁGINA 5

Reconstrução e fortalecimento marcam Dia da Luta dos Povos Indígenas

"Não é mais possível convivermos com povos indígenas submetidos a toda sorte de males, como desnutrição infantil e de idosos, malária, violação de mulheres e meninas e altos índices de suicídio. Presidente Lula, arrisco dizer, sem exagero, que muitos povos indígenas vivem verdadeira crise humanitária em nosso país e agora estou aqui para trabalharmos juntos, para acabar com a normalização deste estado inconstitucional que se agravou nestes últimos anos", disse Guajajara, a primeira indígena a ocupar um cargo de ministra, no dia de sua posse.

Garimpeiros ilegais estão sendo retirados de Roraima, diz Lula

Flamengo é eliminado do Mundial pelo Al-Hilal

A equipe brasileira foi derrotada para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, e viu o sonho de se sagrar bicampeão do mundo ser encerrado nesta terça-feira.

Inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação vão até o dia 31 de março

Número de mortos após terremoto na Turquia e na Síria passa de 7.700

Corregedor do TSE nega pedido de Bolsonaro para tirar minuta do golpe de investigação

O documento, considerado inconstitucional por especialistas, foi encontrado pela Polícia Federal durante buscas na casa do ex-ministro Anderson Torres e pregava instaurar estado de defesa na Corte e mudar o resultado das eleições de 2022.

Reforma tributária sai no 1º semestre se governo trabalhar duro, diz Haddad

"Eu vejo muito amadurecimento das duas Casas, tanto Câmara dos Deputados, quanto Senado Federal, de buscar esse resultado. Haveria chance de votar no primeiro semestre, na minha opinião. Se nós formos diligentes, se nós trabalharmos duro, há, inclusive essa hipótese", declarou Haddad.

Secretaria de Trabalho e Renda divulga mais de 5,1 mil vagas

www.gazetario.com
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023. Ano XXVI Nº 1068 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
PÁGINA
6
5
PÁGINA 3 PÁGINA
PÁGINA 3 PÁGINA
PÁGINA 7
7
PÁGINA 02 PÁGINA PÁGINA 4
Rádio MEC homenageia Almeida Prado com apresentação exclusiva ao vivo PÁGINA 09

GAZETA RIO

Garimpeiros ilegais estão sendo retirados de Roraima, diz Lula

Rock 80 Festival edição ‘Carna Rock’ acontece neste final de semana

Entre os 10 a 12 de fevereiro, de sexta a domingo, o evento Rock 80 Festival retorna ao Aerotown Barra, só que desta vez com a edição Carna Rock. A agenda conta com uma programação que dá palco aos artistas independentes. O evento é gratuito e solidário, convidando todos a doarem 1 quilo de alimento

não perecível que será entregue para instituições do Rio de Janeiro. Com muita música e gastronomia variada, o pré carnaval terá como atrações musicais as bandas Dante Banda Rock, Banda Heatz, Nexvm, Pé de Cabra Rock Band, Banheiro Azul e muito mais, interpretando grandes nomes do Rock.

AGU cria grupo especial para defesa dos povos indígenas

Na esteira das ações de proteção aos Yanomami em Roraima, a Advocacia-Geral da União (AGU) criou um grupo especial para defesa dos povos indígenas.

A medida, assinada pelo chefe da pasta, Jorge Messias, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (7).

Pelo texto, o grupo pretende “articular e uniformizar estratégias jurídicas na atividade consultiva e judicial na respectiva pauta”. As ações serão voltadas sobretudo para processos judiciais.

Um dos deles foi aberto em 2020 e proposto pela Articulação dos Povos Indígenas (Apib) e partidos políticos (PSB, PSOL, PCdoB, Rede, PT e PDT) investiga as ações e omissões da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro no combate à Covid-19 em terras indígenas.

A ação que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Outro processo é analisado na 4ª Vara Federal de Roraima, e se debruça sobre o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

O ato descreve que o grupo terá representantes da Pro -

curadoria-Geral Federal; Procuradoria-Geral da União; da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente; Secretaria-Geral de Contencioso; das consultorias jurídicas dos ministérios dos Povos Indígenas, do Meio Ambiente e da Saúde; e procuradorias federais especializadas do Ibama e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

A ação vem na esteira de outras medidas do governo federal para conter a crise humanitária em Roraima e que assola a população indígena da região. Desde o fim de semana, grupos de garimpeiros deixam o estado, e imagens mostram pessoas fugindo de barco, já que o espaço aéreo está sob fiscalização da Aeronáutica depois da deflagração da Operação Escudo. Segundo o Ministro da Justiça, Flávio Dino, o governo estima que 15 mil garimpeiros ilegais estejam no território, mas trabalha para que a saída deles ocorra de maneira espontânea para evitar confrontos. Nesta semana, a pasta vai colocar em prática a 2ª fase das ações na região, com o envio de agentes da Força Nacional, Polícia Federal e Forças Armadas.

Nacional a palavra Democracia e a bandeira nacional serão abraçadas pelos participantes.

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem (7), por meio do Twitter, que o governo não permitirá garimpo em terras indígenas. Na mensagem, Lula informou que está sendo realizado um processo de retirada de garimpeiros ilegais em Roraima.

“Não vamos permitir garimpo ilegal em terras indígenas. Estamos em um processo de retirada de garimpeiros ilegais em Roraima. A situação que se encontram os Yanomami perto do

garimpo é degradante. Precisamos apurar também a responsabilidade do que aconteceu”. No post, o presidente ressaltou que há 840 pistas de voo clandestinas, das quais 75 são perto de terras Yanomami. “Não é possível não enxergar isso. Quem permitiu isso, tem que ser responsabilizado”, disse Lula. Segundo o presidente da República, o controle das terras indígenas será reestruturado com a participação de prefeitos e governadores. “Vamos tentar criar uma nova dinâmica, para ter os resultados que a sociedade brasileira deseja”, afirmou. Presença destruidora

Em entrevista coletiva na segunda-feira (6), a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, descreveu como destruidora a presença do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

"O que está sendo noticiado ainda está longe de mostrar a realidade ali, com essa presença tão forte de garimpeiros, com uma grande destruição no território. É muito garimpo, garimpo infinito, o território está todo tomado por garimpeiros, por destruição, por contaminação na água. Os yanomami não têm como beber água, não têm água limpa para beber", afirmou.

Um ato simbólico marcará um mês da invasão do Congresso Nacional, hoje (8/2). Representantes do Legislativo participarão do ato “O caminho inverso: Ato pela Democracia”, que terá início às 14h, no Salão Negro. O local foi o primeiro a ser invadido pelos terroristas em 8 de janeiro. O intuito é contrapor a invasão violenta com uma marcha pacífica. Participarão do ato corais dos órgãos do Legislativo — Câmara, Senado e TCU — que cantarão o hino nacional brasileiro. Autoridades brasileiras e estrangeiras, como os integrantes da coalizão Capitol Strong, formada por entidades que se uniram após a invasão do Congresso dos Estados Unidos, também farão parte da manifestação. Por fim, no gramado em frente ao Congresso

O ato está sendo convocado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sindilegis), Organização dos Estados Americanos, com apoio institucional da Flap Comunicação, Associação Brasileira de Comunicação Pública, ZAC Consultoria, Instituto Coneceta e Bússula Tech. Estarão presentes no ato também a União Interparlamentar (UIP), ParlAmericas, Organização dos Estados Americanos (OEA), Xcential Legislative Technologies, United States Association of Former Members of Congress, Capitol Strong. O ato é aberto também para o público externo. Porém, os que desejam participar precisam enviar e-mail para presidencia@sindilegis.org.br com as seguintes informações: nome, CPF e RG.

Foto: NACHO DOCE
Um mês após invasão, representantes do Congresso fazem ato pela democracia
Jéssica Moura, CNN
Taísa Medeiros
Fundado em 1997 Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1068
Presidente
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Heloisa Cristaldo
Diretor
Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

Reforma tributária sai no 1º semestre se governo trabalhar duro, diz Haddad

Oministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira (6) que haveria chance de votar a reforma tributária no Congresso ainda no primeiro semestre, se o governo "for diligente e trabalhar duro". A fala de Haddad destoa da avaliação da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que considera inviável aprovar a reforma no Legislativo antes de um prazo de seis meses.

"Eu vejo muito amadurecimento das duas Casas, tanto Câmara dos Deputados, quanto Senado Federal, de buscar esse resultado. Haveria chance de votar no primeiro semestre, na minha opinião. Se nós formos diligentes, se nós trabalharmos duro, há, inclusive essa hipótese", declarou Haddad, após uma reu -

nião na Fazenda com líderes partidários da base do governo na Câmara.

"Há quem diga que é preciso seis meses, daria ali para agosto, setembro. Mas eu penso que talvez antes mesmo do recesso do meio do ano seja pos-

sível votar, vou trabalhar para isso sabendo da complexidade do tema e da soberania do Congresso Nacional em julgar a conveniência de fazê-lo no primeiro semestre", ponderou o ministro. Haddad disse que o ob -

jetivo maior da reforma é dar segurança jurídica e transparência para o Orçamento. "Todo e qualquer cidadão no Brasil vai saber exatamente qual é a carga tributária, que vai permanecer constante, não existe nenhuma intenção

do governo em aumentar a carga tributária. Ao contrário, o que nós queremos e dar transparência e dar mais justiça", afirmou. De acordo com o ministro, a quantidade "enorme" de impostos no País gera insegurança e falta de trans -

parência. Também após a reunião, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a reforma elaborada pela equipe econômica será uma espécie de "fusão" entre as duas principais Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que já tramitam no Congresso, uma na Câmara e outra no Senado.

A PEC 45, originada na Câmara, teve como mentor o economista Bernard Appy, que agora é secretário extraordinário para reforma tributária do Ministério da Fazenda. A proposta cria um imposto único para União, Estados e municípios, chamado de Imposto de Valor Agregado (IVA). Já a PEC 110, do Senado, prevê um tributo dual, ou seja, um para a União e outro para os entes subnacionais.

Na semana passada, após uma reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Tebet disse que a reforma não sai antes de seis meses.

Corregedor do TSE nega pedido de Bolsonaro para tirar minuta

Ocorregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, negou ontem (7) pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro e do seu candidato a vice nas eleições de 2022, Braga Netto, para rever a decisão de incluir a minuta do golpe em uma investigação contra eles no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

um de prisão preventiva e seis de busca e apreensão.

APolícia Federal (PF) prendeu, ontem (7), um coronel, um capitão, um tenente e um major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na quinta fase da operação Lesa Pátria, que tem como alvos suspeitos de envolvimento nos atos criminosos de 8 de janeiro.

Eles serão encaminhados a estabelecimento prisional militar da PMDF, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os policiais investigados na ação são suspeitos de não cumprirem ordens de comando durante os ataques contra as sedes dos Três Poderes. A Corregedoria da Polícia Militar está acompanhando a operação.

Nesta quinta fase da ação policial, foram expedidos 10 mandados pelo STF: três de prisão temporária,

O alvo do mandado de prisão preventiva é o coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que, no dia 8 de janeiro, era chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF (PMDF).

Ele é suspeito de omissão nos atos de 8 de janeiro.

O coronel estava de licença no dia dos ataques, mas, para os investigadores, o distanciamento seria proposital para não incriminá-lo.

A PF também cumpre um mandado de busca e apreensão contra Naime Barreto.

A CNN entrou em contato com a defesa do coronel que afirmou que ele “agiu conforme a lei e a técnica, realizando todas as prisões ao alcance das condições materiais com as quais contava no momento.

“O avanço das investigações demonstrará a inocência do coronel, que há

30 anos presta serviços relevantes à população do Distrito Federal”, acrescentaram os advogados de Naime Barreto. De acordo com o balanço da PF, antes das prisões de ontem (7), já foram presos nesta operação 16 pessoas e foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão.

Os investigados são acusados dos crimes de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, informou a PF.

Na quarta fase da operação, na última sexta-feira (3), o empresário Lucimário Benedito Camargo, o Mário Furacão, foi preso. Ele gravou vídeo, enrolado em uma bandeira nacional, no interior do Palácio do Planalto no dia dos ataques.

O documento, considerado inconstitucional por especialistas, foi encontrado pela Polícia Federal durante buscas na casa do ex-ministro Anderson Torres e pregava instaurar estado de defesa na Corte e mudar o resultado das eleições de 2022. A inclusão atendeu a um pedido do PDT em uma das ações em que Bolsonaro é acusado de abuso do poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores em julho, quando fez ataques sem provas ao sistema eleitoral. Esse tipo de ação pode levar à inelegibilidade de políticos.

A defesa de Bolsonaro e Braga Netto pediram a revisão da decisão, afirmando se tratar de documento "apócrifo" e ressaltaram que o material não foi encontrado com Bolsonaro ou com Braga Netto. Além disso, sustentaram que não há elementos que apontem que os dois participaram de sua elaboração.

Decisão

Ao negar o pedido, Gonçalves argumentou que o documento tem conexão com a investigação e negou que, nesse momento do processo, não seria mais possível apresentar provas novas, como alegou a defesa. O ministro afirmou ainda que um "clima de articulação golpista ainda ronda as eleições 2022".

"Nessa reflexão, cabe constatar, não sem tristeza, que os resultados das eleições presidenciais de 2022, embora fruto legítimo e autêntico da vontade popular manifestada nas urnas, se tornaram alvo de ameaças severas. Passado o pleito, a diplomação e até a posse do novo presidente da República, atos desabrida-

mente antidemocráticos e insidiosas conspirações tornaram-se episódios corriqueiros", escreveu o ministro.

"São armas lamentáveis do golpismo dos que se recusam a aceitar a prevalência da soberania popular e que apostam na ruína das instituições para criar um mundo de caos onde esperam se impor pela força", acrescentou.

Gonçalves também citou o plano golpista para gravar uma conversa com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, exposto à revista "Veja" pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES).

"Somam-se o plano para espionar e gravar sem autorização conversa do presidente do TSE, a ocultação de relatórios públicos que atestavam a lisura das eleições e o patrocínio partidário de 'auditoria paralela' e de outras aventuras processuais levianas, tudo para manter uma base social em permanente estado de antagonismo com a Justiça Eleitoral, sem qualquer razão plausível", declarou.

Fernanda Vivas e Luiz Felipe Barbiéri Basília Rodrigues e Gustavo Uribe O ministro da Fazenda, Fernando Haddad Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
REUTERS/Adriano Machado/File Photo
Foto: Reprodução/PF
Foto:
Agência Estado
PF prende coronel, capitão, tenente e major em nova fase de operação
Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA

VOLTA AO MUNDO

Número

Inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação vão até o dia 31 de março

Aprincipal premiação de reconhecimento e incentivo à inovação do país está com inscrições abertas até 31 de março. O Prêmio Nacional de Inovação (PNI) tem como objetivo incentivar e reconhecer os esforços de organizações e de pesquisadores que atuam no Brasil, além de estabelecer um autodiagnóstico para a melhoria do desempenho e conhecer os níveis de inovação dos participantes.

Atay Alam, da CNN

Pelo menos 7.726 pessoas morreram na Turquia e na Síria após o terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a região na segunda-feira (6).

O número de mortos subiu para 5,894 na Turquia, segundo o que disse o vice-presidente do país, Fuat Oktay, em entrevista coletiva ontem (7). Outras 34.810 pessoas estão feridas.

Na Síria, o número de mortos é de ao menos

1.832. Mais de 1.020 pessoas foram mortas em áreas controladas pela oposição, segundo os Capacetes Brancos da Síria, também conhecidos como Defesa Civil da Síria. Nas áreas controladas pelo governo, o número de mortos é de 812, segundo a agência de notícias estatal SANA.

Pelo menos 35.626 pessoas ficaram feridas nos dois países, segundo dados do governo turco, dos Capacetes Brancos e da mídia estatal síria.

Na Turquia foram

31.777 feridos, de acordo com Koca. Na Síria, pelo menos 3.849. Cerca de 23 milhões podem ser afetados por terremoto na Síria e Turquia, diz OMS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que cerca de 23 milhões de pessoas

podem ser afetadas pelo forte terremoto que atingiu a Síria e a Turquia na segunda-feira (6), deixando mais de 7.000 mortos e 35.000 feridos. “Os mapas gerais de eventos mostram que potencialmente 23 milhões de pessoas estão expostas, incluindo cerca de 5 milhões de populações vulneráveis, sendo mais de 350.000 idosos e 1,4 milhão de crianças”, disse o oficial sênior de emergências da OMS, Adelheid Marschang, à reunião do conselho-executivo da agência de saúde das Nações Unidas (ONU) em Genebra. O chefe da OMS expressou sua preocupação com a situação, chamando-a de “corrida contra o tempo”.

“Estamos especialmente preocupados com as áreas onde ainda não temos informações”, disse Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. “O mapeamento de danos é uma maneira de entender onde precisamos focar nossa atenção”. Imagens dos esforços de resgate em ambos os países surgiram na segunda-feira, com familiares lamentando a perda de entes queridos, enquanto outros comemoraram o encontro de sobreviventes nos escombros de edifícios destruídos.

O PNI é uma iniciativa de mobilização empresarial de estímulo a práticas inovadoras realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O prêmio é destinado às empresas do setor industrial; aos pequenos negócios de todos os setores; aos ecossistemas de inovação do país; e a pesquisadores que apoiaram as empresas em seus projetos de inovação. Esta é a oitava edição do prêmio que começou em 2011. Desde então, sete edições foram realizadas e juntas somam mais de 13,5 mil inscritos. Segundo a diretora de Inovação

da CNI, Gianna Sagazio, a iniciativa se fortaleceu como uma das principais premiações de inovação no país e na América Latina. “O prêmio tem uma metodologia robusta que dá visibilidade para empresas e também para ecossistemas com resultados de inovação. Queremos tornar público para o Brasil e para o mundo as boas práticas que têm sido desenvolvidas por essas instituições no fortalecimento da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação. Sua importância está em reconhecer e estimular que as instituições tenham inovação como elemento estratégico fundamental para o seu crescimento”, destaca. A premiação é voltada

para a construção de um ecossistema de inovação que visa o aumento da produtividade e da competitividade da economia nacional e do bem-estar da população. Marcus

Vinicius Bezerra, analista de Inovação do Sebrae, orienta os interessados a realizar a inscrição o quanto antes.

“As inscrições irão até 31 de março, mas não deixe para os últimos dias. Já entre, faça sua inscrição, comece a entender o processo. Comece a ler as perguntas, a buscar as evidências de cada uma daquelas respostas para você ter uma participação mais qualificada, para a sua resposta, sua devolutiva ser mais completa”, explica. Além do troféu com alusão

à categoria e modalidade associada, as empresas vencedoras poderão indicar um representante para imersão em ecossistemas de inovação em centros nacionais de referência em inovação e uma bolsa em curso de educação executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). As categorias do prêmio são: Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação em Processo; Inovação para Sustentabilidade; e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho. Para se inscrever e saber mais sobre o regulamento, a metodologia de avaliação e o prêmio basta acessar o site www.premiodeinovacao.com.br.

Lula critica privatização da Eletrobras e diz que AGU vai pedir revisão de contrato

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem (7) o processo de privatização da Eletrobras, que chamou de "errático", "lesa-pátria" e "quase que uma bandidagem".

O petista afirmou também que o governo, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), irá pedir a revisão dos termos e efeitos da desestatização da empresa.

As declarações foram feitas durante entrevista a canais de mídia alternativos no Palácio do Planalto. A privatização da Eletrobras foi proposta pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro via medida provisória, que foi aprovada com alterações pelo Congresso em junho de 2021. O texto foi convertido em lei em julho daquele ano

com a sanção presidencial.

O foco da MP da privatização foi a venda de ações da Eletrobras até que o governo deixasse de deter 60% dos papeis da estatal e passasse a ser dono de 45% da empresa.

Para Lula, os termos da

privatização da Eletrobras são "leoninos" contra o governo porque impedem que a União volte a ter controle acionário da empresa.

"Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adqui-

rir maioria na Eletrobras. Nós, inclusive, possivelmente o advogado-geral da União, [ele] vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo", disse Lula.

"Tanto na participação acionária nós queremos ter mais gente na direção, mais gente no conselho, quanto esse negócio de que você não pode comprar porque você vai pagar três vezes mais caro", acrescentou o petista. Lula também sinalizou que o governo vai comprar mais ações da estatal, caso as condições econômicas permitam.

"O que posso dizer é que foi um processo errático, foi um processo leonino contra os interesses do povo brasileiro, foi uma privatização lesa-pátria", ressaltou Lula.

Guilherme Mazui Foto: Radoslaw Jozwiak / AFP
Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
de mortos após terremoto na Turquia e na Síria passa de 7.700

Hospital Dr. Moacyr do Carmo faz campanha para doação de sangue

Nilópolis ganha nova sede do CAPS AD

Oprefeito de Nilópolis, Abraãozinho David, a vice-prefeita, Flávia Duarte, a secretária de Saúde, Lenise Monteiro, o deputado federal Ricardo Abrão e outras autoridades participaram nesta segunda-feira, 6 de janeiro, da inauguração da nova sede do Centro que de Atenção Psicossocial (CAPS) que atende usuários de álcool e drogas, por isso chamado de CAPS AD. Antes localizado na Estrada Mirandela, ele agora fica na Rua Felicidade de Jesus Teixeira, 75, do outro lado da cidade, na antiga Praça da Bíblia.

"Agradeço aos pacientes pelo carinho, amor e respeito que têm por nós. E também temos por vocês.

Eu, por exemplo, conheço um dos frequentadores desde criança e me sinto feliz por ver que está bem. Existe uma máxima que diz que a melhor forma de agradar a Deus é olhar pelo semelhante. Essa obra faz parte dos dois anos de intervenções que estamos fazendo na cidade", discursou Abraãozinho, agradecendo em seguida ao governador Cláudio Castro.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) Novos Tempos

faz parte do Programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde e oferece atendimento diário a pacientes que fazem uso prejudicial de álcool e

outras drogas, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua.

O CAPS AD oferece atendimento de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, oficinas terapêuticas de música, artesanato e reciclagem. Também há serviços de enfermagem, entrega de medicamentos para pacientes, aconselhamento breve, palestras socioeducativas, reuniões com grupos de familiares para que entendam a necessidade do tratamento.

"Muito não compreendem o que significa esse tratamento. Estimulamos a autoestima dos pacientes, para que não abandonem o tratamento. Sabemos que é difícil, muito difícil se manterem firmes", observou a diretora da instituição, a psicóloga e assistente social Ádela Alves, que homenageou o presidente do Fundo Municipal de Saúde, Kiraz Constantine Karraz , responsável por trazer o serviço para a cidade, em 2002.

Atendimento

"Mesmo com o pouco espaço que eu tinha, todos esses serviços eram oferecidos por essa equipe imbatível. São dois psicólogos, um terapeuta ocupacional, dois enfermeiros, uma assistente social, dois psiquiatras", enumerou Ádela Alves. "Atendemos diariamente 40 pessoas, há dias que aumenta

um pouquinho e em outros diminui".

O CAPS AD NovosTempos atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os usuários, além do atendimento psicológico e psiquiátrico e das oficinas, podem tomar café da manhã, almoço e lanche. De 2022 até agora, a diretora da unidade calcula mais de 1.500 pessoas atendidas. O psiquiatra consulta os pacientes mensalmente ou de quinze em quinze dias, dependendo da necessidade, enquanto o psicólogo faz atendimento semanal.

'Para estruturar o emocional da pessoa. Depois que ele se sente mais seguro, passa a ser quinzenal", observou a diretora do CAPS AD. "Queremos promover neles o despertar, porque o uso compulsivo mexe com toda a parte neurológica e eles são pessoas maravilhosas", concluiu sorrindo. Participaram da inauguração também os secretários de Trabalho, Eduardo Amorim, de Desenvolvimento Social, Everline Lima, de Fazenda, Sheila Mendonça; de Educação, Débora Carlos, de Obras, Arthur Medeiros, de Cidadania, Renato da Van; o Superintendente dos Direitos dos Idosos, Elias Alves, a diretora do Posto Central, Sônia Araújo; a coordenadora de Saúde Mental, Simone Portes, a ex-prefeita, Jane Abrão, e vereadores do município.

Na próxima quinta-feira, 09 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, através de parceria entre o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e o Hemorio, realiza mais um mutirão para doação de sangue no município. A campanha para coleta de sangue acontece, das 10h às 16h, no auditório do Hospital, e está aberta a todos os voluntários aptos a doar. A Secretaria Municipal de Saúde alerta os doadores que é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto.

O Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo fica na

Rodovia Washington Luiz, 3.200.

Quem pode doar?

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar, no mínimo, 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Pessoas com doenças transmissíveis, mulhe -

res grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar somente após 10 dias do desaparecimento dos sintomas. Quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias da aplicação (48h em caso de Coronavac).

Serviço

“Mutirão para Doação de Sangue no HMMRC”

Data: 09/02/2023, quinta-feira;

Horário: 10h às 16h;

Local: Auditório do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (Rodovia Washington Luiz, 3.200). É obrigatória a apresentação de documento original com foto.

Petrópolis entrega 'Praça de Secretário" revitalizada e com câmeras de segurança

Wi-fi liberado, câmeras de segurança e mais uma série de melhorias fazem parte do pacote de ações realizadas pela Prefeitura, por meio da Come, na quadra e na Praça José Rodrigues Lima, em Secretário. A revitalização dos espaços foi entregue a comunidade pelo prefeito Rubens Bomtempo, que também anunciou a desapropriação de um imóvel junto ao espaço para a criação de um centro cultural.

ser vista como referência para muitas outras, pois integra o esporte, a cultura e une as pessoas, sejam elas crianças, jovens e adultos.

Sem dúvida, é a praça dos sonhos de toda a comunidade,", disse o prefeito Rubens Bomtempo que anunciou ainda um pacote de ações para todo o quarto distrito.

Na área da saúde, por exemplo, a intenção é transformar o prédio onde funcionava a antiga Escola Municipal Nilo

para onde também deve ser transferido o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) de Pedro do Rio. Já o atual imóvel do SPA, receberá melhorias para abrigar um Centro de Referência em Atendimento Social. Além de uma reforma geral, que incluiu melhorias no piso, pintura e substituição do gradil da quadra, foram realizadas ações de limpeza com capina, roçada e novo paisagismo. A ciclovia também recebeu nova

Foto: Divulgação
Aguardamos
! Renato Muniz (Presidente da Cruz Vermelha Brasileira de Nova Iguaçu-RJ) Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Primeira-dama do Estado, Analine Castro, é coroada como embaixadora da Liga Mirim
Você

Estudar até passar!

SEUS PRIMEIROS PASSOS

Matheus Guimaraes

I) Consideraçoes Iniciais

"Se voçe falha em planejar, você planeja em falhar". Não é apenas um jogo de palavras, e, sim, uma máxima que se estende por todas as áreas da vida e precisa ser respeitada na sua preparação para concursos públicos. Um bom planejamento é sempre necessário independente da complexidade da prova que você irá fazer. Saber identificar o seu estado atual te ajudará a alcançar mais rapidamente o seu objetivo. Algumas considerações iniciais sao essenciais: estabelecer uma carreira como alvo, por exemplo, carreira militar; identificar quais concursos dessa carreira tem editais parecidos; Identificar quais assuntos são mais recorrentes nos concursos que você se inscreveu e como esses assuntos são cobrados pela banca examinadora; saber qual é a data do concurso e o tempo disponivel para estudo até chegar o dia da prova e etc.

Esses pontos não podem ser ignorados, pois dão a clareza necessária para a montagem do seu cronograma de estudos.

É importante destacar também que alguns cuidados não podem faltar, pois estes fatores somados tem impacto positivo a longo prazo, atente-se a: se manter hidratado, ter um alimentação saudavel, ter um boa higiene de sono e um tempo para lazer. Isso irá tornar as condiçoes mais favoráveis durante sua preparação.

Se você sonha em passar em um concurso público, tenha em mente que a jornada exige esforço e discplina; e os seu primeiros passos precisam estar na direção correta, pois se voce começa errando, levará mais tempo para chegar no objetivo desejado.

Estudar até passar!

II) Mentalidade de concurseiro

Em cada história de aprovação, cada concurseiro conta acontecimentos particulares de sua preparação.

Cada história tem detalhes

únicos, mas existem desafios comuns a todos os que se propoem a conquistar uma vaga em um concurso público. Saber como lidar, por exemplo, com imprevistos, estress emocional e cansaço fisíco será fundamental na sua história de aprovaçao.

Técnicas de estudo são importantes para se obter um alto desempenho, mas ter um "psicologico forte" é o que te mantém constante durante a sua preparação. A

maneira como voce lida com as dificuldades será a maior responsavel pelos seus resultados. Qualquer fator que dificulte seus estudos precisa ser superado. Pois esses fatores não podem ter a mesma importância que os seus estudos, uma vez que voce quer ser aprovado. Com uma mentalidade errada até em situaçoes favoráveis o concurseiro nao evolui. A sua forma de pensar dita o seu ritmo nos estudos. Logo, pense da forma correta. Desafios como histórico escolar ruim, falta de dinherio para estudar em cursinhos e falta de apoio da família nao podem mais te abalar. Indepente disso, você pode ir muito longe. Seus pensamentos geram sentimentos. Seus sentimentos geram atitudes. Suas atitudes geram hábitos. Seus hábitos geram resultados. Estudar até passar!

III) Por que as reclamaçoes te prejudicam mais do que voce imagina?

Existem estudantes que na menor das alteraçoes em seu planejamento de estudos estão sempre prontos para reclamar. De tanto focar no que deu errado, acabam se abalando e diminuem a expectativa de sua aprovaçao. O planejamento, na maioria das vezes, nao sai 100% como está no papel. Entao, se acostume com as adversidades e foque no seu desenvolvimento. É importante dizer que não se deve ignorar os erros. Na verdade, é preciso identificar onde eles aparacem e porque eles surgem, para poder minimiza-los. O que não pode acontecer é deixar que as falhas tirem o foco do seu progresso e te faça duvidar da possibilidade da aprovaçao. Mas nem tudo que é considerado falha ou problema é falha ou problema. Dias de baixa produtividade, não compreender os assuntos estudados imediatamente e falta de confiança na capacidade do seu cerebro em memorizar o conteudo ate o dia da prova são desafios comuns a todos que se propoem a conquistar uma vaga em um concurso publico. Se isso occore com voce, não se abale! É normal! Seu concorrente não é um super homem, e isso tambem acontece com ele.

Um dia ruim não define sua jornada de estudos. Foque no seu desenvolvimento até aqui! Estudar até passar!

Secretaria de Trabalho e Renda divulga mais de 5,1 mil vagas

ASecretaria de Estado de Trabalho e Renda inicia a semana com a oferta de 5.166 vagas de emprego em todo o Estado do Rio.

As oportunidades, captadas pelo Sine (Sistema Nacional de Emprego) e o aplicativo Mais Trabalho RJ, são para diversos setores, como o de alimentação, bares e restaurantes, administrativo, comércio, serviços gerais e construção civil.

O Mais Trabalho RJ está oferecendo 4.223 vagas em diferentes municípios. Somente na capital são

1.708 oportunidades; em Volta Redonda, 763; Niterói, 183; e Barra Mansa, 142. Entre as vagas há 586 para trabalho itinerante e 281 para home office. Pelo App, os salários variam de R$ 500, para estagiários,

a R$ 6 mil. A ferramenta digital disponibiliza também 30 cursos gratuitos de capacitação para quem deseja melhorar o currículo. Apenas este ano já foram realizadas 2.739 inscrições. Já pelo Sine são 943 oportunidades captadas para as regiões Metropolitana, Noroeste, Médio Paraíba e Serrana. Na Metropolitana há 740 chances, sendo 301 destinadas, exclusivamente, a pessoas com deficiência (PcD). Para esse público destacam-se 50 vagas para repositor de mercadorias, no Catete, com salário de R$ 1,3 mil. Também há 40 oportunidades para operador de vendas, nos bairros do Centro, Madureira, Méier e Campo Grande. Há ainda 50 chances para operador de supermercado, no Méier, Penha e Madureira, com remune -

rações que chegam a até R$ 2,6 mil. No Noroeste são disponibilizadas 30 vagas, todas na cidade de Campos dos Goytacazes, com salários que podem alcançar R$ 5,2 mil, sendo quatro para nutricionista, quatro para ajudante de cozinha, quatro para chefe de cozinha, três para cozinheiro geral, cinco para padeiro e 10 para taifeiro.

No Médio Paraíba são 49 chances, incluindo sete para ajudante de cozinha, em Resende e Itatiaia, e uma para engenheiro mecânico em Valença. As 124 oportunidades para a Região Serrana são para a cidade de Teresópolis, com destaque de nove para auxiliar de laboratório de análises clínicas, 10 para auxiliar de linha de produção e 10 para serralheiro de metal.

A Secretaria de Tra -

balho e Renda lembra que a compatibilização da vaga com os candidatos é feita por meio do Sine e do aplicativo Mais Trabalho RJ, que realizam uma análise entre o perfil do trabalhador e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter cadastro e currículo atualizados. Para inscrição ou atualização no Sistema Nacional de Emprego é necessário ir a uma unidade levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/ NIT/NIS e CPF. Para consultar os endereços das unidades Sine e os detalhes de todas as oportunidades oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas, disponível no site www. trabalho.rj.gov.br.

Inep altera cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2023

OInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou hoje (6), no Diário Oficial da União, portaria alterando algumas datas do cronograma de atividades do Censo Escolar da Educação Básica 2023.

O censo é a principal pesquisa estatística da educação básica no país.

Os dados coletados no levantamento servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

O levantamento - dividido em duas etapastambém auxilia na compreensão da situação educacional do país e no acompanhamento da efetividade das políticas públicas, uma vez que são apuradas informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais em sala de aula. Com as alterações divulgadas nesta segunda-feira, em Brasília, agora a disponibilização do Sis -

tema Educacenso para declaração de dados será no dia 31 de maio próximo. No calendário anterior, o início estava previsto para 24 de maio. No dia 31 de maio, também terá início a coleta de dados da Matrícula Inicial, compreendendo os processos de digitação e exportação. O prazo para o encerramento da coleta será no dia 31 de julho deste ano.

Já o envio dos dados preliminares ao Ministério da Educação para publicação no Diário Oficial da União passará de 18 de agosto para o dia 23 do mesmo mês.

O envio ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dos dados finais homologados do Censo Escolar da Educação Básica 2023, para o cálculo dos coeficientes de distribuição do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), passará do dia 8 de dezembro para o dia 10 do mesmo mês.

Dados finais Outra data alterada diz

respeito ao envio ao Ministério da Educação de dados finais declarados e homologados do Censo Escolar da Educação Básica 2023, que deverá ser feito agora no dia 11 de dezembro. O cronograma anterior previa esse envio no dia 8 de dezembro. A preparação dos dados finais para divulgação agora será feita no período de 11 de dezembro de 2023 a 26 janeiro de 2024.

A divulgação das Sinopses Estatísticas da Educação Básica pelo Inep será feita no dia 31 de janeiro do próximo ano.

A portaria também altera o cronograma para a coleta dos dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados na primeira etapa de coleta do Censo Escolar 2023, compreendendo a digitação e exportação de dados, que deverá ser realizada entre 1º de fevereiro e 11 de março de 2024.

Taxas de rendimento

A disponibilização das taxas de rendimento preliminares e dos relatórios por escola no módulo Situação do Aluno, para conferência, ratificação e retificação de eventuais

erros, pelos gestores municipais e estaduais será feita no dia 1º de abril do próximo ano.

A disponibilização do módulo Situação do Aluno para conferência, ratificação e retificação de eventuais erros também será aberta nessa data, com previsão de término no dia 15 de abril. No mesmo período será executada a conferência, ratificação e retificação de eventuais erros nas informações prestadas no período de coleta da Situação do Aluno 2022. A portaria altera ainda as datas para a verificação final dos dados processados após o período de conferência, ratificação e retificação de eventuais erros, no módulo Situação do Aluno, que será promovida de 16 a 30 de abril de 2024. Já a disponibilização dos relatórios por escola no módulo Situação do Aluno, contendo os dados finais de rendimento e movimento escolar, será no dia 10 de maio do próximo ano. Por fim, a divulgação dos indicadores de rendimento escolar no portal do Inep será no dia 10 de maio de 2024.

A compatibilização da vaga com os candidatos é feita através de uma análise entre o perfil do trabalhador e a vaga cadastrada pelo empregador Luciano Nascimento -Agência Brasil
TODAS AS QUARTAS-FEIRAS
Professor
Matheus Guimaraes guimaraesmatheus.andrade@gmail.com
OPORTUNIDADES DE EMPREGO Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 6 EDUCAÇÃO

Reconstrução e fortalecimento marcam Dia da Luta dos Povos Indígenas

Acriação do Ministério dos Povos Originários e a condução da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) por uma mulher marcam o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, comemorado na terça-feira (7). A data foi criada em 2008 como forma de dar visibilidade aos debates sobre pautas importantes desses povos.

Para a ministra dos Povos Originários, Sônia Guajajara, há uma crise humanitária no Brasil. Ela citou como causas as invasões de territórios, o desmatamento, o garimpo ilegal, a falta de assistência adequada em saúde e saneamento, entre outros.

"Não é mais possível convivermos com povos indígenas submetidos a toda sorte de males, como desnutrição infantil e de idosos, malária, violação de mulheres e meninas e altos índices de suicídio.

Presidente Lula, arrisco dizer, sem exagero, que muitos povos indígenas vivem verdadeira crise humanitária em nosso país e agora estou aqui para trabalharmos juntos, para acabar com a normalização deste estado inconstitucional que se agravou nestes últimos anos", disse Guajajara, a primeira indígena a ocupar um cargo de ministra, no dia de sua posse. Ela tem acompanhado as ações interministeriais que tentam conter a crise humanitária envolvendo o povo Yanomami. Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas enfrentam casos de desnutrição e doenças como malária e pneumonia, situação histórica que piorou nos últimos quatro anos.

Entrevista coletiva da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, com lideranças ao voltar da visita a Terra Indígena Yanomami, no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami. Segundo Guajajara, setores de inteligência do governo federal e o movimento indígena identifica-

ram a fuga de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, em Roraima. "Temos essa informação de que muitos garimpeiros estão saindo. Mas é bom que saiam mesmo, porque assim a gente até diminui a operação que precisa ser feita para retirar 20 mil garimpeiros, [o que] demora um tempinho", disse a ministra, em entrevista. "Importante dizer que, para que a gente consiga sair dessa situação de emergência em saúde, é preciso combater a raiz, que é o garimpo ilegal. Não é possível que 30 mil yanomami sigam convivendo com 20 mil garimpeiros dentro do seu território", destacou. Atualmente, a Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista, tem 601 yanomami, entre pacientes e seus acompanhantes. Além disso, 50 indígenas estão internados no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital da Criança Santo Antonio (HCSA), ambos em Boa Vista. Há duas equipes compostas por profissionais da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), uma em Auaris e outra no Surucucu, onde são feitos, em média, de 60 a 70 atendimentos diários.

Reconstrução

Ao tomar posse na presidência da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana prometeu reconstruir o órgão e elogiou o fato de a Funai es -

tar pela primeira vez sob o comando de indígenas. "Esse é o primeiro passo que a gente tem de dar. Reorganizar a Funai. Fortalecer, buscar orçamento", afirmou. A presidenta também citou a falta de servidores públicos e o estoque de ações judiciais acumuladas nos últimos anos como desafios para o órgão. "Todo esse caminho que percorremos até hoje para chegar aqui foi longo e muito sofrido. Muitas vidas se perderam no caminho e ainda estão se perdendo. Passamos anos

de desmonte, de sucateamento, de desvalorização dos servidores públicos", declarou Wapichana.

Ambivalência

Para o coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Maurício Terena, a data é "ambivalente" pois esses povos vivem momento significativo em relação às políticas brasileiras para a área. "Digo que ela carrega um sentimento de ambivalência porque, ao passo que estamos felizes com [as novas interlocuções para

os povos indígenas], também temos assistido a situação dos yanomami, que sofrem uma crise humanitária desde 2020. Acho importantíssimo salientar a articulação dos povos indígenas, que já vinha denunciando a invasão garimpeira dentro do Território Yanomami", afirmou. Segundo Terena, a gestão de Jair Bolsonaro promoveu "uma desestruturação dos órgãos responsáveis pelos povos indígenas". Entre os pontos destacados pelo coordenador, como sucateamento de políticas públicas, está o

enfraquecimento da Funai e a queda no orçamento destinado à área.

Sepé Tiaraju O Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas é celebrado desde 2008. A data escolhida é uma homenagem ao guarani Sepé Tiaraju, guerreiro morto em 7 de fevereiro de 1756 durante a histórica Batalha de Caiboaté, em São Gabriel (RS).

O motivo do conflito foi o Tratado de Madrid, que estabelecia novas fronteiras entre as colônias da Espanha e de Portugal e, consequentemente, determinou a evacuação da população que vivia na República Guarani, na região das Missões, abrangendo o que é hoje o oeste do Rio Grande do Sul, o Norte da Argentina e o Paraguai. Assim como Sepé, cerca de 1.500 indígenas foram mortos na batalha. Contudo, o corpo dele não foi encontrado e, assim, nasceu o mito de que o herói teria subido aos céus, tornando-se um santo.

Em 2017, o Vaticano autorizou o início do processo de canonização do guarani para se tornar, oficialmente, santo. Atualmente, a canonização está na fase de beatificação e pode demorar alguns anos para ser concluída.

Agência Brasil Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
Entrevista coletiva da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, com lideranças ao voltar da visita a Terra Indígena Yanomami, no Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami.

CLASSIFICADOS

2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios

OPORTUNIDADES

Corpo de Bombeiros do Rio atualiza edital do concurso para 800 vagas

Rio - No final de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abriu inscrições para concurso público com 800 vagas para soldados e para sargentos músicos da corporação.

O edital publicado ganhou uma nova versão. Agora, há a possibilidade de inscrição em até dois cargos distintos, desde que sejam de grupos diferentes, que terão provas objetivas aplicadas

em horários divergentes. "O Corpo de Bombeiros RJ vai ampliar seu quadro de praças, com mais 800 militares de carreira. São diversas especialidades, com oportunidades para várias áreas, que vão somar esforços às nossas metas e missões, garantindo a excelência dos serviços prestados à sociedade", afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Os interessados podem

disputar simultaneamente uma vaga do Grupo 1 e uma vaga do Grupo 2, como listado abaixo:

GRUPO 1:

QBMP 4 (Músico): clarinetista, flautista, flautinista, saxofonista, fagotista, oboísta, trompetista e trombonista;

QBMP 0 (Combatente): pedreiro, eletricista (eletrotécnico) e bombeiro hidráulico;

QBMP 2 (Condutor e operador de viaturas): CNH tipo D;

QBMP 3 (Artífice): me -

cânico (motor à diesel, motor de 2 tempos e eletricista automotivo), lanterneiro e serralheiro;

QBMP 5 (Telecomunicações): técnico em telefonia e eletrotécnico em telecomunicações;

QBMP 7 (Corneteiro): corneteiro.

GRUPO 2:

QBMP 4 (Músico): bombardinos, tubista, trompista, contrabaixista, percussionista, pianista, violinista, violista e violoncelista;

QBMP 0 (Combatente):

pintor, eletricista (predial) e carpinteiro;

QBMP 2 (Condutor e operador de viaturas): CNH tipo E;

QBMP 3 (Artífice): mecânico (motor à gasolina, refrigeração automotiva e eletromecânico), lanterneiro (pintor de automóveis) e borracheiro;

QBMP 5 (Telecomunicações): técnico em radiofonia; QBMP 8 (Marítimo): mestre-de-lancha.

As oportunidades são para homens e mulheres

de 18 a 32 anos com níveis médio e técnico. As remunerações iniciais variam de R$ 2.791,72 a R$ 5.056,46. As inscrições vão até o dia 12 de março. As provas objetivas estão previstas para o dia 30 de abril. O processo seletivo também conta com teste de aptidão física; exame de saúde; exame documental, teste de habilidades específicas e prova de títulos, nos casos previstos no edital. O edital completo e atualizado está no site do CBMERJ.

Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
1

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023

GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

PAULO SILVA

BILHETERIA NACIONAL DE 2 A 5 DE FEVEREIRO

Acoluna hoje analiza os ultimos numeros da bilheteria dos cinemas do Brasil por renda entre os dias 2 e 5 de fevereiro, a fonte é do Filme B, o maior site de informações do cinema nacional, vamos aos numeros. "O Gato de Botas 2, O Ultimo Pedido", de Joel Crawford continua na frente com uma bilheteria em mais de 5 milhoes de reais, depois de ultrapassar "Avatar: O Caminho da Água" a duas semanas, o filme se provou estável em arrecadação e manteve sua posição de liderança na bilheteria brasileira. A nova animação da DreamWorks que já levou mais de 39 milhões de fãs brasileiros ao cinema com uma dublagem maravilhosa, acumulando um total de R$ 70 milhões no país até hoje. Em 2° lugar o surpreendente documentario da banda sul coreana BTS, tambem conhecido por lá como Bangtan Boys, estourou nas bilheterias brasileiras, o filme "BTS Yet to Come in Cinemas", de OH YoonDong já faturou 4,5 milhões em bilheteria no Brasil, o filme é um recorte de um show , foi reeditado para o cinema antes da parada da banda, um hiato de dois anos para o serviço militar obrigatório, o BTS apresenta uma versão cinematográfica especial do show de 2022 em Busan, Coreia do Sul. em 3° lugar e com uma vida longeva nos cinemas nacionais está "Avatar O Caminho da Agua", o filme está em cartaz desde 15 de dezembro, mas parece que sua força ainda não chegpou ao final, o filme como noticiei esta semana pode ser o filme mais visto do Brasil neste século, batendo o filme brasileiro "Tropa de Elite". Em 4° lugar a boneca robotica assassina "M3GAN" de Gerard Johnstone. O filme de ficção cientifica e terror ganha força não só no Brasil, e os produtores já encomendaram uma sequencia, o que não é novidade pra ninguem, o filme é uma fábula atual sobre a relação de dependência e sobre o

impacto da tecnologia, em especial, nas relações humanas. Em 5° lugar "Batem à Porta", do extraordinario diretor M. Night Shyamalan, sempre com filmes de suspense sem ser apelativo o diretor, indiano naturalizado norte-americano, que já é muito connheci do pelo filme "O Sexto Sentido", tem feito de sua atuação no cinema suas reflexões de vida. Em 6° lugar fica "O Pior Vizinho do Mundo", de Marc Foster, o filme é um remake de um filme sueco de 2015, que por sua vez é baseado em um livro, onde um vizinho chato e mal humorado pertuba toda vizinhaça, mais uma vez a atuação do ator Tom Hanks, torna o filme agradavél. Em 7° lugar vem o filme de ação estrelado pór Gerard Butler e dirigido pelo frances Jean-François Richet, "Alerta Maximo", o filme tem uma semana completa e faturou mais de 700 mil reais na bilheteria nacional, tem tudo para bater um milhão esta semana. Em 8° lugar a animação dublada por Marcelo Adnet, "O Grande Mauricinho", dos animadores Toby Genkel e Florian Westerman, que conta a historia de um gato malandro e um flautista magico, ou mais ou menos isso, o filme estreiou este final de semana e já está no Top Ten. Depois de boas criticas feitas pelos jornais que cercam o Oscar o filme "Os Banshees de Inisherin", de Martin McDonagh, indicado ao Oscar em nove categorias aparece em 9° lugar. O filme se trata de reflexões de vida e principalmente de como podemos ser votateis mudando de rumo de uma hora para outra, otimo filme para ser visto e pensado. E fachando esta materia temos o filme Russo "Gemini O Planeta Sombrio", uma ficção cientifica dirigida por Serik Beiseuov e Vyacheslav Lisnevskiy, outro filme com a ação que entra no Top Ten com uma carreira longa nos cinemas do Brasil, o filme está em cartaz desde setembro. Boa diversão para todos.

Rádio MEC homenageia Almeida Prado com apresentação exclusiva ao vivo

Em tributo ao compositor e pianista Almeida Prado, que completaria 80 anos hoje, dia 8 de fevereiro, a Rádio MEC apresenta um recital com a pianista, professora e pesquisadora Ingrid Barancoski no estúdio da emissora pública, ao vivo, às 20h, hoje.

O especial celebra o legado e a obra do fundamental compositor da música de concerto brasileira do século XX. Durante a atração da emissora, a convidada interpreta composições do saudoso autor e fala um pouco sobre a biografia e a produção de Almeida Prado.

O repertório do especial contempla obras como Kinderszenen - Cena infantis (1982), com os movimentos Os peixinhos no aquário e A ciranda das bonecas; Cenas stravinskianas, com os movimentos Prólogo, Pantomima, Valsa – Pas de deux, Noturno e Galope; e Toccata da epifania, entre diversas outras composições relevantes de sua trajetória.

Além da transmissão do especial, a Rádio MEC veicula uma série de interprogramas sobre Almeida Prado em sua programação. O conteúdo temático também é apresentado pela Ingrid Barancoski, especialista na obra do artista.

Compositor Almeida Prado

Referência e expoente da música erudita nacional, José Antônio Rezende de Almeida Prado, mais conhecido no círculo da cena cultural brasileira como Almeida Prado, era compositor, pianista, regente e professor. O ilustre músico se destacava pela valorização da originalidade e liberdade estética. Considerado um dos mais prolíficos compositores brasileiros contemporâneos, Almeida Prado escreveu mais de 800 obras catalogadas. Se levar em consideração uma ópera que deixou inacabada, é possível afirmar que sua produção abrange todos os gêneros musicais.

A extensa listagem de títulos para piano solo tem destaque no trabalho de Almeida Prado com 345 obras catalogadas. O homenageado atuou como intérprete de sua música e também executou repertório pianístico tradicional. Almeida Prado tinha uma prática exuberante que aproveitava a ressonância do instrumento e os contrastes de registros extremos. A sua virtuosidade aliava gestos do piano romântico com efeitos sonoros inusitados e contemporâneos.

Pianista Ingrid Barancoski

A pianista Ingrid Barancoski tem ocupado posição de destaque no cenário da música contemporânea no Brasil.

O repertório da artista abrange todos os períodos estilísticos com especial interesse para a música contemporânea.

Em seus programas de concerto, frequentemente Ingrid Barancoski coloca lado a lado obras da música brasileira e da música universal, demonstrando contrastes, influências e paralelos de linguagem musical contemporânea.

A pianista foi responsável pela estreia mundial de mais de 40 obras, sendo várias dedicadas a ela por renomados compositores brasileiros como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio, Guilherme Bernstein e Orlando Alves.

Rádio MEC

Conhecida de norte a sul do país como A Rádio de Música Clássica do Brasil, a Rádio MEC é consagrada pelo público por sua vocação direcionada à música erudita. A tradicional estação dedica 80% de sua programação à música clássica e leva ao ar compositores brasileiros e internacionais de todos os tempos.

A Rádio MEC oferece aos ouvintes a experiência de acompanhar repertórios segmentados, composições originais e produções qualificadas. Ainda há espaço também para faixas de Jazz e música popular brasileira, combinação que garante a conquista de novos públicos e agrada a audiência cativa.

A emissora pode ser sintonizada pela frequência FM 99,3 MHz e AM 800 kHz, no Rio de Janeiro. O dial da Rádio MEC em Brasília está em FM 87,1 MHz e AM 800 kHz. O público também acompanha a programação em Belo Horizonte na frequência FM 87,1 MHz. O conteúdo ainda é veiculado no app Rádios EBC. Os ouvintes têm participação garantida e podem colaborar com sugestões para a programação da Rádio MEC. O público pode interagir pelas redes sociais e pelo WhatsApp. Para isso, basta que os interessados enviem mensagens de texto para o número (21) 99710-0537.

Serviço Rádio MEC na internet e nas redes sociais. Site: https://radios.ebc.com. br;

Instagram: https://www. instagram.com/radiomec

Spotify: https://open.spotify.com/user/radiomec;

YouTube: https://www.youtube.com/radiomec

Facebook: https://www.facebook.com/radiomec

Twitter: https://twitter. com/radiomec

WhatsApp: (21) 997100537.

Como sintonizar a Rádio MEC

Rio de Janeiro: FM 99,3 MHz e AM 800 kHz; Belo Horizonte: FM 87,1 MHz;

Brasília: FM 87,1 MHz e AM 800 kHz; Parabólica - Star One C23748,00 MHz - Serviço 3 Celular - App Rádios EBC para Android e iOS.

Foto: Guilherme-Fernandes
Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 9

LÉO ALPHA

Flamengo é eliminado do Mundial pelo Al-Hilal

Casal de jogadores de vôlei morre no terremoto na Turquia

Ovôlei da Turquia está de luto. A jogadora Betül Çoban Çakır e seu marido Bedrettin

Çakır, também jogador de vôlei, estão entre os mais de 5 mil mortos depois de um terremoto de magnitude

7,8 atingiu o país, com epicentro em Kahramanmaras, próximo à fronteira com a Síria.

Betül tinha 27 anos e defendia o Merinos Voleybol. Em uma nota de pesar, o clube lamentou a morte da jogadora e de seu marido.

Jogando no Estádio Ibn Batouta, em Tânger, no Marrocos, a equipe brasileira foi derrotada para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, por 3 a 2, e viu o

sonho de se sagrar bicampeão do mundo ser encerrado nesta terça-feira. Salem Al-Dawsari abriu o placar para os sauditas aos quatro minutos do

MUDE O RUMO DA SUA VIDA I

primeiro tempo de pênalti. Pedro descontou aos 20 minutos.

Também na penalidade, aos 54 minutos, Al-Dawsari fez o segundo.

Nossos Cursos

Luciano Vietto fez o terceiro aos 35 minutos da segunda etapa. Pedro ainda descontou nos acréscimos, mas não foi suficiente.

- É com profunda tristeza que soubemos do falecimento de Betül Çoban Çakır, que cresceu com a infraestru-

tura de nossa equipe e representou nosso clube da melhor forma por anos, inclusive nas ligas superiores, e seu marido, Bedrettin Çakır, que é jogador de vôlei. Desejamos a misericórdia de Deus para nossa atleta e seu marido, que seus lugares sejam o céu - afirmou a nota do clube. Um time inteiro de vôlei da Turquia estava em prédio que desabou por conta do terremoto. De acordo com o site Fotomac, 14 jogadoras do Hatay, que disputa as divisões inferiores do campeonato turco, moravam em um prédio que foi ao chão após o tremor.

Tenista que postou foto durante atos antidemocráticos é suspenso por doping, na cidade do México

Téc Enfermagem

Secretaria Escolar Segurança do Trabalho

Vantagens que só o aluno GHF tem

Otenista brasileiro Gilbert Klier Jr., que postou uma selfie nas redes sociais durante os atos antidemocráticos em Brasília, em janeiro, foi suspenso de forma definitiva por 12 meses após ser pego no doping. O atleta foi flagrado pelo uso da substância SARM-S 22, que auxilia na perda de gordura, durante o ATP Challenger da Cidade do México (MEX) disputado no ano passado. A decisão foi publicada no site da Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA), nesta semana. O atleta já havia sido suspenso desde junho de 2022, quando foi encontrada a substância no exame antidoping. A suspensão de um ano conta a partir desta data. A agência aceitou o argumento da defesa sobre a possibilidade de contaminação cruzada, quando um suplemento está contaminado com a substância. Porém, como há um histórico de brasileiros com essa mesma situação, a ITIA entendeu que o tenista tem responsabilidade

pelo ocorrido.

O tenista Gilbert Klier publicou uma foto dele ao lado da namorada

Victória Gonçalves na Esplanada durante atos golpistas, em janeiro, em Brasília. Após a repercus-

são, ele apagou a foto das suas redes sociais dizendo que tomou conhecimento da gravidade dos atos criminosos e pediu desculpas dizendo que não compactuava com o atentado à democracia.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 08 de fevereiro de 2023 Ano XXVI - nº 1068
Foto: James Williamson - AMA/Getty Images Foto: Repodução/Redes sociais Gabriel Barbosa após o terceiro gol do Al-Hilal contra o Flamengo, pelo Mundial de Clubes de 2023 Tenista Gilbert Klier participa de atos terroristas em Brasília
(21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita)
sua vaga no mercado de trabalho
Conquiste
Formação
Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos
especializados - Equipe pedagógica humanizada
o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS
Professores
Sabe

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.