Gazeta Rio - Edição de Quinta-feira 02 de Fevereiro de 2023

Page 1

Democracia sai fortalecida

Senado reelege Rodrigo Pacheco com placar de 49 x 32

Durante o discurso após a vitória, Pacheco afirmou que é necessário pacificação no Brasil como um todo, incluindo no Congresso.

Assim, pregou união dentro da Casa legislativa, ressaltando que o recado que o Senado dá ao Brasil é da “defesa intransigente da democracia“.

Assim, Pacheco destacou que é preciso erradicar o que chamou de “polarização tóxica”, que os interesses do Brasil estão acima de questões partidárias e que os atos criminosos contra os Três Poderes em 8 de janeiro “não podem e não vão se repetir”.

Câmara reelege Arthur Lira com votação histórica

O placar é histórico nas eleições presidenciais entre deputados federais. A negociação, que de maneira exitosa manteve Lira como o mais forte entre seus 512 colegas de Casa, ocorreu inserindo negociações mais contemplativas com Republicanos, PL, União Brasil, PT, PSD e MDB, com espaços na Mesa Diretora, e presidências de comissões, cuja lista será definida ainda este mês.

Deputados eleitos tomam posse na Alerj em meio a clima de eleição para presidente da casa

PÁGINA 9

Lula destaca

PÁGINA 2

PÁGINA 3

Governo do Rio adia em uma semana o aumento da tarifa

www.gazetario.com
GAZETA
Fundado em 1997 • Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023. Ano XXVI Nº 1064 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
RIO
“Tirem as mãos da África”, diz papa Francisco em crítica à exploração mineral do continente
“Tiro suas camadas de esmalte”, hoje e amanhã, no Largo da Carioca
atuação do STF contra o arbítrio e o retrocesso
PÁGINA 6
6
ferroviária
PÁGINA
3 3 PÁGINA PÁGINA

GAZETA RIO

Ataques golpistas não abalaram crença na democracia, diz Rosa

Planet Hemp faz show no Circo

Voador em 17 de março

"Adivinha, doutor, quem tá de volta à Lapa? Planet Hemp, ex-quadrilha da fumaça”. Parafraseando o famoso trecho da lendária banda carioca de rap-rock, o quinteto formado por Marcelo D2 (voz), BNegão (voz), Nobru Pederneiras (guitarra), Formigão (baixo) e Pedro Garcia (bateria) retorna ao bairro mais boêmio do Rio de Janeiro após mais de um

ano de ausência para um show no Circo Voador em 17/03. No repertório, canções do novo trabalho autoral, ”Jardineiros”, lançado em outubro de 2022 após 22 anos sem músicas novas. Paralelamente, hits consagrados da história do grupo, como ”Contexto”, ”Fazendo a Cabeça”, ”Legalize Já”, ”Mantenha o Respeito” e ”Queimando Tudo”.

Lula destaca atuação do STF contra o arbítrio e o retrocesso

Em discurso na abertura do Ano do Judiciário, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, destacou que os ataques de 8 de janeiro não abalaram a crença na democracia. Ela prometeu punição aos envolvidos nos atos criminosos.

“Os que a conceberam, os que a praticaram, os que a insuflaram e os que a financiaram serão responsabilizados com o rigor da lei nas diferentes esferas. Só assim, se estará a reafirmar a ordem constitucional, sempre com observância ao devido processo legal, resguardadas, a todos os envolvidos, as garantias do contraditório e da ampla", disse.

A sessão marca a reabertura do plenário da Corte, recuperado

após o vandalismo praticado no início de janeiro, quando cadeiras, quadros, armários e vidraças foram destruídos.

A cerimônia é acompanhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin; pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; pelo procurador-geral da República, Augusto Aras; e o ex-presidente

José Sarney.

Rosa Weber classificou os ataques como “golpista e ignóbil, dirigido com maior virulência contra esta Suprema Corte”, praticados por uma “turba insana, movida pela irracionalidade e ódio”. Ela acrescentou que “possuídos de ódio racional, quase patológico”, os vândalos não apresentaram apreço

pelo patrimônio público.

“[Mas] não destruíram o espírito da democracia. Não foram e jamais serão capazes de subvertê-lo porque o sentimento de respeito pela ordem democrática continua e continuará a iluminar as mentes e os corações dos juízes desta Corte Suprema”.

“As instituições físicas de um tribunal podem até ser destruídas, mas a elas sobrepaira – e se mantém incólume – a instituição do Poder Judiciário", acrescentou.

No início da sessão, foi apresentado o vídeo intitulado Democracia Inabalada, produzido pela TV Justiça, que traz cenas dos vândalos destruindo o plenário do STF e o processo de limpeza e recuperação realizado posteriormente.

Na sessão de abertura do Ano do Judiciário 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje (1º) a importância da atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) na defesa da sociedade contra o arbítrio e retrocesso.

“É nosso dever registrar o papel decisivo do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral na defesa da sociedade brasileira contra o arbítrio.

Daqui desta sala, contra a qual se voltou o mais concentrado ódio dos agressores, partiram decisões corajosas e absolutamente necessárias para enfrentar e deter o retrocesso, o negacionismo e a violência política”, disse, ao lado da presidente do STF, Rosa Weber. No discurso, o presidente afirmou que os atos golpistas de 8 de janeiro mostraram a face mais absurda da violência e do ódio e não nasceram “por geração espontânea, mas cultivados em sucessivas investidas contra o direito e a Constituição, com o objetivo de sustentar um projeto autoritário de poder”. E disse ainda que “levará essa indignação" para o resto de sua vida.

“E sei que ela me fez redobrar a disposição de defender a democracia, conquistada a duras penas pelo povo brasileiro”.

Segundo o presidente, os ataques, no entanto, não foram capazes de abalar os ministros

da Corte Suprema na missão de defender a Constituição. “Mais do que um plenário reconstruído, o que vejo aqui é o destemor de ministras e ministros na defesa de nossa Carta Magna. Vejo a disposição inabalável de trabalhar dia e noite para assegurar que não haja um milímetro de recuo em nossa democracia”, acrescentou.

Lula assegurou que, assim como nos dois mandatos anteriores, seu governo irá trabalhar em harmonia e respeito institucional com o Judiciário. “O povo brasileiro não quer conflitos entre as instituições. Não quer agressões, intimidações nem o silêncio dos poderes constituídos. O povo brasileiro quer e precisa, isso sim, de muito trabalho, dedicação e esforços dos Três Poderes no sentido de reconstruir o Brasil”, afirmou o presidente. Ele enfatizou que os “reais inimigos são outros: a fome, a desigualdade, a falta de oportunidades, o extremismo e a violência política, a destruição ambiental e a crise climática”. Antes de Lula, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que, nas última semanas, a democracia brasileira demonstrou sua importância e que permanecerá. Pacheco defendeu também punição rigorosa aos responsáveis pelos atos antidemocráticos. “Qualquer gesto que visa àa desarmonia dos Poderes afronta a democracia”.

Fundado em 1997 Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 - Ano XXVI - nº 1064 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Editor de Cultura - Caderno G: Amaury Oliveira Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Agência Brasil

fala em pacificação, independência dos Poderes e colaboração com Executivo

soluções aparentes que, na verdade, geram instabilidade institucional.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado nesta quarta-feira (1°), vencendo a disputa contra Rogério Marinho (PL-RN). Durante o discurso após a vitória, afirmou que é necessário pacificação no Brasil como um todo, incluindo no Congresso. Assim, pregou união dentro da Casa legislativa, ressaltando que o recado que o Senado dá ao Brasil é da “defesa intransigente da democracia“.

“Pacificação não significa omissão ou leniência. Não é inflamar a população com narrativas inverídicas, tampouco com

Pacificação não significa se calar diante de atos antidemocráticos”, disse.

“Pacificação é buscar cooperação, lutar pela verdade, abandonar o discurso de nós contra eles e entender que o Brasil é imenso e diverso. Mas o Brasil é um só”, acrescentou. Assim, Pacheco destacou que é preciso erradicar o que chamou de “polarização tóxica”, que os interesses do Brasil estão acima de questões partidárias e que os atos criminosos contra os Três Poderes em 8 de janeiro “não podem e não vão se repetir”.

“Brasileiros precisam voltar a se divergir civi-

lizadamente. Precisam reconhecer com absoluta sobriedade, quando derrotados, e respeitar a autoridade das instituições públicas”, observou. “Discurso de ódio, da mentira, discurso golpista que aflige e afasta a democracia deve ser desestimulado, desmentido, combatido por todos nós, sem exceções. O enfrentamento da desinformação deve ser claro, assertivo, direto”, advertiu. Além disso, o presidente reeleito defendeu a independência entre os Poderes, mas ressaltou que irá colaborar com o governo federal.

Durante o discurso, Pacheco também cumprimentou o adversário Rogério Marinho e o senador Otto Alencar.

Pacheco é reeleito presidente do Senado

Osenador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado e comandará a Casa pelos próximos dois anos, após votação ocorrida ontem (1º).

Pacheco, que contou com o apoio do PT, venceu a disputa contra Rogério Marinho (PL-RN), que contava com o apoio da bancada ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O placar terminou 49 a 32. Eram necessários 41 votos para assegurar o cargo. A votação ocorreu após a posse dos novos 27 senadores. Em discurso antes da votação, o presidente reeleito se posicionou novamente a favor da independência

entre os Três Poderes. Quanto a protestos de parlamentes ligados a Bolsonaro, Pacheco afirmou que não fez nenhum ato para classificá-lo como adversário do governo na última gestão.

Segundo Daniela Lima, âncora da CNN, logo após a proclamação do resultado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ligou para Rodrigo Pacheco para parabenizá-lo.

Pacificação, independência dos Poderes e colaboração com Executivo Durante o discurso após a vitória, Pacheco afirmou que é necessário pacificação no Brasil como um todo, incluindo no

Alerj

Congresso. Assim, pregou união dentro da Casa legislativa, ressaltando que o recado que o Senado dá ao Brasil é da “defesa intransigente da democracia“. Assim, Pacheco destacou que é preciso erradicar o que chamou de “polarização tóxica”, que os interesses do Brasil estão acima de questões partidárias e que os atos criminosos contra os Três Poderes em 8 de janeiro “não podem e não vão se repetir”. “Brasileiros precisam voltar a se divergir civilizadamente. Precisam reconhecer com absoluta sobriedade, quando derrotados, e respeitar a autoridade das instituições públicas”, observou.

meio

para

Com o placar histórico, Arthur Lira é reconduzido à presidência da Câmara

As previsões se confirmaram. Com vitória dada como certa, Arthur Lira (PP-AL) é novamente presidente da Câmara dos Deputados. Reconduzido ao cargo com o aval do Palácio do Planalto, o deputado fica no cargo no biênio 2023-2024. O pleito ocorreu no começo de ontem (1º/2) e teve mais dois candidatos ao comando da Câmara: Chico Alencar (PSol) e Marcelo Van Hattem (Novo). Lira conquistou 464 vo -

tos, contra 21 de Alencar e 19 de Marcelo. Cinco deputados votaram em branco. Quatro ausências foram registradas. Até hoje, os deputados eleitos com a maior votação para a presidência da Câmara foram Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), em 1991, e João Paulo Cunha (PT-SP), em 2003. Cada um teve 434 votos dos 513 possíveis em sua respectiva eleição. O placar é histórico nas eleições presidenciais entre deputados federais. A negociação, que de maneira exitosa manteve

Lira como o mais forte entre seus 512 colegas de Casa, ocorreu inserindo negociações mais contemplativas com Republicanos, PL, União Brasil, PT, PSD e MDB, com espaços na Mesa Diretora, e presidências de comissões, cuja lista será definida ainda este mês.

Também foram confirmados Marcos Pereira (Republicanos); Sóstenes Cavalcante (PL); Luciano Bivar (União Brasil); Maria do Rosário (PT); Júlio César (PSD); e Lucio Mosquini (MDB).

Os deputados eleitos para a 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) tomaram posse ontem (1º), em sessão no Palácio Tiradentes, antiga sede da casa.

A sessão, presidida pelo deputado Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que inicia em seu décimo mandato, foi uma mera formalidade. O assunto principal, a eleição do novo presidente da Alerj, estava nas conversas no pé do ouvido, em adesivos colados nas roupas dos deputados e até na piada do Minc, que presidiu a sessão: “Vamos proceder a votação nominal! Brincadeira…”, disse.

A votação mesmo é somente hoje (2), às 15h. Os candidatos são do mesmo partido, o PL, e ambos são secretários do governador Cláudio Castro: Rodrigo Bacellar e Jair Bittencourt. Até poucos dias atrás, a eleição de Bacellar era dada como certa. Mas, a dificuldade para acomodar na chapa e nas comis-

sões todos os pedidos dos deputados, deu origem a uma chapa alternativa. “Tem uma divergência partidária. Temos 17 deputados. Chapa adversária queria dar CCJ pra partido com 1 depurado. Casa e plural. Sou vice da Casa há 4 anos. Aqui se debate tem direita esquerda mas correção no trato e independência tem que ter. Eu, com confiança do governador, vim disputar eleição com insatisfação na composição na Alerj”, disse Bittencourt. Bacellar saiu colando adesivos em aliados, com a frase “fechados com Bacellar”. Nos últimos dias, o RJ2 apurou que Castro procurou deputados da base e cobrou fidelidade.

“Clima é o melhor possível. Tranquilidade montando a chapa pra mesa. Acho bom outra chapa se apresentar, mas não da forma que foi. Plural a casa ter conflito de ideias. Faz com que mandato de cada um cresça. Vencedor amanhã presidirá 69.

Eleição acaba amanhã sem revanchismo. Tudo pra reconstruir o Rio de Janeiro”, disse Bacellar.

A nova composição da Casa mostra um partido grande, mas dividido. O PL de Cláudio Castro e dos dois candidatos à presidência fez 17 parlamentares. É a maior bancada, fruto de um resultado impressionante nas urnas. Dos 15 mais bem votados nas urnas, 11 são do PL. Mais números da nova Alerj: renovação de 45,7% das cadeiras: são 32 novos parlamentares e 38 reeleitos; bancada feminina representa 21,4% do total de parlamentares – em 2018, eram 12 mulheres; Dani Balbi (PCdoB) é primeira transsexual a ter mandato na Assembleia; maior bancada é do PL, com 17 deputados; seguida pelo União Brasil, com 8; PT, com 7; PSD, com 6; PSOL, com 5; PP, com 4; Republicanos e Solidariedade, com 3. Os partidos com dois representantes na Alerj são PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB contam com um parlamentar cada legenda.

Pacheco
Presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados Tiago Tortella - CNN Ralfe Reis
Deputados eleitos tomam posse na
em
a clima de eleição
presidente da casa
Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 3 POLÍTICA

Aumento das tensões da Guerra na Ucrânia impacta o Brasil

Opresidente norte-americano, Joe Biden, anunciou o envio de 31 tanques de guerra para uso dos militares ucranianos no conflito contra a Rússia. O comunicado foi feito na última quinta-feira (26) na Casa Branca, dois dias depois da data que marcou 11 meses do início do embate.

Na ocasião, Biden garantiu que a medida não se trata de uma ameaça contra o presidente russo, Vladimir Putin. “O anúncio de hoje agrega no árduo trabalho e compromisso dos países, liderados pelos Estados Unidos, para ajudar a Ucrânia a defender sua soberania e território. É disso que se trata: ajudar a Ucrânia a defender e proteger o território ucraniano”, afirmou o chefe de Estado.

Com a escalada das tensões, o cenário mundial fica mais incerto, o que inclui o Brasil. “Indiretamente, o Brasil acaba também sendo afetado, porque você reduz as relações comerciais entre Brasil e Europa, você provocou uma inflação maior no mundo, o próprio mercado americano trabalhou a política monetária subindo a taxa de juros, isso afetou o preço do dólar também”, comenta o professor e economista Cesar Bergo. Acontece que o impacto no mercado brasileiro foi positivo. Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), a balança comercial do país fechou o ano de 2022 com um superávit – isto é, quando o valor das exportações supera o das importações – de US$ 61,8 bilhões. “A balança comercial brasileira foi

beneficiada porque as commodities aumentaram de preço. O Brasil é altamente exportador não só de grãos, mas também de petróleo bruto, então afetou positivamente a economia nesse sentido”, avalia Bergo. A análise do Ibre indica justamente que as restrições da oferta agrícola associadas à guerra na Ucrânia foram um fator preponderante para esse resultado, uma vez que elevaram os preços agrícolas. O assessor técnico da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Lucas Martins, alerta que, se por um lado a demanda pelos produtos agrícolas subiu, por outro, também aumentaram os custos de produção. “Desde o início dos conflitos, em fevereiro de 2022, os fertilizantes dispararam. Os produtores rurais precisam desses insumos para garantirem a produção

Preço do gás natural terá redução no Rio de Janeiro

Apartir de ontem (1º), consumidores residenciais, comerciais e industriais do Rio de Janeiro, terão redução na conta de gás natural. A concessionária Naturgy informa que o reajuste nas tarifas é decorrente da redução no cus-

to de aquisição do gás natural fornecido pela Petrobras, conforme anunciado pela estatal no dia 10 de janeiro.

Na Região Metropolitana, reajuste será de -3,26% para o segmento residencial, -3,38% para o comercial , -8,61% para postos de

GNV e de -8,38% para as indústrias.

Já para os clientes que moram no interior do estado, a variação será de -4,53% para residências, - 5,24% para o comércio, -9,26% para postos de GNV e -9,04% para indústrias.

das lavouras e o alto custo fez com que os produtores precisassem se programar muito mais em relação ao momento de compra desses insumos e de venda da safras. A safra atual de grãos, a safra 2022-23, está sendo a safra mais

cara da história. Os produtores nunca desembolsaram tanto para colocar as culturas no solo”, pondera o especialista.

Uma coisa que Bergo e Martins concordam é que a continuidade do conflito não é algo bom para

nenhuma parte envolvida, seja direta ou indiretamente. Além disso, caso as tensões não diminuam, tanto o governo quanto o setor produtivo vão precisar usar a criatividade para suavizar o impacto no mercado brasileiro.

FMI diz para ricos pagarem parcela justa de impostos

Nova York

Oaumento da pobreza e da insegurança alimentar traça um quadro sombrio para a América Latina e o Caribe em 2023, e a confiança no governo permanecerá baixa enquanto a corrupção permanecer alta e os ricos não pagarem sua parcela justa em impostos, disse o Fundo Monetário Internacional (FMI) ontem (1°).

A desaceleração do crescimento econômico da América Latina e a inflação alta podem desencadear ainda mais a agitação social já fervilhante, já que "muitas pessoas na região verão seus padrões de vida declinar este ano", escreveram autoridades do FMI em um blog, dentre elas Nigel Chalk, vice-diretor do departamento do FMI para o Hemisfério Ocidental.

"Encontrar um terreno comum para buscar reformas econômicas sensatas em um ambiente de importantes tensões sociais será uma batalha difícil".

O foco do FMI neste con-

texto é o que o setor público pode fazer para que os cidadãos comuns sintam que seu governo está trabalhando para elevar seus padrões de vida, ao mesmo tempo em que combate a corrupção, disse Chalk à Reuters, ao acrescentar: "defendemos muito uma reforma tributária progressiva na região".

"Acho muito importante que os ricos paguem o que deveriam pagar pelos impostos, e as corporações ricas também."

Ele disse que isso não significa necessariamente impostos mais altos, mas melhores maneiras de reduzir a evasão fiscal e as brechas.

O FMI disse na segunda-

-feira (31) que a taxa de crescimento econômico da América Latina e do Caribe deve desacelerar ainda mais para 1,8% este ano, depois de cair para 3,9% em 2022, de 7% em 2021, de acordo com o mais recente Panorama Econômico Mundial. O crescimento deve acelerar novamente em 2024, embora ainda lento em 2,1%.

Taxas de juros mais altas e preços de commodities em queda prejudicaram o crescimento econômico na região no ano passado e podem ser acompanhados em 2023 por uma desaceleração nos Estados Unidos e na zona do euro, principais parceiros comerciais, disse o FMI.

Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Rodrigo Campos – Reuters

Maricá apoia a 17º edição do Presente de Iemanjá

Com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Coordenadoria de Assuntos Religiosos, acontece nesta quinta-feira (02/02) a 17ª edição do Presente de Iemanjá, na Rua 90, em Cordeirinho. A homenagem, realizada por religiões de matriz africana, começa a partir das 17h30, em frente a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, na rua 25,

e percorre em cortejo até a rua 90, onde acontece a entrega. A coordenadora de Assuntos Religiosos, Danieli Machado, ressalta a importância da ação no calendário da cidade. “Essa ação é tradicional na cidade. O Presente de Iemanjá é também uma festa de celebração de todo o legado da cultura de África no Brasil”, disse Danieli. Idealizado por Loretta Yang e Wallace Lima, que

SEI: São Gonçalo conclui implantação de novo sistema de informações

OSistema Eletrônico de Informações (SEI) já está totalmente implantado na Prefeitura de São Gonçalo. O novo procedimento de trabalho, que começou a ser adotado em abril de 2022, tem objetivo de virtualizar processos e documentos, permitindo atuação simultânea entre secretarias, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades e provendo

eficiência administrativa. São Gonçalo foi um dos primeiros municípios do Estado do Rio de Janeiro a adotar o sistema, que já é utilizado pelo Governo do Estado e outras grandes cidades brasileiras. Os procedimentos foram desenvolvidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e o sistema foi cedido gratuitamente para instituições públicas. Servidores passaram por capacitações para poder

são devotos de Nossa Senhora dos Navegantes, o rito será realizado por líderes religiosos. Candomblecistas, umbandistas e simpatizantes das religiões de matrizes africanas comparecem ao local para homenagear, agradecer e fazer pedidos à Iemanjá. Essa é considerada uma das mais tradicionais festas do Orixá Iemanjá na cidade.

operar o novo sistema. A mudança dos processos do meio físico para o virtual resultará para o município uma economia anual superior a R$ 1,5 milhão com papel e toners de impressão. Outro grande ganho para a administração é o ganho na velocidade na tramitação de processos, dinâmica de trabalho, transparência e padronização de documentos do Executivo.

Conselho Regional da Firjan debate sobre a segurança pública da Baixada

Oprefeito de Duque de Caxias, Wilson Reis, participou de uma reunião do Conselho Regional da Firjan, na terça-feira, na sede do CICC-BF, o

Centro Integrado de Segurança Pública da Baixada Fluminense. Entre as pautas abordadas, destaque para a segurança pública, fator fundamental para atração de investimen-

tos nos municípios, tornando a economia mais dinâmica e mais desenvolvida, ocasionando uma melhoria da qualidade de vida da população.

Foto: Divulgação
Evento terá várias atrações, com grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu
Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 5 CIDADES DO RIO
Novo mecanismo gera economia e dá maior agilidade a processos

VOLTA AO MUNDO

Francisco em crítica à exploração mineral do continente

Opapa Francisco denunciou o “veneno da ganância” por recursos minerais, que impulsiona o conflito na República Democrática do Congo, ao iniciar uma visita oficial nesta terça-feira, dizendo que o mundo rico tinha que perceber que as pessoas eram mais preciosas do que os minerais da terra abaixo delas.

Francisco, de 86 anos, é o primeiro pontífice a visitar o Congo desde João Paulo 2º em 1985, quando o país ainda era conhecido como Zaire. Cerca de metade dos 90 milhões de habitantes do Congo são católicos.

Dezenas de milhares de pessoas aplaudiram enquanto o pontífice viajava do aeroporto para a capital Kinshasa em seu papamóvel, alguns se desgarrando da multidão para acompanhar seu comboio enquanto outros cantavam e agitavam bandeiras em uma das mais vibrantes boas-vindas de suas viagens ao exterior.

Mas o clima mudou quando o papa fez um discurso para dignitários no palácio presidencial, condenando “terríveis formas de exploração, indignas da humanidade” no Congo, onde vastas riquezas minerais alimentaram a guerra, o deslocamento e a fome.

“É uma tragédia que essas terras, e mais geralmente todo o continente africano, continuem sofrendo várias formas de exploração”, disse ele. “O veneno da ganância manchou seus diamantes com sangue”, disse ele, referindo-se especificamente ao Congo.

“Tirem as mãos da República Democrática do Congo! Tirem as mãos da África! Parem de sufocar a África: não é uma mina a ser despojada ou um

terreno a ser saqueado”, disse ele.

O Congo tem algumas das reservas mais ricas do mundo em diamantes, ouro, cobre, cobalto, estanho, tântalo e lítio, minerais que alimentam conflitos entre milícias, tropas do governo e invasores estrangeiros. A mineração também tem sido associada à exploração desumana de trabalhadores, incluindo crianças, e à degradação ambiental.

Para agravar esses problemas, o leste do Congo tem sido atormentado pela violência ligada às longas e complexas consequências do genocídio de 1994 na vizinha Ruanda.

O Congo acusa Ruanda de apoiar o grupo rebelde M23, que luta contra as tropas do governo no leste. Ruanda nega.

“Além de milícias armadas, potências estrangeiras famintas pelos minerais de nosso solo cometem, com o apoio direto e covarde de nosso vizinho Ruanda, atrocidades cruéis”, disse o presidente congolês Felix Tshisekedi, falando pouco antes do papa e dividindo o palco com ele.

Na quarta-feira, Francisco celebrará uma missa no aeroporto de Kinshasa e se encontrará com as vítimas da violência do leste, destacando ainda mais as questões que levantou em seu discurso.

“Eu queria ir para Goma, mas não podemos por causa da guerra”, disse o papa a repórteres durante seu voo, referindo-se a uma cidade no leste do Congo que ele originalmente planejava visitar antes que a parada fosse cancelada devido aos combates na região.

Francisco ficará em Kinshasa até a manhã de sexta-feira, quando voará para o Sudão do Sul, outro país que enfrenta conflitos e pobreza.

Governo do Rio adia em uma semana o aumento da tarifa ferroviária

Oaumento da tarifa dos trens de R$ 5 para R$ 7,40 será adiado por uma semana. A informação foi revelada pelo RJTV, ontem (1°). As filas para os usuários que precisam ativar o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) estão extensas e a decisão de suspender o início da nova tarifa foi do secretário estadual de transportes, Washington Reis.

O Brasil de Fato procurou a Supervia e o governo do estado para comentar a decisão. A empresa informou que ainda não foi

comunicada. Já o governo do Rio não retornou até o fechamento desta reportagem. O espaço segue aberto para o posicionamento do poder executivo.

O anúncio da tarifa social foi feito em janeiro pelo governador Claudio Castro (PL). Com a medida, o governo passará a subsidiar a diferença de R$2,40 por passagem, mantendo o valor de R$ 5 para os usuários do Bilhete Único Intermunicipal. De acordo com o governo do estado do Rio de Janeiro, o usuário que já tem o cartão com o Bilhete Único ativado

não precisará fazer nenhuma alteração. Para aqueles que usam Vale-Transporte associado à empresa, basta acionar o Recursos Humanos (RH) em seu local de trabalho. Para ter direito ao desconto da tarifa social, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre cinco e 64 anos; ganho mensal até R$ 7.507,49; e possuir um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal e vinculado ao próprio CPF. Quem trabalha sem carteira assinada ou não possui renda também tem direito ao benefício. Os usuários que não pos-

suem o cartão Riocard Mais, o mais indicado é procurar uma das lojas Riocard Mais ou o posto de atendimento nas estações Supervia, confira abaixo o horário de funcionamento:

Central do Brasil: das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira; São Cristóvão: das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira.

Maracanã: das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira; Deodoro: das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira.

Taça das Comunidades recebe inscrições

As inscrições para a primeira edição da Taça das Comunidades de São Gonçalo de Futebol Society, promovida pela Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faesg) e pela Secretaria de Esporte e Lazer, terminam na próxima segunda-feira (6).

O torneiro será realizado na categoria adulto (maiores de 18 anos). Ao todo, 32 times vão poder participar da competição e será formado um cadastro reserva para as equi-

até dia 6 de fevereiro

pes remanescentes. As inscrições podem ser feitas na sede da Faesg, que fica no Embaixadores Social Clube (Rua Maria Fonseca, nº 60 – 2º piso –Camarão); ou pela internet, no s ite da Prefeitura de São Gonçalo através do link https://forms.gle/kTtxvjGJahhATDQEA. No ato da inscrição, o técnico do time irá preencher uma ficha com as informações dos jogadores. O planejamento é que jogos comecem no dia 5 de março, em locais que ainda serão divulgados.

Papa Francisco acena após deixar o Palácio Nacional, em Kinshasa LEITOR DO GAZETA RIO GANHA 10% DE DESCONTO!
Foto: REUTERS/Luc Gnago
Phillip Pullella e Paul Lorgerie - Reuters
“Tirem as mãos da África”, diz papa
Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 6 GERAL

Olíder histórico dos Yanomami, Davi Kopenawa, começava há 40 anos uma luta contra garimpeiros que desaguaria na criação da Terra Indígena Yanomami, a maior do Brasil. A missão foi herdada por seu filho mais velho, Dário Kopenawa, que hoje enfrenta um garimpo mais destrutivo e protegido por políticos locais e nacionais.

Na conversa exclusiva com o Brasil de Fato, Dário res-

'PAREM DE MENTIR!'

ponsabilizou o governo Bolsonaro pelo genocídio de pelo menos 570 crianças indígenas. E mandou um recado a ex-autoridades bolsonaristas que minimizam a crise humanitária na tentativa de se eximirem da responsabilidade: "parem de mentir!".

A liderança também reagiu a fake news e teses difundidas por militares de que os Yanomami seriam separatistas ou manipulados por ONGs: "Vocês têm que acreditar em nós, povo Yanomami, porque nós estamos sofrendo. A gente tem representantes nas aldeias". O ex-presidente Jair

Bolsonaro chegou a chamar emergência sanitária de "farsa da esquerda". Dário defende que militares garantam a segurança na fronteira com a Venezuela. E disse ouvir de lideranças Yanomami locais que o Exército brasileiro recebe propina para fazer vista grossa à proliferação do garimpo ilegal. "O Exército tem que fazer a soberania nacional onde as drogas estão entrando, onde os garimpeiros estão entrando, onde os estrangeiros estão entrando. Isso é responsabilidade de general. Isso é papel do Ministério da Defesa",

afirmou em entrevista disponível na íntegra a seguir. Kopenawa afirmou que os militares presentes na Terra Indígena Yanomami ficam próximos a pontos de garimpo ilegal. "Eles [militares] estão vendo os garimpeiros voando, pousando... Os pelotões não coíbem e não fazem vistoria", denuncia. Em relação às primeiras ações emergenciais tomadas pelo governo federal, Dário as considera satisfatórias, mas insuficientes. Será preciso, segundo ele, manter a presença forte do Estado por mais tempo, para evitar que os garim-

peiros voltem após serem expulsos.

"O governo está se preocupando e viu a realidade quando foi em Roraima. Ele [Lula] viu as crianças na vida dele, pessoalmente. As crianças estão doentes, estão desnutridas, com malária. E isso é desumano", afirmou.

Dário fez questão de dizer que o genocídio no Brasil não atingiu apenas os indígenas. "Estou falando de 600 mil que o governo matou na pandemia. Não é só o povo da Floresta, o povo Yanomami, que tem que se defender. A sociedade brasileira também".

Hoje em meio a uma maratona de reuniões, entrevistas e viagens como porta-voz dos Yanomami, ele relembra a infância marcada pelo horror do garimpo ilegal. "Meus parentes, meus tios foram assassinados. Minhas tias morreram de epidemia. Eu cresci nesse movimento de violações do meu povo. E reconheci a luta do meu pai. Ele viajava muito na luta, gritando para autoridades brasileiras. Então eu cresci e eu aprendi. Depois, nesse meu crescimento, pensei no meu avô, na minha mãe".

Brasileiros considerados "socialmente pobres" bateu recorde em 2021

Apobreza social é um dos principais problemas enfrentados pela população brasileira e chegou no ponto mais alto em 2021, segundo levantamento Pobreza Social do Brasil, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2012.

De acordo com os dados, em 2021, 64,6 milhões de brasileiros poderiam ser considerados "socialmente pobres". O número equivale a 30,4% da população do país, um nível considerado extremamente preocupante.

Vale lembrar que o estudo utiliza uma nova medida de pobreza, anteriormente proposta pelo Banco Mundial, que combina os conceitos de pobreza absoluta e relativa em uma mesma

medida: a Linha de Pobreza Social (LPS) — que contempla a extrema pobreza e é sensível ao crescimento e a desigualdade da renda da população.

Para colher os dados, o estudo utilizou informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para saber mais sobre o levantamento acesse o link. Crescimento alarmante Os dados se mostram ainda mais preocupantes quando comparados com o ano anterior. Houve um aumento de 5,5 pontos percentuais na taxa de pobreza social — o que representa um aumento de 11,7 milhões de pessoas em situação de pobreza social no país no período de um ano. De acordo com o levantamento, entre 2020 e 2021

a pobreza aumentou nas cinco regiões do país. O aumento ocorreu no ano em que o Brasil registrou o maior número de casos e óbitos pela covid-19.

A taxa de pobreza foi maior no Nordeste (36,4%) e Norte (33,9%) em 2021, mas também teve índices altos nas outras regiões: 29% no Sudeste, 28,4% no Centro-Oeste e 24% no Sul.

A pesquisa mostra ainda a intensidade da pobreza social no Brasil. Nesta análise, o ano de 2021 também se mostrou o que mais teve aumento na intensidade da pobreza, assim como na incidência.

Para cada pessoa em situação de pobreza social faltava, aproximadamente, R$ 70,00 reais alcançar a linha da pobreza — uma função da mediana da renda do país (estado ou região).

Foto: Victor Moriyama/ISA
"O Exército tem que fazer a soberania nacional onde as drogas estão entrando, onde os garimpeiros estão entrando, onde os estrangeiros estão entrando. Isso é responsabilidade de general", diz Dário Kopenawa Murilo Pajolla
Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 7 ESPECIAL
Camilla Germano

CLASSIFICADOS

2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1

e Refrigeração.

Com atuação nos Municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Magé e Itaguaí. Fundado em 1º de maio de 1917

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente Edital, a diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro, representante dos trabalhadores das Industrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Informática, Material Elétrico e Eletrônico, Construção e Reparo Naval, Montagem de Estruturas Metálicas, Construções e Instalações Elétricas, Construções e Instalações de Telefonia, Manutenção e Conservação de Elevadores, Material Bélico, Fabricas de Ferro, Aço e seus Derivados, Construção, Reparação e Manutenção de Veículos e Refrigeração, com atuação nos Municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Magé e Itaguaí, representado por seu presidente Jesus Cardoso dos Reis Santos, em conformidade com o capitulo IV, Seção I, art. 64 do Estatuto Social convoca pelo presente edital todos os associados do Sindicato à Comparecerem na Assembleia Geral Ordinária a realizar-se na sede do Sindicato, situada na Rua Ana Neri, 152, Benfica, Rio de Janeiro, no dia 14 de fevereiro de 2023, às 18h em primeira convocação, ou às 18h30min, em segunda e última convocação, para deliberarem,por maioria simples dos presentes (art. 20, §4º do Estatuto Social) sobre o seguinte:

1) Eleição da Comissão Eleitoral que coordenará o processo das Eleições do Sindicato;

2) Assuntos Gerais

OPORTUNIDADES

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2023.

UFPB

abre 5 mil vagas para cursos gratuitos de especialização para técnicos de enfermagem

Especializações são oferecidas em parceria com o Cofen e a Funetec. Cursos acontecerão pela internet

OCentro Profissional e Tecnológico Escola

Técnica em Saúde (CPT-ETS), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou um edital com 5 mil vagas para especialização profissional de técnicos em enfermagem. As inscrições podem ser feitas entre os dias 7 e 14 de fevereiro, pela internet, por meio da plataforma Cofen Play.

Os alunos serão selecionados por ordem de inscrição e poderão optar por um dos cinco cursos de especialização técnica de nível médio ofertados pela internet:

•Cuidados ao paciente crítico adulto;

•Cuidado ao paciente crítico neonatal;

•Enfermagem em centro

cirúrgico;

•Enfermagem em urgência e emergência;

•Cuidado ao idoso na perspectiva da saúde coletiva.

A iniciativa, que é uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec), está voltada para técnicos de enfermagem que possuam registro ativo e regular nos Conselhos Regionais de Enfermagem e que têm vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde. As especializações têm carga horária de 300 horas cada uma, sendo 75 horas dedicadas à prática. A duração dos cursos pode variar entre quatro e oito meses. Fazem parte da docu-

mentação obrigatória para inscrição a certidão de quitação eleitoral, para candidatos maiores de 18 anos; prova de quitação com o serviço militar, somente para homens maiores de 18 anos; e declaração de vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde.

O resultado preliminar do processo seletivo com a lista das inscrições homologadas será divulgado no dia 1º de março.

O candidato que tiver dúvidas no acesso ao Cofen Play pode realizar contato pelo e-mail cofenplay@cofen.gov.

br ou pelo telefone (61) 3329-5800. Mais informações sobre o processo seletivo, podem ser conferidas no edital do programa e na cartilha feita pelo Cofen.

Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda
UFPB abre 5 mil vagas para cursos gratuitos de especialização para cursos de enfermagem Foto: Angélica Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro Representante dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Informática, Material Elétrico e Eletrônico, Construção e Reparo Naval, Construção Pesada, Montagem, Construções e Instalações Elétricas, Construções e Instalações de Telefonia, Manutenção e Conservação de Elevadores, Material Bélico, Siderúrgicas, Construção, Reparação e Manutenção de Veículos
Diretoria do Sindicato Sede Central Rua Ana Neri 152, Benfica, Rio de Janeiro, RJ, Cep 20911-442, telefone 3295-5050 Subsede Nova Iguaçu: Rua. Iracema Soares Pereira Junqueira, 99, lojas 16 a 18 – Centro, telefone 3540-2256 Subsede Itaguaí: Rua Nadir Antunes Ramalho, n 08, sala 05, Engenho Itaguaí. Telefone 3781-5429 www.metalurgicosrj.org.br - Email: presidenciasindimetalrio@gmail.com CNPJ 33.739.699/0001-65 – Cód Sindical 911.000.602.081.50-8

Caderno G

Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023

PAULO SILVA

NOTICIAS DO AUDIOVISUAL

IN-EDIT BRASIL

Estão abertas até o dia 17 de fevereiro as inscrições para o 15° In-Edit Brasil –Festival Internacional do Documentário Musical, que acontecerá entre os dias 14 e 25 de junho de 2023. Como em 2022, o evento ocorrerá de forma híbrida – presencial na cidade de São Paulo e online para todo o Brasil.

A mostra competitiva é destinada a longa metragens nacionais.

Além da Competição Nacional, outros dois painéis compõem o Panorama Brasileiro: a Mostra Brasil, que reúne longas e médias metragens e Curta Um Som, destinado a filmes de até 30 minutos. Com exceção dos curtas, todos os demais filmes devem ser inéditos no circuito comercial, não podendo ter sido exibidas em salas de cinema, TV aberta ou paga, comercializadas em DVD/Blu-Ray ou disponibilizadas em serviços de streaming. O filme vencedor da Competição Nacional receberá o prêmio "InEdit Brasil de Melhor Documentário Musical e será exibido no In-Edit Barcelona 2023 com a presença do diretor.

FESTIVAL ESTUDIO ESCOLA DE ANIMAÇÃO

A Biblioteca Parque

Estadual, no Centro, no Rio de Janeiro, irá sediar o Festival Estúdio Escola de Animação 10 anos neste sábado, dia 4 de fevereiro. Gratuito, o evento celebra o 10º aniversário do programa que vem transformando a vida de jovens artistas do Rio através do ensino de animação e contará com exibição de curtas produzidos pelos alunos, além de uma programação diversa. Uma iniciativa de cunho cultural, técnico, estético e social que aposta fortemente na capacidade criativa e autoral de jovens talentos. Com quatro prêmios por curtas produzidos, o programa se dedica a qualificar a empregabilidade de jovens através da linguagem da animação. Feira de artes, workshops, avaliação de portfólios com profissionais convidados do Copa Studio e Combo Studio, exibição de filmes produzidos por estúdios brasileiros e curtasmetragens produzidos pelos alunos do Estúdio Escola, além da edição especial do "Papo Reto" – com participação de Zé Brandão (Copa Studio), Marcelo Pereira (Combo Studio), Paulo Muppet (Birdo Studio), Deley

(Mandabusca), Cecília Ramos, Luiza de Souza, Silva João, Célia Catunda, Marcelo Marão e Andrés Lieban. O evento deste sábado acontece das 9h30 às 20h e tem entrada gratuita.

OS MENINOS DE GUARULHOS

Começaram esta semana as gravações da série "Mamonas Assassinas", que conta a trajetória da banda que conquistou gerações de fãs no Brasil e no exterior e teve um fim trágico e precoce em pleno auge da carreira musical. Com cenas gravadas na cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, onde o grupo nasceu e tornou-se conhecido, a coprodução entre Record TV, Sony Channel e Total Filmes é ambientada nos anos 1990. Criada por Carlos Lombardi, escrita em parceria com Carlos Amorim e dirigida por Edson Spinello, a série apresenta a vida dos cinco integrantes da banda antes da fama, as dificuldades do início da carreira, a formação do grupo e o sucesso meteórico até o fim inesperado, há quase 27 anos. Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio formaram o grupo que misturava pop rock com gêneros musicais populares, como sertanejo, pagode, heavy metal e forró. Além de divertidos, ganharam notoriedade nacional pela maneira irreverente e excêntrica na qual se apresentavam em seus shows. Mas o sucesso dos meninos de Guarulhos foi interrompido após um trágico acidente de avião matar todos que estavam a bordo em março de 1996.

O RIO DO DESEJO

Com Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo Braga, "O Rio do Desejo", com direção de Sérgio Machado, foi selecionado para a Competição Oficial Ibero-Americana de Longas-Metragens de Ficção e Documentário da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este (Cinepunta), no Uruguai. A exibição no festival está marcada para o dia 9 de fevereiro e contará com a presença do diretor. Em novembro de 2022, o longa-metragem levou o prêmio de Melhor Fotografia na 26ª edição do renomado Festival Tallinn Black Nights (PÖFF), na Estônia. O filme estreia dia 23 de março nos cinemas do Brasil e retrata uma situação complexa entre três irmãos que se apaixonam pela mesma mulher.

Por que a profissão da manicure, trabalho que garante a autonomia econômica de tantas mulheres periféricas, foi desde sempre alvo de preconceitos e menosprezo? Por que até hoje há falta de reconhecimento por parte das marcas de produtos dos quais elas são as maiores consumidoras?

Essas perguntas guiaram a pesquisa do espetáculo “Memórias de uma manicure”, que estreia dia 19 de janeiro, no Centro Cultural da Justiça Federal, na Cinelândia, com sessões de quinta a domingo, às 19h. Com texto de Cecília Ripoll e direção de René Guerra, o espetácu-

lo do grupo Bonecas Quebradas Teatro faz parte de um projeto maior sobre o universo das manicures, que propõe reflexões sobre empreendedorismo, competição e colaboração entre mulheres, padrões de beleza e machismo. Além da peça, haverá performances públicas.

O enredo do espetáculo se inspirou em uma história verídica ocorrida em 1958.

A manicure Zulmira, vítima de ameaças constantes, mata o ex-companheiro dentro de uma delegacia. A partir daí, a autora Cecília Ripoll criou a trama que acompanha duas manicures: Marlene e Carmem. Marlene trabalha em um salão, cujo dono, S. Pacheco, viaja de férias para

Mangaratiba. Ela detesta trabalhar lá, mas não tem opção. Seu único desejo é ganhar o grande prêmio dos Esmaltes Unhazita para poder criar sua própria marca de esmaltes. Na ausência do patrão, chega uma nova manicure auxiliar, Carmem. Com o passar do tempo, elas se tornam amigas e confidentes. Marlene começa a beber e volta a sonhar. O patrão não volta e é dado como desaparecido. Um certo dia, conferindo o cupom dos Esmaltes Unhazita no jornal para saber se ganhou o prêmio, depara-se com uma foto idêntica a de Carmem em um anúncio de "Procura-se". O texto diz: “Procura-se Zulmira, a manicure assassina – só mata de unhas feitas".

A recompensa é a mesma do prêmio. Ela terá, então, que decidir se entrega a colega ou não, escolhendo entre o sonhado empreendimento ou a nova vida que descobriu ser possível ao lado da amiga.

Serviço:

Memórias de uma manicure

Temporada: 19 de janeiro a 12 de fevereiro de 2023.

Centro Cultural da Justiça

Federal: Av. Rio Branco, 241Centro, Rio de Janeiro - RJ

Telefone: (21) 3261-2550

Dias e horários: de quinta a domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).

Lotação: 141 lugares

Duração: 1h20

Classificação etária: 16 anos

Venda de ingressos: pelo site Sympla e na bilheteria do centro cultural, a partir das 17h.

Ôde Casa é uma saudação à Rainha do Mar, um pedido de licença, um convite à alegria e à ludicidade!

É trilha que remete ao encontro com o mar nos dias de festa, em especial no dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá. Evoca a matriz africana e os cantos de terreiro, no ritmo de samba de roda, e será lançada justamente nesta data especial – 2 de fevereiro - em celebração à Yabá Yemanjá.

Traz referências da trilha imortal de Dorival Caymmi no samba Dois de Fevereiro, lançado pelo cantor em disco de 1957, também de Yemanjá, Rainha do Mar, de Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro, lançado por Maria Bethânia no álbum Mar de Sophia, em 2006. Um time de craques contribui para o ótimo resul-

tado melódico e rítmico de Ô de Casa.

A experiência do produtor musical Celsinho Silva, do arranjador Rogério Souza e do engenheiro de áudios Sérgio Lima Netto, do Estúdio Araras, onde a música foi gravada, mixada e masterizada. Somam-se músicos respeitáveis e importantes representantes da música brasileira. Além de Celsinho Silva nas percussões e Rogério Souza no violão 6 cordas, tem participações de Bebê Kramer, no acordeon, e dos cantores paulistas Alcides Junior, Estela Manfrinato, Mery Hellize e Saulo Ligo, em gravação feita no Estúdio Lab Sound.

Ô de Casa, segundo single do álbum Cantando Memórias, da cantora e compositora fluminense Zilá Lima, abre caminhos através das águas salgadas, após o primeiro sin-

gle Flor D’Água, em reverência à Yabá Oxum, ter iniciado essa viagem imagética pelas águas doces, em dezembro de 2022. O álbum chega inteiro em maio de 2023, com 12 músicas de autoria de Zilá,

sendo duas com parceria, e tem capa do lendário designer gráfico e ilustrador Elifas Andreato. Confira em todas as plataformas musicais, incluindo o Youtube, no formato visualizer.

“Tiro suas camadas de esmalte”, hoje e amanhã, no Largo da Carioca
“Ô de Casa” é uma saudação à Iemanjá “Rainha do Mar”
O lançamento musical será realizado pela Gravadora Kuarup
Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 GAZETA RIO 9
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

LÉO ALPHA

OMundial de Clubes da Fifa teve início ontem, quando Al Ahly (Egito) e Auckland City (Nova Zelândia) entrarem no gramado do Estádio Ibn Batouta, em Tânger (Marrocos), a partir das 16h (horário de Brasília).

Porém, as atenções da torcida brasileira se concentram no Flamengo, que volta a disputar a competição após um hiato de três anos. O atual campeão da Libertadores já teve o privilégio de conquistar o mundo em 1981, quando, capitaneado pelo craque

Zico, derrotou o Liverpool (Inglaterra) por 3 a 0. Agora o Rubro-Negro busca o único título que falta a uma vencedora geração, que conta com nomes como Arrascaeta, Gabriel Barbosa e Pedro. Para isto terá que esquecer a sua última participação na competição, quando, em 2019, venceu o Al Hilal (Arábia Saudita) por 3 a 1 na semifinal, mas caiu diante o Liverpool na grande decisão por 1 a 0. Antes de seguir para o Marrocos, o Flamengo ainda tem um compromisso pela Taça Guanabara do Campeonato Carioca, pois enfrenta o

Boavista a partir das 21h10 desta quarta. Pelo Mundial, a equipe da Gávea estreia apenas a partir das 16h da próxima terça-feira (7), contra o vencedor do confronto entre Al Hilal, campeão da Ásia, e Wydad Casablanca (Marrocos), campeão africano, mas que joga como representante do país-sede. A outra grande atração da competição é o Real Madrid (Espanha). O atual detentor do título da Liga dos Campeões retorna a uma edição de Mundial de Clubes após um hiato de quatro anos com o objetivo de ampliar sua

galeria de conquistas. Os Merengues possuem sete títulos mundiais. Assim como o Flamengo, o Real Madrid também estreia na fase semifinal, mas na próxima quarta (8) contra o vencedor do confronto entre Seattle Sounders (Estados Unidos), campeão da Concacaf, e o time que passar entre Al Ahly, segundo colocado do continente africano, e Auckland City, campeão da Liga dos Campeões da Oceania.

A final do Mundial de Clubes está programada para ser disputada no dia 11 de fevereiro.

Mundial de Clubes começa com partida entre Al Ahly e Auckland Torneio de golfe é

Após ter sido velado na Vila Belmiro, Pelé ganhará uma homenagem do Santos Futebol Clube, time ao qual dedicou os melhores momentos da sua carreira.

Produzido pela empresa Smart Fans, especialista em soluções em realidade virtual para o segmento esportivo, em breve qualquer pessoa poderá visitar a Vila sem sair de casa.

É o Tour da Vila, um ambiente virtual que permitirá os usuários a percorrer todas as estruturas físicas, o Campo Sagrado, a Sala

de Imprensa, o vestiário e o famoso Memorial das Conquistas. E para quem está curioso sobre o armário do Pelé, que reza a lenda nunca foi aberto e que alguns itens particulares do rei permanecem lá guardados, no mundo virtual ele poderá ser aberto. A empresa, que é carioca, adianta que algumas surpresas estão sendo programadas para os torcedores que fizerem o tour. Para acessar, basta ir no link e clicar sobre avançar: https://www. tourdavila.com.br/

Otorneio de golfe Blue Bay, que ocorre anualmente na China, foi cancelado pela terceira vez em quatro anos devido a "problemas relacionados à Covid-19", anunciaram os organizadores do evento nesta quarta-feira. O cancelamento do torneio ocorreu mesmo depois que a China suspendeu a maioria de suas restrições de saúde e controles de fronteira Depois disso, porém, houve um aumento nas infecções por coronavírus no país. A LPGA (Ladies Professional Golf

Association, entidade máxima do golfe feminino) indicou que o evento na ilha de Hainan, no sul da China, foi cancelado seguindo as orientações da Associação Chinesa de Golfe (ACG), que regula o esporte no país.

“Estamos ansiosos para retornar a Hainan em 2024”, disse o LPGA em um comunicado.

Fora das Olimpíadas de Inverno em Pequim, realizadas em um circuito fechado em fevereiro de 2022, a China cancelou ou adiou a maioria dos eventos esportivos internacionais nos últimos anos devido à sua estrita

política de “covid zero”, suspensa em dezembro.

O ACG disse em comunicado que o torneio de golfe agendado para ocorrer entre os dias 9 e 12 de março foi cancelado "devido à pandemia e a outras questões relacionadas, após consulta ao LPGA".

Blue Bay foi um dos sete eventos programados para a Ásia no tour LPGA de 2023, reunindo as melhores golfistas do mundo. O torneio LPGA Shanghai está agendado para 12 a 15 de outubro e foi cancelado nos últimos três anos.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2023 Ano XXVI - nº 1064
Foto: REUTERS/Ibraheem Al Omari
Armário secreto do Pelé será aberto em tour virtual feita pelo Museu do Santos
Foto: Divulgação LPGA
cancelado na China por aumento de casos de Covid-19
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.