
2 minute read
Deputados eleitos para a 13ª legislatura tomam posse hoje, na Alerj PL e PT
Gustavo Uribe, CNN
Opresidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), formou uma frente ampla para tentar garantir a sua reeleição para o comando da Casa Legislativa.
Advertisement
A chapa de Lira, definida ontem (31), inclui do PL, de Jair Bolsonaro, ao PT, de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela também contempla o PSD, o Republicanos, o MDB e o União Brasil.
Lira é o favorito na disputa à Câmara dos Deputados.
O seu único adversário é o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que não tem o apoio nem mesmo do Palácio do Planalto. A ordem na gestão federal é apoiar Lira, apesar de ele ter sido aliado de primeira hora de Bolsonaro. Lula não quer repetir o ocorrido com Dilma Rousseff em 2015. A então presidente não apoiou a candidatura de Eduardo Cunha (MDB-RJ), que deu início ao seu processo de impeachment.
Apesar dos postos de titulares de Lira terem sido definidos, os nomes dos suplente ainda não foram fechados. A escolha do presidente da Câmara dos Deputados para a nova legislatura é prevista para hoje (01).
Veja a Chapa de Lira:
Presidente: Arthur Lira (PP-AL);
Primeiro Vice-Presidente: Marcos Pereira (Republicanos-SP);
Segundo Vice-Presidente: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
Primeiro Secretário: Luciano Bivar (UNIÃO-PE);
Segundo Secretário: Maria do Rosário (PT-RS); Terceiro Secretário: Júlio César (PSD-PI); Quarto Secretário: Lúcio Mosquini (MDB-RO).
Já está tudo preparado para a cerimônia de posse, no Palácio Tiradentes, onde os deputados eleitos tomam posse hoje (01/02), às 15hs, para a 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A sessão solene acontece no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. A sessão será comandada pelo deputado Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que iniciará seu décimo mandato. A Alerj terá uma renovação de 45,7% de suas cadeiras, e essa legislatura contará com 32 novos parlamentares e 38 reeleitos.Nesta nova legislatura da Alerj, destaca-se o crescimen- to da bancada feminina, que representa 21,4% do total de parlamentares - em 2018, tinham sido eleitas 12 mulheres. O Parlamento também ganha em inclusão e diversidade, com a eleição de Dani Balbi (PCdoB), primeira transsexual a ter mandato na Assembleia; de Índia Armelau (PL), autodeclarada indígena; e de Elika Takimoto (PT), autodeclarada asiática.A maior bancada será do PL, com 17 deputados. Em sequência, vem a bancada do União Brasil, com oito parlamentares, seguida pelo PT com sete, PSD com seis e PSol com cinco. O PP contará com quatro deputados, enquanto o Republicanos e o Solidariedade terão três deputados cada um. Os partidos com dois representantes na Alerj são PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Já Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB contam com um parlamentar, cada legenda.

Eleição da Mesa Diretora Os deputados eleitos voltam a se reunir na quinta-feira (02/02), às 15h, também no Palácio Tiradentes, para a eleição da Mesa Diretora e do novo presidente da Alerj. Os eleitos terão um mandato de dois anos.
Serviço: Posse dos deputados da 13ª Legislatura. Data: 01/02/23Horário: 15hLocal: Palácio Tiradentes.