
2 minute read
escuro ou O que faz uma Mariposa sem uma Lâmpada” volta em cartaz neste mês
Em uma sensível homenagem aos trabalhadores do teatro, “No escuro ou O que faz uma mariposa sem uma lâmpada”, comédia melodramática de Jau Sant’Angelo, baseada na obra de Carlos Gorostiza, e dirigida por Jefferson Almeida, volta ao cartaz, dia 7 de fevereiro, para uma curta temporada na Sede Cia dos Atores, na Lapa, com sessões de terça a quinta, às 20h. Em cena, estão os atores Vitória Furtado e Sidcley Batista, que levam ao público, com delicadeza e humor, as paixões e as dificuldades do ofício de representar.

Advertisement

Laura é uma mulher que abandona a profissão de atriz, logo depois de se formar na Escola de Teatro, por causa de uma experiência traumática na sua estreia profissional. Ela se fecha na bilheteria do Cine Íris, onde trabalha pelos 20 anos seguintes. Um dia, Laura reencontra um ex-colega dos tempos da Escola de
Teatro que faz um convite para um novo trabalho. No calor do acontecimento, ela larga o emprego e se tranca em seu quarto por dias seguidos numa espera angustiada pelo seu retorno à cena. Na clausura do quarto, vemos Laura confundir realidade e fantasia e passear pelas personagens que formam seu universo criativo: Blanche DuBois, Nora, Fedra… A realida-
Fique De Olho
*Micheli Faria
Muitas pessoas pensam que depressão não é tratável, pensam que é frescura e que crianças e adolescentes não tem depressão, isso não é verdade.
A depressão é um transtorno médico comum e afeta negativamente a forma com que você se sente, a maneira que você age e como você pensa, mas a depressão é tratável.

Então, fique de olho diariamente nas crianças e adolescentes quando perderem o interesse em atividades que gostam e sentirem de passa a ser um peso, e ela começa a flertar com a loucura. Seu ex-marido, Bento, é aquele que tenta devolvê-la à vida real.
“O espetáculo faz uma homenagem às grandes atrizes e às grandes personagens femininas já criadas. E para esta homenagem, Jau faz surgir uma personagem tão linda quanto suas inspirações. A peça é uma declaração de amor ao tea- tro, sobretudo, à arte de representar. Daí surge a base da encenação: uma peça dentro de uma peça, o teatro como cenário e como receptáculo de um cenário, uma personagem em busca de si através de personagens”, comenta o diretor Jefferson Almeida. “Tudo é metalinguagem; usamos a peça para fazer a nossa homenagem aos trabalhadores do teatro, para mostrar como o teatro opera, como funciona a sua estrutura técnica; o nosso desejo é o de criar mágica, mostrando o truque. E, ao final, provocar, pelo menos, uma pequena reflexão sobre o trabalho por trás da mágica”, completa. Serviço No escuro ou O que faz uma Mariposa sem uma Lâmpada
Temporada: de 7 a 16 de fevereiro;
Sede Cia dos Atores: Rua Manuel Carneiro, 12, Lapa;
Telefone: (21) 2242-4176; Dias e horários: terças, quartas e quintas, às 20h;
Lotação: 58 lugares;
Duração: 1h;
Classificação: 12 anos; muita tristeza que dificilmente passa. Procure fazer com eles atividades físicas como : dançar, nadar, andar de bicicleta, fazer caminhadas, jardinagem e terem alimentação saudável com frutas e legumes.
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).
A depressão pode causar vários problemas emocionais e físicos. Então fique atento, pois as pessoas que você convive podem estar enfrentando um início de depressão.
Veja, alguns sintomas são: culpa, desânimo, irritabilidade, ansiedade, medo fadiga, insônia diminuição de atividades e tristeza.
Converse com um profissional médico caso perceba sintomas como esses em relação aos filhos. A orientação médica é ideal para indicar um melhor tratamento.
*Micheli Faria, educadora e jornalista.
