GAZETA RIO




Dia de Iemanjá no Arpoador vai reunir atrações gratuitas

PÁGINA 5
Dia de Iemanjá no Arpoador vai reunir atrações gratuitas
PÁGINA 5
A chapa de Lira, definida ontem (31), inclui do PL, de Jair Bolsonaro, ao PT, de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela também contempla o PSD, o Republicanos, o MDB e o União Brasil. Lira é o favorito na disputa à Câmara dos Deputados. O seu único adversário é o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que não tem o apoio nem mesmo do Palácio do Planalto.
PÁGINA
3
em cartaz
PÁGINA 9
Irão: Casal condenado a 10 anos de prisão por dançar na rua
PÁGINA 4
ONG aponta desmanche do combate à corrupção no governo Bolsonaro
A Transparência Internacional avalia que, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), houve um "desmanche acelerado" das instituições e dos processos de combate à corrupção no país. Segundo a ONG, ao longo dos últimos quatro anos, o Brasil enfrentou "degeneração sem precedentes de seu regime democrático".
PÁGINA 3
Centro do Rio terá incentivo para comércio ambulante
O incentivo econômico será exclusivamente para imóveis no térreo com fachada voltada para a rua.
PÁGINA 6
Carnaval 2023 em Friburgo começa
mais cedo no Estado do Rio
PÁGINA 5
Faetec abre inscrições de 23 mil vagas para cursos profissionalizantes
PÁGINA 6
PÁGINA 10
Brasil falha no combate à violência contra crianças e adolescentes
PÁGINA
“No escuro ou O que faz uma Mariposa sem uma Lâmpada” volta
De acordo com a imprensa internacional, a novidade surge no âmbito da linha de brinquedos Chelsea, conhecida como sendo a irmã mais nova da Barbie. A nova boneca apresenta uma curvatura acentuada na coluna vertebral e uma cinta lombara, para minorar os sintomas da doença, de forma a normalizar o uso do equipamento e a promover a inclusão das crianças
que sofrem com este probelma. Para dar vida a esta nova boneca, a Mattel trabalhou com o neurocirurgião e especialista em doenças complexas da coluna vertebral em crianças, Luke Macyszyn. A boneca tem 15 centímetros de altura, um vetsido cor-de-rosa, uns saptos brancos e uma cinta lombar verde.
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou, no Diário Oficial da União de ontem (31), decreto que prevê medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami. Entre as ações previstas, a serem adotadas por órgãos da administração federal, está a criação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea (Zida) sobre o espaço aéreo do território – medida que valerá enquanto vigorar a situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. Em discursos recentes, Lula já havia antecipado a decisão de adotar medidas severas de proteção ao território indígena e de combate ao garimpo ilegal em território Yanomami.
“Resolvemos tomar a decisão de parar com essa brincadeira. Não terá mais garimpo e não terá mais sobrevoo, nem abastecimento de combustíveis”, disse, ontem, o presidente durante evento no Palácio do Planalto.
Espaço aéreo
to” praticado no território. Medidas de polícia administrativa como interdição de aeronaves e de equipamentos de apoio a atividades ilícitas ficarão a cargo de agentes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e de outros “órgãos e entidades da administração pública federal”, diz o texto do decreto.
O acesso de pessoas ao território Yanomami só poderá ocorrer se previsto em ato conjunto editado pelos ministros da Saúde e dos Povos Indígenas, “com vistas à prevenção e à redução do risco de transmissão de doenças e de outros agravos”.
Ainda segundo o decreto, o Ministério da Defesa fornecerá dados de inteligência e transporte aéreo logístico para as equipes que participarão diretamente da neutralização de aeronaves e equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami.
Apresidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, enviou ao procurador-geral da República, Augusto Aras, pedido de abertura de um inquérito para investigar o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, suspeito de ter destruído documentos com teor golpista.
A Petição 10.949 faz referência a uma “possível prática de crime”
previsto no Artigo 305 do Código Penal. O artigo prevê reclusão de até seis anos, além de multa, àquele que “destruir, suprimir ou ocultar, em benefício próprio ou de outrem, ou em prejuízo alheio, documento público ou particular verdadeiro, de que não podia dispor”.
Em declarações recentes, ao comentar a minuta de golpe apreendida na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o presidente do PL disse que documentos com teor similar circulavam entre interlocutores do governo Bolsonaro, e que
ele próprio teria recebido documentos desse tipo, mas que os teria destruído.
Na petição assinada por Rosa Weber, é também requerida à PGR “a realização de diligência pela Polícia Federal, para que seja tomado depoimento do representado [Valdemar Costa Neto]”.
Esse pedido de manifestação da PGR é um procedimento comum e tem como origem uma representação apresentada pelo líder do PT no Senado, Fabiano Contarato, junto ao STF.
A zona de defesa aérea ficará a cargo do Comando da Aeronáutica, a quem caberá adotar ações necessárias para regulamentar e controlar o espaço aéreo “contra todos os tipos de tráfego aéreo suspeito de ilíci-
O decreto prevê que as autoridades federais ficarão encarregadas de efetuar as requisições de bens, servidores e serviços necessários para transporte de equipes; abastecimento de água potável; fornecimento de alimentos e vestimentas; e para a abertura ou a reabertura de postos de apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e de unidades básicas de saúde do Ministério da Saúde.
Foto: Roque de Sá/Agência Senado Pedro Peduzzi - Agência BrasilA Transparência Internacional avalia que, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), houve um "desmanche acelerado" das instituições e dos processos de combate à corrupção no país
dicação de Augusto
OBrasil está em 94º lugar no índice de percepção da corrupção elaborado pela organização não governamental (ONG) Transparência Internacional com 180 países. Desde 2012, o Brasil perdeu 5 pontos no índice, ficando com 38 pontos, mesma posição da Argentina, do Marrocos, da Etiópia e da Tanzânia. A posição é abaixo da média global (43 pontos) da regional da América Latina e Caribe (43 pontos) e do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (39 pontos).
A Transparência Internacional avalia que, durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), houve um "desmanche acelerado" das instituições e dos processos de combate à corrupção no país. Segundo a ONG, ao longo dos últimos quatro anos, o Brasil enfrentou "degeneração sem precedentes de seu regime democrático".
De acordo com o relatório elaborado pela organização, Bolsonaro desmontou o sistema que faz a responsabilização jurídica dos crimes de corrupção, minando a independência de diversas instituições públicas, como a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Federal (PF), a Controladoria Geral da União e a Receita Federal. O diretor-geral da Polícia Federal foi, segundo a análise, trocado quatro vezes durante o governo Bolsonaro. Paulo
Maiurino, que comandou a corporação de abril de 2021 a fevereiro de 2022, fez, segundo o relatório, diversas mudanças em posições-chave na instituição. Outra alteração apontada pela ONG foi a troca do superintendente em São Paulo por um nome alinhado ao então presidente Bolsonaro e do superintendente no Amazonas, que havia enviado notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o então ministro do Meio Ambiente, Ricar-
do Salles, acusado de interferir na operação que levou à maior apreensão de madeira ilegal da história do Brasil. Segundo o relatório, o desmonte proposital da governança ambiental provocou o crescimento das taxas de desmatamento e das violações de direitos humanos contra povos indígenas e comunidades tradicionais.
PGR
A Transparência Internacional considera a in-
Aras para o comando da PGR um dos pontos centrais da desarticulação do combate à corrupção e da redução do controle institucional das ações do governo. "As consequências da omissão da PGR vão muito além da corrupção, ao assistir inerte à gestão criminosa da pandemia da covid-19, que resultou na maior tragédia humanitária da história brasileira", enfatiza o documento. De acordo com o relatório, a omissão da PGR fez com que o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral exacerbassem seus papéis para conter as ameaças à democracia promovidas por Bolsonaro e seus aliados. "Sem poder contar com o titular da ação penal ou confiar no PGR Augusto Aras, ministros passaram a agir de ofício e homologar coletivamente heterodoxias que jamais referendariam, se não concebessem uma situação de risco extremo", diz o documento. Ainda conforme o relatório da Transparência
Internacional, o governo Bolsonaro promoveu o desmantelamento dos processos de controle social, reduzindo o acesso à informação, com a falta de dados governamentais e uso ilegal de sigilos.
Orçamento secreto O abuso das emendas do relator-geral à Lei Orçamentária Anual, o chamado orçamento secreto, também é apontado pela ONG como um sistema que reduziu a transparência no uso do dinheiro público. "Sob um verniz de legalidade e um teatro de institucionalidade, o Orçamento Secreto representou o maior esquema de apropriação orçamentária para fins escusos [de] que se tem registro no país", afirma o relatório. Segundo a Transparência Internacional, a partir do uso dessas emendas, foram enviados bilhões de reais "para municípios sem capacidade institucional de controle, pulverizou-se ainda mais a corrupção no país, potencializando fraudes e desvios em nível local".
Gustavo Uribe, CNN
Opresidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), formou uma frente ampla para tentar garantir a sua reeleição para o comando da Casa Legislativa.
A chapa de Lira, definida ontem (31), inclui do PL, de Jair Bolsonaro, ao PT, de Luiz Inácio Lula da Silva. Ela também contempla o PSD, o Republicanos, o MDB e o União Brasil.
Lira é o favorito na disputa à Câmara dos Deputados.
O seu único adversário é
o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que não tem o apoio nem mesmo do Palácio do Planalto. A ordem na gestão federal é apoiar Lira, apesar de ele ter sido aliado de primeira hora de Bolsonaro. Lula não quer repetir o ocorrido com Dilma Rousseff em 2015. A então presidente não apoiou a candidatura de Eduardo Cunha (MDB-RJ), que deu início ao seu processo de impeachment.
Apesar dos postos de titulares de Lira terem sido definidos, os nomes dos suplente ainda não foram fechados. A escolha
do presidente da Câmara dos Deputados para a nova legislatura é prevista para hoje (01).
Veja a Chapa de Lira:
Presidente: Arthur Lira (PP-AL);
Primeiro Vice-Presidente: Marcos Pereira (Republicanos-SP);
Segundo Vice-Presidente: Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
Primeiro Secretário: Luciano Bivar (UNIÃO-PE);
Segundo Secretário: Maria do Rosário (PT-RS); Terceiro Secretário: Júlio César (PSD-PI); Quarto Secretário: Lúcio Mosquini (MDB-RO).
Já está tudo preparado para a cerimônia de posse, no Palácio Tiradentes, onde os deputados eleitos tomam posse hoje (01/02), às 15hs, para a 13ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A sessão solene acontece no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. A sessão será comandada pelo deputado Carlos Minc (PSB), decano da Casa, que iniciará seu décimo mandato. A Alerj terá uma renovação de 45,7% de suas cadeiras, e essa legislatura contará com 32 novos parlamentares e 38 reeleitos.Nesta nova legislatura da Alerj, destaca-se o crescimen-
to da bancada feminina, que representa 21,4% do total de parlamentares - em 2018, tinham sido eleitas 12 mulheres. O Parlamento também ganha em inclusão e diversidade, com a eleição de Dani Balbi (PCdoB), primeira transsexual a ter mandato na Assembleia; de Índia Armelau (PL), autodeclarada indígena; e de Elika Takimoto (PT), autodeclarada asiática.A maior bancada será do PL, com 17 deputados. Em sequência, vem a bancada do União Brasil, com oito parlamentares, seguida pelo PT com sete, PSD com seis e PSol com cinco. O PP contará com quatro deputados, enquanto o Republicanos e o Solidariedade terão
três deputados cada um. Os partidos com dois representantes na Alerj são PSB, PROS, MDB, PDT e Podemos. Já Avante, PMN, Patriota, Agir, PSC, PTB, PCdoB contam com um parlamentar, cada legenda.
Eleição da Mesa Diretora Os deputados eleitos voltam a se reunir na quinta-feira (02/02), às 15h, também no Palácio Tiradentes, para a eleição da Mesa Diretora e do novo presidente da Alerj. Os eleitos terão um mandato de dois anos.
Serviço: Posse dos deputados da 13ª Legislatura. Data: 01/02/23Horário: 15hLocal: Palácio Tiradentes.
Presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: REUTERS/Adriano Machado Foto: Evaristo/AFP Agência BrasilArthur Lira define chapa para a sucessão com presenças de
Um tribunal iraniano condenou a 10 anos e seis meses de prisão um casal jovem que foi filmado a dançar em frente a um dos principais marcos do Teerão, a futurista Torre Azadi, o que foi encarado como um desafio contra o regime, segundo os ativistas.
Astiyazh Haghighi e o seu noivo, Amir Mohammad Ahmadi, ambos com idades à volta dos 20 anos, foram presos no início de novembro, depois de o momento em que dançavam romanticamente em frente à Torre Azadi ter ficado viral. Não só Haghighi não estava a usar um lenço na cabeça, como estava a infringir outras regras do país, como o facto de as mulheres também não estarem autorizadas a dançar em público, muito menos com um homem. Perante esta ‘ameaça,’ um tribunal revolucionário do Teerão decidiu, para além da pena para cada um, a imposição de proibições à utilização da Internet e à saída do Irão, informou a Agência de Notícias dos Ativistas dos Direitos Humanos (HRANA), sediada nos Estados Unidos da América (EUA) citada pelo jornal The Guardian.
O casal, que era popular na rede social Instagram, foi condenado por “encorajar a
corrupção e a prostituição pública”, bem como por “reunir-se com a intenção de perturbar a segurança nacional”, relatou a agência ao mencionar que as suas famílias foram privadas de contratar advogados durante o processo judicial e as tentativas de assegurar a sua libertação sob fiança foram sido rejeitadas. O vídeo do casal foi aclamado como símbolo das liberdades exigidas pelo movimento de protesto, com Ahmadi a levantar a sua parceira no ar enquanto os seus longos cabelos esvoaçavam para trás. De momento, Haghighi está na prisão de Qarchak para mulheres, fora do Teerão, cujas condições são regularmente condenadas por ativistas. As autoridades iranianas têm reprimido severamente todas as formas de dissidência desde a morte de Mahsa Amini, em setembro, após ter sido presa por alegadamente violar as regras do hijab, o que desencadeou protestos e um movimento contra o regime que resultou na detenção de, pelo menos 14 mil pessoas, de acordo com as Nações Unidas. A Torre Azadi é um dos principais ícones da capital iraniana e um lugar de enorme sensibilidade. No início dos anos 70, era conhecida como a Torre Shahyad mas, em 1979, foi renomeada com a criação da República Islâmica.
Opresidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse ontem (31), em São Paulo, que propôs que a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o governo discutam um projeto de lei para reduzir a Taxa de Longo Prazo (TJP), principalmente para as micro e pequenas empresas.
“Nós não vamos retomar a TJLP [Taxa de Juros de Longo Prazo]. O BNDES não precisa e não tem condições de receber subsídios do Tesouro, mas tem espaço para reduzir essa taxa e queremos fazer isso em conjunto com a Febraban. Tem que ser um projeto de lei. Tem que ser aprovado pelo Congresso Nacional. Então, precisa de um debate técnico cuidadoso”, defendeu.
A TLP substituiu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) e é composta pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e pela taxa de juros prefixada das Notas do Tesouro Nacional (NTN-B) vigente no momento da contratação do financiamento. Ela entrou em vigor nos contratos firmados pelo BNDES a partir de janeiro de 2018. Reindustrialização
Segundo o ministro, a reindustrialização do país é uma prioridade do governo atual, e o BNDES pode contribuir para que ela aconteça. “O BNDES ajudaria com recursos. Temos várias linhas de financiamento que já trabalham com muitas dessas empresas. Hoje já temos uma carteira muito forte na parte de energia eólica. O Brasil já está produzindo aerogeradores e outros equipamentos. O esforço agora é na fotovoltaica e solar. Queremos fazer mais e fazer especialmente para micro e pequena empresa”, disse ele. Para Mercadante, um dos caminhos para essa reindustrialização seria a economia verde. “O Brasil terá uma nova fonte de energia e pode ser um dos principais produ-
tores de hidrogênio verde do mundo. Mas nós temos que ter um carro que gere energia junto com essas fontes sustentáveis e renováveis, não só ônibus e caminhões. Essa agenda da economia verde é muito promissora para a reindustrialização do Brasil”, afirmou. O presidente do BNDES esteve hoje na sede da Febraban, acompanhado pelos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura), Simone Tebet (Planejamento) e Esther Dweck (Gestão e Inovação Pública). Durante a reunião, os ministros apresentaram aos bancos a nova agenda econômica do governo. Um dos temas discutidos foi a reforma tributária. Segundo Haddad, a reforma tributária tem encon-
trado um ambiente favorável para ser aprovada pelo Congresso Nacional. Ao falar a jornalistas, na saída da reunião, Mercadante ainda disse esperar que o BNDES possa vir a integrar a Febraban. “Por que o BNDES não participa da Febraban? Por que só a Caixa [Econômica Federal] e o Banco do Brasil [participam]? Nós queremos vir aqui debater, discutir, construir pontes. É muito importante a parceria entre o crédito privado e o setor público. E o BNDES é o grande banco de desenvolvimento econômico do Brasil. Queremos estar mais presentes na Febraban”, disse. Ao lado de Mercadante durante a entrevista, o presidente da Febraban, Isaac Sidney, não falou com jornalistas.
AIntenção de Consumo das Famílias (ICF) atingiu 91,2 pontos em janeiro, uma alta de 1,3% na comparação com o mês anterior e o maior nível desde abril de 2020, logo após o início da pandemia de covid-19. Os dados foram divulgados ontem (31) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O levantamento aponta que os consumidores com renda de até dez salários mínimos estão mais dispostos a gastar, com aumento de 1,9% na intenção de consumo em relação a dezembro e de 25,7% na variação anual. De acordo com a CNC, o otimismo reflete a ampliação do programa de transferência de renda do governo, com o pagamento mínimo de R$ 600 e incremento de R$ 150 por criança até seis anos. Por outro lado, as famílias que recebem mais de dez salários mínimos
mensais pretendem reduzir o consumo, com queda de 1% na intenção. A CNC aponta como motivos do pessimismo o aumento do preço dos serviços em geral, a perspectiva profissional e o acesso mais dificultado ao crédito.
A perspectiva de consumo foi o item que mais cresceu na comparação mensal, com alta de 2,7%, decorrente do arrefecimento da inflação. Na comparação anual, o ICF subiu 23,1% em janeiro, com destaque para a alta
de 25,1% no índice perspectiva profissional.
Renda atual
Quanto à satisfação com a renda atual, houve avanço de 2% no indicador em janeiro, em relação a dezembro. Em relação a janeiro de 2022, a alta foi de 31,8%. Entre os entrevistados, 39% afirmaram que receberam o mesmo valor do ano passado, 35% relataram melhora da renda e 25,6% disseram que a renda piorou.
A proporção de endividados em 2022 cresceu mais
no grupo de maior renda, mas a ICF se mantém otimista para essa faixa, com 107,7 pontos, uma variação anual de 15,1%. No recorte por gênero, entre as mulheres a intenção de consumo subiu 3,3% na comparação mensal e 26% na variação, ficando em 91,4 pontos, ainda na zona de insatisfação. Para os homens, o ICF ficou em 96,2 pontos, um aumento de 2,7% em relação a dezembro e de 23,1% na comparação com janeiro de 2022.
Elaine Patricia Cruz – Agência Brasil Beatriz MaioIrão: Casal condenado a 10 anos de prisão por dançar na rua
ODia de Iemanjá no Arpoador 2023, idealizado pelo músico Marcos André, de família umbandista e praticante do candomblé, vai reunir representantes de casas de umbanda e candomblé de linhagens centenárias, além de grupos de jongo, afoxé, samba e maracatu, a fim de celebrar Iemanjá no seu dia. Marcos, que atua há 27 anos em quilombos de jongo do Vale do Café e em projetos culturais em Madureira, mobilizou cerca de 120 mestres, líderes religiosos, artistas e filhos de santo, integrantes de dez grupos grandes, para o ritual na rede de comunidades tradicionais que coordena. O evento é nesta quinta-feira (02/02), das 15h às 22h, e conta com o incentivo do Programa de Fomento à Cultura Carioca (Foca), da Secretaria Municipal de Cultura. Em 1923, há exatos 100 anos, com os peixes escassos na Praia do Rio Vermelho, em Salvador, 25 pescadores resolveram levar presentes a Iemanjá, pedindo fartura e pros-
Ocarnaval de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, vai começar mais cedo neste ano. A programação será a partir do dia 16 de fevereiro e vai ser maior que das edições anteriores. Serão mais de 70 artistas contratados.
A Prefeitura ainda não divulgou os nomes que vão animar a festa. A folia ainda vai contar com quatro palcos espalhados pela cidade.
A partir das 19h do dia 16 de fevereiro, um trio elétrico vai se concentrar na frente da sede da Prefeitura, na Avenida Alberto Braune, no Centro, palco tradicional do carnaval friburguense.
peridade. O pedido foi atendido e, a partir daí, todos os anos um número crescente de barcos saem, sempre nesta data, com oferendas ao orixá de matriz africana mais cultuado do Brasil. Esse ano, a celebração chega à Praia do Arpoador, no Rio. A realização do evento começou em 2022 na Praia do Flamengo, marcando a abertura do Festival Multiplicidade, de Batman Zavareze. Este ano, já maior, em Ipanema, ele será liderado por Mestre Bangbala, 103 anos, o ogan mais antigo do país em atividade e patrono da celebração.
– Todas as oferendas são biodegradáveis. Pedimos ao público que não leve plástico, vidro ou madeira. É uma saudação à Rainha do Mar, à sua morada e às forças da natureza. Somente flores e frutas serão oferecidas – afirma Mestre Bangbala, afinado com os novos tempos da sustentabilidade.
Ao final o público será convidado para um mutirão de limpeza das areias e pedras ao redor da celebração.
Confira a programação completa:
15h: Concentração (em frente à estátua do Tom Jobim) com Tambores de Olokun, Ogan Kotoquinho, Afoxé Filhas de Ghandy e Afoxé Oré Lailai.
17h: Cortejo e Presente para Iemanjá (Pedra do Arpoador).
17h30: Roda de Candomblé com Ogan Bangbala e Pai Dário de Ossain; Roda de Umbanda com Tião Casemiro; Jongo de Pinheiral e Companhia de Aruanda; Samba de Roda, Coco e Ciranda com Companhia de Aruanda e grupo Samba Jongo.
19h30: Boas vindas com Ogan Bangbala, Tia Ira Rezadeira da Serrinha, Mestra Fatinha do Jongo de Pinheiral, Pai Dario de Ossain, Ogan Kotoquinho e Marcos André; Roda de Afoxés e Umbandas.
20h: Roda de samba com Nina Rosa, Hamilton Fofão, Marcelinho Moreira, Carlinhos 7 cordas, PH Mocidade, Nene Brown, Raymundo Jonathan e convidados.
22h: Encerramento. Das 15h às 22h: Feira Crespa.
O trio é uma parceria com uma rede de supermercados da cidade. A atração já fez parte da programação do carnaval em 2018 e reuniu 15 mil pessoas. Já a Avenida Alberto Braune vai se
transformar novamente na passarela do samba durante os dias de carnaval e vai abrigar desfiles das escolas de samba dos grupos A e especial, e dos blocos da cidade.
Este ano, além da arquibancada que foi montada no ano passado, serão instalados dois telões. Um na dispersão e outro na concentração para as pessoas acompanharem o desfile das escolas.
Concursos tradicionais
A Liga das Escolas de Samba de Nova Friburgo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, realizará os tradicionais concursos de Fantasias e Gay do Carnaval. As inscrições gratuitas e on-line estão abertas até esta sexta-feira (3).
O concurso de fantasias tem duas categorias: originalidade e luxo
Repetindo o sucesso do ano passado, o ponto de partida do Carnaval 2023 friburguense será com a eleição da Corte e o concurso de Fantasias, que acontecem no dia 12 de fevereiro, a partir das 17h, no Ginásio Helena Deccache (Ginásio do Friburguense), no bairro Olaria. A entrada é gratuita.
O Concurso Municipal de Fantasias chega à sua 52ª edição em 2023. Os maiores artistas da cidade participam da competição em duas categorias, originalidade e luxo. Já o concurso da Corte do Carnaval 2023, elegerá a Rainha do Carnaval, o Rei Momo, a primeira e segunda princesas.
O Concurso Gay do Carnaval está em sua 20ª edição e a eleição acontece no dia 20 de fevereiro, às 20h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.
Ocurso de Auxiliar Administrativo ministrado na Praça PEC, em Mesquita, está com inscrições abertas. O local, que também oferece atividades esportivas e culturais gratuitas, fica na Rua Cesário 659, em Santo Elias. Interessados em uma das vagas podem ir direto ao local, de segunda a sexta-feira, ads 9h às 17h. O foco é em alunos do próprio município que tenham a partir de 18 anos, mas há vagas disponíveis para pessoas de outras cidades
e também para quem tem a partir de 14 anos, desde que um responsável acompanhe a matrícula, autorizando-a.
Somente no ano passado, mais de 100 pessoas se formaram no curso de Auxiliar Administrativo da Praça PEC. “Aqui, nós já oferecemos outros cursos, como Inglês Básico e de Defesa do Consumidor. A intenção é criar oportunidades para os moradores da cidade, que estão em busca de uma nova carreira e profissionalização”,
declara o subsecretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Kleber Rodrigues. Para se inscrever no curso de Auxiliar Administrativo, ministrado em Mesquita , é necessário apresentar xerox dos seguintes documentos: identidade com foto, CPF, comprovante de residência. Além de uma foto 3X4. As aulas do curso de Auxiliar Administrativo começam em março, no dia 27, e acontecerão às segundas e às quartas-feiras, das 14h às 16h.
Mulheres cisgênero e transgênero, com mais de 18 anos e em situação de vulnerabilidade social podem se inscrever até a próxima sexta-feira (03/02) no projeto “ Elas da Bayer: Impulsionando mulheres para a Indústria”. A iniciativa, realizada em colaboração com a Firjan SESI e Firjan SENAI, irá oferecer 15 vagas gratuitas para o curso de operadora de produção industrial. Para participar, é preciso ter o ensino fundamental completo e ser moradora de Belford Roxo (preferencialmente), Nova Iguaçu, Mesquita ou São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
As aulas irão ocorrer presencialmente no SENAI Nova Iguaçu de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Com carga horária de 312 horas, o curso tem previsão de terminar em junho deste ano. Todas as participantes selecionadas receberão ajuda de custo para vale transporte de até R$ 10 reais por dia, por meio do Riocard, além de contar com lanche no local.
O projeto foi idealizado pelo GROW (Representação e Oportunidades Crescentes para Mulheres, na sigla em português), grupo de afinidade da Bayer, que promove ações de equidade de gênero. Ana Isabel dos Santos, Gerente Executiva de Relações Industriais e com Comunidades do Parque Industrial de Belford Roxo e uma das líderes de Inclusão e Diversidade da Bayer, explica a importância de iniciativas como essa. “A indústria é um setor em que, historicamente, prevaleceu-se a mão de obra masculina. Nos últimos anos, a participação de mulheres pouco avança, então o papel de grandes empresas para atrair e desenvolver mulheres para o setor acaba se tornando fundamental. E ficamos muito felizes de caminhar nessa direção, contribuindo para ampliar a inclusão de mulheres no setor”, afirma. Renata Ferreira de Castro participou da primei-
ra edição do programa, realizada em 2022 e que formou 24 profissionais. Ela conta que o curso proporcionou visibilidade e qualificação profissional, motivando seu desenvolvimento na carreira. “Pretendo nunca mais parar de me atualizar. O curso trouxe oportunidade para o meu desenvolvimento profissional e, com isso, conquistei um novo cargo. Logo após minha formatura, assumi a posição de operadora de produção. Portanto, esta iniciativa se torna importante não só para motivar a participação de mulheres na indústria, como oferecer conhecimentos teóricos e práticos para o aperfeiçoamento dessas profissionais”, conclui Renata.
Inscrições e documentos necessários As inscrições são realizadas presencialmente entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro, na Firjan SENAI Nova Iguaçu, das 9h às 18h. É necessário levar os seguintes documentos de identificação: cópia da cédula de identidade, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, comprovante de conta bancária e comprovante de escolaridade. Para mais informações, consulte o edital.
O processo seletivo será constituído por etapas de comprovação de documentos e entrevistas em grupo e individuais.
O resultado será divulgado no dia 10 de fevereiro na unidade Firjan SENAI Nova Iguaçu.
Serviço
Elas da Bayer: Impulsionando mulheres para a Indústria
Inscrições: até o dia 03/02/2023;
Local: Firjan SENAI Nova Iguaçu;
Endereço: Rua Gérson
Chernicard, 1319, em Nova Iguaçu, das 9h às 18h;
Documentos necessários: Cópia da cédula de identidade, cópia do CPF, cópia do comprovante de residência, comprovante de conta bancária e comprovante de escolaridade (histórico escolar, diploma, certificado ou declaração de escolaridade atualizada).
AFundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abriu 23.163 vagas para cursos gratuitos de Qualificação Profissional em todo o estado. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 06/02, exclusivamente pela página da instituição: www.faetec.rj.gov.br. São 80 unidades da rede ofertando vagas para cerca de 170 cursos profissionalizantes, entre as áreas de beleza, culinária, elétrica, idiomas, indústria, informática e outras, além de música e esporte. Do total de vagas disponíveis, 4.680 são oferecidas na modalidade de ensino à distância, em parceria com a Fundação Cecierj. Para efetuar a inscrição, o candidato deve acessar: https://bity-
li.com/Yptoux.
Entre os cursos presenciais, destacam-se: Assistente Administrativo; Operador de computador; Inglês; Excel avançado com VBA; Cabeleireiro; Espanhol básico; Manicure e Pedicure; Massagista; Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Montador e Reparador de Computadores. O edital ainda traz opções de qualificação profissional, como Auxiliar em Ciência de Dados, Desenhista Cadista, Designer de Sobrancelhas e Trancista.
Para o governador Cláudio Castro a oferta de novos cursos representa uma oportunidade para os que desejam se qualificar para o mercado de trabalho.
- Esta é uma ótima chance para todos que pretendem se qualificar em 2023, evoluir profissionalmente ou atrair novas possibilidades de renda.
São mais de 23 mil novas oportunidades de capacitação e crescimento profissional - declarou o governador.
Para o formato EaD, há algumas novidades na oferta de cursos. Estão sendo disponibilizadas vagas de Agente de Sustentabilidade e Inovação; Almoxarife; Assistente Administrativo; Assistente de Contabilidade; Assistente de Logística e Transporte; Assistente de Pessoal; Assistente Financeiro; Auxiliar em Ciência de Dados; Gestor de Segurança do Trabalho; Introdução à Matemática para Negócios; Planilhas Eletrônicas - do Básico ao Avançado e Recepcionista. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, os cursos de Qualificação Profissional da Rede Faetec abrem as portas do cidadão para o mercado de trabalho.
- O nosso trabalho só tem sentido quando vidas são melhoradas, e é isso o que estamos fazendo. Mais de 20 mil pessoas terão a chance de transformar suas vidas. É a grande oportunidade para os que buscam a sua primeira colocação no mercado de trabalho ou a sua recolocação - destacou Dr. Serginho.
A recomendação é que os interessados confiram todos os cursos ofertados no edital, bem como unidades participantes e pré-requisitos disponíveis no site. A idade mínima para concorrer a uma das vagas pode variar de 15 a 18 anos, a depender de cada curso. O processo seletivo se dá por meio de sorteio, a ser realizado no dia 07/02, já o período de matrícula dos candidatos sorteados será entre os dias 08 e 13/02. Os cursos possuem duração de 20 semanas, com início previsto para o dia 27/02.
Com o objetivo de incentivar a retomada de estabelecimentos comerciais de rua ociosos no Centro da cidade, está sendo lançado na terça-feira (31/1) um chamamento público. Serão 90 negócios beneficiados com subsídio
do Município para custos ordinários das lojas.
O incentivo econômico será exclusivamente para imóveis no térreo com fachada voltada para a rua.
A Prefeitura pagará R$ 75 por metro quadrado por até quatro anos, com limite de até 192 m².
Proprietários de imóveis na região delimitada no Anexo I do Edital de Chamamento devem manifestar interesse pelo e-mail cpl@cdurp.com.
br. O perímetro é um quadrilátero entre a Rua
Primeiro de Março, Praça Pio X, Avenida Rio bran-
co e Rua da Assembleia. O chamamento público tem prazo de duração de 45 dias. A contrapartida exigida pelo Município prevê que os negócios incentivados funcionem em horário estendido a depender da atividade e/ ou aos finais de semana.
Uma pesquisa da Ipsos, em parceria com a Fundação
José Luiz Edygio Setúbal (FJLES) e o Instituto Galo da Manhã, aponta que a maioria das pessoas entrevistadas (71,8%) defendem o diálogo como melhor forma de educar uma criança. Por outro lado, 81,6% ainda afirmam que crianças e adolescentes devem sempre obedecer aos mais velhos sem questionamentos e, quando questionados se tomariam alguma atitude ao ver uma criança sofrendo maus-tratos na rua, 45% dos entrevistados responderam que não fariam nada.
Os índices de violência contra crianças e adolescentes cresceram nos anos de pandemia, de acordo com o Relatório Luz 2022. Somente me 2021, foram registradas 119,8 mil denúncias contra esse tipo de violência no Disque 100. No entanto, análises mostram que a subnotificação da violência contra esse grupo também cresceu no mesmo período. De acordo com o Anuário de Segurança Pública, as medidas de isolamento social fizeram com que equipamentos de auxílio a esses grupos, como a escola, interrompessem suas atividades, o que impediu a identificação de casos de violência. Outro fator que contribui para a subnotificação é o local
em que os atos de violência são praticados; dados do Disque 100, canal de ouvidoria nacional, mostram que 81% dos casos registrados ocorrem dentro de casa.
Consequências para o resto da vida
O professor Lino de Macedo, do Instituto PENSI, explica que embora o processo de aprendizagem precise de muita repetição, poucas cenas de violência são suficientes para marcar a vida de uma criança de maneira negativa. “Uma pessoa medrosa não se aventura nas coisas da vida, ‘protege-se’ de forma desnecessária. Tem dificuldade em tomar iniciativas e seus projetos estão sempre
comprometidos. E o pior pode acontecer, muitas vezes, o abusado, o violentado, ao se tornar adulto tende a repetir o que fizeram com ele e torna-se também um abusador ou violentador”. Para Lino, é de extrema importância que toda a sociedade se mobilize para proteger as crianças de adultos incapazes de cuidar bem e amorosamente delas.
O papel do terceiro setor no combate à violência
Em entrevista para o Observatório do Terceiro Setor, a responsável pelo advocacy da FJLES, Márcia Woods, destaca o comprometimento da organização com a cultura de paz. “O combate à
violência e aos maus-tratos é um tema prioritário na Fundação e já é considerado um problema de saúde pública, já que a exposição precoce à violência pode prejudicar o desenvolvimento cerebral e produzir danos em outras partes do sistema nervoso. O desenvolvimento saudável das próximas gerações, considerando os aspectos físicos, psicológicos e sociais, dependem de ambientes saudáveis e seguros”.
Uma das principais ações da sociedade civil em relação ao tema é a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, um acordo entre organizações que tem como objetivo entender a violência e desenvolver estratégias
que, futuramente, podem se tornar políticas públicas de proteção e auxílio a esse público.
A Fundação José Luiz Edygio Setúbal (FJLES), entidade do terceiro setor que produz e divulga conhecimento científico sobre saúde infantil, além de promover ações que visam garantir os direitos humanos das crianças e adolescentes, é membro da Coalizão e financia as atividades com foco em advocacy.
A atuação da FJLES contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 16, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem respectivamente saúde e bem-estar e a cultura de paz.
Mais de 16,3 milhões de hectares foram queimados no Brasil entre janeiro e dezembro de 2022, conforme dados do Monitor do Fogo, divulgados na terça-feira (31) pelo MapBiomas, rede de organizações que fazem o monitoramento áreas queimadas no país. Do total, 2,8 milhões de hectares queimados foram de florestas.
A maior parte das queimadas atingiu vegetação nativa, sendo 25,9% de formações savânicas e 17,1% de florestas.
A Amazônia foi a mais
afetada no ano passado. Quase metade do total de área queimada no país estava no bioma, equivalente a 7,9 milhões de hectares. Da área total queimada no bioma, 70% ocorreram nos meses de agosto, setembro e outubro.
Em dezembro de 2022, quando não é comum ocorrerem queimadas na Amazônia, o bioma registrou a maior área queimada no país, com 234,7 mil hectares, crescimento de 101% em relação ao mês anterior. De acordo com MapBiomas, metade das queima-
das na Amazônia ocorreram em pastagens. O fogo é a forma mais rápida e barata para limpar uma área desmatada. A relação é direta, quanto maior a taxa de desmatamento, maior o uso do fogo na região, conforme o MapBiomas.
O Cerrado aparece como o segundo bioma mais impactado, perdendo apenas para a Amazônia. De toda a área queimada no país, 45% estavam no Cerrado (7,4 milhões de hectares). O montante equivale a um aumento de 18% em relação ao ano anterior.
Já o Pantanal teve a menor área queimada dos últimos quatros anos: 194 mil hectares. Em 2022, o mês com o maior regis -
tro foi setembro, com 64 mil hectares consumidos pelo fogo. A diminuição está relacionada, conforme o MapBiomas, às
chuvas que amenizaram a seca no bioma, apesar de a última cheia ter sido registrada em 2018.
Ana Clara GodoiAo todo, serão ofertadas 120 vagas para instrutor de linguagem, entre alemão, francês, espanhol, mandarim, inglês e guarani, 200 vagas para agente de desenvolvimento educacional e 350 vagas para agente de inclusão educacional, com salários variando de R$1.891,18 até R$3.611,35 dependendo
Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, abriu na segunda-feira, 30, um processo seletivo para contratação de 670 profissionais para pelo menos três cargos na área da educação. As inscrições podem ser feitas até às 17h desta sexta-feira, 03, no site https:// edu.marica.rj.gov.br.de cada profissão. Os candidatos inscritos serão avaliados por análise curricular e por prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, devendo obter no mínimo 50% de acertos para ser aprovado. Os critérios de avaliação curricular estão disponíveis no quadro de atribuição de pontos para avaliação de títulos, constantes no edital do processo.
Serão convocados para realizar a prova objetiva os candidatos aprovados até o dobro da quantidade de vagas ofertadas para o cargo. Os concorrentes que não forem chamados dentro do número de vagas, ficarão no quadro de cadastro de reserva para eventuais contratações.
Difícil entender certas notícias no Brasil atualmente, muitas fabricadas propositalmente como mentiras, outras apenas para desestabilizar o bom andamento da vida cotidiana, outros apenas para aparecer.
Esta semana surge uma noticia que ainda não se sabe realmente sobre sua veracidade uma vez que um grupo dividido estão de lados opostos a noticia. A CNN Brasil informou que parentes do caso Boate Kiss querem processar a Netflix, após o lançamento de “ Todo Dia a Mesma Noite”, série que retrata o acontecimento de forma semi documental. Um grupo formado por cerca de 40 famílias contratou a advogada Juliane Muller Korbm para representálas no caso contra a Netflix. À CNN, Juliane afirmou que as famílias se queixam da exploração comercial da tragédia pela plataforma de streaming, “que sequer teve a sensibilidade de informá-los que uma série dramática seria produzida”. No entanto, a associação de familiares de vítimas da tragédia discorda do processo, afirmou que estava ciente da produção e se sentiu representada pela série.
Todo Dia a Mesma
Noite”, baseada no livro de mesmo nome da jornalista Daniela Arbex, mistura realidade com ficção. No trailer da série, os atores reproduzem a cena de vários corpos dispostos no chão de um ginásio para reconhecimento pelos familiares. “Muitos pais não tiveram estrutura para entrar no ginásio com todos aqueles corpos e reconhecer os filhos, muitos nunca tiveram estrutura até hoje para ver as imagens dos corpos e essa cena é passada no trailer da série”, disse a advogada.
Antes da formalização de uma representação judicial, o grupo de familiares orientado pela advogada pretende dialogar com a Netflix. “O pedido para a Netflix é de algumas adequações de exposição, especialmente do trailer, e que a série não seja só explorada comercialmente.
Precisamos tratar da responsabilidade social sobre a dor desses pais. A
que custo uma plataforma de streaming pode lucrar em cima de uma tragédia como essa?”, afirmou. Ainda segundo a advogada, os familiares integrantes do grupo não solicitaram nenhum tipo de indenização à plataforma de streaming.
Um outro grupo que forma a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de SM (AVTSM) informou que não tem relação com o caso. Em nota, a Associação informou que estava ciente de que a produção estava sendo realizada com base nos personagens do livro. A advogada Juliane explica que seus clientes querem entender porque não foram ouvidos e ainda debater sobre a responsabilidade social das plataformas de streaming ao produzirem séries baseadas em acontecimentos reais.
Vale lembrar que a série sobre Jeffrey Dahmer enfrentou o mesmo tipo de problema pouco tempo depois de seu lançamento. Por outro lado a Globoplay, que tambem lançou uma miniserie documental sobre o caso não teve seu nome envolvido. Os dois produtos tem suas diferenças, um sobre as reportagens amplamente divulgada por todas as empresas de comunicação do país e fora dela, outro aproveita um fato e dramatiza, isso no meio cinematografico é conhecido como docudrama, onde partes reais da historia é interpretada port atores para melhor entendimento do publico e para sensibilizar o espectador. O filme "Cidade de Deus" de Fernando Meireles e Katia Lund, tiveram muitas criticas de moradores da comunidade retratada.
Os produtores do filme, que tambem foi inspirado em um livro homonimo de um ex morador, o escritor Paulo Lins, optaram por fazer um final bem diferente do livro. Justifica-se. Afinal é uma obra de ficção não a realidade. no caso da boate Kiss temos uma dramatização que os envolvidos não concordam. Para o bem ou para mal da obra, esperamos que ambas as partes entre em um acordo.
Em uma sensível homenagem aos trabalhadores do teatro, “No escuro ou O que faz uma mariposa sem uma lâmpada”, comédia melodramática de Jau Sant’Angelo, baseada na obra de Carlos Gorostiza, e dirigida por Jefferson Almeida, volta ao cartaz, dia 7 de fevereiro, para uma curta temporada na Sede Cia dos Atores, na Lapa, com sessões de terça a quinta, às 20h. Em cena, estão os atores Vitória Furtado e Sidcley Batista, que levam ao público, com delicadeza e humor, as paixões e as dificuldades do ofício de representar.
Laura é uma mulher que abandona a profissão de atriz, logo depois de se formar na Escola de Teatro, por causa de uma experiência traumática na sua estreia profissional. Ela se fecha na bilheteria do Cine Íris, onde trabalha pelos 20 anos seguintes. Um dia, Laura reencontra um ex-colega dos tempos da Escola de
Teatro que faz um convite para um novo trabalho. No calor do acontecimento, ela larga o emprego e se tranca em seu quarto por dias seguidos numa espera angustiada pelo seu retorno à cena. Na clausura do quarto, vemos Laura confundir realidade e fantasia e passear pelas personagens que formam seu universo criativo: Blanche DuBois, Nora, Fedra… A realida-
*Micheli Faria
Muitas pessoas pensam que depressão não é tratável, pensam que é frescura e que crianças e adolescentes não tem depressão, isso não é verdade.
A depressão é um transtorno médico comum e afeta negativamente a
forma com que você se sente, a maneira que você age e como você pensa, mas a depressão é tratável.
Então, fique de olho diariamente nas crianças e adolescentes quando perderem o interesse em atividades que gostam e sentirem
de passa a ser um peso, e ela começa a flertar com a loucura. Seu ex-marido, Bento, é aquele que tenta devolvê-la à vida real.
“O espetáculo faz uma homenagem às grandes atrizes e às grandes personagens femininas já criadas. E para esta homenagem, Jau faz surgir uma personagem tão linda quanto suas inspirações. A peça é uma declaração de amor ao tea-
tro, sobretudo, à arte de representar. Daí surge a base da encenação: uma peça dentro de uma peça, o teatro como cenário e como receptáculo de um cenário, uma personagem em busca de si através de personagens”, comenta o diretor Jefferson Almeida. “Tudo é metalinguagem; usamos a peça para fazer a nossa homenagem aos trabalhadores do teatro, para mostrar como o teatro opera, como funciona a sua estrutura técnica; o nosso desejo é o de criar mágica, mostrando o truque. E, ao final, provocar, pelo menos, uma pequena reflexão sobre o trabalho por trás da mágica”, completa. Serviço No escuro ou O que faz uma Mariposa sem uma Lâmpada
Temporada: de 7 a 16 de fevereiro;
Sede Cia dos Atores: Rua Manuel Carneiro, 12, Lapa;
Telefone: (21) 2242-4176; Dias e horários: terças, quartas e quintas, às 20h;
Lotação: 58 lugares;
Duração: 1h;
Classificação: 12 anos;
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada).
muita tristeza que dificilmente passa. Procure fazer com eles atividades físicas como : dançar, nadar, andar de bicicleta, fazer caminhadas, jardinagem e terem alimentação saudável com frutas e legumes.
A depressão pode causar vários problemas emocionais e físicos. Então fique atento, pois as pessoas que você convive podem estar enfrentando um início de depressão.
Veja, alguns sintomas
são: culpa, desânimo, irritabilidade, ansiedade, medo fadiga, insônia diminuição de atividades e tristeza.
Converse com um profissional médico caso perceba sintomas como esses em relação aos filhos. A orientação médica é ideal para indicar um melhor tratamento.
*Micheli Faria, educadora e jornalista.
“NoFoto:
Victor Parrini
Uma nova Copa do Mundo da Fifa pode desembarcar no Brasil nos próximos anos.
Ontem (31), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Prefeitura do Rio de Janeiro manifestaram o interesse de organizar a 10ª edição do mundial feminino, em 2027.
Cobiçado pelo Barcelona, o lateral-direito Wesley, de 19 anos, ficará no Flamengo. A diretoria rubro-negra recusou proposta de empréstimo dos catalães, que pagariam 1 milhão de euros (R$ 5,3 milhões) pela transação. A proposta dos europeus incluía opção de compra de 15 milhões de euros
(mais de R$ 80 milhões). Determinado a ter três jogadores por posição e agradado com o que viu nos treinos de Wesley, Vítor Pereira entrou na jogada e participou da recusa à oferta catalã. Os empresários do jogador, Marcos Marinho e Sávio, este ídolo do Flamengo também foram procurados por outros clubes nessa janela. Com o fechamento nesta segunda-feira, uma possível saída só volta a ser discutida no meio do ano.
Monitorado pelo Barça Sem lateral-direito, o Barcelona mapeou toda a temporada de 2022 de Wesley no sub-20. Atualmente, o volante Sergi Roberto e os zagueiros Araújo e Koundé têm sido improvisados no setor. O atleta rubro-negro treinaria tanto no Barça A quanto no Barça B. Os representantes do lateral estiveram no Rio de Janeiro na última semana para negociar diretamente com o comando do futebol
rubro-negro. Wesley renovou contrato com o Flamengo na última semana. O vínculo anterior era válido até dezembro de 2023, o novo expira somente no fim de 2025.
Seu primeiro jogo com a equipe profissional foi disputado em 9 de dezembro de 2021, na última rodada do Brasileirão. Participou dos 90 minutos da derrota por 2 a 0 para o Atlético-GO. Apesar do revés, o jovem chamou atenção na partida.
Por ora, a realização da Copa do Mundo feminina no país é mera especulação, pois faz parte de um estudo apresentado nesta terça-feira pela Rio Convention & Visitors Bureau, empresa que realiza negócios e busca atrair eventos para a capital fluminense. Caso a ideia amadureça, a entidade máxima do futebol brasileiro precisa formalizar o pedido à Fifa ainda
neste primeiro semestre de 2023. Além do Brasil, outros países sinalizaram o interesse em sediar a principal competição da modalidade. Em outubro de 2022, Alemanha, Bélgica e Holanda oficializaram a candidatura conjunta para abrigar a disputa. Com tempo hábil para novas candidaturas, a Fifa deve anunciar a próxima casa da Copa do Mundo feminina até a metade de 2024. O Mundial da Fifa é apenas um dos 73 eventos mapeados esportivos mapeados pela empresa e pela Prefeitura dos Rio de Janeiro para os próximos 10 anos na cidade. Também estão no radar torneios internacionais de atletismo, vôlei, futsal, futebol de areia, basquete e outras modalidades.
I
Nossos Cursos Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA
Téc Enfermagem
Secretaria Escolar Segurança do
OVasco chegou a um acordo com o Atlético Tucumán para a contratação do zagueiro Manuel Capasso. O jogador de 26 anos já se despediu dos colegas de Atlético Tucumán e é aguardado no Rio de Janeiro nesta semana para exames. A informação do acerto
foi publicada antes pelo "Lance!". O ge apurou que o contrato será de três anos com possibilidade de renovação por mais um. Os valores não foram confirmados, mas gira em torno de 1 milhão de dólares por 50% dos direitos econômicos de Capasso. O Vasco encontrou dificuldades na negociação por conta de exigências do Atlético Tucumán, mas venceu a disputa. Capasso chegou ao clube
argentino na temporada passada e teve boa participação, atuando em 30 dos 43 jogos da equipe, que ficou em quinto lugar na liga nacional. Contratar um zagueiro que atue pela direita voltou a ser prioridade no Vasco no início da temporada. O clube já contratou 10 reforços e ainda enxerga outras necessidades, como um volante, um meia ofensivo e um atacante de lado.
R$ 5 milhões, o acordo seria válido por um ano, com opção de compra no valor de 15 milhões de euros