Brasil 3




com
perde e
fraude e desvio na compra de remédios para yanomamis PÁGINA 6 PÁGINA 8




PÁGINA 4 PÁGINA 6 PÁGINA 8
a PÁGINA 5 PÁGINA 7
MPF Encontro entre Biden e Macron marca reforço na aliança contra a Rússia PÁGINA 2

Brasil 3
com
perde e
fraude e desvio na compra de remédios para yanomamis PÁGINA 6 PÁGINA 8
PÁGINA 4 PÁGINA 6 PÁGINA 8
a PÁGINA 5 PÁGINA 7
MPF Encontro entre Biden e Macron marca reforço na aliança contra a Rússia PÁGINA 2
Rio de Janeiro, 03, 04 e 05 de dezembro de 2022 - Ano XXV - nº 1021
O Twitter suspendeu na sexta-feira (2/12) a conta de Kanye West, depois que o rapper americano publicou uma imagem que mostra uma suásti ca entrelaçada com uma estrela de David e que expressou admiração por Adolf Hitler."Apenas esclarecen do que a conta está sendo suspensa por incitação à violência", afirmou o proprietário da rede social, Elon
Musk, em uma resposta ao tuíte de West, cada vez mais isolado por suas declarações antissemitas e por ex pressar admiração a Hitler. Durante uma participação no programa In fowars, apresentado por Alex Jones, famoso teórico da conspiração, o rapper americano, agora conhecido como Ye, fez as declarações antis semitas.
Presidente eleito deu declarações no CCBB em Brasília, onde atua equipe de transição
Na próxima terça-feira, 6 de dezembro, o Prê mio VOL vai anunciar as melhores práticas de gestão de progra mas de voluntariado de organiza ções não governamentais, empre sas, programas de voluntariado universitário, práticas de volunta riado individuais e/ou coletivas e jornalistas que produziram maté rias sobre o tema.
Um prêmio nacional, que está na sua segunda edição, busca incen tivar a melhoria das práticas de gestão para o voluntariado e já é uma referência para o terceiro se tor brasileiro e ibero-americano. O evento acontecerá no Teatro da Cidade das Artes Bibi Ferreira, a partir das 19h. Para assistir basta se cadastrar gratuitamente no link: vol.org.br.
O Prêmio VOL conta com Enzo Ce lulari como embaixador, a passis
A premiação é dividida em cinco categorias, sendo: Melhor Prática de Voluntariado em Organizações, Melhor Prática de Voluntariado Individual/coletiva, Melhor Práti ca de Voluntariado em Empresas e as melhores Reportagens sobre Voluntariado em Rádio, TV e Mídia ON-line e Impressa.
SOBRE O VOL Com a missão de apoiar, reconhe cer e valorizar a causa voluntária, o VOL existe com o objetivo de potencializar e gerar soluções in teligentes, que contribuem para a causa voluntária no Brasil e na América latina, por meio de solu ções tecnológicas, voltadas exclu
sivamente para o voluntariado. Para conhecer mais, acesse: vol. org.br.
SOBRE
É um conjunto de iniciativas sociais que tem como propósito estrutu rar e fortalecer as relações entre organizações, marcas e seus públi cos de interesse, por meio de cau sas sociais. Saiba mais pelo link: dadivar.com.br.
Serviço
O Prêmio VOL ocorre no próximo dia 6, no Teatro da Cidade das Artes Bibi Ferreira (Avenida das Américas 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro), a partir das 19h. Para assistir basta se cadastrar gratuitamente no link: vol. org.br.
Apoio: Instituto Credicitrus, Instituto Ban corbrás, Secretaria da Juventude da Cidade do Rio de Janeiro e Azul Linhas Aéreas
Presidente eleito Lula concede entrevista coletiva em Brasília
Brasília - O presidente eleito Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira (2) que a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) não será ministra do fu turo governo e que só anuncia rá a equipe após ser diplomado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lula deu as declarações ao con ceder uma entrevista coletiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde funcio na o gabinete de transição de governo. Atual presidente do PT, Gleisi acompanhou a entrevista de Lula.
"Eu tive uma discussão com a companheira Gleisi e disse para a companheira Gleisi que, pri meiro, o PT é um partido muito grande, o PT é um partido muito importante e o PT é um partido majoritário na montagem da go vernança dentro do Congresso Nacional", afirmou Lula.
"É muito importante manter o PT se organizando, manter o PT se fortalecendo e tem outras pes soas que podem representá-la dignamente no governo, a come
çar pelo presidente da República.
Então, o fato de eu ter dito para a Gleisi que ela não será ministra é o reconhecimento do papel que a Gleisi tem na organização política do PT no Brasil", acrescentou.
Ainda na entrevista, Lula infor mou que só anunciará os minis tros após a diplomação no TSE, marcada para 12 de dezembro.
Antes de se dirigir ao CCBB, Lula recebeu aliados no hotel onde está hospedado em Brasília e se reuniu com o ex-presidente José Sarney (MDB).
Durante a entrevista, Lula rea firmou ter compromisso com o crescimento econômico do país, com a retomada do emprego.
Segundo o presidente eleito, o trabalho que a equipe de tran sição tem feito é "minucioso". Ao todo, a equipe de transição, coordenada pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), foi dividida em 31 grupos técnicos. E os relatórios preliminares come çaram a ser apresentados nesta semana.
Ogeneral da reserva, vice -presidente e senador elei to pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão, disse na quin ta-feira (1/12) que as manifesta ções que defendem uma inter venção militar contra o resultado das eleições são legítimas. Ao mesmo tempo, ele acha que as consequências de uma ação para impedir a posse de Lula em 1º de janeiro seriam “terríveis”.
A entrevista foi feita pelo jornal "Gazeta do Sul", por telefone. Para ele, Lula não poderia ter concorrido. “O principal vício ocorreu quando a Suprema Cor te simplesmente anulou todos os processos aos quais o ex-presi dente Lula foi submetido, julga do e condenado. É algo que, na minha visão, foi uma manobra ju rídica que permitiu que o ex-pre sidente voltasse ao jogo”, disse Mourão.
Mas, segundo o vice-presiden te, uma vez que Lula concorreu e venceu, não é possível alterar o cenário. Uma intervenção “re dundaria em sanções contra o nosso país” e traria efeitos eco
nômicos perversos, afirmou. O senador eleito pelo Rio Gran de do Sul questionou o resultado das eleições, acusando “falta de transparência” e reivindicando o voto impresso. Ele disse ainda que a diferença pequena de vo tos coloca Bolsonaro na posição de líder da oposição, e como um dos favoritos em 2026.
Sobre a transição presidencial, Mourão disse que o atual pre sidente “não irá passar a faixa e também não irá renunciar”. Se gundo ele, a passagem de faixa é meramente simbólica e a recusa de Bolsonaro não afeta a transi ção de fato.
Ele negou que exista uma politi zação das Forças Armadas e dis se que estará junto, no Senado, daqueles que querem alterar a relação entre os três poderes da República, comentando os atri tos com a Suprema Corte. Entre as medidas para estabelecer “li mites dos poderes” do STF, Mou rão citou até mesmo “produzir o impeachment de algum desses ministros”.
eleito Luiz Iná cio Lula da Sil va disse ontem (2) que o minis tro responsável pela econo mia terá a autonomia neces sária, mas é preciso lembrar que ele foi o eleito e que o governo tomará decisões que beneficiem os mais ne cessitados.
“As pessoas têm que saber que ganhei essas eleições para governar para as pes soas mais humildes desse país”, disse Lula na primei ra entrevista coletiva que concedeu na sede do gover no de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, desde que foi eleito. Em virtude disso, o presidente afirmou que as maiores decisões na área econômica terão sempre
sua participação. Uma das medidas destaca das por Lula na área eco nômica como inegociável é o aumento real do salário mínimo atrelado ao cresci mento do Produto Interno Bruto (PIB), política que já vigorou nos governos petis tas anteriores. “Não adianta o PIB crescer 10% e o povo não participar disso”, disse o presidente eleito.
Ministros Lula já disse estar com “80% do ministérios na cabeça”, mas que só anunciará no mes após ser diplomado como presidente, em so lenidade marcada para 12 de dezembro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele confirmou contudo que a Esplanada deverá voltar a ter mais de 30 ministérios.
“A base do meu ministério será a base que eu tinha no meu segundo manda to, acrescido do Ministé rio dos Povos Originários”, disse Lula. “A gente precisa dar um sinal de respeito à população indígena que vive no nosso país”, disse.
Outra mudança definida pela equipe de transição é voltar a dividir a pasta de Economia em duas, retor nando os ministérios da Fa zenda e do Planejamento. Outra confirmação feita por Lula foi a de que a presiden te do PT, Gleisi Hoffmann, não será ministra. Durante a coletiva de imprensa, ela esteve a todo momento ao lado do presidente eleito. Lula disse que a decisão é um reconhecimento pelo trabalho que ela vem de sempenhando na lideran
ça da sigla. “Ser presidente desse partido hoje é tão ou mais importante do que ser ministra”, disse.
Lula disse também que ain da deverá conversar com partidos menores e repre sentantes de setores da so ciedade que apoiaram sua eleição antes de anunciar o gabinete ministerial.
PEC da Transição O presidente eleito mos trou-se confiante na aprova ção da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada ao Congresso na segunda -feira (28) para modificar o orçamento. O texto propõe, por exemplo, a retirada do teto de gastos do benefício de R$ 600 do programa Au xílio Brasil, que deverá vol tar a se chamar Bolsa Famí lia. “O que me interessa é
a PEC que nós mandamos e já foi conversada com vá rias lideranças, com os pre sidentes do Senado e da Câmara”, disse Lula ao ser questionado sobre o que poderia ser concedido pela aprovação do texto atual.
“Se precisar negociar, nós sabemos fazer acordo”.
Lula negou que esteja sendo incluído no texto a previsão de liberação de emendas do chamado “or çamento secreto”, rubri cas individuais inseridas no Orçamento por parla mentares, mas que não trazem a identificação de quem foi o autor da proje to que resultou nos gastos. O presidente eleito disse ser a favor de emendas parlamentares, desde que tenha transparência e es tejam de acordo com as
diretrizes orçamentárias e as conveniências políticas do governo. “Do jeito que está não pode ficar, acho que todo mundo está con vencido disso”, afirmou.
O presidente eleito também buscou tranquilizar os be neficiários do atual Auxílio Brasil, após o governo de transição identificar a inclu são atípica de milhões de beneficiários no programa a dois meses da eleição. Ele confirmou que uma revi são será necessária. “Quem realmente necessita pode fi car tranquilo”, disse. “Se ti ver uma bomba armada nos somos especialistas em de sarmar bomba, não vamos deixar bomba explodir”. Após a coletiva, Lula seguiu para São Paulo, de onde as sistiu à derrota do Brasil na Copa do Mundo.
Lula ainda se referiu indiretamente a Bolsonaro, afirmando que em seu governo haverá "cidadãos livres, sem medos de milicianos e sem medo de ataques"
Opresidente eleito
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (2/12) que “a situação do Brasil não é das melhores”. A declaração ocorreu du rante coletiva de impren sa no Centro Cultural Ban co do Brasil (CCBB), em Brasília, onde funciona o gabinete de transição do novo governo. “Vocês perceberam que eu não tenho falado com a imprensa. Estou esperando a transição terminar para conversar e dizer a vocês como encontramos o país, as finanças, os ministérios. É um trabalho muito minucio so que está sendo feito por
gente muito responsável, e estou convencido que a si tuação do Brasil não é das melhores”, apontou.
Crescimento
Lula disse ainda que, a de pender da gestão deixada pelo presidente Jair Bolso naro (PL), o país não terá grande crescimento no pró ximo ano. Ele ainda se refe riu indiretamente a Bolso naro, afirmando que em seu governo a população viverá como “cidadãos livres, sem medos de milicianos e sem medo de ataques”. O petista também reforçou o compro misso de gerar empregos e segurança alimentar, além de baixar a inflação.
“Temos informações de que não teremos grande cres
cimento em 2023 se de pender da política que está em vigor nesse país, mas temos a obrigação e o com promisso de fazer esse país voltar a crescer. Nós temos o compromisso desse país gerar empregos, de traba lhar para reduzir a inflação e aumentar a produção de ali mentos, principalmente ali mento básico, que é muito significativo na inflação do povo pobre”, afirmou. “Nós estamos com a convicção que vamos fazer esse país voltar a fluir, a trabalhar e as pessoas vão voltar a viver como cidadãos livres, sem medos de milicianos, sem medo de ataques como te mos visto acontecer todo santo dia”, completou.
Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), concedeu ao presidente Jair Bolsona ro (PL) aposentadoria de deputado federal no valor de R$ 30,2 mil. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sex ta-feira (2).
Bolsonaro ocupou cargo de deputado federal entre 1991 e 2018. Atualmen te, o salário pago a um parlamentar é de R$ 33,7 mil. De acordo com o ato do presidente da Câmara, Bolsonaro terá direito a receber 32,5% desse va lor, acrescido de 20/35 da
remuneração fixada para parlamentares. Ou seja, um total de R$ 30.265.
“Conceder aposentadoria ao ex-deputado federal Jair Messias Bolsonaro, a partir de 30 de novembro de 2022, com proventos correspondentes a 32,50% (trinta e dois vírgula cin quenta por cento) do sub sídio parlamentar, acresci dos de 20/35 (vinte trinta e cinco avos) da remune ração fixada para os mem bros do Congresso Nacio nal”, diz trecho do ato de Lira.
Além da aposentadoria parlamentar, Bolsonaro também recebe aposenta ria de capitão reformado
do Exército, com salário de R$ 11.945,49.
A partir do dia 31 de de zembro, Jair Bolsonaro dei xará o cargo de presidente da República após ser der rotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Como ex-presidente terá direto de ter segurança e carro oficial.
Ainda há expectativa de Bolsonaro receba salário de seu partido, o PL. As negociações foram fecha das com o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto. Os recursos sairiam do fundo partidário do PL. O valor, no entanto, ainda não foi divulgado.
Enquanto lideran ças yanomamis denunciam a falta de remédios e de assistência médica na terra onde vivem — o re sultado disso seria a morte de pelo menos três crian ças —, o Ministério Público Federal (MPF) investiga um esquema de desvio de me dicamentos que deveriam ir para a comunidade, além de superfaturamento. Por cau sa disso, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Yoasi, na última quarta-feira (30/11), e cumpriu 10 man dados de busca e apreensão em Boa Vista. Os desvios te riam acontecido em 2020 e no ano passado.
Segundo o MPF, de todos os distritos especiais sani tários indígenas do país, o relacionado aos yanomamis
(DSEI-Y) foi o que mais de sembolsou recursos para a compra de remédios. Por causa disso, o Ministério Pú blico recomendou ao Minis tério da Saúde que nomeie um interventor federal para chefiar o distrito sanitário daquela comunidade.
O DSEI-Y, conforme as apura ções do MPF, recebeu mais de R$ 200 milhões desde 2020. A investigação também identificou que o distrito con tratou, 2021, R$ 3 milhões em medicamentos essen ciais, mas apenas cerca de 30% desse material teria sido entregue e distribuído aos ya nomamis.
A investigação do MPF de talha que foram gastos R$ 42 milhões em 2020, R$ 54 milhões em 2021 e R$ 34 milhões este ano. Além dos gastos anuais, o MPF estima que outros R$ 95 milhões foram destinados à entida de Missão Evangélica Caiuá
— que realiza trabalhos as sistenciais junto a várias tri bos indígenas do país.
População pequena
De acordo com o MPF, apesar do volume de gastos, o DSEI-Y é apenas o 10º mais populo so do país entre os 34 distri tos sanitários existentes nos territórios indígenas. A Terra Yanomami tem cerca de 28 mil indivíduos em 10 milhões de hectares, distribuídos no Amazonas e em Roraima.
Os desvios teriam deixado mais de 10 mil crianças indí genas desassistidas, aumen tando os casos graves de malária e verminoses. "Esses medicamentos eram registra dos como se, de fato, tives sem sido entregues dentro do que havia sido contratado. Mas, na verdade, isso não ocorreu e provocou um de sabastecimento generalizado nos postos de saúde dentro da Terra Yanomami", salien
O esquema simulava o en vio de medicamentos para as aldeias yanomamis por meio de registros falsos no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica.
Para evitar o total desabas tecimento e disfarçar as irre gularidades, os envolvidos na fraude realizavam doações de pequenas quantidades de medicamentos.
A partir de junho deste ano, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kuana, Júnior Hekurari, intensificou as de núncias de que havia algo er rado com o fornecimento de remédios. "Venho avisando desde 2020 que o povo esta va morrendo por falta de me dicamentos simples, como dipirona, ou remédios para malária", lamentou.
AOrganização Mundial de Saúde (OMS) re comenda a adoção de mais projetos educativos de prevenção da violência contra crianças na Internet, num relatório divulgado hoje sobre estratégias para criar um ambiente online mais seguro para os jovens.
OMS pede mais projetos educativos para travar vio lência contra crianças na Internet.
O relatório “What works to prevent online violence against children” (“O que re sulta para prevenir a violên cia online contra crianças”)
centrou a análise em dois tipos de violência: o abuso sexual infantil, no qual se inclui aliciamento e abuso de imagem sexual, e agres sividade/assédio online, expresso através de 'cyber bullying', perseguição ciber nética, intrusão informática e roubo de identidade.
“Esta estratégia assenta sobre outros programas educativos com sucesso comprovado numa gran de variedade de desafios de prevenção relacionados com a juventude, tais como o abuso de substâncias e a delinquência. Este relató rio concentra-se mais nes ta estratégia, uma vez que tem uma literatura relati
vamente grande existente e gerou um conhecimento substancial”, pode ler-se no relatório. De acordo com a OMS, uma ação dos estados no âmbito educacional e de formação evidencia “pro vas positivas na redução da agressividade online”, em bora ainda não seja possível dizer o mesmo em relação à exploração sexual de crian ças na Internet.
A agência das Nações Uni das referencia também “fortes provas” da eficácia da aposta em educação na redução da violência e dos riscos relacionados. Por outro lado, a implemen tação de soluções tecnológi cas na criação de ambientes
digitais seguros - através de avisos sobre pesquisas re lacionadas com conteúdos com abusos sexuais de me nores - começa igualmente a revelar sinais de que pode ser uma estratégia relevan te na prevenção da violência online sobre crianças.
O relatório realça a impor tância da formação das crianças e dos jovens em determinadas competên cias, nomeadamente, as sertividade, empatia, reso lução de problemas, gestão de emoções e procura de ajuda, etc. Em termos de execução, o sucesso destes projetos é superior quando se recorre a diferentes for matos, como vídeos, jogos, infografias ou debates.
Ese neste Natal além de dar presentes e lembranças para os seus entes queridos, pudesse dar itens arte sanais, que ainda poten cializassem dezenas de afroempreendedores? Se você gostou da sugestão, não pode perder o En contro Preto, que acon tecerá neste sábado, 3, a partir das 14h, no Centro Teatro do Oprimido, no
chê Acessórios; Doces da Yara; Duafe Ervaria; Eu África; Jason; JH Pipocas; O Alquimista de Chad; Piaba Modas; Johari Cro chê; Makehas Brechó; Pretinha By Ela Firme; Raízes Africanas; Tendên cia Black; Modash; Mun do Quixotesca; Vestindo Planta; e Preta Pinta.
-
Centro do Rio. Itens de decoração, moda, cosméticos, acessórios, bijuterias, brinquedos, culinária e apresentações transformarão o CTO em um verdadeiro quilombo urbano, onde releituras da cultura afro-brasileira estão presentes em todas as peças.
Atelier Camila Loren; Ca rolina Martins Brand; Cli
Chad - o dia todo; - Biço DJ - o dia todo; - 16h - Apresentação Musi cal com Elias Rosa; - 18h - Rap com Eu Braga.
O Encontro Preto será rea lizado no Centro Teatro do Oprimido (Avenida Mem de Sá 31, Lapa, Centro do Centro do Rio). A partir das 14h. Saiba mais sobre a iniciativa em: instagram. com/encontro_preto.
A PF deflagrou a Operação Yoasi, na última quarta-feira, e já cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em Boa Vista. Os desvios teriam acontecido em 2020 e no ano passado (crédito: NELSON ALMEIDA / AFP) tou Caio Luchini, delegado fe deral responsável pelas inves tigações da Operação Yoasi. Comissão Europeia apresenta propostas para aumentar proteção das crianças na Internet Mariana Albuquerque Isabel DouradoParceria entre Estado do Rio e Prefeitura servirá 3 mil refeições por dia
Os moradores de São Gonça lo ganharam, na quinta-feira (1º), o Restau rante do Povo, no Alcânta ra, um dos pontos de maior circulação de pessoas da ci dade. A unidade tem capa cidade para servir até 3 mil
pulação de São Gonçalo. O governador Cláudio Cas tro e o prefeito Capitão Nelson entregaram o novo restaurante à população, na manhã desta quinta-feira, em solenidade com a pre sença de várias autoridades. Desde o início da manhã, dezenas de pessoas aguar
moradores desta importan te cidade da Região Metro politana vão ter acesso a uma alimentação balancea da, feita com toda a segu rança alimentar necessária, e a preços simbólicos. Cui dar do povo é a nossa meta de vida, seja na área da educação, da saúde e, es pecialmente, da segurança alimentar. Não há sucesso para um governante ou para um parlamentar se o seu povo passa fome. É contra essas mazelas que estamos lutando hoje ao entregar esse equipamento para a população”, afirmou o go vernador Cláudio Castro.
fácil acesso, garantindo ao gonçalense um espaço dig no e barato onde pudesse fazer refeições de qualida de. Agradeço ao governa dor Cláudio Castro por mais esta parceria, tão importan te para milhares de pessoas que, hoje, ainda lutam com dificuldade para colocar co mida na mesa”, lembrou o prefeito.
rio,
refeições por dia, a preços simbólicos: mil cafés da ma nhã, no valor de R$ 0,50, e dois mil almoços, a R$ 1. O prédio foi cedido pela Pre feitura e a reforma custeada pelo Governo do Estado. Fo ram cerca de R$ 12 milhões investidos para levar esse serviço essencial para a po
davam na fila a abertura do espaço público, totalmente climatizado, para aproveitar o cardápio variado ofereci do nas refeições. “Chegar ao município de São Gonçalo, um dos maio res do Estado, é um marco na política de combate à fome de nosso governo. Os
O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, destacou a importância do Restauran te do Povo e explicou que a escolha do local, na Rua São Pedro, em Alcântara, se deu por ser um dos principais polos comerciais da cidade, que abriga diversos estabe lecimentos comerciais, além de escolas, terminal rodo viário, igrejas, entre outros. “Tivemos a preocupação de garantir que o restaurante fosse instalado em local de
O deputado eleito Douglas Ruas, que, enquanto se cretário de Gestão Integra da e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo, desenvolveu o projeto do restaurante, destacou a im portância da cidade ter um local que ofereça alimen tação de qualidade para o povo. Com a nova unidade, a Prefeitura pôs fim a anos de abandono do espaço onde foi instalada, conheci do como “Esqueleto”, e que chegou a ser anunciado por gestões anteriores como sede de vários equipamen tos municipais, que nunca saíram do papel, resultando em um prejuízo de mais de R$ 6 milhões aos cofres pú blicos. “Enquanto secretá
rantia de uma segurança ali mentar. Além disso, o proje to do Restaurante do Povo é inovador e sustentável, atendendo a objetivos do Desenvolvimento Sustentá vel da Organização das Na ções Unidas. Tenho certeza de que todo gonçalense está muito orgulhoso dessa conquista, que é só o come ço da mudança da cidade”, afirmou.
O Restaurante do Povo tem capacidade para receber 365 pessoas por vez e irá funcionar de 6h às 15h, de segunda a sexta-feira, na Rua São Pedro de Alcântara s/n (atrás do Pátio Alcânta ra, na rua da Igreja São Pe dro).
“São Gonçalo merecia mui to o Restaurante do Povo porque tem muita popula ção carente e que precisa de refeição de qualidade e em conta. Acho que foi uma excelente escolha terem colocado o restaurante em Alcântara porque é enorme o fluxo de pessoas, ou seja, serão muitos beneficiados”, disse a gonçalense Eunice de Oliveira, de 59 anos, que foi a primeira pessoa a al moçar no local.
Também estiveram pre sentes na inauguração o vice-prefeito Sérgio Gevú;
de 18 mil
O ob jetivo do programa é ajudar a reduzir a fome e a insegu rança alimentar e nutricio nal da população através do fornecimento de refeições saudáveis, balanceadas e originadas de processos se guros, garantindo assim, o direito humano à alimenta ção adequada. O programa funciona de segunda a sex ta-feira. E conta atualmen te com nove unidades em funcionamento, em gestão compartilhada com as Pre feituras: Duque de Caxias (4 mil refeições/dia, entre café da manhã e almoço), Petró polis (2 mil refeições/dia), Campo Grande (1.5 mil re feições/dia), Bangu (1.5 mil refeições/dia), Bonsucesso (1 mil refeições/dia), Niterói (1.7 mil refeições/dia), Volta Redonda (1.5 mil refeições/ dia) e Belford Roxo (3 mil refeições/dia) e Campos dos Goytacazes (1,5 mil refei ções/dia).
A expectativa é de que 26 restaurantes estejam fun cionando em todo o Estado até o final de 2023.
tive a oportunidade de liderar a elaboração desse projeto e o governador Cláu dio Castro colocou todos os recursos necessários para a execução do restaurante e hoje podemos entregar à população esse equipamen to que vai beneficiar muitos gonçalenses que terão a ga o secretário do Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Julio Cé sar Saraiva; o secretário de Assistência Social de São Gonçalo, Edinaldo Basílio; o deputado federal Altineu Côrtes, o deputado estadual Rafael do Gordo; e vereado res da cidade. Restaurante do Povo Hoje, já são mais refeições oferecidas diaria mente nos nove pontos do Restaurante do Povo.Vista do Rio de Janeiro - Arquivo / Prefeitura do Rio
ORio de Janeiro está entre as cinco cidades que tiveram o maior cresci mento do PIB do Turismo no mundo. Estudo feito pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) mostra que o turismo car ioca teve 9% de aumento em 2022, comparado com o ano de 2019. Com o cresci mento, o Rio ocupa o quinto lugar mundial e o primeiro da América do Sul, atrás de Doha (Catar), Varsóvia (Polônia), Sanya (China) e Orlando (EUA). A redenção carioca é resultado de di versas ações da Prefeitura do Rio para estimular a ci
dade como um grande des tino mundial.
O aumento da atividade turística na cidade impac ta direta e indiretamente na economia, principal mente com a movimen tação no setor de comér cio e serviços. Prova dos avanços é que, no estu do, o Rio de Janeiro ficou à frente de cidades como Las Vegas, Miami (EUA), Joanesburgo (África do Sul) e Lisboa (Portugal).
– Estamos trabalhando constantemente em colab oração com diversas insti tuições públicas e privadas para alavancarmos cada vez mais o turismo no Rio.
O retorno tem sido gratifi cante, os investimentos es tão voltando e a cidade está ficando no topo do mundo. Este ano, com os dados de janeiro a setembro, já te mos um incremento de meio milhão de novos turis tas, comparando com 2021, por exemplo. Além disso, também temos a expecta tiva de um verão igual ao anterior da pandemia – afir mou o secretário de Turis mo, Antônio Mariano. As ações governamentais para obter este tipo de re sultado estão voltadas para melhorias na infraestrutura turística, como acessibili dade, conservação de pat rimônios, recuperação de
pontos degradados e par cerias com outros órgãos públicos para segurança e atenção aos turistas.
Entre os destaques da Sec retaria de Turismo estão a Escola Carioca de Turismo, em parceria com o Senac; o LabTUR, uma incubadora de ideias inovadoras para o tu rismo carioca; e o programa “Dias de Glória”, que tem o objetivo de remodelar o bairro da Glória, em parce ria com a Secretaria de Con servação. Estes são exem plos de investimento que, direta ou indiretamente, melhoram a experiência do turista em nossa cidade.
Aliados históricos, os presidentes Joe Biden (Estados Unidos) e Emmanuel Macron (França) aproveitaram a visita oficial do europeu à Casa Branca para reforçar os laços de amizade, aparar as divergên cias e destacar a posição si métrica em relação à guerra na Ucrânia. Em comunicado conjunto divulgado ao fim do encontro, ambos garan tiram que Washington e Paris continuarão apoiando o governo de Volodymyr Ze lensky "pelo tempo que for necessário" e se comprome teram a fornecer "ajuda po lítica, de segurança, humani tária e econômica".
Durante a entrevista coleti va, Biden não economizou críticas ao presidente russo, Vladimir Putin, e prometeu interceder pela punição do chefe do Kremlin. "Putin acha que pode esmagar a vontade de todos aqueles que se opõem às suas am bições imperiais, ao atacar a infraestrutura civil e a Ucrâ nia, bloqueando a energia para a Europa para inflacio nar os preços, exasperan do os alimentos em meio à crise alimentar. (...) Ele não conseguirá. O presidente Macron e eu decidimos que continuaremos a trabalhar, juntos, para responsabili zar a Rússia por suas ações e para mitigar os impactos globais da guerra de Putin",
• Ucrânia
declarou o democrata. Biden também revelou a disposição de conversar com Putin pela primeira vez desde o começo da invasão, 281 dias atrás. No entanto, impôs uma condição: o pre sidente russo precisa real mente desejar colocar fim à guerra. "Vamos continuar apoiando o povo da Ucrânia frente à brutalidade da Rús sia", reforçou o norte-ameri cano. "Queremos ter suces so juntos, não um contra o outro", completou Macron. Os dois líderes fizeram ques tão de emitir sinais e pa lavras que sublinhassem a sólida aliança entre seus paí ses. Ao caminhar até o Salão Oval da Casa Branca, Ma cron chegou a colocar a mão sobre o ombro de Biden. O norte-americano disse que os EUA "não poderiam pedir um parceiro melhor" e clas sificou como "essencial" a aliança com os franceses. "Nosso destino comum é respondermos juntos aos desafios do mundo", comen tou Macron, ao enaltecer que os Estados Unidos e a França são "irmãs na defesa da liberdade". Na noite de ontem, o presidente fran cês foi homenageado com um jantar de gala, na Casa Branca, na presença de 300 convidados. No cardápio, lagosta do Maine escalfada com manteiga, carne bovina com marmelada de chalota e batatas na manteiga cozi das três vezes.
Entidades do ensino superior informaram ontem (2) que o blo queio de R$ 366 milhões na verba das universidades e dos institutos federais foi suspenso. Os recursos es tavam congelados desde segunda-feira (28), quando diversas instituições de en sino receberam comunica dos congelando o orçamen to até o fim do ano.
O desbloqueio das verbas foi informado pela Asso ciação Nacional dos Di rigentes das Instituições Federais de Ensino Superior
(Andifes)
Nas redes sociais, a Andif es informou que a decisão trouxe alívio, mas que a entidade “seguirá atenta aos riscos de novos cortes e bloqueios e manterá o diálogo com todos os atores necessários para a construção de orçamen to e políticas necessárias para a manutenção e o jus to financiamento do ensi no superior público”.
O Ministério da Educação não comentou o desblo queio nem informou se o restante da verba blo queada na pasta será liber ado. Ontem (30) à noite, o Ministério da Economia di vulgou o detalhamento do corte de R$ 5,7 bilhões por ministérios, anunciado na semana passada.
As pastas mais atingidas fo ram Saúde, com R$ 1,435 bilhão bloqueados, e Edu cação, com R$ 1,396 bilhão. Somente os ministérios da Economia e da Justiça e Se gurança Pública foram pou
Na terça-feira (29), o Ministério da Educação tinha informado que es tava buscando alternati vas com a Casa Civil e o Ministério da Economia para reverter o bloque io. Também na terça, o secretário do Tesouro Na cional, Paulo Valle, tinha informado que o contin genciamento seria reaval iado ao longo de dezem bro, com a publicação de uma edição extra do Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas.
ARússia apontou que a recusa do Ociden te em reconhecer os “novos territórios” con quistados à Ucrânia torna as negociações de paz mais difíceis, em resposta à dis ponibilidade do presidente dos Estados Unidos, Joe Bi den, em se encontrar com Vladimir Putin. O Kremlin garantiu estar aberto a ne gociações mas não à exigên cia do Ocidente que saia da Ucrânia.
A Rússia anexou ilegalmente quatro regiões ucranianas no final de setembro, sem controlar nenhuma delas –nove meses após a invasão, perdeu mais da metade das terras que conquistou.
Joe Biden apontou, na quin ta-feira, que estava pronto para se encontrar com o lí der russo “se de facto hou ver interesse em que ele de cida que está à procura de uma maneira de acabar com a guerra”.
O porta-voz do Kremlin,
Dmitry Peskov, apontou an teriormente que Putin per maneceu aberto a negocia ções destinadas a “garantir os nossos interesses”. Mas Moscovo certamente não estava pronta para aceitar as condições dos EUA: “O que o presidente Biden disse de facto? Disse que as negocia ções só são possíveis depois de Putin deixar a Ucrânia”, lembrou, frisando que a exi gência complicou a procura por uma base mútua para as negociações.
Em visita à Ucrânia, o arce bispo de Canterbury, Justin Welby, disse que não pode ria haver paz até que a Rús sia parasse de mentir sobre o que estava a fazer na Ucrâ nia. Em Bucha, onde as tro pas russas são acusadas de cometer crimes de guerra no massacre de centenas de civis, disse: “Não pode haver caminho a seguir com base em mentiras. Foram cometi das aqui atrocidades.”
Rio é a quinta cidade com maior crescimento do PIB do turismo no mundo
Informação foi confirmada por entidades do ensino superior
Rússia exige que as anexações sejam reconhecidas pelo Ocidente antes das negociações de pazRodrigo Craveiro
Começa na próxima quarta-feira (7) a Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15), em Montreal, no Canadá, com um objetivo ambicioso: al cançar um acordo histórico para deter e reverter a perda da natureza, no mesmo nível do Acordo de Paris sobre o Clima de 2015.
O que deve ser adotado em Montreal é essencialmente um plano global para salvar a biodiversidade em declínio do planeta, que hoje conta biliza um milhão de espécies vegetais e animais ameaça das de extinção e a maior perda de espécies desde os dinossauros.
A estrutura preliminar da COP15 inclui mais de 20 ob jetivos de propostas e deve abordar os cinco principais motores diretos da perda da natureza: mudança no uso do mar e da terra; superex ploração dos organismos; mudança climática; poluição; e espécies exóticas invasoras e suas causas subjacentes, como consumo e produção insustentáveis.
UNESCO lança um apelo
mundo para chegar a acor dos, entre outras coisas, sobre um novo conjunto de metas e objetivos que guiarão a ação global para deter e reverter a perda da natureza até 2030.
Embora pareça semelhante à COP27, a recente Conferên cia da ONU sobre Mudança do Clima realizada no Egito, as duas reuniões se con centram em questões dif erentes, mas relacionadas.
A COP27 abordou ações no âmbito da Convenção-Quad ro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima para reduzir as emissões de gas es de efeito estufa e para se adaptar a essas mudanças. A COP15 enfoca o mundo nat ural por meio da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), um tratado adotado para a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica e questões relacio nadas.
A COP de biodiversidadeabreviação para Conferência das Partes - ocorre a cada dois anos e este ano é par ticularmente importante, já que um novo quadro global de biodiversidade deverá ser
perda de habitats naturais e implementação dos planos para consumo e produção sustentáveis. De acordo com um relatório da CDB de 2020, nenhuma dessas metas foi totalmente atingida.
196 países ratificaram a Con venção sobre Diversidade Biológica, e 196 países pre cisarão adotar a estrutura na
estão agora ameaçadas de extinção.
A existência da humanidade depende de ter ar puro, ali mentos e um clima habitáv el, todos eles regulados pelo mundo natural. Um planeta saudável é também um pre cursor de economias resil ientes. Mais da metade do PIB global, o equivalente a 41,7 trilhões de dólares, de pende de ecossistemas sau dáveis.
Bilhões de pessoas em nações desenvolvidas e em desenvolvimento se bene ficiam diariamente da na tureza e dos benefícios que ela proporciona, incluindo al imentos, energia, materiais, medicamentos, recreação e muitas outras contribuições vitais para o bem-estar hu mano.
em declínio do planeta. Questões a serem aborda das - As apostas não poderi am ser maiores em Montre al. Muitas questões serão negociadas. A estrutura preliminar inclui mais de 20 objetivos de propostas para reduzir o uso de pesticidas, abordar espécies invasoras, reformar ou eliminar sub sídios que são prejudiciais ao meio ambiente e aumentar o financiamento para a na tureza tanto de fontes públi cas quanto privadas.
para mobilizar recursos para formar jovens e fornecer fer ramentas necessárias para colocar em prática uma tran sição ecológica e solidária que necessita ser acelerada antes de 2030.
A Conferência de Biodiversi dade da ONU (COP15), agen dada para acontecer entre os dias 7 e 19 de dezembro, em Montreal, no Canadá, reunirá governos de todo o
adotado. O Quadro Global da Biodiversidade Pós-2020 será o primeiro quadro glob al sobre biodiversidade
Na COP10 em Nagoya, Japão, em 2010, os governos se propuseram a cumprir os 20 Objetivos de Biodiversidade de Aichi até 2020, incluindo a redução pela metade da
reunião em Montreal. 2022 - Agir para enfrentar a perda da biodiversidade nunca foi tão urgente. O planeta está passando por um perigoso declínio da natureza como resultado da atividade humana. Está experimentando a maior perda de espécies desde os dinossauros. Um milhão de espécies vegetais e animais
Pela primeira vez na história, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reti rou na sexta-feira (2) um reconhecimento de pat rimônio imaterial da huma nidade por considerar que há elementos racistas na manifestação. Trata-se da festa Ducasse, realizada em Mons, na Bélgica, e premia da em 2005. Durante uma longa dis cussão na reunião que está sendo realizada em Rabat, no Marrocos, o comitê res
saltou que um dos carros tradicionais usados em uma espécie de carnaval é dedi cado ao colonialismo belga na África.
A alegoria mostra um homem preto com um anel no nariz sendo utilizado para puxar diversos tipos de componentes, o que exprime um cunho "alta mente racista".
O presidente do comitê de especialistas, Pier Luigi Petrillo, destacou que essa "é uma decisão sem prece dentes" e ressalta que "os
reconhecimentos Unesco não são eternos e que o sentido desses reconheci mentos é facilitar o diálogo entre culturas diferentes e não afirmar a singularidade de um próprio patrimônio".
O Ducasse de Mons, também conhecido como Doudou, tem origem na Idade Média e é dividido em duas partes: uma procissão e um combate de São Jorge. É realizado sempre 57 dias após a celebração católi ca da Páscoa. (com agência Ansa).
Ecossistemas saudáveis também são fundamentais para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáv el e limitar o aquecimento global a 1,5°C, no entanto, é provável que a mudança climática se torne um dos maiores motores da perda de biodiversidade até o final do século.
A COP15 visa alcançar um acordo histórico para deter e reverter a perda da na tureza, no mesmo nível do Acordo de Paris sobre o Cli ma de 2015. O que for adota do em Montreal será essen cialmente um plano global para salvar a biodiversidade
A estrutura terá que ser am biciosa e viável para que se possa fazer progressos reais e deve abordar os cinco prin cipais motores diretos da perda da natureza: mudança no uso do mar e da terra; superexploração dos organ ismos; mudança climática; poluição; e espécies exóticas invasoras e suas causas sub jacentes, como consumo e produção insustentáveis.
A fragmentação e as mu danças no uso da terra, im pulsionadas pela agricultura e pela expansão urbana, es tão causando 80% da perda de biodiversidade em muitas áreas, e é por isso que é vital que isto seja tratado.
Também é importante que as soluções alcançadas na COP15 englobem toda a sociedade, desde o setor fi nanceiro e empresarial, bem como governos, ONGs e so ciedade civil. A participação dos povos indígenas e comu
nidades locais nos processos decisórios relacionados à natureza, e o reconhecimen to de seus direitos à terra, é especialmente importante. Será necessário chegar a acordos sobre finanças, in cluindo quanto as nações ricas apoiarão os países em desenvolvimento para finan ciar a conservação da biodi versidade, bem como sobre acesso e compartilhamento de benefícios, especifica mente quando se trata do uso de dados derivados de recursos genéticos.
Acesso e compartilhamen to de benefícios referem-se à forma como os recursos genéticos podem ser aces sados e como os benefíci os resultantes desse uso são compartilhados entre usuários (como empresas de biotecnologia) e fornece dores (países e comunidades ricas em biodiversidade).
Esta questão é central para garantir que todos sejam capazes de se beneficiar dos recursos da natureza, não apenas um número limitado de corporações, particular mente no hemisfério norte.
Dado o papel crucial que os ecossistemas saudáveis de sempenham em todos os aspectos da humanidade, é vital que se chegue a um acordo em Montreal e que o declínio em nosso mundo natural seja interrompido.
Começa na próxima quarta-feira (7) a Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15), em Montreal, no Canadá, com um objetivo ambicioso: alcançar um acordo histórico para deter e reverter a perda da natureza, no mesmo nível do Acordo de Paris sobre o Clima de 2015. Legenda: Mais da metade do PIB global, o equivalente a 41,7 trilhões de dólares, depende de ecossistemas saudáveis.Foto: © UNESCO ado tado desde os Objetivos de Biodiversidade de Aichi em 2010.Otime conside rado reserva do Brasil lu tou, atacou e criou oportu nidades, mas não conse guiu furar o bloqueio de Camarões e, para piorar, levou um gol nos acrésci mos do jogo, perdendo por 1 a 0 nesta sexta-feira (2). Com este resultado, a se leção conseguiu manter a primeira posição do Grupo G, assim, irá encarar a Co reia do Sul nas oitavas de final da Copa do Mundo. Após um jogo inteiro pres sionando os camaroneses, obviamente, desperdiçan do chances, os brasileiros levaram um gol relâmpago, quando a partida se enca minhava para o final. Lem brando que Tite optou não desgastar os titulares devi do à próxima fase, na qual a equipe já estava classifi cada com uma rodada de antecedência.
Após vencer Portugal mais cedo por 1 a 0, os asiáticos passaram em segundo lugar no Grupo H, atrás dos euro peus, e, consequentemente, eliminando o Uruguai. Due lo entre Brasil e Coreia do Sul será na próxima segun da-feira (5), às 16h (de Bra sília), no 974 Stadium.
Primeiro tempo Como esperado, o jogo iniciou com mais volu me do Brasil, porém, com dois volantes de origem e quatro atacantes, a cria ção de jogadas pelo meio foi ineficiente. Escape era pelas pontas, em especial pela esquerda com Gabriel Martinelli, e pela direita, com Antony, que dava tra balho à defesa africana. Porém, eram poucas as chances claras de gol, com o goleiro Epassy tendo pou co, mas um bom trabalho quando acionado. No fim da primeira etapa, um susto: o atacante Bryan Mbeumo recebeu cruzamento da es
querda e cabeceou em di reção ao gol, no alto e à di reita de Ederson. Porém, o goleiro do Manchester City estava atento e bem posi cionado, efetuando uma bela defesa, a primeira de um arqueiro brasileiro no torneio até então.
O início da segunda etapa teve uma cena triste: em disputa de bola na área de defesa, o lateral-esquerdo Alex Telles sentiu dores no joelho e saiu de campo chorando, o que continuou no banco de reservas. Fato preocupa porque pode aumentar a lista de lesio nados da seleção, que já contem Danilo, Neymar e o seu companheiro de po sição, Alex Sandro.
Após isso, começou a se quência de substituições de Tite, visando colocar a equi pe mais perto do gol adver sário. Isso aconteceu, mas a falta de efetividade pe sou. Gabriel Jesus começou, mas pouco conseguiu fazer. Pedro entrou, se esforçou, mas também não tirou o zero do placar.
Aos 46 minutos, já nos acrés cimos, o atacante Abouba kar recebeu cruzamento da direita de Mbekeli e cabe ceou, entre os dois zaguei ros, para a bola morrer no fundo das redes de Everton. O Brasil foi mais adiante, criou oportunidades, mas o resultado permaneceu o mesmo, para a decepção dos milhões de torcedores no Catar e mundo afora.
O quê: Camarões x Brasil Motivo: 3ª rodada do Grupo G da Copa do Mundo
Quando: sexta-feira, 2 de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Onde: Lusail Stadium, em Lusail, no Catar Camarões: Epassy; Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Zambo Anguissa, Kunde (Ntcham), Mbeumo (Toko Ekambi) e Ngamaleu (Mbekeli) ; Abou bakar e Choupe-Motig. Téc nico: Rigobert Song
Brasil: Ederson; Daniel Al ves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho e Fred (Bruno Gui marães); Rodrygo (Everton Ribeiro), Antony (Raphinha), Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite
Arbitragem: Ismail Elfath
Cartões
Cartão
Na sexta-feira, o Hos pital Albert Einstein, onde Pelé está inter nado, divulgou um boletim médico sobre o estado do Rei. A nota oficial informa que a equipe médica diag nosticou uma infecção res piratória, que tem sido trat ada com antibióticos. Além disso, o boletim confirma
que a resposta tem sido ad equada, e que o ex-jogador está estável e com melhor geral no estado de saúde.
"Edson Arantes do Nas cimento foi internado no Hospital Israelita Albert Ein stein na última terça-feira (29) para uma reavaliação da terapia quimioterápica
do tumor de colón identifi cado em setembro de 2021.
A equipe médica diagnos ticou uma infecção res piratória, que vem sendo tratada com antibióticos. A resposta tem sido adequa da e o paciente, que segue em quarto comum, está es tável, com melhora geral no estado de saúde. O ex-jog
ador continuará internado nos próximos dias para con tinuidade do tratamento". Pelé, aliás, já se mani festou. Na última quin ta-feira, ele lembrou que foi ao hospital para fazer sua visita mensal e agra deceu as mensagens de carinho que tem recebido.