Caderno G
Educação Cultura Arte
Diversão Ano I - nº 06 SHOW DE
MENESCAL NO PALÁCIO DA CIDADE EQUIPAMENTOS PARA A ESCOLA DE MÚSICA DE TERESÓPOLIS PRIMEIRA CELEBRAÇÃO DAS ÁGUAS ACONTECE NO PANTANAL IGUAÇUANO NESTE FIM DE SEMANA G AZETA RIO PRÊMIO EMPREENDEDOR MUSICAL DE BELFORD ROXO Yasmin Hillary vence
Estado do Rio de Janeiro, 17 a 19 de dezembro de 2022
Saúde
ROBERTO
PRIMEIRA CELEBRAÇÃO DAS ÁGUAS ACONTECE NO PANTANAL IGUAÇUANO NESTE FIM DE SEMANA
O evento é organizado por três coletivos e tem como principal objetivo compartilhar conhecimento sobre cultura, arte e respeito aos elementos da natureza
Está procurando um passeio cultural para este fim de semana? Então se liga nessa dica que o Afrikerança tem para você. No próximo domingo, dia 18 de dezembro, o Coletivo Popular Pantanal Iguaçuano, em parceria com o Coletivo Afrikerança, com o Terreiro Sustentável e o Centro Cultural Olomitutu, realizará a 1ª Celebração das Águas no Pantanal Iguaçuano: Saberes Tradicionais - Educação Ambiental - Fé, que vai acontecer em Jardim Guandu, Nova Iguaçu.
O evento foi pensado para proporcionar ao público uma aproximação
com os saberes tradicionais, cultura e artes, nos cantos, ritos, proteção ambiental e para isso, serão criados presentes sustentáveis e biodegradáveis, com total respeito aos elementos da natureza e a proteção das águas.
A celebração contará com a participação de casas de matrizes africanas locais, da Feira Agroecológica e Sustentável de Mulheres da Baixada Fluminense e, ainda, um café da manhã para recepcionar as Matriarcas.
Para a saudosa Celebração das Águas, o culto terá início às 9h30, com a entrega dos presentes às 12h.
Sobre o Afrikerança
O Afrikerança, projeto do grupo Matriarcado Ancestral do Brasil, procura diminuir as sequelas dos sobreviventes da COVID-19 e, também, o quadro de intolerância religiosa, racismo e, principalmente, violência contra a mulher.
O evento entrou para o calendário da cidade do Rio de Janeiro e desde então, 10 de outubro tornou-se o Dia do Áfrikerança: Matriarcado Ancestral do Brasil. Vale destacar que a proposta desse projeto foi feita pelo deputado estadual, Átila Nunes (PMDB) e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
O evento será realizado no Bar do Miranda, localizado em Jardim Guandu, Nova Iguaçu.
Local: Pantanal Iguaçuano. Data: 18 de Dezembro de 2022. Horário: 9h às 17h.
Para saber mais, acompanhe as redes sociais da Iyalodé Rosângela: https://www.facebook.com/iyalodeojewunmirosangeladyewa.
Estado do Rio de Janeiro, 17 a 19 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 2 CINEMA
GAZETA RIO
G
Pedro Guedes, 74 - Rio de Janeiro, Ano I - nº 03 Ano XXVEdição 06
Uma publicação
CADERNO
Rua
Conselho Editorial Tainá
Paulo
Luciano
Editor Amaury Oliveira Designer Luciano Araújo
Barbalho
Silva Horácio Avellar
Araújo
MJSP lança gibi da Turma da Mônica sobre classificação indicativa
Secretaria de Cultura entrega instrumentos e equipamentos para a Escola de Música de Teresópolis
Polo avançado da Escola de Música Villa-Lobos em Teresópolis, a Escola Municipal de Música Giordano Loques Marrelli acaba de receber instrumentos musicais e equipamentos, a fim de garantir que professores e alunos tenham o melhor aproveitamento no ensino e no aprendizado musical. A entrega foi feita nesta quinta-feira, 15/12, durante o último recital de encerramento do ano letivo de 2022, no Teatro Municipal.
O investimento da Secretaria Municipal de Cultura engloba um violino, um saxofone, dois violões eletroacústicos, um cavaquinho e dois xilofones para Musi-
calização Infantil, além de dois amplificadores de guitarra, dois microfones dinâmicos, duas estantes para teclados, um suporte para sax e flauta, dois pedestais para microfone, cabos, encordoamentos para guitarra, violão e violino e breu (resina) para o arco do violino. “Essa é a primeira entrega que fazemos para a nossa Escola de Música, um sonho antigo sendo concretizado. Nosso objetivo para o 1º semestre de 2023 é adquirir e entregar outros instrumentos. Todas as aquisições fazem parte do patrimônio da Secretaria de Cultura e permanecerão na escola, para serem usados na formação dos nossos alunos”, relatou a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.
A escola
Promovendo formação e inclusão social por meio da música, o Polo Teresópolis da Escola de Música Villa-Lobos oferece cursos gratuitos para crianças, a partir de 7 anos, jovens e adultos até a profissionalização. Foi implantado em 2016 e funciona no Centro Cultural Bernardo Monteverde, no Alto (Avenida Oliveira Botelho, 210).
Dirigida pelo professor Rubens Tavares, atualmente possui cerca de 120 alunos, distribuídos pelos cursos de Musicalização Infantil, Iniciação em Música (Módulo I), Formação Musical (Módulo II) e de Vivência Musical. Também são professores da unidade os músicos Bruno Fonseca, Douglas Clemente, Geremias Cruz, Henrique Branco, João Fernando, Oziel Silva e Yvan Castilho.
A Turma da Mônica vai ajudar o público infantojuvenil a entender aspectos importantes da classificação indicativa de filmes, séries e outras obras. De Olho na Classificação Indicativa é um gibi de 20 páginas lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com o Instituto Maurício de Sousa.
O objetivo da pasta é estimular crianças e adolescentes a aprender se divertindo e os personagens da Turma da Mônica são a estratégia de apoio para a inserção da temática da Política de Classificação Indicativa neste público alvo. O projeto foi lançado em formatos físico e digital.
O gibi conta a história do Cascão, que assistiu a um filme de terror sem saber a classificação indicativa e ficou aterrorizado. As crianças conversam sobre o tema e o pai da Mônica, Seu Sousa, chega para explicar como funciona a classificação indicativa das obras, da livre até a dos 18 anos.
Informação
A classificação indicativa é uma informação que o governo federal presta às famílias sobre a faixa etária para a qual obras audiovisuais não se recomendam. São classificados produtos para televisão, mercado de cinema e vídeo, jogos eletrônicos, aplicativos e jogos de interpretação (RPG).
De acordo com Ministério da Justiça, essa classificação não substitui o cuidado dos pais - é fundamentalmente uma ferramenta que pode ser usada por eles. A recomendação da pasta é que os pais e responsáveis assistam e conversem com os filhos sobre os conteúdos e temas abordados na mídia.
Estado do Rio de Janeiro, 17 a 19 de novembro de 2022 GAZETA RIO 3 TEATRO
Yasmin Hillary vence o Prêmio Empreendedor Musical de Belford
13 artistas da Baixada Fluminense.
Uma noite de muita música e alegria. A Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Trabalho, Renda e Economia Solidária, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, realizou na quinta-feira (15-12) a grande final do Prêmio Destaque Empreendedor Musical, na Praça de Heliópolis. Centenas de belforroxenses estiveram presentes para prestigiar o evento que consagrou a cantora Yasmin Hillary como a campeã da edição.
O Prêmio Empreendedor Musical foi criado com o intuito de valorizar os talentos que se apresentam nas noites, os incentivando a sair da informalidade. A grande final aconteceu com a apresentação de
O terceiro lugar Flávio Soul levou o prêmio de mil reais, a segunda colocada Gi Braz ganhou dois mil reais e a vencedora Yasmin Hillary recebeu três mil reais. Os valores correspondem a contratos únicos de prestação de serviços.
Durante o evento, os patrocinadores ofereceram diversas premiações a ganhadora, com destaque para um final de semana em um hotel no Rio de Janeiro e a oportunidade se apresentar na quadra da Inocentes de Belford Roxo. O júri foi composto por autoridades municipais, artistas conhecidos da Baixada Fluminense e empresários incentivadores. Os jurados Léo Gama, Raffael Uchôa e Gui Alves fizeram uma breve apresentação, além da participação especial da cantora Sol.
Estado do Rio de Janeiro, 17 a 19 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 4 EVENTO
Cobertura: Notícias da Baixada
RIO
Os mestres de cerimônia foram o secretário de Trabalho, Renda e Economia Solidária, Sérgio Lins, e a subsecretária municipal de obras, Ana Titonel. “Esse evento deu a oportunidade e visibilidade para esses artistas que já são profissionais da música ou tem o desejo de começar a carreira. Demos também o suporte jurídico para esses artistas se legalizarem”, ressaltou Sérgio. “Estamos vivendo um momento de retomada da cultura no país, e queremos que esses artistas tenham muito sucesso e brilhem muito nas suas carreiras”, acrescentou Ana.
A grande vencedora da noite, Yasmin Hillary, 21 anos, moradora do bairro Piam, contou sobre a experiência de participar do prêmio. “O evento foi lindo, muito especial e a vitória foi um presente incrível. Acho que esse evento vai engrandecer a carreira de cada um dos artistas participantes. Estou muito feliz e honrada de ter participado desse concurso que foi perfeito do começo ao fim”, contou. “Comecei a cantar desde pequena na igreja. Sou apaixonada por música desde sempre e agora quero viver de música”, concluiu Yasmin, que fez o público aplaudir de pé ao cantar as músicas “Hero”, de Mariah Carey, e “All By Myself”, de Céline Dion.
As irmãs Angel e Lenny Tinoco, moradoras do Sargento Roncalli, estavam animadas com o evento na praça. “Ficou tudo excelente, a equipe envolvida está de parabéns. Todo o público se animou com as apresentações. É muito bom ver que a Prefeitura está investindo na cultura do nosso município”, frisou Angel. “A organização e a estrutura ficaram ótimas, participei das eliminatórias e mesmo não passando para a final quis aproveitar essa festa que celebra a música e valoriza os artistas independentes”, completou Lenny. O casal Rosana Bastos e Sandro Fernandes, moradores do Centro, ficaram até o fim para assistir o evento. “Estava passeando na praça, admirando a decoração de Natal e curtimos a animação das apresentações. Os artistas finalistas são muito talentosos”, realçou Rosana. “O evento ficou maravilhoso, um momento dedicado para lazer e descontração da população. Parabéns pela organização do prêmio, esses eventos alegram o nosso município”, acrescentou Sandro.
5
Estado do Rio de Janeiro, 17 a 19 de novembro de 2022 GAZETA
EVENTO
Os 13 finalistas fizeram uma apresentação no final do evento e foram muito aplaudidos - Foto Rafael Barreto/PMBR
O público lotou a praça de Heliópolis para assistir à final do Prêmio Destaque Empreendedor Musical - Foto Rafael Barreto/PMBR
A MULHER REI
O protagonismo da mulher preta é o assunto recorrente neste século. Pensando nisto qualquer filme que venha potencializar ou mostrar este protagonismo tem prioridade na pauta dos assuntos pertinentes a valorização das mulheres, e principalmente das pretas. Viola Davis é uma ativista e uma defensora dos direitos das mulheres não só nos USA, mas também em qualquer lugar do mundo, e claro uma atriz perfeita. Talvez por estre motivo, e provavelmente pelo personagem forte e importante ela tenha aceitado interpretar uma Rainha africana que para manter vivo seu povo e sua gente, pela eminente porta de exportação da escravidão dos povos daquele continente nos séculos XVII e XVIII, resolveu se tornar uma general e guerreira e assim guiar seu povo para a segurança tão importante no contexto da época. Dirigida por uma mulher, a cineasta Gina Prince-Bythewood, “A Mulher Rei” tem os elementos necessários para o cinemão hollywoodiano. Mas ao mesmo tempo uma forte composição necessária para os preceitos dsa defesa dos direitos da mulher, principalmente da mulher preta. O filme acompanha a história de Nanisca, interpretado por Viola Davis, que foi a comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África no período da escravidão europeu para o continente recém descoberto, a América. O grupo militar era composto apenas por mulheres que juntas combateram os colonizadores franceses as tribos rivais e qualquer um que tentasse contra a segurança da tribo e de seu povo. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar
CINEMA
PAULO SILVA
altas baixas na violenta guerra, cada vez mais frequentes com estados vizinhos da África Ocidental, o que levou Dahomey a ser forçado a dar anualmente escravos do sexo masculino, particularmente ao Império Oyo, que usou isso para troca de mercadorias como parte do crescente fenômeno do comercio humano de escravos na África durante a Era dos Descobrimentos, o que fez com que mulheres fossem alistadas para a defesa do reino.
O Império Oyo instalado na África Ocidental, entre o sudoeste da atual Nigeria e a sudeste de Benim, foi fundado por Iorubás em pleno século XV e cresceu a ponto de se tornar o maior e mais importante estado do Oeste africano. Este crescimento se deve ao comercio humano, sobretudo escravos, e superioridade de sua cavalaria, e foi o Governo mais importante na região até o fim século XVIII, dominando não só os outros países vizinhos, mas também as outras tribos Iurubás, se destacando os Fons do Reino de Daomé, localizado no atual Benim.
O filme traz uma contemporaneidade importante para a sociedade. Mostra que não só hoje, mas a luta das mulheres por todo o mundo tem sido aguerrida por todos os lugares, seja pela sobrevivência, seja para marcar a força da mulher pela história. Se Hollywood tivesse interesse em tirar mulheres negras dos papeis de empregadas, escravizadas ou mães enlutadas seria um dos resultados brilhantes que veríamos nas telas do cinema. Enquanto a indústria cinematográfica ainda não abre os olhos para a complexidade de histórias que os pretos e pretas podem protagonizar, Viola Davis dá seus primeiros passos para tornar essas narrativas cada vez mais comum.
Estado do Rio de Janeiro, 17 a 19 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 6 TEATRO
Vantagens que só o aluno GHF tem... Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454-7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita- RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I . Téc. Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Prefeitura do Rio promove show de Roberto Menescal no Palácio da Cidade
Abossa nova de Roberto Menescal será o tema da noite de quinta-feira (22/12), a partir das 19h, no evento que encerra a temporada de 2022 dos Saraus Cariocas. A série, realizada pelo Arquivo Geral da Cidade, órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública, termina o ano com o grande compositor, que desfilará sucessos como “O barquinho”, “Rio” (ambas com Ronaldo Bôscoli) e “Bye Bye Brasil (com Chico Buarque). Menescal terá a companhia da cantora Cris Delanno no bate-papo com música, em que relembrará destaques de sua trajetória artística e do movimento musical brasileiro de maior repercussão internacional.
Desta vez o encontro será no Palácio da Cidade, em Botafogo, com entrada franca para o público (sujeita à lotação do espaço). Os ingressos gratuitos poderão ser obtidos no link: https://www.even3.com.br/bossanovacomrobertomenescal/.
Aos 85 anos, Roberto Menescal é uma referência na música popular brasileira desde que despontou como um dos expoentes da bossa nova, na virada entre as décadas de 1950 e 1960. Frequentador assíduo das famosas reuniões no apartamento de Nara Leão, em Copacabana, participou de shows emblemáticos do movimento, tanto nas universidades cariocas quanto no primeiro show de bossa nova no exterior, realizado no Carnegie Hall, em Nova York, em novembro de 1962. A partir da década de 1970, fez história também como produtor
fonográfico, à frente de discos de Elis Regina e Chico Buarque, entre outros grandes nomes. No sarau do dia 22, Menescal terá a companhia da cantora Cris Delanno, sua parceira há mais de 20 anos em diversos projetos – nos palcos e estúdios, entre eles o CD “Eu e Cris”, lançado em 2005 pelo selo Albatroz. Neste encontro, os dois dividirão a interpretação de clássicos não só da obra de Menescal, como também de outros nomes de referência como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Marcos Valle e Carlos Lyra.
Saraus Cariocas é uma série criada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro para jogar luz sobre os gêneros musicais surgidos na cidade. Nos quatro primeiros encontros, os bate-papos musicados tiveram como temas o Samba de Terreiro (com Cláudio Jorge e Augusto Martins), o Samba-Enredo (com Teresa Cristina), a Marchinha de Carnaval (com Soraya Ravenle e Luís Filipe de Lima) e o Choro (com o Trio Turuna). Todas as edições foram gravadas em vídeo e estão disponibilizadas no YouTube do Arquivo Geral.
Estado do Rio de Janeiro, 17 a 19 de novembro de 2022 GAZETA RIO 7 EVENTO
O compositor Roberto MenescalDivulgação
Secretaria de Cultura abre inscrições para cursos gratuitos
São oito modalidades disponíveis para os moradores de Nilópolis
Já estão abertas as inscrições para os cursos de teatro, audiovisual, desenho, dança, balé, violino, bordado e canto coral, promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura para os nilopolitanos. As aulas são gratuitas e serão ofertadas mais de 200 vagas ao todo, para diversas faixas etárias, a partir dos 4 anos de idade. As matriculas devem ser feitas na Usina de Cultura Jornalista Tim Lopes, localizada na rua Eliseu de Alvarenga, nº 384, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h. O prazo para matrícula segue até o dia 13 de janeiro de 2023. Já as inscrições para as aulas de balé ocorrem até o dia 22 de dezembro, na Escola Municipal de Dança Anna Pavlova, localizada no Ciep 136 – Professora Stella de Queiroz Pinheiro, no bairro Frigorífico.
As turmas de canto coral são destinadas apenas aos adultos. Para aqueles que já têm alguma experiência na área teatral, a Escola Municipal de Teatro Celso Mosciaro oferece o curso livre de direção teatral. Nesta modalidade o aluno precisa ter no mínimo 16 anos.
É necessário que, no ato da matrícula, crianças e adolescentes levem identidade (original e xerox), comprovante de residência (xerox), duas fotos 3X4, comprovante de escolaridade e declaração de autorização do responsável legal e uma pasta modelo 17 para interessados no balé. Já os adultos, xerox da identidade, comprovante de residência e duas fotos 3X4. Além disso, a secretaria pede uma lata de leite em pó, que será destinada à doação para crianças em situação de vulnerabilidade social.
Na Usina, as aulas estão previstas para iniciar em abril de 2023, com duração até novembro, totalizando 100 horas de curso. Ao final, o aluno que cumprir a carga horária exigida pela secretaria recebe o certificado.
A Usina de Cultura Jornalista Tim Lopes fica na Estrada Elizeu de Alvarenga, 384, em Olinda.
A Escola Municipal de Dança Anna Pavlova fica no Ciep 136 – Professora Stella de Queiroz Pinheiro, na Estrada Dr. Rufino Gonçalves Ferreira, s/n, no bairro Frigorífico.
Estado
Rio
Janeiro, 17 a 19 de dezembro de 2022 GAZETA RIO 8 TEATRO
do
de
de Janeiro, 17 a 19 de novembro de 2022 GAZETA RIO 9 TEATRO
Estado do Rio
17 a 19 de
2022 GAZETA RIO 10 TEATRO
Estado do Rio de Janeiro,
dezembro de