Jornal Gazeta Rio - Edição de Sábado 5 a Segunda-Feira 7 de Novembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com
em 1997 • Rio de Janeiro, 05 a 07 de Novembro de 2022. Ano XXV Nº 1002 - R$2,00 -
GAZETA RIO Mulheres Protagonistas na Independência brasileira Mulheres que ganharam protagonismo na independencia do Brasil ganham destaque no Festival Leopoldina Orgânica, na Zona Norte Caderno G MINUTO GAZETA DANA BLANCO Página 06 Página 05 Página 05 Página 06 Página 04 Página 03 Lula precisará encarar contas públicas apertadas para financiar promessas e políticas de auxílio Educação avança em Japeri com aulas de robótica para o Ensino Fundamental Niterói ratifica termo de colaboração com a vila portuguesa de Forjães Kiev vai pedir ao Brasil munições antiaéreas para proteger armazém Moradores pedem respeito e comemoram vitória de Lula Página 08 “CASO SPORT X VASCO” – STJD adiar o julgamento foi um "gol contra" Pouco antes de quebrar o silêncio, Bolsonaro consultou Exército sobre judicializar eleições e não teve apoio No Dia da Favela:
Fundado
Presidente: Jorge Bernardes

Fundado em 1997

Rio de Janeiro, 05 a 07 de novembro de 2022 - Ano XXV - nº 1002

Editorial:

Tentativa de Golpe

o Bolsonaro era fantástico para a economia do Brasil o que só era ver dade na mente deturpada deles.

Em meados a uma manifes tação, não,melhor chamar pelo que realmente é, uma tentativa patética de golpe.

Você com certeza vê em qualquer mídia que seja bolsonaristas pedin do por intervenção militar em frente ao quartel do exército brasileiro.

Você também já deve ter visto ce nas de pessoas se agarrando ao para choque dos carros,ainda na inútil barricada que está perdendo força a cada dia, você também já assistiu ou ouviu falar do homem que estava, literalmente, arrastando a bunda na chão em prol do Bolsonaro.

E com tudo isso…só podemos dizer que as pessoas que vivem no Brasil paralelo não são inteligentes. Elas se pintam de intelectuais, falavam como

E agora que Bolsonaro perdeu e não está nem contestando os vo tos e nenhum líder internacional está chorando pelo Bolsonaro. Ag ora mostra a verdadeira burrice.

E também mostram como o Bra sil é completamente dividido po liticamente. Lembra naépoca da escola? Quando a professora fa lava sobre como o Brasil império comprava escravos, ora, assim que a princesa Isabel assinou a carta…racismo nunca mais. O rac ismo não existe no Brasil.

E muita gente acreditou nisso, quantas pessoas olharam casos de violência policial nos Estados Unidos balançaram as cabeças e falaram "não é assim no Bra

sil" e vemos que isso é uma das maiores mentiras.

Essa mentira tá ao lado da famosa "a maior mentira que o diabo con tou foi fazer a humanidade acreditar que ele não existe" Então, quando você se sentir idiota por responder uma questão errada ou fazer uma atividade errada, bom, lembre se desses dias. Essas pessoas estão fazendo isso por vontade própria e outros Bolsonaristas acreditam que isso é a coisa certa. Acreditam que estão vendendo uma guerra que ex iste apenas na cabeça deles.

A maldade do Bolsonaro não irá sumir tão rapidamente. Mas en quanto tivermos democracia e uma mídia que não acolha o fas cismo, ainda estaremos na luta pelo futuro do nosso país e das futuras gerações.

Facebook e Instagram começam a remover publicações com pedidos de intervenção militar no Brasil, diz Meta

Empresa afirmou que faz o monitoramento das postagens referentes ao cenário político, mas não informou quantos conteúdos foram retirados do ar com a medida aplicada às plataformas.

AMeta, controladora do Face book e do Instagram, diz que começou a remover publicações de usuários com pedidos de inter venção militar no Brasil.

A empresa afirma que faz o mon itoramento das postagens refer entes ao cenário político e que a medida faz parte das práticas de remoção que já existiam anterior mente. No entanto, não informou quantos conteúdos foram retira dos do ar nas plataformas.

Desde que foi anunciado o resulta do das eleições presidenciais, gru pos bolsonaristas têm bloqueado rodovias por todo o Brasil para con testar a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas e pedir intervenção federal. Apoiadores também re correm às redes sociais para fazer posts em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Temos acompanhado com at enção os acontecimentos no Bra

sil e as conversas sobre esses eventos nas nossas plataformas, e começamos a remover pedidos para uma intervenção militar no Brasil no Facebook e Instagram”, disse um porta-voz da Meta ao g1. Na quinta-feira (3), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Al exandre de Moraes, afirmou que o resultado da urna é incontestável e que criminosos que atacam o siste ma eleitoral serão responsabilizados.

“As eleições acabaram, o segundo turno acabou democraticamente no

Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda.

último domingo. O TSE proclamou o vencedor, o vencedor será diploma do até dia 19 de dezembro e tomará posse em 1º de janeiro de 2023. Isso é democracia, isso é alternância de poder, isso é estado republicano”, afirmou o presidente do TSE.

O ministro da Justiça, Anderson Torres, disse por meio de uma rede social que houve 37 prisões e fo ram aplicadas 4.216 multas a mo toristas que bloquearam rodovias federais.

Redação

Dia da Favela’ é comemorado com ações culturais em comunidades do Rio

Ontem, 4 de outubro a Central Única das Favelas (Cufa) promoveu uma série de atividades para celebrar o Dia da Favela no Rio de Janeiro. As ações cul turais aconteceram na sede, no Viadu to de Madureira, e em diversas comu nidades do Estado do Rio de Janeiro.

“Favela é humanidade e o companheirismo que existe dentro dela. Só assim a gente

consegue avançar cada dia mais”, afirmou Wellington Galdino, diretor da Cufa. Entre os destaques está a reinaugu ração da Praça da Paz, no Complexo da Maré. Lidiane Malanquini, das Redes da Maré, afirma que a reinauguração do local será um novo momento histórico desse espaço

Equipe de Lula visita em Brasília local que receberá transição de governo

transição.

Brasília - A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-senador Aloizio Mercadante visitaram na sexta-feira (4) em Brasília o local que será utilizado em Brasília para abrigar a tran sição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula.

O governo federal destinou uma parte do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para re ceber os trabalhos.

O local fica a sete quilômetros do Palácio do Planalto e já foi utilizado em outras ocasiões para abrigar a transição de gov erno. Isto aconteceu, por exem plo, em 2018, quando o governo Michel Temer fez a transição para o governo Bolsonaro.

Mais cedo, nesta sexta, foi publi cada no "Diário Oficial da União" a nomeação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin como co ordenador da transição (leia de talhes mais abaixo).

A presidente do PT informou que a equipe de transição deve começar a trabalhar no CCBB na segunda (7).

"A ideia é que a partir de segun da-feira a gente já comece a ocupar o espaço. Não com toda a equipe formada, mas já com a equipe de administração, que vai fazer essa parte de apoio para que quando a equipe da transição mesmo das áreas temáticas cheg ue, esteja tudo pronto", disse.

De acordo com ela, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pode ir a Brasília na próxima semana.

"Há uma possibilidade dele (Lula) estar aqui na semana que vem, mas vamos discutir na segunda a agenda", disse Gleisi Hoffmann.

Ela foi questionada ainda sobre o valor do salário mínimo em 2023, cujo aumento real foi promessa de campanha de Lula. De acordo com a presidente do PT, o valor está sendo discutido.

Equipe de transição

A equipe de transição de Lula, coordenada por Alckmin, tra balhará no CCBB em Brasília até

a posse do novo governo, em 1º de janeiro de 2023.

Por lei, o futuro governo tem di reito a 50 cargos remunerados para a equipe de transição. A expectativa é que os escolhidos sejam anunciados e nomeados a partir da próxima semana.

O time receberá informações oficiais da administração públi ca e preparará as medidas da nova gestão.

Paralelamente a isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) criou um comitê para acompanhar os atos da equipe de transição e o fornecimento de informações pelo atual governo.

A nomeação de Geraldo Alckmin como coordenador da equipe de transição foi publicada nesta sex ta no "Diário Oficial da União".

Alckmin já afirmou que nomes do MDB e do PDT, que aderiram à candidatura de Lula no segundo turno, também devem fazer indi cações para a equipe de transição.

Ele não descartou a participação de nomes de partidos de centro.

O vice-presidente eleito, junto de Gleisi e Mercadante, também se reuniu com o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Alckmin ainda teve um encontro rápido com Bolsonaro.

Nomeação de Alckmin

A nomeação de Geraldo Alckmin como coordenador da equipe de transição foi publicada nesta sex ta no "Diário Oficial da União".

Alckmin já afirmou que nomes do MDB e do PDT, que aderiram à candidatura de Lula no segundo turno, também devem fazer indi cações para a equipe de transição.

Ele não descartou a participação de nomes de partidos de centro.

Alckmin esteve na quinta-feira (3) em Brasília para discutir com parlamentares como adequar o Orçamento da União de 2023 aos projetos de Lula.

O vice-presidente eleito, junto de Gleisi e Mercadante, também se reuniu com o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Alckmin ainda teve um encontro rápido com Bolsonaro.

GAZETA
RIO
Gleisi Hoffmann e Aloizio Mercadante visitaram a sede do Centro Cultural Banco do Brasil. Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin será o coordenador da Guilherme Mazui Lizandra Oliveira Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio
GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes
Avelar
e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio
Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes
Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares
Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida

No Dia da Favela, moradores pedem respeito e comemoram vitória de Lula

ro

ontem, sex ta-feira (4) o Dia da Favela com atividades culturais, práticas esporti vas e de brincadeira para as crianças. A data marca a primeira aparição do termo em um documento oficial.

Para além da festa, mora dores afirmam que a data é uma oportunidade para a sociedade desconstruir es tereótipos e refletir sobre a forma como as favelas são criminalizadas pelo Estado.

Para Jaime Muniz, do mov imento Favela Ação, a im portância da data está em exaltar a potência das fave las e a luta histórica por di reitos. O movimento atua em mais de 30 comunidades do Rio de Janeiro, entre elas o Complexo do Alemão e o Jacarezinho, na zona Norte. Ele destaca que a resistência é uma característica em co mum que vem desde a for mação das primeiras favelas. "Com a libertação das senza las, acharam que a gente não ia sobreviver, mas ocupamos os espaços rejeitados pela

sociedade, o alto do morro, beira de rios, encostas. E a favela foi crescendo. O que a gente pede é que as fave las sejam respeitadas. Somos trabalhadores, pessoas de bem. Quando você dá opor tunidade, a favela sempre responde de forma positiva", disse Jaime, conselheiro da Federação das Associações de Favelas (Faferj).

A fake news com o boné usado pelo presidente elei to Lula (PT) no Complexo do Alemão é apenas um exem plo da criminalização diária que as favelas sofrem, na opinião de Gizele Martins, moradora do Complexo da Maré e comunicadora pop ular. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a afirmar que havia "só trafi cante" no evento.

"Uma simples sigla CPX usada pelo próprio Estado para iden tificar locais onde existem muitas favelas juntas. Tudo na favela é criminalizado, a rou pa, o funk, o forró, o pagode, o rap, o hip-hop, a moradia, o transporte alternativo. Somos mais do que qualquer signifi cação que façam sobre nós favelados", afirma Gizele. "Os próprios governantes que marcam o Dia da Fave

la são os mesmos que ex cluem a favela de qualquer tipo de direitos. Quando eles gastam dinheiro para contro lar a favela com o que eles chamam de segurança pú blica e deixam de investir em

educação, saúde, moradia, cultura", explica a jornalista. Jaime Muniz completa que a sigla é usada principal mente por jovens em rou pas e bonés como forma de demonstrar orgulho da fave

la. Fato que Bolsonaro igno ra ao tentar associar mora dores de favela ao tráfico.

"A favela apoiou o Lula porque foi o único presiden te que teve um olhar difer enciado para as favelas, que

deu oportunidade não só do Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, mas também abriu as universidades pú blicas para a favela, para os filhos dos pobres", conclui.

resultado das urnas. Ainda há 15 interdições em cinco estados.

Quatro diretores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) se reuniram nesta quinta-fei ra (3) em Brasília com os procuradores que investi gam as suspeitas de omissão da PRF em relação aos blo queios em rodovias do país e também apuram quem fi nancia o grupo.

Os bloqueios começaram no domingo (30) e foram feitos por apoiadores do presiden te Jair Bolsonaro contra o re sultado das urnas.

Segundo o boletim mais re cente da PRF, divulgado na manhã desta sexta (4), ainda há 15 interdições em cinco estados.

Em Santa Catarina, agentes

da PRF informaram ao grupo que bloqueava uma rodo via que não iriam multá-los.

Além disso, em Franca (SP), policiais bateram continên cia para os responsáveis pe los bloqueios.

A própria PRF já informou que investiga servidores por incitação ao bloqueio de ro dovias.

A reunião em Brasília Pela PRF, participaram da re união:

• Marco Antônio Territo de Barros, diretor-executivo (substituto do diretor-ger al);

• Djairlon Moura, diretor de Operações;

• Luís Carlos Reischak Júnior, diretor de Inteligência;

• Wendel Benevides Matos, corregedor-geral e diretor

de Controle Interno. Ao todo, nove procuradores do MPF atuam na investi gação, e cinco deles estiver am presentes na reunião desta quinta-feira. O dire tor-geral da PRF, Silvinei Vasques, não foi ao encontro. Na reunião, os diretores da PRF falaram sobre a ob strução das rodovias no DF, relatos de supostas omissões de policiais ro doviários federais. Procuradores investigam possíveis financiamentos do movimento, informaram isso aos diretores da PRF e também disseram que in vestigarão supostos crimes contra o funcionamento das instituições democráticas e prevaricação, além de ana lisar documentos da PRF.

Vírus sincicial respiratório impulsiona SRAG em crianças até 4 anos

Casos de VSR aumentaram na faixa etária, superando os de covid-19

Os casos de síndromes res piratórias graves em cri anças até 4 anos apresentam tendência de alta, segundo o Boletim InfoGripe, divul gado hoje (4) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa monitora os casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), casos em que síndromes gripais evoluem e causam hospital izações.

De acordo com o levanta mento, os casos associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) aumentaram na faixa etária e o vírus se tornou o principal causador de SRAG viral na população nas últi mas quatro semanas, super

ando o SARS-CoV-2, vírus da covid-19.

O boletim mostra que, en tre os casos com resultado laboratorial positivo para vírus respiratórios, 19,9% foram Influenza A; 0,6%, Influenza B; 26,4%, VSR; e 26,0%, SARS-CoV-2. Entre os óbitos, o SARS-CoV-2 continua a dominar, com 68,6%.

O estudo indica que o es tado de São Paulo segue mostrando a presença significativa de casos pos itivos para Influenza nas últimas semanas, enquan to os demais estados, que tiveram sinal de aumento na presença deste vírus no

mês anterior, vivem pos sível interrupção no cresci mento, embora os dados laboratoriais ainda sejam considerados preliminares. No estado do Amazonas foi observado aumento de casos positivos de covid-19, o que pode explicar o sinal de crescimento nos casos de síndromes respiratóri as aguas graves (SRAG) na população adulta do esta do.

Além do Amazonas, há tendência de aumento na SRAG em Alagoas, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Na maioria dos casos, o aume

Bloqueios em vias: diretores da PRF se reúnem com procuradores para explicar suspeita de omissão
Reunião aconteceu nesta quinta (3); bloqueios são feitos por apoiadores de Bolsonaro contra o Moradores afirmam que data é oportunidade para refletir visão da sociedade e do Estado sobre as comunidades no RJ
Estado do Rio de Janeiro, 05 a 07 de novembro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
Presidente eleito, Lula (PT) foi o único candidato que esteve em favelas no Rio de Janeiro - Ricardo Stuckert

Pouco antes de quebrar o silêncio, Bolsonaro consultou Exército sobre judicializar eleições e não teve apoio

do Alto Comando do Exército Brasileiro estão fechados no posicionamento de aceitar o resultado das eleições presidenciais e descartam qualquer possibilidade de intervenção ou golpe Kenzô Machida

No dia que que brou o silêncio e fez um pro nunciamento no Palácio da Alvorada após o resultado da eleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL), horas antes, consultou os militares do Exército Brasileiro sobre a possibilidade de judicializar o resultado das urnas sob a jus tificativa de que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia ser considera do inelegível por conta das condenações na Lava Jato. Integrantes das Forças Ar madas, entretanto, não der am apoio ao presidente para seguir nessa investida. Fon tes militares ouvidas pela emissora CNN disseram que a sugestão chegou a receber o aval de uma das Forças e negada por outra, além do Exército, o fiel da balança que não endossou a tentati va do presidente.

Até o momento, levantamen to do Comitê de Transparên cia não encontrou irregular idades nos testes, feitos em 641 urnas, sendo 56 com uso de biometria de eleitores. O

Exército integra esse comitê. Militares do Alto Comando do Exército Brasileiro estão fechados no posicionamen to de aceitar o resultado das eleições presidenciais e des cartam qualquer possibilidade de intervenção ou golpe.

A emissora CNN apurou que a leitura interna é de que as eleições ocorreram dentro da lisura do processo eleitoral e que não houve fraude com provada nas urnas eletrôni cas. Porém, a instituição não deve se posicionar sobre o assunto. A ordem na caserna é que esse posicionamento, se ocorrer, será por meio do Ministério da Defesa.

Entre os generais de quat ro estrelas, o resultado das eleições é considerado pági na virada e agora os militares já alinham os preparativos

para a transição de governo e aguardam a divulgação do nome do novo ministro da Defesa. Na semana que vem, os generais que compõem o Alto Comando devem mar

Teto de gastos deve ser revisto durante o governo Lula

A PEC (proposta de emen da constitucional) da Tran sição foi concebida apenas para resolver uma questão emergencial e não colocar ia em risco a questão fiscal. É o que opina o líder do PT no Senado Federal, senador Paulo Rocha (PA), que partic ipou da comitiva que visitou o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) na manhã des ta sexta-feira (4/11). Local izado no Setor de Clubes Es portivos Sul, o local abrigará a sede da equipe de tran sição de governo.

Segundo o parlamentar, uma possível PEC para o romper o teto de gastos deve ser criada só depois do gover no instalado. “Veja que nós não estamos propondo PEC para romper com o ‘tal do teto de gastos’, não estamos fazendo isso. Seria um pro

cesso mais longo que vai se dar depois, com o governo se instalando. Agora, nós só estamos propondo soluções emergenciais de manter pa gando aquilo que o governo atual já estava pagando e que não previu a continui dade”, aponta o deputado.

Questionado sobre o possív el uso dos valores do orça mento secreto para pagar essas despesas, o líder do PT disse que é exatamente esse o debate a ser feito com o Congresso Nacional, de onde tirar o dinheiro.

A questão do salário mínimo não é emergencial, segundo o parlamentar. “Emergência é o dinheiro para saúde, o dinheiro para a merenda es colar, é o dinheiro do auxílio emergencial (Auxílio Brasil).

O salário mínimo vai entrar na discussão do orçamento geral para o próximo ano, e tem que prever alguma coi

sa para o salário mínimo”, aponta o senador.

Na manhã desta sexta-feira, a equipe do presidente elei to, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez a primeira visita ao Centro Cultural Banco do Brasil. A comitiva teve a par ticipação do coordenador técnico, ex-ministro Aloizio Mercandate, da presidente do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR), além dos lí deres do PT no Congresso, o senador Paulo Rocha (PA) e o deputado Reginaldo Lopes (MG), do ex-deputado feder al Floriano Pesaro, aliado de Alckmin, entre outros parla mentares.

As lideranças do PT no Con gresso adiantaram que di versos nomes de técnicos que atuam nas bancadas do partido devem colaborar de alguma forma com a equipe liderada pelo vice-presiden te eleito.

car a primeira reunião para apresentar a situação atual da Força e as perspectivas para o ano que vem. A re união faz parte dos trâmites para a passagem para o

próximo governo. Procurado, o Exército Bra sileiro informou que não iria se manifestar sobre o tema.

A CNN também entrou em contato com a assessoria

Valdemar deve anunciar oposição a governo Lula, mas trabalha por “atuação responsável” do PL

O presidente do PL, Valde mar Costa Neto, deve anun ciar na próxima semana que o partido fará oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas a ideia do dirigente partidário é que a sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro (PL) disputou a reeleição tenha o que tem sido chamada de atuação re sponsável no Legislativo. Numa entrevista coletiva marcada para a próxima terça-feira (8), Valdemar deve tornar público o posiciona mento do partido para, aci ma de tudo, apaziguar o âni mo dentro da bancada eleita

para a Câmara. O partido ele geu a maior bancada, com 99 deputados, parte deles mais alinhados a Bolsonaro e que com posições mais radicais contra o governo eleito.

Valdemar, no entanto, tem dito nos bastidores que o partido não pretende fazer oposição radical a Lula. O que significa, por exemplo, vo tar com o governo eleito em pautas que contribuam com o país. Já há discussão, inclu sive, sobre a PEC da Transição.

A avaliação do presidente do PL é de que ninguém na bancada vai votar contra a proposta que tem como ob jetivo manter os R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a

ser chamado de Bolsa Família. No comando do PL, o en tendimento é o de que, com uma bancada tão diversa, em que pelo menos 40 dos 99 deputados eleitos estar iam dispostos a caminhar para a base de Lula, o parti do deve reiterar o posiciona mento pragmático.

Tradicionalmente, o PL não costuma fechar questão em votações no Legislativo —quando o líder do par tido determina o voto do partido— e, agora, diante do novo quadro interno, a tendência é deixar os depu tados livres para se posicio nar como preferirem.

Militares de imprensa do Planalto a aguarda posicionamento. Presidente do PL deve tornar público o posicionamento do partido na próxima terça-feira (8) Thais Arbexda Líder do PT no Senado Federal aponta que discussão sobre o teto de gastos deve ficar para depois quando o governo Lula assumir Henrique Lessa
Estado do Rio de Janeiro, 05 a 07 de novembro de 2022 GAZETA RIO 4 POLÍTICA

Feira da Roça movimenta o domingo na Vila da Fumaça

Atividades iniciam às 9h e seguem até 18h; banda Os Dana dos se apresenta a partir de 15h30

Para aqueles que gostam de produtos frescos, música boa e comida típica do interior, acontece neste domingo, dia 6, mais uma edição da Feira da Roça no distrito da Vila da Fumaça.

As atividades iniciam às 9h e seguem até às 18h. Já a pro gramação musical, que já é um marco na Feira da Roça, ficará por conta da banda Os Danados a partir das 15h30, que irá agitar os participantes.

As verduras e legumes fresquinhos e os alimentos preparados na hora estarão

distribuídos em barracas, que estarão preparadas para receber a população.

- A Prefeitura monta a es trutura e prepara a segu rança da Feira da Roça para que o evento seja seguro e abrangente para toda a família. Estas atividades são responsáveis por mov imentar a economia local e promover rotatividade dos plantios rurais do município - explicou Thiago Zaidan, o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.

Niterói ratifica termo de colaboração com a vila portuguesa de Forjães

APrefeitura de Niterói ratifi cou, nesta quin ta-feira (03), um termo de colaboração com a Vila de Forjães, situada na cidade de Esposende, no distrito de Braga, em Portugal. O prefeito Axel Grael rece beu a visita do presidente da Assembleia de Freguesia de Forjães, Carlos Manuel Gomes de Sá. O termo de colaboração foi assinado em uma reunião virtual em jun ho deste ano. A vila portu guesa mapeou um número significativo de forjanenses emigrados para Niterói e procurou o município para estreitar as relações.

com mais uma cidade por tuguesa. O que é mais in teressante é que eles estão buscando informações so bre famílias que migraram de Forjães para o Brasil a partir da década de 50. Cu riosamente uma boa parte destas famílias veio para Niterói. Então, eles querem buscar contato com essas famílias. Vamos aproximar as duas cidades e reaprox imar essas famílias de For jães. Temos conversado também com Braga e Lis boa. Existem iniciativas de parcerias que são muito proveitosas para Niterói”, explicou Axel Grael.

Lidera no ranking regional em geração de empregos

Com mais de 18,8 mil vagas de empregos geradas desde o ano passado, Macaé se mantém no topo do ranking regional em abertura de novos pos tos de trabalho, contabili zando de janeiro a setembro deste ano, o saldo positivo de 6.801 novas contratações formais registradas pelo Ministério do Trabalho.

Impulsionada pela nova dinâmica do mercado off shore, a cidade acumula novo crescimento na ger ação de empregos em se tembro, quando 736 postos de trabalho foram gerados na Cidade Energia.

Os dados são consolidados pelo Cadastro Geral de Em pregados e Desempregados (CAGED) que apontam os seg mentos de serviço, indústria e construção civil como os

principais

“A cada mês, Macaé com prova a sua referência como o maior e mais favorável am biente de negócios do Esta do, o que garante a geração de empregos e mais opor tunidades para a nossa pop ulação. Sem dúvidas, esse é o grande legado da nova fase do município”, afirma o prefeito Welberth Rezende. A agenda construída por Welberth junto a Petrobras, que garantiu a revisão da ex igência de experiência para profissionais que atuam em determinados segmentos do mercado de óleo, gás e energia, também contribui para que Macaé siga como líder na geração de empre gos no Rio de Janeiro.

O prefeito de Niterói destacou a aproximação entre Niterói e Forjães e lembrou que o município tem parcerias com outras cidades portuguesas. “É uma parceria importante

O termo de colaboração entre Niterói e Forjães tem um caráter voltado para a cultura e o turismo. No entanto, também poderá haver intercâmbios e coop eração em ciência e tecn ologia, economia e comér cio, desporto, agricultura,

saúde e educação.

O Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói (EGP) é responsáv el por coordenar, por par te do município, a parceria com Forjães. A secretária do EGP, Katherine Azevedo, afirmou que o objetivo é fortalecer os laços com os portugueses.

“Essa parceria tem como áreas principais a cultu ra e o turismo. Temos um grupo grande de brasilei ros em Portugal e em For jães também. Temos uma história em comum e a id eia é fortalecer esses laços históricos e culturais. Do ponto de vista de benefícios para Niterói, essa relação é muito importante”, disse Katherine Azevedo.

O presidente da Assem bleia de Freguesia de For jães, Carlos Manuel Gomes de Sá, explicou que a parce ria de Niterói com Braga foi

uma inspiração.

“É muito importante essa parceria para nós. Vimos a parceria que foi fei ta com Braga e achamos que devíamos participar. Temos uma comunidade forjanense muito grande aqui em Niterói. Quere mos nos aproximar da nos sa comunidade. Estamos desenvolvendo o projeto ‘Forjanenses pelo Mundo’, que pretende, por vontade dos próprios, rastrear em igrantes da vila. A comuni dade que temos em Niterói é muito relevante”, con cluiu Carlos Manuel.

Também estiveram pre sentes no encontro do prefeito Axel Grael com o representante de Forjães, Carlos Manuel Gomes de Sá, o secretário municipal de Culturas, Alexandre San tini e o presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes.

Educação avança em Japeri com aulas de robótica para o Ensino Fundamental

Iniciativa faz com que os adolescentes comecem se familiarizar com a didática do ensino médio

Oavanço da tecnolo gia está tornando o mercado de trabalho cada vez mais exigente para os jovens. Por conta disto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desen volveu uma parceria, junto ao Colégio Estadual Arman do Dias, que oferece aulas de robótica para os alunos do 9º ano da Rede Munici pal. 964 matriculados estão participando do projeto.

O curso tem o objetivo de ser a porta de entrada dos adolescentes para o ensi no médio e, consequent emente, o curso superior. Além de aproximá-los da tecnologia, a proposta da Semed é estimular os es tudantes na escolha do C.E Armando Dias como a primeira opção na hora da matrícula. Uma vez que a unidade é de ensino integral e possui um equipamento moderno e sofisticado.

As aulas acontecem às quintas-feiras, das 13h às 15h, e são ministradas pela coordenadora dos anos fi nais na Semed, Érika Cabral e pela coordenadora da Ed ucação de Jovens e Adultos - EJA, Renata Russo.

Na parceria, o Colégio for nece a ‘Sala Maker’. O es paço é estruturado com eq uipamentos como: cadeira gamer, impressora 3D, notebook, TV, difusor de luz para ensaio fotográfico, retroprojetor, display LCD,

entre outras novidades. Em contrapartida, a professora da Rede Municipal, Érika, ministra aulas de robótica para as turmas do ensino médio e fundamental.

Funcionamento de um cir cuito elétrico, ligar e de sligar um led, mandar a programação para a placa estão entre as atividades que os alunos aprendem em sala. Lá eles misturam teoria e prática e ao final são avaliados pela profes sora da disciplina.

Foram selecionados cinco alunos do 9º ano de cada unidade escolar para dar início ao projeto. A cada semana os estudantes par ticipam das aulas em forma de rodízio, de acordo com o número específico de vagas disponibilizadas pelo Colé gio. A ideia é que todas as escolas da Rede Municipal sejam atendidas. “Ainda não escolhi a minha

profissão, mas já sei que será algo que envolve a tecnologia. Estou amando mexer com isso. Embora eu saiba usar o celular e computador, fico feliz em aprender o fundamento dos materiais elétricos”, contou o aluno da E.M Ary Schiavo, Marcos Vinicius, de 15 anos.

Diferente dele, a colega de turma, Thabata Nascimen to, de 15 anos, já escolheu a carreira que irá seguir: “bombeiro”, respondeu ela. A estudante acrescen tou, ainda, a importância da robótica para o merca do de trabalho: “Às vezes arrumamos um empre go e não nos adaptamos porque conhecemos os aparelhos tecnológicos ap enas de forma superficial. Aqui temos a oportuni dade de aprender a base”, expressou.

De acordo com a professora Érika, a robótica está pre sente em quase todas as tare fas do cotidiano. “Algo que parece um bicho de sete ca beças, mas não é. Os estudos nas escolas sobre física pre cisam se atualizar. Uma vez que vivemos uma era com pletamente digital. Nossos alunos precisam conhecer o processo de como acender um Led, por exemplo. Eles são o futuro e precisam estar caminhando lado a lado com as inovações técnicas”, con cluiu a professora.

Vale lembrar que o período de renovação de matrícula dos alunos que desejam per manecer no mesmo turno ou curso vai do dia três ao dia dez de novembro. E o prazo dos alunos que desejam mu dar de turno ou curso vai do dia 11 ao dia 16 de novem bro. Mais informações pelo link: https://www.matricula facil.rj.gov.br/

• Resende • Macaé
À direita a Secretária de Educação, Caroline Ontiveros e à esquerda, a Subsecretária de Cultura, Daniela Beliago. Josy Souza Aulas setores que geram novas contratações formais no município.
Estado do Rio de Janeiro, 05 a 07 de novembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

Lula precisará encarar contas públicas apertadas para financiar promessas e políticas de auxílio

Opresidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chega pela terceira vez ao cargo, que ele assume em 1º de janeiro, com promessas de valorização dos salários, geração de empre gos, renegociação de dívidas e suporte a políticas sociais.

Foram essas as indicações dadas pelo petista em seu discurso, após ter vencido o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno.

“A roda da economia vai voltar a girar com os pobres fazendo parte do orçamen to”, disse Lula no domingo (30), após a confirmação do resultado das eleições.

O desafio será estruturar os planos em uma economia com pouco espaço para gas tos não obrigatórios no Orça mento e uma perspectiva de crescimento mais lento em 2023. Levantamento do g1 mostra que a conta gira em torno de R$ 175 bilhões que precisarão ser contemplados na peça orçamentária.

Ainda em seu primeiro dis curso como presidente eleito, Lula afirmou que o combate à fome e à miséria é o "compro misso número 1" do governo. Além disso, o futuro presiden te prometeu ampliar a faixa de isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) para R$ 5 mil — que significa uma renúncia de R$ 21,5 bilhões para os cofres públicos, segun do cálculos do Sindifisco Na cional, sindicato que reúne os auditores da Receita Federal.

Outra proposta de impacto significativo é o reajuste do salário mínimo. O senador eleito Wellington Dias (PT-PI) que capitaneia a questão an tecipou que o reajuste real do mínimo ficará entre 1,3% e 1,4%, resultado da média do crescimento do PIB dos últi mos cinco anos.

O cálculo, que está na propos ta de orçamento, é que cada R$ 1 acima de R$ 1.302 implica em gastos adicionais de R$ 370 milhões aos cofres públicos.

Entrevista exclusiva: Wellington Dias, indicado por Lula para ad equação do orçamento, fala so bre projetos do novo governo Entrevista exclusiva: Wellington Dias, indicado por Lula para ad equação do orçamento, fala so bre projetos do novo governo Dinheiro em falta

Uma reportagem do g1 pub licada na semana passada elencou as dificuldades do presidente na economia. A principal delas será justa

mente organizar as contas dentro do dinheiro livre para uso, de forma que os progra mas de assistência às camadas mais pobres sejam atendidos.

Os especialistas ouvidos pelo g1 dizem que a necessidade de acomodar gastos extras em 2023 podem gerar um pedido de “waiver” — isto é, uma li cença para quebrar as regras impostas às contas públicas —, mas que um plano será cobrado adiante para reorganizar a casa.

“O jeito é tomar mais dívi da, não me parece ter como escapar. Mas tudo tem que ser comunicado da maneira correta. O mercado inter nacional está punindo muito as histórias de desvio fiscal”, disse Fernando Rocha, econ omista-chefe da JGP, ao g1 na semana passada.

Durante a campanha, Lula ga rantiu, por exemplo, que o Aux ílio Brasil seria mantido em R$ 600 mensais aos beneficiários.

A Instituição Fiscal Indepen dente (IFI) calcula que seria necessário redirecionar mais R$ 51,8 bilhões para o programa.

No orçamento enviado pelo governo de Jair Bolsonaro ao Congresso, são R$ 115,7 bil hões disponíveis para todos os gastos não obrigatórios do país, segundo a IFI. Estão pre vistos na peça apenas R$ 405 mensais para o Auxílio Brasil.

Bolsonaro também deixa uma coleção de rombos no Orça mento (saiba mais abaixo), uma renúncia relevante de receitas para os estados com o teto do ICMS para combus tíveis e uma incógnita sobre as emendas de relator, que fic aram conhecidas como “orça mento secreto”.

Só na questão do combustível, Lula terá que equacionar a perda de receita dos estados com outras fontes de financiamento ou reto mar a cobrança do ICMS, à custa de uma elevação nos preços.

Sobre as emendas, o futuro presidente precisará de uma solução para um impasse: os parlamentares têm usado o orçamento secreto como moeda de troca pelo apoio ao presidente, e a composição das casas depois da eleição não traz uma maioria natural e pro gramática ao presidente eleito.

Até o momento, Lula fala em retomar o diálogo.

“Para além de combater a ex trema pobreza e a fome, vamos restabelecer o diálogo neste país”, disse no discurso de domingo. Contenção de gastos

Outra reportagem do g1, de julho, mostra que o governo Jair Bolsonaro e o Congresso Nacional patrocinaram cinco grandes mudanças no teto de gastos desde 2019. As alter

ações somam um impacto fiscal de R$ 213 bilhões em relação ao desenho original da regra, de acordo com um monitoramento realizado também pela IFI. As principais quebras foram justamente para turbinar pro gramas sociais. Em março de 2021, houve a aprovação da PEC Emergencial, que abriu um espaço de R$ 44 bilhões fora do teto. À época, o valor foi utiliza do para bancar uma nova roda da do Auxílio Emergencial.

Meses depois, em dezembro, a PEC dos Precatórios provocou duas alterações no teto de gas tos, com impacto de R$ 81,7 bil hões. Além de um teto para pa gamento de precatórios — que são dívidas judiciais do governo, já julgadas — foi alterada a base de cálculo do teto para permitir gastos em ano eleitoral.

Por fim, em julho, a PEC Kami kaze criou benefícios sociais a poucos meses da eleição, com custo fora do teto de R$ 41,2 bilhões. Foi nessa proposta que foi ampliado o valor do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600, além de dobrar o benefício do vale gás e vouchers para camin honeiros e taxistas.

No Orçamento enviado ao Congresso, acomodando boa parte dos gastos criados préeleição e que serão difíceis de serem retirados, o governo prevê déficit de R$ 63,7 bilhões no ano que vem. Mas o merca do financeiro acredita em uma situação mais complicada.

“O populismo fiscal bastante exacerbado do governo atual deixa uma 'bomba' que irá ex plodir em 2023. Ainda é difícil avaliar o tamanho do rombo, mas acreditamos que seja su perior a R$ 200 bilhões”, diz Cristiano Oliveira, economis ta-chefe do Banco Fibra.

Lula falou, em campanha, que pretende eliminar o teto de gastos como regra fiscal oficial do país. Nos próximos meses, o presidente eleito precisará formatar uma nova política de gestão dos gastos públicos para trazer credibili dade aos planos econômicos.

O que economistas esperam é que Lula sinalize ao centro na busca por essa nova ânco ra fiscal, novamente porque a formatação do Congresso não está tão favorável ao petista. Mas, para Oliveira, o Congres so terá papel fundamental em ajudar o governo eleito a resolver esse nó, pois par lamentares e governadores recém-eleitos precisam aco modar interesses regionais com alguma previsibilidade fiscal até as eleições de 2024.

“Minha visão é otimista, apesar de reconhecer as di ficuldades deixadas pelo at ual governo. Acredito que a relação mais harmoniosa en

tre os poderes e o maior fluxo de investimentos estrangeiros podem colaborar na traves sia dessa tempestade que se aproxima”, diz o economista. Lula, presidente eleito, vai precisar negociar apoio com parlamentares

Lula, presidente eleito, vai precisar negociar apoio com parlamentares

Crescimento do PIB

Outro complicador para os pla nos de Lula é o potencial de crescimento do país para 2023. Os monitoramentos de econo mistas brasileiros e estrangei ros dão conta de que a econo mia brasileira não terá um motor natural de crescimento. No boletim Focus desta se gunda-feira, os economistas brasileiros projetam uma alta de 2,76% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. Já para 2023, a previsão de cresci mento é de apenas 0,64%.

O Fundo Monetário Internac ional (FMI) também espera uma desaceleração do Brasil, junto com toda a economia global. Para o órgão, a economia bra sileira deve crescer 2,8% neste ano e 1% no próximo.

O Brasil será especialmente prejudicado se houver um freio muito severo de países que são parceiros impor tantes de comércio exterior, como a China. A perspectiva de um freio global faz cair o preço de commodities, que são produtos importantes para a atividade econômica. Lula está, portanto, em uma encruzilhada: precisaria ter dinheiro para estímulos à economia, mas pode afugen tar investidores do país porque não há espaço para novos gastos.

“A recessão global dificulta a retomada da economia e vai ser inevitável um aumento do gasto público, do investimento e de obras públicas”, diz Juliana Trece, economista do Instituto Brasilei ro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

“Mas a situação fiscal está tão delicada que, se estimular mui to via gasto público, pode con tribuir para que o investimento privado não venha”, prossegue. Novamente, será uma questão de comunicação. Lula precis ará detalhar planos factíveis para não criar uma sobreval orização do câmbio pela fuga de capital desconfiado. Até agora, o mercado finan ceiro não reagiu mal. O dólar terminou a segunda-feira com queda de 2,55%, cotada a R$ 5,1654. O Ibovespa subiu 1,31%, a 116.037 pontos. Fo ram os melhores resultados para um dia após eleição pres idencial desde o Plano Real.

Kiev vai pedir ao Brasil munições antiaéreas para proteger armazén

Madrid - A Ucrânia vai pedir ao Bra sil munições para carros de combate antiaére os, anunciou hoje o min istro da Defesa ucraniano, Oleksi Reznikov, indicando que servirão para prote ger armazéns de cereais de ataques russos.

"Vou enviar um pedido ao seu governo porque este tem a oportunidade de nos fornecer munição para os Gepard", disse Reznikov a um jornalista brasileiro du rante uma conferência de imprensa, citado pela agên cia de notícias Ukrinform, O ministro ucraniano sali entou que são precisas mu nições para este sistema de artilharia antiaérea alemã “para missões humanitárias”, pois servem para “encerrar” os céus aos 'drones' irani anos que pretendam destruir a logística de abastecimento dos armazéns de cereais.

"A partir desses centros, cereais, óleo de girassol e milho são fornecidos aos países com fome. Portan to, se nos derem essas munições, protegeremos o céu dos drones terroristas" e "esta será uma missão humanitária da vossa par te porque salvaremos vi das e as pessoas não pas sarão fome em África e na Ásia", argumentou o min istro ucraniano.

Desde o início da guerra, o Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, declarou-se neutro, embora se tenha reunido com o chefe de Es tado russo, Vladimir Putin, em Moscovo, numa visita al tamente polémica e no auge dos combates na Ucrânia.

A Ucrânia está a aguardar para saber qual será a posição ofi cial do Governo do recém-elei to Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que ven ceu as eleições presidenciais em 30 de outubro e toma pos se em 01 de janeiro.

Lula da Silva, durante a cam panha eleitoral, questionou o "espetáculo" em que, na sua opinião, o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelen sky, estaria a participar e censurou-o por ter trocado a mesa de negociações pe los parlamentos europeus.

"Poderiam ficar dez, quinze, vinte dias, um mês inteiro sentados num mesa de ne gociação, a tentar encontrar uma solução. Acho que o diálogo só funciona quando é levado a sério", disse Lula, que também culpou os Es tados Unidos e a União Eu ropeia (UE) de encorajarem uma guerra em que " Putin não é culpado sozinho".

O Brasil é um dos países que possuem tanques an tiaéreos Gepard e um ar senal de munição para este tipo de blindados.

MUNDO
Para economistas ouvidos pelo g1, o principal desafio na economia é dar suporte à população vulnerável sem atropelar responsabilidade fiscal, para que investidores não fujam do país, o que causaria alta do dólar e nova pressão na inflação. Raphael Martins
Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 (21 3589 5288 Wh App (21) 96454 7288 ns agram com cursogh Co eg oeCu soGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 Vi a Em l Mesqu ta RJ (10 i d E t çã d M q t Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi Clube de Benefícios Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Au as práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e mu to mais Estado do Rio de Janeiro, 05 a 07 de novembro de 2022 GAZETA RIO 6 ECONOMIA

PAULO SILVA

Todo obstáculo ou problema serve para ou destruir, através da desistência, ou melhorar, construindo soluções que po dem deixar todos felizes. Com a morte de Chadwick Boseman, falecido no auge da carreira aos 43 anos por consequência de uma doença rara, o projeto Pantera Negra dentro do Uni verso Cinematográfico da Mar vel parecia ficar comprometi do, perder um ator que caiu nas garças dos fãs e da crítica tendo feito apenas um filme solo do personagem parecia ser o fim da linha. Mas o UCM se rein ventou e superou o problema, e melhor, trouxe para dentro do personagem o respeito e a veracidade de que os Heróis também podem morrer. Pan tera Negra: Wakanda para Sempre vai surpreender os fãs do Brasil, com estreia marcada para esta semana o Filme, con tinuação do único personagem masculino africano da Marvel retratado nos cinemas até ago ra, vai trazer uma homenagem linda ao ator e principalmente ao Herói da nação fictícia daquele continente. Retratado como um Rei eterno o person agem T'Challa será lembrado e retratado durante quase todo filme, O Verdadeiro Rei e Heroi da nação de Wakanda. Mas Rei morto Rei posto, o person agem, e a franquia, precisam continuar.

A sinopse promete ser um filme não só de ação, mas também de drama, vamos a ela: Em Wakan da a Rainha Ramonda, Shuri, M'Baku, Okove e as Dora Mi laje lutam para proteger a sua nação de potencias mundias que querem explorar o Vibra nio, depois da morte de T'Chal la. Os heróis unem-se com a ajuda de War Dog Nakia e Ev erett Ross para descobrirem um novo caminho para o reino africano, enquanto os Wakan dianos se esforçam para saber quem vai substituir e vestir o uniforme negro do Pantera. Pelo que tudo indica o filme vai fazer filas nos cinemas para

ser visto. A crítica internac ional vem falando muito bem da franquia, alguns dizem in clusive que o roteiro supera o do primeiro filme, talvez a co moção em relação ao ator, o engajamento do estúdio com os fãs e a forma como a histo ria foi tratada transformando o problema e a adversidade em algo muito positivo, venha tor nar este um dos filmes mais as sistido de todo UCM. Uma coisa é certa já sai do set para as telas como a grande novidade deste final de 2022.

CURTAS

Pantera Negra estreou nos quadrinhos em junho de 1966 na revista do Quarteto Fantásti co, sua trajetória foi levada por todo um ano e fez muito suces so nos USA, inicialmente o per sonagem foi confundido como um super vilão proposital mente. Pantera Negra também foi o primeiro herói negro da Marvel.

A origem da ideia do person agem foi contestada tanto por Jack Kirby quanto por Stan Lee. Kirby reivindicou o crédito ex clusivo peça criação do Pan tera Negra, na revista norte americana The Comics Journal em fevereiro de 1990, ele afir mava que a percepção de que não havia personagens negros em seus quadrinhos, ele queria que algum personagem com este perfil fosse adicionado por "razões humanas".

Por sua vez o próprio Stan Lee afirmou depois de dois meses desta entrevista que o person agem foi criado por seu desejo em meados de 1960, dentro de uma ideia de incluir mais perso nagens africanos e afro-amer icanos na Marvel Comics. De qualquer forma os créditos da criação do personagem Pantera Negra recaem nos dois maiores criadores de histórias em quad rinhos do mundo.

Mulheres Protagonistas na Independência brasileira

Mulheres que ganharam protagonismo na independencia do Brasil ganham destaque no Festival Leopoldina Orgânica, na Zona Norte

O Brasil celebrou em 2022 os 200 anos de independência.

E este fato histórico é o tema deste ano do Festival Leopol dina Orgânica da Independ ência. O evento será realizado na Arena Dicró, na Penha, e no Centro de Integração da Serra da misericórdia (CEM), ambos na Zona Norte, em 6 de no vembro (domingo), a partir das 7 horas e promoverá de forma inédita um debate sobre o pa pel das mulheres na luta pela Independência do Brasil que teve Maria Leopoldina como protagonista. Esta é a segunda edição do festival, que foi con templado com o Edital Reto mada Cultural 2 da Secretaria de Cultura do Governo do Es tado do Rio de Janeiro.

Aproveitando o gancho que o nome da Imperatriz Leopoldina dá à região pela qual era con hecida a linha férrea homôn ima da esposa de Dom Pedro I, o festival vai unir sustent abilidade, cultura e história, além de prometer mobilizar o subúrbio com grandes nomes como as historiadoras Giova na Xavier e Giovana Trevellin e da escritora Kátia Santos. A programação começa no Com plexo da Penha com um café da manhã agroecológico e ter mina, por volta das 20 horas, com uma Roda de Samba de Mulheres, na Arena Dicró. No meio do evento a DJ Elaine fará uma apresentação ao público. De acordo com o fundador do Leopoldina Orgânica, Teo Cordeiro, o objetivo é promov er a oportunidade dos leopol dinenses terem acesso a uma história que diz respeito a um território que é parte impor tante da história da cidade, mas que ainda tem pouco es

paço na mídia e nas narrativas hegemônicas sobre o Rio de Janeiro.

“Quando falamos de subúrbio sustentável, vamos além das questões ambientais. Falamos sobre um subúrbio que pro move música, dança, teatro, lazer e gastronomia. O Leo poldina Orgânica convoca o carioca a vivenciar um ideal de cidade acolhedora, acessível e

com hortas espalhadas pelas praças. Uma cidade das cri anças, dos idosos, das pessoas com deficiência, dos artistas de rua, de todos aqueles que quiserem conviver e respeit ar as diferenças! A cultura é a costura do festival com a rede coletiva dos moradores da região da Zona da Leopoldina”, define Cordeiro.

A fim de potencializar as ações

DJ ELAYNE Abertura da Feira Alternativa de Olaria Abertura da Feira Agroecológica do Coletivo Terra. Intervenções Poéticas com Preta Poética Exposição De Artes plasticas David Amen e Rita Aranha 13h – Oficina “Elas e a conexão com as Ervas” com Pri Abebe Plantio no Parque Ary Barroso com Olaria Verde e Horta Co munitária do Posto XI 14h – A apresentação da

que ocorrem no território, todas as atividades da pro gramação serão realizadas pe los próprios moradores, sob a curadoria de coletivos que atu am na região e do coletivo Leo poldina Orgânica, e da Produ tora Flor de Lis, organizadora do festival que tem o incentivo da Secretaria Estadual de Cul tura através do Edital Retoma da Cultural 2.

Orquestra de Percussão da Bernardo de Vasconcelos 14.30h – Mesa: “ Mulheres da Independência do Brasil: a história não contada” com Gio vana Xavier, Giovanna Trevelin e Katia Santos. 17h – 1º Premio Leopoldina Orgânica – Património Históri cos Imateriais da Leopoldina 17.30h - Roda de Samba da In dependência com o Samba das Mulheres da Zona Oeste 19h- Encerramento

MINUTO GAZETA

Innovation Week tem a presença

de Bruce Dickinson

O Rio Innovation Week retorna para sua segun da edição enfatizando sua capacidade de ser um HUB de projetos que pen sam no futuro como pre sente, que desenvolvem, capacitam, surpreendem e empreendem. Um mov imento que reúne negóci os, networking, brand ing, educação e soluções para alcançar resultados. Nos dias 08 a 11 de no vembro de 2022, o Píer Mauá, no Rio de Janei ro, receberá a próxima edição deste importante projeto que prepara os

participantes para o fu turo e para os impactos da tecnologia na transfor mação dos negócios, dos esportes e da sociedade.

Bruce Dickinson o vocal ista do Iron Mandem re alizará um workshop no evento onde os primei ros lotes já se esgotaram.

O evento está contando com grandes nomes como Spike Lee ,Steve Blanck ,Steve Forbes entre outros .

O Rio Innovation Week é um evento para to dos os players do varejo, tecnologia, empreende dorismo e inovação - em

preendedores, investidores, estudantes, pesquisadores, agricultores, executivos e representantes do governo - compartilhando experiên cias e conhecimento, deba tendo e apresentando novas estratégias para os negócios, o futuro das profissões e da educação, impulsionando negócios, ideias e startups.

Serão 50.000m2 de evento, com 27 conferências, mais

de 800 palestrantes convi dados, 2000 startups e incu badoras fomentando negóci os, mais de 250 expositores apresentando inovações e soluções para os setores, além de bootcamps setoriza dos, mentorias, exposições, workshops, networking e muitos negócios sendo gera dos no RIW e a partir do RIW.

Não fique de fora !

O setor de venda de rou pas tem se tornado um dos mais crescentes nos últi mos anos e, portanto, uma loja nesse segmento tor nou-se a opção de muitos empreendedores que bus cam retorno mais rápido e um desempenho de alta qualidade, garantindo a sat isfação dos clientes.

Na hora de montar sua loja, no entanto, é preciso se at entar a alguns detalhes que vão fazer toda a diferença não só em como os clientes irão receber os produtos, mas também no funcion amento da empresa e no bem-estar organizacional.

Por isso, é muito impor tante obter um bom siste ma para loja de roupas, que vai garantir a venda mais fluida e acessível a partir do uso de um programa simples e que dê conta de todas as demandas do esta belecimento.

Como consumidora sempre tive dificuldades de encon trar looks no Rio de Janeiro, sempre busquei além do

básico, buscava sofisticação. E com isso estou trazendo para minha loja muito glam our, pois nós mulheres mere cemos impressionar a nós mesmas.

E a coleção de verão vem com muito paetê, cristais, lurex, metalizados, vale tudo em qualquer hora do dia. Tan to os tons vibrantes, como os pastéis vem dominando as passarelas da moda. Estou muito ansiosa para a inaugu ração que acontecerá no dia 03 de dezembro! Coração a mil… Siga no instagram @vp bystyle

CINEMA
DANA BLANCO
Leopoldina Orgânica da Inde pendência. Zona da Leopoldina. Data: 06 de novembro (domin go). Horário: 7 às 20h. Local: CEM (Centro de Inte gração da Serra da Misericórdia) e Arena Dicró Endereço: Rua Ferreira Chaves 790 (CEM) e Parque Ari Barroso, entrada pela Rua Flora Lôbo, sem número (Arena Dicró). Serra da Misericórdia 07h - Café da Manhã Agroeco lógico no Centro de Integração da Serra da Misericórdia 08h – Vivência Agroecológica PROGRAMAÇÂO OFICIAL _ LEOPOLDINA ORGÂNICA INDE PENDÊNCIA ARENA DICRÓ 12h – Abertura dos Portões Almoço
SERVIÇO
Agroecológico da Inde pendência do Boteco do Parque.
Virgínia Pinheiro by Style chega na Barra da Tijuca trazendo a sofisticação da moda. PANTERA NEGRA; WAKANDA FOREVER
Estado do Rio de Janeiro, 05 a 07 de novembro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G
07
de 2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Amanha vamos falar de "Nada de Novo no Front" bom inicio de semana para nós.
Estado do Rio de Janeiro, 05 a
de novembro

“CASO SPORT X VASCO” – STJD adiar o julgamento foi um "gol contra"

Adecisão do STJD de adiar o jul

gamento que ocorreria na data de hoje, acerca da confusão ocorrida no dia 16/11/2022, na Ilha do Retiro, a qual culminou com o térmi no precoce da partida entre SPORT X VASCO, mostra-se inexplicável e injustificável. Isto porque, promover-se o adiamento do julgamento para data posterior ao térmi no do campeonato acaba por dar espaço para indagações do tipo: “O entendimen to dos auditores acerca da penalidade a ser aplicada ao Clube mandante (Sport) poderia variar de acordo com o resultado final do campe onato? Esta pergunta, que nada acrescenta para a ma nutenção da boa reputação do STJD e de seus membros, passou a dominar os debates esportivos e as redes sociais após o retardo, em uma se mana, da data inicialmente prevista para a realização do importante julgamento.

Com o devido respeito aos membros julgadores, não há qualquer razão que justifique a suspensão do julgamento. Tenho a firme convicção de

que os votos que serão da dos na próxima quinta-feira (10/11/2022), serão os mes mos que seriam dados na data de hoje (03/11/2022). Assim, retardar o julgamen to, para que ele ocorra, tão somente, após o término do campeonato, consiste na criação de insegurança juríd ica, a qual coloca em xeque injustificadamente, para aqueles que não acompan ham o cotidiano do STJD, a firmeza e a transparência de suas decisões.

Dessa forma, fica evidente

que o STJD acabou criando um problema para si, ao se permitir, em decorrência de um ato do próprio Tribunal, o surgimento de dúvidas quanto ao nível de influên cia que os resultados de campo, da última rodada, poderão ter sobre esse im portante julgamento. De minha parte, entendo que foi um equívoco o adi amento da decisão, pois tenho, como dito acima, a firme convicção de que o entendimento dos auditores será o mesmo, tivesse sido

o julgamento ocorrido nes ta quinta-feira, ou ocorren do na próxima. Exatamente por reconhecer a independ ência e a firmeza dos jul gadores é que entendo que foi um grande equívoco, o qual lançou dúvidas e des gastes sobre a imagem do Tribunal Trata-se, por con seguinte, de uma decisão, que só trouxe insegurança jurídica, para o campeonato e incertezas para a imagem institucional do STJD.

Grêmio encerra Série B com vitória sobre o Brusque

OGrêmio se despediu da Série B, na noite ontem (3) em Porto Alegre, com uma vitória de 3 a 0 sobre o Brusque na partida que abriu a 38ª ro dada da competição.

Com o triunfo o Tricolor chegou aos 65 pontos, en cerrando a competição na vice-liderança.

Já o Quadricolor, que en trou em campo já rebaixa do, permaneceu com 34 pontos, no 18º lugar.

A equipe de Renato Gaúcho entrou em campo apenas para cumprir tabela, pois já tinha o acesso para a Série A garantido. Porém, diante de sua torcida, o Grêmio bus

cou a vitória, e começou a construí-la aos 18 minutos, quando Guilherme dom inou na esquerda, partiu para o meio e soltou um chute de curva para superar o goleiro Jordan. O placar foi ampliado momentos antes do intervalo, quando Gabri el Silva aproveitou rebote e chutou para o fundo da meta adversária.

E o mesmo Gabriel Sil va deu números finais ao confronto já aos 29 minu tos da etapa final.

Diogo Barbosa fez lançamen to para o atacante, que dom inou e se livrou de um mar cador antes de soltar uma pancada para fechar a conta

Veterano do UFC diz que início de carreira de Jake Paul é ‘mais duro do que o de 99% dos boxeadores’

Apesar de ter seis vitóri as em seis lutas de boxe, quatro delas so bre ex-campeões de MMA, Jake Paul continua sendo alvo de críticas de muitos fãs e especialistas por não ter enfrentado nenhum profis sional da nobre arte. Para Matt Brown, veterano meiomédio (até 77kg.) do UFC, no entanto, isso não deveria ser uma questão.

Publicidade

Durante participação no podcast “The Fighter vs. The Writer”, do site norte-ameri

cano “MMA Fighting”, Brown alegou que a grande maioria dos pugilistas profissionais não tem início de carreira mais duro do que o de Jake Paul na nobre arte Aqueci mento UFC Las Vegas 64: as sista aos melhores nocautes da história do peso palha “O fato é que se você olhar a vasta maioria dos boxe adores profissionais, sem querer aumentar demais a moral de Jake Paul, mas ele enfrentou caras mais duros do que 99% dos boxeadores em suas primeiras seis lu tas. Independentemente de se esses caras eram boxea

dores de verdade ou não. A maioria das primeiras quatro lutas, sem contar o mundo de Vasyl Lomachenko e car as do tipo, eles não enfren tam atletas de nível mundial.

Tyron Woodley, Nate Robin son, até mesmo Ben Askren, Anderson Silva, esses caras são atletas de nível mundi al. Você não pode tirar isso de Jake Paul”, argumentou Brown Para Matt Brown, o fato de ter derrotado uma lenda do MMA como Ander son Silva em sua sexta luta de boxe profissional deveria dar a Jake Paul créditos.

“Você tem que dar os crédi

tos onde os créditos são merecidos. Você precisa mostrar o respeito que ele conquistou. A maioria dos caras sem experiência como Jake Paul não performam sob os holofotes desse jei to. Eles começam devagar. Quero dizer, você está en frentando a p** do Ander son Silva sem sua sexta luta profissional, com milhões de olhos em você. Isso pre cisa ser respeitado. Não sei se Anderson estava em sua melhor forma, mas Jake o derrotou. Você tem que dar o crédito”, finalizou.

GAZETA RIO
Esportes
XXV - nº 1002
Estado do Rio de Janeiro, 05 a 07 de novembro de 2022 Ano

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.