Jornal Gazeta Rio - Edição de Quinta-Feira 28 de Outubro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 996 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 07 Página 06 Página 05 Página 03 Página 06 Página 08 Página 02 Exposição “Pelas Ondas do Rádio” segue em cartaz até 04 de novembro no Museu da Imagem e do Som, na Lapa “O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico” Salário mínimo perde poder de compra de botijão de gás Sete missões internacionais monitoram segundo turno das eleições no Brasil Página 08 Flamengo adiará festa caso ganhe Libertadores Caderno G Thiago Pampolha apresenta projeto de lei para criação de Política Florestal Sustentável Bolsonaro queria radicalizar e propor adiar eleição; sem apoio, recua e antecipa terceiro turno Pesquisa Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 44% “Era de ouro do gás está a terminar” Entre os 30 países mais afetados pela tuberculose em 2021 O novo levantamento foi feito en tre terça-feira (25) e esta quinta (27), e os resultados se referem à intenção de voto no momen to das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentu ais, para mais ou para menos. Vamos apresentar para vocês os pe quenos notáveis de uma forma sim plificada, porque os títulos de cada um, não caberiam nesta matéria. Economia ANGOLA, BRASIL E MOÇAMBIQUE Lisura Eleitoral PEQUENOS NOTÁVEIS NA GRINGA EM BUSCA DE UM SONHO DE VIDA Página 04 Elas foram credenciadas pelo TSE e acompanharam o primeiro turno Página 04

Fundado em 1997

Rio de Janeiro,

INFORME

Macaé perde o título de Capital do Petróleo

Câmara autoriza empréstimo do município junto ao Bird

Valor de até U$ 140 milhões será utilizado, segundo a Prefeitura, para acelerar o processo de tran sição da cidade para um desen volvimento urbano de baixo car bono, mais resiliente ao clima e inclusivo; projeto ainda passará por nova votaçãot

ALERJ APROVA CADASTRO ESTADUAL DE CUIDADORES

Bondinho Pão de Açúcar completa 110 anos

Data foi comemorada com teatro musical, oficinas e brincadeiras Um das mais famosas atrações da cidade do Rio de Janeiro, o Bond inho Pão de Açúcar completou 110 anos ontem (27) e durante todo o dia, os visitantes que fazem

aniversário na mesma data que o bondinho retiraram seus ingres sos de forma gratuita na bilheteria . Desde que foi criado, já recebeu aproximadamente 50 milhões de visitantes e é o teleférico em fun cionamento mais antigo do mundo.

Bolsonaro queria radicalizar e propor adiar eleição; sem apoio, recua e antecipa terceiro turno

Opresidente Bolsonaro passou as últimas sem anas em busca de uma “bala de prata” para tentar reverter a vantagem ob tida por Lula no primeiro turno das eleições – mas ele não só não conseguiu um fato novo “do bem” como foi atropelado por um com bo explosivo: Paulo Guedes e o salário mínimo e as granadas e 50 tiros de Roberto Jefferson.

Ao ver que a expectativa de passar Lula na última semana da campanha, como projetado pelo comitê, longe dos números das pesquisas, Bolsonaro voltou às origens: passou a buscar um genérico do questionamento das urnas e das pesquisas para tu multuar o processo a quatro dias do segundo turno das eleições. Mas o Bolsonaro que convocou a entrevista coletiva da noite des ta quarta (26) foi um presidente diferente do que apareceu para falar, meia hora depois, ao lado do ministro da Justiça, Anderson Torres e de Augusto Heleno.

A entrevista foi uma reação à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do TSE, de negar pedido da campanha para in vestigar a alegação de irregular idades em inserções eleitorais por emissoras de rádios.

Dia do Servidor é adiado

O governador Cláudio Castro trans feriu para o dia 14 de novembro, uma segunda-feira, o ponto fac ultativo do Dia do Servidor Públi co, que seria comemorado nesta sexta-feira, 28 de outubro. Outras administrações públicas também seguiram o exemplo. Querem ga rantir que o servidor não viaje este fim de semana de segundo turno eleitoral.

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segun da discussão, ontem quinta feira (27/10), o Projeto de Lei 3.854/18, da deputada Martha Rocha (PDT), que cria um cadas tro estadual de profissionais que pres tam serviço de assistência e cuidados domiciliar. A medida segue para o gov ernador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.A medida prevê que o cadastro terá todas as informações referentes à formação técnica e acadêmica destes profissionais, que serão excluídos caso sejam compro vadas práticas de maus-tratos. O texto ressalta que os cuidadores só poderão administrar medicamentos via oral e prescritos por um profissional de saúde.

Bolsonaro, ao dizer a seus as sessores que ia convocar uma coletiva para radicalizar, cog itando propor adiamento da eleição – foi demovido por aliados políticos com quem ele conversou nas últimas horas.

Esses políticos lembraram ao presidente que a eleição está em curso, que é preciso ter calma e que não há mudança significativa nas pesquisas que justificasse um discurso de ruptura. E, de longe, deixaram claro no subtexto: o de que, se Bolsonaro escalasse para essa proposta de perdedor, pedindo adiamento das eleições, seria por sua conta e risco – não teria apoio de ninguém. E a foto no Alvorada deixou cla

ro: não havia nenhum neoaliado, nem do centrão nem de lugar al gum a não ser da cozinha do Plan alto – como o general Heleno. Anderson Torres, ministro da Justiça, ficou ao lado do presi dente, mas não falou – apenas saiu na foto. Torres é visto como um nome da cota pessoal de Bol sonaro. Todos os demais políti cos e ministros chamados esta vam com as agendas ocupadas com absolutamente nada, já que optaram por não arriscar sair numa foto às vésperas da eleição com um presidente em vídeo e som patrocinando um golpe. Também não participaram da entrevista coletiva os três co mandantes das Forças Armadas – Carlos Baptista Júnior, da Aer onáutica, Almir Garnier Santos, da Marinha, e Marco Antônio Freire Gomes, do Exército –, que pouco antes haviam se reunido com Bol sonaro no Palácio do Alvorada.

Ao se ver em voo solo, Bolsonaro recuou da velocidade 5 da radi calização e ajustou para a veloci dade 3 – ao falar que iria ques tionar o TSE e sugerir suposto boicote de rádios na campanha. Nas palavras de um aliado, o dis curso “podia ser pior”.

Com isso, Bolsonaro antecipa o terceiro turno da eleição, se for derrotado.

Ministros do STF já receberam informações da campanha juríd ica de Bolsonaro de que, se ele perder a eleição domingo, ele vai tentar impugnar o resultado. Tudo do jogo, dentro das regras e do direito querer questionar no TSE – assim como fez Aécio em 2014 e perdeu. Mas Bolson aro inova ao tentar anular o jogo com a bola rolando – simples mente por achar que pode. Pode muito o presidente, mas não pode tudo. A regra é clara, e o plano B de Bolsonaro, caso ele perca a eleição, é cristalino: o terceiro turno vem aí.

* Apresentadora do Estúdio I, na Globonews, comentarista de política da CBN e escrevo sobre os bastidores da política no g1

GAZETA
RIO
Por Andréia Sadi* Bolsonaro durante coletiva — Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
GAZETA
A cidade de Macaé, no Norte do Estado, vai perder o título de Cap ital do Petróleo, concedido por lei estadual em 2011. Agora, por ini ciativa do deputado Dr. Serginho (PL), através de projeto de lei apre sentado na Alerj, a cidade poderá ostentar o título de Capital da En ergia. Nos últimos anos, Niterói e Maricá passaram a receber mais royalties do petróleo que Macaé.
28 de Outubro de 2022 - Ano XXV - nº 996
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

Datafolha: Lula tem 49% no

2º turno, e Bolsonaro, 44%

Pesquisa foi feita entre terça (25) e esta quinta-feira (27); margem de erro é de 2 pontos, para mais ou para menos. Se a eleição fosse hoje, Lula teria 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%. Resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27), encomendada pela Globo e pela “Fol ha de S.Paulo”, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segun do turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%.

O novo levantamento foi feito entre terça-feira (25) e esta quinta (27), e os resulta dos se referem à intenção de voto no momento das entre vistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Lula (PT): 49% (49% no le vantamento anterior, em 19 de outubro)

Bolsonaro (PL): 44% (45% no levantamento anterior)

Brancos e nulos: 5% (4% no levantamento anterior)

Não sabe ou não respondeu: 2% (1% no levantamento an terior)

Nos votos válidos, o levanta mento apontou que Lula tem 53%, e Bolsonaro, 47%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nu los e os de eleitores que se declaram indecisos. O pro cedimento é o mesmo uti lizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levan tamento anterior, Lula tinha 52% e Bolsonaro, 48%. Já na pesquisa espontânea, os entrevistadores não apre sentam previamente o nome de nenhum dos dois candi datos. Nesse cenário, Lula aparece com 47%, e Bolson aro, com 42%. Além disso, 1% deram outras respostas.

Brancos e nulos somaram 4%; outros 5% disseram que não sabem em quem votar.

Este é quarto levantamento do Datafolha após o primei ro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR04208/2022.

No primeiro turno, Lula re cebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Destaques da pesquisa

O levantamento mostra que Lula lidera:

- entre as mulheres (52% a 41%);

- na parcela dos mais jovens, de 16 a 24 anos (53% a 39%) e na faixa de 45 a 59 anos (51% a 42%), e entre os com

60 anos a mais (51% a 43%); - entre eleitores menos es colarizados (60% a 34%);

- na parcela mais pobre, com renda familiar de até 2 salári os mínimos (61% a 33%); - no Nordeste (67% a 28%); - entre católicos (55% a 39%); - e entre quem se declara de cor preta (60% a 34%).

O levantamento mostra que Bolsonaro lidera:

- em todas as faixas de renda acima de dois salários (54% a 40% de dois a cinco salários, 60% a 32% na faixa de cinco

a dez salários, 59% a 36% en tre os que têm renda acima de dez salários) - nas regiões Sul (58% a 36%) e Centro-Oeste (53% a 40%). - entre eleitores evangélicos (62% a 32%).

Lula e Bolsonaro em patam:

- entre os homens (Lula 46% x 48% Bolsonaro); - entre as pessoas entre 25 e 34 anos (Lula 44% x 50% Bolsonaro);

- entre quem tem de 35 a 44 anos (Lula 47% x 45% Bol

sonaro);

- entre quem tem escolari dade média (Lula 45% x 49% Bolsonaro) e superior (Lula 43% x 48% Bolsonaro);

- No Sudeste (Lula 44% x 48% Bolsonaro)

- Na região Norte (Lula 48% x 47% Lula)

Índice de rejeição dos candidatos

A pesquisa Datafolha apon tou ainda o índice de re jeição dos candidatos. A sondagem mostra que 50% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 45% não votariam de jeito nenhum em Lula.

O levantamento anterior do instituto, divulgado em 19 de outubro, indicou que o atual presidente tinha 50% de rejeição, e o petista, 45%.

Índice de definição de voto

O levantamento apontou que 7% dos eleitores não estão totalmente decididos em que irão votar no segun do turno da eleição presi dencial. Os que dizem ter certeza no voto são 92%.

Na parcela do eleitorado que ainda pode mudar de voto, 59% têm como alternativa votar em branco ou anular, e os demais escolheriam Bol sonaro (21%), Lula (15%) ou estão indecisos (5%).

A decisão é semelhante en tre os eleitores de Lula (93%) e Bolsonaro (94%).

Lula vê Brasil ‘isolado’ e diz que se eleito fará reuniões com EUA, China, países vizinhos e da Europa

Oex-presidente Lula, candidato do PT à Presidência da República, afirmou on tem (27) que o Brasil está ‘isolado’ na política exter na e que, se eleito, fará reuniões com Estados Uni dos, China, União Europeia e países da América do

Sul para buscar reaproxi mação.

Para Lula, “o único con tencioso” do Brasil é o presidente Jair Bolsonaro (PL), que fala “bobagem” sobre outros países.

Lula, que completou 77 anos nesta quinta, deu as declarações ao conceder

entrevista à Rádio Clube FM, de Brasília.

“Eu acredito que é possível reconstruir o Brasil do ponto de vista da política externa. Vou fazer reunião imediata mente com a União Euro peia, vou fazer reunião com os Estados Unidos, vou fazer reunião com a China e vou

fazer reunião com os países da América do Sul”, afirmou. “Não é possível a gente viver num país onde o presidente não conversa com ninguém. Ninguém convida ele para viajar nem ninguém quer vir aqui no Brasil. O Brasil está isolado. Um país que não tem contencioso internac

ional com ninguém. O único contencioso é o Bolsonaro falando bobagem contra os países vizinhos, coisa que não é papel de presidente.

Um chefe de Estado não se mete nos problemas dos outros países, ele cuida do seu país”, completou.

Ao longo do mandato, Bol

sonaro entrou em polêmi ca com líderes de diver sos países, entre os quais Argentina, Chile, Uruguai, Venezuela, Cuba, Noruega, Alemanha e Estados Unidos (na gestão de Joe Biden) — clique no nome

do país para relembrar a polêmica.
Estado do Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL

Salário mínimo perde poder de compra de botijão de gás

Preço do produto aumentou mais do dobro da inflação ao longo do governo Bolsonaro

Aestratégia do presidente Jair Bolsonaro de conter artificial mente os preços dos combustíveis às vésperas das eleições não teve impac tos sobre o segmento mais pobre da população que de pende do botijão de gás para cozinhar. A relação entre poder aquisitivo do salário mínimo e compra de com bustíveis perdeu fôlego ao longo do atual governo, pau tado pela política de preço de paridade de importação (PPI). Em outubro deste ano, um salário mínimo é capaz de adquirir apenas 10,8 botijões de gás (GLP), abaixo das 12,2 unidades de 2021 ou dos 14,8 bujões de 2020. O mesmo ocorre com o diesel. Atual mente, o salário mínimo tem capacidade de comprar 180 litros do óleo. Em 2021, era possível adquirir 241 litros; e em 2020, 305 litros.

Os levantamentos são do Departamento Intersindi cal de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)/ subseção Federação Única dos Petroleiros (FUP), com base em preços acompan hados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Durante o governo Bolsona ro (de janeiro de 2019 a out

ubro de 2022), o preço do gás de cozinha aumentou 62% para o consumidor, passando de R$ 69,20 o botijão para R$ 112,13, em média. Com isso, o GLP subiu mais do dobro da inflação, de 25,3% no perío do. Enquanto isso, o salário mínimo, sem ganho real, teve reajuste de 21,4%.

No diesel, o aumento de preço no posto de reven da, ao longo do atual gover no, foi de 95%, em média, passando de R$ 3,45 o litro para R$ 6,73 – quase quatro vezes mais que a inflação. O óleo diesel tem efeitos dire tos sobre o custo do frete e, consequentemente, sobre a inflação de alimentos, que acumula alta recorde, pós Plano Real, de 9,54% em ja neiro/ setembro deste ano, segundo o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Ge ografia e Estatística (IBGE). “Com todo o esforço elei toreiro de Bolsonaro para forçar a baixa nos preços de combustíveis, eles con tinuam muito mais altos do que no início deste gover no. Com Bolsonaro, o preço dos combustíveis aumentou para o maior valor de toda a história. Podia ter diminuído antes, por que não fez? Foi só perto das eleições que ele começou a reduzir os

preços, como estratégia de campanha”, diz o coorde nador-geral da FUP, Deyvid Bacelar. Ele observa que, ainda assim, o GLP teve rea juste de 9,9% no posto de revenda nos primeiros 10 meses de 2022 – um aumen to também duas vezes maior que a inflação do ano.

O último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL), apontou que o preço do litro da gasolina fechou os primeiros dias de out ubro a R$ 5,20, valor 2,44% mais barato se comparado a setembro. No recorte re gional, o Sul registrou a gas olina mais barata do País, comercializada a R$ 4,94, com redução de 2,16%. Ape sar de apresentar o recuo mais expressivo no preço em relação a setembro, de 3,31%, os postos de abastec imento do Norte comercial izaram o combustível pela média mais cara entre as regiões, de R$ 5,43.

Já o etanol mais barato foi encontrado nas bombas de abastecimento do Cen tro-Oeste, a R$ 3,61, com redução de 2,67%. O recuo mais expressivo para esse combustível foi de 9,75%, registrado no Nordeste, onde o preço médio passou de R$ 4,616 para R$ 4,166. Na análise por estado, o IPTL

apurou que o Rio Grande do Norte comercializou a gaso lina a R$ 5,35 e foi o único Estado brasileiro a registrar aumento no preço do litro, de 3,56%. O Amapá teve a maior redução, ante o mês anterior, para a gasolina, de 6,41%, que passou de R$ 5,43 para R$ 5,08. Já o Rio Grande do Sul registrou o menor preço médio para a gasolina, de R$ 4,83. Rorai

ma comercializou esse com bustível pela média mais cara, a R$ 5,92.

Ainda entre os estados, São Paulo foi um dos únicos a registrar alta no preço do etanol, de 3,56%, comer cializado a R$ 3,42, ante R$ 3,39 do mês anterior. Além de apresentar o maior preço médio do País para esse combustível, de R$ 5,64, Ro raima também registrou um

aumento de 0,05% no valor do litro. Alagoas se destacou com a maior redução entre os estados no preço desse combustível, de 15,75%, se comparado a setembro, que fechou o mês com a R$ 4,19. Já a menor média para o etanol foi encontrada no Mato Grosso, a R$ 3,31, com recuo de 1,84%.

Angola, Brasil e Moçambique

Entre os 30 países mais afetados pela tuberculose em 2021

Lusa

Genebra, 27 out 2022

(Lusa) – Angola, Bras il e Moçambique fig uram na lista dos 30 países com mais casos de tuber culose em 2021, segundo um relatório hoje divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a doença.

O documento, que anali sa a resposta à doença em 215 países ou territórios em 2021, destaca que o Brasil foi, entre os 30 países com mais casos, um dos cincoBangladesh, Brasil, China, Uganda e Zâmbia -, que reg istou os níveis mais elevados de cobertura de tratamento. No que diz respeito a todos os países e territórios de língua oficial portuguesa, e a partir da aplicação que a OMS dis ponibilizou, com informação por país, a partir do banco de dados global de tuberculose, é possível comparar a infor mação de novos casos e de

óbitos em 2015 e em 2021.

O Brasil é o país ou terri tório de língua oficial por tuguesa onde o número de casos, 88,1 mil, mais au mentou (+14%) assim como o de óbitos (+11%).

A maior diminuição de casos neste conjunto de países ou territórios foi registada em Cabo Verde, com 185 casos (-45%), enquanto nos óbitos declarou menos 10%.

A segunda maior diminuição de casos registou-se na Região Administrativa Especial de Macau, com 340 casos (-18%) e menos 9,5% de óbitos.

Angola vem a seguir com uma incidência de 64 mil ca sos (-11%) e uma queda de 15% nos óbitos declarados.

Em Moçambique não houve alteração no número de ca sos registados (98,5 mil) e os óbitos diminuíram 49%.

A Guiné-Bissau também não declarou alteração no número de casos regista dos (2,5 mil), mas os óbitos

aumentaram 19%.

São Tomé e Príncipe regis tou 82 casos (-27%), mas os óbitos aumentaram 6,1%, enquanto na Guiné Equa torial os casos declarados foram 1,9 mil (-0,4%) e os óbitos baixaram 12%.

Timor-Leste teve 3,3 mil casos registados (-2,4%) e o número de óbitos subiu ligeiramente (0,78%).

O relatório apresenta a tu berculose como segunda doença infecciosa mais mor tal (depois da covid-19). Causada por bactérias ‘My cobacterium tuberculosis’ que afetam mais frequente mente os pulmões, a doença pode espalhar-se quando pessoas doentes com tuber culose expelem bactérias no ar – por exemplo, tossindo.

A maioria das pessoas que de senvolvem a doença são adul tos e em 2021, os homens representavam 56,5%, as mulheres adultas representa vam 32,5% e as crianças 11%.

Muitos novos casos são atribuíveis a cinco fatores de ri sco: desnutrição, infeção pelo HIV, transtornos por uso de álcool, tabagismo e diabetes. A tuberculose é evitável e curável. Cerca de 85% das pessoas que desenvolvem tuberculose podem ser trat adas com sucesso com um regime medicamentoso de quatro a seis meses.

O tratamento tem o benefício adicional de reduz ir a transmissão da infeção. Citado no relatório, o dire tor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, con

sidera que se a pandemia de covid-19 “ensinou alguma coi sa, foi que com solidariedade, determinação, inovação e o uso equitativo de ferra mentas” é possível “superar graves ameaças à saúde”.

“Vamos aplicar essas lições no combate à tuberculose. Está na hora de acabar com esse assassino de longa data. Trabalhando juntos, podemos acabar com a tu berculose”, sustenta.

Para intensificar o desen volvimento de vacinas, aproveitando as lições da pandemia de covid-19, a dire

tora do Programa Mundial da OMS para a doença, Tereza Kasaeva, considera que o relatório “fornece novas e importantes respostas e é um argumento decisivo para a necessidade de unir forças e redobrar urgentemente es forços para colocar a respos ta à tuberculose no caminho certo e atingir as metas pre viamente estabelecidas”. Nesse sentido, Teresa Kasae va anuncia que a OMS con vocará para os primeiros meses de 2023 uma cimeira de alto nível da ONU.

MUNDO
Estado do Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Tebet: ‘Bolsonaro quer levar a eleição para o terceiro turno e não vamos deixar’

Em Divinópolis, a senadora pediu àqueles que votaram nela no primeiro turno, que cofiem nela novamente: “precisamos eleger Lula presidente e jogar para o lixo da história o presi dente Bolsonaro”

Durante eventos de campanha para o can didato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (27), em Divinópolis, Oeste de Minas, a senadora Simone Tebet (MDB) alertou apoiadores e lideranças que o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) “tem criado, a todo momento, factóides e crises artificiais porque sabe que vai perder as eleições”. Segundo a senadora, “Bol sonaro quer levar a eleição para o terceiro turno”, e ela disse que “aqueles que de fendem a democracia” não podem deixar que isso ocor ra. “Temos que estar vigi lantes até o dia 30”, alertou Tebet. “Queremos o direito de votar nas urnas, termos reconhecido o nosso voto e que o resultado das urnas seja fielmente cumprido”, as sinalou Tebet.

A senadora aproveitou para fazer um “pedido especial” aos seus eleitores, por con siderar que eles serão de cisivos em Minas Gerais no segundo turno para garantir

a vitória de Lula. “A vocês, que confiaram em mim no primeiro turno, que confi em novamente no que estou dizendo. Precisamos eleger Lula presidente e jogar para o lixo da história o presiden te Bolsonaro. E falo isso sem nenhuma ressalva”, afirmou Tebet.

Ao fazer uma comparação entre os governos de Lula e Bolsonaro e ressaltar que o atual presidente não é democrático, Simone Teb et explicou os motivos que a levaram a apoiar Lula no segundo turno. Ela garan tiu que não pediu nenhum cargo em troca desse apoio e que tomou a decisão que considerou ser a mais ac ertada para o país. “Não fiz essa escolha como senado ra, mas como mãe, como mulher e como cidadã. O nosso voto não é para Lula nem para o PT, é para o Bra sil”, disse Tebet.

Após agenda em Divinópo lis, a senadora segue para Belo Horizonte, onde cum pre agenda à tarde e à noite, e se reúne, inclusive, com o prefeito da capital Fuad No man (PSD).

Thiago Pampolha apresenta projeto de lei para criação de Política Estadual de Desenvolvimento Florestal Sustentável

Iniciativa vai permitir que o RJ desenvolva a economia e aumente a geração de

Para desenvolver a economia, ge rando empregos verdes, bioener gia, captura de carbono e promovendo a conservação do solo, o deputado estadual e vice-governador eleito, Thiago Pampolha, protoco lou na Assembleia Legislati va (Alerj), esta semana, um projeto de lei para que seja criada no Rio de Janeiro ações estruturantes para o Desenvolvimento Florestal. A pauta vai ao encontro da agenda Rio2030, incenti vando o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza e está alinhada com os Objetivos de De senvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

um dos maiores consumi dores de produtos de base florestal do Brasil, poderá reduzir a importação de madeira e outros, e ainda desenvolver a economia em setores que utilizam a matéria-prima das florestas. Além disso, o estado também poderá atender à crescente demanda do mercado para a produção de bioenergia, principal mente para a geração de energia elétrica por usi nas térmicas a biomassa e para a substituição dos combustíveis fósseis das caldeiras industriais.

Mega sena acumulada e próximo concurso pagará R$ 130 mil

O concurso 2.533 da Me ga-Sena, realizado nesta quarta-feira (26) no Espaço Loterias Caixa, em São Pau lo, não teve acertadores das seis dezenas. Os números sorteados foram: 17 - 1820 - 37 - 45 - 53. O próximo concurso (2.534), no sábado (29), deve pagar prêmio de R$ 130 milhões. A quina teve 134 ganhadores e cada um vai receber R$ 59.636,65. Os 11.048 acertadores da

quadra receberão o prêmio individual de R$ 1.033,32.

As apostas podem ser fei tas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. O sorteio é realizado às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Ti etê, em São Paulo.

Por meio de um conjunto de ações integradas, para recuperar regiões alteradas e degradadas, além de mel horar áreas agrícolas e gerar florestais produtivas, a Políti ca Estadual de Desenvolvi mento Florestal incentiva o plantio e cultivo de espécies nativas e exóticas, possibil itando o aumento da oferta de produtos e subprodutos das florestas no estado. Com isso, o Rio de Janeiro, que é

“A criação de uma política específica para o desen volvimento florestal é mais um passo em nosso com promisso com a proteção da biodiversidade e com a ampliação de ações sus tentáveis, que vão ajudar a movimentar a economia, criando novas fontes de renda e gerando empre gos. Vamos colocar o esta do do Rio de Janeiro numa posição estratégica e de destaque nacional para o desenvolvimento florest al“, ressaltou o deputado Thiago Pampolha.

A falta de tradição no cul tivo de florestas, restrições

da legislação estadual e a ausência de incentivos ou linhas de crédito específi cas são alguns dos entraves para o desenvolvimento da indústria de base florestal no Rio de Janeiro, conforme documento apresentado pelo Fórum Florestal Flu minense. Para mudar esta realidade, entre as medidas sugeridas pelo Projeto de Lei, está a criação de um Comitê Gestor de Desen volvimento Florestal com a finalidade de criar regras para a implantação de dis tritos florestais e organizar mecanismos financeiros e institucionais para a imple mentação de uma política que incentive o desenvolvi mento florestal. Serão con vocados a participar rep resentantes das Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Secretar ia de Estado de Agricultu ra, Pecuária, Pesca e Abas tecimento e Secretaria de Estado de Desenvolvimen to Econômico, Energia e Relações Internacionais. De acordo com o projeto de lei, outro ponto a ser trabalhado são as áreas alteradas e degradadas, abandonadas, subutilizadas ou utilizadas de forma inad

equada, conforme o Zonea mento Ecológico-Econôm ico do estado do Rio de Janeiro. Várias dessas pro priedades estão em municí pios que não possuem nen huma atividade econômica, vivendo exclusivamente de repasses do Estado e da União. Portanto, com a adoção de uma política de desenvolvimento florest al, essas áreas poderão ser utilizadas de forma ade quada para incrementar a economia estadual e a con servação ambiental, inte riorizando investimentos e diversificando serviços em regiões menos favorecidas. O projeto de lei será analisa do pelas comissões de Con stituição e Justiça; Defesa do Meio Ambiente; Agri cultura, Pecuária e Políticas Rural Agrária e Pesqueira; Ciência e Tecnologia; San eamento Ambiental; Minas e Energia; Trabalho, Legis lação Social e Seguridade Social; Economia, Indústria e Comércio; Orçamento, Finanças, Fiscalização Fi nanceira e Controle. Após passar por análise dos par lamentares, será levado a plenário para votação. Diario do Rio

A 3 dias da eleição, Lula lança carta com propostas para o Brasil

Documento, intitulado “Carta para o Brasil do amanhã”, traz promessas para uma “política fiscal responsável”

A três dias da eleição, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da Repúbli ca, lançou uma carta com propostas para o seu even tual governo.

O documento, intitula do “Carta para o Brasil do amanhã”, é uma versão da Carta ao Povo Brasileiro, lançada em 2002 — quan do o petista disputava a eleição que levaria ao seu primeiro mandato à frente do Executivo federal.

As propostas são apre sentadas a partir de 13 itens fundamentais: Desenvolvimento econômi co com investimentos; Desenvolvimento social

com trabalho e renda; Desenvolvimento sus tentável e transição ecológica; Educação; Saúde; Habitação e infraestrutura; Segurança; Cultura e esportes; Direitos humanos e cidada nia; Reindustrialização do Bra sil;

Agricultura sustentável; Política externa e Democracia e liberdade.

A carta estabelece uma relação de oposição entre o projeto de governo do peti sta e de seu adversário, Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com o documen to, do outro lado da disputa

estaria um “país do ódio, da mentira, da intolerância, do desemprego, dos salários baixos, da fome, das armas e das mortes, da insensib ilidade, do machismo, do racismo, da homofobia, da destruição da Amazônia e do meio ambiente, do isolamento internacional, da estagnação econômica, do apreço à ditadura e aos torturadores”.

Do ponto de vista político, a carta também assume com promissos discutidos com autoridades que apoiar am Lula no segundo turno, como Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede-SP).

Em relação às propostas sugeridas por Tebet, o doc

umento faz menção à pou pança para estudantes do Ensino Médio e ao apoio às prefeituras para zerar o déficit de creches no país. No que se relaciona às de mandas da deputada fed eral eleita Marina Silva, há um foco importante nas questões ambientais.

“Nosso compromisso es tratégico é buscar o desmata mento zero na Amazônia e emissão zero de gases do efeito estufa na matriz elétri ca. Vamos apoiar a grande agricultura de baixo carbono e a agricultura familiar com crédito, garantias e assistên cia”, diz trecho da carta.

emprego e renda na área rural
Estado do Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2022 GAZETA RIO 5 GERAL

Sete missões internacionais monitoram segundo turno das eleições no Brasil

Elas foram credenciadas pelo TSE e acompanharam o primeiro turno

Sete missões de Ob servação Eleitoral (MOEs) internac ionais monitoram a realização do se gundo turno das eleições no Brasil, que ocorre no próxi mo domingo (30). De acordo com o Tribunal Superior Elei toral (TSE), nesta quinta-fei ra (27) as equipes cumprem agendas em cidades como Brasília e São Paulo.

As missões em questão são da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Par lamento do Mercosul (Par lasul), da Rede dos Órgãos Jurisdicionais e de Adminis tração Eleitoral da Comuni dade dos Países de Língua Portuguesa (Roaje-CPLP), Carter Center, Unión Inter americana de Organismos Electorales (Uniore), Inter national Foundation for Electoral Systems (IFES) e Transparencia Electoral.

Na quinta-feira (27), por ex emplo, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Mo raes, participa de reunião com a delegação da OEA, e a Uniore se encontrará com a

Procuradoria-Geral Eleitoral e técnicos do TSE.

Todas as MOEs que partic ipam do segundo turno fo ram credenciadas pelo TSE em procedimento prévio e já participaram da ob

servação no primeiro turno. Elas divulgaram relatórios preliminares em que não apontaram irregularidades e elogiaram a Justiça Eleitoral pela condução do processo eleitoral em 2 de outubro.

Relatórios preliminares so bre o segundo turno devem ser divulgados pouco após o domingo de votação, emb ora os relatórios finais pos sam levar meses para ficar prontos, informou o TSE.

A Corte Eleitoral esclareceu ain da que as MOEs são compostas por mecanismos multilaterais regionais, transnacionais ou mundiais, bem como por organ izações não governamentais, governos estrangeiros e institu

ições de ensino estrangeiras. As missões são representadas por diplomatas ou personalidades de reconhecida experiência e prestígio internacional.

“Em relação à urna eletrônica, os integrantes das MOEs ana lisam os programas e a total ização dos votos, para que, as sim, emitam relatório técnico acerca da segurança e da inte gridade do sistema de votação do Brasil”, disse o TSE.

Neste ano, foi criada também a primeira Missão de Ob servação Eleitoral Nacional, composta por entidades, or ganizações da sociedade civil ou instituições de ensino su perior nacionais.

Nesse caso, as instituições credenciadas pelo TSE fo ram: Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD); Associação dos Juíz es para Democracia (ADJ); Associação Nacional das De fensoras e Defensores Pú blicos (Anadep); Faculdade de Direito de Vitória (FDV); Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE); Transparência Eleitoral Bras il; Universidade de São Paulo (USP); e Universidade do Es tado do Rio de Janeiro (Uerj).

“Era de ouro do gás está a terminar”, diz AIE. 2030 marca declínio em todos os combustíveis fósseis

Já não existem margens para dúvidas: a crise energética mundial espoletada pela in vasão russa da Ucrânia está a causar “alterações profundas e de longo prazo”, que, entre elas, irá resultar num “pico na procura mundial de combus tíveis fósseis”, como o gás, petróleo e ao carvão, já em 20230. Segundo o World En ergy Outlook, divulgado esta quinta-feira, pela Agência In ternacional de Energia (AIE), “um dos efeitos das ações da Rússia, é que a era de rápido crescimento da procura de gás natural está a chegar ao fim“.

“Após um rápido crescimento do consumo de gás nos últi mos 10 anos, achamos que a era de ouro do gás está termi nar”, afirma Faith Birol, dire tor-geral da AIE em entrevis ta ao Financial Times. “Além

do declínio do consumo de carvão e petróleo que já es perávamos, agora vemos um pico [no consumo] por volta de 2030 para todos os com bustíveis fósseis”, frisa.

Segundo o relatório anual divulgado pela agência com sede em Paris, é estimado que o consumo do carvão recue nos próximos anos, a procura de gás natural estabilize até ao final desta década, e, que com o aumento das vendas de veículos elétricos, a procu ra de petróleo se mantenha inalterada em meados da década de 2030 antes de di minuir ligeiramente em 2050.

“Isto significa que a procura global por combustíveis fós seis vai reduzir progressiva mente entre 2020 a 2050″, conclui a AIE, revelando que a participação dos combus tíveis fósseis na matriz en ergética global vai cair de 80%

atualmente — “um nível que se mantém constante há dé cadas” — para menos de 75% até 2030 e para pouco mais de 60% em meados do século. Com este abrandamento das energias mais poluentes, o setor da energia “verde” prepara-se para dar um grande salto, um período que a AIE considera ser “um ponto de viragem histórico e defini tivo em direção a um sistema energético mais limpo, mais acessível e mais seguro”. As sim, a AIE estima que o inves timento global em energia limpa aumente mais de 50% para mais de dois biliões de dólares (cerca de 1,99 biliões de euros) por ano até 2030.

“Os mercados e as políticas de energia sofreram alter ações como resultado da in vasão da Ucrânia pela Rússia, não apenas por agora, mas por muitas décadas“, referiu

Fatih Birol, diretor-geral da AIE, no relatório. Mesmo com as configu rações de políticas atuais, o mundo da energia está a mudar drasticamente diante dos nossos olhos. As respos tas governamentais em todo o mundo prometem tornar este momento num ponto de viragem histórico e definiti vo em direção a um sistema de energia mais limpo, mais acessível e mais seguro” Faith Birol, diretor-geral da Agência Internacional de Energia

Apesar deste valor avultado, a AIE alerta que mesmo as sim não será suficiente e que será preciso investir quatro biliões de dólares (cerca de 3,98 biliões de euros) por ano até 2030, num cenário em que as economias mun diais consigam concretizar o objetivo do Acordo de Paris

de emissões zero carbono até 2050. Para isso, será necessário “atrair mais in vestidores para o setor das energias limpas” e reduzir “a preocupante divisão” que se verifica nos níveis de investi mento em energia limpa nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

“É essencial trazer todos a bordo, especialmente num momento em que as fraturas geopolíticas na en ergia e no clima são ainda mais visíveis”, apela Faith Birol. “Isso significa redo brar os esforços para garan tir que uma ampla coligação de países detenha uma par ticipação na nova economia energética. A jornada para um sistema de energia mais seguro e sustentável pode não ser tranquila. Mas a cri se de hoje deixa bem claro por que precisamos seguir

em frente”, defende. Mas a guerra na Ucrânia também trouxe consequên cias para a Rússia. Desde várias décadas que o país tem sido, “de longe”, o maior exportador mundial de com bustíveis fósseis, mas com a invasão a 24 de fevereiro assistiu-se a uma “reori entação total do comércio global de energia”, deixando Moscovo com uma posição no mercado muito reduzida que, provavelmente, nunca irá recuperar, prevê a AIE. “A participação da Rússia na energia comercializada internacionalmente, que es tava perto de 20% em 2021, vai cair para 13% em 2030”, de acordo com o World En ergy Outlook da Agência In ternacional de Energia, “en quanto as participações dos Estados Unidos e do Oriente Médio vão aumentar”.

AIE acredita que a guerra na Ucrânia veio antecipar o pico no consumo de gás, carvão e petróleo já para 2030, abrindo caminho para o crescimento da energia “verde”.
do Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 GERAL
Estado

“O Som e a Fúria – Um Estudo Sobre o Trágico”

OSom e a Fúria –

Um Estudo So bre o Trágico’’, da Definitiva Cia. de Teatro, encerra esta semana a sua temporada de circulação pelo circuito Sesc. Nesta sex ta-feira, dia 28 de outubro, a montagem se apresenta na unidade de Campos, com sessão às 20h. Ingresso a preço popular de R$10.

A peça escrita por Rosya ne Trotta e dirigida por Jef ferson Almeida apresenta, em um ritmo vertiginoso e repleto de música e sons tribais, fragmentos de um Brasil inquietante que ten ta encontrar o seu rumo em meio às maiores urgên cias sociais e ambientais da história pré-COVID-19.

No palco, seis atores revisitam acontecimentos históricos re centes para refletir sobre o conceito do trágico nos dias de hoje e tentar entender como isso ressoa na cena e no mundo pós-moderno e pós-dramático. Para isso, os artistas dão vida a diferentes personagens e situações que espelham os descaminhos e a barbárie contemporânea –um panorama brasileiro em um primeiro momento, mas que

acaba por se revelar universal. “O mundo está na iminên cia de um fim (metafísico ou concreto) e precisamos olhar para as fotografias desse panorama para tentar entender onde está o ponto nevrálgico da nossa patética falha enquanto partes desse mundo”, afirma Jefferson.

A direção musical de Renato Frazão confere sentido, est ranheza e tensão por meio de uma trilha sonora autoral cantada ao vivo pelos própri os atores (em coro ou solos), acompanhados por uma base sonora gravada. Essa mescla de atuação e canto consolida a investigação que a companhia faz desde 2008 sobre a ‘cena-música’, um lugar de criação em que a ação e a música se misturam de maneira indissolúvel, numa escrita cênica em que uma não existe sem a outra.

“A ‘cena-música’ tornou-se o ideal estético da Definitiva Cia. de Teatro. Interessada, em princípio, pelo teatro musical como gênero, o co letivo foi, cada vez mais, se aproximando e se apropri ando da pedagogia musical do teatro épico brechtiano.

A música, então, foi sendo articulada nos seus espe

táculos como um fundamen to da cena, ou seja, a cena é pensada e construída con siderando parâmetros mus icais e buscando ter a mes ma penetração sensível da música”, finaliza Jefferson.

Exposição “Pelas Ondas do Rádio” segue em cartaz até

04 de novembro no Museu da Imagem e do Som, na Lapa

O Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe, até de 04 de novembro, a exposição “Pelas Ondas do Rádio”. A mostra celebra os 100 anos da primeira transmissão ofi cial de rádio no Brasil, ocor rida em 7 de setembro de 1922, na Feira do Centenário de Independência do Brasil. Com curadoria de Julia Bak er, a exposição (disponível no presencial e no virtual pelo site www.pelasondas doradio.com.br) se utiliza do acervo do próprio Museu, entre fotos, áudios e víde os, para explorar a história do rádio brasileiro por meio de uma cronologia dinâmi ca e articulada dividida em quatro fases: implantação (1915 – 1940), difusão (1932–1970), segmentação (1955-2005) e convergência (1995-atualidade)

Nessa viagem no tempo, o público confere fotos im portantes e a história por trás delas. Há o registro da antena de radiotelefo nia instalada no Morro do Corcovado (onde hoje é o

Cristo Redentor), que per mitiu a radiotransmissão do pronunciamento do Presi dente Epitácio Pessoa em 1922. Personalidades como Roquette Pinto, um dos fun dadores da primeira emis sora de rádio, a Rádio So ciedade (hoje Rádio MEC), também estão presentes na exposição.

Na seção de áudios, o públi co vai poder ouvir o primei ro jingle (música curta uti lizada em uma campanha publicitária para divulgar um produto ou serviço) veiculado em 1932, no pro grama do radialista Ademar Casé, anunciando a padaria Bragança. O feito marca a implementação dos comer ciais nas rádios. Outro áudio histórico a ser apreciado é o samba de Lamartine Babo, lançado em 1933, em home nagem às principais emisso ras de rádio carioca daquele momento: Rádio Sociedade, Rádio Clube, Rádio Educado ra, Rádio Philips e Mayrink Veiga. “Pelas Ondas do Rádio” é

uma viagem no tempo até os dias atuais onde o rádio se reinventa e se alia à inter net com a chegada das webs rádios e com a explosão dos podcast.

Exposição Pelas ondas do Rádio

Local: MIS - Museu da Im agem e do Som

Endereço: Rua Visconde de Maranguape, 15, Lapa, Cen tro

Quando: até 04 de novem bro

Horário: 10h às 17h, segun da a sexta

Curadoria: Julia Baker

Ingresso: de graça

visitar online: www.pe lasondasdoradio.com.br

Serviço:

“O Som e a Fúria – Um Estu do Sobre o Trágico Temporada: 28/09 a 28/10 Duração: 70 minutos Faixa etária: 16 anos Gênero: épico Ingresso: R$10,00 (inteira),

R$5,00 (meia entrada em ca sos previstos por lei, profes sores e classe artística com documento comprobatório) e gratuito (Credencial plena e PCG). Informações: (21) 981623868 (Whatsapp)

Instagram: @definitivacia deteatro

Programação: Sesc Campos - 28/10, às 20h Endereço: Av. Alberto Tor res, 397 – Centro

Estado do Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão GAZETA RIO Todos os dias online! Instagram e facebook: @noticias.gazetario • Twitter: @midia.GazetaRio www.gazetario.com
Para
100 anos do rádio brasileiro em uma viagem por de fotos, áudios, docu mentos e vídeos que integram o acervo do MIS
Estado do Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2022

Esportes

Flamengo adiará festa caso ganhe Libertadores

Em ofício enviado ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o Flamen go se comprometeu a não realizar qualquer tipo de festa de comemoração no domingo (30), caso gan he a Taça Libertadores da América. O objetivo é não atrapalhar o segundo turno das eleições. O documento foi assinado pelo presidente do clube, Rodolfo Landim.

A disputa entre Flamengo e Atlético Paranaense está marcada para o sábado (29), véspera das eleições bra sileiras. O jogo acontecerá em Guayaquil, no Equador. Já o retorno da delegação rubro-negra carioca ao Bras il está previsto para 8h30 de domingo, meia hora depois do início da votação do se gundo turno.

No ofício encaminhado ao TRE-RJ, o time afirma que não irá promover evento ofi cial para a recepção dos jog adores que possa estimular a

presença ou aglomeração de torcedores para uma eventu al vitória. Também foi firma do o compromisso de não re alizar festividades com trios elétricos ou caixas de som.

Caso o Flamengo seja o campeão da Taça Libertado res, o time irá veicular uma nota nas redes sociais pedin do aos torcedores que não compareçam ao aeroporto, reforçando que não terão qualquer acesso aos jog adores ou ao possível troféu. Segundo o clube carioca, os atletas serão transportados

em veículos particulares descaracterizados ao de sembarcarem, de forma a evitar aglomerações.

Na última vez em que o Flamengo venceu o campe onato, em 2019, os torce dores ocuparam as ruas do Centro do Rio de Janeiro.

Na ocasião, os jogadores desfilaram em um carro de som, em um cortejo que começou na Avenida Presi dente Vargas, interditando várias ruas da cidade.

Gabriel Jesus se diz pronto para jogar “70 partidas por temporada”

Oatacante do Arse

nal Gabriel Jesus não está preocu pado com o potencial desgaste durante o cal endário exigente do clube e diz que está pronto para jogar 70 partidas por tem porada, se necessário.

Na semana passada, o técnico Arteta defend eu sua decisão de não poupar Bukayo Saka na vitória por 1 a 0 sobre o PSV Eindhoven na Liga Europa, dizendo que se espera que os melhores jogadores do mundo at uem em seu melhor nível jogando a cada três dias.

“Estou me recuperando bem depois dos jogos - co mendo melhor, dormindo melhor e curtindo muito a vida com a camisa do Ar

senal. Então estou pron to para jogar 50, 60, 70 partidas por temporada”, disse Jesus a repórteres antes do jogo desta quin ta-feira (27) contra o PSV. O brasileiro também afir mou que seus companhei ros de equipe Saka e Ga briel Martinelli estão em um nível diferente em ter mos de condicionamento físico e energia.

“Acho que sou um jogador com muita energia e corro o tempo todo, luto o tempo todo”, acrescentou Jesus.

“Mas quando treino todos os dias com eles, percebo que não estou nem perto deles. Eles simplesmente não param. São máquinas, jogadores de qualidade também, e ainda são jov ens, ambos com 21 anos.”

PEQUENOS NOTÁVEIS NA GRINGA EM BUSCA DE UM SONHO DE VIDA

Sabe o que es sas crianças têm em comum?

Tutores que se em penham abdicam do seu tempo para dar para es sas crianças a oportunidade de mudar a vida através da luta e sonham em um dia viv er e trabalhar com o esporte. Vamos apresentar para vocês os pequenos notáveis de uma forma simplificada, porque os títulos de cada um, não caberiam nesta matéria. Danilzinho 220 volts, atle ta campeão de luta livre e jiu-jitsu com diversos títulos

nacional, teve a oportuni dade de viajar para Dubai e sagrasse campeão. Hoje com seu amigo e parceiro de treino João Logan atleta de luta livre e jiu-jitsu campeão de tudo. Tiveram uma nova oportunidade e um novo de safio estão em um Camp nos Estados Unidos na academia América Top Team / Shark lutando os eventos amer icanos e seguindo invictos em busca de seus sonhos. Dando sequência em busca de um sonho na gringa, segui mos com os atletas Kevin Kevinho uma criança focada que já sabe o que quer segue em viagem para lutar no mês

que vem World Pro em Abu Dhabi, com as meninas quase super poderosas Sofia e Clar inha. Sofia multicampeã de jiu-jitsu invicta na luta livre se testando inclusive em cat egorias acima do seu peso com lindas finalizações. Clar inha uma menina do sorriso tímido mais tem um compor tamento de uma leoa quan do entra no tatame também está nesta viagem com a So fia e o Kevin Kevinho. Rumo a World Pro em Abu Dhabi. Essas cinco crianças que preferimos chamar de pe quenos notáveis que são campeões de jiu-jitsu nos maiores eventos trein

am luta

na praça PEC e no CT central da equipe

Brown Team com mestre 5 Dan na faixa preta Edil Rodrigues. Sua força de vontade fará com que seus sonhos es tejam mais próximos. Assim como esses pais, cabe a você, leitor chefe de família encaminhar seu filho ( a) para coisas produtivas, e bons frutos serão colhidos. Quer saber um pouco mais? Entra nas redes sociais, dá uma pesquisada e se gos tou da matéria, compartilha e acompanha a página da Gazeta.

GAZETA RIO
do Rio de Janeiro, 28 de Outubro de 2022 Ano XXV - nº 996
Estado
Final do torneio será na véspera do segundo turno; time carioca chegará ao Rio no início da manhã de domingo (30) livre no projeto social em MESQUITA Charlie Kelvin Clarinha Sofia Daniel 220 João Logan Edil Rodrigues

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Gazeta Rio - Edição de Quinta-Feira 28 de Outubro de 2022 by GAZETA RIO ONLINE - Issuu