







Opadre Valmir Teixeira de nunciou em missas que um grupo distribui panfletos com fake news eleitoral dentro de igrejas, em Itajubá, na Região Sul de Minas. O folheto que cita ‘Instruções da Igreja Católica para escolher em quem votar’ não foi feito pela igre ja, alerta o pároco da Paróquia Nos sa Senhora da Soledade.
Após questionar e denunciar a dis tribuição do material, o religioso disse que chegou a receber ligações com ameaças. “Mas eu não tenho medo, continuarei defendendo a verdade do Evangelho”. Segundo o pároco, um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, distribui os panfletos desde sexta-feira (21/10).
O padre abordou o grupo que distribuía o material no sábado (22/10) e sofreu ofensas. Ele con ta que uma mulher que estava na igreja “disse que achava errado o que eles estavam fazendo”. Um dos integrantes do grupo a ameaçou ao dizer “eu sei o caminho que você vai para casa e onde você mora”.
Ao falar do assunto no domingo (23/10), o padre Valmir argumen tou que, ao se infiltrar nas igrejas para distribuir o material, o grupo comete “crime eleitoral e atenta do contra a liberdade religiosa”.
E alerta que “isso não é materi al da igreja” e que para distribuir material em igrejas é preciso de autorização. “Isso não tem nem autorização minha e nem da au toridade maior de nossa igreja particular, que é o bispo”, disse padre Valmir durante a missa. “Cada eleitor tem o direito de es colher seu candidato. Colocar algu ma coisa, determinar candidato ou partido, já seria autoritarismo; seria ditadura e não democracia, pois, a igreja é apartidária, a igreja é para todos os cristãos independente de x ou y”, afirmou padre Valmir.
O advogado de Neymar, Davi Tangerino, pediu voto em Lula e criticou Jair Bolsonaro
O advogado Davi Tangerino, que de fende Neymar, declarou nesta segun da-feira (24/10) que votará em Lula. O jogador, por outro lado, tem atuado na campanha de Jair Bolsonaro. Fazendo um “L” com a mão e ex
ibindo um broche de Lula, o ad vogado escreveu no Instagram: “Um dia direi aos meus netos que, quando a democracia se equilibra va na corda bamba, estava aqui. De que lado você está?”.
O Cartório Eleitoral de Itajubá re cebeu várias denúncias desde domingo e uma representação do Ministério Público Eleitoral. O chefe do Cartório Eleitoral de Itajubá, Alex Giroto, detalha que denúncias sobre a questão dos fol hetos e ameaças foram recebidas pelo site do Tribunal Regional Elei toral (TRE-MG) e aplicativo Pardal. “O promotor eleitoral vai analis ar se houve crime eleitoral e vai tomar as medidas que entender cabíveis. O juiz eleitoral vai analis ar a questão e determinar medidas relacionadas ao poder de polícia, se for este o entendimento.”
Os eleitores de todo país têm até o próximo sába do (29), véspera do se gundo turno das eleições que ocorrem no domingo (30), para baixar ou atualizar o e-Título, docu mento eletrônico de identificação que substitui a versão impressa do título de eleitor.
Implementado em 2018, e-Título pode ser baixado no celular para ser apresentado no momento da votação, caso esteja atualizado e com foto. Ele também pode ser utilizado para consultar o local de votação, bem como justificar aus ência às urnas, emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.
Segundo o Tribunal Superior Eleit oral (TSE), até a véspera do primei ro turno, que ocorreu no dia 2 de outubro, cerca de 30 milhões de eleitores ativaram o aplicativo no Brasil e no exterior. Deste total, 13 milhões de ativações foram efetivadas em 2022.
“O TSE orienta o eleitorado a seguir as regras de utilização e baixar ou atualizar o e-Título o quanto an tes para evitar dificuldades que
possam surgir ao deixar a emissão para a última hora”, informa o TSE.
O download do aplicativo e-Título é gratuito e pode ser feito em celulares e tablets, para os sistemas Android e iOS, via App Store e Google Play.
O TSE explica que o eleitor preci sa ter um registro na Justiça Elei toral para liberar o título digital, que pode ser acessado a qualquer momento. Depois de baixar o aplicativo, basta inserir os dados pessoais solicitados e responder a algumas perguntas. Para validar o acesso, as informações são cruza das com as que constam no siste ma da Justiça Eleitoral.
Ainda segundo o tribunal, ele itores que já têm o e-Título devem verificar se está tudo certo, mantendo o aplicativo atualizado. Dificuldades costu mam ser resolvidas com a rein stalação do aplicativo. “Porém, a orientação é que eleitores não deixem para a última hora, pois no dia da eleição não será possível resolver eventuais problemas com o uso do app”.
Plínio Teodoro - Pesquisa Ip espe divulgada nesta terça-feira (25) mostra que Lula (PT) segue firme na liderança e venceria o segundo turno das eleições presidenciais, se fosse hoje, com 53% dos votos válidos con tra 47% de Jair Bolsonaro (PL).
O índice é idêntico ao divulgado pelo instituto na semana passada e também dos dados divulgados pela AtlasIntel nesta segunda-feira (24) Nos votos totais, tanto Lula quan to Bolsonaro oscilaram um ponto para mais desde a última pesqui sa. O petista passou de 49% para 50% e o atual presidente de 43% para 44%. Brancos e nulos são
4% e indecisos 2%.
Na pesquisa espontânea, quan do não são mostrados os no mes dos candidatos, Lula marca 47% contra 43% de Bolsonaro. Brancos e nulos são 5%, mes mo índice dos indecisos.
A terceira pesquisa Ipespe no segundo turno, realizada em par ceria com a Associação Brasilei ra de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), ouviu 1,1 mil eleitores entre os dias 22 e 24 de outubro via telefone. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos e o índice de confiança de 95,45%. Registro no TSE: BR08044/2022.
Em texto publicado em seu site, Sarney afirma:
No próximo domin go, o eleitor decidirá se vota pelo fim da democracia ou por sua restauração. Esse voto não é para quatro anos de governo: é um voto para o destino do Brasil. O voto em Bolsonaro é voto contra as in stituições, que terá como con sequência anos de autocracia, um regime de força, construí do na mentira sistemática e no abuso do poder. O voto em Lula — que já tem seu lugar na História do Brasil como quem levou o povo ao poder e como responsável por dois excelentes governos — é voto pela democracia, pela volta ao regime de alternância de pod er, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara.
No mesmo espírito dos que construíram em torno de Tancredo Neves a Aliança De mocrática, reunindo um amp lo espectro de homens públi cos, agora congregamos em torno do Presidente Lula os homens de maior responsabil idade do País para formar uma nova união pela democracia. É a esperança que nos convoca”. Leia abaixo a declaração de voto de Sarney na íntegra:
“Quando, em janeiro de 1985, Tancredo Neves e eu fomos eleitos por um grande acordo da sociedade, tínhamos mui to claro um compromisso: a transição para a democracia.
A partir da eleição é que, no espaço cedido pela Fundação Getúlio Vargas, começou-se a detalhar números e tarefas. Antes de janeiro a tarefa não apenas era impossível por não dispormos dos dados reais so bre o funcionamento do gov erno, mas sobretudo porque a dimensão do que se decidi ria na eleição era política e in stitucional, num nível superior de decisão: estava em jogo o Estado Democrático de Direi to, o futuro da Nação.
Estamos, neste momen to, numa situação que tem desafios semelhantes. Dis funções dos Poderes acon teceram de tempos em tem pos, mas raras vezes se viu o ataque sistemático do Ex ecutivo contra o Judiciário. Ora, guardião da Constitu ição, o Supremo Tribunal Federal se transformou, ao longo das gerações, no pon to de equilíbrio do nosso sis tema político. O desacato de Floriano Peixoto, nos primei ros dias da República; a in tervenção de Getúlio Vargas, acompanhando os Estados
concentracionários euro peus; o regime militar, ma nipulando sua composição para controlá-lo, foram mo mentos breves, registros inglórios de tempos sombri os. A partir da transição de mocrática, a Corte Suprema consolidou-se como o mais importante símbolo do Esta do brasileiro, por caber-lhe sobretudo a defesa daquilo que nossa Constituição tem de melhor: a garantia dos direitos — individuais, cole tivos, difusos, sociais.
O atual contrato ‘secreto’ en tre o Executivo e o Legislativo, fixado em valores agiganta dos diante dos parcos recur sos do Orçamento da Repúbli ca, é campo privilegiado para os interesses escusos. A mino ria, esmagada de uma forma que não se via desde o princí pio do Império — lembro que nos períodos de exceção não há maioria ou minoria —, tem como única defesa apelar para que o Judiciário faça o que não é sua função e in terfira no funcionamento do Congresso Nacional.
Um aspecto tenebroso dos movimentos políticos é sua globalização. Desde a An tiguidade as estruturas das nações assumem formas paralelas. Um exemplo é a
OConselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) abriu um procedimento para apurar a conduta do médico Allan Henrique Fernandes Rendei ro, de 65 anos, que filmou uma família após o parto de um bebê pedindo votos para Bolsonaro. O episódio ocorreu na Maternidade do Povo, em Belém.
Na imagem, compartilha da pelo próprio profissional da saúde nas redes sociais, ele mostra a mãe ainda na maca pedindo que vote ‘22’. O obstetra também expõe a criança, o pai e diz que fará uma campanha no hospital para colegas não atenderem eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Já nasci 22. Vou votar no Bolsonaro”, disse o médi co exibindo o recém-nasci do, no início do vídeo. Em seguida, ele mostrou a mãe ainda na maca, após o par
to feito com cirurgia, ainda sob efeito anestésico. “Essa aqui é a mamãe. Dia 30 ela vota?.…22, diga. Vou mandar para o Bolsonaro esse vídeo que ele está em uma live es pecial”, afirmou Rendeiro, se referindo à transmissão ao vivo feita pelo candidato à reeleição, que era realizada naquela sexta-feira (21).
Visivelmente abatida, talvez em função dos medicamen tos, a mãe apenas vira o rosto e fica em silêncio. O médi co então virou a câmera do celular em direção ao pai e reclamou da cor da camiseta dele, vermelha – exigência do hospital para diferenciar o acompanhante da parturiente dos profissionais de saúde no ambiente hospitalar.
O obstetra disse que não far ia o restante do atendimento à mãe porque o marido dela seria eleitor de Lula. “Eu vou começar a reclamar aqui no hospital. Para diferenciar o negócio do pai, eles botam uma roupa vermelha. O doido
não vem dizer que vai votar no Lula. Eu digo: ‘Rapaz tu quer que eu vá já embora e nem opere ela’”, ressaltou o profissional.
MPT apura quase 170 casos de coação, ameaça e compra de votos por empresários Ministério Público do Tra balho e outra entidades têm canais para denúncia de as sédio eleitoral
Após a repercussão do vídeo, que viralizou, Rendei ro apagou o conteúdo. No entanto, o CRM-PA informou que vai investigar. “O Con selho Regional de Medicina do Estado do Pará esclarece que efetivará todas as me didas legais previstas na Lei nº 3.268/57 e Resoluções do Conselho Federal de Medici na, a fim de apurar o fato”, diz nota da entidade. Em seu perfil no Instagram, o obstetra Allan Rendeiro se descreve como “compro metido com Deus, família e boas práticas”. Ele não foi encontrado para se manife star sobre o caso.
proximidade das figuras de Trump, Orbán, Putin, Bol sonaro. Uma de suas mar cas é a proliferação das fake news. Outras a xenofobia, o racismo, a divisão da so ciedade. Assim se hostiliza, agora, os nordestinos, os pobres, como se fossem bra sileiros inferiores. Isso aten ta contra todos os princípios democráticos e até éticos. É a guerra contra a democra cia, o demos, o povo. No próximo domingo, o elei tor decidirá se vota pelo fim da democracia ou por sua
restauração. Esse voto não é para quatro anos de governo: é um voto para o destino do Brasil. O voto em Bolsonaro é voto contra as instituições, que terá como consequên cia anos de autocracia, um regime de força, construído na mentira sistemática e no abuso do poder. O voto em Lula — que já tem seu lugar na História do Brasil como quem levou o povo ao pod er e como responsável por dois excelentes governos — é voto pela democracia, pela volta ao regime de alternân
cia de poder, pela busca do Estado de Bem-Estar Social. A diferença é clara. No mesmo espírito dos que construíram em torno de Tancredo Neves a Aliança Democrática, reunindo um amplo espectro de homens públicos, agora congrega mos em torno do Presidente Lula os homens de maior re sponsabilidade do País para formar uma nova união pela democracia. É a esperança que nos convoca”. (com Agenda do Poder)
Senadora comentou o posicionamento do presidente sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães
Asenadora Simone Tebet (MDB) repu diou uma fala do presidente Jair Bolsona ro (PL), candidato à ree leição, diante das denún cias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Tebet acusou Bolsonaro de “dar voz ao agressor” e “relativizar” as acusações.
Na ocasião, Bolsonaro dis se que não viu “nenhum depoimento mais contun dente de qualquer mul her”. Em seu Twitter, Teb et disse que a fala era um
‘abusrdo’ e ainda declarou que é preciso tirar Bolson aro da Presidência.
“’Não vi nenhum depoi mento mais contundente de qualquer mulher’ foi a declaração de Bolsona ro sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pe dro Guimarães. Absurdo! Não defende as vítimas, dá voz ao agressor e ain da relativiza as denúncias.
Postura inadmissível para qualquer um, ainda mais para um presidente. Lam entavelmente, não é de se
espantar, afinal, não é a primeira vez. Vamos tirar a faixa desse presidente que desrespeita e tira a voz de todas nós, mulheres”, es creveu em seu Twitter.
“Não vi nenhum depoi mento mais contundente de qualquer mulher” foi a declaração de Bolson aro sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. Absur do! Não defende as víti mas, dá voz ao agressor e ainda relativiza as denún cias.
O ex-presidente José Sarney, que governou o Brasil entre 1985 e 1990, decidiu declarar publicamente o voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais, contra Jair Bolsonaro (PL).Berlim – A
Volkswagen está firmando acor dos de compra direta de insumos em novas áreas para lidar com a pior crise na cadeia de suprimentos que a em presa já viu, disse o diretor de compras da montadora alemã, Murat Aksel, nesta terça-feira.
A montadora também está montando um banco de da dos para ajudar a prever os riscos geopolíticos, naturais
e da rede de fornecedores com antecedência, como fez para os riscos financei ros após a crise financeira de 2008, acrescentou Aksel. “Nós nunca costumávamos conversar com operadores de mineração – agora con hecemos seu modelo de negócios”, disse Aksel em uma conferência em Ber lim. “Já não é suficiente confiar nos fornecedores de Nível 1 – precisamos ol har por trás das cortinas.”
A Volkswagen está vivendo
uma mudança de poder de um mercado comprador para um onde a montadora é cada vez mais um cliente menor e menos podero so para fornecedores em áreas recentemente im portantes, como software, disse Aksel na conferência Automobilwoche Kongress. Outras empresas en comendam um milhão de chips por semana ou dia, enquanto a montadora procura um milhão por ano, disse ele, diminuindo
seu poder de negociação. “Para os fornecedores de soft ware, somos um nome pe queno, não grande”, disse ele. Questionado sobre como ele vê a situação do forne cimento de componentes eletrônicos no momen to, Aksel disse que espera alguma flexibilização no próximo ano, mas que a empresa ainda não con seguiu estabilização no fornecimento, com algu mas marcas esgotadas para 2023.
O papa Francisco, com parando a atual situação mundial com a crise dos mísseis cubanos há 60 anos, comandou nesta terça-fei ra (25) líderes de religiões mundiais em um apelo de paz aos políticos para evitar a ameaça de uma guerra nu clear por causa da Ucrânia.
São Paulo – A rede
norte-americana de fast-food Carl’s Jr. bus ca um investidor para voltar a operar no Brasil, após suas seis lojas no país serem fechadas na década passa da, e mira se estabelecer em um segmento de preço aci ma de concorrentes como McDonald’s e Burger King.
A rede do Estado da Califór nia, fundada em 1941, opera em 28 países e é controlada pela CKE Restaurants Hold ings. No Brasil, a rede che gou em 2012 por meio da IMC, das marcas de restau rantes Viena e Frango Assa do, mas deixou de operar no país seis anos depois.
“Nós estamos ao redor do Brasil, então pensamos: ‘agora que a Covid-19 está ficando para trás, vamos voltar para o maior merca do da América Latina’”, dis se à Reuters Marc Mushkin, vice-presidente de vendas de franquias internacion ais e desenvolvimento da CKE. Ele esteve na semana passada em São Paulo para encontro com investidores.
O executivo disse que re tornos positivos da rede em países da América Latina, como Chile, Equador e Méx ico, dão confiança de que
a Carl’s Jr. poderá ser bem sucedida no Brasil, em sua segunda tentativa de atuar no país. Na região, a rede op era 387 lojas em oito países. Segundo Mushkin, o plano de volta ao Brasil envolve ab ertura de 100 lojas em cinco anos, com potencial da rede alcançar 500 unidades entre dez e quinze anos.
O foco é, de início, a cidade de São Paulo, já craveja da de redes de fast-food e hamburguerias, e municípi os próximos, como Campi nas. A expectativa é abrir a primeira loja Carl’s Jr. entre o segundo semestre de 2023 e o início de 2024, afirmou o executivo.
A Wendy’s, foi uma das mais recentes marcas norte-americanas a tentar a sorte no país. A rede de cidiu fechar todas as suas lojas no Brasil em 2019, três anos após anunciar sua chegada. Outros nomes do setor de fast-food dos Es tados Unidos que não con seguiram se manter no Bra sil incluem a Hooters.
Agora a Carl’s Jr. calcu la investimento de entre pelo menos US$ 50 mil hões e US$ 75 milhões para abrir suas lojas no Brasil nos próximos cinco anos.
Além de lojas maiores com cabines de drive-thru, a empresa mira também pontos mais enxutos com custos de até um quarto do necessário para as maiores. Estes locais menores teri am foco em entregas de pedidos online.
O executivo afirmou que em outros países em desen volvimento as lojas maiores da Carl’s Jr. demandam cer ca de US$ 1 milhão em in vestimento.
“Nós estamos nos posicion ando um pouco acima dos rivais como McDonald’s, Burger King e etc, mas não tão acima que tenhamos preços muito altos, como algumas hamburgueri as gourmet têm”, disse o vice-presidente de vendas de franquias internacionais da controladora da Carl’s Jr. Segundo ele, o posiciona mento ajuda a enfrentar o cenário de inflação e juros altos no país.
As conversas na última sem ana com os investidores que podem vir a ser master-fran queado da Carl’s Jr. foram produtivas, disse Mushkin, sem identificar, porém, os
grupos interessados. Se gundo ele, não houve dis cussões com empresas lis tadas, ainda que essa porta não esteja fechada. Na bolsa brasileira e que pertence ao setor, além da IMC, existe a Zamp, que op era as redes Burger King e Popeyes no país.
Grandes redes de restau rantes seriam o parceiro ideal, mas firmas de private equity também são opções em aberto, segundo o ex ecutivo. Até companhias de outro setores, mas com experiências complemen tares, incluindo expertise no varejo brasileiro ou em adquirir bons pontos ge ográficos, podem ser al ternativas. “Nós podemos ensinar a eles a parte dos restaurantes”, disse, acres centando que a CKE tem parcerias de diferentes ti pos ao redor do mundo. Para ganhar escala rapida mente, a CKE quer localização mais privilegiada, o que, para Mushkin, foi um dos “proble mas” na passagem prévia da marca no Brasil.
A CKE espera fechar acordo com novo investidor para relançar a rede no Brasil em cerca de três a nove meses, disse o executivo.
No Coliseu de Roma, Fran cisco presidiu a cerimônia de encerramento de uma con ferência de três dias organiza da pela Comunidade de Sant’ Egidio da Itália, um grupo mundial de paz e caridade.
Em seu discurso para mil hares de pessoas, feito após vários grupos religio sos orarem separadamente, Francisco criticou o “cenário sombrio de hoje, onde, triste dizer, os planos de poderosos líderes mundiais não levam em consideração as justas aspirações dos povos”.
Referindo-se à possibilidade do uso de armas nucleares na Ucrânia, Francisco dis
se: “Hoje, de fato, algo que temíamos e esperávamos nunca mais ouvir falar está ameaçado: o uso de armas atômicas, que mesmo de pois de Hiroshima e Nagasaki continuaram erroneamente a ser produzidas e testadas”. Francisco lembrou como em 25 de outubro de 1962, no auge da crise dos mísseis cu banos, o Papa João 23 trans mitiu uma mensagem de rádio apelando aos líderes da época para tirar o mundo da beira do abismo.
“Hoje a paz tem sido grave mente violada, agredida e pisoteada, e isso na Europa, no mesmo continente que no século passado sofreu os horrores de duas guerras mundiais”, disse Francisco.
A conferência, realizada em sua maior parte em um cen tro nos arredores de Roma, foi aberta no domingo (23) pelo presidente francês Emmanuel Macron e pelo presidente ital iano Sergio Mattarella.
Manifestação divulgada por António Costa foi compartilhada nesta terça (25/10) nas redes sociais de Lula, que agradeceu
Oprimeiro-ministro de Portugal, António Costa, declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022. A manifestação foi feita em vídeo divulga do nesta terça-feira (25/10) nas redes sociais do petista. Segundo Costa, “o Brasil e o
mundo” precisam de Lula. “O primeiro-ministro de Portugal, obviamente, não se pronuncia nem inter fere nas eleições dos nossos irmãos brasileiros. Mas o secretário-geral do PS [Parti do Socialista], amigo do Bra sil, tem muitas saudades das relações de proximidade, de amizade, entre Portugal e Bra sil”, afirmou António Costa.
Toda Belford Roxo segue unida na luta contra a en dometriose. O
Hospital Flumin ense promoveu, em parceria com a Prefeitura de Belford Roxo, um seminário que discutiu as marcas ocasion adas pela endometriose, no Teatro da Cidade. Mais de 100 pessoas compareceram ao evento que foi aberto ao público. A doença acomete cerca de 10 milhões de mul heres no país e foi o tema escolhido por ser extrema mente relevante a ser de batido no mês de outubro, que reforça os cuidados da saúde da mulher.
Dentre as autoridades e palestrantes estiveram pre sentes: a primeira-dama e deputada federal Daniela do Waguinho, a secretária de Assistência Social e Ci dadania, Brenda Carneiro, a secretária especial de At enção à Saúde da Mulher, Priscila Musser, a ginecolo gista Fernanda Monnerat, o diretor do Hospital Flumin ense, Leandro Santoro, a as sessora executiva da mulher da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Mulher, Nídia Meirelles, além de representantes do Hospital Fluminense.
Durante o seminário, alu nas das escolas municipais Heliópolis e Jorge Ayres
dos Santos fizeram apre sentações de danças - Foto: Rafael Barreto/PMBR
Durante a cerimônia, alu nas das escolas municipais Heliópolis e Jorge Ayres de Lima realizaram apre sentações de dança, música e teatro, representando a força da mulher e demon strando a importância de discutir esse tema através da arte.
Autora do projeto de lei que cria o Dia Nacional de Luta Contra a Endometriose (13 de março), Daniela do Wagu inho destacou o trabalho realizado com a endometri ose. “Fico feliz por levantar essa bandeira desde 2019. Estamos lutando agora pela capacitação profissional para termos especialistas com diagnósticos e trata mentos de qualidade”, disse. “Mobilizamos o país com o tema para que as mulheres fiquem atentas aos sinais e busquem ajuda. Temos em Belford Roxo secretarias tra balhando em conjunto para fornecer uma assistência de referência nacional”, com pletou a deputada.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Brenda Carneiro, relatou que a con scientização é imprescindível
nesse tema. “Combatemos diariamente para levar infor mação. Temos à disposição a Estação Mulher que vem ma peando e dando o suporte necessário para todas. Esta mos de braços abertos para dar suporte e conforto para as famílias”, relatou.
A deputada Daniela do Waguinho destacou que o projeto de lei que criou o Dia Nacional de Luta Contra a Endometriose mobilizou
Vistoria foi feita em 100 mil imóveis e o resultado foi satisfatório
Oíndice que mede a in festação do mosquito Aedes aegypti apre sentou resultado satisfatório na cidade do Rio de Janeiro, mas áreas de bairros do Cen tro, Campo Grande e Santa Cruz foram classificados na faixa de risco, segundo levan tamento divulgado ontem (25) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).
A infestação do mosqui to na cidade, medida pelo Índice de Infestação Predial (IIP), foi calculada a partir de vistorias de agentes da Sec retaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) a quase 100 mil imóveis, realizadas entre 3 e 7 de outubro. A partir dos depósitos com condições de proliferações do mosquito encontrados, o índice ficou em 0,98%, situação que é considerada satisfatória por ser menor que 1%.
A pesquisa de controle de infestação se chama Levan tamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa)
e é realizada em todos os municípios do Brasil para o controle das arboviroses dengue, zika e chikungunya, que são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Segundo o secretário munic ipal de saúde, Daniel Soranz, o levantamento feito no início de outubro é o mais importante do ano, porque mostra a situação da cidade no início do verão.
“É importante destacar que há regiões que ainda estão nas faixas de alerta e risco. Por isso, faço um apelo à população carioca para que continue tomando todos os cuidados necessários para prevenção contra o mosqui to Aedes aegypti”.
Para o cálculo do índice, os im óveis da cidade são divididos em 250 estratos, de acordo com suas características, e em apenas sete estratos o IPP foi considerado de risco, sendo superior a 3,9%. Os estratos ficam nos em Santa Cruz e Campo Grande, bairros popu
losos da zona oeste, e no Cen tro, onde há grande circulação de trabalhadores de toda a cidade. Segundo a secretaria, esses locais receberão reforço nas ações para controle da proliferação do mosquito.
A pesquisa mostra um pre domínio dos focos de água parada em vasos/frascos com plantas, pingadeiras, recipi entes de degelo de geladeiras, bebedouros e objetos religio sos. Os locais somam 27% de todos os focos encontrados.
A orientação da secretaria, para evitar a proliferação de mosquitos neste tipo de recipiente, é realizar a limpeza semanal com bucha ou esponja, esfregando as paredes do recipiente pelo menos uma vez por semana. Outro tipo de depósito de mosquitos que também se destacou foram os ra los, para os quais os cuida dos recomendados são a limpeza semanal, a vedação ou a telagem.
mulheres em todo o paísFoto: Rafael Barreto/PMBR
A ginecologista Fernanda Monnerat, compartilhou a visão médica sobre o assun to. “A endometriose é uma doença enigmática e difícil de diagnosticar. É por isso que a capacitação médica faz toda a diferença no trata mento. Precisamos destacar que melhorar a alimentação e ter hábitos saudáveis também são importantes”,
comentou. “Mulheres, cuidem de si mesmas. Cóli cas e dores que não mel horam precisam ser inves tigadas e examinadas com ressonâncias ou até mesmo ultrassonografia, caso o médico seja especializado”, finalizou dra. Fernanda.
A secretária especial de At enção à Saúde da Mulher, Priscila Musser, abordou a importância do tratamen to. “Temos muitos casos de
mulheres assintomáticas, por isso sempre fazemos os encaminhamentos aos exames preventivos. Re cebemos mulheres de to dos os bairros vizinhos por conta do nosso trabalho eficiente no município”, contou. “Reforçamos que a Clínica da Mulher está pron ta para tratar caso a caso com o acompanhamento necessário”, concluiu Priscila.
Fernanda Ontiveros vai anunciar melhorias em 16 ruas. O ponto de encontro é na Rua João Alves Ferreira
Aprefeita de Japeri, Drª Fernanda Onti veros estará nesta quarta-feira (26), na Rua João Alves Ferreira, s/nº, às 15h30, lançando as obras de drenagem e pavimen tação de 16 ruas no bairro Nova Belém. A ação faz par te do Programa Japeri Mais, com investimento aproxi mado de R$ 12 milhões e com recursos próprios. Posteriormente, o bairro
terá outras 16 ruas revi talizadas. Desta vez, com recursos provenientes de parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro. Além do dinheiro arrec adado com impostos, a prefeitura vai aplicar toda verba recebida com a con cessão da Cedae, nas mel horias de infraestrutura no Programa Japeri Mais. No momento, o município possui uma cobertura de
aproximadamente 30% de ruas pavimentadas. Com as obras do Japeri Mais, o objetivo é que este número suba para 70% até o fim de 2024. Isso representa mais de 70 mil pessoas contem pladas com o projeto. Este é o maior pacote de obras na história da ci dade, que vai atingir ainda 26 bairros e 200 ruas em todo município de Japeri.
os de sigilo e anonimato, se gundo o conselho.
dicina (CFM) decidiu sustar temporariamente os efeitos da Resolução 2.324/2022, que estabelecia regras para a prescrição de medicamen tos à base do canabidiol, um derivado da Cannabis. A de cisão foi tomada na manhã de segunda-feira (24) em re união plenária extraordinária e publicada ontem (25) no Diário Oficial da União (DOU).
Com a nova resolução, ficam suspensos os efeitos da norma publicada no último dia 14 e a decisão pela indicação do uso do canabidiol volta a ser de re sponsabilidade do médico, de acordo com regras já estabele cidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também nesta segunda-fei ra, o CFM abriu uma con sulta pública para receber contribuições sobre o tema. Os interessados têm 60 dias, até 23 de dezembro, para apresentar suas sugestões por meio de uma plataforma eletrônica. As informações vão servir de subsídio e serão tratadas sob os critéri
A norma agora suspensa foi publicada no último dia 14, restringindo a prescrição do canabidiol apenas para o tratamento de epilepsia refratária em crianças e ad olescentes com síndrome de Dravet e Lennox-Gastaut ou complexo de esclerose tu berosa. Para os demais tipos de epilepsia, a substância não poderia mais ser prescrita. Dessa forma, pessoas adul tas e doenças como de pressão, ansiedade, dores crônicas, Alzheimer e Par kinson não estavam cober tas pela resolução. A medida também proibia médicos de darem palestras e cursos fora do ambiente científico sobre o uso do canabidiol e de outros produtos deriva dos da Cannabis, bem como de fazer divulgação public itária das substâncias.
De acordo com dados da própria Anvisa, estima-se que mais de 100 mil pa cientes façam algum tipo de tratamento usando a cham ada Cannabis mediinal. Além disso, mais de 66 mil medic
amentos à base da planta foram importados em 2021. Atualmente, cerca de 50 países já regulamentaram o uso medicinal e industrial da Cannabis e do Cânhamo.
Na última segunda-feira (17), o Ministério Público
Federal (MPF) instaurou procedimento preparatório para apurar a legalidade da primeira resolução do CFM. Como primeiras providên cias, o MPF requisitou à Anvi sa documentos que mostrem as evidências científicas que sustentam as atuais autor izações para uso medicinal da Cannabis no Brasil.
O procurador da República requisitou ao CFM docu mentos que demonstrem evidências científicas que sustentam a resolução de 14 de outubro. Também foi requisitado ao Ministério da Saúde informações sobre as repercussões administrati vas, financeiras e técnicas no Sistema Único de Saúde
(SUS) das resoluções da An visa e do CFM. O prazo para as respostas é de 15 dias. Na última sexta-feira (21), pacientes e representantes de associações de cultivo protestaram na sede do CFM pedindo a revogação do texto.
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Estado do Rio de Janeiro, 26 de Outubro de 2022
Silviano Santiago “é um pensador capaz de uma intervenção cívica e cultural de grande relevância”, justificou júri.
O Prémio Camões – a mais importante distinção da língua portuguesa – via jou este ano para o outro lado do Atlântico. O júri do galardão, composto por dois académicos portu gueses, dois brasileiros e dois africanos, anunciou on tem a atribuição ao escritor e professor brasileiro Silvia no Santiago, de 86 anos.
“Silviano Santiago, além de escritor com uma obra lit erária com vários prémios nacionais e internacionais (Jabuti, Oceanos, etc.), é um pensador capaz de uma in tervenção cívica e cultural de grande relevância, com um contributo notável para a projecção da língua portu guesa como língua do pen samento crítico, no Brasil e fora dele (nos países ibe ro-americanos, africanos, nos Estados Unidos e na Eu ropa)”, justificou o júri.
Nascido em Formiga, es tado de Minas Gerais, em 1936, Santiago começou a publicar com 18 anos numa revista de cinema.
Licenciou-se em Letras Ne olatinas, tendo feito o dou toramento na Sorbonne, em Paris, com uma tese sobre Os Moedeiros Falsos, de An dré Gide. Lecionou em vári as universidades dos Esta dos Unidos e do Brasil. Além de poesia, ensaio e conto em nome próprio, traduziu também poesia e prosa do francês. A sua obra havia já sido agraciada com impor tantes prémios de literatura como o Jabuti, o Machado de Assis e o Oceanos.
Santiago sucede no Prémio Camões, que tem o valor pecuniário de 100 mil euros, à escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora em 2021.
Quando o assunto é o corpo, sobretudo o da mulher, con ceitos como visibilidade e exploração confundem-se e causam dor. O antigo circo de horrores em que mulheres barbadas tinham seus corpos explorados para escárnio popular não está longe das agressões e das zombarias que ocorrem hoje nas redes sociais. Seri am as mídias digitais novas versões dos circos de hor rores? Reflexões como essa conduzem o espetáculo “Pastrana – A mulher mais feia do mundo”, que es treia gratuitamente nos dias 05,06 e 07 de novembro, às 19h, no Teatro CALUSTRE no Centro. A peça, que tem di reção de Carolina Caju para a dramaturgia elaborada por Clarisse Zarvos, integra o projeto itinerante que inclui
também oficinas e debates e que foi aprovado no edital de Fomento à Cultura Cario ca (Foca) 2021, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
Numa noite mágica, o circo Blasfêmia chega do futuro com suas estranhas e mara vilhosas atrações. Após uma explosão que transforma as leis do tempo, o circo passa a homenagear uma antiga integrante, Julia Pastrana. Essa talentosa artista indíge na mexicana que, nascida no século XIX, não pôde contar sua história por causa de sua aparência. Julia tinha o cor po todo coberto de pelos, e por isso sua atuação ficou restrita aos antigos shows de horrores. Agora, as atrizes do presente imaginam novos rumos para Pastrana e out ras artistas fora do padrão de todas as épocas, trocando o sombrio palco dos Freak
Shows pelo potente mundo dos Freak Sonhos.
Centro de Artes Calouste Gulbenkian
R. Benedito Hipólito, 125Praça XI, Rio de Janeiro - RJ A atriz Neusa Borges aca ba de sair da geladeira da Globo e volta a compor o elenco fixo da emissora. Segundo o colunista Ga briel Perline, do portal IG Gente, a artista foi contrat ada para fazer parte da ter ceira temporada da série A Divisão, do Globoplay, no elenco fixo.
O último trabalho da vet erana na casa foi em 2012, quando integrou o quadro de elenco da novela Salve Jorge. Depois disso, fez al gumas breves participações como em Boogie Oogie, que apareceu em 10 capítulos e em Sob Pressão, durante um episódio da série.
Poucos dias após a também modelo e ativista falecer, aos 75 anos, Trudy Orlandi e Ro salind Cruz ainda afirmaram que ela era conhecida como “Deb” em sua família. Irmãs de Sacheen Little feather dizem que atriz men tiu sobre ascendência As duas irmãs de Sacheen Littlefeather (1946-2022) afir mam que a atriz mentiu sobre sua ancestralidade indígena. Poucos dias após a também modelo e ativista falecer, aos 75 anos, Trudy Orlandi e Ro salind Cruz ainda afirmaram que ela era conhecida como “Deb” em sua família.
“É mentira. Meu pai era quem ele era. Sua família veio do México. E meu pai nasceu em Oxnard”, afirmou Orlandi. “É uma fraude. É re
pugnante para a herança do povo tribal. E é um insulto para meus pais”, acrescen tou Cruz, em entrevista ao San Francisco Chronicle.
Littlefeather afirmava pertencer às tribos White Mountain Apache e Yaqui, por parte de pai.
A artista ficou marcada na história em 1973, na cer imônia do 45º Oscar, ano em que recusou o prêmio de melhor ator em nome de Marlon Brando por seu pa pel em “O Poderoso Chefão” (1972), em protesto contra o tratamento da indústria para com os nativos americanos. Cruz e Orlandi afirmaram ain da que pretendem restaurar a reputação de seus pais, já que Littlefeather está sendo “venerada como uma santa”.
Elas também disseram que a alegação de que seu pai era alcoólatra e abusou delas e de sua mãe é falsa.
Orlandi diz ficar enfurecida por sua irmã ter mentido sobre ter uma educação vio lenta e pobre, e que ela rou bou a experiência de infân cia de seu pai. “Meu pai era surdo e perdeu a audição aos 9 anos por causa de menin gite”, disse Cruz. “Ele nasceu na pobreza. Seu pai, George Cruz, era um alcoólatra vi olento e costumava bater nele. E ele foi passado para lares adotivos e familiares.”
Littlefeather morreu em 2 de outubro deste ano, em decor rência de um câncer de mama.
Ela estava em sua casa, em Marin County, na Califórnia. “Littlefeather dedicou sua vida à saúde e bem-estar dos nativos em todos os lugares.
Ela era conhecida por seu senso de humor, raciocínio rápido e defesa feroz das comunidades nativas ameri canas e indígenas”, dizia um comunicado à imprensa.
Lizandra Oliveirade
Ogoleiro Alecx ander, de 19 anos, denun ciou que foi vítima de in júria racial durante uma partida entre o time dele, o Trindade, contra o Vi anópolis, pelo Copa do Brasil Sub-20. O jogador diz que foi chamado de “macaco” por uma pessoa
que assistia a partida.
O duelo ocorreu no último domingo (23), em Vianópo lis. O canal do time mandan te nas redes sociais trans mitia a partida. Aos cinco minutos do segundo tempo, as imagens mostram quan do Alecxander se prepara para bater um tiro de meta. Mas para após ouvir gritos vindos da torcida atrás do gol. Ele e o companheiros vão até o alambrado.
- A bola tinha saído e quan
do eu ia bater o tiro de meta, chegou um rapaz e gritou: “Chuta a bola, seu macaco”. Aí eu olhei meio para trás assim e fiquei sem reação. Aí eu fui lá e chamei o juiz. Ele parou o jogo. [O rapaz] esta va bebendo cerveja, baixa estatura e já era um pouco velho. O irmão de um jog ador lá tentou segurar ele, só que não conseguiu. Aí ele conseguiu fugir - explica.
O goleiro disse que rece beu o apoio da direção do
Vianópolis e que vai regis trar o caso na polícia.
- Vou correr atrás para pod er fazer um B.O. (Isso) não pode acontecer, desabafa.
O Clube Atlético Vianópolis se posicionou pelas redes sociais. Disse que a injúria foi praticada por uma pes soas desconhecida e que repudia qualquer tipo de discriminação.
OCatar tem enfrenta do críticas sem prec edentes desde que ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2022, al gumas das quais são calúnias, disse o emir do Catar, xeque Tamim bin Hamad al-Thani, nesta terça-feira (25).
“Inicialmente, lidamos com o assunto de boa fé”, afir mou o xeque Tamim em um discurso político televisio nado, acrescentando que algumas das críticas iniciais foram construtivas.
Mas, disse ele, uma cam panha contra o Catar se expandiu para “incluir in venções e padrões duplos que foram tão ferozes que infelizmente levaram mui tas pessoas a questionar as verdadeiras razões e motivos por trás da cam panha”.
O Catar, primeiro país do Ori ente Médio a sediar a Copa do Mundo, foi alvo de intensas críticas internacionais por seu tratamento a trabalhadores estrangeiros e leis sociais re stritivas.
O emir discursou em uma sessão do Conselho Shura do Estado do Golfo Árabe, enquanto Doha se prepa ra para sediar o principal evento global do futebol, que começa em 20 de no vembro.
O Catar espera 1,2 milhão de visitantes durante o torneio, criando um desafio logístico e policial sem precedentes para o pequeno Estado do Golfo Árabe.
Tamim disse que sediar a Copa do Mundo é “um grande teste para um país do tamanho do Catar”. Doha introduziu reformas, in cluindo regras para proteger os trabalhadores do calor e um salário mínimo mensal de 275 dólares (o equivalente a R$ 1.454) , e diz que continua a desenvolver seu sistema de trabalho.
Os trabalhadores estrangei ros representam 85% da pop ulação de cerca de 3 milhões do Catar, que está entre os maiores produtores de gás natural do mundo e uma das nações mais ricas per capita.
A semana pode ser de fecha mento da temporada bra sileira de futebol, ao menos no que se refere à definição dos campeões. As Séries C e D já terminaram; a B já tem o Cruzeiro como dono da taça; a Copa Sul-Americana já foi para Equador; nos restam, então, a Série A do Brasileirão e a Copa Libertadores. E no sábado (29), as duas competições já podem estar definidas.
Na verdade, a Libertadores terá sua final no sábado (29), entre Flamengo e Athleti co-PR. E por isso começo fa lando dela. Porque vai reunir duas equipes que têm se destacado no futebol brasilei ro, uma pelos títulos conquis tados nos últimos anos, e out ra pela evolução constante, com títulos nacionais e inter nacionais recentes no currícu lo. Evidente que o Flamengo desponta como favorito, mas não se pode descartar a força de uma equipe que está no alto da tabela do Brasileirão e que tem o experiente Felipão como treinador. Mas, como estamos falando de recordes, vou me dedicar ao Flamengo. Nesta edição o Rubro-Negro já tem o re corde de vitórias no atual formato, com 32 times. São 11 triunfos e apenas um em pate. Se vencer o Furacão no
a São Paulo,
sábado (29) vai se
tos e Grêmio,
mos três títulos.
entrará no seleto
de apenas seis times campeões invictos, em 62 edições de Libertadores: o
Peñarol (1960); os
nos Independiente (1964), Estudiantes (1969 e 1970) e Boca Juniors (1978); e os brasileiros Santos (1963) e Corinthians (2012) - à época, o time paulista somou oito vitórias e seis empates, lem brando que, ao contrário de agora, a final era disputada em jogos de ida-e-volta.
A campanha atual, inclusive, é bem superior à do Palmei ras de 2021, que teve oito vitórias, marcou 27 gols e sofreu nove. E mais: este ano o Flamengo atropelou no mata-mata a partir das oita vas de final, com seis vitórias em seis jogos, incluindo um 7 a 1 sobre o Tolima (COL).
Nem o time de Jorge Jesus, campeão de 2019, conseguiu esta façanha.
São motivos extras para essa equipe que faz história. Só falta combinar com o Ath letico-PR, que em sua oita va participação espera ter melhor resultado do que em 2005, quando perdeu na final para o São Paulo.
Outro técnico diria que estava apenas con centrado em cum prir seu objetivo até o fim do contrato, em novembro - terminar a Série B entre os quatro primeiros colocados. Mas Jorginho, desde que foi contratado pelo cruz-mal tino, fez questão de dizer que gostaria de permanecer para a temporada que vem. O acesso está mais per to do que nunca, a apenas uma vitória de distância. E o treinador ganha pontos para ver o desejo realizado.
O trabalho está sendo aval iado principalmente por Luiz Melo, CEO da SAF, e Paulo Bracks, diretor de fu tebol da empresa. Johannes Spors, diretor esportivo da 777 Partners, esteve no Rio no fim de setembro e ob servou de perto o treinador. A cúpula aguarda a confir mação do retorno à primei ra divisão para iniciar as conversas com o departa mento de futebol sobre a temporada que vem. Além da comissão técnica, 16 jog adores do elenco estão com o contrato no fim. A lógica é que o Vasco defina o tre inador para 2023 antes de bater o martelo sobre com quais atletas tentará assi nar novo vínculo. Definição do futuro de Jorginho deve ser a primeira a acontecer. Ele tem feito esforços para enaltecer o grupo atual.
Chegou e logo reativou a parceria com Nenê, líder do elenco, com quem tinha trabalhado em 2015 e 2016. Depois da vitória sobre o Criciúma, destacou o de sempenho do atacante Fábio Gomes, autor do gol da virada. Outro que, como Jorginho e Nenê, não sabe se seguirá na Colina para a temporada que vem. - É bom relatar a questão do Fábio. Fiquei sabendo de reportagem que listava jogadores que não esta vam nos planos do Vasco e ela citava o Fábio. Olha, se o Fábio foi contratado para esse momento, ele fez
por onde merecer o con trato que recebeu. Ele fez com que o Vasco desse um grande passo para o aces so. Artilheiros foram feitos para isso - frisou Jorginho.
O desempenho da equi pe em campo com Jor ginho não teve grandes mudanças. Em matéria de resultados, ele conseguiu frear a má fase instalada desde a saída de Zé Ricardo.
Para se ter uma ideia, depois do jogo contra o Criciúma, Jorginho alcançou os mes mos oito jogos que Maurício Souza e Emílio Faro tiver am à frente do Vasco. En quanto Mauricinho teve
três vitórias, dois empates e três derrotas, Faro, interino, acumulou três vitórias, um empate e quatro derrotas. Já Jorginho bateu quat ro vitórias, dois empates e duas derrotas. Se vencer o Sampaio Corrêa quinta-fei ra, garante matematica mente o retorno à Série A sem depender de outros resultados, com uma rodada de antecedência. Primeira contratação para treinador da SAF do Vasco, ele espera usufrir do reforço financei ro que se anuncia em 2023, quando o elenco deve ser fortalecido para a disputa da primeira divisão