porque
contra as urnas e agira contra a Jovem Pan, impondo multa a comentar istas. Um perfil de um terceiro general de divisão, um engenheiro militar, compartil hou publicações em solidariedade à rádio. Em uma delas, porém, faz menção ao PT: "Um bom teste para todos os comentaris tas compartilharem essa imagem. Quem se recusar veste mais a camisa do PT do que a da JP". A publicação é de 19 de outubro.
PÁGINA
Na etapa complementar, logo aos 8 minutos, os polo neses pediram pênalti em Lewandowski. O árbitro australiano checou a possível falta, foi olhar no mon itor do VAR (árbitro de vídeo) e concluiu que houve o puxão do zagueiro mexicano Moreno. Assim, apenas aos 11 minutos, foi cobrada a penalidade
www.gazetario.com
•
GAZETA RIO Oficiais da ativa do Exército atacam Supremo, Lula e Alckmin nas redes Um dos mais ativos é o coronel Alber to Ono Horita, que comandou o 20.º Batalhão de Logística Paraquedista do Exército O vice-presidente, Hamilton Mourão, e o núcleo próximo a Jair Bolsonaro manifes taram incômodo com os acenos do TSE às tropas estaduais. Mourão chegou a falar em “estado de exceção” provocado por de cisões de Moraes. O senador eleito faz con sultas à sua assessoria jurídica para tentar barrar a interlocução. Moraes convoca PMs para nova reunião no TSE; Mourão fala em 'estado de exceção' Aprovada lei que proíbe uso de animais em testes de laboratório AFJ homenageia 44 jornalistas em Niterói nos seus 82 anos Concurso: Rei Momo, Rainha e Princesas Morre cantor e compositor Erasmo Carlos, aos 81 anos PÁGINA 3 PÁGINA 7 "O samba vem das nossas raízes" Ministro do TCU pede licença após vazamento de áudio golpista PT entra com queixa-crime no STF contra Augusto Nardes, do TCU, após áudio golpista Em jogo marcado pelo excesso de cautela, México e Polônia empatam Rio reinaugura estátua de João Cândido em destaque na Praça Marechal Âncora PÁGINA 2 PÁGINA 6 PÁGINA 5 PÁGINA 2 PÁGINA 8 PÁGINA 6 PÁGINA 3 3 São casos menos intensos do
o
coronel. O TSE
derrubado
Fundado em 1997
Rio de Janeiro, 23 de Novembro de 2022. Ano XXV Nº 1013 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes
que
do
havia
contas de políticos bolsonaristas
divulgariam fake news
PÁGINA 7
Augusto Nardes afirma, na gravação, que "está acontecendo um movimen to muito forte nas casernas"
Bandeira de Pernambuco é apreendida no Catar por causa do arco-íris, confundido com símbolo LGBTQIA+
Eles apreenderam a bandeira do Estado, ao confundi-la com sím bolos da causa LGBTQIA+. Além disso, confiscaram o celular de Vic tor, enquanto ele entrevistava as pernambucanas. O aparelho só foi
devolvido, após o repórter apagar as filmagens. A bandeira pernam bucana também foi recuperada, depois de provarem não ser algo relacionado ao movimento político e social.
Moraes convoca PMs para nova
no TSE; Mourão fala em 'estado de exceção'
AFJ homenageia 44 jornalistas em Niterói nos seus 82 anos
Uma solenidade, que acontecerá no próx imo dia 30, às 18h, no plenário Brígido Tinoco, da Câma ra Municipal de Niterói, hom enageará os 82 anos da Asso ciação Fluminense de Jornalistas (AFJ) . A entidade foi fundada em 1940 e permanece, desde então, com a prerrogativa e missão de unir profissionais da mídia alter nativa, veículos de comunicação e assessorias de imprensa, bem como lutar pelos principais inter esses dos jornalistas.
ha "Dom Phillips de Jornalismo", além do Diploma “Amigos da AFJ”, serão entregues pela primeira mulher eleita presidente da insti tuição, Lúcia Machado, além da vice-presidente, Angélica Cunha.
Na oportunidade também serão dadas “Moções de Aplausos” a empresários e personalidades pú blicas. Após a entrega da honra ao mérito, que poderá ser assistida em tempo real através das redes sociais da Câmara de Niterói e pelo meet, com link disponibilizado, ac ontecerá o coquetel no Salão No bre da Casa Legislativa. O evento homenageará 44 profissionais, sendo que a primeira medalha será recebida por Alessandra Sampaio, esposa do jornalista Dom Phillips.
Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, interlocutores das cúpulas das polícias disseram ver no chamado de Moraes, depois das disputas eleitorais, um inter esse do ministro em se contrapor à ala bolsonarista da PRF. Mesmo assim, se sentem prestig iados com o convite para sentar à mesa em Brasília. O ofício che gou aos comandantes no dia 8 - data em que a PRF anunciou o fim dos bloqueios totais nas es tradas após mais de uma semana de movimentações.
O vice-presidente, Hamilton Mourão, e o núcleo próximo a Jair Bolsonaro manifestaram in cômodo com os acenos do TSE às
tropas estaduais. Mourão chegou a falar em “estado de exceção” provocado por decisões de Mo raes. O senador eleito faz consul tas à sua assessoria jurídica para tentar barrar a interlocução. Aliados do Planalto falam em desrespeito ao pacto federativo e investida inconstitucional de Moraes sobre as polícias, subor dinadas aos governadores. Em agosto, antes do primei ro turno da eleição, houve um primeiro encontro entre Moraes e comandantes das PMs. Na oc asião, os militares estaduais re chaçaram insubordinação e ga rantiram respeito ao resultado das urnas.
Valdemar Costa Neto procura STF e diz que age contra urnas por exigência de Bolsonaro
Depois de afirmar publicamente que o relatório encomendado pelo PL sobre a segurança das urnas eletrônicas apontou falhas em 250 mil e que pediria a revisão da apuração dessas urnas, Valde mar Costa Neto procurou nos bastidores ministros do Supremo e do TSE nesSa segunda-feira (21) para dizer que acredita na higidez do sistema eleitoral e que só está tomando tal iniciativa porque Jair Bolsonaro exige, informam os jornalistas Malu Gaspar e Rafael Moraes Moura em "O Globo". Segundo o presidente do PL afir
mou a esses magistrados, em conversas que visavam a pro duzir uma espécie de blindagem particular contra represálias dos dois tribunais, ele está sob forte pressão de Bolsonaro.
Vinte e três dias após ser derrota do nas urnas por uma margem de 2,1 milhões de votos, Bolsonaro ainda não desistiu de tumultuar a transição, e agora aposta suas fichas no relatório encomendado pelo PL a uma consultoria cham ada Instituto Voto Legal. (com Brasil 247)
GAZETA RIO CASAS E APARTAMENTOS EM TODA BAIXADA E RIO DE JANEIRO! (21) 97302-2264 PARCELAS À PARTIR DE R$ 450,00 AGORA FICOU MAIS FÁCIL SAIR DO ALUGUEL
Profissionais da imprensa serão agraciados com a Medalha "Dom Phillips de Jornalismo", diplomas e moções
01 ANIVERSARIO
A p r e s e n t a ç ã o C o m e r c i a N o v e m b r o d e 2 0 2 2 ASSOCIAÇÃO FLUMINENSE DE JORNALISTAS
DE 82 ANOS DA AFJ Evento: 30 de Novembro de 2022 Plenário | Câmara de Niterói: 18h Salão Nobre | Câmara de Niterói: 19h30
reunião
Fundado em 1997
de
23 de novembro de 2022 - Ano XXV - nº 1013
Rio
Janeiro,
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor
Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar
Oficiais da ativa do Exército atacam Supremo, Lula e Alckmin nas redes
Um dos mais ativos é o coronel Alberto Ono Horita, que comandou
Não só os comandantes
das Forças Armadas se manifestaram sobre os protestos contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), as urnas eletrônicas e as decisões judiciais que excluíram das redes sociais perfis de apoi adores do presidente Jair Bol sonaro (PL) que questionaram o resultado da eleição. Outros militares da ativa fizeram ou compartilharam publicações de caráter político-partidário em redes sociais.
Um dos mais ativos é o coro nel Alberto Ono Horita, que comandou o 20.º Batalhão de Logística Paraquedista do Exército, foi adido militar nos Emirados Árabes e hoje dirige o Colégio Militar de Curitiba. Em 2019, o general Edson Leal Pujol fez publicar portaria na qual disciplinava o uso das redes sociais. Des de então, a conta do coronel no Twitter registrava pou quíssimas publicações. Isso mudou em 17 de setembro.
Na conta, agora sob o nome de Patriota_PQD (abreviação de paraquedista), apareceu naque le dia mensagem compartilha da sobre uma bolsonarista in filtrada em uma manifestação do "nine". Nine é uma alusão a Lula, que teve um dedo am putado em uma prensa quando
era torneiro mecânico.
Seguem-se 13 publicações de caráter político-partidário até 30 de outubro, quando a conta do coronel registra o de sabafo: "Vergonha! A mentira prevalece! O crime compensa! Esse é o Brasil!". No dia seguin te à derrota de Bolsonaro, o coronel retuitou publicação com foto do presidente: "Jair Bolsonaro é um líder espe tacular, independente do que aconteça, devemos respeitá-lo por resgatar nosso patriotismo e nos dar a chance de lutar. Obrigado, capitão".
Nos dias seguintes, há mais 39 publicações partidárias.
Em uma delas, o presidente eleito e futuro comandante em chefe das Forças Arma das é chamado de "ladrão". Há ainda acusações sem provas de fraude nas urnas e ofensas a ministros do Su premo Tribunal Federal.
Contra Alexandre de Mo raes, a conta do coronel diz ao compartilhar um vídeo sobre as urnas: "Que beleza, Xandão! Fez tudo para colo car seu amigo Chuchu!!!!"
Xandão é uma referên cia a Moraes e Chuchu, ao vice-presidente eleito Geral do Alckmin.
Generais
O perfil do coronel não foi o único no Exército que fez publicações críticas a Mo raes. O comandante de uma Divisão de Exército retuitou um artigo para explicitar a "censura sob a qual o Brasil vive". Era 24 de outubro. O
Ministro do TCU pede licença após vazamento de áudio golpista
Oministro Augusto Nardes, do Tribu nal de Contas da União (TCU), pediu licença por cinco dias a partir des ta terça-feira, informou a assessoria do órgão, após o vazamento de um áudio em que ele comentava so bre um movimento "muito forte nas casernas" e previa para breve um "desenlace bastante forte na nação".
Em uma primeira reação ao vazamento, uma nota divul gada pela assessoria do min istro afirmava que Nardes repudia manifestações an tidemocráticas e lamentava a interpretação do áudio di rigido a um grupo de amigos. "Para que não pairem dúvi das, esclarece que repudia peremptoriamente mani
festações de natureza anti democrática e golpistas, e reitera sua defesa da legal idade e das instituições re publicanas", afirma a nota. No áudio divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo no final de se mana, Nardes afirma que "está acontecendo um movimento muito forte nas casernas".
"Eu acho que é questão de horas, dias no máximo, uma semana, duas, talvez menos que isso. O que vai aconte cer? Um desenlace bastante forte na nação", afirma o ministro do TCU, que diz ain da que se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro. Apesar da nota divulgada pela assessoria do minis tro, houve pressão para uma medida mais drástica em relação a ele, segun
do uma fonte do tribunal, e Nardes preferiu pedir uma licença médica.
Essa fonte afirmou ainda que o tribunal vai aval iar eventuais medidas em relação ao ministro.
Desde o segundo turno da eleição presidencial, gru pos bolsonaristas realizam bloqueios em estradas e se reúnem diante de quartéis das Forças Armadas pedin do uma intervenção militar contra a vitória de Luiz In ácio Lula da Silva no pleito. Bolsonaro em nenhum mo mento reconheceu publica mente a derrota na disputa, mas permitiu que o processo de transição de governo fos se iniciado, conforme prevê a legislação. Lula tomará posse em 1º de janeiro de 2023.
mesmo fez outro general de divisão, subchefe de uma es trutura militar em Brasília, ao compartilhar publicação so bre a "censura" à rádio Jovem Pan. Era 20 de outubro. São casos menos intensos do que o do coronel. O TSE havia derrubado contas de políticos bolsonaristas porque divulgariam fake
news contra as urnas e agira contra a Jovem Pan, impon do multa a comentaristas.
Um perfil de um terceiro general de divisão, um en genheiro militar, compar tilhou publicações em soli dariedade à rádio. Em uma delas, porém, faz menção ao PT: "Um bom teste para to dos os comentaristas com
partilharem essa imagem. Quem se recusar veste mais a camisa do PT do que a da JP". A publicação é de 19 de outubro.
O Estadão procurou o coro nel, mas não conseguiu local izá-lo até a publicação deste texto. A reportagem também procurou o Exército, mas o comando não se manifestou.
PT entra com queixa-crime no STF contra Augusto Nardes, do TCU, após áudio golpista
Parlamentares da ban cada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados protocolaram, na noite des sa segunda-feira (21), uma notícia-crime no Supre mo Tribunal Federal (STF) contra o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Con tas da União (TCU), por suas declarações em mensagem de áudio a empresários do agronegócio.
No documento, os deputa dos solicitaram à presidenta do STF, Rosa Weber, que o procurador-geral da Repú blica, Augusto Aras, seja instado a investigar e ado tar providências legais com relação a supostos crimes cometidos por Nardes.
Os parlamentares também pedem a adoção de medidas administrativas, civis e pe nais cabíveis para identificar com urgência grupos que es
tariam "disseminando ódio e estimulando violência" con tra o resultado eleitoral. Além disso, sugerem que o Supremo avalie a presença de elementos que justi fiquem o "afastamento im ediato" de Augusto Nardes do seu cargo por sua "con duta antidemocrática".
No áudio vazado, Nardes dis se "estar acontecendo um movimento muito forte nas casernas" brasileiras e que "é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso", para um "desenlace bastante forte na nação".
O texto enviado pelos par lamentares ao STF fala em "flagrante demonstração" de apoio a "movimentos golpistas" do ministro do TCU em seu áudio vazado.
O documento afirma que Nardes tem "aversão à Con stituição" e um "projeto de
cooptar representante do setor do agronegócio, con tra as estruturas de Estado para pavimentar o camin ho do autoritarismo".
Os deputados apontam ainda que o ministro demonstrou "todo seu de sprezo pelas instituições" ao apoiar "insurreições criminosas" e "ataques ao Estado Democrático de Di reito".
A queixa-crime é assinada pelo líder da bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e os deputa dos Alencar Santana Braga (SP), Elvino Bohn Gass (RS), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP).
Após a repercussão negati va do áudio, Nardes decid iu tirar uma licença médica nesta segunda-feira (21), afastando-se do seu cargo temporariamente. (com agência Sputnik Brasil)
• Volta atrás
o 20.º Batalhão de Logística Paraquedista do Exército
Estado do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
BNDES apoia capacitação de empreendedores de baixa renda
O investimento será
Soares
Olá futuro(a) Aprovado(a), trago aqui a minha ex periência de várias aprovações em con cursos públicos (já tomei posse para o cargo de Sar gento do Exército, Analista do Governo RJ e Especial ista em Previdência Social do Governo RJ) para você que ainda não começou a estudar para concurso, mas tem a pretensão de começar ou para você que já começou a estudar. En tendo que existe um tripé básico para você seguir e ser aprovado(a): vontade, estudo estratégico e saber fazer prova.
Em relação à vontade, ger almente se resume em você ter fome de mudar de vida, desejo de realizar um son ho. Eu costumo falar nas minhas redes sociais (insta gram @profportuguesale soares) que ninguém segura um(a) concurseiro(a) obsti nado por ser aprovado(a). Alguns chamam essa vonta de de motivação, outros de fé inabalável. Convém lem brar que existe a motivação temporária e a motivação permanente. Creio que a junção das duas irá fazer com que você pule da cama todos os dias, mais cedo do que todo mundo, principal mente você que trabalha e estuda, para sentar e estu dar com estratégia. Recen temente eu gravei um vídeo no meu canal do youtube (Prof. Alexandre Soares) onde eu comento que a melhor motivação para es tudar é quando você não aceita a sua atual realidade, quando você rejeita a sua situação atual e quer mu dar de vida, quando você faz esse questionamento e ele começa a te incomodar 24 horas por dia. Esse incô modo irá te impulsionar a estudar.
Quanto ao estudo es tratégico, é saber como a banca cobra, ter autocon hecimento de si para saber qual é o seu limite, ter con trole das suas emoções, saber lidar com as frus trações da vida que irão aparecer no processo en quanto estudante, ter dis ciplina e paciência com o processo. A equação para estudar em alto rendi mento é: horário que você
rende mais x horas bun da na cadeira x alto nível de concentração. Estudo para concurso reúne um conjunto de atributos que o candidato precisa desen volver e não somente um atributo. Uma coisa de pende da outra para que o todo funcione em harmo nia. Por esse motivo, criei a Mentoria para Concursos Públicos mais completa do Brasil onde eu ensino o(a) aluno(a) técnicas testadas e validadas de estudar em alta performance, em alto rendimento para você adequar ao seu modo de estudar. Convém lem brar que o método que você usou no seu ensino fundamental, médio, na faculdade, pós, etc. bem provável que não irá te ajudar muito nos estudos para concursos públicos. Por fim, quanto ao saber fazer prova, esse tema é fundamental, não mais im portante do que os outros, porque os temas se com pletam, porém é o ajuste final. Já vi muita gente boa não ser aprovada, porque deu mole em algum as pecto, no dia da prova, tipo não controlou o tem po, ficou agarrado muito tempo em uma matéria e não pontuou em outra matéria, porque não deu tempo, mesmo saben do todas as questões da matéria que reprovou, isso acontece muito quan do a prova é dividida com disciplinas de exatas e hu manas. Propositalmente, em quase todas as provas, a primeira disciplina é lín gua portuguesa. Isso se dá porque as bancas colocam textos extensos e com plexos para já pegar o can didato desavisado que vai ficar agarrado ali lendo e relendo os textos por mui to tempo. Aqui começa o primeiro filtro para elim inar uma penca. Você sempre começa qualquer prova com a adrenalina lá em cima, sabendo dis so, as bancas irão tentar te desestabilizar logo no início. Simulados servem para corrigir essas falhas, o melhor dos mundos é fazer prova real. Nadador gosta de água, jogador de futebol gosta de bola e concurseiro gosta de fazer prova, esse é o lema. Faça concurso sempre que pu der.
OBanco Nacion al de Desen volvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Movi mento Bem Maior (MBM), apoiará a capacitação em gestão de cerca de 30 mil empreendedores de baixa renda de todo o Brasil.
A ação se dará por meio do Movimento Pra>Frente, da Fundação Dom Cabral (FDC), que disponibiliza uma plata forma com conteúdos em vídeo, podcasts, e-books e testes que abordam os prin cipais desafios enfrentados por esse público.
A iniciativa receberá apoio do BNDES Fundo Socioam bientel e do MBM com in vestimentos totais de R$ 12,7 milhões.
A expectativa é de que, pelo menos, 30 mil pessoas se
jam capacitadas até 2025, com foco em mulheres, pretos, pardos e jovens empreendedores. Segun do o BNDES, poderão ser contemplados pessoas em situação de vulnerabilidade e de baixa renda, como trabalhadores informais, microempreendedores in dividuais (MEI) e desempre gados de todo o Brasil que necessitem do apoio para geração de renda por meio do empreendedorismo.
Os conteúdos da plata forma direcionados aos empreendedores estão or ganizados em séries com pletas que abordam temas determinados e visam a solucionar problemas e desenvolver competências como, por exemplo, em vendas e finanças. Além disso, os empreende dores terão acesso à men
de R$ 12,7 milhões
toria oferecida pela plata forma, por meio da qual receberão orientação in dividualizada e apoio psi cossocial de mentores vol untários. De acordo com o banco, isso possibilitará o compartilhamento de ex periência e novas ideias. Esses mentores voluntários serão capacitados em ambi ente próprio da plataforma para realizar o suporte aos empreendedores.
Transformação digital
O BNDES e o Movimen to Bem Maior também apoiarão o projeto Jorna da Escola Conectada, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb).
A iniciativa promoverá o desenvolvimento, imple mentação e disseminação do uso de tecnologias edu
cacionais em redes públicas de ensino. O projeto terá duração de 2 anos e será realizado em parceria com organizações sociais, que prestam apoio técnico e at uam junto a secretarias de Educação.
Por meio da Jornada Escola Conectada, 127 profission ais da educação terão suas competências fortalecidas para planejar e implemen tar a incorporação de tec nologias na rede, benefi ciando 966 escolas e mais de 279 mil alunos. Para o BNDES, o domínio da tec nologia contribuirá para a gestão eficiente dos recur sos escolares bem como para o acesso a recursos federais. O projeto tem in vestimentos estimados em R$ 5 milhões.
CLASSIFICADOS Compra
Diversidades Oportunidades Utensílios
Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1
e venda Aluguel
do lar
Alexandre Soares
Passar em CONCURSO PÚBLICO é difícil?
Professor Alexandre
CONCURSO PÚBLICO
Alexandre Soares Graduado e Licenciado em Língua Portuguesa, MBA em Direito Pú blico, atualmente servidor público do Governo RJ no cargo de Es pecialista em Previdência Social, autor do livro “Concurso Público vai mudar a sua vida” e fundador do Método SEE de Aprendizado.
Estado do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA
Concurso: Rei Momo, Rainha e Princesas
Aprefeitura do Rio, por meio da Rio tur, divulgou, nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município, a nova data das inscrições para o con curso que vai escolher o Rei Momo, a Rainha e as duas Princesas do Carnaval 2023.
Os candidatos interessados em compor a Corte Real do Carnaval Carioca têm até o dia 2 de dezembro para se inscrever na sede da Rio tur (Avenida das Américas, 5.300 / 3º andar – Cidade das Artes – Barra da Tijuca), das 10h às 17h. A ficha de inscrição e as regras do con curso podem ser obtidas no e-mail riotur.inscricoesreie rainha23@gmail.com.
Os requisitos básicos para participar do concurso são: ser morador da ci dade do Rio de Janeiro e ter o ensino fundamental completo. A idade para rainha e princesas vai de 18 a 45 anos. Já para o Rei Momo é de 18 a 60 anos.
Os candidatos têm que
ter o domínio do samba no pé, simpatia e espírito carnavalesco.
As etapas de seleção do concurso são abertas ao público e acontecem gra tuitamente na Cidade do Samba. A semifinal será re alizada no dia 9 de dezem bro e a data prevista para a grande final dos concursos será no dia 16 de dezem bro, quando a Comissão Julgadora escolherá a Corte Real do Carnaval 2023.
A premiação para os primeiros colocados será em dinheiro, no valor de R$ 35 mil. A segunda e tercei ra colocadas no concurso de rainha recebem R$ 25 mil e o segundo lugar para Rei Momo leva R$ 5 mil.
Os mandatos de Rei Momo, Rainha e Princesas do Car naval terão início após a coroação dos vencedores e terminam no dia 27 de fevereiro de 2023. Durante este período eles passam a representar o Rio em even tos oficiais do Carnaval.
Rio reinaugura estátua de João Cândido em destaque na Praça Marechal Âncora
APrefeitura do Rio, por meio das Secretari as de Governo e Integridade Pública (Segovi) e de Con servação, reinaugurou nesta terça-feira (22/11) a estátua de João Cândido, o Almirante Negro, líder do movimento conhecido como Revolta da Chibata.
A peça foi revitalizada e reposicionada para ganhar mais visibilidade: deixou a Praça XV, onde ficava atrás da estação do VLT, e pas sou a ocupar um espaço 300 metros adiante, na Praça Marechal Âncora, de frente para o mar.
– É um compromisso da Prefeitura do Rio fazer esta reparação, ouvir a sociedade civil e dar visib ilidade a personagens tão importantes na história da cidade e do país. Fizemos as adaptações do espaço para dar um local de pro tagonismo para esse herói nacional que foi João Cân dido – disse o secretário de Governo e Integridade Pública, Tony Chalita. Executado pela Gerência de Monumentos e Cha farizes, da Secretaria de Conservação, a mudança foi feita em duas etapas. Depois de transferido para a Praça Marechal Âncora,
o pedestal ganhou reves timento em granito e uma placa informativa. A figura em bronze, em tamanho natural, é assinada pelo ar tista Valter Brito e passou por limpeza e aplicação de resina protetiva.
A secretária de Con servação, Anna Laura Va lente Secco, ressaltou a importância de dar o devi do destaque a um person agem como João Cândido: – A estátua de João Cân dido ganhou uma base menor e se transformou num monumento interati vo, onde as pessoas podem se aproximar e tirar fotos ao seu lado. O Almirante Negro, agora, ocupa um lugar de honra – afirmou. A ação é resultado da at uação da Coordenadoria de Promoção à Igualdade Racial (Cepir), órgão ligado à Secretaria de Governo e Integridade Pública (Sego vi), e do Conselho Munici pal de Defesa dos Direitos do Negro (Comdedine).
A iniciativa faz parte do projeto de revitalização dos monumentos da Praça XV, feito pela Con servação dentro das ações da Prefeitura do Rio para celebrar o Bicentenário da Independência. No lo cal, foram restauradas as estátuas de D. João VI
e General Osório, bem como o Chafariz do Mes tre Valentim e o Marco à Fotografia.
Sobre João Cândido e a Revolta da Chibata
A Revolta da Chibata foi uma rebelião, que aconte ceu em novembro de 1910, contra os maus-tratos sof ridos pelos marinheiros brasileiros. O movimento queria, principalmente, o fim dos castigos físicos dados a marujos consid erados indisciplinados. A punição era aplicada por comandantes brancos em marinheiros que ocupavam postos mais baixos dentro da corporação – grupo for mado, em sua maioria, por negros e pobres.
Filho de negros que hav iam sido escravizados, João Cândido Felisberto nasceu em 1880 e entrou para a Marinha aos 14 anos. Foi chamado de Almirante Ne gro após liderar o primeiro levante da Revolta da Chiba ta, que tomou o encouraça do Minas Gerais, uma das embarcações militares atra cadas na Baía de Guanabara. Os revoltosos afirmavam que, caso as autoridades não decretassem o fim dos castigos físicos, a cidade do Rio de Janeiro seria bom
bardeada. O governo bra sileiro aceitou as condições dos marinheiros e prom eteu-lhes anistia, desde que a rebelião acabasse. Entretanto, dias depois do fim da revolta, os rebeldes começaram a ser persegui dos. João Cândido foi pre so, chegou a ficar internado em um hospício e acabou expulso das Forças Arma das. Demitido de vários em pregos por pressão de ofici ais da Marinha, terminou seus dias como pescador e vendedor de peixes.
Filho do Almirante Negro, Adalberto Cândido, mais conhecido como Seu Candin ho, estava emocionado com a homenagem. Aos 84 anos, ele lembrou dos tempos difí ceis passados por seu pai. – A estátua ficou escondida depois que foi construído o terminal do VLT na Praça XV. O pessoal em situação de rua tirou até a placa de identificação do monumen to. Mas agora está num espaço mais bem localiza do. O meu pai foi muito perseguido pela Marinha e agora esse reconhecimen to deixa a todos nós, da família, muito orgulhosos – comentou Seu Candinho.
A música “O mestre-sala dos mares”, de Aldir Blanc e João Bosco, faz homenagem à figura de João Cândido.
Terminam hoje as inscrições para matrícula nas creches parceiras
As inscrições de no vos alunos em cre ches parceiras da Secretaria Municipal de Educação terminam nesta quarta-feira (23/11). A in scrição deve ser feita pres encialmente, nas unidades pretendidas. Os endereços dessas creches podem ser consultados AQUI.
O processo de inscrição para a matrícula de alunos na rede municipal de en sino, referente ao ano le tivo de 2023, foi dividido em grupos, iniciando pelas creches parceiras. Quem já estuda em escola da Pre feitura e for permanecer na rede, terá renovação automática da vaga. As no vas inscrições são para es tudantes que desejam ser
transferidos ou pretendem ingressar no município.
CLIQUE AQUI para checar o calendário.
Em dezembro, entre os dias 1º e 6, ocorrerá o at endimento para as creches públicas, feito digitalmente no site http://matricula. rio/. O prazo é para novos alunos e transferência in terna. De 8 a 13 haverá matrícula de novos alunos e transferência interna da Educação Especial.
Em janeiro, de 4 a 8 será o período para a transferên cia interna da Pré-Escola.
De 12 a 15, ocorrerão as transferências internas do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). E, de 18 a 23, haverá in
scrição para novos alunos de Pré-Escola, Ensino Fun damental e PEJA.
Inscrições e transferências para a rede pública devem ser feitas exclusivamente pela internet, em http:// matricula.rio/. No endereço
• Justa Homenagem • Carnaval 2023
Estado do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO
eletrônico tem ainda a lista de unidades escolares onde é possível buscar auxílio para o preenchimento do formulário, se houver ne cessidade.
Aprovada lei que proíbe uso de animais em testes de laboratório
Os testes com animais para o desenvolvimento de cosméticos já são proibidos em várias partes do mundo, como os 28 países da União Europeia
Renato Alves
AComissão de As suntos Econôm icos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-fei ra (22) o projeto de lei (PLC 70/2014) que proíbe uso de animais em testes laboratori ais de cosméticos e aumenta valores de multa nos casos de violação de seus dispositivos. O texto agora segue para a Comissão de Meio Ambiente. Os testes com animais para o desenvolvimento de cos méticos já são proibidos em várias partes do mun do, como os 28 países da União Europeia, que baniu a prática em 2013. No Brasil, a discussão gan hou força após o caso do In stituto Royal. Em 2013, 178 cães e sete coelhos usados em pesquisas foram reti rados por ativistas e mora dores de São Roque (SP) de
uma das sedes do instituto, que depois fechou as portas.
O projeto, do deputado Ri cardo Izar (PP-SP), tramita va em conjunto com o pro jeto de lei do Senado (PLS) 438/2013, do ex-senador Valdir Raupp (RO), e o PLS 45/2014, do senador Alvaro Dias (Podemos-PR).
As três propostas visam im pedir o uso de animais em testes cosméticos, mas o relatório foi favorável ao tex to da Câmara, considerado mais detalhado. Os outros dois ficaram prejudicados.
O projeto original foi altera do pela Câmara, que tornou as regras menos rígidas. No Senado, o texto voltou a proibir os testes com animais para a produção de cosméti cos, perfumes e produtos de higiene pessoal.
A proposta aprovada pela CAE veda o comércio de produtos que tenham sido testados após a entrada em vigor da lei, exceto nos ca
sos em que forem obtidos para cumprir regulamen tação não cosmética na cional ou estrangeira. Para a aplicação da exceção, as empresas interessadas na fabricação ou na comercial ização do produto devem fornecer, quando solicita das pelas autoridades com petentes, evidências docu mentais do propósito não cosmético do teste.
De acordo com o texto, testes em animais para a produção de cosméticos só podem ser permitidos pela autoridade sanitária em situações ex cepcionais, em que houver “graves preocupações em relação à segurança de um ingrediente cosmético” e após consulta à sociedade. Para isso, é necessário que o ingrediente seja ampla mente usado no mercado e não possa ser substituído; que seja detectado proble ma específico de saúde hu mana relacionado ao ingredi
ente; e que inexista método alternativo de teste. As empresas terão dois anos para atualização de sua políti ca de pesquisa e desenvolvi mento, para assegurar o rápido reconhecimento dos métodos alternativos e ado tar um plano estratégico para garantir a disseminação dess es métodos em todo o ter ritório nacional e para a ad aptação de sua infraestrutura para um modelo de inovação responsável. Também nesse prazo devem estabelecer me didas de fiscalização da uti lização de dados obtidos de testes em animais realizados após a entrada em vigor da lei para fins de avaliação de segurança e para a finalidade de registro de cosméticos. O projeto estabelece ainda que técnicas alternativas internacionalmente recon hecidas serão aceitas pelas autoridades brasileiras em caráter prioritário.
Papa demite liderança mundial de organização filantrópica católica
Auditoria externa aponta mal-estar e prática de
gerenciamento
ruim
CURSO DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALUNOS COM AUTISMO
Pensando na educação de alunos com neces sidades de orientações direcionadas, a Prefeitu ra de Resende programou para o dia 3 de dezembro um curso de alfabetização para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) direcionado aos profissio nais da Rede Municipal de Educação Pública (Remep). A imersão acontecerá du rante todo o dia, das 8h30 às 18h, no auditório da As sociação Educacional Dom Bosco (AEDB), localizada na Avenida Coronel Profes sor Antônio Esteves, nº 1, Campo de Aviação. O curso será ministrado pela Dayse Serra, doutora em Psicolo gia Clínica e mestre em Ed ucação Especial e Inclusiva. Ao todo, a Secretaria Mu
nicipal de Educação de Res ende disponibilizou 90 va gas para profissionais que desejem realizar este curso, com prioridade aos pro fessores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e sala regular.
Os interessados podem se inscrever através da in ternet (clique aqui para realizar a inscrição) — os e-mails de confirmação serão enviados até o dia 25 de novembro no en dereço preenchido no ato da inscrição. Os certifica dos serão disponibilizados mediante a participação in tegral do curso.
- Ser professor é uma das mais profissões nobres que existe. São pessoas que de dicam suas vidas a passar ao próximo todo o conhe
cimento que detém sobre determinado conteúdo. Porém, existem aquelas pessoas que necessitam de atenção reforçada para que consigam acompanhar o desenvolvimento de outras crianças. Por isso, prepara mos cursos como este de
Opapa Francisco demitiu nesta terça-feira (22) a liderança completa do braço filantrópico da Ig reja Católica Romana, após acusações de bullying e humil hação de funcionários, e indi cou um comissário para dirigir a organização.
A medida surpreenden te envolveu executivos da Caritas Internationalis (CI), uma confederação sediada no Vaticano de 162 organ izações católicas de auxílio e serviços sociais que trabalha em mais de 200 países.
As demissões no nível executi vo da CI, que tem mais de um milhão de funcionários e vol untários por todo o mundo, fo ram anunciadas em um decreto papal publicado pelo gabinete de Imprensa do Vaticano. Uma nota separada do departamento de Desen volvimento do Vaticano, que supervisiona a CI, dis se que uma revisão do am biente profissional neste
ano feita por administra dores externos e especial istas em psicologia con cluiu que havia mal-estar e práticas de gerenciamento ruim na sede da entidade.
Funcionários antigos e atuais disseram à Reuters que casos de abuso verbal, favorecimen to e má administração em recursos humanos levaram alguns membros da equipe a deixarem o trabalho. A CI tem sede em um prédio de proprie dade do Vaticano em Roma. "Nenhuma evidência sur giu sobre má gestão finan ceira ou impropriedade sexual, mas outros temas importantes e áreas de at enção urgente emergiram do trabalho do comitê", afirmou a nota do gabi nete de desenvolvimento. "Deficiências reais foram apontadas em administração e procedimentos, prejudican do gravemente o trabalho de equipe e moral da equipe", diz o comunicado.
• Enriquecimento de urânio
Teerã inicia a 60% de pureza
OIrã começou a enri quecer urânio com 60% de pureza em sua instalação nuclear sub terrânea de Fordow, dis se o chefe nuclear do país nesta terça-feira, uma me dida que pode provocar as potências ocidentais pres sionando Teerã a reduzir seu desenvolvimento nu clear ao tentarem reviver um acordo de 2015. O Irã começou a enriquecer urâ nio com 60% de pureza em sua instalação nuclear O Irã já está enriquecen do urânio com até 60% de pureza em outros locais,
bem abaixo dos cerca de 90% necessários para fabric ar armamentos, mas acima dos 20% que produzia antes do acordo de 2015 com as principais potências mundi ais para limitar o enriqueci mento em 3,67%.
– Dissemos que o Irã reagiria seriamente a qualquer res olução e pressão política… é por isso que o Irã começou a enriquecer urânio com 60% de pureza a partir de segun da-feira na instalação de Fordow – disse Mohammad Eslami, segundo a imprensa iraniana.
MUNDO
Inscrições podem ser feitas pela internet para atividades que acontecerão no dia 3 de dezembro no auditório da AEDB
• Resende Estado do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE
alfabetização de crianças com Transtorno Espectro Autista para que estejamos preparados para oferecer uma educação por igual à nossa sociedade - finalizou Rosa Frech, secretário de Educação de Resende.
Caderno
•
Premiação do samba
Rio cria medalha Alcione
"O samba
Jéssica Rodrigues
Tia Ciata representa para nós o símbo lo da mulher que não é costela de Adão nem metade de laranja de ninguém", diz pesquisadora - Reprodução Patrimônio Cultural Imate rial do Brasil, o samba con quistou lugar de referência através de muita resistên cia ao longo da história até ser celebrado em uma data reservada no calendário nacional: o Dia Nacional do Samba, em 2 de dezembro. Muitos expoentes en frentaram preconceitos, opressão e racismo até con quistar o direito de se man ifestar através do samba em uma época que o gêne ro musical era proibido e criminalizado. Um grande exemplo é a dona Hilária Batista de Almeida, mais conhecida como Tia Ciata.
Com a aproximação do Dia Nacional do Sam ba, comemorado no próximo 3 de dezembro, o governo do Rio de Janeiro anunciou a criação de um prêmio para homenagear os sambistas e a cultu ra do samba no estado. A Medalha de Mérito Cultur al Alcione tem o nome da cantora e compositora ma ranhense, radicada no Rio, que está completando 50 anos de carreira.
Além dos 50 anos de car reira, em 2022, a sambista também completa 75 anos de vida, com uma série in tensa de shows
A criação do prêmio foi publicada na segunda-fei ra em uma edição extra do Diário Oficial.
A premiação ocorrerá todos os anos em 10 categorias: sambista, revelação, cantor de samba, cantora de sam ba, melhor compositor (a), melhor instrumentista fem
inino, melhor instrumenti sta masculino, produtor (a) cultural de samba, projeto destaque, projeto destaque do território.
Segundo o decreto, “a cel ebração de entrega do prê mio será considerada como parte das comemorações do mês da Consciência Negra e do aniversário da homenageada”. A entre ga será feita preferencial mente no dia 21 de novem bro, aniversário de Alcione.
Além dos 50 anos de car reira, em 2022, a sambis ta também completa 75 anos de vida, com uma série intensa de shows.
O álbum gravado no Te atro Municipal será lança do pela Biscoito Fino nas plataformas até o fim do ano. Em 2023, sai o CD.
A sambista, mãe de san to e iniciadora da tradição das baianas quituteiras no Rio de Janeiro, foi uma das grandes influências para o surgimento do samba.
Tia Ciata viveu entre os anos 1899 e 1924 na cidade do Rio de Janeiro. Foi na região conhecida como Pequena África que acolheu grandes sambistas marginalizados, como Pixinguinha. No quin tal de sua casa o primeiro samba foi gravado, a música “Pelo Telefone” em 1916.
Gracy Mary Moreira é bisn eta de Tia Ciata e sambista, ela conta em entrevista ao programa Bem Viver, uma parceria do Brasil de Fato com a rede TVT, que o le gado que sua bisavó deix ou para todos que fazem samba, em especial para as mulheres, é algo que jamais será apagado.
“O samba vem das nossas raízes culturais e que nós transmitimos através desse ritmo raiado que se encon tra não só no Brasil, mas no mundo. Como Tia Ciata fez e eu posso dizer que essa memória viva faz com que as pessoas se movimentem e principalmente as mulheres
Morre cantor e compositor Erasmo Carlos, aos 81 anos
vem das nossas raízes"
que ainda estão impulsionan do o samba”, explica Gracy. Mais que expressão cultur al, o gênero revela parte da história que tentaram apa gar da cultura do povo ne gro, uma vez que a junção de diversos ritmos que os povos escravizados trouxeram para o Brasil formaram o samba.
Na avaliação de Gracy, a dis criminação e marginalização do samba acontecia justa mente por preconceito pelas suas raízes africanas.
“O samba é uma coisa fab ulosa, é uma maneira de se expressar e nessa maneira de se expressar para muitos foi equivocada porque não queriam que contassem a verdadeira história do Bras il, tanto que quando a gente fala em samba no exterior eles identificam logo como a identidade do Brasil e que é uma verdade, a identidade do Brasil é o samba”, diz.
A doutora em história com parada e pesquisadora em cultura afro-brasileira, He lena Theodoro, acrescenta que além do samba de rua, as escolas de samba são construídas como repre sentação africana.
“A gente tem na escola de samba o processo de recon strução da família afetiva africana que foi desmem brada e desbaratada com o processo escravagista. A escola de samba se fosse criação de um europeu já teria ganhado o prêmio No bel porque é um espaço de encontro de pessoas, é um espaço de alta criatividade, todo ano se faz poesia e se faz música em torno de um mesmo tema”, explica. Helena explica também que é muito importante man ter viva a história do povo negro para que as pessoas possam se encontrar com suas origens. Para ela, “a gente tem um desconhe cimento muito grande da África de hoje e da África de ontem. No Brasil nós tive mos 500 anos do proces so escravagista, a história de África tem 10 mil anos.
Somos os criadores do pro cesso civilizatório dos seres
Morreu, na terça-fei ra (22/11), aos 81 anos, o cantor e compositor Erasmo Carlos. Segundo o Gshow, Erasmo tinha sido internado na man hã desta terça e chegou a ser intubado, mas não resistiu.
O artista passou duas semanas do início de novembro inter nado para tratar de uma sín drome edemigênica e depois recebeu alta. No final de agos to do ano passado, o cantor também foi internado por oito dias após contrair covid-19.
Erasmo Carlos nasceu em 5 de junho de 1941 no Rio de Janeiro. Nos anos 60, ele fez parceria com Roberto Carlos e juntos compuser am várias músicas, como As curvas da estrada de Santos e Gatinha manhosa.
Erasmo Carlos também estrelou no cinema
O cantor e compositor Eras mo Carlos, que morreu on
humanos na Terra”.
“Tia Ciata representa para nós o símbolo da mulher que não é costela de Adão nem metade de laranja de ninguém, somos inteiras, somos descendentes da rainha de Sabá, de Cleó patra, de Nefertiti, da rainha Njinga de Angola, de Tereza do Quariterê, de uma série de líderes que inclusive criaram o sam ba de roda e criaram todo um conhecimento de ervas para curar, foram as baia nas quituteiras”, conta a pesquisadora.
Mulheres que fazem samba
Prova de que o legado de Tia Ciata vive são as mul heres que fazem samba atualmente. Apesar dos tempos terem mudado o preconceito ainda existe, mas através do ritmo elas mostram que esse espaço também pertence a elas.
Fabíola Machado é sam bista integrante do grupo carioca Moça Prosa, for
tem (22/11), atuou em di versos filmes lançados no cinema. O artista também foi interpretado por muitos atores em biografias, como é o caso do filme Minha fama de mau, em que Chay Suede interpreta Erasmo Carlos. Em 1970, o expoente da Jovem Guarda estrelou no filme Roberto Carlos e o diamante cor-de-rosa. Di rigido por Roberto Farias, a obra conta as aventuras de Roberto Carlos, Eras mo Carlos e Wanderléa no Japão — Erasmo interpre tou a si mesmo . O filme foi o mais assistido do ano de lançamento no Brasil.
No ano seguinte, em 1971, o cantor e compositor in terpretou Pedro Navalha no filme Roberto Carlos a 300 quilômetros por hora, também dirigido por Rober to Farias. Em 1972, Erasmo viveu o personagem Tele co em Os machões, uma comédia dirigida por Regi
mado só por mulheres. Elas começaram a fazer samba na Pedra do Sal, região da Pequena África.
“A princípio eles [os homens] iam pra roda para ver quem são essas 12 mulheres fa zendo samba, num lugar de curiosidade, num lugar de vou lá e quem sabe, né? Tem a mulherada lá’ e no início eles queriam sentar na nos sa roda, ensinar como fazia porque na verdade nós cri amos uma forma da gente fazer”, conta a sambista.
Para Fabíola, Tia Ciata é grande influência, não só para ela, mas também para outras mulheres fazedoras de samba da atualidade.
“Eu vejo Tia Ciata como uma articuladora, uma mãe pequena abrigando todos na sua casa, agindo de forma política para que o samba continuasse, que ele estivesse vivo e que ex istisse esse legado que hoje a gente dá continuidade as sim como todas as outras mulheres”, finaliza.
naldo Faria. Erasmo ven ceu o prêmio Troféu APCA como melhor coadjuvante masculino nesse filme. Já em 1984, com o papel de Cowboy, Erasmo atuou no filme infantil O cavalin ho azul. Em 2018, o artista participou do drama mu sical Paraíso perdido, in terpretando José. Dirigido por Monique Gardenberg, o filme retrata o amor pela música e contou com re nomado elenco de atores, como Jaloo, Lee Taylor e Hermila Guedes.
Em 2020, Erasmo estrelou ao lado de Larissa Manoe la e André Luiz Frambach no filme de comédia Modo avião, produzido pela Net flix. O artista interpretou o personagem Germano Monteiro.
Bisneta de Tia Ciata avalia legado da sambista para mulheres:
Mãe de santo e iniciadora da tradição das baianas quituteiras no Rio é conhecida como matriarca do samba
lado de
e Wanderleia, o eterno Tremendão foi um dos líderes do movimento
Ao
Roberto Carlos
Jovem Guarda
Estado do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2022 GAZETA RIO 7
G
E Marrom, o musical, es treia nesta semana, na sexta-feira, na Cidade das Artes. GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Estado do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2022
Esportes
Copa do Catar:
LEONARDO ALPHA
Editor de Esportes
Em jogo marcado pelo excesso de cautela, México e Polônia empatam
No Estádio 974, em Doha, Méx ico e Polônia entraram em campo, nesta terça-feira (22), compreen dendo que quem vencesse o duelo já poderia pen sar até mesmo em ser o líder do Grupo C da Copa do Catar, justamente por causa da derrota da Ar gentina para a Arábia no primeiro jogo da chave.
Os mexicanos, do já lendário goleiro Ochoa, é um país que tem tradição de passar da fase de grupos, enquanto a Polônia, do artilheiro Lewandowski, não consegue avançar às oita vas de final desde a Copa de 1986 (México).
Nos primeiros minutos, mui ta correria, passes errados e pouca conclusão a gol. Algo normal para uma estreia, onde nenhum dos times queria se expor. Apenas aos 25 minutos do 1º tempo ocorreu uma chance clara de gol, quando Alexis Vega cabeceou e a bola passou a centímetros da trave esquer da do goleiro Szczesny. O lance animou os mexicanos
e, dois minutos depois, foi a vez de Gallardo ser lançado em profundidade, trombar com o goleiro polonês e per der outra oportunidade de abrir o placar. Sánchez ainda teve uma bomba espalmada por Szczesny aos 44 minutos, mas a falta de emoção foi a tônica do primeiro período. Natural, então, que as equi pes levassem o empate sem gols para os vestiários. Na etapa complementar, logo aos 8 minutos, os polo neses pediram pênalti em Lewandowski. O árbitro aus traliano checou a possível falta, foi olhar no monitor do VAR (árbitro de vídeo) e con cluiu que houve o puxão do zagueiro mexicano Moreno. Assim, apenas aos 11 minu tos, foi cobrada a penalidade. Lewandowski bateu e Guiller mo Ochoa defendeu de for ma espetacular, no cantinho, reafirmando sua boa forma.
Depois disso, a partida decaiu muito em qualidade técnica. O México teve poucas chances de incomodar o goleiro Szcz esny e, no máximo, Álvarez arriscou um chute de fora da área, a bola desviou na ca
FINAL DE SEMANA COM DOBRADINHA
beça de Martín e quase sur preendeu. A Polônia, então, conseguiu ser ainda pior. O pênalti perdido teve um efei to psicológico nos atletas e o próprio Lewandowski desapa receu da partida, deixando de
incomodar a defesa mexicana. Dessa forma, com exces so de cautela, cada treina dor achou que garantir um ponto na estreia já era su ficiente. As alterações em massa, comuns no 2º tempo
das partidas, também não fizeram efeito e a Copa do Mundo conheceu seu se gundo empate em 0 a 0, des ta vez diante dos cerca de 39 mil espectadores presentes no Estádio 974.
Manchester United anuncia
Neste final de sema na aconteceu a copa sul-americana de luta livre no clube municipal Afonso Pena Tijuca.
Foram mais de 20 equipes em busca do lugar mais alto do pódio.
E lá estava o PROJETO SO
CIAL MESQUITA LUTA LIVRE/ CBT Charlie Brown Team, mestre Edil Rodrigues.
O objetivo era chegar neste último evento da CBLLE CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE LUTA LIVRE ESPORTIVA no ano de 2022 com força total.
Isso foi possível com o apoio da secretaria de Cultura e esporte do mu nicípio ( Kleber Rodrigues) gestão Jorge Miranda. Não estava nada fácil, mas com uma boa diferença de pontos a equipe sagrou-se
campeã no circuito, femi nino infantil infanto juve nil que teve início as 09:00 horas e término 15:00 ho ras da tarde de domingo.
Dando seguimento a copa sul-americana, categoria adultos:
Com força total dos faixas brancas aos faixas pretas não deixaram a desejar, com in úmeras finalizações a equipe sagrou-se campeão também na categoria adulta.
Levando para casa os dois lugares mais altos que pódio.
Parabéns a gestão da cidade de Mesquita, prefeito ( es portista ) Jorge Miranda, que sabe o valor que o esporte tem na vida das pessoas e que mudanças podem acon tecer através do mesmo ! A prova disso ? DOBRADINHA CBTERIANA.
a saída
do português Cristiano Ronaldo
OManchester United (Inglaterra) anun ciou, no início da tarde desta terça-feira (22), que encerrou o vínculo com o português Cristiano Ron aldo. Segundo os Red Dev ils, o atacante português deixa a equipe em “comum acordo”.
“Cristiano Ronaldo deixará o Manchester United por mútuo acordo, com efeitos imediatos. O clube agra dece a ele por sua imensa contribuição em duas pas sagens por Old Trafford, marcando 145 gols em 346 partidas, e deseja a ele e sua família o melhor para o futuro. Todos no Man chester United continuam focados em continuar o progresso da equipe sob o comando de Erik ten Hag e trabalhando juntos para ob ter sucesso em campo”, diz a nota do United.
A saída se dá em um mo mento no qual Cristiano Ronaldo demonstrava in satisfação por não ser um titular intocável na equipe comandada pelo técnico holandês Erik ten Hag.
No momento, Cristiano Ronaldo está no Catar para defender a seleção de Por tugal, que estreia na com petição na próxima quin ta-feira (24), contra Gana.
GAZETA RIO
nº 1013
Estado do Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2022 Ano XXV -
•
Edil Rodrigues
Na próxima rodada do Grupo C, no sábado (26), Polônia e Arábia Saudita medem forças a partir das 10h (horário de Brasília), enquanto México e Argentina se enfrentam a partir das 16h.