Jornal Gazeta Rio - Edição de Quinta 20 de Outubro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 20 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 990 - R$2,00 - Presidente:
GAZETA RIO Página 05 Página 08 Página 07 Página 02 Página 04 Página 06 Página 05 Página 03 Mais antiga escola de dança do Brasil tem inscrições abertas para 2023 Brasil vai a Mundial de judô paralímpico como protagonista James Webb revela novas imagens dos Pilares da Criação Festival de Cultura Popular da Fiocruz vai até 23 de outubro Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 45% Governo cria grupo para implementar Observatório das Mulheres Rurais Encerrado no Rio 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana Lula critica uso eleitoral da fé, defende liberdade religiosa e reforça ser contra o aborto Página 08 Luta antirracista estampada na pele Caderno G Favela Mundo completa 12 anos com mais de 10mil crianças e adolescentes beneficiados Em carta a evangélicos:
Jorge Bernardes

Rio de Janeiro,

Datafolha: Lula tem 49% no 2º turno, e Bolsonaro, 45%

Museu Seleção Brasileira inaugura estátua de Zagallo

A atração repleta de troféus com a assinatura do multicampeão vai inaugurar nesta quinta-feira (20), às 11h, a estátua de cera em homenagem ao Velho Lobo, que estará presente ao evento. Zagal lo é bicampeão do mundo como

jogador, tricampeão como técnico, tetra como coordenador, e ainda comandou a Seleção nas Copas do Mundo de 1998 (vice-campeã) e de 1974 (quarta colocada), além de somar a coordenação técnica na Copa do Mundo de 2006.

Estiveram presentes representantes das plataformas Google, Meta, Twitter, TikTok, LinkedIn, Twitch e Kwai nesta quarta-feira (19); Não houve representantes do Telegram na reunião

Pesquisa

A diferença dos candidatos está no limite da margem de erro, com o petista em vantagem, diz o Data folha.

O novo levantamento foi feito en tre segunda-feira (17) e esta quarta (19), e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 52%, e Bol sonaro, 48%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimen to é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Já na pesquisa espontânea, os en trevistadores não apresentam pre viamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 47%, e Bolsona ro, com 44%. Além disso, 1% deram outras respostas. Brancos e nulos somaram 5%; outros 3% disseram que não sabem em quem votar; e 1% dos entrevistados deram outras

respostas.

Este é terceiro segundo levanta mento do Datafolha após o primei ro turno das eleições, em 2 de outubro. O Datafolha entrevistou 2.912 pessoas, em 181 municípios, entre os dias 17 e 19 de outubro.

A margem de erro é de dois pon tos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07340/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Opresidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu, ontem (19) com representantes de plata formas digitais e redes sociais para discutir a disseminação de notícias falsas na reta final do se gundo turno das eleições. Moraes solicitou aos represent antes das plataformas total vig ilância no combate à propagação de desinformação nestes últimos 11 dias da campanha eleitoral. Estiveram presentes represent antes das plataformas Google, Meta (que engloba Facebook, Ins tagram e WhatsApp), Twitter, Tik Tok, LinkedIn, Twitch e Kwai. Não houve representantes do Telegram na reunião. Todas essas plataform as são parceiras do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal.

Foram debatidas iniciativas que as plataformas podem adotar para aumentar a rapidez de retirada e combate à reprodução de con teúdos falsos idênticos, principal mente os ofensivos a candidatos que disputam o segundo turno para presidente da República. A campanha do ex-presiden te Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a reclamar à Justiça Elei toral da demora na retirada de alguns conteúdos que já haviam sido alvo de contestação judicial, como notícias falsas que associa vam o petista ao assassinato de Celso Daniel e ao PCC.

Segundo comunicado divulga

do pelo TSE, na abertura do encontro, Moraes agradeceu o trabalho desenvolvido pelas in stituições parceiras no primeiro turno para identificar, prevenir e coibir a disseminação dessas notícias fraudulentas, mas recon heceu que essa propagação de desinformação na campanha de segundo turno.

“Nós avançamos muito no primeiro turno. Tivemos, graças ao apoio das plataformas e re des sociais, um primeiro turno bem dentro do razoável, talvez até melhor do que todos nós es perávamos. Mas estamos tendo um segundo turno piorando cada vez mais neste aspecto. E, isso, da parte do TSE vem demandan do medidas mais duras”, disse o ministro, de acordo com comuni cado divulgado pelo TSE.

Os representantes das plata formas parceiras do Tribunal Su perior Eleitoral disseram ao min istro sobre as últimas ações das mídias para impedir a replicação de notícias falsas pela internet e reforçaram que as eleições bra sileiras são uma prioridade máxi ma para todas as plataformas. Além de Moraes e dos represent antes das plataformas digitais, também estiveram presentes o corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, os ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach e as ministras Isabel Gallotti e Maria Claudia Bucchianeri, além de assessores da Corte e da Presidência do TSE.

GAZETA RIO
Moraes se reúne com plataformas digitais para reforçar combate a fake news no 2º turno
Gabriel Hirabahasida Datafolha divulgada on tem (19), encomendada pela Globo e pela “Folha de S.Paulo”, apon ta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de in tenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 45%.
Fundado em 1997
20 de Outubro de 2022
Ano XXV
990
-
- nº
Diretor Presidente
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

Evangélicos

Lula critica uso eleitoral da fé

Ocandidato do PT à Presidên cia, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu ontem (19) lideranças de igrejas evangélicas. No encontro, que ocorreu em um hotel na cidade de São Paulo, foi lida uma carta de Lula ao eleitorado evangélico (leia a íntegra ao final desta report agem).

O petista, na carta, critica o uso eleitoral da fé, defende a liberdade religiosa e reforça ser contra o aborto. A leitura do documento foi feita por Gilberto Carvalho, ex-min istro da Secretaria-Geral da Presidência.

Na carta, Lula diz que: no período que governou o Brasil, manteve o ‘mais ab soluto’ respeito à liberdade religiosa; assinou leis e decretos que asseguram a prática religio sa no país; mentiras a seu respeito ten tam gerar ‘medo’ nas pes soas de boa-fé; nunca houve risco ao fun cionamento das igrejas en quanto presidiu o país; se eleito, não vai criar ‘ob stáculos’ ao livre funciona mento de templos; vai estimular parcerias com igrejas; é um ‘escândalo’ o uso da fé para fins eleitorais; assume compromisso para fortalecer famílias e com bater as drogas;

é ‘pessoalmente’ contra o aborto e que não cabe ao presidente, mas ao Congres so decidir sobre o tema; entende que ‘o lar e a ori entação dos pais são funda mentais’ na educação dos filhos e que cabe à escola apoiá-los dialogando e res peitando os valores famili ares;

o povo brasileiro está em ‘desespero’ e precisará do apoio das igrejas para re verter situação.

A elaboração da carta con tou com a articulação da senadora Eliziane Gama (Ci dadania-MA), que é da Igreja Assembleia de Deus.

O texto não faz referência ao adversário de Lula na dispu ta presidencial, Jair Bolsona ro (PL).

Em um dos trechos da car ta, o petista afirma que “de nada adianta se dizer de fensor da família e ao mes mo tempo destruí-las pela miséria, pelo desemprego, pelo corte das políticas so ciais e de moradia popular”.

Família é ‘sagrada’

Lula chegou ao hotel em que o ato ocorreu por volta das 10h e foi recebido pe los religiosos com aplausos e músicas. Um pastor fez uma oração na abertura do encontro. Antes de Lula dis cursar, um menino orou pelo petista.

No pronunciamento, Lula disse que, em razão de fal sas acusações, toda eleição precisa fazer cartas aos

evangélicos para desmen tir conteúdos inverídicos. Como exemplo, disse que “inventaram” que se ele for eleito instalará banhei ro unissex nas escolas. “Só pode ter saído da cabeça de satanás a história do banhei ro unissex”, disse.

Lula se emocionou durante o discurso quando falava da sua família e da mãe de Janja, sua esposa. “A mãe da Janja morreu de Covid re centemente. A família, pra mim, [embarga a voz] é uma coisa sagrada”, declarou. Ele acrescentou que fica

“ofendido” quando as pes soas colocam em dúvida o seu respeito à família e disse não considerar pastor “um pastor que conta mentiras”. “Um pastor não pode ir para igreja fazer política. Se um padre quiser fazer política, ele que faça política, mas não tire proveito do altar para fazer política. Saia, vá para a rua fazer política”, afirmou.

Busca do voto evangélico

A 10 dias do segundo turno da eleição presidencial, o

candidato do PT tenta con quistar votos dentro do eleitorado evangélico. De acordo com as pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro tem ampla maioria no seg mento.

Parlamentares evangélicas acompanharam Lula no en contro com os religiosos. Estavam presentes, por ex emplo, a deputada eleita Marina Silva (Rede-SP), a deputada reeleita Benedita da Silva (PT-RJ) e a senadora Eliziane Gama.

Geraldo Alckmin (PSB), que concorre a vice na chapa de

Lula, e o candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, também compareceram à reunião. Durante a campanha, de olho no voto cristão, Lula afirmou, mais de uma vez, que é contra o aborto. E que cabe ao Congresso o papel de discutir eventuais mu danças na legislação em vig or sobre o tema.

Leia a íntegra da carta pública de Lula ao povo evangélico:

Carta compromisso com os evangélicos

Meus Amigos e Minhas Ami gas, nesta reta final do segun do turno, decidi escrever esta Carta Pública ao Povo Evan gélico.

A grande maioria dos brasilei ros e brasileiras que viver am os oito anos em que fui Presidente da República sabe que mantive o mais absolu to respeito pelas liberdades coletivas e individuais, par ticularmente pela Liberdade Religiosa.

Como todos devem se lem brar, no período de meu governo, tivemos a honra de assinar leis e decretos que reforçaram a plena liberdade religiosa. Destaco a Reforma do Código Civil assegurando a Liberdade Religiosa no Bra sil, o Decreto que criou o dia dedicado à Marcha para Jesus e ainda o Dia Nacional dos Evangélicos.

Mantenho o mesmo respeito e o mesmo compromisso que me motivou a apoiar essas conquistas do povo evangéli co.

E o nosso Povo sabe também que cuidei, com especial carinho, dos mais pobres e injustiçados e assim, sob as Bênçãos de Deus, meu gover no contribuiu para melhorar a vida de milhões de famílias brasileiras. Sempre penso, neste sentido, no trecho bí blico que diz: “a verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificul dades…” (Tiago, 1,27)

Vivemos, entretanto, um período em que mentiras passaram a ser usadas inten samente com o objetivo de provocar medo nas pessoas de boa fé, e afastá-las do apoio a uma Candidatura que justamente mais as defende.

Por isso senti a necessidade de reafirmar meu comprom isso com a liberdade de culto e de religião em nosso País.

Todos sabem que nunca houve qualquer risco ao fun cionamento das Igrejas en quanto fui Presidente. Pelo contrário! Com a prosperi dade que ajudamos a constru ir, foi no nosso Governo que as Igrejas mais cresceram, prin cipalmente as Evangélicas, sem qualquer impedimento e até tiveram condições de enviar missionários para out ros países.

Não há por que acreditar que agora seria diferente. Posso lhes assegurar, portanto, que meu Governo não adotará quaisquer atitudes que firam a liberdade de Culto e de Pre gação ou criem obstáculos ao livre funcionamento dos Tem plos.

Envio-lhes esta mensagem, portanto, em respeito à Ver dade e ao apreço que tenho a esse Povo crente no Verda deiro Deus da Misericórdia e a seus dedicados pastores e pastoras.

Se Deus e o povo brasileiro permitirem que eu seja elei to, além de manter esses di reitos, vou estimular sempre mais a parceria com as Igrejas

no cuidado com a vida das pessoas e das famílias bra sileiras.

Sei muito bem que em todas as regiões do Brasil há Igrejas com Irmãos e Irmãs que tra balham ativamente nas suas comunidades com a propa gação do Evangelho e com o cuidado do povo, dedican do-se a tornar mais leve os fardos espiritual e social de milhões de pessoas.

Declaro meu respeito e minha admiração pela fé, dedicação e amor com que os evangéli cos realizam sua missão, seja na área da difusão do evangel ho, seja na área da assistência social, proteção da infância, da juventude, das mulheres, dos idosos e das pessoas com deficiência. Da mesma forma é bem-vinda a participação de Evangélicos nas diversas formas de participação social no Governo, como Conselhos Setoriais e Conferências Pú blicas.

Em meio a este triste escân dalo do uso da Fé para fins eleitorais, assumo com vocês este compromisso: meu Gov erno jamais vai usar símbo los de sua Fé para fins políti co-partidários, respeitando as leis e as tradições que sep aram o Estado da Igreja, para que não haja interferência política na prática da Fé. Esse é um ensinamento que a própria Bíblia nos dá: andar pelo caminho da Paz com to dos. Jesus nos mostra que a

casa dividida não prospera. A religião é para ser respeitada e vivida de acordo com a livre escolha de cada pessoa. Portanto, a tentativa de uso político da fé para dividir os brasileiros não ajuda nin guém, nem ao Estado, nem às igrejas, porque afasta as Pes soas da mensagem do Evan gelho. Jesus Cristo nos ensin ou Liberdade e paz, respeito e união, disso precisamos. E os cristãos evangélicos têm dado mostras, ao longo da História, de seu compromisso com a paz, seguindo o que Jesus en sinou: “Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus” (Mateus, 22,21).

Outro compromisso que as sumo: fortalecer as famílias para que os nossos jovens sejam mantidos longe das drogas. Nós queremos nossa Juventude na escola, na ini ciação profissional, realizando atividades esportivas e cul turais para que tenham mais oportunidades e exerçam ci dadania de forma produtiva, saudável e plena.

O respeito à família sempre foi um valor central na minha vida, que se reflete no profun do amor que dedico à minha esposa, aos meus filhos e netos. Por isso compreendo o lugar central que a família ocupa na fé cristã.

Também entendo que o lar e a orientação dos pais são fundamentais na educação de seus filhos, cabendo à es cola apoiá-los dialogando e respeitando os valores das

famílias, sem a interferência do Estado.

A preocupação com as Famílias Brasileiras deve ser integral. O povo brasileiro está numa condição de deses pero, e precisaremos muito da ajuda das Igrejas para, o quanto antes, reverter esta situação. De nada adianta se dizer defensor da Família e ao mesmo tempo destruí-las pela miséria, pelo desempre go, pelo corte das políticas sociais e de moradia popular. Queremos dar às famílias, prosperidade e segurança. O Lar é a garantia de proteção. É inaceitável que milhões de brasileiros e brasileiras não tenham um teto. Por isso, vamos retomar o vitorioso programa Minha Casa Minha Vida, com toda intensidade, para que todas as Famílias brasileiras tenham uma casa onde possam viver com segu rança e dignidade.

Nosso governo implemen tará políticas públicas con sistentes para que nenhuma família brasileira enfrente o flagelo da fome. Sobretu do, não pouparei esforços para que possam adquirir os necessários e suficientes mei os, para viver dignamente por seu trabalho, sem ter que de pender da ajuda do Estado. Nosso Projeto de Governo tem compromisso com a Vida plena em todas as suas fases. Para mim a vida é sagrada, obra das mãos do Criador e meu compromisso sempre foi e será com sua proteção. Sou

pessoalmente

Meus Queridos e Minhas Queridas, peço que recebam essas palavras como uma demonstração de meu dese jo sincero de servir, de aju dar e trabalhar pelo bem de nosso país. E estejam certos de minha estima e meu com promisso com todo o povo cristão de nosso país. Reitero meu compromisso, que é o mesmo de vocês: paz, união e fraternidade entre todos os brasileiros e brasileiras. Com as bênçãos de Deus, haveremos de honrar nossa dupla condição, de cidadãos e cristãos, pois não há con tradição entre elas quando o propósito é servir, buscando a paz e o entendimento. E digo tudo isso com muito amor pelo nosso querido Brasil e pelo Povo Brasileiro: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes Amor uns pelos outros!” (João,13,35).

JUNTOS PELO BRASIL!

Luiz Inácio Lula da Silva São Paulo, 19 de outubro de 2022.

Candidato do PT à Presidência tenta conquistar votos no eleitorado evangélico, em que Bolsonaro tem ampla maioria. Carta direcionada a cristãos foi lida em encontro com lideranças religiosas, defendendo nela a liberdade religiosa e reforçando ser contra aborto. O candidato Lula ora com evangélicos durante encontro em hotel de São Paulo — Foto: Reprodução/YouTube Lula contra o abor to e lembro a todos e todas que este não é um tema a ser decidido pelo Presidente da República e sim pelo Congres so Nacional.
Estado do Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
• Carta aos

Governo cria grupo para implementar Observatório das Mulheres Rurais

Uma das metas é fortalecer o agronegócio

OMinistério da Ag ricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) criou um grupo de trabalho (GT) para apoiar a implementação do Ob servatório das Mulheres Rurais do Brasil. O projeto visa fundamentar propos tas de aprimoramento, formulação e implemen tação de políticas públicas e outros programas para o fortalecimento da presença das mulheres no agron egócio brasileiro, seja em atividades agropecuárias, florestais ou aquícolas.

A portaria que institui o grupo foi publicada hoje (19) no Diário Oficial da Un ião e entra em vigor em 1º de novembro de 2022.

Segundo o documento, compete ao colegiado

apoiar a estruturação de banco de dados e infor mações pertinentes à mul her rural; assessorar a ex ecução de ações que visam dar visibilidade e identificar restrições ao trabalho da mulher rural; e orientar, por meio de recomendações, a formulação e implemen tação de ações e políticas públicas para a mulher rural. Ele será composto por representantes, titulares e suplentes, das seguintes secretarias do Ministério da Agricultura: Executi va; Especial de Assuntos Fundiários; de Agricultura Familiar e Cooperativismo; de Aquicultura e Pesca; de Comércio e Relações Internacionais; de Defe sa Agropecuária; de Ino vação, Desenvolvimento

Sustentável e Irrigação; e de Política Agrícola. A Com panhia Nacional de Abas tecimento (Conab) e a Em presa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também terão assentos no colegiado.

Resultado

O prazo para os trabalhos do grupo é de um ano, a partir da designação de seus membros, prorrogáv el por mais um ano, uma única vez. Ao final, deverá ser emitido relatório de consolidação do resultado das atividades desenvolvi das que será encaminhado à Secretária de Agricultura Familiar e Cooperativismo. O Grupo de Trabalho será coordenado pela Secretar

ia de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa e pela Embrapa, que enca beça o projeto do Obser vatório da Mulheres Rurais do Brasil, em parceria com o Mapa e a Organização das Nações Unidas para Alimen tação e Agricultura (FAO). Segundo o órgão, o obser vatório faz parte do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa) e é uma ferramenta que re sponde às metas dos Obje tivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agen da 2030, especialmente ao ODS 5, referente à meta 5.b: “aumentar o uso de tecnologias de base, em particular, as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoder amento das mulheres”.

Relatório da IFI do Senado projeta queda da inflação em 5,8% para final de 2022

especialista, panorama se deve a desoneração de tributos, como o ICMS, sobre energia, combustíveis e teleco municações

AInstituição Fiscal In dependente (IFI), do Senado Federal, pro jetou queda da inflação para o final de 2022 em 5,8%, podendo chegar à 4,8% em 2023. De acordo com a IFI, apesar da redução na alta de preços, os índices ain da estão acima do teto da meta da inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O relatório foi divulgado nesta quar ta-feira (19).

Para 2022, de acordo com o definido pelo CMN, o cen tro da meta da inflação é de 3,5%, podendo variar 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o teto do indicador para esse ano é de 5%. Já para o próximo ano, o centro da meta é de 3,25%, sendo o teto 4,75%.

Com uma alta acumulada de 7,17% nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amp lo (IPCA), que é usado para observar tendências de in flação, registrou variação de -0,29% em setembro.

Por conta da deflação nos últimos três meses, a insti tuição revisou as projeções para o IPCA, que passou de 6,4% para 5,8% em 2022.

O analista de inflação da Fundação Getúlio Vargas, André Braz, afirma que a queda da inflação vista nos

últimos meses foi produz ida pela desoneração de tributos, como o ICMS, so bre energia, combustíveis e telecomunicações.

“Se não fossem essas re duções de imposto, com certeza a gente teria uma expectativa de inflação para esse ano em trono de 9%. Só que além dessa re dução de imposto, houve também queda no preço da gasolina, então isso trouxe a inflação para um patamar que a gente não conseguia prever antes dessa redução de imposto.”, aponta Braz.

Segundo o economista, para o ano que vem, ainda é cedo prever uma queda mais acentuada no indica do, uma vez que o preço do barril o petróleo já voltou a subir, o que afeta direta mente o preço dos combus tíveis no mercado interno brasileiro. Além de impac

tar indiretamente o custo de outros produtos, como alimentos.

“Então, por conta desses aumentos, eu prevejo uma inflação para o ano que vem em torno de 5,4%, 5,3%, não abaixo de 5%, mas aci ma de 5%. Tem gente pen sando em inflação em tor no de 5%, ou abaixo desse patamar. Eu acho que ainda é cedo.”, completa.

O Comitê de Política Mone tária (Copom) projetou a in flação em 5,8% para 2022, para 2023 e 2,8% para 2024. Segundo o Comitê, a incerteza em torno das pro jeções é alta e a variância do balanço de riscos para a inflação prospectiva é maior que a usual.

Além da queda da inflação, as projeções da IFI man tiveram um crescimen to do PIB para 2022 em 2,6%. Segundo o instituto

a projeção se manteve di ante dos sinais de menor crescimento da atividade econômica durante o ter ceiro trimestre deste ano.

Para 2023, a IFI estimou um crescimento de 0,6% do PIB, considerando a vigên cia até 31 de dezembro das medidas de estímulo fiscal adotadas este ano.

A IFI também simulou um cenário alternativo para 2023, em que considera a prorrogação dessas me didas e o adicional de R$ 200 mensais por família referente ao Auxílio Brasil, a projeção de crescimen to do PIB com essas pror rogações sobe para 1,0%.

O Relatório de Acompan hamento Fiscal (RAF) é pro duzido mensalmente pela IFI e traz avaliações conjun turais sobre a macroecono mia e a conjuntura fiscal.

Após furacão, Flórida enfrenta aumento de infecções por bactéria

Ocondado de Lee, no estado norte-ameri cano da Flórida, regis trou aumento fora do normal de novos casos associados a bactérias carnívoras. Pelo menos 32 infecções por vibrio vulnificus e quatro mortes já foram notificadas. Essa bactéria, que vive em água quente e salobra, teria se es palhado durante as cheias causadas pelo Furacão Ian.

Em comunicado, as autor idades norte-americanas alertaram sobre o aumen to de novos casos provoca dos pela espécie na região, que coincide com a área assolada pelo Furacão Ian, em 28 de setembro.

“O Departamento de Saúde da Flórida, no condado de Lee, observa aumento anormal nos casos dessa infecção, como resultado da exposição às águas das cheias e águas estagnadas após o Furacão Ian”, disse um porta-voz do órgão.

Depois de a tempestade, de categoria quatro, ter atingi do a área de Lee, a subida das águas teria possibilitado a propagação do micro-or ganismo. “Com esgotos a vazar, uma das situações causadas pelo Furacão Ian, podem aumentar os níveis de bactérias”, acrescentou o comunicado.

“À medida que a situação pós-tempestade evolui, as pessoas devem tomar pre cauções contra infecções e doenças causadas pelo vi brio vulnificus”, alertam as autoridades. O comunicado adverte ainda os moradores para que “estejam sempre cientes dos riscos potenciais

Aumento de casos

Depois de 28 de setembro, as autoridades de saúde registraram 29 novos casos e quatro mortes associadas à bactéria em Lee. A região de Collier também notificou três casos confirmados, que as autoridades associam ao Furacão Ian.

Durante este ano, o esta do da Flórida teve recorde de 11 mortes confirmadas, atribuídas à bactéria, e um total de 65 casos, segundo dados de saúde do estado

. As autoridades estimam que perto de metade das infecções está relacionada com a tempestade.

Em 2021, foram registradas dez mortes e 34 casos no estado. Em 2020, sete morte foram atribuídas à bactéria.

O vibrio vulnificus vive em am bientes marinhos e tem a hab ilidade de invadir e destruir te cidos moles. Ao ser altamente invasiva num corpo vivo, a bactéria causa infeção conhe cida por fascite necrosante.

É uma doença grave, de aparecimento súbito, que se espalha rapidamente, destruindo progressiva mente o tecido subcutâneo.

Os primeiros sintomas são tremores, náuseas, febra alta e lesões cutâneas, mas rapidamente evolui para di arreia, vómitos e manchas e bolhas na pele.

MUNDO
Casos são associados ao vibrio vulnificus associados ao expor feridas abertas, cortes ou arran hões na pele a água quente, salobra ou salgada”. Segundo
Estado do Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Favela Mundo completa 12 anos com mais de 10mil crianças e adolescentes beneficiados

Trabalhando a mediação de conflitos através das Artes e da Cultura, a ONG Fave la Mundo tem muito o que comemorar em seus 12 anos, que serão completa dos em outubro. A organ ização não governamen tal é a única no país a ser reconhecida pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. O reconhecimento ocorreu no evento World Cities Day, em Nova York. A Favela Mundo também já representou o Brasil em outros nove even tos no exterior, sendo três deles na Organização das Nações Unidas.

Os mais de 10 mil alunos participaram do projeto que deu nome à entidade Fave la Mundo, e realiza oficinas gratuitas de teatro, música e danças no contraturno es colar. Com um caráter itin erante, permanecendo um ano em cada comunidade, a ONG está atualmente em Acari, Caju e Cidade de Deus e está com matrículas aber tas para novos alunos.

Na dança, Marcos Vitor de Moraes, de 17 anos, se en controu: ele conheceu a

Favela Mundo qua ndo tinha 11 anos, na comunidade em que mora, no Engenho da Rainha, mas quando o pro jeto encerrou as atividades em seu bairro resolveu ir atrás e continuar aprenden do, já que não havia outros projetos na sua região. “Fui para a Rocinha, Tomas Coel ho, Acari e agora estou no Caju. Onde eu moro não tem projeto nenhum e aqui eu consigo fazer várias danças no mesmo dia. Estou fazen do danças brasileiras, hiphop e jazz aqui, pego quatro ônibus, mas eu venho feliz porque vou dançar”, conta.

A ARTE COMO TERAPIA Wendy Sobrinho, de 19 anos, teve a Favela Mundo como um divisor de águas em sua vida. Quando começou a fazer as aulas de teatro e dança em Água Santa, ainda com 9 anos, sofria com TDAH pois não con seguia se concentrar, mesmo tomando diversos remédios. “Eu brigava sem parar e por isso não tinha amigos. Depois que entrei pro ´Favela` mudou tudo isso. Meu psicólogo me deu alta, diminuí os remédios e melhorei na escola. O pro jeto acabou virando minha família e tenho amigos até hoje da época que comecei em 2012”, comenta.

Atenção moradores de Acari e do Caju, o projeto Favela Mundo está com 200 vagas em oficinas gratuitas de te atro, hip-hop, musicalização, violão, jazz e danças brasilei ras. O foco são crianças e

adolescentes de 7 anos a 18 anos, e o único pré-requisito é estarem estudando.

O projeto Favela Mundo é patrocinado pela Prefeitura Municipal do Rio de Janei ro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, LAMSA e Metrô Rio, via Lei do ISS.

SERVIÇO

Favela Mundo completa 12 anos e está com matrículas abertas para crianças e jov ens, em Acari e no Caju.

Para se inscrever em uma das oficinas é necessário estar matriculado em uma escola.

Acari

Caju – Rua General Sampaio, 74 fundos. Na Associação A Arte

Conheça mais sobre a ONG em: www.favelamundo.org. br ou (021) 2236-4129

Mais antiga escola de dança do Brasil tem inscrições abertas para 2023

Uma das instituições mais tradicionais do Brasil, a Escola Estad ual de Dança Maria Olenewa (EEDMO), situada no prédio anexo ao Theatro Munici pal do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até o próximo dia 31, para o ano letivo de 2023. Podem par ticipar crianças e jovens de todo o Brasil, na faixa etária de 8 a 21 anos de idade.

Fundada há 95 anos, a Ma ria Olenewa é a mais anti ga escola de balé do Brasil, segundo o diretor da escola e regente do Ballet do The atro Municipal (BTM), Hélio Bejani. “Tem um ensino de excelência, ministrado por professores graduados em licenciatura em dança, na maioria formados pela esco la, que passaram pelo Cor po de Baile do Municipal”, destacou.

Segundo ele, a instituição é uma escola técnica, reconhe cida pelo Ministério da Edu cação. “E tem uma condição que Maria Olenewa trouxe de criar um celeiro de for

mação de bailarinos para atender, principalmente, o corpo de baile do Theatro Municipal. Tem toda uma visão focada nisso”. Em média, são formados de 15 a 30 bailarinos por ano.

De acordo com Hélio Bejani, muitos profissionais forma dos pela escola acabam indo para fora do país, já que o diploma é reconhecido in ternacionalmente.

A escola oferece conteúdo prático e teórico até a for matura do aluno. Para as cri anças que ingressam aos 8 anos de idade no curso pre liminar, a formatura ocorre depois de cursados nove anos. Para os jovens que almejam o curso técnico, que já têm curso de dança e querem se aprimorar, in cluindo estágio no corpo de baile do TMRJ, a formação tem duração de três anos.

Todos os inscritos serão sub metidos a um teste de ap tidão, previsto para ocorrer entre o final de janeiro e o início de fevereiro de 2023.

O resultado com o nome dos

aprovados será divulgado logo após as provas. As aulas estão programadas para começar em março.

Para quem mora no Rio de Janeiro, as inscrições devem ser feitas, presencialmente, na Avenida Almirante Bar roso, nº 14, 3º andar, região central da capital, em horário comercial, de se gunda a sexta-feira, de 8h às 12h e das 14h às 16h. Quem for de fora do município, poderá enviar a documen tação através dos Correios para o mesmo endereço, utilizando o CEP 20.031-000.

Os interessados devem se apresentar munidos de duas fotos 3×4, certidão de nas cimento (xerox), atestado médico (original), atestado de escolaridade (original), comprovante de residência (xerox). A taxa de inscrição tem valor de R$ 50. Mais informações podem ser ob tidas no Instagram da escola (@mariaolenewa).

AINDA HÁ VAGAS PARA CRI ANÇAS E JOVENS – Av. Prefeito Sá Lessa, 229. Acari. Na Escola Munic ipal Daniel Pisa. Salva Vidas. ONG reconhecida pela ONU como Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades já esteve presente em 12 comunidades
NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @noticias.gazetario Twitter: @midia.GazetaRio

Encerrado no Rio 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana

APrefeitura do Rio realizou ontem, a cerimônia de encerramen to do 8º Fórum Global do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca. Cerca de 500 delegados, prefeitos e representantes de cerca de 160 cidades do mundo esti veram reunidos presencial e virtualmente debatendo, durante três dias, soluções para políticas públicas, sis temas alimentares e justiça climática. Foi a primeira vez que o fórum foi realizado na América do Sul.

A cerimônia de encerra mento teve a participação de Carlo Petrini, presidente e fundador do movimen to Slow Food, e de Bruno Oliveira, coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio, patrocina dora do evento.

– Foi uma imensa hora para a cidade do Rio de Janeiro sediar o 8º Fórum Global do Pacto de Milão. Foi um grande momento da nossa cidade poder contar com a presença de especialistas que se propuseram a di vidir seus conhecimentos conosco. Ao longo desses três dias tivemos a opor tunidade de debater sobre justiça climática, o desper dício de alimentos, alimen tação escolar, a governança alimentar e o mundo pós

pandemia. A Prefeitura do Rio, com suas secretarias e órgãos, teve a oportunidade de apresentar suas políticas municipais e os projetos que estão sendo implementados na cidade. Fico muito feliz de ver que as cidades brasilei ras tiveram destaque nessa edição – disse Bruno Olivei ra, representando o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Durante a cerimônia, 49 cidades assinaram o docu

mento de adesão ao Pacto de Milão, uma demonstração da força da organização e também do crescimento da atenção aos sistemas e políticas alimentares urba nas por parte de prefeitos de todo o mundo. Salvador, Osasco e Maricá foram as cidades brasileiras que aderiram ao Pacto de Milão. Além destas, a adesão ao Pacto foi assinada nesta quarta-feira pelas seguintes

cidades: Abu Dhabi, Bafous sam, Balikpapan, Banjarba ru, Bhopal, Bontang, Chan digarh, Chiang Mai, Chone, Cincinnati, Dijon, Dublin, Efeler, Esteban Echeverría, Freetown, Guelf, Godoy Cruz, Gorontalo, Indore, Is tanbul, Jabalpur, Jammu, Le Havre Seine Métropole, Lis bon, Makassar, Manizales, Namur, Nilüfer, Ostend, Pachuca, Panaji, Pekanba ru,Portoviejo, Quezon City,

Rajkot, Rourkela, Sagar, San Carlos, Santa Fe, Santiago de Cali, Seberang Perai, Sema rang, Sukabumi, Surat,Tara kan, Tumkur Ujjain e Wro claw, entre outras.

Durante o 8º Fórum Glob al do Pacto de Milão, en cerrado nesta quarta-feira, foram discutidas soluções e oportunidades eficazes para combater as mudanças climáticas por meio de políti cas e sistemas de alimen

tação. Dentre várias cidades, participaram do evento prefeitos e representantes de cidades como Adis Abe ba, Etiópia, Bandungue, In donésia, Copenhague, Di namarca, Duala, Camarões, Mérida, México, Uagadugu, Burkina Faso, Paris, França, Quelimane, Moçambique, Rosário, Argentina, Tel Aviv, Israel, Vinduque, Namíbia, Yeosu, Coreia do Sul.

Após a cerimônia, os par ticipantes do evento foram convidados a visitar a Horta Carioca Dirce Teixeira, uma das 56 hortas que fazem parte do programa Hortas Cariocas, da Secretaria do Ambiente e Clima.

O programa Horta Cario cas tem reconhecimento internacional e já recebeu três prêmios, incluindo dois internacionais: Prêmio Empreendedor Sustentáv el (2015), Prêmio Pacto de Milão na categoria Produção Alimentar (2019), além de ter sido incluído pela ONU na lista de ações essenciais para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sus tentável (ODS).

Ao longo de 16 anos, o pro grama já produziu cerca de 1 mil toneladas de alimentos, beneficiando mais de 60 mil famílias. Somente neste ano, a produção de alimentos já passou de 59 toneladas em todas as hortas, com a atu ação de 283 trabalhadores.

Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.

Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Salmos 91:1-16 CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1
Estado do Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE

Estado do Rio de Janeiro, 20 de Outubro de 2022

Festival de Cultura Popular da Fiocruz vai até 23 de outubro

Evento faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Espetáculos de dança, de teatro, mostras de filmes, cortejos e shows marcam a primeira edição do Festival de Cultura Popular Brasilei ra, que ocorre a partir de hoje (18) no Museu da Vida Fundação Oswaldo Cruz (Fi ocruz). O evento é gratuito e a programação segue até sexta-feira (21), no campus Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro.

O Festival de Cultura Pop

ular Brasileira faz parte da programação da 19ª Sem ana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O festival nasce a partir de experiên cias prévias de eventos culturais no campus Man guinhos. A partir de outras atividades, o Museu da Vida Fiocruz identificou um inter esse dos participantes por ações relativas a temas de viés cultural.

Na programação, o Ballet

Manguinhos unirá o balé clássico e a dança contem porânea com músicas de Elza Soares e o Jongo da Ser rinha, com o show Vida ao Jongo, que conta a história do ritmo que deu origem ao samba, tombado em 2005 pelo Instituto do Patrimô nio Histórico e Artístico Na cional (Iphan) como primei ro Patrimônio Imaterial do Sudeste.

O Centro de Recepção e a

Tenda da Ciência do Museu da Vida Fiocruz serão os grandes palcos do festival. Festas típicas brasileiras, de diferentes regiões, serão homenageadas ao longo de 4 dias.

Segundo a Fiocruz, o obje tivo é oferecer um evento sobre cultura popular de forma mais ampliada e at ingir outros grupos, como o público escolar, já que, de terça-feira a sexta-feira, o

espaço recebe, majoritaria mente, etudantes e profes sores de escolas públicas e particulares. A programação está disponível no site do Museu da Vida.

Para além do Festival, a 19ª Semana Nacional de Ciên cia e Tecnologia acontece também até sexta-feira em diversas instituições públi cas e privadas de todo o país, incluindo universidades, museus, fundações de

amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botâni cos e zoológicos, secretari as estaduais e municipais, entre outras instituições. O objetivo da SNCT é mobilizar a população brasileira, em especial os jovens, para ini ciativas científico-tecnológi cas por meio de atividades gratuitas e abertas à co munidade. A programação completa está disponível no site do evento.

revela novas imagens dos Pilares da Criação

James

OTelescópio Espacial James Webb captur ou uma imagem alta mente detalhada dos Pilares da Criação, uma estrutura as tronômica formada por nu vens de gás e poeira a 6,5 mil anos-luz de distância da Ter ra. As informações foram di vulgadas pela Agência Espa cial Norte-Americana (Nasa) nesta quarta-feira (19).

Segundo a Nasa, os pilares tridimensionais parecem formações rochosas, mas são muito mais permeáveis. As colunas são compostas de gás interestelar frio e

poeira que podem parecer semitransparentes na luz in fravermelha.

As imagens dos Pilares da Criação, que ficaram famo sos quando fotografados pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa, em 1995, ajudará os pesquisadores a reformular seus modelos de formação de estrelas, iden tificando contagens muito mais precisas das recém-for madas, juntamente com as quantidades de gás e poeira na região.

Webb da NASA tira retrato cheio de estrelas dos pilares

da criação.

Com o tempo, os astrôno mos começarão a constru ir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem dessas nu vens empoeiradas ao longo de milhões de anos.

O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezem bro de 2021, fruto de parce ria entre as agências espaci ais dos EUA, da Europa e do Canadá. Desde janeiro deste ano encontra-se no chama do ponto L2, localizado a 1,5 milhão de quilômetros da Terra.

Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 / (21) 3589 5288 WhatsApp (21) 96454 7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita RJ (10 m nutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc. Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Estrutura astronômica é formada por nuvens de gás e poeira
Webb
Estado do Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7
Caderno G
GAZETA RIO Educação Cultura Arte
Saúde Diversão

preto para preto:

Luta antirracista estampada na pele

Idealizada durante a pan demia, e criada a partir da ascensão social e es portista de um preto com olhar empreendedor para incentivar o combate ao racismo, nasce a De Preto Pra Preto, que além de igual dade racial, leva aos seus clientes qualidade e design. O ciclista e idealizador da marca, Jorge Bernardo é nascido e criado no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo. Amante de esportes, estava sempre em busca de novas aventuras, porém o bairro que cresceu era considerado por muitos anos um dos mais violen tos da capital paulista, e o acesso a locais para ativi dades físicas estavam sem pre lotados e eram longe, o que dificultava o acesso. “Cresci apaixonado pelo esporte, mas sempre com pouco acesso a qualquer infraestrutura. As piscinas públicas estavam sempre longe e lotadas. Eu precisa va acordar muito cedo para enfrentar a fila de entrada ou durante os passeios es colares para o SESC”, relem bra. Apesar de todos os con tratempos, Jorge continuou se esforçando, aliando suas paixões atléticas com uma sólida carreira na área da tecnologia.

“Estou criando a marca também para canalizar toda minha raiva com o atual mo mento do Brasil, mas prin cipalmente para apoiar a ascensão do povo preto em lugares que antes nos eram negados”, aponta o em presário, cansado de casos de racismo que pretos com equipamentos de ponta sof rem: “É como se não pudés semos ter aquele equipa mento, parece que temos sempre de estar provando algo para alguém”, reflete. Os produtos vendidos car regam design inovador, qualidade e estilo próprio com frases antirracistas como: “fogo nos racis tas” e “Resista”, e já po dem ser adquiridas no site www.depretoprapreto,cc

LETRAMENTO RACIAL

Letramento racial foi algo que o esportista só soube depois de adulto, e por isso não entendia o que era rac ismo estrutural e como fun cionava. Formado em Cib ersegurança e Tecnologia de Informação, mudou-se para São José dos Campos, interi or de São Paulo, e, trabalhan do remotamente, passou a escutar muitos podcasts e um dos favoritos é AmarE lo Prisma, de Emicida, onde aprendeu a “importância de ocupação e pertencimento”.

MISSÃO

A missão do De Preto Pra Preto é ampliar o senti mento de pertencimento e difundir a cultura antirra cista na sociedade através do vestuário de ciclismo, com qualidade e design.

MANIFESTO

Somos pretos, somos bra sileiros, somos herdeiros de reis e rainhas, somos an tirracistas e ciclistas apaix onados pelas duas rodas.

Uma empresa criada em meio a um letramento ra cial para unir consciência e o amor pelo esporte, para trazer democracia, pert encimento e acima de tudo voz para quem alcançou o seu lugar neste universo.

SERVIÇO

A linha de blusas De Preto Pra Preto já está disponível no site: www.depretopra preto.cc

Brasil vai a Mundial de judô paralímpico como protagonista

País tem líderes no ranking mundial em seis das 16 categorias

Com “um pouco de sorte” Coutinho retomará boa forma, diz Gerrard

Atacante do Aston Villa atuar nesta quinta-feira con tra o Fulham

Otécnico do Aston Villa, Steven Ger rard, manifestou apoio ao meia-atacante Philippe Coutinho para voltar à boa forma, dizen do que o brasileiro pre cisa de “um pouco de sorte”, assim como seu time.

Coutinho não marcou gol nem deu assistência nos 11 jogos que dis putou nesta temporada pelo Villa, que está duas posições acima da zona de rebaixamento da Pre mier League com nove pontos em 10 partidas.

— Aston Villa (@AVFCOf ficial) October 19, 2022 “Na idade em que ele está e pelo talento, tenho

total confiança e crença em Phil”, disse Gerrard a repórteres nesta quar ta-feira (19), um dia antes da partida de seu time contra o Fulham. “ Obviamente, as estatísti cas no momento sug erem que ele não está no melhor, o que todos entendemos. Mas nós, como comissão e eu como seu técnico, vamos dar todo o apoio de que ele precisa. “Ele está se esforçando, está tentan do e um pouco de sorte, como a equipe precisa, ajudará em sua própria confiança”, acrescentou.

O Villa está sem vitórias nos últimos três jogos do campeonato.

O judô paralímpico do Bra sil disputará o Campeonato Mundial deste ano, em Baku (Azerbaijão), o primeiro do ciclo dos Jogos de Paris (França), em 2024, no cen tro dos holofotes. O Brasil lidera seis das 16 categorias (pesos) do ranking da Fed eração Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês). Nenhum outro país chegará ao even to, entre os dias 8 e 10 de no vembro, com tantos atletas nessa condição. A Turquia é quem mais se aproxima, com cinco judocas no topo das respectivas categorias.

O ranking considera os prin cipais eventos do ano. Além do Campeonato Europeu, em Cagliari (Itália), foram re alizadas três etapas do Grand Prix, em Antalya (Turquia), Nur-Sultan (Cazaquistão) e São Paulo. O Brasil liderou o quadro de medalhas nos três torneios, com quatro ju docas conquistando o ouro em todos deles: Arthur Silva, Williams Araújo, Rosicleide Andrade e Rebeca Silva.

“O Mundial será o primeiro evento que os pontos con starão para o ranking de classificação à Paralimpía da. Nos três Grand Prix, pu

demos testar, ver alguns ad versários, mas agora estarão todos reunidos. A expectati va é grande. Estaremos com atletas jovens, pensando no próximo ciclo [dos Jogos de 2028], mas mantivemos a base do ciclo passado, prati camente todos continuam e com grandes chances de medalha”, projetou Jaime Bragança, técnico da seleção brasileira, à Agência Brasil. Não é devaneio pensar que o Brasil possa alcançar, em Baku, o melhor desempen ho em Mundiais. Na edição de Antalya, em 2010, foram quatro pódios (uma prata e três bronzes). Quatro anos

depois, em Colorado Springs (Estados Unidos), a dele gação obteve seis medalhas, sendo uma dourada, nas equipes masculinas; uma prata e quatro bronzes. O primeiro ouro individual veio em Odivelas (Portugal), em 2018, com Alana Maldona do, além de dois bronzes.

Em 2022, serão mais catego rias valendo medalhas: 16, contra 13 das duas últimas edições. Isso porque o Mun dial de Baku será o primeiro, desde a mudança na regra da modalidade, em que at letas cegos (classe J1) e de baixa visão (J2) passarão a competir separadamente.

Cada classe tem oito pesos, sendo quatro por gênero. Antes, eram sete no mascu lino e seis no feminino.

A divisão possibilitou, prin cipalmente entre aqueles totalmente cegos, o surgi mento de novos atletas e a afirmação de nomes mais experientes. Rosicleide e Arthur ilustram bem esse cenário. A primeira espera va, desde 2017, quando foi medalhista nos Jogos Para pan-Americanos de Jovens, em São Paulo, uma opor tunidade na seleção adulta. Com incentivo da mãe, a judoca potiguar, de 24 anos, manteve o sonho vivo.

GAZETA RIO
Esportes
Editor de Esportes Estado do Rio de Janeiro, 20 de Outubro de 2022 Ano XXV - nº 990 Agência
IS
• De

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.