








Fundado em 1997
Rio de Janeiro, 01 de novembro
Rio de Janeiro, 01 de novembro
O Instagram está investigando um problema que impede milhares de usuários de acessar a plataforma de compartilhamento de fotos, com vários deles reclamando da suspensão de suas contas.
“Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Es tamos investigando e pedimos de sculpas pelo inconveniente”, disse a rede social controlada pela Meta.
Missão de observação eleitoral de países de língua portuguesa con cluiu que votação por meio eletrônico ‘revelou-se segura, confiável e credível, permitindo uma contagem de votos célere’.
Beatriz Borges, g1
Amissão de observação eleitoral da Comunidade dos Países de Língua Por tuguesa (CPLP) divulgou nesta se gunda-feira (31) um documento concluindo que as eleições bra sileiras correram de acordo com padrões internacionais.
A missão de observação foi con vidada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para acompanhar o primeiro e o segundo turno das eleições brasileiras, nos dias 2 e 30 de outubro, respectivamente.
A missão foi chefiada pelo membro da Comissão Nacional Eleitoral de Angola, João Damião. Ao todo, fo ram designados 14 observadores no primeiro turno, e sete no se gundo. Todos os participantes são técnicos e membros dos órgãos de administração eleitoral de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçam bique, Portugal e Timor-Leste.
“[A missão], tendo em conta a ob servação efetuada, considera que as Eleições Gerais da República Federativa do Brasil, do ponto de vista organizacional, decorreram de acordo com os padrões e requisitos internacionais aceites e, fundamen talmente, em conformidade e ob servância dos preceitos legais bra sileiros”, diz o documento.
O grupo também concluiu que a utilização das urnas eletrônicas no processo eleitoral revelou-se “segu
ra, confiável e credível” e permitiu “uma contagem de votos célere”. “Mais uma vez, a [missão] teve a oportunidade de verificar que a utilização de meios eletrônicos de votação, nas condições con cretas observadas e submetidas ao processo de validação que é publicamente conhecido, reve lou-se segura, confiável e credív el, permitindo uma contagem de votos célere, não suscitando rec lamações suscetíveis de colocar em em causa a transparência do processo eleitoral”, diz o relatório. Em coletiva de imprensa real izada em Brasília nesta segunda (31), o chefe da missão disse que o Brasil é um dos poucos países que consegue divulgar o resulta do das eleições em quatro horas.
O resultado do segundo turno presidencial foi confirmado às 19h57 deste domingo pelo TSE –menos de três horas após o fecha mento das urnas. Nesse horário, também já tinham sido eleitos os 12 governadores dos estados em que houve segundo turno, embo ra ainda houvesse urnas a apurar.
O relatório também felicitou o povo brasileiro “pela forma cívi ca e ordeira como exerceram de forma democrática e livre, o seu direito de voto” e encorajou o Tribunal Superior Eleitoral a “prosseguir com determinação” no “notável trabalho que vem desempenhando”.
Oeleitor que não com pareceu às urnas on tem (30), no segundo turno das eleições ge rais, tem 60 dias para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.
Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impe dido de emitir documentos de iden tidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos.
Para ficar quite com a Justiça Eleit oral é preciso ter votado em todas
as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.
Cada turno de votação é contabi lizado como uma eleição indepen dente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições deste ano, quem não votou tem até 1º de dezembro para justificar a ausência.
Existem três formas de justificar a ausência às urnas: pelo aplicati vo e-Título; pelo Sistema Justifica,
nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo um formulário de justificativa eleitoral.
Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausên cia em cada um.
Além de preencher dados e dar o motivo para ter faltado à votação, é aconselhável anexar documen tos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisa da por um juiz eleitoral, que pode aceitá-la ou não.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (31) que a diplo mação dos candidatos eleitos deve ocorrer até 19 de dezembro, conforme a legislação eleitoral.
O TSE será responsável pela diplo mação de Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, eleitos ontem (30) para os cargos de presidente da Republica e vice-presidente. A data da cerimônia de diplomação ainda não foi marcada.
Os eleitos para os cargos de gov ernador, senador, deputado fed
eral, estadual e distrital serão diplomados pelos tribunais re gionais eleitorais (TREs), sedia dos nos 26 estados e no Distrito Federal. A data-limite também é 19 de dezembro.
O diploma expedido pela Justiça Eleitoral é o documento oficial que atesta a vitória do candidato nas urnas e autoriza a posse. O presi dente da República e os governa dores tomarão posse em 1º de ja neiro. A posse dos parlamentares eleitos será em 1º de fevereiro.
Eleições correram de acordo com padrões internacionais, dizem observadores da CPLPJustificativa pode ser apresentada pessoalmente, por aplicativo ou no site da Justiça Eleitoral
As eleições presidências des de ano na Baix ada fluminense trouxe um fato novo, o despontar de uma liderança local, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Un ião Brasil), que soube como ninguém articulara baixada e ir para a rua pedir voto para Luís Inácio Lula da Silva (PT).
A sua liderança na região se consolidou quando elegeu a deputada federal Daniela do Waguinho e o Estadual Mar cio Canela , ambos do União Brasil, como os mais votados do estado do Rio de Janeiro.
Waguinho, foi único prefeito da baixada que assumiu de fato a candidatura do presi dente Luís Inácio Lula da Silva (PT), mesmo contrariando o
seu maior aliado o governa dor eleito Claudio Castro.
Como muita lucidez embar cou na campanha de cabeça e foi peça decisiva para Lula no Rio, influenciou e deu um “gás” as militâncias partidári as a irem a rua na busca do voto, prova disso que mesmo com toda máquina do gov erno bolsonarista não con seguiram fazer uma grande dianteira no estado.
Waguinho, vibrou com o re sultado, e a vitória petista trará para a Belford Roxo e baixada, investimentos fed erais para ajudar a desen volver a região.
Já, quase no meio do segun do mandato, Waguinho, já pensa em fazer um suces sor em Belford Roxo, para continuar suas realizações
e com toda a convicção do dever cumprido no apoio ao presidente eleito, será o novo representante da região em busca de desen volvimento e o bem estar da população tão massacrada da Baixada Fluminense.
— Estou pronto para vestir a coroa, mas com toda humil dade, respeitando as difer enças, respeitando as opções sexuais, respeitando a liber dade religiosa, respeitando a democracia. O sentimen to é de muita tranquilidade. Nós vencemos o fascismo, vencemos o ódio, vencemos a intolerância. A democracia voltará a ser fortalecida no Brasil — afirmou ontem o prefeito de Belford Roxo. Waguinho votou à tarde, na cidade da Baixada, acompan
hado pelo deputado estadual André Ceciliano (PT), grande articulador do apoio a Lula. Depois, ele acompanhou a apuração em casa, com a família, passando momentos de ansiedade, conforme os votos eram contabilizados.
— Eu me sinto aliviado hoje, pois sofri ataques pesadíssi mos. Só Deus sabe o que eu e a deputada Daniela pas samos. Durante a apuração, foi total tensão, o coração batia muito rápido. Quando o Lula passou à frente, eu dis se “não cai mais”. Foi sofrido, mas no final deu tudo certo. Criticado pelos prefeitos vizin hos da Baixada Fluminense que apoiaram Bolsonaro, Waguin ho não mostrou mágoas. Ele, inclusive, mandou um recado, se oferecendo para levá-los até
o presidente eleito.
— Eles deveriam ter tido a coragem que eu tive. Eles agora podem vir dialogar conosco. Eu posso levar eles até o presidente Lula. Não tem mágoa nenhuma, eu os vejo como amigos e estou de braços abertos — afirmou.
Em alta com o novo pres idente, Waguinho descar tou deixar a Prefeitura de Belford Roxo para aceitar algum cargo no futuro gov erno Lula. Ele garantiu que continuará na administração muncipal e revelou que já tem a promessa de investi mentos na cidade por parte do governo federal:
— Eu tenho compromisso com o presidente Lula, nós conversamos um bom tempo e eu falei das nossas necessi
dades. Ele perguntou quanto mais ou menos eu precisaria e eu disse que se ele man dasse R$ 500 milhões e cui dasse de Belford Roxo. Ele falou que esse compromisso estava feito, assumiu.
Acompanhando o marido, a deputada federal Daniela do Waguinho revelou bas tidores da aliança com Lula. Num primeiro momento, ela diz ter ficado receosa, até por fim aceitar o acordo: — Sempre estive ao lado do meu esposo, mas confesso que foi um baque para mim. Não foi confortável, mas depois fui entendendo, eu também não estava satisfeita com o gover no Bolsonaro, muito decep cionada. Perguntei se era isso que precisava fazer e disse: “Estamos juntos”.
É o primeiro compromisso oficial após a vitória nas urnas
Opresidente eleito Luiz
Inácio Lula da Silva se encontrou ontem (31) com o presidente da Argen tina, Alberto Fernández, em um hotel próximo à Avenida Paulista, na região central da capital. É o primeiro compro misso oficial de Lula após a vitória nas urnas. Fernández publicou um breve vídeo em sua conta no Twitter em que aparece abraçando Lula. “Todo meu amor, admiração e respei
to, querido companheiro. Temos um futuro que nos abraça e nos convoca”, es creveu o presidente argenti no na publicação.
Ontem (30), Fernández, as sim como outros líderes mundiais, cumprimentou Lula pela vitória no segundo turno das eleições presiden ciais. “Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina”, escreveu também no Twitter. “Aqui tem um companheiro para
trabalhar e sonhar”, disse. Em uma disputa acirrada, o ex-presidente, que já co mandou o país por dois man datos, entre 2003 e 2010, foi eleito para exercer um terceiro mandado à frente da Presidência da Repúbli ca. Com 60,3 milhões de vo tos, Lula obteve 50,9% dos votos válidos no segundo turno das eleições, realizada ontem. Ele derrotou o pres idente Jair Bolsonaro, que disputava a reeleição.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) e coor denador da campanha à reeleição, agradeceu aos eleitores que votaram em seu pai neste domingo (30).
Bolsonaro perdeu a dispu ta à Presidência da Repú blica para Luiz Inácio Lula da Silva, que assumirá um terceiro mandato a partir de 1º janeiro de 2023.
“Obrigado a cada um que
nos ajudou a resgatar o patriotismo, que orou, re zou, foi para as ruas, deu seu suor pelo país que está dando certo e deu a Bol sonaro a maior votação de sua vida! Vamos erguer a cabeça e não vamos de sistir do nosso Brasil! Deus no comando!”, postou Flávio em uma rede social.
O senador é o primeiro membro da família Bolsona ro a comentar os resultados
das eleições deste domingo. Até o momento, o presiden te Jair Bolsonaro não se pro nunciou sobre o resultado. Com 100% das urnas apu radas, Lula obteve 60,3 milhões de votos, o que corresponde a 50,90% dos votos válidos. Já o presiden te Jair Bolsonaro ficou com 49,10% dos votos, somando 58,2 milhões de sufrágios.
O único prefeito a assumir publicamente a campanha vitoriosa de Luís Inácio Lula da Silva (PT), agora é referência legitima da região.começaram horas após o anúncio
para liberar vias.
Grupos de camin honeiros bol sonaristas começaram a fechar rodovias em ao menos 18 estados e no DF contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) so bre Jair Bolsonaro (PL) para a Presidência da República. Os bloqueios se iniciaram horas após o anúncio da vitória do petista, que foi oficializada às 19h57 deste domingo (30). Até por volta de 18h des ta segunda-feira (31), eram 223 pontos de protestos nos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Cata rina, São Paulo, Tocantins, Amazonas, Acre, Roraima e Maranhão. No Distrito Fed eral, manifestantes interdi taram um trecho da BR-251. Nesta manhã, a maior par te dos bloqueios era total, sem que qualquer veículo fosse liberado para pas sar nas vias tomadas pelos caminhoneiros. No entanto, houve locais onde veículos como ambulância ou carros de passeio eram autoriza dos pelos caminhoneiros a seguir viagem.
A maior parte das estradas onde houve bloqueios era federal, mas também houve atos em rodovias estaduais. Os bloqueios acontecem prin cipalmente nos estados do Sul e do Centro-Oeste do país.
Via DutraHouve registros de motoris tas de carros sendo hostiliza dos, com vidros sendo que brados, como os casos que aparecem no vídeo abaixo, na Via Dutra, na altura de Barra Mansa (RJ). Até a úl tima atualização desta re portagem, não havia detal hes sobre o que motivou as agressões ou se a polícia chegou a intervir em algum dos casos.
Após mais de 10 horas para dos na Via Dutra, passagei ros dos ônibus relataram nas redes sociais os problemas que estão enfrentando com a paralisação. ‘Pessoal está ficando com fome’, contou a estudante de turismo Júlia Carvalho, de 19 anos. Ela dis se que estava na companhia
de outras nove pessoas que saíram de São Paulo com destino ao Rio de Janeiro na madrugada de segunda.
Em nota, a Polícia Rodoviária Federal afirmou ter tomado, desde domingo, todas as providências para o retorno da normalidade do fluxo.
No fim da manhã desta se gunda, a corporação infor mou que vai à Justiça para liberar as vias e que iniciou negociação com os mani festantes. A PRF informou que já acionou a Advoca cia-Geral da União (AGU), que representa órgãos do governo em ações judiciais, para apresentar os pedidos à Justiça Federal.
Veja abaixo onde houve blo queios em estradas: Rio de Janeiro
Em Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro, a Via Dutra, que liga a capital fluminense à cap ital paulista, foi fechada nos dois sentidos por caminhonei ros no início da madrugada desta segunda. Até a última atualização desta reportagem, a rodovia seguia totalmente bloqueada nos dois sentidos.
A Polícia Rodoviária Federal não informou se algum tipo de veículo, como ambulân cia ou caminhão de alimen tos, tinha a passagem libera da pelo bloqueio.
Por causa da interdição, as viagens e vendas de passa gens do Rio para São Paulo fo ram suspensas na Rodoviária Novo Rio. A recomendação é que passageiros entrem em contato com canais de atendimento para checar situação. Segundo a conces sionária, as empresas estão remarcando as passagens já vendidas sem custos.
Em Goiás, os bloqueios começaram na noite de do mingo e seguiam na manhã desta segunda. No início da tarde desta segunda eram 8 pontos de interdição em protestos contra resultado das urnas após derrota de Bolsonaro. Foram queimados pneus e papelão em estradas, e houve congestionamentos nos dois sentidos em algumas pontos. Em alguns pontos, so mente ambulâncias estavam
sendo liberadas. Até a últi ma atualização desta report agem, não havia registro de violência nos atos.
No início da manhã, as inter dições ocorriam nos seguin tes pontos: no km 101 da BR-060 (bloqueio total), em Anápolis; km 703 da BR-153, em Itumbiara (interdição parcial); km 19 da BR-040, em Luziânia; km 94 da BR040, em Cristalina; km 196 da BR-364, em Jataí.
Em Mato Grosso, a conces sionária que administra a BR-163 informou que, na manhã desta segunda (31), havia bloqueios na rodovia em trechos nos municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cuiabá e Várzea Grande.
Em Rondonópolis, a infor mação era que a rodovia já havia sido liberada quando esta reportagem foi publicada. Manifestantes queimaram pneus nos protestos e não estava sendo permitida a passagem de nenhum veícu lo, nem mesmo os da conces sionária. Havia trechos em que eles trancaram a via com carros e carretas. Em nota, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que segue atenta e monitora todas as ocorrências com a tarefa de garantir o fluxo viário normal a todos os cidadãos.
Pará
No Pará, duas rodovias fed erais tiveram manifestações e bloqueios por caminhonei ros em diferentes cidades. Na manhã desta segun da-feira havia dois pontos de interdição total, um parcial e outros dois pontos com manifestações. Os bloqueios eram feitos com caminhões e tratores na pista, além de queima de pneus. A BR-010 e a BR-163 têm pontos com bloqueio total e outros com manifestações sem inter ferência no trânsito
Por volta das 17h15, o Paraná tinha 34 pontos de bloqueio em rodovias fed erais e estaduais por conta de manifestações de apoi adores de Jair Bolsonaro (PL). Em Maringá, no norte do estado, o protesto blo queou trecho da BR-376. Se gundo a Polícia Militar (PM), papelão e pneus foram que imados para fazer o bloque io. A PRF afirmou que atua em todos os pontos “nego ciando a liberação com os manifestantes”.
O Rio Grande do Sul tinha 60 pontos de bloqueio nas rodovias federais e estad uais na tarde desta segun da-feira. Assim como em outros estados, os bloqueios começaram na noite de do mingo, após a divulgação do
resultado do pleito. Um dos pontos que foi completa mente bloqueado fica no km 26 da BR-290, a Freeway, em Santo Antônio da Patrulha, em direção ao Litoral, no en troncamento com a RS-474.
No início da manhã, havia 2 bloqueios na ERS-122, 2 blo queios na BR-285, 2 bloque ios na BR-116, um bloqueio na ERS-463 e um bloqueio nas BR 470, 158 e 153.
Pela manhã, manifestantes atearam fogo em pneus às margens da BR-153 e o trecho foi interditado nos dois sen tidos, em Rio Preto. Também aconteceram bloqueios e con gestionamento em Penápolis. Birigui, Itapetininga, Ourinhos e Sorocaba. Um grupo protes tou durante a tarde na Mar ginal Tietê.
Por causa da interdição na Via Dutra, na altura da ci dade de Barra Mansa (RJ), as viagens e vendas de passa gens com saída de São Paulo para o Rio de Janeiro foram suspensas na Rodoviária do Tietê nesta segunda (31)
Por volta das 13h, a Rodovia Anhanguera tinha um pon to de bloqueio em Limei ra. Manifestantes usavam tratores e caminhões para bloquear a pista. Também houve bloqueio na SP- 340, na região de Campinas.
Em Ribeirão Preto e Franca, os manifestantes fizeram bloqueios nas rodovias SP330 e SP-334.
Na Bahia, o bloqueio ocor reu na BR-020, na altura de Luís Eduardo Magalhães, ci dade do oeste do estado. Os manifestantes bloquearam a rodovia e colocaram fogo em pneus.
Ao menos seis trechos da BR364 e um da BR-421 foram bloqueados em Rondônia por apoiadores de Bolsonaro.
As primeiras manifestações começaram na noite do do mingo, logo após os resulta dos do segundo turno das eleições, e se espalharam por pelo menos cinco cidades na manhã desta segunda.
Ao menos 36 trechos de ro dovias em
Catarina tinham registro de bloqueios nesta segunda. Vários mani festantes usavam camisetas do Brasil e bandeiras do país. Houve trechos com queima de pneus e também com areia jogada na rodovia. Se gundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há lider ança para negociar a liber ação dos trechos.
No Espírito Santo, pelo menos um trecho da BR-101 no município de Itapemirim teve bloqueio. O ato começou às 10h10, mas, segundo a PRF, o trân sito já fluía normalmente às 10h45 e os manifestantes distribuíam panfletos.
Amazonas tem pontos de in terdição em protestos nesta segunda. Um dos bloqueios acontece na BR-174, rodo via que liga Manaus, capital do Amazonas, a Boa Vista, capital de Roraima. Também há relatos de interdições na BR-230, conhecida como Transamazônica.
A Polícia Rodoviária Federal no Amazonas afirmou que está atuando na BR-174. “As equipes estão no local tra balhando para a melhoria do fluxo”.
Na tarde desta segunda, manifestantes bloquearam a rodovia BR-251, próximo a São Sebastião. Segundo PRF, a pista foi interditada nos dois sentidos. O grupo colocou fogo em pneus para impedir a passagem dos veículos.
Os caminhoneiros fechavam a BR-153 em Paraíso do To cantins, na região central do estado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou que havia à tarde uma interdição total da rodovia na região.
Bloqueios da vitória de Lula (PT) para a Presidência da República. Polícia Rodoviária Federal informou que negocia com manifestantes, mas não adota medi das Santa Catarina SantaUm dos líderes do movimento grevista dos caminhoneiros em 2018 não concorda com o fechamento de rodovias após o resultado das eleições
Gabriela OrnelasUm dos líderes do mov imento dos camin honeiros autônomos que parou o país em 2018, Wallace Landim, o Chorão, criticou o movimento de paralisação de alguns camin honeiros desde a derrota de Jair Bolsonaro (PL) na noite de ontem (30/10). Chorão afirmou que reconhece o resultado das eleições. “Eu reconheço o resultado das eleições e parabenizo o can didato Luiz Inácio Lula da Silva pela sua vitória. A nos sa categoria precisa ter um alinhamento com o próximo
governo. Precisamos lutar pelo nosso segmento do transporte”, frisou.
Segundo o líder, paralisar o país nesse momento vai prejudicar muito a econo mia do país. “Não é o mo mento de parar esse país. Precisamos estar alinhados e lutar pelo nosso segmen to. Vamos ter responsabili dade e lutar sempre. Vamos aceitar os resultados. Isso é democracia”, ressaltou em vídeo enviado para a catego ria. Chorão ainda disse que a vitória de Lula foi muito ap ertada e que, se fosse o con trário, a esquerda também precisaria aceitar a vitória.
Quatro lojas foram atingidas pelas chamas. Não há informações de feridos. Agentes de 16 quartéis atuaram no combate às chamas. Às 16h, o fogo foi controlado.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão o Projeto de Lei 3.854/18, da deputada Mar tha Rocha (PDT), que cria um cadastro estadual de profis sionais que prestam serviço de assistência e cuidados dom iciliar. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. A medida prevê que o cadas tro terá todas as informações referentes à formação técnica e acadêmica destes profissio nais, que serão excluídos caso sejam comprovadas práticas de maus-tratos. O texto res
salta que os cuidadores só poderão administrar medic amentos via oral e prescritos por um profissional de saúde. “Nos últimos anos, temos assistido a diversos casos de violência e abusos con tra menores, idosos e de ficientes. Muitas dessas vi olências são praticadas por pessoas que trabalham ou cuidam desses indivíduos, va lendo-se da fragilidade apre sentada pelas vítimas e pelo fácil acesso a elas. Tentando reduzir esses casos, propo mos a criação do referido cadastro”, diz Martha na jus tificativa do projeto.
OCorpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta segunda-fei ra (31) para um incêndio na Ceasa, principal centro de distribuição de alimen tos do Rio. Houve saques a depósitos, e seguranças particulares deram tiros para o alto (veja acima). Às 16h, o fogo foi controlado. Bombeiros de 16 quartéis atenderam a ocorrência: Irajá, Penha, Centro de Su primento Motomecanizado (CSM), Grupamento Técni co de Suprimento de Água para Incêndio (GTSAI),
Duque de Caxias, Camp inho, Guadalupe, Catete, Nova Iguaçu, Ilha do Gov ernador, Humaitá, Barra da Tijuca, Vila Isabel, Tijuca, Jacarepaguá e Central.
Quatro lojas foram atingi das pelas chamas. Não há informações de feridos. Alex Melo, assessor do Cea sa, disse que todos os es tabelecimentos atingidos pelo fogo são antigos e fi cam no Pavilhão 73.
Houve o registro de saques e a Polícia Militar foi ao lo cal para conter possíveis tumultos.
De acordo com testemu nhas, as chamas começar am por volta de 9h em uma loja de descartáveis e se alastrado para uma lote ria, um mercadinho e um
depósito de bebidas.
As irmãs Larissa e Angela Bastos, gestoras da loja de descartáveis, estavam in consoláveis.
“Foi tudo muito rápido. Quando começaram a gri tar fogo, todo mundo cor reu. Deu tempo de todo mundo sair. Mas a perda material provavelmente é total. Acho que abalou até a estrutura da loja”, disse Angela.
Os pais de Angela e Larissa têm loja e uma loteria no Ceasa há 35 anos.
De acordo com o major Fábio Contreiras, a origem do incêndio será investi gada formalmente após o controle das chamas.
“Estamos tendo dificul dades de chegar ao local, o
trânsito foi bloqueado em diversos acessos ao Ceasa, e isso dificulta o trabalho tanto dos bombeiros como da Polícia Militar”, disse Contreiras mais cedo.
O combate às chamas ac onteceu em duas frentes: a primeira de forma externa, para esfriar a estrutura, e a outra de maneira interna, em que os bombeiros en tram com proteção no lo cal para fazer um combate mais próximo.
Neste domingo (30), um outro incêndio de grandes proporções atingiu 4 lojas do Pavilhão 72, na mesma rua. Melo acredita que o incêndio tenha sido causa do por um curto-circuito, já que no domingo o Ceasa fica fechado.
O Instituto de Aplicação Fer nando Rodrigues da Silveira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Cap-Uerj), está com inscrições abertas para o processo seletivo de 2023.
Há 140 vagas distribuídas entre o 1º, 3º, 5º, 8º e 9º anos do ensino fundamental e o 1º ano do ensino médio.
As inscrições vão até o dia 9 de novembro e devem ser feitas pelo responsáv el do candidato em www. cap2023.uerj.br.
A seleção será feita a partir de uma prova de nivelamen to e sorteio público para o 6º, 8º, 9º anos do funda mental e 1º ano do ensino médio. Os candidatos que
farão a prova de nivelamen to podem se preparar con sultando as provas anteri ores no site do Cap-Uerj. Já para o primeiro segmento do ensino fundamental, a seleção se dará apenas por sorteio.
Os candidatos com renda per capita mensal familiar bruta igual ou inferior a R$ 1.818,00 podem concorrer às vagas do sistema de co tas. O sistema abrange os seguintes grupos: negros, pardos e índios; estudantes da rede pública; e pessoas com deficiência. Filhos de professores e técnicos da Uerj também têm reserva de vagas no 1º, 6º e 9º anos.
Omamógrafo móvel, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde, iniciou o atendimento nesta se gunda-feira (31) na Praça dos Eucaliptos, no Centro de Queimados. Fruto de uma parceria entre a Pre feitura e o Governo do Es tado, a unidade realizará, durante seis dias, exames de mamografia, ultras
sonografia de transvagi nal, tireoide e pélvica.
A carreta vai atender a pop ulação até o dia 5 de no vembro (sábado), das 8h às 17h. A previsão é que mais de 350 exames de mamo grafia sejam realizados no município. Os resultados serão entregues pela Sec retaria Municipal de Saúde. Para a realização do exame, a paciente, que já tem o
tpedido médico, precisará ir a qualquer unidade de saúde para fazer o agen damento. “Temos uma de manda reprimida de exam es e, por isso, após conversa com o Governo do Estado realizamos essa parceria. Nosso intuito é exatamente cuidar do nosso povo”, dis se o Prefeito Glauco Kaizer.
A secretária municipal de Saúde, Marcelle Nayda,
destacou a importância do exame. “O diagnóstico pre coce é muito importante para evitar grandes prob lemas de saúde. A chega da do mamógrafo vai nos ajudar muito a cuidar da saúde da população e, clar amente, das pessoas que aguardavam pela realização do exame”, frisou a médica.
Alba Valéria Mendonça, Cristina Boeckel e Alice PortesAampliação de gastos públicos para financiar investimentos
e programas sociais está na alma das propostas para a economia do agora presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
O país que o petista as sumirá em janeiro de 2023, entretanto, estará em um cenário bem diferente daquele que teve nas mãos entre 2003 e 2010, quando foi presidente pela primei ra e pela segunda vez e o mundo vivia uma década de fartura e crescimento.
Agora, Lula encontra uma economia global à sombra de uma recessão e um Bra sil ainda altamente endivi dado e sem dinheiro livre para novos investimentos.
São estas algumas das am arras que irão impor ao ex e futuro presidente seus principais desafios na gestão da economia do país, de acordo com economistas consultados pelo CNN Brasil Business. São restrições que tornarão também mais difícil a tarefa de transformar suas promessas em realidade.
“Os próximos quatro anos serão desafiadores”, dis se o economista-chefe da Genial Investimentos, José Márcio Camargo.
“Com a aceleração da in flação no mundo desen volvido, será um período de políticas contracionis tas e, se não de recessão, certamente de desaceler ação substancial, o que vai reduzir também a taxa de crescimento do Brasil.”
Piora, ainda, o cenário para Lula o fato de encontrar um Congresso em que o núme ro de senadores e deputa dos alinhados ao presiden te Jair Bolsonaro cresceu. Isto significa uma oposição mais sólida e uma necessi dade ainda maior de nego ciação e concessões.
A economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria, destaca que as próprias alianças formadas por Lula são algo que deve força-lo a abrir mão de par te de suas intenções.
“Ele tem a necessidade de fazer muita coalização e colocar muita gente difer ente no mesmo barco, o que força ao centrismo”, afirmou. “Isso aumenta o risco de uma certa paralisia no governo.”
“O principal problema de qualquer pessoa que as sumir ano que vem é a sit uação fiscal, que continua não resolvida no Brasil”, disse Fernando Holanda Barbosa Filho, pesquisa dor sênior do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
Barbosa menciona a dívi da pública muito alta para uma economia emergente, próxima de 80% do PIB, e a sucessão de anos que o país já acumula com as con tas no vermelho, ou seja, gastando mais do que ar recada, o que redunda em mais aumento da dívida. Isso, explica o economista da FGV, deixa investidores nacionais e internacionais em alerta e, caso não sejam dados sinais de controle dos gastos, vai tornando cada vez mais difícil ao país a tarefa de atrair capital e pegar recursos empresta dos com esses agentes.
“Os investidores querem saber se existe ou não a sustentabilidade da dívida”, disse Barbosa, que também foi secretário do Ministério da Fazenda e da Economia nos governos de Dilma Rousseff e de Bolsonaro.
“O discurso de Lula é de aumento de gastos, mas, se não houver um ajuste, a
realidade, bem ou mal, vai se impor – vai ter elevação do risco país, mais taxa de juros e mais depreciação cambial”, completou.
Entre as principais propos tas apresentadas por Lula estão um novo Bolsa Família no valor mínimo de R$ 600, como o atual Aux ílio Brasil de Bolsonaro, a retomada dos investimen tos públicos em infraestru tura e a isenção do imposto de renda para todos que ganham menos de R$ 5.000 por mês.
Também é pilar importante de suas promessas a reto mada dos reajustes acima da inflação para o salário mínimo, política que per meou todos os anos de gestão petista e que, desde o início do governo Bolson aro, em 2019, está suspen sa. De lá para cá, o piso na cional está congelado em termos reais.
Cada reajuste no salário mínimo é uma das prin cipais fontes de aumento dos gastos do governo, já que implica em um cresci mento imediato em boa parte de sua gigante folha de salários, aposentadorias e benefícios sociais, quase todos atrelados ao mínimo.
Para Alessandra, da Tendên cias, será difícil Lula bancar todo esse expansionismo, em especial a permanência de um auxílio social a R$ 600, sem aumentar impos to em alguma frente.
“Hoje há fatores que estão ajudando a receita, mas que vão perder força, como os preços das commodi ties e a inflação alta”, disse ela. “Então vai ser inevitáv el um aumento de carga tributária para arcar com todos esses gastos.”
A taxação de dividendos, citada tanto por Lula quan
to por Bolsonaro, ou outra forma de imposto sobre as rendas mais altas, são pos sibilidades mencionadas por Alessandra.
Lula também insiste que irá rever a regra do teto de gastos, dispositivo cria do em 2016 que bloqueia o governo de ampliar seus gastos acima da inflação e que, para investidores e mercado financeiro, é peça fundamental para manter a credibilidade do país. Sem ainda ter apresentado quem formará sua equipe econômica, o presidente eleito também não deu de talhes de como seria esta revisão da regra fiscal. Ampliar novamente a par ticipação dos bancos pú blicos, como o BNDES, nos financiamentos às empre sas e projetos, e revisar a reforma trabalhista, que flexibilizou as regras de contratação em 2017, são outras propostas que estão na lista do petista.
Para José Marcio Camargo, da Genial, o principal prob lema caso Lula enverede para uma agenda econômi ca de expansão de gastos sem racionalidade está no longo prazo.
O teto de gastos e as refor mas trabalhista e da Prev idência, além de regula mentações como o novo marco do saneamento e a autonomia do Banco Cen tral, são alguns dos avanços mencionados por Camargo nesse período.
“As reformas dos últimos seis anos foram fundamen tais para a retomada do crescimento. Reverte-las significa reduzir a taxa de crescimento de longo prazo do país”, disse.
Lusa – A Noruega vai el evar o seu nível de aler ta militar na terça-feira, devido à guerra na Ucrânia, apesar de não ter detetado uma ameaça direta imedia ta, anunciou hoje o primei ro-ministro, Jonas Gahr Store.
A Noruega é membro da NATO (sigla em inglês da Or ganização do Tratado do At lântico Norte) e partilha uma fronteira no Ártico com a Rús sia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro deste ano.
“A partir de amanhã [terça-feira], a Defesa vai au mentar o seu nível de aler ta na Noruega”, disse Store numa conferência de im prensa em Oslo, citado pela agência francesa AFP.
“Não temos hoje motivos para acreditar que a Rússia queira arrastar a Noruega ou qualquer outro país di retamente para a guerra, mas a guerra na Ucrânia torna necessário que todos os países da NATO estejam mais atentos”, afirmou.
Store disse que a Noruega, tal como a Europa, está a viver a “situação de segurança mais grave das últimas décadas”.
“O aumento da tensão tor na-nos mais expostos a ameaças e espionagem”, dis se também, segundo a agên cia espanhola EFE.
A Noruega tornou-se o prin cipal fornecedor de gás natu ral da Europa depois do corte dos fornecimentos russos, na sequência das sanções impostas a Moscovo por ter invadido a Ucrânia.
O país escandinavo já tinha aumentado a segurança dos seus locais estratégicos por ter detetado voos suspeitos de drones (aeronaves não tripuladas), incluindo perto de plataformas petrolíferas distantes no mar, e após a alegada sabotagem dos gas odutos Nord Stream 1 e 2 no
ilegalmente o país ou violar em proibições de tirar foto grafias em locais sensíveis. Na semana passada, a con traespionagem norueguesa prendeu um homem suspei to de ser um “agente clan destino” dos serviços russos, que os peritos dizem poder ser um oficial dos serviços secretos militares.
“Devo salientar que nada aconteceu no último dia ou dias que o faça subir [nível de alerta] um patamar ago ra. É uma evolução ao longo do tempo que o faz aconte cer”, insistiu Store.
O primeiro-ministro disse que “as pessoas não verão grandes mudanças na sua vida” com a decisão.
“Trata-se do nosso aparel ho militar, do pessoal e de como organizar a sua ativi dade”, acrescentou.
Segundo o ministro da Def esa, Bjorn Arild Gram, o aumento do nível de alerta militar resultará em medidas em matéria de logística, se gurança das comunicações e segurança em torno das in stalações militares.
“Nem tudo o que é feito é visível, e nem tudo pode ser falado abertamente”, disse Gram, que se recusou a dar detalhes mais específicos, segundo a EFE.
Face às crescentes tensões entre a Rússia e o Ocidente, a Noruega já tinha aumenta do o seu orçamento militar e os esforços de inteligência no norte, onde partilha uma fronteira de 198 quilómet ros com a Rússia.
A crise de segurança na Eu ropa desencadeada pela guerra na Ucrânia é consid erada a mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
sobe nível de alerta militar mesmo sem sinal devizinho Mar Báltico. Nas últimas semanas, vári os russos foram presos na Noruega por sobrevoarem
Criado para ser o inimi go número um da Família Marvel, leia-se Shazam, sua origem é uma das melhores do Universo DC.
Adão Negro estreou em dezembro de 1945, ou seja, ao final da grande guerra como um novo supervilão e dar mais emoção a volta do então Capitão Marvel e sua família, conhecido por nós como SHAZAM, que deixou de ser impres so entre 1943 e 1944 por dois motivos, a união de Fawcett Comics com a De tective Comics e a guerra. O filme estrelado por Dwayne “The Rock” John son, dirigido pelo espan hol formado nos Estados Unidos Jaume Collet-Serra, faz uma alusão a origem de Adão Negro e só. A partir de um Universo criado es pecialmente para o Cinema pela Warner Bros, a história original precisava se encaix ar no esquema para batal ha travada entre MARVEL e DC, as duas maiores em presas de entretenimento em HQ do Planeta.
O filme cria, neste contex to, um anti-herói, então é possível que no futuro SHAZAM e Adão Negro se juntem contra um novo su per vilão em um filme ain da a ser criado. O filme tem um roteiro simples e sem criatividade, a novidade fica para quem ainda não conhecia a origem de Black Adam, as cenas de luta cla ro ao bom estilo “cheio de efeitos especiais” prendem
a
O diretor Jaume Collet-Serra já havia trabalhado com The Rock em outro filme, Jungle Cruise de 2021. Em 2018 dirigiu Liam Neeson em O Passageiro, um bom filme de drama e suspense britâni co-francês-norte-americano que se passa em um trem.
Liam Neeson ficou muito conhecido nos filmes de ação por Busca Implacável de 2008, filme do francês Pierre Morel e escrito pelo brilhante e genial Luc Bensson, que rendeu duas sequencias memoráveis.
Adão Negro ainda traz no elenco o eterno James Bond Pierce Brosnan como Senhor Destino, membro da Sociedade da Justiça, o personagem cai como uma luva no ator. Outro person agem que marca o filme é o Gavião Negro, interpretado por Aldis Hogde, o capitão Anthony Espin do filme Jack Reacher - Sem Retorno.
Adão Negro bateu um milhão de espectadores no Brasil em uma sema na, e prorroga sua esta dia nos grandes cinemas. Uma dica, você que é fã dos filmes da DC, não deixem de assistir o pós credito tem uma reve lação fantástica.
Por hoje é só voltamos amanhã falando sobre o filme O Irlandês de Martin Scorsese, bom dia aman tes do cinema.
Somos um projeto socio cultural que existe há 15 anos e atua nos 13 mu nicípios da Baixada. O objetivo principal é divulgar positiva mente a região através das belezas históricas e naturais.
As participantes participam de ações de empoderamento feminino. Temos 4 categorias e somente uma há competição
O espetáculo “Circo de Seu Ambrósio” está em cartaz até 11 de dezembro no circuito Sesc de sete
estado do Rio de Janeiro. Neste domingo (06/11), às 15h, a montagem estará na unidade de Campos.
“Circo de Seu Ambrósio”
Temporada: 16/10 a 11/12
Classificação: livre.
Duração: 40 minutos
Ingresso: gratuito Gênero: circo
Programação:
Campos (06/11), às 15h
Av. Alberto Torres, 397Centro, Campos dos Goyta cazes
Sesc Duque de Caxias (26/11), às 15h
Rua General Argolo, 47Centro, Duque de Caxias
Sesc Ramos (27/11), às 16h Rua Teixeira Franco, 38Ramos, Sesc Niterói (03/12), às 16h Rua Padre Anchieta, 56 - São Domingos, Niterói
Sesc Teresópolis (04/12), às 16h Av. Delfim Moreira, 749Várzea, Teresópolis Sesc Barra Mansa (11/12), às 15h
Av. Tenente José Eduardo, 560 - Ano Bom,
Oespetáculo “Circo de Seu Ambrósio”
está em car taz até 11 de dezembro no circuito Sesc de sete municípios do esta do do Rio de Janeiro. Neste sábado (06/11), às 15h, a montagem estará na uni dade de Campos.
No Cavalo Marinho - folgue do tradicional da zona da mata de Pernambuco – AM BRÓSIO (ou mestre Ambró sio) tem como função vend
er os demais personagens do reisado. Ele é uma espé cie de mercador de figuras. No início da brincadeira, ele surge para negociar junto ao Capitão a possível compra e venda dessas figuras. Inspi rado neste personagem que sintetiza em si os arquéti pos do brincante, do men estrel medieval, do artista Mambembe, dos Caixeiros Viajantes e Mascates, o es petáculo propõe um diálogo entre o brincante e o pal haço. Essa junção de lingua gens é o resultado de mais de uma década de pesquisa
desenvolvida pelo ator e cri ador Ricardo Gadelha, tanto no campo das culturas pop ulares quanto do circo.
No espetáculo, Ambrósio dança, toca e canta versos de improviso para abrir a roda e estabelecer no jogo com o público o pilar para a brincadeira se desenvolver.
A cada personagem vendi do, técnicas circenses como perna de pau, malabarismo e palhaçaria se mesclam ao vocabulário corporal e im agético das danças/folgue dos populares. A trilha so nora original, assinada por
Rodrigo Bis, evoca a ances tralidade de um povo que canta para vencer a morte e renascer a vida em festa. Assim, timbres de rabeca, viola, sanfona, pife e per cussão, típicos de nossos folguedos, dão o tom da brincadeira. O espetáculo foi aprovado no edital Sesc RJ de Cultura 2022.
Além de Campos, o es petáculo se apresenta também em Duque de Caxias (26/11), Ramos (27/11), Niterói (03/12), Teresópolis (04/12) e Barra Mansa (11/12).
Ogrupo Marka Samba nos últimos dias fez uma Live super de scontraída com o querido Dj português ,mais conhe cido como o DJ das estrelas e também com o influencer Wallace Cassiano mais conhe cido com o seu canal “acha dos do nego “ o grupo cantou o seu novo sucesso entre out ras músicas de trabalho .
Os meninos vem crescendo com seu trabalho na noite carioca e estão se apre sentando em rádios ,pod casts e futuramente em emissoras de TV.
O Grupo Marka Samba iniciou sua carreira em 1997 , sua trajetória vem crescendo cada dia mais.
Hoje a formação do Grupo Marka Samba é composta por músicos talentosos, os meninos se apresentam em
diversos eventos e casas de shows do Rio de janeiro.
Em 2010 Alan Salles retor nou com o Grupo Marka Samba com uma nova for mação, com músicos con ceituados no meio artístico.
Eles já realizaram diversos trabalhos com vários artis tas conceituados, o grupo tem uma assessoria de im prensa que assessora a sua carreira.
Hoje o Grupo Marka Samba é Formado pelos componentes:
Alan Salles
Gilson Oliveira
Grilo Percussão
Wallace Martins (Gambá)
Para mais informações siga a página @markasambamks
que é a principal de 14 a 21 anos. Não cobramos taxas das participantes e através dos parceiros, conseguimos for necer tudo que elas precisam para participar, como cabe lo, maquiagem, roupas e etc.
O projeto faz inclusão social através das participantes com diversas deficiências, auditiva, física, síndrome de down e também autistas.
As etapas são: - inscrições ( 31
de outubro)
- Workshop ( final de novem bro)
- seleções municipais - 13 eventos ( De dezembro a fev ereiro)
- ensaios das finalistas ( março e abril)
- Evento final ( 30 de abril - Dia da Baixada)
As inscrições serão realizadas pelo site www.vivabaixada. com.br
municípios do Black Adam o Filme plateia e garante a di versão, principalmente dos adolescentes. Paulo Silva Lyvia RodriguesTorcedor do Flamengo, se sua vida já está feliz, pode ter certeza de que a diretoria se movimenta para deixá-la ainda mais. Campeão da Lib ertadores e da Copa do Bra sil, o Rubro-Negro promete chegar ainda mais forte em 2023, quando dentre outras competições, terá o Mundi al de Clubes pela frente. A ideia de um investimento forte em caso de conquis ta da América já era algo planejado, e agora, com a confirmação, os dirigentes passarão para a etapa de ex ecutá-la. Para isso, contam com receitas pesadas que estão por vir. Somente das já garantidas, o Flamengo tem as das classificações para a Recopa Sul-Americana - onde enfrentará o Independiente Del Valle (EQU), campeão da Copa Sul-Americana —e a Supercopa do Brasil, onde irá encarar o campeão brasilei ro. Além disso, com os títu los, já está automaticamente classificado para a fase de grupos da Libertadores e para a terceira fase da Copa do Brasil de 2023.
As premiações destas com petições para a próxima tem porada ainda não estão defi nidas, mas baseando-se no que foi pago em 2022, há uma garantia mínima de R$ 25 mil hões se for vice da Recopa e da Supercopa, e um máx
imo de R$ 32 milhões, se for campeão dos dois torneios. Neste ano, por exemplo, a Recopa pagou cerca de R$ 8,2 milhões para o campeão e R$ 4,1 milhões para o vice.
A Supercopa premiou com R$ 5 milhões o campeão e R$ 2 milhões o vice. Já as oitavas da Copa do Brasil garantiram R$ 3 milhões e a fase de grupos da Libertado res cerca de R$ 16 milhões.
Entre renovações e con tratações, o vice de futebol, Marcos Braz, já olha para frente em busca de novas conquistas em 2023.
“O processo, o ciclo, fazem parte da vida. Eu estou aqui
e amanhã será outro di rigente. Esse processo, den tro do Flamengo, vai passar. Já fizemos uma grande jane la, com Cebolinha, Varela, Pulgar... Jogadores de se leção. É continuar a reno vação para segurar os títulos que ganhamos e consertar as coisas que erramos. Não é porque ganhamos dois que não erramos. 2023 vem aí.
O título é da torcida e da in stituição, e semana que vem começamos a trabalhar pen sando em 2023”, declarou. Entre algumas das possíveis renovações importantes es tão, por exemplo, as do técni co Dorival Júnior e do lateral
esquerdo Filipe Luís. Sobre a do treinador, Braz despistou: “Às vezes, não podemos ou não devemos nos posicion ar em função das grandes finais ou quando você está buscando um jogador de determinada posição. Com os dois títulos, se Deus quis er, vamos mais fortes para a temporada que vem.”
O Flamengo chegou ao Rio de Janeiro no fim da man hã de ontem e não teve contato com o público em colaboração com os órgãos de segurança por conta das eleições presidenciais.
Em uma de nossas matérias, anuncia mos o aulão de luta livre esportiva que seria ministrado totalmente gratuito pelo faixa pre ta 5 Dan Edil Rodrigues.
Faremos um release do que aconteceu: Na noite de sexta-feira 28 de outubro as 20:00 nem mesmo a chuva im pediu que os inúmeros atletas prestigiassem esse evento, segundo os organizadores faltou um grande efetivo da equipe CBT Charlie Brown Team que não conseguiram ir por conta da chuva.
O número de crianças que compareceram foi impressionante, marcar am presença, campeões
Amigos leitores que param na rua pra ver, discussão de vizinhos, briga de cachor ro e permite que isso prenda sua atenção rsrsrs. Tenho uma novidade ma neirissíma, para vocês.
Vai acontecer no domin go 13 de novembro a 1* EDIÇÃO DO BLADE COM BAT , onde se reunirá in úmeros atletas de todo o estado do Rio de janeiro e de outros estados repre sentando as suas academ ias e provando quem será é o melhor.
mundiais, pan kids, es tadual, brasileiro en tre outros eventos em nosso território na cional e internacional.
Crianças é a nossa certeza de que sementes estão sendo plantadas e já es tão dando bons frutos. É preciso destacar também uma menina de 14 anos chamada Bren da ( Brendinha ) que tem em seu currículo vários títulos pelo Brasil, Estados Unidos e acabou de ca rimbar o seu passaporte e estará representando no mês de novembro o nosso país em Abu Dhabi.
Parabéns a BVH ( Sandro Coelho ) pela iniciativa de reunir essa galerinha campeã .
Deu Brasil no lugar mais alto do pódio no Campeonato Pan-Americano de Ginástica Aeróbica, realizado no último fim de semana, em Cúcuta, na Colômbia: Manoella Apa recida, a Manu, de 17 anos, foi a grande campeã na cat egoria juvenil, que engloba atletas de sua idade.
“Agradeço muito a Deus e às pessoas que acreditam no meu esforço diário. Nosso trabalho, de atleta, fica mais evidente durante os campe onatos, mas nosso trabalho é diário e durante o ano in teiro”, exaltou a campeã, que mora em Itaguaí-RJ. “Representar o Brasil no exterior é uma responsabil idade muito grande, é sem pre uma grande emoção”. Foi mais uma das dezenas de conquistas da jovem atleta, que já soma 55 medalhas, 35 delas de ouro, com títulos nacionais e internacionais, como um vice-campeonato mundial. Além dos tablados, Manu também faz sucesso no Tik Tok, plataforma na qual possui aproximada mente 500 mil seguidores. “Não foi um ano fácil, não consegui chegar à final do Mundial, mas segui tra
balhando duro e, com o apoio dos meus treinadores (Ramiro Lima, Luamar e Pao la), consegui fechar 2022 na ginástica com chave de ouro, sendo a melhor das Américas na minha categoria disputan do com mais de 30 atletas de alto nível”, destacou. A partir do próximo ano, Manu vai subir para a cat egoria adulto na ginástica aeróbica. Porém, o ano de 2022 ainda segue. O foco ag ora é em outra modalidade, o Breaking, que se tornou esporte olímpico e já estará presente em Paris-2024. “Vou representar o esta do do Rio no campeonato que vai acontecer em São Paulo, nos dias 18 e 19 de dezembro, organizado pelo Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD). Eu e meu treinador no breaking, Alex Pitt, contamos com a torcida de todos vocês! Conheçam o Breaking! É uma modalidade linda que promete encantar a todos”, convidou Manu. Orgulhoso, o prefeito de It aguaí, Rubem Vieira de Sou za, o Rubão, celebrou o título da representante da cidade e a parabenizou através das redes sociais. “Recebi uma notícia mar
avilhosa e quero compar tilhar com vocês: a ginas ta Manoella Aparecida foi campeã no Pan-Americano da Colômbia, na categoria júnior da ginástica aeróbica.