Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 19 a 21 de novembro de 2022 Educação Cultura Arte Saúde Diversão GAZETA RIO Diogo Nogueira faz show gratuito Peça ‘Bonequinha de Pano’ celebra 90 anos de Ziraldo ICB realiza 1ª Semana da Consciência Negra Bantu ENEM 2022: negócio social transforma a vida de estudantes do RJ História de vida do muralista Eduardo Kobra D O C U M E N T Á R I O CINEMA PAULO SILVA
EDUARDO E MÔNICA
Premiado no Edmond Film Festival 2020, festival de cinema no Canadá, o filme dirigido por René Sampaio o mesmo di retor de “Faroeste Caboclo”, “Eduardo e Mônica” vai sendo visto no streaming , dois anos depois o filme ainda continua ganhando prêmios agora no Los Ange les Brazilian Film Ferstival 2022. A his toria todos nós conhecemos nas letras da musica de Renato Russo e sua banda Legião Urbana, durante décadas muitos produtores se proporem a produzir o filme e depois de mais de trinta anos os produtores de outra letra do compositor que nos deixou muito cedo inspirou mais uma vez Bianca de Felippes e o filme saiu das musicas para as telas.
Gabriel Leone e Alice Braga trabalha ram juntos pela primeira vez e vivem os dilemas das personagens que se apaixonam e começam um relaciona mento, mesmo tendo idades e perso nalidades completamente diferentes. Além dos dois jovens atores estão tam bém no elenco Otavio Augusto, como Bira avô de Eduardo, Julia Carneiro da Cunha, no personagem Lara mãe de Mônica, Victor Lamoglia, Inacio e pelo que parece o alter ego de Renato Rus so amigo de Eduardo, Bruna Spinola como Karina, irmã de Mônica e uma participação especial de Fabricio Boli veira que viveu o personagem João de Santo Cristo em “Faroeste Caboclo”. Com roteiro assinado por Matheus Souza em parceria com Claudia Sou to, Michele Frantz e Jéssica Candal, o filme se passa em 1986, ano de lança mento do álbum “Dois” da banda Le gião Urbana. Só para quem viveu os anos 80 o filme relembra fatos emble máticos e eventos do período e claro algumas homenagens. A trilha musical original ficou a cargo de Lucas Marcier, Fabiano Krieger e Pedro Guedes da ARPX Estudio.
CINEMA
PAULO SILVA
O TERMINAL
Morreu dia 12 na França Mehran Ka rimi Nasseri, talvez você só o conheça pelo filme de Steven Spielberg “O Ter minal” de 2004. Inspirado na vida de Mehran o filme conta a história de Vik tor um refugiado onde o país, a fictícia Krakozhia no meio da Europa central, sumiu do mapa após um golpe de es tado, ele fica preso no aeroporto John F. Kennedy em Nova York levando os responsáveis do departamento do ae roporto a loucura. Interpretado pelo carismático ator Tom Hanks o filme mostra que não é nada impossível, e nem muito legal para quem vive nesta situação, o estranho caso de ficar pre so em um terminal aereo contra sua vontade.
Mehran era iraniano, viveu no aero porto Charles de Gaulle na capital francesa por anos, morreu no mesmo lugar no sábado passado. Em 1988 Nasseri estava a caminho da Inglater ra com escala Bélgica e França quando perdeu seus documentos e não pode embarcar em um voo nem sair do ae roporto, ficando preso dentro do aero porto até 2006. O iraniano voltou a vi ver como sem teto na área publica do aeroporto desde meados de setembro deste ano após uma estadia em uma casa de repouso.
O porta-voz do aeroporto em entre vista aos canais de comunicação que Nasseri era um personagem icônico no aeroporto e que toda comunidade aeroportuária estava ligada a ele, a equipe do aeroporto cuidou dele ao máximo possível durante muitos anos, mesmo preferindo que le encontrasse um abrigo. A certa altura de sua esta dia, as autoridades francesas oferece ram a ele uma permissão para residir na França, mas Mehran recusou a ofer ta, alegando que queria chegar ao seu destino original, a Inglaterra.
História de vida do muralista Eduardo Kobra
No começo da carreira o artista pintava em murais considerados ilegais e, depois, graças ao talento e ao sucesso, passou a trabalhar em murais internacionais.
Ofilme Kobra — Auto Retra to, da diretora Lina Chamie, teve a primeira exibição em outubro no Festival do Rio, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em seguida, foi selecionada para o festival de documen tário nos EUA, O 13º Doc Nyc. O documentário conta a trajetória de vida e artística do muralista Eduardo Ko bra, integrante do movimento street ar, desde a sua infância na periferia até o su cesso na vida como muralista. O artista no começo de sua carreira pintava em murais considerados ilegais e, depois, graças ao talento e ao sucesso, passou a trabalhar em murais internacionais. Edu ardo Kobra criou os murais Stop guns, Os
bravos de 9/11 e outras 20 obras em mu rais expostos em Nova York.
A diretora e roteirista brasileira explo ra o cinema para além da linguagem documental. Os filmes de Linn con quistaram reconhecimento nacional e internacional. Participaram do festival nacional o 21º Grande Prêmio do Ci nema Brasiliero e de festivais interna cionais como, Cannes, San Sebastian, Havana e Montreal.
Lina é graduanda em música e filosofia pela Universidade de Nova York, nos EUA, e mestre em música pela Escola de música de Manhattan. Além disso, ela trabalhou por 10 anos no departa mento de cinema da Universidade de Nova York.
Estado
19 a 21 de
2022 GAZETA RIO 2 CINEMA
do Rio de Janeiro,
novembro de
Á R I O
D O C U M E N T
Uma publicação GAZETA RIO CADERNO G Rua Pedro Guedes, 74 - Rio de Janeiro, Ano XXV - nº 0002 Editor Tainá Barbalho Colaboradores Paulo Silva Dana Blanco
Peça ‘Bonequinha de Pano’ celebra 90 anos de Ziraldo
Serviço
Em São José do Vale do Rio Preto
Dias: 22 e 23 de novembro de 2022
Hora: 9h e 14:30h
End.: Rua Adelino Peixoto Faria, 15 – São José do Vale do Rio Preto Rio de Janeiro (transmitida também pela internet)
Dia: 24 de novembro de 2022
Hora: 10:30h e 14:00h
Local: Arena Carioca Abelardo Barbosa –Chacrinha
End.: Rua Sd Elizeu Hipólito, s/n – Pedra de Guaratiba – Rio de Janeiro
Indicação: Livre
Entrada: Gratuita
Os 90 anos de Ziraldo será celebrado com a Peça “Bo nequinha de Pano”, que vai ser apresentada em São José do Vale do Rio Preto, nos dias 22 e 23 de novembro, e no Rio de Janeiro, no dia 24 de novembro, sempre em dois horários. A peça tam bém será transmitida pelo canal YouTu be nas apresentações do dia 24, no Rio. A entrada é gratuita com classificação livre.
“Bonequinha de Pano” foi a primeira e única peça de teatro para crianças es crita pelo mineiro, nascido em Caratin ga, em 24 de outubro de 1932. Ziraldo, que nasceu em 24 de outubro de 1932 é um premiado escritor, cartunista, ca ricaturista e jornalista. Sua obra mais famosa é o livro “O Menino Maluqui nho”, adaptado para TV e cinema. Ele publicou ainda a Revista Turma do Pererê, entre outras muitas criações. Recebeu os prêmios Nobel Internacio nal do Humor, Prêmio Merghantealler, Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, Prêmio Hans Christian Andersen, Prê mio Ibero-Americano de Humor Grá fico, e o agraciamento da Ordem do Mérito Cultural.
“Bonequinha de Pano”
O espetáculo teatral tem 20 anos de sucesso e mais de 300 mil espectado
res. É vencedor do Prêmio Mara Clara Machado, como Melhor Espetáculo, Melhor Texto e Melhor Trilha Sonora.
“Você vai rir e se emocionar com a espevitada ‘Pitucha’ que percorreu todos os estados brasileiros e esteve até no Japão”.
A organização explica que as apresen tações da peça fazem parte da Reto mada Cultural 2, incentivada pelo edi tal e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultu ra e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pós o período de pandemia.
O projeto tem apoio da Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto e da Are na Chacrinha. Mais informações estão disponíveis no Instagram do evento.
Sinopse
Há muitos anos abandonada num sótão, a boneca Pitucha desperta para contar a sua história e a da sua dona Leninha. Como ela nasceu, feita pela avó de Le ninha. As aventuras da infância. As ale grias e os problemas compartilhados. No segundo ato, a boneca assume o pa pel de brinquedo, e a menina, já adulta, entra em cena. O emocionado reencon tro marca o final do espetáculo, com a revelação do que acontecia naquele dia, lá embaixo na casa.
GAZETA RIO 3 TEATRO Estado do Rio de Janeiro, 19 a 21 de novembro de 2022
Espetáculo será apresentado em dois horários nos dias 22, 23 e 24 de novembro, com entrada gratuita e classificação livre.
Entrevista
O UNIVERSO DAS QUEBRADAS
Uma gigantesca ligação en tre saberes, conhecimento popular e conhecimento ca tedrático deu forma a Uni versidade das Quebradas, projeto da UFRJ em conjunto com as co munidades periféricas, oferecendo uma parceria entre a arte do gueto, ativista culturais e artistas. Uma longa ramifica ção dentro e fora do estado do Rio de Janeiro, Bibliotecas Parques espalhadas pelo Estado, FAETEC, Museu de Arte do Rio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CABE, entre outras. Nascido no PAC, Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ, se tornando então um verdadeiro laboratório de tecnologia social. Em meio a isso tudo surge uma experiencia audiovisual, Ofi cina Satélite Documentário, com o pro fessor de cinema da UFRJ Paulo Passos e a ativista cultural e multiartista San dra Lima. Sandra é filha de nordestinos, nascida na comunidade da Cidade de Deus, mas criada na Baixada Fluminen se, na Cidade de Belford Roxo, no bairro
do Bom Pastor nas décadas de 80 e 90 do século passado. Ela produziu todo tipo de arte e eventos, desde musica até shows, entrou para a Universidade das Quebradas levada pelo ator Lean dro Firmino da Hora e de lá também faz todo tipo de trabalho. Começou a dirigir ainda no começo dos anos 2000, já fez vários curtas metragens e agora ajuda a outros moradores de regiões periféri cas, guetos e comunidades a usar a fer ramenta audiovisual como instrumento de revolução e conhecimento, dando a eles uma nova form a de se expressar e fazer do cinema uma inclinação para olhar os problemas e os anseios das quebradas. Nesta entrevista ela fala do projeto que vem realizando nas depen dências do MAR, Museu de Arte do Rio.
CADERNO G: Como você se envolveu com este projeto tão bonito ?
SANDRA LIMA: Comecei no Colégio de Autos Estudos da UFRJ, na zona sul do Rio e aí comecei a participar dos proje tos depois de ter feito a Universidade das Quebradas e me formado. Em uma
reunião do Grupo de Pensadores da UQ/UFRJ que faço parte, a Heloisa Bu arque de Holanda pediu para que eu e o Professor Paulo Passos nos unisse em torno de um projeto de audiovisual, eu como Mestra Quebradeira e ele como professor de Cinema aí nasceu a Oficina Satélite de Documentário, onde os alu nos poderiam ter aulas teóricas do pro fessor de cinema e aulas praticas com a experiencia que tenho em produção, cumprindo assim um desenvolvimento prático.
CG: Quantas pessoas são atingidas com o projeto ?
SL: Muitas pessoas inclusive eu que aprendo muito toda a experiencia. Fo ram 23 alunos inscritos, todos tiveram acesso a material didático com um conteúdo muito bacana e abrangen te, agora está sendo realizado quatro documentários onde todos os alunos participam. Os diretores destes curtas que são também alunos do OSDoc (Ofi cina Satélite Documentário), William Santiago, Gustavo de Carvalho, Paula
Carriconde e Laerte Guinle, todos sen do orientados e coordenados por mim e pelo professor Paulo, tendo os outros alunos como apoio em vários outras funções.
CG: E quais os desdobramentos da Oficina Satélite Documentário ?
SL: Uma coisa legal que aconteceu den tro do projeto foi o coletivo novo gera do por iniciativa dos próprios alunos. Mas dentro da ideia inicial já havia um objetivo de fomentar e incentivar cole tivos, mas esse surgi de uma iniciativa natural do processo. A previsão é que os curtas metragens documentários es tejam prontos até dia 10 de dezembro para ser apresentado os trailers de cada filme e concluir os filmes em Janeiro do ano que vem, como todo projeto é voluntario, inclusive a produção dos filmes, estamos em busca de parcerias para editar e finalizar os curtas dos alu nos e um Estudio para finalizar um de les, quem puder ajudar é só me procu rar aqui mesmo no MAR, queremos ver todos os filmes prontos.
GAZETA RIO 4 GERAL Estado do Rio de Janeiro, 19 a 21 de novembro de 2022
•
Por Paulo Silva
ICB realiza 1ª Semana da Consciência Negra Bantu
Em 2022 o Brasil completou 134 anos da abolição da escravidão, porém ainda temos muita luta pela frente, tendo em vista os reflexos deixados por esse “extinto” sistema escra vista no país. Os índices de desigualdade racial ainda são altos entre os brasileiros e a influência desses tempos passados ainda as sombram o nosso presente. As comunidades sentem na pele o peso dessa história herda da, com violência, desemprego e fome, por isso, em contrapartida o Instituto Cultural BANTU enxerga a necessidade de evidenciar esses fatos.
A partir desse ideal surge a 1ª Semana da Consciência Negra BANTU! Essa primeira edição do evento acontecerá entre os dias 20 e 26 de novembro de 2022, no município de Vera Cruz, na Bahia e contará com diversas atividades, como exibição de filmes, dança, desfile de moda africana, bate-papo sobre o tema, contação de histórias e capoeira. É inegavel que as marcas da escravidão con tinuam evidentes e por isso o Instituto Cultu ral BANTU, através de sua missão de educar por meio de atividades socioeducaticativas, com enfase na Capoeira Angola e na valori zação da herança africana, busca formas de promover ações de conscientização e sensi bilização que tenham como foco questões étnico-raciais, emponderamento negro e combate ao racismo.
Vale destacar que todas as atividades pensa das para o evento, tem o intuito de aproxi mar a população de sua ancestralidade, além de empoderar, divertir e emocionar pessoas de todas as idades, que compartilham as marcas da história do Brasil.
GAZETA RIO 5 EVENTO Estado do Rio de Janeiro, 19 a 21 de novembro de 2022
Com o objetivo de levar empoderamento, moda africana, ancestralidade e muito mais, a 1ª Semana da Consciência Negra BANTU, chega em Vera Cruz
ENEM
negócio social
de estudantes da
Antes das aulas, em simulados ou em provas, me sentia afli to e nervoso e não tinha ne nhuma ferramenta para me acalmar. Agora em situações parecidas consigo me acalmar, esperar dois ou três minutos e depois retornar às questões, conta João Pedro (16), mo rador de Jacarepaguá, que conheceu a Multiplicando Líderes, um negócio social que oferece para estudantes e educado res da rede pública de ensino do Rio de Janeiro um novo olhar sobre o futuro do mercado de trabalho e, principalmente, como lidar com as adversidades que possam ocorrer, com calma e sabedoria. O projeto realiza treinamentos, onde os estudantes aprendem a controlar problemas como a ansiedade e o ner vosismo em determinadas situações, como é o exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste fim de semana em todo o territó
rio nacional e deixa os candidatos com os ânimos à flor da pele.
Durante o período preparatório para o Enem, a Multiplicando Líderes percor reu vários favelas e periferias do Estado do Rio de Janeiro, e por onde passou deixou para trás jovens mais confiantes. que conheceu o projeto através de um professor, da escola onde estuda, que entende a necessidade de trabalhos como o que a Multiplicando Líderes realiza de forma gratuita.
João Pedro falou sobre como é sofrer de ansiedade e nervosismo, causados por mo mentos tensos, como o Enem e destacou a importância das técnicas que aprendeu com o treinamento. “Eu lembrei dos exer cícios e consegui me sair bem nas provas e também na Redação”, comemora.
“A professora nos mostrou diversas ferramentas que podemos usar tanto na prova, quanto em nossas vidas, seja o caderno da gratidão ou as diversas
técnicas de respiração. Todas elas con seguem, principalmente nos momentos de tensão, nos ajudar a acalmar e dei xar a ansiedade de lado. Por exemplo, ela falou que se estamos nervosos e presos em uma questão, deixamos ela de lado por um tempo e iremos para outra e depois retornamos ou durante esse período de estresse fazer uma das técnicas de respiração, comer um chocolate para aumentar o ânimo,etc”, descreveu, João.
O jovem de 16 anos, ainda contou a diferença de comportamento que per cebeu em si mesmo, antes e depois do treinamento.
“Antes das aulas, em simulados ou em provas, me sentia aflito e nervoso e não tinha nenhuma ferramenta para me acalmar. Agora em situações parecidas consigo me acalmar, esperar dois ou três minutos e depois retornar às ques tões”, finalizou o estudante.
Com o intuito de multiplicar conheci mento para diminuir desigualdades, a Multiplicando Líderes, está sempre buscando novas formas de desenvolver cada vez mais jovens para prepará-los, tanto para o mercado de trabalho atual, quanto para o futuro do trabalho. Capa citando assim uma nova geração, para que esta possa ocupar espaços e facili tar a construção de um futuro melhor e mais inclusivo. A Multiplicando Líderes é uma empresa que acredita no poder da educação como ferramenta para desenvolver pessoas, a fim de que estas possam ter acesso a novas possibilida des de futuro.
SERVIÇO
Para mais informações entre em con tato pelo tel. 21 9969-23611 ou conta to@multiplicandolideres.com | www. multiplicandolideres.com | Instagram: @multiplicandolideres
GAZETA RIO 6 GASTRONOMIA Estado do Rio de Janeiro, 19 a 21 de novembro de 2022
2022:
transforma
vida
rede pública
do RJ O projeto oferece treinamentos para que os alunos possam controlar a ansiedade e nervosismo, se tornando pessoas mais confiantes.
a
de ensino
Diogo Nogueira faz show gratuito neste fim de semana no Shopping Guadalupe
Artista se apresenta no Quintal Guadalupe, novo espaço do complexo comercial, a partir das 15h
As celebrações pelos 10 anos do Shopping Jardim Guadalupe, completados no fim do ano passado, continuam. O empreen dimento da Zona Norte do Rio apre senta um espaço renovado, batizado com outro nome – o “Quintal Guada lupe”, e um show gratuito do cantor Diogo Nogueira.
O “Quintal Guadalupe”, antigo Pátio
Guadalupe, onde o público se reúne para confraternizar, comer e ouvir um bom som, ganhou esse nome por ser uma extensão da casa dos clien tes que frequentam o shopping. Com instalações renovadas, passou a con tar com uma cobertura e novo piso. O artista se apresentará no novo espaço, às 18h, e embalará o públi co com grandes sucessos, como “Pé na areia”, “Ouro da mina” e “Aquele
abraço”, e a música “Talismã “, seu single recém-lançado. A abertura dos portões se dará a partir das 15h e um DJ estará a postos para animar o público que chegar antes. A Musicke ria é a responsável pela produção do show, que tem censura de 18 anos. A entrada é gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível.
Serviço:
Show do cantor Diogo Nogueira no Shopping Jardim Guadalupe
Data: 20 de novembro de 2022 (domingo)
Abertura dos portões: A partir das 15h
Local: Quintal Guadalupe (1º piso)
Censura: 18 anos
Entrada: Gratuita (com a doação de 1kg de alimento não perecível)
O Shopping Jardim Guadalupe fica na Avenida Brasil, 22.155, Guadalupe, Rio de Janeiro, RJ – Telefone/ WhatsApp: (21) 3512-9101.
GAZETA RIO 7 SHOW Estado do Rio de Janeiro, 19 a 21 de novembro de 2022
Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 19 a 21 de novembro de 2022 Educação Cultura Arte Saúde Diversão Vantagens que só o aluno GHF tem... Nossos Cursos (21) 3164-3004 / (21) 3589-5288 WhatsApp (21) 96454 7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho. MUDE O RUMO DA SUA VIDA I . Téc. Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais...