Jornal Gazeta Rio - Edição de Terça 18 de Outubro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 988 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 07 Página 04 Página 05 Página 08 Página 03 Página 05 Página 06 Página 04 Página 08 ‘Paloma’, de Marcelo Gomes, foi o grande vencedor do Festival do Rio Jardim Botânico do Rio comemora 200 anos de ciência da flora no país Vôlei e judô viram o jogo após a Olimpíada com boas campanhas nos Mundiais Seu Jorge sofre ataques racistas durante show em Porto Alegre Página 03 Maricá participa no Rio do 8º Fórum Global do Pacto de Milão Caderno G Instrutor de surfe dedica parte do tempo para ensinar o esporte a crianças com deficiência e especiais Líder comunitário do Complexo do Alemão rebate Bolsonaro: ‘Favelado não é traficante’ Caixa e Sebrae criam programa de estímulo ao empreendedorismo feminino Rio de Janeiro Rio sedia o 8ª Fórum Global do Pacto Alimentar Urbana de Milão Após ataques, arcebispo de SP diz que vermelho é cor de cardeais UE ameaça mais sanções ao Irã se provar que está vendendo drones ‘suicidas’ para a Rússia Esse é um evento que está acon tecendo pela primeira vez não apenas no Brasil, mas também na América do Sul. O tema apre sentado “Comida para Nutrir a Justiça Climática: Soluções Ali mentares Urbanas Para um Mun do mais Justo” e o fórum ainda conta com uma competição e os vencedores do Prêmio Pacto de Milão 2022 ainda serão revela dos... Ataque Mundo Vôlei Racismo

Jornada Auxílio Brasil orienta cidadãos no estado do Rio e no Ceará

A partir de amanhã (18), técnicos do Ministério da Cidadania estarão em Volta Redonda (RJ) para conversar com responsáveis pela área de assistência social do município e também do esta do do Rio de Janeiro, visando discutir inovações do programa Auxílio Brasil. A previsão é que, na próxima quin ta-feira (20), a equipe cumpra agenda em cidades do Ceará.

“Já percorremos praticamente todos os estados brasileiros com a jornada do Auxílio Brasil, conversando com técnicos da área de assistência social,

dirimindo todas as dúvidas

cessidades”, disse o secretário-exec utivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão, em entrevista ao programa Repórter Brasil, da TV Brasil, da EBC. “Existe uma demanda recorrente de apoio e capacitação técnica por parte tanto da rede municipal quan to estadual e a proposta da jornada é justamente essa: um evento téc nico onde estaremos frente a frente com os responsáveis pela execução da política pública nos estados e nos municípios”, completou.

Pesquisa CNT mostra Lula à frente de Bolsonaro no segundo turno

Levantamento

19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema o “Bicentenário da Independência”

Pesquisa CNT/MDA divulga da ontem (17/10) aponta Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL) na disputa de segundo turno.

O levantamento coloca Lula com 48,1% dos votos totais em cenário estimulado, contra 41,8% do atual presidente e candidato à reeleição. Ao todo, 6% disseram que não pre tendem votar ou que votarão bran co ou nulo, enquanto 4,1% estão indecisos quanto à escolha. Quanto aos votos válidos, desconsiderando indecisos, brancos e nulos, Lula tem

53,5%, contra 46,5% de Bolsonaro. A pesquisa realizada pelo Instituto MDA a pedido da Confederação Nacional de Transportes (CNT) col heu opiniões de eleitores de diver sos estados brasileiros de 14 a 16 de outubro, de forma presencial. Foram ouvidas 2.002 pessoas. A margem de erro do levanta mento é de 2,2 pontos percen tuais. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR 05514/2022. O segundo turno da eleição presidencial ocorre em 30 de outubro.

Moraes proíbe Bolsonaro de associar Lula ao desprezo de vidas perdidas na pandemia

Segundo o ministro, Constituição não permite utilização da “liber dade de expressão” como “escudo protetivo para a prática de discur sos de ódio” e outras atividades ilícitas

Gabriela Coelhoda CNN

O presidente do Tribunal Superi or Eleitoral (TSE), ministro Alex andre de Moraes, proibiu que a campanha de Jair Bolsonaro (PL) veicule propaganda que sugere que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria desprezo pela vida humana ao falar sobre o coronavírus, pas sando a ideia de que ele estaria “agradecendo” a criação da pan demia. A multa em caso de des cumprimento é de R$ 100 mil.

Para Moraes, a lisura do pleito deve ser resguardada.

Começou ontem(17) e segue até domingo (23) a 19ª Se mana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na edição de 2022, o evento tem como tema o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

O evento ocorre desde 2004, pro movendo, em todo o país, atividades gratuitas, abertas à comunidade tan to no formato presencial como on line. O tema proposto na edição de 2022 busca uma reflexão “sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvi mento da nação brasileira”.

Promovida pelo Ministério da Ciên cia, Tecnologia e Inovações (MCTI) a 19ª edição tem, entre seus objetivos, divulgar e popularizar a ciência, de forma a estimular curiosidades científicas e o “caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos”.

Busca também divulgar e socializar conhecimentos científicos, “não apenas originários de estudos e pesquisas acadêmicas, mas dos saberes e fazeres dos povos e co munidades tradicionais”; estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento em todas as cama das da sociedade brasileira, em es pecial as socialmente vulneráveis.

Os organizadores buscam, com a série de eventos programados, val orizar eventos científico-culturais e ações de divulgação e popularização da ciência, “que estimulem práticas interdisciplinares ou transdisciplin ares como palestras, cursos, ofici nas, mostras, exposições, festivais, concursos, desafios, atividades que conectem arte e ciência e outras ações de divulgação para o público em geral ou setores específicos”.

Para atingir esses objetivos, é fun damental o envolvimento de atores

locais, como governos estaduais e municipais, universidades, institu tos de ciência, tecnologia e edu cação, entre outros.

“Todas as pessoas interessadas podem participar das atividades da SNCT. Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e insti tuições de pesquisa; escolas pú blicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e mu seus de Ciência e Tecnologia; en tidades científicas e tecnológicas; fundações de apoio à pesquisa; parques ambientais, unidades de conservação, jardins botânicos e zoológicos; secretarias estaduais e municipais de Ciência e Tecnologia e de educação; empresas públicas e privadas; meios de comunicação; órgãos governamentais; ONGs e outras entidades da sociedade civ il”, informou, em nota, o MCTI.

Segundo Moraes, a Constituição Federal consagra o binômio “Liber dade e Responsabilidade”; não per mitindo a utilização da “liberdade de expressão” como escudo prote tivo para a prática de discursos de ódio, antidemocráticos, ameaças, agressões, infrações penais e toda a sorte de atividades ilícitas.

“Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão! Liber dade de expressão não é Liber dade de destruição da De mocracia, das Instituições e da dignidade e honra alheias! Liber dade de expressão não é Liber dade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos!”, disse.

“A liberdade de expressão não per mite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de Di reito, inclusive pelos pré-candida tos, candidatos e seus apoiadores antes e durante o período de prop aganda eleitoral, uma vez que a liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral”, afirmou. Moraes afirmou ainda que a propa ganda veiculada pela Coligação Pelo Bem do Brasil e pelo candidato Jair Messias Bolsonaro, em 16/10/2022, se descola da realidade.

“Por meio de inverdades, fazendo uso de falas gravemente descon textualizadas do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com o intuito de induzir o eleitorado à crença de que o candidato despreza a vida humana, assim como que o Partido dos Trabalhadores teria votado contra um programa de transferência de renda em mo mento delicado”, disse.

Para Moraes, a propaganda evi dencia a divulgação de fato sabida mente inverídico e descontextual izado, “notadamente por se tratar de notícia falsa divulgada durante o 2º turno da eleição presidencial”. A campanha de Bolsonaro foi acionada, mas ainda não se manifestou.

GAZETA RIO
CNT/MDA aponta Lula com 48,1% dos votos totais em cenário estimulado, contra 41,8% do candidato à reeleição.
NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @noticias.gazetario Twitter: @midia.GazetaRio
e as ne
Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2022 - Ano XXV - nº 988
Presidente
Diretor
Editor
Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Jorge Bernardes
Horácio

Rio sedia o 8ª Fórum Global do Pacto Alimentar Urbana de Milão

Deu início, ontem , 17/10, no municí pio do Rio de Ja neiro o 8ª Fórum

Global do Pacto

Alimentar Urbana de Milão. O evento foi patrocinado pela prefeitura encerrará no dia 19, quarta-feira. Na aber tura do Forum, houve partici pação de 500 representantes de 162 cidades do mundo tais como: Copenhague,Par is, Chicago e Washington e o Rio de Janeiro apresentou trabalhos sociais como Prato Carioca, Horta Carioca e Hor tas Cariocas.

Esse é um evento que está acontecendo pela primeira vez não apenas no Brasil, mas também na América do Sul. O tema apresenta do “Comida para Nutrir a Justiça Climática: Soluções

um Mundo mais Justo” e o fórum ainda conta com uma competição e os vencedores do Prêmio Pacto de Milão 2022 ainda serão revelados.

A mesa de abertura do fórum teve a presença do prefei to do Rio, Eduardo Paes; da vice-prefeita de Milão, Ana Scavuzzo; do diretor da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, Valber Frutuoso; e do di retor do Instituto Fome Zero, José Grazziano, que afirmou que as mudanças climáticas não são mais vistas como um problema futuro. Segundo ele, o aquecimento global é visto como uma questão co letiva do presente.

“Dentro dessa visão, não podemos olhar somente na produção, também é necessário pensar no consu mo. Desestimular as mono culturas, o uso excessivo de agrotóxicos e entender que alimentação é saúde. Esse

é o ponto focal do Pacto de Milão e do fórum internac ional”, explicou Grazziano. No Rio, há programas cria dos para combater a fome, um deles é o Prato Cario ca onde a assistência social oferece duas soluções para o problema da fome. Oferece cartão alimentício para os tra balhadores que possuem um salário de até R$210,00 ou en tão, criar mais cozinhas comu nitárias cariocas que servem, até o presente momento, 300 mil refeições em 3 meses.

As hortas Cariocas são man tidas graças à secretária do Ambiente e Clima,que con ta com um número de mais ou menos 50 toneladas de alimentos produzidos. E também,temos as hortas es colares que são protegidas pela secretaria da educação e promovem um alimento saudável para os alunos.

Em fórum global de alimentação urbana, Paes afirma que Brasil voltou a discutir a fome e culpa ‘aumento da pobreza’

Éa primeira vez que o fórum acontece na América do Sul. Nesta edição, o tema é “Comida para Nutrir a Justiça Climática: soluções alimentares urbanas para um mundo mais justo”. Na abertura, o prefeito Edu ardo Paes (PSD) falou da sit uação da fome no Brasil. “Perdemos a chance de es tar na discussão sofisticada sobre processos produtivos alimentares para voltar a discutir fome. É fome por falta de prioridades, em atender a população mais carente, mais pobre. O que a gente vive no Brasil não se deve à pandemia. Se deve a um aumento da desigual dade, a um aumento da po breza”, disse Paes.

Maricá participa no Rio do 8º Fórum Global do Pacto de Milão

Município foi convida do com outras dez ci dades do Hemisfério Sul no evento, que reúne rep resentantes de todo o mundo A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ag ricultura, Pecuária e Pesca, participa do 8º Fórum Glob al do Pacto de Política Ali mentar Urbana de Milão. Signatária do Pacto de Milão desde março deste ano, Maricá foi convidada a par ticipar junto com outras dez cidades do Hemisfério Sul por sua experiência em projetos no setor de segurança alimen tar. Já neste primeiro dia, o secretário Julio Carolino estará entre os participantes de uma reunião com os secretários de

Agricultura das capitais dos 27 estados. Para ele, será um mo mento feliz estar nesse encon tro mundial e mostrar como Maricá desenvolveu este setor. “Estamos aqui para aprender e também para ensinar, para trocar experiências com os outros participantes e pensar como será a alimentação do amanhã. Não tenho dúvida de que Maricá está entrando no cenário mundial da agri cultura e das políticas volta das para a questão alimentar da população”, afirmou Julio.

Maricá no Pacto de Milão

O prefeito Fabiano Horta assinou no dia 8 de março o documento que oficial

izou a entrada do município no Pacto de Milão, o mais importante fórum mundial sobre segurança alimentar, sustentabilidade e combate ao desperdício. Na ocasião, a cidade lançou também sua candidatura a um projeto internacional da FAO (órgão das Nações Unidas para ali mentação e agricultura). Para concorrer, a Prefeitura listou 12 programas municipais que dão acesso à população de baixa renda a refeições bal anceadas e saudáveis, como as Praças Agroecológicas, as hortas comunitárias, o Res taurante Municipal, entre outros.

“No meu outro mandato, a gente tratava desse tema na sua parte mais sofistica da, como mudar as cadeias alimentares, como diminuir obesidade, de como é que a gente melhora a qualidade dos produtos. Agora, 10 anos depois, a gente volta a discutir um tema que não estava na agenda, que é o tema da fome”, comparou.

“O papel das cidades é fun damental, principalmente no caso do Brasil, onde você tem uma ausência do gov erno federal absoluta nessa discussão.”

Paes destacou iniciativas como as cozinhas comu nitárias do Prato Feito Cario ca e o sistema de hortas em regiões do Rio como algumas das políticas para promover uma dieta mais saudável.

“Os prefeitos têm um pa pel crucial na mudança de sistemas alimentares e na implementação de sistemas saudáveis. O direito de ali mentar corretamente é um direito universal”, disse.

Anna Scavuzzo, vice-prefeita de Milão, afirmou na abertu ra do evento que o pacto é uma jornada coletiva na qual as cidades lançam e discutem as suas políticas alimentares.

Segundo ela, a distribuição dos alimentos está liga da à justiça social, ao au mento das iniquidades e a questões climáticas, que considerou um dos maiores desafios das discussões.

“As cidades devem alimen tar a justiça climática. Isso que queremos, e vamos at ingir se trabalharmos jun tos”, disse a vice-prefeita.

Alimentares Urbanas Para
Estado do Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL

Orçamento secreto: 500 municípios estão na mira da CGU

Brasília - A Con

troladoria-Geral da União (CGU) monitora cerca de 500 municípi os suspeitos de cometer em ilegalidades no uso dos repasses feitos pelo gover no federal via emendas do chamado “orçamento se creto”.

Na prática, segundo indica a apuração da CGU, gestores estariam lançando infor mações falsas nos cadas tros do Sistema Único de Saúde (SUS) para inflar os indicadores e conseguirem receber verbas maiores. A fraude, na maioria das vez es, envolve procedimentos de média e alta complexi dade na saúde desses mu nicípios.

A partir disso, de acordo com as apurações da CGU, outras ilegalidades estar iam sendo praticadas em conluio com prestadores de serviços ou mesmo falsos prestadores de serviços.

“Há casos de serviços que nem chegam a ser presta dos. […] E situações em que o valor cobrado é su perestimado, com o intuito claro de ser convertido em benefício para integrantes do esquema”, diz trecho do relatório da CGU a que a CNN teve acesso.

Semana passada, uma ação realizada pela CGU, Polícia Federal e Ministério Públi co Federal desarticulou, em municípios do Maranhão, um desses grupos suspei tos. Na Operação Que bra-Ossos, dois homens foram presos, 16 manda

dos de busca e apreensão compridos e R$ 78 milhões dos fundos de saúde de 20 municípios foram bloquea dos por ordem da Justiça Federal.

Ofensiva

A CGU montou uma ofensi va não só para coibir essas ilegalidades, como também para tentar dar mais trans parência aos repasses en volvendo o orçamento se creto.

O ministro da pasta, Wag ner Rosário, usou o perfil que mantém numa rede so cial, no domingo (16), para explicar como o cidadão pode ajudar na fiscalização desses recursos. Mas reconheceu que ainda há um limitador: saber quem indicou a emenda.

“Infelizmente não [é possív el]. Quem tem essa infor

mação é somente o relator [do orçamento]. Quando tivermos [mais detalhes] colocaremos no Portal. O Congresso já começou a colocar no site alguns ben eficiários. Você pode che car. Não sei se está com pleto”, disse o ministro ao responder uma das inter ações de internautas. Rosário também afirmou que pretende melhorar a comunicação sobre o tema. “Vamos tentar comunicar de uma maneira mais efe tiva”, completou. Segun do ele, essa mudança de postura seria uma forma de estimular a sociedade a denunciar malfeitos e, ao mesmo tempo, desmisti ficar que, se bem usado, o orçamento é benéfico sobretudo para as regiões mais pobres do Brasil.

UE ameaça mais sanções ao Irã se provar que está vendendo drones ‘suicidas’ para a Rússia

Moscou ataca Kyiv novamente com uma onda de disposi tivos não tripulados, supostamente de fabricação iraniana

STRINGER (REUTERS)

AUE ameaçou na se gunda-feira impor no vas e mais poderosas sanções ao Irã se for demon strado que o regime irani ano está fornecendo à Rús sia os drones suicidas que se tornaram uma das armas favoritas de Moscou para atacar cidades e infraestru turas ucranianas. Um desses ataques de drones causou a morte de três pessoas na se gunda-feira – incluindo um casal esperando seu primei ro bebê – e três feridos quando atingiu um prédio residencial no centro de Kyiv. Ainda nesta segunda-feira, o Irã negou que tenha for necido à Rússia esse tipo de dispositivo, apesar de os

dispositivos avistados em Kiev serem muito semelhan tes ao iraniano Shahed 136 que as autoridades ucrani anas denunciam que a Rús sia usa. A UE anuncia que investigará se o Irã está de fato fornecendo esses dis positivos e, em caso afirma tivo, reforçará as sanções ao regime. Além disso, houve ataques em outras partes do país, que deixaram centenas de cidades sem energia. Um deles foi em Mikolaiv, onde um projétil incendiou vários depósitos de óleo de giras sol. Por seu lado, o Gabinete do Procurador da Criança da Ucrânia informou que pelo menos 423 crianças mor reram como resultado da guerra e outras 810 ficaram feridas.

Caixa e Sebrae criam programa de estímulo ao empreendedorismo feminino

Banco tem R$ 1 bilhão em crédito para microempreendedoras individuais

A Caixa e o Serviço Brasilei ro de Apoio às Micro e Pe quenas Empresas (Sebrae) apresentaram hoje (17) uma nova iniciativa conjunta para estimular o empreendedoris mo feminino. A ação Caixa Pra Elas Empreendedoras é uma vertente do programa Caixa Pra Elas, implementado no início de agosto para oferecer às mulheres orientações a re speito de educação financei ra, empreendedorismo e so bre como prevenir a violência de gênero.

Segundo a presidente do banco, Daniella Marques, a proposta é oferecer ca pacitação e crédito facil itado para que mulheres

regularizem uma ativi dade econômica informal que já desempenham e para aquelas que son ham começar seu próprio negócio. “A gente vai apoiar a realização deste sonho. E a primeira etapa é a formal ização [da atividade]”, disse Daniella, na entrevista co letiva em que apresentou detalhes da iniciativa.

De acordo com Daniella, até 19 de novembro, Dia Mun dial do Empreendedorismo Feminino, a Caixa vai dis ponibilizar R$ 1 bilhão em crédito para mulheres que queiram se registrar como microempreendedoras in dividuais (MEIs).

Para acessar o crédito, tanto quem ainda não empreende quanto quem já está en quadrada na condição de MEI e precisa de apoio para incrementar seu negócio, será encaminhada proposta para cursos de capacitação realizados de graça e remot amente (online) pelo Sebrae.

Para atender as especifici dades das interessadas, a Caixa vai oferecer três difer entes linhas de crédito, com produtos e soluções voltadas às diferentes necessidades de investimentos. “A gente quer oferecer oportunidade para estas mulheres porque, muitas vezes, elas têm von tade, mas não têm recursos

para abrir um negócio; para fazer um curso e se capacitar ou para comprar mercado rias”, acrescentou Daniella. Pesquisas do próprio banco revelam que a maioria das empreendedoras a que a ini ciativa se destina necessita de acesso a crédito para ad quirir mercadorias e serviços para melhorar os negócios. “É a vendedora de pipoca, que quer trocar o pneu da carrocinha, a pessoa que quer comprar uma bicicleta para fazer entregas”, disse a presidente da Caixa. Todas as informações para acesso ao Caixa Para Elas Empreendedoras estão dis poníveis na página do banco.

Festival de cinema dá aos habitantes de Gaza acesso raro a filmes

Os cinéfilos da Faixa de Gaza, que por décadas foram priva dos de ir ao cinema devido à destruição dos locais durante os tumultos na região, estão desfrutando de uma rara chance de ver uma série de filmes na telona.

O cinema já floresceu em Gaza, com o público se aglomerando para ver filmes árabes, ociden tais e asiáticos, mas as salas de cinema foram incendiadas na Primeira Intifada em 1987 e depois destruídas novamente em 1996 durante outra onda de violência interna.

Desde então, os habitantes de Gaza tiveram que confiar na televisão e nos serviços de streaming online, e a chance de ver filmes na telona oferece um presente raro para as pes soas que vivem sob um blo queio fronteiriço imposto pe los vizinhos Israel e Egito.

O Red Carpet Human Rights Film Festival, que abriu na quinta-feira (13), está ex ibindo cerca de 40 filmes em um centro cultural re centemente renovado, cer ca de metade lidando com o conflito de décadas com Israel e o restante lidando com questões de direitos humanos em todo o mundo.

Embora os habitantes de Gaza possam ir a exibições de filmes que são realizadas de tempos em tempos em teatros e outros locais, uma lista tão completa de filmes é um deleite raro.

O gerente executivo do festi val, Montaser Al-Sabe, disse estar orgulhoso do evento em Gaza, mas que espera que os cinemas voltem a abrir. “Temos cinemas em Gaza que estão fechados, abraos”, disse ele. Cerca de 300 filmes de 60 países foram inscritos antes que os organizadores fizes sem sua seleção, que incluiu obras de quatro jovens cine astas locais que tiveram a rara oportunidade de mostrar seu trabalho ao público.

Todos os filmes tiveram que ser revisados antes da exibição pelas autoridades locais em Gaza, que é con trolada pelo grupo militante Hamas desde 2007.

Entre os filmes em exibição estava Eleven Days in May, codirigido pelo diretor de Gaza Mohammed Sawwaf e pelo diretor britânico Mi chael Winterbottom, que conta a história de 66 cri anças mortas na guerra de 11 dias entre Israel e militantes de Gaza em maio de 2021.

“Nós nos concentramos em suas belas memórias, suas piadas e seus sonhos”, dis se Sawwaf. “O cinema é um meio civilizado e importante para levar a voz das crianças e do povo de Gaza ao mundo.”

Mas para alguns, o festival será sobre o simples prazer de ir ao cinema e assistir a um filme com os entes queridos

MUNDO
Suspeita é de que gestores públicos estariam superestimando procedimentos de média e alta complexidade na área de saúde, com o intuito de receber maior volume de verbas federais e depois desviá-las Leonardo Ribeiro da CNN
Estado do Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Seu Jorge sofre ataques racistas durante show em Porto Alegre

Ocantor Seu Jorge, de 52 anos, sofreu ataques rac istas durante um show no clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, na noite da última sexta-feira (14), em virtude de discurso contra a re dução da maioridade penal e defesa de jovens negros de comunidades pobres. A informação foi dada pelo O Globo e confirmada pela re portagem.

O caso se tornou público por meio de denúncias de pessoas que estiveram pre sentes no evento via redes sociais. Um dos depoimen tos postados no Twitter diz era possível ouvir gritos de “vagabundo” e “safado” e ainda tiveram pessoas im itando macacos quando Seu Jorge retornou ao palco para finalizar a sua apresentação. Antes do encerramento do show, Seu Jorge convidou um jovem negro para tocar cavado no palco. O que teria causado os ataques racistas foi o discurso do artista con tra a redução da maioridade penal e os assassinatos de outros jovens negros de co munidades pobres.

A reportagem entrou em contato com a equipe de Seu Jorge para entender de

talhes do ocorrido e colher depoimento. Eles, no entan to, informaram que o cantor “não iria se manifestar sobre o ocorrido”.

Por nota, Paulo José Kolberg Bing, presidente do Grêmio Náutico União, informou a reportagem que a asso ciação repudia “qualquer ato de discriminação” e uma investigação interna foi ab erta para apurar o caso.

“O Grêmio Náutico União está apurando interna mente os fatos ocorridos em evento realizado no dia 14 de outubro, durante apresentação do cantor Seu Jorge. Se for comprovada a prática de ato racista, os envolvidos serão responsa bilizados. Afirmamos que o União, seguindo seu Estatu to e compromisso com asso ciados e sociedade, repudia qualquer tipo de discrimi nação.

Ressaltamos que Seu Jorge foi o artista escolhido para realizar show com a presença de associados e não-associados do Clube, considerando sua represent atividade na cultura nacion al e pelo reconhecimento internacional, e destacamos nosso respeito ao profis sional e ao seu trabalho”, diz o comunicado.

Segundo o artigo 140, pará

Internautas relataram o ocorrido nas redes sociais. Assessoria do cantor disse que não irá

Após ataques, arcebispo de SP diz que vermelho é cor de cardeais

Odilo Scherer ainda afirmou que Brasil vive ‘tempos estranhos’

Oarcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, foi alvo de ataques de bolsonar istas nas redes sociais após postar uma reflexão sobre se valia a pena brigar por questões políticas e fez uma série de postagens explican do os motivos da cor de sua batina.

Muitos religiosos católicos estão sendo acusados de usar a cor vermelha para apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Par tido dos Trabalhadores (PT), sem saber sobre a motivação do uso do tom na liturgia da Igreja Católica.

“Se alguém estranha minha roupa vermelha (perfil), sai ba que a cor dos cardeais é o vermelho (sangue), sim bolizando o amor à Igreja e prontidão ao martírio, se preciso for. Deus abençoe a

todos. Mas… ninguém ma chuque ninguém!”, escreveu em seu Twitter nesse domin go (19).

Dom Scherer ainda aprove itou para se manifestar so bre a atual situação do Brasil neste momento. “Tempos estranhos esses nossos! Conheço bastante a história. Às vezes, parece-me reviv er os tempos da ascensão ao poder dos regimes to talitários, especialmente o fascismo. É preciso ter muita calma e discernimento nesta hora”, postou ainda.

O arcebispo ainda pontua que é “a favor da família, contra o aborto e toda a violência contra a pessoa; não aprovo comunismo nem o fascismo; sou a favor da moral dos mandamentos de Deus”.

“Escrevi muitos artigos contra o aborto, colocando

claramente minha posição. Escrevo toda semana um artigo no Jornal O São Pau lo. Ver no Portal http://ar quisp.org desafio alguém encontrar pauta a favor do aborto! Envio muita men sagem p/Twitter. Alguém quer conhecer? Olhe lá. Para ser mais claro: pareceme reviver os tempos da ascensão do fascismo ao poder. E sabemos as conse quências…”, finalizou. Os ataques contra membros da Igreja Católica se inten sificaram desde a ida do at ual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no dia da padroeira, em 12 de out ubro. Grupos de apoiadores do mandatário chegaram a vaiar religiosos durante as orações. (com agência Ansa)

• Belford Roxo
Estado do Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2022 GAZETA RIO 5 NACIONAL

Durante o debate político na TV, na noite desse domingo (16), o presidente da Repú blica, Jair Bolsonaro, disse que Lula foi ao “Complexo do Salgueiro” (confundiu os nomes, Lula foi ao Complexo do Alemão), e que não hav ia “nenhum policial ao seu lado, só traficantes”.

Ocorre que Lula foi visitar o local a convite de lider

anças comunitárias, entre elas o próprio Renê Silva e a família da vereadora Ma rielle Franco, morta pela milícia - crime que ganhou repercussão mundial a par tir do Rio de Janeiro.

Tendo como exemplo mais recente a frase “pintou um clima” com as meninas venezuelanas “bonitas” em Brasília, Bolsonaro é genero so em dar tiro no próprio pé, o que não comove sua hor

da de seguidores, e com esta declaração não foi diferente. Não é preciso ter muito con hecimento antropológico para se chegar à conclusão de que 98% dos moradores de comunidades mais po bres (sem excluir os bairros mais ricos) são pessoas de bem que trabalham e dão um duro danado para se alimentar todos os dias. O presidente, que vive em suas bolha cercado por pastores

não é traficante’

com aviões particulares e relógios Rolex comprados com dinheiro dos dízimos dos fiéis mais pobres, além de rodeado por esticadas socialites do terceiro time do Agronegócio, finge que não sabe.

Lula rebateu o presiden te enfaticamente dizendo que foi recebido por “gente de bem” no Complexo do Alemão, e que Bolsonaro se engana ao achar que os ban

didos estão apenas em lo cais pobres; Lula aproveitou a oportunidade e lembrou ao presidente o caso do mili ciano vizinho de Bolsonaro no condomínio Vivendas da Barra (RJ), que foi preso acu sado de matar a vereado ra Marielle, e que também mantinha guardadas em casa centenas de peças para montar armas - fuzis em sua maioria - que seriam comer cializadas no submundo do

crime - disseram à época os investigadores.

Renê Silva escreveu no Twit ter, ainda na noite desse do mingo, que “Bolsonaro não gosta de pobre, favelado não é bandido”, no que foi segui do por milhares de pessoas, entre elas, muitos famosos e até o prefeito Eduardo Paes.

Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.

Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 / (21) 3589 5288 WhatsApp 21) 96454 7288 ns agram com/cursogh Coleg oeCu soGHF www cu soghf com Rua Hercí ia n 1299 Vi a Emil Mesquita RJ (10 t d E t çã d M q Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especial zados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Salmos 91:1-16 CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1
‘Favelado
Com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais, o jornalista Renê Silva, do jornal ‘Voz das Comunidades’, contestou fala do presidente da República, no debate desse domingo, que criticou visita de Lula ao complexo de favelas no Rio de Janeiro. O caso vem ganhando muita repercussão nas redes sociais.
Líder comunitário do Complexo do Alemão rebate Bolsonaro:
Estado do Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE

Estado do Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2022

‘Paloma’, de Marcelo Gomes, foi o grande vencedor do Festival do Rio

OFestival do Rio costuma se definir, e com razão, como “o maior festival da América Latina”. De fato, desde sua criação, já exibiu cerca de 7 mil longas-metra gens, incluindo obras premi adas em grandes festivais internacionais como Berlim, Cannes, Veneza, Toronto, entre outros. É sem dúvida um evento que, além de for mar plateias, dá um grande destaque para o cinema bra sileiro incluindo a compet itiva Première Brasil. E esta edição de retomada, após anos difíceis devido à pan demia, não foi diferente. Nesta 24ª edição, o festival colocou no ar uma ótima programação. Na seleção internacional trouxe film es de nomes consagrados no cenário cinematográfico mundial, como Abel Ferrara, Sergey Loznitsa, François Ozon, Paul Schrader, Amos Gitai entre muitos outros.

O mesmo ocorreu na se leção nacional, inclusive com ótimos filmes que estavam represados pela pandemia e vieram à tona no Festival.

As sessões da Première Brasil (Especial Clássicos) foram memoráveis com apresentação de dois filmes antológicos do Cinema Bra sileiro, ambos completando 60 anos de produção: “As salto ao trem pagador”, de Roberto Farias e “O pagador de promessas”, de Anselmo Duarte, que detém o título de única obra brasileira pre miada com a Palma de Ouro em Cannes.

O festival também prestou tributo aos que partiram, como foi o caso do cineasta Breno Silveira, que faleceu em maio último aos 58 anos.

A homenagem constou de uma sessão ao ar livre, na praia de Copacabana, de “2 filhos de Francisco”, um de seus filmes mais cultuados.

Em resumo, foi uma edição primorosa e que certamente ficará na lembrança dos fãs do festival, que completou 24 anos de qualidade, entretenimento e alegria para os espectadores e no qual a magia e o encanta mento do cinema estiveram o tempo todo presentes.

PRINCIPAIS

PRÊMIOS– PREMIÈRE BRASIL

Melhor Longa-Metragem de ficção: “Paloma”, de Marcelo Gomes Melhor Longa-Metragem de doc umentário: “Exu e o universo”, de Thiago Zanato Melhor Curta: “Escasso”, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meire lles

Prêmio Especial do Júri: “Mato seco em chamas”, de Adirley Que

Jardim Botânico do Rio comemora 200 anos de ciência da flora no país

Exposição será aberta hoje no Museu do Meio Ambiente

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que começou ontem (17). Uma exposição gratuita no Museu do Meio Ambiente, com instrumentos científicos, materiais intera

tivos e fotos, será a porta de entrada da programação da semana, que se estenderá até domingo (23). Serão apresentados mar cos históricos da pesquisa

irós e Joana Pimenta

Melhor Direção de Ficção: Julia Murat, por “Regra 34”

Melhor Direção de Documentário: Juliana Vicente, por “Diálogos com Ruth de Souza”

Melhor Atriz: Kika Sena, por “Pal oma”

Melhor Ator: Dario Grandinetti, por “Bem-vinda, Violeta” Melhor Atriz Coadjuvante: Aline

Marta, por “Carvão”

Melhor Ator Coadjuvante: Timo thy Wilson, por “Fogaréu” Melhor Roteiro: Carolina Marcow icz, por “Carvão”

Melhor Direção de Arte: Marines Mencio por “Carvão”

Melhor Montagem: Matheus Fari as, por “Propriedade”

Melhor Fotografia: Joana Pimenta, por “Mato seco em chamas”

NOVOS RUMOS

Melhor Longa-Metragem: “Três tigres tristes”, de Gustavo Vinagre

Prêmio Especial do Júri: “Maputo Nakuzandza”, de Ariadine Zampaulo

Melhor Curta: “Curupira e a máquina do destino”, de Janaina Wagner

Melhor Direção: Leonardo Martinelli, por “Fantasma neon”

sobre plantas no país, as expedições científicas e a atuação de mulheres na botânica, como a de Maria Bandeira, a primeira de que se tem notícia no Jardim Botânico do Rio. Nascida em 1902, a cientista viveu e se destacou em uma época em que as mulheres tinham difi culdades em seguir carreiras que eram tradicionalmente destinadas aos homens.

Além disso, o público poderá participar de mais de 40 atividades, como oficinas de fotografia botânica com celulares e ecojardinagem, visita ao arboreto em realidade vir tual, visita guiada à coleção

de plantas medicinais do jardim e mesas redondas com pesquisadores da in stituição, que vão apre sentar o que há de mais atual nas pesquisas sobre biodiversidade.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado em 1808, é considerado por histori adores da ciência como a primeira instituição científi ca do país. Naquele ano, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, dom João criou o Real Horto, mais tarde Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para acli matar espécies e produzir sementes e mudas para a produção agrícola, espe

ciarias e ornamentação.

Na edição de 2022, a 19ª Se mana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema o Bicentenário da Independên cia: 200 anos de ciência, tec nologia e inovação no Brasil. O evento ocorre desde 2004 e promove, em todo o país, atividades gratuitas, aber tas à comunidade tanto no formato presencial quanto online. O tema proposto na edição deste ano busca uma reflexão “sobre o processo histórico da Independência do Brasil na construção e desenvolvimento da nação brasileira”.

Filme ganhou os prêmios de melhor longa de ficção e de melhor atriz para Kika Sena OJardim Botânico do Rio de Janei ro vai celebrar 200 anos de ciência da flo ra no Brasil, durante a 19 ª Excelente programação e exibição de clássicos do cinema brasileiro
Estado do Rio de Janeiro, 18 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

Esportes

Instrutor de surfe dedica parte do tempo para ensinar o esporte a crianças com deficiência e especiais

Oinstrutor de surfe Hiego Rodrigo Gomes Pasquali, de 39 anos, concilia as aulas particulares que min istra com um projeto social, que desenvolve na escola dele, com o objetivo de en sinar o esporte e melhorar o desempenho e o desen volvimento de crianças com deficiência ou portadoras de necessidades especiais, em Itanhaém, no litoral de São Paulo.

Ao g1, Pasquali explicou que abriu a escola particular de surfe, mas que sempre teve vontade de aliar o trabalho a alguma causa social, e a par tir disso, surgiu o ‘Projeto Surfar’. “Hoje, tenho alguns alunos autistas, com sín drome de Down, e o Arthur zinho, que tem amputação”. Segundo ele, muitas pessoas o ajudam, e algumas empre sas apoiam o projeto social.

É o caso do Arthur, que con seguiu, por meio da escol inha, um convênio anual de prótese aquática, e outra para uso na rotina normal.

Método de ensino

Para se especializar, o instru tor de surfe está cursando ed ucação física. Ele explica que as aulas tradicionais são real izadas na Praia do Sibratel, e que as aulas com simulador são realizadas na pista de pat inação na Praia do Sonho.

“O surfe skate, ou simulador de surfe, foi inventado para quando o mar não tiver onda, e a pessoa quer simu lar o surfe. É um skate que tem a parte da frente solta, você consegue efetuar todo o movimento que seria feito na água no asfalto”, diz. “O equipamento, que a es cola conseguiu graças ao patrocínio de uma empresa de simuladores, é usado com

alunos iniciantes, para que eles aprendam a se movi mentar antes de irem com a prancha ao mar. “Para os alunos que têm dificul dades, o simulador de surfe

fica mais fácil de ensinar o movimento do que dentro da água. O aluno aprende do modo correto”. Segundo o instrutor, muitos iniciantes não têm equilíbrio

na prancha, e o surfe skate ajuda a adquirir isso, além de força, que também é algo importante na prática do es porte. “É um surfe no asfalto, que a gente consegue usar

para passar técnica, corri gir, fortalecer articulações e movimentação. O surfe skate está ajudando muito na par te de coordenação motora e desenvolvimento”.

Vôlei e judô viram o jogo após a Olimpíada com boas campanhas nos Mundiais

CBF

indica

presidente de federação a cargo em conselho do governo Bolsonaro

Opresidente da Feder ação Baiana de Fute bol, Ricardo Lima, é o novo representante da CBF no Conselho Nacional do Esporte. O órgão, que tem como objetivo asses sorar o governo nas políti cas desportivas, é vinculado hoje ao Ministério da Ci dadania, já que o presidente Jair Bolsonaro (PL) acabou com o Ministério do Es porte ao assumir em janeiro de 2019.

Lima é próximo ao pres idente da confederação brasileira, Ednaldo Rodri gues, a quem sucedeu no comando da federação da Bahia. Rodrigues deix ou o cargo na entidade estadual, que ocupou por 18 anos, em 2019, quando assumiu uma das vice-presidências da CBF, e Lima, que também é con cunhado de Ednaldo, foi eleito. O cargo no consel ho do governo federal não é remunerado.

Lima foi oficializado como representante da CBF em

13 de outubro, data em que a portaria assinada por Ronaldo Bento, minis tro da Cidadania, foi pub licada no Diário Oficial. Mas já havia participado de uma reunião, dia 21 de setembro, em nome da confederação como convi dado. O membro anterior da CBF no Conselho era Eduardo Zebini, ex-diretor de mídia que deixou a en tidade em março.

O suplente de Lima no Conselho é outro presi dente de federação próx imo a Ednaldo: Gustavo Vieira, do Espírito Santo.

O Conselho Nacional do Esporte é formado por representantes do gov erno federal, da CBF, do COB (Comitê Olímpico do Brasil), do CPB (Comitê Paralímpico), dos atletas, das secretarias de esporte dos governos estaduais e municipais, dos clubes sociais, de dirigentes do desporto, do esporte uni versitário, entre outros.

Em um tempo não muito distante, em que o Bra sil ia aos Jogos Olímpi cos para disputar medalha de fato em não mais do que 10 modalidades, judô e vôlei ganharam o rótulo de “car ros-chefes” do país no quad ro de medalhas. Esse cenário mudou em Tóquio-2020, exatamente quando o Brasil deu o passo mais firme rumo ao posto de potência olímpica. O vôlei fracassou, ganhando uma úni ca medalha, de prata, com a seleção feminina, e o judô se contentou com dois bronzes, o que acabou sendo muito di ante da baixa expectativa. Pouco mais de um ano de pois, as duas modalidades deram a volta por cima. No Mundial recém-encerrado no Uzbequistão, o judô bra sileiro ganhou quatro medal has, sendo duas de ouro, e terminou em segundo no quadro de medalhas. E, como escreveu o colega Guilherme Costa, ainda ficou um gostin ho de quero mais.

No vôlei, a prata no Mun dial Feminino foi a quinta medalha só nas grandes competições deste ano. A seleção masculina havia sido bronze e, no Mundial de Vôlei de Praia, o Brasil fez um ouro, uma prata e um bronze. E só não gan hou mais medalhas porque as duplas nacionais fizeram diversos confrontos elimi natórios entre si. Somando o que fizeram judô e vôlei, o Brasil faturou três medalhas de ouro, três de prata e três de bronze em Mundiais. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, uma campanha assim valeria o 26º lugar. Isso só com duas modalidades.

E a impressão que fica é que os resultados não foram de ocasião. No judô, não é segredo que Rafaela Sil va e Mayra Aguiar estão há anos entre as melhores do mundo. Mas os títulos delas vieram de forma incon testável. Juntas, somaram seis ippons, três vitórias por

wazari e só uma por desclas sificação da rival.

Daniel Cargnin, bronze em Tóquio, subiu de categoria, fez campanha brilhante, e terminou com bronze no seu primeiro Mundial entre os at letas de até 73 kg. E Bia Sou za, que já vinha de um bronze no Mundial passado, chegou à prata derrotando a japone sa que chegou ao torneio como favorita e a quatro vez es medalhista olímpica Idalys Ortiz, de Cuba.

E a campanha claramente poderia ter sido melhor, não fosse o “azar” no sorteio — motivado também porque os brasileiros não tinham bom ranking. Marcelo Gomes (90kg), por exemplo, chegou a vencer o vice-campeão olímpico com ippon. Willian Lima perdeu nos detalhes para o japonês que viria a ser prata. Além dele, mais cinco brasileiros caíram para atle tas que seriam medalhistas.

Os judocas brasileiros fiz eram 48 lutas no Mundial e venceram 31. Consider

ando toda a competição, só o Japão, maior potência do judô, disparado, venceu mais, segundo levantamento do já citado Guilherme Costa. Sinal de que as profundas mudanças na comissão téc nica da seleção brasileira deram resultado. Ainda no fim do ano passado, a CBJ contratou Kiko Pereira, An drea Berti e Sarah Menezes como técnicos da seleção, e, depois, Marcelo Theotô nio assumiu o lugar de Ney Wilson como gerente de alto rendimento.

No vôlei, a seleção masculi na só perdeu um jogo, nos detalhes, para a fortíssima Polônia, na casa deles, e com o importante desfalque de Lucarelli no último set. E a feminina fez campanha bril hante até a final, com direito a duas vitórias sobre a Itália e uma virada épica contra o Japão. Uma pena que, na de cisão, não tenha conseguido se sobressair nos momentos mais difíceis diante da fortís sima Sérvia.

GAZETA RIO
Estado do Rio de Janeiro, 18 de Outubro de 2022 Ano XXV - nº 988 Hiego Rodrigo Gomes Pasquali, de 39 anos, concilia as aulas particulares com projeto social, que visa melhorar tanto o desempenho quanto o desenvolvimento dos alunos especiais.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Gazeta Rio - Edição de Terça 18 de Outubro de 2022 by GAZETA RIO ONLINE - Issuu