Jornal Gazeta Rio - Edição de Quinta-Feira 17 de Novembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 17 de Novembro de 2022. Ano XXV Nº 1009 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Caderno G AIB premia Tony Ramos, Felipe Neto, Fábio Porchat, Lázaro Ramos, Taís Araújo e outros Página 04 Página 04 Página 05 Página 06 Página 05 Página 03 Indústria cria soluções para descarbonização da economia, diz presidente da CNI Cartilha alerta consumidores para promoções na Black Friday Relatório do TCU apontará omissão e falta de transparência do governo Bolsonaro Xi Jinping confronta premiê do Canadá após suposto vazamento de reunião no G20 COP-27: Lula diz que Brasil está 'de volta' e cobra verba de países ricos Página 08 Brasil chora a morte de Isabel Salgado aos 62 Prefeitura inaugura escola na Pavuna com homenagem à cantora Beth Carvalho "Vamos trabalhar para acabar com a fome e a degradação das florestas", diz Lula “Além dos investimentos em processos de produção mais sustentáveis, a indústria brasileira tem sido uma importante prove dora de soluções para a descarbonização da economia” PAULO SILVA O JOGO QUE MUDOU A HISTÓRIA

Polícia prende 8 pessoas durante encontro neonazista

foram presos em flagrante. No local, agentes encontraram imagens do ex-ditador alemão Adolf Hitler e adesivos com suásticas

APolícia Civil de Santa Cata rina prendeu 8 homens que participavam de um encontro de neonazistas na man hã de segunda-feira,14, em São Pedro de Alcântara, na região metropolitana de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. De acordo com a Polícia civil, a re união ocorria anualmente em um sítio na zona rural da cidade. Ao chegar no local, os policiais pren deram em flagrante o grupo.

Entre os presos, dois já tinham an tecedentes criminais decorrentes de crimes de intolerância. A Deleg acia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Crimi nais (Deic), responsável pela coor denação da ação, informou que os suspeitos fazem parte de uma célu la neonazista e integram um grupo skinhead internacional.

No sítio, os agentes encontraram

imagens do ex-ditador alemão Ad olf Hitler, livros nazistas, bordados e adesivos com suásticas, entre outros símbolos supremacistas.

Os integrantes vieram do Paraná e do Rio Grande do Sul para se en

contrar com membros do grupo em Santa Catarina. Eles foram leva dos em flagrante pela prática dos crimes de associação criminosa e racismo. Os nomes dos presos não foram divulgados pela polícia.

PSOL aciona Ministério Público após exclusão de dados em computadores do Palácio do Planalto

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados acionou o Ministério Público para que tome "ações ime diatas" após a exclusão de dados de computadores do Palácio do Planal to após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais do úl timo dia 30 de outubro.

Em ofício encaminhado ao Procura dor-Geral da República, Augusto Aras;

ao Procurador Federal dos Direidos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena; e à Procuradora-chefe da Procuradoria da República no Distrito Federal, Anna Paula Coutinho de Barcelos Morei ra, deputadas e deputados do PSOL solicitam a investigação e apuração do episódio, que, segundo a bancada psolista, pode incluir crimes de re sponsabilidade.

Forças Armadas e o vexame nacional

Salvador

*André

Afirmações falsas, doc umentos sem provas, falas desastrosas. As sim foi a participação vexatória das Forças Armadas no processo eleitoral. Uma participação que jamais de veria ter ocorrido se considerar mos sua competência precípua prevista na Carta Constitucional no seu artigo 142 que diz: "As Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, destinam-se à defesa da pátria e à garantia dos poderes constitucionais".

De mesma forma indica que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão máximo da Justiça Eleitoral, exerce papel funda mental na construção e no ex ercício da democracia brasileira e suas principais competências estão fixadas pela Constituição Federal e pelo Código Eleito ral (Lei nº 4.737, de 15.7.1965), no "Art°.1 - Este código contém normas destinadas a assegu rar a organização e o exercício de direitos políticos precipua mente os de votar e ser votado.

Parágrafo Único - O Tribunal Superior Eleitoral expedirá in struções para sua fiel execução".

Desta forma, fica claro o desvio de finalidade, a instrumental ização e um evidente sequestro das Forças Armadas por grupos idealistas e extremistas capazes de transformá-la num elemento fomentador de um imaginário golpe, assim como ocorreu na

tentativa frustrada no episódio da invasão do Capitólio, sede do congresso estadunidense. De fato, no Brasil contem porâneo não há espaço nem condições para tal, todavia, era o que parecia permear na mente de seus idealizadores. Pior ainda foi o relatório exarado essa semana que não consegue apontar em um único parágrafo, a materialidade do fato que in dicaria contundentemente algu ma fraude nas urnas eletrônicas. O governo que se despede usou um dos mais importantes e credíveis órgãos da república no intuito de alimentar uma poten cial reação caso não fosse eleito. E agora (permitam-me o leitor o uso de trocadilho ou frase de efeito) "o tiro saiu pela culatra". No entanto, depreciativa partici pação que nos faz refletir sobre o real interesse de alguns dirigentes militares, que tiveram voz e que agora se calam assim como seu presidente, perante as impossib ilidades que lhe serão impostas. Novos tempos que se aproxi mam, mas que nos fazem pensar sobre a repetição destes atos, com a certeza que para que ocor ram novamente, dependerão única, exclusivamente e tão so mente de nós, por meio do voto (quer queiram ou não), direto, secreto, universal e depositado em Urnas Eletrônicas.

Gilmar compara bolsonaristas em quartéis a torcedores derrotados no futebol

'São manifestações de pessoas que se revelam inconformadas com o resultado eleitoral', afirma o ministro do STF

Oministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tri bunal Federal), disse na quarta-feira (16) que a per sistência de manifestantes em atos antidemocráticos, que in cluem acampamentos na frente de quartéis contestando o re sultado das eleições, é com parável ao comportamento de torcedores quando seus times de futebol são derrotados.

“São manifestações de pessoas que se revelam inconformadas

com o resultado eleitoral. Isso ac ontece com os times de futebol, depois de um eventual resultado não satisfatório”, disse em Lisboa.

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) cobram as Forças Armadas para que pro movam um golpe que impeça a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Bol sonaro teve uma inédita der rota para um presidente que disputava a reeleição no país.

GAZETA RIO
• Santa Catarina
* André Salvador é sociólogo e presidente da Rede Sustentabili dade Niterói Suspeitos
Polícia Civil/Divulgação
No local, agentes encontraram imagens do ex-ditador alemão Adolf Hitler e adesivos com suásticas. Foto: Polícia Civil/Divulgação
Fundado em 1997 Rio de
17 de novembro de 2022 - Ano XXV - nº 1009
Presidente
Editor
Avelar Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Janeiro,
Diretor
Jorge Bernardes
Horácio

COP-27: Lula diz que Brasil está 'de volta' e cobra verba de países ricos

Presidente eleito fala em espaço das Nações Unidas e cumpre na conferência ambiental sua primeira agenda no exterior após as eleições

bioma.

ENVIADOS ESPECIAIS

A SHARM EL-SHEIKO presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na tarde desta quarta-feira, 16, que o "Brasil está de volta" ao debate climático global, falou no desafio de enfren tar o aquecimento global em meio a múltiplas crises e destacou que "não existem dois planetas Terra". Em pro nunciamento na área da Or ganização das Nações (ONU) da Cúpula do Clima (COP-27), em Sharm el-Sheik, no Egi to, ele também cobrou mais ajuda financeira dos países desenvolvidos às nações vul neráveis no campo ambiental. "Não haverá futuro enquan to estivermos cavando um poço sem fundo entre ricos e pobres", disse Lula, que lembrou do compromisso fir mado pelos países ricos em 2009, de oferecer US$ 100 bilhões anuais para que as nações mais pobres enfren tassem os efeitos da crise climática. "Esse compromis so nem foi nem está sendo cumprido", criticou. O mode lo e as cifras para oferta dess es recursos é considerado um tema-chave da COP no Egito, mas enfrenta dificuldades de avançar diante das restrições econômicas e de negociação impostas pela pandemia e pela Guerra na Ucrânia.

É a segunda fala pública do petista na conferência, que participa de primeira agenda no exterior após o resultado das eleições. "O combate à mudança climáti ca terá o mais alto perfil na estrutura do próximo gov erno", destacou, repetindo a promessa de zerar o des matamento na Amazônia. Mais cedo, Lula disse em outro espaço da COP que pretende tirar o Brasil do isolamento e vai pedir à ONU para que a conferência de 2025 seja realizada em alguma cidade que tenha o

Com fortes críticas à gestão de Jair Bolsonaro, quando a floresta sofreu com uma escalada na devastação. Ele disse que serão recriadas e reforçadas as estruturas para combater os crimes ambientais, destacou o pro tagonismo dos indígenas na defesa do bioma e salientou o compromisso de criar um novo ministério, o dos Povos Originários. "É possível gerar mais riqueza sem piorar a mudança climática."

No discurso, Lula também destacou efeitos devastado res de eventos climáticos ex tremos na Europa, na África, na Ásia e nos Estados, além de falar sobre a seca histórica que o Brasil enfrentou em 2020 e no ano passado. Ele também destacou o desafio de avançar na pauta ambiental enquanto o planeta sofre com múltiplas crise, como a do risco de um conflito nuclear, de abastec imento e de energia, da bio diversidade e o aumento dos desníveis sociais.

O presidente eleito também falou sobre a importância de reativar o Fundo Amazônia, após a paralisação do pro grama durante a gestão Bol sonaro. Alemanha e Norue ga, as principais doadoras do Fundo, sinalizaram que vão retomar doações após o resultado apontar o pe tista como o vitorioso nas eleições. "Estamos abertos à cooperação internacion al", disse Lula, em discurso antagônico ao de Bolsonaro, que critica a interferência estrangeira em assuntos li gados à Amazônia. Lula disse também que, quando o Brasil presidir o G-20 (grupo das 20 economias mais ricas) a par tir de 2024, a agenda climáti ca será uma prioridade. Por outro lado, na tônica dos discursos da política Sul-Sul que Lula assumiu em seus dois primeiros mandatos (2003-2010), Lula cobrou uma reforma do Conselho de Segurança da ONU, criticou a prevalência de países gan

hadores da Segunda Guerra Mundial no órgão e falou em criar uma governança global. Em outra mensagem à comunidade internacional, disse que vai honrar o com promisso firmado pelo Brasil com Indonésia e Congo para a proteção da cobertura vegetal, iniciativa que ficou conhecida como a "Opep das florestas".

Lula também fez uma si nalização ao setor produti vo. "O agronegócio será alia do estratégico na busca de uma agricultura regenerati va e sustentável", afirmou. Segundo o presidente elei to, não é preciso desmatar nenhum "metro de floresta" para garantir a geração de riquezas e a segurança ali mentar no mundo.

Às 11h (horário de Brasília), uma hora antes de o presiden te eleito iniciar seu segundo discurso do dia na COP, uma multidão lotava o auditório

Governo Lula não será 'gastador', mas é preciso garantir proteção social, diz Geraldo Alckmin

da ONU reservado para o bra sileiro. Acotovelados, brasilei ros e estrangeiros esperavam dentro e fora do local.

"O Brasil está de volta ao mundo", disse Lula na man hã desta quarta em evento no pavilhão dos governa dores amazônicos no even to. "Vamos trabalhar para acabar com a fome e a degradação das florestas", acrescentou ele, para uma plateia de mais de 300 pes soas e sob grande cobertura da imprensa internacional. A organização do evento foi obrigada a abrir mais um au ditório para comportar os pre sentes. Nessa outra sala para mais de 300 lugares o discurso de lula foi transmitido por um telão. No pavilhão, Lula foi sauda do com cânticos e aplausos de brasileiros e estrangeiros. Para atender à demanda de quem queria presenciar a primeira aparição pública internacional do presidente

eleito, o espaço da socie dade civil brasileira trans mitiu em tempo real o even to, a poucos metros do local. O pedido para que algum Es tado que abrigue a floresta seja a sede da conferência climática de 2025 foi feito pelo governador paraense, Helder Barbalho (MDB), líder do consórcio dos governa dores e autor do convite para que o petista participasse do evento. Lula disse que vai in dicar o Pará ou o Amazonas para receber a cúpula.

Na terça-feira, 15, o presi dente eleito também partic ipou de encontros fechados com o enviado especial para o clima do governo america no, John Kerry, e com o alto representante chinês para o clima, Xie Zhen Hua.

Há expectativa para que Lula anuncie o nome do novo ministro do Meio Ambiente entre esta hoje e quinta, 17, quando também cumpre

agendas no fórum climático global. Entre os cotados para assumir a pasta do Meio Ambiente estão a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP) e o senador Ran dolfe Rodrigues (Rede-AP), que estão na comitiva de Lula na conferência.

Também estão na COP dois cotados para assumir o novo Ministério dos Povos Orig inários, promessa do petista durante a campanha: a dep utada federal eleita Sônia Guajajara (PSOL-SP) e a dep utada federal Joênia Wapi chana (Rede-RR).

Questionado pela manhã sobre o possível anúncio de nomes para o governo, Randolfe afirma que isso não deve ocorrer tão cedo.

"Esse é um processo que está sendo feito no Brasil. o presidente já disse que os anúncios devem ser feitos só quando voltar ao País", afir mou o parlamentar.

cioeconômica — e, do outro, o funcionamento do Estado, não pode parar obras", de clarou Alckmin.

Ovice-presidente elei to Geraldo Alckmin afirmou nesta quar ta-feira (16) que o governo do presidente eleito Luiz In ácio Lula da Silva não será "gastador", mas que é pre ciso garantir a rede de pro teção social.

Alckmin deu a declaração ao conceder uma entrevista coletiva em Brasília após ter anunciado novos nomes que passarão a integrar a equipe de transição de governo (leia detalhes mais abaixo).

"O presidente Lula, se a gente pegar os seus dois mandatos, a marca foi a re sponsabilidade fiscal. Não vai ser governo gastador. Agora, você precisa ter o mínimo para poder, de um lado, garantir a rede de pro teção social — ainda mais neste momento de crise so

Na sequência, o vice-pres idente eleito afirmou que não há recursos no Orça mento de 2023 para garantir a continuidade de obras em andamento e que é preciso haver verba para investi mentos, área considera da por ele "importante na retomada do crescimento econômico".

As declarações de Alckmin acontecem em meio à ten tativa do governo eleito de aprovar no Congresso Na cional uma proposta que, entre outros pontos, autor iza os recursos do Auxílio Brasil (que deverá voltar a chamar Bolsa Família) a fi carem fora do teto de gas tos.

Novos nomes da transição Coordenador da equipe de transição, Geraldo Alckmin

anunciou nesta quarta-feira diversos nomes que vão in tegrar o grupo.

Entre os nomes anunciados nesta quarta estão os de governadores, deputados, senadores, ex-ministros, ex-parlamentares, especial istas em diversas áreas e lid eranças indígenas.

Foram anunciados, por ex emplo: Marina Silva, Izabella Teixeria, Flávio Dino, Camilo Santana, Helder Barbalho, Paulo Câmara, Randolfe Rodrigues, Omar Aziz, Neri Geller, Kátia Abreu, Helena Chagas, Miguel Rossetto, Manuela d'Ávila, Hélio Doyle, André Janones, Tereza Cru vinel, Florestan Fernandes Junio, Sônia Guajajara, Aloy sio Nunes, Celso Amorim e Marcelo Freixo.

Vice-presidente eleito Geraldo Alckmin anuncia os nomes de mais integrantes da equipe de transição de governo — Foto: Alexandro Martello/g1
Guilherme Mazui e Alexandro Martello
Estado do Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
Emilio Sant'Anna e Clarice Couto

Cartilha alerta consumidores para promoções na Black Friday

Agentes da Autar quia de Proteção e Defesa do Con sumidor do Es tado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) vão mon itorar os preços dos produtos mais procurados pelos con sumidores para comparar com os valores praticados no dia da promoção Black Friday, que ocorre na última sexta-feira deste mês (25).

Para que os consumidores possam aproveitar a ocasião, o Procon-RJ preparou car tilha na qual são divulgadas orientações úteis para com pras em lojas físicas e online.

Os fornecedores, por sua vez, são alertados para que não descumpram o Código de Defesa do Consumidor na hora de fazer suas ofertas. Uma sugestão do Procon é que o consumidor saiba ex atamente o que quer com prar e faça pesquisa de mer cado sobre o valor médio do produto fora da época da promoção, já que o objetivo é conseguir adquiri-lo com desconto real. Na hora da compra, deve ser dada at enção ao custo do frete.

Para o fornecedor, o con selho é deixar sempre as informações claras e preci sas, para que o consumidor não tenha dúvidas quanto às informações básicas sobre preço, itens que compõem o produto, condições de troca, prazo de entrega, garantia contratual, entre outros da dos essenciais.

Economia

O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, destacou que a Black Friday é data muito importante para a econo mia. Trata-se, segundo afir mou, de evento especial em

que as empresas podem at ingir grande número de ven das e renovar os estoques, enquanto os consumidores, por outro lado, podem ad quirir produtos desejados ou contratar serviço com de scontos especiais. “Por isso, o evento precisa manter a credibilidade”, disse.

Com esse objetivo, advertiu que a publicidade deve obe decer o Código de Defesa do Consumidor, apresentando informações claras e que não induzam o comprador a erro.

A cartilha de orientação cria da pelo Procon vai contribuir com fornecedores e consum idores, afirmou o presidente.

A autarquia faz o monitora mento dos preços dos prin cipais produtos vendidos na data, “para garantir o suces so do evento e contribuir para a economia do estado”, acrescentou Coelho.

Cartilha

A cartilha destaca que as grandes estrelas da Black Friday são os preços baixos.

Mas nem sempre os con sumidores estão atentos a isso. Um alerta é que os preços devem ficar visíveis e afixados no produto, sem que haja necessidade de chamar um vendedor para informá-lo. Da mesma forma, o custo total a ser pago com financiamento deve estar ex posto de forma clara, com a quantidade e o valor das prestações, além dos juros praticados. As informações referentes a preço do pro duto e características valem também para a modalidade de código de barras.

Configuram infrações ao direito básico do consumi dor, também aplicáveis ao comércio eletrônico, utilizar

letras em tamanho ou cor que dificultem a percepção da informação; usar carac teres apagados, borrados ou rasurados; utilizar código que deixe o consumidor em dúvi da na hora da consulta; expor informações em ângulos que dificultem a percepção.

Em relação à garantia, o Procon-RJ esclarece que há três tipos. A garantia legal é estabelecida pelo Código de Defesa do Consumidor, independe de previsão em contrato e dá 30 dias para reclamações de produtos e serviços não duráveis, como alimentos, por exemplo, e de 90 dias para bens duráveis, como televisor ou máquina de lavar. A garantia contrat ual complementa a legal, é oferecida pelo fornecedor, de livre e espontânea von tade, e deve ser sempre por escrito. Se o fornece dor oferecer, por exemplo, garantia contratual de nove meses, o consumidor terá três meses de garantia legal mais os nove meses de con tratual, totalizando um ano.

O terceiro tipo é a garantia estendida que, na verdade, funciona como uma apólice de seguro. Em geral, ela é contratada à parte e ofere cida por outra empresa sem relação com o fabricante.

O Procon-RJ alertou que muitas lojas podem em butir o valor da garantia nos produtos. Caso algum for necedor realize essa práti ca, o consumidor deve de nunciá-lo à autarquia. No caso de peças de mostruário vendidas por um preço abaixo do praticado normalmente, as lojas devem informar clara mente o motivo da redução na nota de compra.

A partir da reclamação do consumidor, o fornecedor

tem 30 dias para resolver o problema. Ao fim desse pra zo, ele pode exigir a troca por produto da mesma espé cie, em perfeita condição de uso; a restituição imediata da quantia paga; ou o abatimen to proporcional do preço. Em relação à entrega de mercadorias, a loja é obriga da a informar a previsão de cumprimento do contrato. Quando ela descumpre o prazo que ela mesma deter minou, os consumidores de vem acionar a empresa por meio do Serviço de Atendi mento ao Consumidor (SAC).

Segurança

Quanto às compras pela in ternet, a recomendação do Procon-RJ é que os consu midores verifiquem a segu

rança do site, conferindo se o endereço usa o protocolo https e se é exibido um ícone no formato de um cadeado fechado. Clicando em cima da fechadura, deve aparecer o certificado de garantia do site. É importante pesqui sar na internet relatos de outros consumidores sobre a empresa e guardar todos os e-mails de confirmação do pedido, pagamento e qualquer outra comuni cação recebida da loja.

Caso o consumidor utilize o cartão de crédito para faz er o pagamento da compra, deve optar pelo cartão virtu al temporário, que vale para apenas para uma compra única pela internet. tOutras dicas como essas podem ser encontradas na cartilha Black Friday Legal.

Expectativas

A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico estima que a Black Friday movi mentará este ano em tor no de R$ 6,05 bilhões no comércio online nacional, com um total de 8,3 milhões de pedidos. Os artigos que lideram a preferência dos consumidores são eletrôni cos, telefonia, produtos de informática, eletrodomésti cos, eletroportáteis, moda, beleza e saúde.

Texto alterado às 15h16 para correção: a última sexta-fei ra deste mês é dia 25, e não 29, como foi publicado.

Indústria cria soluções para descarbonização da economia, diz presidente da CNI

Declaração de Robson Braga de Andrade ocorreu na abertura do Brazilian Industry Day, evento que acontece durante a COP27

Aindústria bra sileira tem de sempenhado um papel im portante na descarbonização da econo mia, disse Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na abertura do Brazilian Industry Day, na quarta-feira (16). O even to aconteceu durante a 27ª Conferência das Nações Uni das sobre Mudanças Climáti cas (COP27), no Egito.

“Além dos investimentos em processos de produção mais sustentáveis, a indústria bra sileira tem sido uma impor tante provedora de soluções para a descarbonização da economia”, declarou ele.

“A indústria brasileira,

que sempre desempenhou um papel relevante no de senvolvimento do país, é essencial para ampliar os investimentos em tecnolo gias limpas, criar soluções voltadas à consolidação de uma economia de baixo carbono e criar empregos de qualidade.”

Andrade citou, como ex emplo, o desenvolvimento de novas fontes de energia renovável e a produção de bioinsumos para a agro pecuária, capazes de re duzir as emissões de me tano no setor.

Durante o evento na COP27, Andrade saiu em defesa de um plano de desenvolvi mento sustentável, que re duza emissões de gases de efeito estufa e estimule o crescimento econômico do país. Para isso, disse se ba

sear em quatro pilares: tran sição energética, mercado de carbono, economia circu lar e conservação florestal. Na visão dele, a promoção da sustentabilidade na in dústria pode trazer van tagens competitivas para empresas, além de garan tir um lugar de destaque no Brasil em relação ao cenário internacional.

“Para incentivar a expansão dos investimentos em mod elos sustentáveis e promov er o pleno desenvolvimento da bioeconomia no país, é preciso aumentar a compet itividade da nossa indústria. Devemos, entre outras me didas, adotar uma política industrial moderna, que es timule a inovação e a pro dução de tecnologias socio ambientais”, disse Andrade.

Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na abertura do Brazilian Industry Day.
Estado do Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Prefeitura inaugura escola na Pavuna com homenagem à cantora Beth Carvalho

O EDI Beth Carvalho é a quarta unidade escolar entregue após a retomada do programa Fábrica de Escolas - Beth Santos/Prefeitura do Rio

Relatório do TCU apontará omissão e falta de transparência do governo Bolsonaro

Documento foi entregue esta quarta (16) ao vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, coordenador da transição de gover no. Ao todo, documento abrangerá avaliação em 29 áreas.

OTribunal de Contas da União (TCU) entre gará hoje quarta-feira (16) à transição de governo um relatório no qual, en tre outros pontos, apontará omissão e falta de transpar ência do governo Jair Bolson aro na área da Saúde.

O documento será entregue pelo presidente em exercício do TCU, Bruno Dantas, ao vice-presidente eleito Geral do Alckmin, coordenador da transição de governo.

A entrega do relatório será as 16:30hs, na sede do Centro do Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, onde fun ciona a transição. Ao todo, o documento abrange 29 áreas.

Após o resultado das eleições, o TCU anunciou a criação de um comitê para acompanhar a transição de governo.

Conforme noticiou a col unista do g1 Andréia Sadi, Alckmin pediu ao tribunal relatórios com dados e in formações que podem as sessorar a transição na dis cussão de futuras políticas públicas do país.

Além da Saúde, o TCU en controu riscos em áreas como educação, transporte, benefício assistencial, con tratação pública, segurança cibernética, obras parali sadas, políticas públicas de inovação, qualidade e trans parência dos dados governa mentais informatizados.

Trecho sobre a Saúde Foi apurado que, no trecho sobre a Saúde, os técnicos do TCU concluíram que, no governo Bolsonaro, o Ministério da Economia editou normas infralegais que restringiram o uso de importantes ferramentas

tecnológicas (como a Plata forma +Brasil e o Compras Net), deixando de fora qualquer monitoramento e avaliação das transferên cias obrigatórias.

Essas transferências con stituem a maior parte dos repasses federais nas áre as de saúde.

"A omissão do Poder Ex ecutivo em adotar as fer ramentas tecnológicas disponíveis para monito rar a aplicação dos recur sos federais, repassados a título de transferência obrigatória, ensejou a ex pedição de recomendação para adoção de medidas visando a garantir a ras treabilidade, a comparabi lidade e a publicidade dos dados decorrentes da efe tiva aplicação dos recursos de natureza federal, com a necessária identificação do credor final", disse uma fonte envolvida na elabo ração do parecer.

O TCU também cobrou a regulamentação da Lei Com plementar 141/2012 para garantir, nos sistemas cen tralizados mantidos pela União, formas de comparar e rastrear a aplicação dos re cursos federais da Saúde.

Além disso, os técnicos apontam ainda que há fal has de transparência nas informações sobre insumos estratégicos de saúde.

O TCU está apurando suspeitas de irregularidades no Ministério da Saúde. Técnicos relataram a falta de transparência sobre in sumos estratégicos.

A Corte também apura, a partir de uma representação recebida pelo tribunal, a sus peita de que o ministério ampliou o sigilo sobre os pro dutos que mantém em seus estoques, limitando o conhe cimento da sua real situação.

Oprefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Edu cação, Renan Ferreirinha, a secretária municipal de In fraestrutura, Jessick Trairi, e o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro, inaugur aram o Espaço de Desen volvimento Infantil (EDI) Beth Carvalho, na Pavuna, nesta quarta-feira (16/11).

A obra teve um investimen to de R$ 15,5 milhões e é a quarta unidade de ensino entregue aos cariocas após a retomada do programa Fábrica de Escolas.

– A primeira vez que con versei com a Beth Carvalho foi em 2009 e a partir dali tive a chance de ter uma relação especial com ela. Tem um lado da Beth, que nunca se dissociou do lado cantora dela, que era a par ticipação política. Ela sem pre foi uma pessoa preocu pada com os mais pobres e uma grande paixão da Beth era o projeto de ensino em tempo integral do Leonel Brizola e do Darcy Ribeiro. Ela era apaixonada pela educação. Criamos o pro grama Fábrica de Escolas justamente para levar o ensino em tempo integral

e que as crianças fiquem mais tempo na escola –afirmou Eduardo Paes.

A nova unidade é formada por 12 salas, sendo quat ro berçários e oito salas de atividades, além de fraldário, lactário, solar ium, parquinho, cozinha e refeitório. Além de área administrativa, depósitos e atende a todas as nor mas de acessibilidade. Cli matizados, os ambientes pedagógicos foram ergui dos com materiais térmi cos e acústicos.

– Essa é uma inauguração muito especial para todos aqui, da Pavuna. São mais de 300 crianças beneficia das no segmento da edu cação infantil. Essa região necessita muito desse at endimento. É mais uma escola de ponta, seguindo o modelo da nossa escola do amanhã e em parceria com a Rio-Urbe e com a Secretaria de Infraestrutu ra. E também uma home nagem à eterna Beth Car valho, que tanto alegrou o povo brasileiro e agora fica marcada em uma unidade escolar do Rio de Janeiro –disse Renan Ferreirinha. Essa é a quarta unidade de

ensino inaugurada pelo pro grama Fábrica de Escolas da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), em parceria com a Secretaria de Educação, só neste ano. Em março, o Ginásio Exper imental Tecnológico (GET) Elza Soares, o primeiro da cidade do Rio, foi inaugu rado no campus do Rocha.

Em outubro, foi a vez do EDI Jornalista Jorge Bastos Moreno, localizado no mes mo campus do Rocha, além da recente reinauguração da Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca, outro GET, em Madureira.

Idealizado nas gestões anteriores do prefeito Eduardo Paes, o progra ma Fábrica de Escolas foi responsável pela con strução e reconstrução de mais de 100 unidades escolares no Rio, como Espaços de Desenvolvi mento Infantil e escolas de ensino fundamental I e II.

A previsão é que, até 2024, a cidade ganhe 23 escolas, entre novas unidades e uni dades reconstruídas, sendo 19 oriundas do programa e quatro escolas olímpicas, com obras em andamento, com a utilização de mate

Beth Carvalho

Elizabeth Santos Leal de Carvalho nasceu no Rio, em 5 de maio de 1946, na Gamboa. Lançou o primei ro LP em 1969 com o nome de seu grande sucesso, “Andança”, canção que conquistou o terceiro lugar no Festival Internac ional da Canção (FIC).

A partir de 1973, Beth Car valho passou a lançar um disco por ano e empla cou vários sucessos como “1.800 Colinas”, “Saco de Feijão”, “Olho por Olho”, “Coisinha do Pai”, “Firme e Forte” e “Vou Festejar”. Também gravou com posições de Cartola, como “As rosas não falam”, e “Folhas Secas”, de Nelson Cavaquinho.

A Madrinha do Samba, mangueirense de coração, morreu em 2019, aos 72 anos de idade, em função de infecção generalizada.

Casos de covid-19 no Rio de janeiro aumentam 430% em uma semana

Entre a primeira e a se gunda semanas de no vembro, o estado do Rio de Janeiro apresentou aumento expressivo nos casos confirmados de cov id-19, passando de 4.368 na semana epidemiológica 44 (de 30 de outubro a 5 de novembro) para 18.799 na semana 45 (entre 6 e 12 de novembro). Isso representa um aumento de 430%.

As informações foram con firmadas hoje (16) pela Sec retaria de Estado de Saúde (SES). Segundo o órgão, a

taxa de positividade dos testes diagnósticos também subiu no mesmo período, com os de antígeno passan do de 25% para 32% e os ex ames de RT-PCR subindo de 18% para 30%.

Os atendimentos de casos de síndrome gripal nas Un idades de Pronto Atendi mento (UPAs) passaram de 573 para 693. O aumento foi de 21%. Já as solicitações de leitos para tratamento da covid-19 passaram de 28 UTIs e 23 enfermarias para 37 UTIs e 46 enfermarias

da semana 44 para a 45. A média de atendimentos sal tou de sete para 12 por dia.

Segundo a SES, a média de solicitações ainda está bem abaixo do verificado nos momentos mais graves da pandemia no estado.

“Na última onda causada pela variante Ômicron em janeiro e fevereiro deste ano, a média diária de solic itações de leitos chegou a 177, incluindo enfermaria e UTI. E no pico da onda cau sada pela variante Gama, em março de 2021, essa média

diária chegou a 422 solic itações”, informou a SES. Segundo os dados do Mon itoraCovid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fioruz), a média móvel de sete dias para o registro de casos no estado do Rio de Janeiro saltou de 650 no dia 7 de novembro para 2.658 no dia 11. Os óbitos não acompan ham a alta, com uma média móvel abaixo de quatro mortes por dia desde o dia primeiro de novembro.

riais da desmontagem da Arena do Futuro, que re cebeu as competições de handebol e goalball nos Jog os Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
Estado do Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

Brasil diz ter pressa para começar produção de hidrogênio verde

Especialistas avaliam que país tem potencial para liderar a produção

AB- O Brasil tem pressa em começar a pro duzir hidrogê nio verde e en ergia elétrica a partir dos aerogeradores que serão instalados no mar (eólicas offshore). O assunto foi debatido hoje (10) durante o painel Infraestrutura de Apoio à Transição Energéti ca, no pavilhão brasileiro montado na COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. "Precisamos acelerar [o pro cesso de implantação de empreendimentos de en ergia limpa] porque todos países querem liderar esse processo. Muitos países têm condições de lider ar, mas talvez o Brasil seja o país que reúne as mel hores condições para lider ar [esse segmento]", disse a presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Elbia Gannoum.

Ela se referia, em especial, às pretensões brasileiras de produzir hidrogênio verde a partir da energia eólica gerada pelas off shore, que são os aeroger adores instalados no mar.

De acordo com a assesso ra especial do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Roberta Cox, que também participou do debate, as ações do governo, no sen tido de desburocratizar as autorizações para a insta lação desses empreendi mentos, têm avançado de maneira satisfatória, com a publicação de portari

as que regulamentaram o decreto de cessão de uso de áreas marinhas.

“Uma das portarias, inclu sive, criou o PUG-offshore, que é o Portal Único para Gestão do Uso de Áreas Off shore para Geração de Ener gia. Até então, no processo de cessão do uso de áreas marinhas, empreendedor e ministério tinham de pas sar por nove órgãos para terem a autorização. Agora fazemos isso em apenas um balcão único, a exemplo de outros países. O PUG dis para tudo para os outros órgãos”, explicou a repre sentante do Ministério do Meio Ambiente.

Na avaliação da presidente da ABEEólica, “do lado das offshore estamos camin hando muito bem”, com a regulamentação esta belecida a partir das pub licações do decreto e das portarias que tratam do assunto. “Agora vamos trabalhar fortemente para termos o primeiro leilão de seção de uso do mar, o que deve acontecer no ano que vem. Daí, o MMA poderá, enfim, fazer o licenciamen to ambiental dos parques eólicos”, disse Elbia.

Segundo ela, os projetos visando a produção de hi drogênio verde também es tão sendo encaminhados.

A denominação hidrogênio verde ocorre quando a elet ricidade usada na eletrólise da água, visando a extração do hidrogênio, vem de fon tes de energia renováveis

como eólica, fotovoltaica e hidrelétrica. Pode também ser obtido por hidroeletri cidade e por biomassa de rejeito.

Ceará

A previsão é de que o Ceará venha a se tornar o principal produtor desse combustível, tendo como hub uma usina no Porto do Pecém. Segundo o co ordenador de Energia da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Joaquim Rolim, que também partic ipou da reunião, “no Ceará deveremos ter ainda este ano a primeira molécula de hidrogênio verde sendo produzida pelo projeto pilo to no Complexo do Pecem”.

“Inclusive o Senai já está fazendo capacitações so bre o tema de hidrogênio verde. Ano passado, tive mos um curso com mais de 5 mil inscritos. Estamos muito otimistas. Não po demos desperdiçar essa oportunidade”, disse.

Elbia Gannoum explicou que eólicas, offshore e hidrogê nio verde têm relação entre si, “mas são interdepend entes”, uma vez que o país tem à sua disposição outras fontes renováveis não dano sas ao meio ambiente, o que torna este combustível ainda mais atraente para os investidores.

“O Brasil precisa entender essa oportunidade e ver esses investimentos como fator fundamental para o

crescimento do país. Com energias renováveis, va mos gerar emprego, renda; vamos investir em tecno logia e capacitação, além de fazer pesquisas em de senvolvimento e inovação. É um pacote de beneficio de externalidades positivas que temos para atrair in vestimentos. Não podem os perder nenhum minuto para fazer com que o país realmente aproveite essa oportunidade”, defendeu.

Combustível do futuro

Considerado o combustív el do futuro, o hidrogênio verde tem despertado in teresse cada vez maior no exterior por seu consumo e produção não serem preju diciais ao meio ambiente. Para ter o selo verde é fundamental que o hi drogênio seja produzido e transportado sem o uso de combustíveis fósseis ou de outros processos prejudici ais ao meio ambiente. Sua produção requer o uso de muita energia, em especial para retirar, por hidrólise, o hidrogênio que é encontra do na água.

O interesse por esse com bustível é crescente dev ido ao risco de segurança energética pelo qual passa o continente europeu, em meio ao cenário de guerra entre Rússia e Ucrânia. Boa parte dos países europeus depende do gás exportado pela Rússia.

Xi Jinping confronta premiê do Canadá após suposto vazamento de reunião no G20

Imagens capturaram rara demonstração pública de aborrecimento do líder chinês

Opresidente chinês, Xi Jinping, criticou pes soalmente o primei ro-ministro canadense, Justin Trudeau, nesta quar ta-feira (16) por supostos vazamentos de sua reunião a portas fechadas na cúpu la do G20, capturando uma rara demonstração pública de aborrecimento do líder chinês.

Em imagens de vídeo pub licadas por emissoras canadenses, Xi e Trudeau podem ser vistos próximos um do outro e conversando por meio de um tradutor.

“Isso não é apropriado e não fizemos dessa forma”, disse Xi em mandarim, sorrindo.

“Se houver sinceridade, po demos nos comunicar bem com respeito mútuo, caso contrário, o resultado não será fácil de contar.”

Uma repórter da emissora canadense CTV News pos tou o vídeo da conversa em seu Twitter:

The Cdn Pool cam captured a tough talk between Chi nese President Xi & PM Trudeau at the G20 today. In it, Xi express his displeasure that everything discussed yesterday “has been leaked to the paper(s), that’s not appropriate… & that’s not the way the conversation was conducted” pic.twitter. com/Hres3vwf4Q — Annie Bergeron-Oliver (@ AnnieClaireBO) November 16, 2022

Seu descontentamento foi provavelmente uma referência aos relatos da mídia de que Trudeau levan tou “sérias preocupações” sobre suposta espionagem e “interferência” chinesa nas eleições canadenses ao se encontrar com Xi na terça-feira, em suas primei ras conversas com o líder chinês em mais de três anos.

Um tradutor de Xi pode ser ouvido no vídeo dizendo a Trudeau que “tudo o que discutimos vazou para o(s) jornal(is), isso não é apro priado”. O vídeo capturou um raro momento sincero para Xi, cuja imagem é cui dadosamente selecionada pela mídia estatal chinesa. Trudeau responde à críti

ca inicial de Xi dizendo “no Canadá acreditamos em um diálogo livre, aberto e franco e é isso que continuaremos a ter, continuaremos a procu rar trabalhar juntos de forma construtiva, mas haverá coi sas em que discordamos”. Antes que ele terminasse de falar, no entanto, Xi, pare cendo um pouco exaspera do, o interrompe e diz enfati camente “crie as condições, crie as condições, ok?” antes de sorrir, apertar a mão de Trudeau e ir embora.

Nem o Ministério das Relações Exteriores chinês nem a mídia estatal publicaram nada so bre as negociações entre Xi e Trudeau. Os dois tiveram uma reunião informal à margem da cúpula do G20 na terça-fei ra, de acordo com uma fonte do governo.

Xi realizou nove reuniões bi laterais formais com outros chefes de estado durante a cúpula, de acordo com o site do Ministério das Relações Exteriores da China.

A curta, mas reveladora tro ca de Xi-Trudeau destacou as tensões entre a China e o Canadá, em alta desde a detenção do executivo da Huawei Technologies Meng Wanzhou em 2018 e a sub sequente prisão de dois canadenses em Pequim sob acusações de espionagem.

Todos os três foram libera dos posteriormente. Apesar do lançamento, as tensões ressurgiram recen temente.

Um funcionário da maior produtora de eletricidade do Canadá, Hydro-Quebec, envolvido na pesquisa de materiais para baterias, foi acusado de espionagem por supostamente tentar roubar segredos comerciais para beneficiar a China, informou a polícia canadense nessa segunda-feira.

A notícia da prisão chegou quando Trudeau e Xi partic ipavam da cúpula do G20 na ilha indonésia de Bali. No início deste mês, o Canadá ordenou que três empresas chinesas desinves tissem em minerais críticos canadenses, citando a segu rança nacional.

MUNDO • COP27
Estado do Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE

CINEMA PAULO SILVA

O AfroReggae é uma destas instituições Sócios Culturais que mais respeito, tanto no sentido de quadros capaci tados, com uma represent atividade do próprio insti tuto dando chance para os formados nas suas oficinas e cursos, quanto da maneira que trabalha todas as pos sibilidades de reintegração do indivíduo na sociedade, sua organização tem uma produtora audiovisual para produzir diversos produtos do gênero e forma de con teúdos que represente seu trabalho e a sua raiz, a co munidade. Seus fundadores, Tekko Rastafari e José Junior trabalham para mostra a sociedade que o maior com bate ao narcotráfico e as drogas passa pela luta con tra a desigualdade social.

José Junior escreveu "O Jogo que Mudou a História", serie desenvolvida e com estreia marcada para o ano que vem no canal de streaming da Rede Globo, a Globoplay. A narrativa acompanha a ascensão do narcotráfico no Rio de Ja neiro durante as décadas de 70 e 80 do século passa do, a trama explora como cresceu o comercio de en torpecentes e o surgimento de grandes lidere do crime organizado e a intensa guer ra às drogas que surge logo em seguida. Todo pano de fundo é um Brasil e um Rio de Janeiro preocupado com a crescente escalada da vi olência que este episodio histórico causou nos cario cas e fluminenses.

As filmagens começaram em abril deste ano e ter minaram em julho deste ano, e envolveu atores consagrados, iniciantes e ex-prisioneiros, uma forma do AfroReggae valorizar sua raiz social se mantendo fiel a sua ideologia principal.

Para as Organizações Globo isso é uma novidade, jamais a Globo havia contratado atores que passaram pela detenção para alguma pro dução, mas parece que foi abraçada de maneira honesta e respeitosa, o que mostra uma mudança de paradigma dentro da emissora. Esperamos que a atitude do AfroReggae encoraje outras atitudes da empresa em suas pro duções. A ONG tem no pro jeto Segunda Chance a re integração de ex-detentos com sua ressocialização e facilitando sua reintegração com a sociedade dando oportunidades de trabalho e renda. O projeto de pro dução de produtos audio visuais como esta série mostra o trabalho cuidado

so e sério da instituição. Ao todo a produção conta com 239 atores seleciona dos, destes, 40% são no vos talentos, um total de 96 artistas e pelo menos 15 já passaram pelo sis tema prisional. Uma bela iniciativa que na verdade mostra o pensamento de José Junior de investir na educação, arte e cultura, ferramentas que podem diminuir a desigualdade e dos moradores de regiões carentes do Rio de Janei ro. A direção é de Heitor Dhalia e conta com elenco extenso de atores conhe cidos, Babu Santana, Jon athan Azevedo, Natalia Lage, Dandara Mariana, Lucio Mauro Filho, Va nessa Giácomo, Marcelo Serrado entre outro, com dez capítulos que abrange os anos de 1977 até 1989 quando muda o sistema do crime organizado no Rio de Janeiro do o es facelamento do Comando Vermelho, a segunda tem porada parece estra en gatilhada, vamos esperar.

CURTAS FESTIVAL DE BRASILIA

O 55° Festivas de Brasília do Cinema Brasileiro, um dos mais antigos festivais de cinema e que começou dia 14 segunda e termina no domingo dia 20 vai faz er uma justa homenagem a dois artistas nacionais mui to respeitados. A primeira homenagem é ao cineasta e diretor de fotografia Jorge Bodanzky, pai da também cineasta Laís Bodanzky. On tem passou "Brasília em Su per 8" e "Utopia e Distopia" ambos de 2020 dirigido pelo cineasta, a homenagem con tinua amanhã com o filme "Compasso de Espera" de 1973 do cineasta Antunes Filho e direção de fotografia de Jorge Bodanzky, na sexta feira tem "Amazonia a Nova Minamata", de 2022 com di reção do homenageado.

A outra homenagem é justa e muito importante, vai para grande dama do teatro e cinema na cional, Ruth de Souza. Uma das atrizes negras mais importante de sua época, começou no te atro em1945 e no cine ma 1948 no filme "Ter ra Violenta" do diretor francês Edmond Francis Bernoudy, atuou ou par ticipou de 38 filmes, 25 novelas e inúmeras peças teatrais. A homenagem vai se dar com o filme "Diálogos com Ruth de Souza" de Juliana Vicente de São Paulo, antes da cerimônia de premiação.

AIB premia Tony Ramos, Felipe Neto, Fábio Porchat, Lázaro Ramos, Taís Araújo e outros

Troféu AIB de Imprensa e Moções foram entregues a personalidades do Jornalismo, Entretenimento e do meio empresarial

Foi entregue on tem (14), no Sheraton Hotel Leblon, o Troféu AIB de Imprensa - "O Prêmio do Jornalismo Brasileiro" - em sua 13ª edição, pela Associação de Imprensa do Brasil.

Os vencedores, em votação popular via internet, foram Maju Coutinho, melhor Jornalista, com 74,6% dos votos; CNN, melhor Canal de Notícias - TV Fechada (52,7%); Mateus Solano, melhor ator (60,5%); Isa bel Teixeira, melhor atriz (52%); Felipe Neto, melhor Youtuber (57,5%); Juliette,

melhor Influencer (52%); e Marcos Mion, melhor Apresentador de Entreten imento - TV (50,8%).

O evento também homena geou a Academia Brasileira de Letras (ABL) pelos seus 125 anos. A instituição foi repre sentada pelo seu ex-presi dente Arnaldo Niskier.

A TV Record Rio foi escolhi da a melhor Emissora de TV Regional, o SBT-Rio ganhou Moção Honrosa por seu tra balho, enquanto a CNN Bra sil, como citado acima, em votação popular, ficou com o prêmio de "Melhor Canal de Notícias. As TVs foram representadas, respectiva

mente, pela repórter Adri ana Menezes, que possui 25 anos na Record, além da produtora Sabrina de Paula, que também recebeu uma Moção como produtora de jornalismo; pelo Chefe de Reportagem do SBT-Rio, Rodrigo Gomes; e pela Di retora de Jornalismo RJ/DF da CNN, Maria Mazzei.

O jornalista Rodolfo Schnei der, da TV Bandeirantes/ Band News, venceu o Tro féu AIB de Imprensa na Cat egoria "Destaque Especial".

Ele foi representado por seu colega jornalista Vini cius Dônola, que recebeu a comenda no palco.

Pela TV Globo, o Globo Repórter, representado por sua Chefe de Redação, Marcia Monteiro, venceu como "Melhor Programa Jornalístico" em escolha da Comissão da AIB. Ela também recebeu no palco o Troféu AIB de Impren sa de Melhor Jornalista ao representar Maju Coutin ho, entregue pelo jornalista Edison Corrêa, Diretor do Portal Eu, Rio! e Diretor-Ex ecutivo da AIB. O produtor de reportagem Enildo Vio la ganhou uma Moção por seu trabalho de produtor de reportagens.

Votação Popular (Inter net) * Maju Coutinho, Melhor Jornalista, com 74,6% dos votos; * CNN, Melhor Canal de NotíciasTV Fechada (52,7%); * Mateus Solano, Melhor ator (60,5%); * Isabel Teixeira, Melhor atriz (52%); * Felipe Neto, Melhor Youtuber (57,5%); * Juliette, Melhor Influencer (52%); * Marcos Mion, Melhor Apresenta dor de Entretenimento - TV (50,8%). Escolhidos pela Comissão AIB Melhor Filme – Medida Provisória, com direção de Lázaro Ramos Melhor Programa de Entrevista –Que História É Essa Porchat? Melhor Programa Jornalístico – Glo bo Repórter Destaques Especiais Fernanda Montenegro Gilberto Gil Tony Ramos Jornalista Rodolfo Schneider Record TV Rio – Emissora de TV Re gional Empresários do Ano João Diniz (Gastronomia) Francisco Magalhães (Sustentabili dade Social) Metrô Rio (Empresa do ano) Moções de Honra ao Mérito AIB 1 – LEANDRO GONTIJO – Delegado da 16a DP 2 – FLÁVIO HENRIQUE – Ten. Cel. do 31o. BPM 3 – GERSON RIBEIRO CASTELO BRANCO – Comte Barra Presente 4 – RAFAEL OLIVEIRA WANDERLEY –Superintendente do BarraShopping 5 – SINTIA GOMES – GerenteGeral do Sheraton Grand Rio Hotel & Re sort 6 – KAREN JUDITH BENÍTEZ – Di retora de Vendas e Marketing do Sheraton 7 – DANIEL SORANZ – Professor, Pesquisador da Fundação Oswal do Cruz e Secretário Municipal de Saúde RJ 8 – MARGARETH DALCOLMO –Pesquisadora e Pneumologista da FIOCRUZ 9 – CIDA MORAES – Apresentadora do Programa Gente Carioca 10 – LÚCIO SILVESTRE CHRUCZESK – Diretor Pres. Concessionária Rio Barra 11 – BETO FILHO – Empresário da Astral Saúde Ambiental 12 – MARISA ARAÚJO – Jornalista e editora da Revista ABSOLUTE RIO 13 – OSCAR MULLER – Jornalista e CEO da Revista Mais Bonita 14 – EDUARDO ARAÚJU – Produtor Cultural 15 – MARIO MENDONÇA – Artista Plástico 16 – RAPHAEL LIMA – Subprefeito da Barra e Recreio 17 – TALITA GALHARDO – Subprefei ta de Jacarepaguá 18 – RODRIGO GOMES – Jornalista e Produtor do SBT 19 – ENILDO VIOLA – Jornalista e Produtor da TV Globo Rio 20 – SABRINA ARANTES – Jornalista e Produtora da Record TV Rio 21 – EDMO JUNIOR – Jornalista e Editor-Chefe do Jornal Meia Hora 22 – CARLO CAIADO – Vereador e Pres. da Câmara Municipal RJ 23 – RICARDO MENEZES – Advoga do com Pós- Graduação em Direito Trabalhista, ex. Presidente da OAB Barra e ex. Presidente da CAAARJ. 24 – DANIELA BARROS – Profes sora, Ativista e Gestora Cultural e Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ. Estado do Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão

Brasil chora a morte de Isabel Salgado aos 62

Uma das maiores referências do vôlei brasilei ro, Maria Isabel Barroso Salga do, a Isabel, morreu nes ta quarta-feira no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. Disputou duas Olimpíadas (Moscou 1980 e Los Angeles 1984) no vôlei de quadra e depois, no início dos anos 1990, migrou para o vôlei de praia, em que foi uma das pioneiras mundiais da modalidade. Deixa cinco filhos e cinco netos. Na últi ma segunda-feira, havia sido anunciada como integrante do grupo técnico de esportes para a transição de governo do presidente Lula, que as sumirá o país em janeiro.

Isabel fez parte da seleção feminina de vôlei que abriu as portas para a modali dade, nos anos 1980, ao lado

de Vera Mossa e Jaqueline. Embora não tenha ganho medalha nas Olimpíadas que disputou, em Moscou 1980 e Los Angeles 1984, aque la equipe foi a primeira da história do país a disputar grandes competições. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico. Foi, também, a primei ra jogadora brasileira de vôlei a atuar numa liga es trangeira, na Itália, em 1980, no Modena, quando viajou para a Europa com sua filha Pilar, recém-nascida. No início dos anos 1990, com a popularização do vôlei de praia, esporte viria a estrear no programa olímpico em Atlanta 1996, Isabel migrou de modalidade. Jogou diver sas etapas do Circuito Mun dial e brasileiro entre 1993 e 2001, inclusive com ouro na etapa de Miami, nos EUA,

em 1994. Suas parceiras fo ram Roseli , Jerusa, Tatiana Minello e Jaqueline. Três dos filhos de Isabel fizeram carreira vitorio sa no vôlei de praia. Pedro Solberg, que disputou as Olimpíadas da Rio 2016 e ficou em nono lugar, Ma ria Clara Solberg e Carol Solberg. Carol, ao lado da medalhista Bárbara Seixas, está entre as melhores do mundo atualmente. No últi mo fim de semana, a dupla ficou com o bronze na etapa

de Uberlândia do Circuito Mundial. Além deles, Isabel deixa Pilar e Alison, filho que adotou em 2015.

Jogadora oriunda das cate gorias de base do Flamengo, Isabel estreou pelo clube em 1973, quando tinha 13 anos. Três anos depois foi convo cada para a seleção brasilei ra juvenil pela primeira vez, graças a titularidade que já tinha no time adulto do Flamengo. Em 1978 e 1980, foi campeã brasileira pela equipe rubro-negra.

Uma das cenas mais icônicas da carreira veio em 1982, em um torneio amistoso da se leção brasileira no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. O jogo era contra o Japão, tinha mais de 20 mil pessoas na ar quibancada. O público estava sendo hostil com as nipôni cas, que venciam o jogo. Isabel, então com 22 anos, pediu o microfone oficial do evento e fez um discur so forte, dizendo que se os torcedores não parassem de xingar as asiáticas, não teria mais jogo. A partida seguiu, o Brasil foi derrotado, mas o público se comportou.

Catar pede desculpas por ameaçar equipe de filmagem dinamarquesa

Repórter foi abordado por seguranças durante transmissão ao vivo

OComitê Supremo do Catar disse que pediu desculpas depois que uma equipe de filmagem dinamarquesa foi ameaçada por segu ranças ao vivo enquanto realizava uma transmissão na capital Doha antes da Copa do Mundo.

O repórter da TV2 Rasmus Tantholdt falava durante uma transmissão ao vivo quando foi abordado por seguranças que aparecer am em um carro de golfe próximo ao recém-inau gurado Chedi Hotel, em Katara Cultural Village.

Na filmagem, que se tor nou viral nas redes so ciais, Tantholdt é visto protestando com os se guranças, exibindo seu credenciamento antes de acusá-los de declarar que querem quebrar o equi pamento da câmera.

Uma declaração do Comitê Supremo disse que a equipe de trans missão dinamarquesa foi "interrompida por engano" durante uma transmissão ao vivo.

"Após a inspeção do cre denciamento válido do torneio e da permissão de filmagem da equipe, um pedido de desculpas foi feito à emissora pela segurança no local antes que a equipe retomasse suas atividades". "Desde então, os organizadores do torneio falaram com o jornalista e emitiram um aviso a todas as enti dades para respeitarem as licenças de filmagem em vigor para o torneio."

Tantholdt também foi pego na câmera per guntando: "Você convidou o mundo inteiro aqui. Por que não podemos filmar?"

A decisão de conceder ao Catar os direitos de sede da Copa do Mundo de 2022 foi marcada por controvér sias, incluindo alegações de corrupção e violações dos direitos humanos, des de que foi anunciada pela primeira vez há 12 anos, garantindo que a forma como o país anfitrião tra ta os visitantes será forte mente examinada.

Esportes GAZETA RIO
Estado do Rio de Janeiro, 17 de novembro de 2022 Ano XXV - nº 1009 • Um dos ícones do vôlei brasileiro Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 / (21) 3589 5288 WhatsApp (21) 96454 7288 instagram com/cursogh Coleg oeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 Vila Emil Mesquita RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Isabel (número 7) foi destaque do Flamengo nos anos 1980 — Foto: Flamengo

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.