Jornal Gazeta Rio - Edição de Terça-Feira 15 a Quarta-Feira 16 de Novembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 15 a 16 de Novembro de 2022. Ano XXV Nº 1008 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO HALLOWEEN ENDS - SERÁ REALMENTE O FINAL ? Caderno G MINUTO GAZETA CINEMA DANA BLANCO PAULO SILVA Página 05 Página 06 Página 03 Página 05 Página 03 Página 02 Página 07 Página 05 Projetos sociais arrecadam alimentos para doações de fim de ano no Rio "Revogaço" ambiental de Lula será primeiro passo para salvar a Amazônia Página 08 Confusão generalizada em comemoraçao do flamengo no Rio Alckmin cobra do governo Bolsonaro dados sobre desmatamento da Amazônia Regina Duarte defende tática similar ao nazismo Festival de Cinema do Mate com Angu termina hoje O Festival foi contemplado e contou com recursos do edital Retomada Cultural 2, da Secre taria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Governo 2026 Waguinho admite se candidatar ao Governo do Estado em 2026 Competimos, mas sem conflito, diz Biden após encontro inédito com Xi Jinping na prévia do G20 Lula embarca para COP-27: "Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta" Mundo Meio Ambiente "Solicitamos que os relatórios completos dos dados do Prodes Amazônia e do Prodes Cerrado do período de agosto de 2021 a julho de 2022 sejam enviados para que possamos analisar as informações que trazem e tomar as medidas necessárias" Pelo menos 80 medidas antiambientais de Bolsonaro precisam ser anuladas ou corrigidas nos primeiros dias do mandato No programa, Waguinho fala do relacionamento que construiu com o presidente Lula; dos telefonemas que tem trocado com o presidente; dos projetos que já está preparan do para Belford Roxo apresentar ao novo governo a partir de janeiro.

Rio de Janeiro,

Regina Duarte defende tática similar ao nazismo

Jeff Bezos diz que doará maior parte de sua fortuna ainda em vida

Jeff Bezos, fundador da Amazon, dis se que doará a maior parte de sua fortuna para caridade, ainda em vida. Atualmente, ele tem cerca de US$ 124 bilhões, segundo a Forbes, e é o quar to homem mais rico do mundo. Bezos, 58, deu as declarações em en trevista à CNN americana, ao lado da namorada, Lauren Sanchez. Pergunta do se pretendia doar a maior parte de sua fortuna, ele respondeu que sim.

O empresário disse que a parte difícil é imaginar como fazer isso de um modo que gere impactos reais. "Construir a Amazon não foi fácil. Precisou de mui to trabalho duro, colegas muito inteli gentes e engajados, e eu descobri que a caridade e a filantropia são muito similares", disse ele, sentado ao lado de Sanchez. "É realmente difícil. Há várias formas em que você pode fazer coisas ineficientes", prosseguiu.

Milícias digitais corroem a democracia, diz Moraes

Ministro disse que a democracia brasileira foi 'atacada' e 'desrespeit ada', mas 'resistiu porque o país tem instituições fortes' e 'juízes que respeitam a Constituição'

Ex-integrante do governo de Jair Bolsonaro (PL), Regina Du arte aderiu a uma tática sim ilar a utilizada pelos nazistas para atacar eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A atriz compartilhou uma publicação em seu perfil no Instagram com postagem pedindo para aqueles que votaram em Lula coloquem uma estrela do PT na frente de seus estabelecimentos, para que sejam identificados.

Paralelamente, há boatos de que grupos bolsonaristas fazem circu lar listas de estabelecimentos de simpatizantes de petistas para ser

em boicotados pelos patriotas e ci dadãos de bem do Brasil.

No início da década de 1930, na zistas passaram a identificar es tabelecimentos judeus com o de senho de uma estrela, a Estrela de Davi, além de espalhar avisos na Alemanha para que patriotas e ci dadãos de bem não comprassem ou utilizassem serviços dos estabe lecimentos marcados.

Com o tempo, essa atitude da Ale manha acima de tudo progrediu para a destruição desses estabe lecimentos com violência e, poste riormente, prisão e assassinato em

massa dos judeus em campos de concentração. Cerca de 5 milhões foram exterminados no genocídio nazista, que ficou conhecido como Holocausto nos livros de História. Regina Duarte foi secretária espe cial de Cultura do governo Bolsona ro e se manteve fiel apoiadora dele durante a campanha eleitoral. Nas redes sociais, ela segue compartil hando notícias falsas, ignorando a marcação e bloqueios do Insta gram, e dando seu apoio a mani festações antidemocráticas por um golpe de estado no país.

Oministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Alexan dre de Moraes cobrou a regula mentação de plataformas digi tais como forma de combater a desinformação. De acordo com ele, milícias digitais agem para corroer a democracia. O magis trado ponderou que o Legislati vo, responsável pela criação de leis, terá papel necessário junto com a Justiça para combater a disseminação de fake news.

“Não é possível que nós não tenhamos consciência que a desinformação, discursos de ódio, discursos preconceituosos, discursos agressivos nas redes sociais vão e vêm corroendo a democracia. [...] Não é possível que as redes sociais sejam terra de ninguém. Não é possível que as milícias digitais possam atacar impunemente sem que haja uma responsabilização”, disse ontem segunda-feira, na conferência do grupo empresarial Lide, que acontece nos Estados Unidos.

Para Moraes, a falta de regula mentação é um problema mun dial que tem se agravado com as milícias digitais que usam “falso manto da liberdade de ex pressão sem limites” para “cor roer a democracia”, “corroer a liberdade nos seus três pilares” e atacar “o sistema eleitoral que é a base da democracia”.

“Pouco importa se o voto é im presso, se são urnas eletrônicas ou se o voto é por correio. O que importa é desacreditar o in strumento democrático que é o voto. Aqui nos Estados Unidos, o ataque foi ao voto por correio. No Brasil, foi às urnas eletrônicas. Eu não canso de dizer e não poderia deixar de repetir que nós somos a quarta democracia do mundo em número de eleitores, mas so mos a única democracia no mun do que exatamente duas horas e 58 minutos após o término das eleições, proclama o resultado do presidente e vice-presidente da República, não existe isso no mundo, com transparência, com confiança, com legitimidade”, fri sou Moraes.

O ministro insistiu que ataques às urnas eletrônicas e a autori dades judiciárias que fazem as eleições afetam diretamente a democracia. “O que se pre tende substituir não são as urnas eletrônicas, se pretende substi tuir o sistema político que tem o voto livre, periódico de todos os eleitores. [...] Essa construção de milícias digitais, de ataques sem responsabilidade, de confusão do que é liberdade de expressão, não ataca só a liberdade de im prensa, não ataca só o sistema eleitoral. Ataca também no mun do todo o Poder Judiciário. Não é por outro motivo que o grande cliente dessas milícias digitais é o Poder Judiciário”, destacou.

GAZETA
RIO
Lucyenne Landim
Fundado em 1997
15 a 16 de novembro de 2022 - Ano XXV - nº 1008
Diretor Presidente
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

"Revogaço" ambiental de Lula será primeiro passo para salvar a Amazônia

Pelo menos 80 medidas antiambientais de Bolsonaro precisam ser anuladas ou corrigidas nos primeiros dias do mandato Murilo

A degradação ambiental que marcou o mandato de Jair Bolsonaro (PL) só foi possív el graças à colaboração do próprio Estado brasileiro. Se gundo o Instituto Talanoa, ONG que reúne pesquisadores da área socioambiental, fo ram pelo menos 400 decretos, portarias e resoluções que permitiram o aumento do des matamento ilegal.

Editadas pelo Executivo, essas medidas estão agora na mira da equipe de transição de governo, comandada por Ger aldo Alckmin (PSB). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se compro meteu a reconstruir a política ambiental brasileira, atraindo apoio de pesquisadores, ativ istas e povos tradicionais que vivem nos biomas.

Resistência do agro desmatador

O deputado federal Nilto Tat to (PT-SP), um dos coordena dores do setor ambiental da campanha de Lula, diz que o presidente eleito está com prometido com o "revogaço" ambiental. Ele reconhece que pode haver resistência de setores do agronegócio que lucraram alto com a ex pansão quase sem limites da fronteira agropecuária.

"Nós sabemos que vai ter re sistência. Estamos assistindo um bando de malucos contest ando o resultado das eleições. Mas ficou muito explicitado durante a campanha que é necessário tomar uma série de medidas, inclusive para o

benefício do agronegócio", afirma o parlamentar.

Segundo ele, as mudanças climáticas já começam a dar prejuízos para produtores rurais. Além disso, setores do agronegócio que vivem de exportação encontraram barreiras internacionais aos seus produtos.

"O programa de Lula passou pelo processo eleitoral e ven ceu. Então o 'revogaço' tem a força de um presidente que foi escolhido pelo povo bra sileiro. Evidente que vai ter um setor minoritário que vai resistir, mas é um setor que eu acredito que logo vai fic ar isolado dentro do próprio campo", projeta Tatto.

100 normas devem ser revistas urgentemente

Das 400 normas antiambi entais de Bolsonaro, entre 80 e 100 precisam ser re vistas logo nos primeiros dias de governo, segundo o Observatório do Clima. São medidas que estruturar am o desmonte da política ambiental da era Bolsona ro. Com elas em vigor, não será possível avançar.

Segundo a ex-presidente do Ibama e especialista sênior em políticas públicas do Ob servatório do Clima (OC), Suely Araújo, rever as me didas é imprescindível, mas não suficiente. Será preciso reescrevê-las e atualizá-las. Uma das prioridades deve ser a reestruturação do Con selho Nacional do Meio Am biente (Conama), esvaziado por Bolsonaro.

"O Conama foi enxugado e desestruturado. A repre sentação da sociedade civil foi toda deturpada, porque passaram a fazer escolha [dos integrantes] por sort eio. Nós temos que editar um novo decreto corrigindo isso e atualizando a com posição do Conama. Não basta voltar ao que ele era", pontua Araújo.

Outra política que deve ser revogada é o programa Ad ote um Parque, que repas sou a grandes empresários a gestão de unidades de conservação, sob a justifica tiva de desonerar o Estado.

O Observatório do Clima diz que o investimento da inici

ativa privada nas áreas de preservação nunca aconte ceu. É um exemplo de uma política ambiental fracassa da, que deve ser extinta a partir de 2023.

A expectativa é que Lula revogue também as normas que dificultaram a aplicação e a cobrança de multas am bientais por parte do Ibama.

Especialistas otimistas com "revogaço"

A coordenadora de Políti ca e Direito do Instituto Socioambiental (ISA), Adri ana Ramos, aposta que o "revogaço" será colocado em prática. Quando foi pres

idente, lembra Ramos, Lula e Marina Silva (Rede), então ministra do Meio Ambiente, reduziram o desmatamento na Amazônia em 70%.

"O fato de Lula ter ao lado dele, nessa campanha de segundo turno, a Marina, trazendo uma proposta que deu mais consistência à agenda ambiental no pro grama de governo, é uma sinalização muito objetiva para quem já teve opor tunidade de ver que essas pessoas juntas conseguiram fazer a diferença", afirmou ao Brasil de Fato.

"Com certeza o governo fará o 'revogaço' logo nas primeiras semanas, talvez

nos primeiros dias", con corda Suely Araújo, do OC. Ela ressalta que a expecta tiva pela reconstrução da política ambiental brasilei ra não está restrita a espe cialistas, pesquisadores e ativistas, mas presente no conjunto da sociedade.

"A política ambiental está em situação de terra arras ada e precisa ser toda re construída. Nós precisamos realmente começar com esse trabalho coletivo, que é grande e difícil, mas que coloca esperança em todos que viram a destruição cau sada pelo governo Bolsona ro", diz Araújo.

Alckmin cobra do governo Bolsonaro dados sobre desmatamento da Amazônia

Vice-presidente elei to e coordenador da equipe de transição do governo Lula (PT), Geral do Alckmin (PSB) disse nesta segunda-feira (14) que solic itou ao governo federal os relatórios sobre o desmata mento da Amazônia e do Cerrado, que são divulgados todos os anos pelo Projeto de Monitoramento do Des matamento na Amazônia Le gal por Satélite (Prodes).

"Solicitamos que os relatóri os completos dos dados do Prodes Amazônia e do Prodes Cerrado do período de agosto de 2021 a julho de 2022 sejam enviados para que possamos analisar as informações que trazem e tomar as medidas necessárias", disse Alckmin durante o anúncio de novos nomes da equipe de tran sição, em São Paulo.

"A informação é de que ess es números já existem e [te mos] a necessidade de ser em informados", completou o vice-presidente eleito.

O Prodes é um dos sistemas via satélite do Instituto Na cional de Pesquisas Espaci ais (Inpe) usado para mon itorar e calcular as áreas de desmatamento na Amazônia Legal. É considerado o mais

preciso para medir as taxas anuais de desmatamento.

No ano passado, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) esperou o fim da 26º Conferên cia do Clima da ONU, a COP26, para divulgar o relatório, que apontou o maior desmatamen to em 15 anos na Amazônia. O documento, no entanto, esta va pronto antes da conferência do clima começar.

O pedido acontece no dia em que Lula viajou para par ticipar da COP27, que acon tece no Egito desde o dia 1º de novembro.

Até o momento, o governo federal ainda não divulgou o relatório do Prodes de 2022 sobre o desmatamento na Amazônia no último ano.

Polêmica

No ano passado, o relatório do Prodes sobre o desmata mento da Amazônia entre 2020 e 2021 foi finalizado em 27 de outubro de 2021, dias antes do início da COP26. Mas os números só se tor naram públicos no dia 18 de novembro, cinco dias depois do término do evento. Os dados apontaram uma alta de 22% no desmatamento da Amazônia.

Ambientalistas acusaram o governo Bolsonaro de escond

er os dados por causa da con ferência do clima que, entre outros assuntos, discute medi das para preservar os biomas e combater o desmatamento. Na época, entidades e am bientalistas alegaram que jornalistas e outros partici pantes da conferência che garam a pedir o relatório do Prodes durante a COP26, mas não tiveram resposta do governo federal.

Entenda o monitoramento

O Inpe conta com dois siste mas via satélite para moni torar e calcular as áreas de desmatamento na Amazônia Legal: o sistema de Detecção de Desmatamento em Tem po Real (Deter) e o Progra ma de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasilei ra por Satélite (Prodes). Tais sistemas utilizam imagens de satélites internacionais que observam a Terra.

O Prodes foi criado em 1988 para realizar um inventário anual de perda de floresta amazônica. Ele utiliza im agens de três satélites, o Landsat-8 (da Nasa), o Senti nel-2 (da União Europeia) e o Cbers-4 (do Inpe, em parce ria com a China).

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin
Estado do Rio de Janeiro, 15 a 16 de novembro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
Informe Publicitario Estado do Rio de Janeiro, 15 a 16 de novembro de 2022 GAZETA RIO 4 SAÚDE

Cedae faz manutenção anual do Sistema Guandu na quinta (17)

Vistoria das estruturas e dos equipamentos visa garantir abastecimento contínuo no período mais quente do ano

Waguinho admite se candidatar ao Governo do Estado em 2026 se obtiver o apoio de Lula

Como parte da prepa ração da Cedae para o Verão 2022/2023, a Companhia fará a ma nutenção preventiva do Sis tema Guandu na quinta-fei ra (17/11), das 4h às 20h. Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsiste mas de água tratada, Mara picu e Lameirão, o sistema é responsável pelo abastec imento de mais de 9 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

O serviço mobilizará mais de 500 profissionais entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de san eamento, além de 34 veícu los. A ação permite reparos e correções necessárias, como instalação de equipamen tos, reparos de vazamentos, ajustes eletromecânicos, re

Lula

visão de peças e limpeza das redes e das instalações.

Desligamento e normal ização do abastecimento Durante o serviço, o fornec imento de água ficará inter rompido para os municípios do Rio de Janeiro, de Duque de Caxias, São João de Mer iti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Belford Roxo. O sistema entrará em oper ação imediatamente após a conclusão da manutenção.

A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das con cessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

A Companhia recomenda à população que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.

embarca para COP-27:

"Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta"

Em entrevista ao programa Jogo do Poder, do jornalis ta Ricardo Bruno, que foi ar no do mingo, o prefeito Wagu inho, de Belford Roxo, ad mitiu a possibilidade de se candidatar ao Governo do Rio em 2026 caso o seu nome seja apoiado por uma ampla aliança de par tidos, que junte siglas da base do presidente Lula, entre as quais o PT, e do governador Cláudio Castro.

– Se houver consenso das forças políticas estou prepa rado para missão. Mas só avançarei se este for o ob jetivo comum de todos os nossos aliados – afirmou. Presidente regional do Un ião Brasil e coordenador da candidatura de Lula na Baixada Fluminense, Wagu inho se mostrou magoado por não ter tido a compan hia de um aliado histórico –o deputado Márcio Canella neste movimento.

– Eu acho que não mere cia isto dele. Sempre es tive do seu lado. Tínhamos uma parceria consolidada. Caminhávamos juntos em tudo. Firmamos uma aliança

forte. Depois que pas sei a apoiá-lo sua votação mais do que triplicou. Ele começou com 30 mil votos.

Em 2018, com nosso apoio, foi para 110 e agora para 180 mil. Não podia fazer isto comigo. Éramos do mesmo grupo – queixou-se.

No programa, Waguinho fala do relacionamento que construiu com o presidente Lula; dos telefonemas que tem trocado com o presi dente; dos projetos que já está preparando para Bel ford Roxo apresentar ao novo governo a partir de janeiro. No pacote, estão a

Projetos sociais arrecadam alimentos para doações de fim de ano no Rio

Campanha Prato Cheio de Sonhos, a Fome Mora ao Lado e Todos pelo Thyago são iniciativas de arrecadação de alimentos em bairros da Zona Norte e Centro do Rio.

Com a proximidade das festas de fim de ano, as campanhas de arrec adação de alimentos têm aumentado no Rio.

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na segunda feira (14/11) para o Egito, onde acontece a 27ª Con ferência do Clima da Organ ização das Nações Unidas (COP-27).

"Bom dia. Hoje viajo ao Egi to para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um com promisso do Estado bra sileiro. Trabalharemos pelo

futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos", escreveu Lula nas re des sociais antes de viajar. Bom dia. Hoje viajo ao Egi to para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um com promisso do Estado bra sileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos.

Nos próximos dias, comu nidades com pessoas em situação de vulnerabilidade social contam com iniciati vas de solidariedade. Nesta terça-feira (15), uma campanha acontece no Complexo do Alemão. Até o fim do ano também serão realizadas ações no Centro e Zona Norte do Rio.

Veja como doar:

Prato Cheio de Sonhos

A Campanha Prato Cheio de Sonhos será lançada hoje, terça-feira (15) no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, às 10h em um evento com mães e responsáveis. O projeto é uma iniciativa para combater a fome na primei ra infância, que é o período de 0 a 6 anos. A ação é coor denada pelo Ibase em parce ria com doze ONGs do Com plexo do Alemão.

Eles pretendem garantir re cursos para adquirir alimen tos de qualidade durante três meses, principalmente durante as festas de final de ano e férias escolares, perío do em que muitas creches interrompem as atividades.

Em parceria com ONGs locais, a campanha identificou 740 crianças de 0 a 6 em situação de insegurança alimentar, o que inclui situações de fome e/ou desnutrição. Para cada uma, será entregue um cartão alimentação, com três recargas mensais de R$150. O período

da ação vai de 15 de novembro de 2022 a 15 janeiro de 2023.

O total de recursos investido pelo Ibase é de R$333 mil. “A fome é sempre grave.

Quando ocorre na primei ra infância, gera também prejuízos no desenvolvi mento psicomotor, menor aproveitamento escolar e uma menor capacidade produtiva na idade adulta.

Isso é especialmente triste e urgente para se resolv er”, reforça Rita Corrêa Brandão, diretora do Ibase.

A campanha Prato Cheio de Sonhos conta com a adesão da Rede Nacional Primeira Infância, uma articulação na cional que reúne mais de duz entas organizações da socie dade civil que atuam direta ou indiretamente pela promoção e garantia dos direitos das cri anças de 0 a 6 anos de idade.

Projeto Ohana

O Projeto Ohana realiza uma campanha de arrec adação de alimentos como uma forma de homenagear e honrar a memória de um dos líderes, que mor reu de forma precoce, aos 24 anos, no Complexo da Maré. A campanha passou a ser conhecida como "#To dosPeloThyago".

A família e os amigos pre tendem arrecadar alimen tos suficientes para mon tar 30 cestas básicas e 300 quentinhas para serem dis tribuídas próximo do Natal na própria comunidade.

Os pontos de arrecadação são: Bar Liberdade Provisória, na Vila do João

construção de um hospital oncológico; do hospital do idoso; do hospital da cri ança, do hospital da mul her e do hospital geral da cidade. Além disto, o pre feito conta com o apoio do governo do presidente Lula para resolver em definitivo o problema da falta de san eamento na cidade.

– Nesta área, Lula me prom eteu que vai fazer mais por Belford Roxo do que fez por Nova Iguaçu na época do Lindbergh prefeito. E olha que foi muita coisa – comemorou A primeira-dama, Janja, es tabeleceu um canal direto

com a esposa do prefeito, a deputada federal Daniela. Regularmente trocam tele fonemas e ficaram de se en contrar após a volta do Egi to, onde o presidente eleito estará nos próximos dias para participar a conferência mundial do clima, a COP 27.

– O importante nesse mo mento é comemorar a vitória da democracia e a derrota do fascismo. Sem falar que Bolsonaro não fez nada pelo estado do Rio, que é a sua base política, muito menos pela Baixada Fluminense.

As arrecadações serão até o dia 17 de dezembro. Quem não for da comunidade e quiser doar, pode entrar em contato pelo Whatsapp (21)98305-8283 para re alizar doações financeiras direto para o projeto.

A Fome Mora ao Lado

O voluntariado do Viva Rio realiza a campanha “A fome mora ao lado”. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis para serem dis tribuídos a pessoas em sit uação de fome.

A ideia da campanha é que ci dadãos comuns coordenem campanhas nos bairros onde moram, nas instituições de

ensino e de trabalho. Qualquer pessoa pode participar e é só entrar em contato através do e-mail progvoluntariado@ vivario.org.br. O contato também pode ser feito pelo whatsApp (21)98711-7692 ou (21)99917-2962.

Os voluntários vão recolher os alimentos nas regiões do Centro e nas Zonas Sul, Oeste e Norte do Rio de Ja neiro, a partir de 50 quilos. Doações menores podem ser levadas até um ponto de coleta de segunda a sex ta, nos seguintes locais: Sede do Viva Rio, na Rua Al berto de Campos, 12, em Ip anema, no espaço Favela Hub. Clínica da Família Felippe Cardoso, na Av. Nossa Sra. da Penha, 42, Penha.

Centro Municipal de Saúde Heitor Beltrão, na Rua De sembargador Izidro, 144, Tijuca.

Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 21) 3589 5288 Wha sApp (21 96454 7288 g / gh C g C GHF ghf Rua Hercí ia nº 1299 Vi a Emil Mesquita RJ 10 m nutos da Estação de Mesqu ta Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi Clube de Benefícios Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Campanha A Fome Mora do Lado começa no Rio — Foto: Divulgação Salão Júlia Rodrigues, canal 2 Barbearia RB, na rua 17 Loja Niel 100, na Baixada do Sapateiro Império das Delícias, no Morro do Timbau Foto CARL DE SOUZA / AFP
Estado do Rio de Janeiro, 15 a 16 de novembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

IBC-Br sobe em setembro e acumula alta de 1,36% no 3º trimestre

Aeconomia bra

sileira apre sentou alta de 1,36% no ter ceiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Banco Central di vulgados nesta segunda-fei ra (14), medidos pelo Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), visto como uma espécie de “prévia” do PIB (Produto Interno Bruto).

Em setembro, o dado reg istrou variação positiva de 0,05%, após ter contraído 1,13% em agosto. A medi ana das expectativas apon tava para uma queda de 0,15%, segundo pesquisa feita pela Bloomberg.

Na comparação com setem bro do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 4%, enquanto no acumulado em 12 me ses passou a um avanço de 2,34%, de acordo com números observados.

O IBGE divulgará os dados oficiais do PIB do terceiro tri mestre no dia 1 de dezembro, após informar que a econo mia teve no segundo trimes tre crescimento de 1,2%.

A expectativa para o final deste ano é de enfraqueci mento da economia, mesmo diante de estímulos fiscais,

conforme os efeitos defasa dos do forte aperto mon etário adotado pelo Banco Central começam a aparecer. Com a inflação pesando nos bolsos dos consumidores este ano, o BC elevou a taxa básica de juros Selic para os atuais 13,75%, patamar em que deve encerrar 2022.

Uma das grandes preocu pações envolve os planos de gastos extra-teto para o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente. Investidores estão à espera da definição do texto da PEC de Tran sição, para permitir gastos extra-teto em 2023.

Em mais uma semana, boletim Focus aponta previsão de alta da inflação

Pela terceira semana consecutiva, a estima tiva de inflação para este ano subiu, passando de 5,63% para 5,82%. A in formação está no Boletim Focus, divulgado nesta se gunda-feira (14) pelo Banco Central, após ouvir mais de 100 instituições financeiras na semana passada. O informativo lembra que a

meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Mon etário Nacional (CMN), é de 3,5% e será considerada cum prida se oscilar entre 2% e 5%. Para o próximo ano, a meta estimada é de 3,25% e será considerada formalmente cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%. De acordo com o boletim, a previsão para 2023 ficou estável em

4,94%.

Selic/câmbio

Quanto à taxa básica de ju ros da economia (Selic), o mercado financeiro manteve a expectativa em 13,75% ao ano, no fim de 2022.

Já a projeção da taxa de câmbio para o fim de 2022 permaneceu estável em R$ 5,20, mesma estimativa

para o dólar para 2023. Balança comercial

Para a balança comercial, a estimativa de saldo per maneceu em US$ 55 bil hões de resultado positivo em 2022. A estimativa dos especialistas do merca do para 2023 continuou em US$ 56 bilhões de su perávit.

CLASSIFICADOS

Competimos, mas sem conflito, diz Biden após encontro inédito com Xi Jinping na prévia do G20

Encontro entre presidentes dos EUA e da China, na Indonésia, foi o primeiro presencial desde que o líder norte-americano assumiu o governo, em 2021, e o mandatário chinês foi eleito para um terceiro mandato. Biden descartou 'uma nova guer ra fria' após a reunião bilateral um dia antes da cúpula do G20, que aconteceu na terça-feira (15).

Em tom conciliatório após meses de escalada de tensão, os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Joe Biden, se encontraram nesta segun da-feira (14) em Bali, na In donésia, onde acontece esta semana a cúpula do G20.

Este foi o primeiro encontro pessoal entre os líderes das duas nações - rivais no atual cenário da geopolítica mun dial - desde que Biden as sumiu o governo, em 2021, e que Xi foi reeleito para um terceiro mandato na China, se consolidando como o líder chinês mais influente desde Mao Tse Tung.

Embora as tensões entre EUA e China tenham se intensi ficado nos últimos mesesprincipalmente por conta da postura de Washington so bre Taiwan, ilha que Pequim reivindica ser parte de seu território -, o tom do encon tro foi conciliatório, segundo a Casa Branca.

Os dois líderes, segundo um comunicado da Casa Branca, falaram sobre suas respecti vas prioridades e intenções sobre "uma série de temas".

"O presidente Biden expli cou que os Estados Unidos continuarão a competir vig orosamente com a República Popular da China, incluindo o investimento em recursos internos e alinhando forças com aliados e parceiros ao re dor do mundo. Ele (Biden) re iterou que essa competição não deve desviar para um conflito, e que Estados Un idos e China devem levar a competição de forma re sponsável e manter abertas as linhas de comunicação".

Na pauta do encontro, que ocorreu nesta manhã (pelo horário de Brasília), estavam temas como a tensão em Taiwan, a guerra na Ucrânia e as ambições nucleares da Coreia do Norte, questões chave para os dois países, que, nos três casos, são alia dos de lados opostos.

Antes de encontrar o líder chinês, Biden já havia dito que os Estados Unidos vão "com petir vigorosamente" com Pequim, ainda que "garantin do que a concorrência não se transforme em conflito". “Como líderes de nossas

duas nações, compartilham os a responsabilidade, na minha opinião, de mostrar que a China e os Estados Unidos podem gerenciar nossas diferenças, impe dir que a concorrência se torne algo próximo de um conflito e encontrar manei ras de trabalhar juntos em questões globais urgentes. que exigem nossa cooper ação mútua", disse Biden na abertura da reunião.

A cúpula do G20 aconte ce ao longo de terça-feira (15). O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não irá ao en contro, e seu país será rep resentado por Serguei Lav rov, o ministro das Relações Exteriores.

Mais cedo, a agência de notícias Associated Press in formou que Lavrov foi leva do ao hospital após chegar a Bali. O governo russo, entre tanto, negou e classificou a informação como "o cúmulo da falsificação."

Eleições nos EUA

O encontro acontece também quase uma semana depois de os Estados Unidos realizarem as eleições de meio de mandato, que renovam parte do Legisla tivo do país, além de governa dores e Câmaras locais, e é con siderada o grande termômetro da gestão de Joe Biden.

A apuração dos votos ainda não foi concluída - a con tagem é manual e por estado -, mas as principais projeções indicam uma derrota bem menor que a esperada para o Partido Democrata, de Biden.

Segundo a Associated Press, que faz contagem própria dos votos, os democratas perderão o controle da Câ mara dos Deputados, porém com uma diferença de ap enas alguns votos para os rivais republicanos, que pre viam uma ampla maioria.

Já no Senado, a sigla de Joe Biden conseguiu manter o controle da Casa, o que deu ao líder norte-americano uma injeção de ânimo. Na chegada ao encontro com Xi, Biden disse que "eu sei que estou voltando mais forte" para a segunda meta de de seu mandato, que vai até 2024.

Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios
lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1
do
MUNDO
Estado do Rio de Janeiro, 15 a 16 de novembro de 2022 GAZETA RIO 6 ECONOMIA
- Xi Jinping e Joe Biden se cumprimentam em Bali, antes da cúpula do G20, nesta segunda-feira (14) — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

CINEMA PAULO SILVA

HALLOWEEN ENDS - SERÁ REALMENTE

Esta semana estreia no streaming o filme que pro mete ser o fim de uma das maiores serie de terror e serial killer da história do cinema, "Hallowen Ends - O Acerto de Contas Final". A volta, mais uma vez, de Mi chael Myers aos cinemas e a cinematografia, que nasceu acredite em 1978 portan to 44 anos, anuncia o fim deste que já foi um Clássico do Cinema de Terror e sus pense. Dirigido nesta versão por David Gordon Green, já anunciado diretor para o mais novo filme de outro Clássico de terror "O Exorcis ta", foi razoavelmente bem nas bilheterias dos cinemas, mais pela fama da franquia que pelo filme mesmo.

O atual diretor só tinha 3 anos de idade quando John Carpenter estreava no cin ema o primeiro filme desta que virou uma das maiores franquias de terror onde o personagem vai e vem as vezes internado em manicô mios, as vezes desaparecido, e muitas vezes foi morto e ressuscitado. Desta vez pas sou quatro anos desde que o último filme, "Halloween Kills" que também foi dirigi do por David Gordon Green, o psicopata volta a vida de Laurie (interpretada adi vinhem por quem ? Quem falou Jamie Lee Curtis acer tou) que mora com sua neta e escreve tranquilamente suas memorias em um livro, Myers nunca mais foi visto, desde o último filme claro, até que o jovem Corey Cun ningham de uma pequena e pacata cidade do meio oeste americano, é acusado de ter assassinado um menino de quem cuidava, uma onda de terror e violência pairam sobre a cidade, a neta da personagem se envolve com Corey forçando Laurie a se juntar com outras pes soas para combater o mal, os efeitos geracionais que o assassino em série causou na cidade, vejam o filme anterior, e nos moradores

de Haddonfield começam a influenciar a vida de Laurie e seu livro. Mas desta vez a mulher terá de lidar com Michael Myers e acabar com ele de uma vez por todas, como se ela nunca tenha feito isso pelos últimos quarenta anos, para que o mal nunca mais volte para a cidade e ela possa final mente ter uma vida normal e sem medo, promovendo a paz para sempre. Ou até o próximo filme da série. Explorado ao máximo pelos produtores de diversos es túdios até chegar às mãos da produtora Blumhouse que comprou a franquia com direito a três filmes, que agora jura de pé junto que este é o filme definiti vo o final de uma torturante sequência de filmes onde alguns era pura besteira, o que todos nós esperamos que seja verdade inclusive para Laurie Strode. O filme tem pelo menos uma hom enagem muito bem coloca da, a trilha musical é muito boa e assinada por Cody Carpenter, filho do primei ro diretor da sequência de filmes Halloween. A produ tora Blumhouse também foi a responsável pelos últimos dois filmes de Myers e Lau rie, "Halloween" em 2018 e "Halloween Kills - O Terror Continua" de 2021, e encer ra sua participação neste último filme que é uma das mais longínquas histórias de terror e personagens que teimam em não morrer. Embora este colunista ache que o filme já se esgotou a muito tempo com continu ações intermináveis, o filme na verdade não é ruim, ele encontra depois de 40 anos folego em uma história mais atual e vigente com temas mais vigentes no momento, foi talvez um grande salto colocar as inúmeras tecn ologias filmísticas para um antigo Clássico do cinema, aliás vou falar desta franquia amanhã nesta coluna onde nasceu e como virou um dos mais cultuados filmes. Bom dia pra todos do cinema e bom feriado.

Festival de Cinema do Mate com Angu termina hoje

OFestival Mate

Com Angu de Cinema Pop ular entrou em sua quarta edição com todo o gás, e trouxe uma programação toda gratuita e diversa para a Baixada Fluminense.

O evento vem acontecen do desde do dia 9 e termina hoje, em Duque de Caxias, com direito a uma sessão especial de encerramento na Cinemateca do MAM, o Museu de Arte Moderna, na cidade do Rio de Janeiro. Assim como nas outras edições, o Festival trouxe uma mostra competitiva de curtas-metragens, exibição

de longas, lançamentos, debates e ainda um novo Baixada 1 Minuto, concur so voltado à produção de filmes de um minuto sobre a região, com voto popular e premiação em dinheiro.

Em 2022, o Mate com Angu completa 20 anos de atu ação na Baixada Fluminense Nesse ano, o coletivo Mate Com Angu completa vinte anos de atividades que envolvem exibição, pro dução de filmes e oficinas de audiovisual, e de acor do com um dos coordena dores do Festival, Heraldo HB, a ideia é celebrar a data com bastante energia. “Um festival sempre é um lugar

privilegiado de encontro e celebração, e essa edição vai marcar muito esse clima de festa”, afirma Heraldo.

“Além disso, a programação reafirma a grande vocação de audiovisual da Baixada Fluminense, que está em um momento muito efer vescente”. www.mateco mangu.org/festival4.

Confira a programação: GRAMACHO, 18h 15/11 – TERÇA-FEIRA CINEMATECA DO MAM, 16h Sessão Panorama BXD

O evento é uma realização do Cineclube Mate Com

Angu com produção da Abacateiro Produções e co-produção da Virtù Pro duções, ainda contando com apoio da Cinemateca do MAM, Museu de Arte Moderna, da Febf/Uerj, a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, do Museu Ciência e Vida, do Bloco Império do Grama cho e do Gomeia Galpão Criativo.

O Festival foi contemplado e contou com recursos do edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

SANTA DISCIPLINA DANA BLANCO A trama apresenta Cadu, o estudante que da noite pro dia vê-se envolvido numa rede de intrigas envolvendo a misterio sa Madre Superior, um corpo docente complet amente fora dos padrões educacionais e dezenas de alunos que se viram contra o colega, transfor mando o estudante mais popular do ensino médio no mais temido inimigo de todos que frequentam e trabalham no tradicion al – e decadente – “Colé gio Santa Disciplina”.
CASAS E APARTAMENTOS EM TODA BAIXADA E RIO DE JANEIRO! (21) 97302-2264 PARCELAS À PARTIR DE R$ 450,00 AGORA FICOU MAIS FÁCIL SAIR DO ALUGUEL MINUTO GAZETA Estado do Rio de Janeiro, 15 a 16 de novembro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 15 a 16 de novembro de 2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Av Armando Lombardi n° 350 Barra da TijucaShopping Barra Point

Confusão generalizada no Centro do Rio, tem mais de 30 feridos e dois presos

Afesta da torcida do Flamengo no Centro do Rio terminou em confusão no in ício da tarde deste domingo (14). Os tumultos começar am a ocorrer por volta das 13h e, às 13h30, uma briga generalizada tomou con ta da rua Presidente Antô nio Carlos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, "aproximadamente 30 pessoas deram entrada na emergência da unidade com ferimentos diversos em decorrência do evento". Durante o tumulto, PMs dis pararam bombas de efei

to moral para dispersar os torcedores. Em nota, a Polí cia Militar informou que " cinco policiais foram feri dos. Eles foram socorridos ao Hospital Central da Polí cia Militar". Por sua vez, a Guarda Municipal informou que um agente do órgão também acabou sofrendo "um corte na mão provo cado por garrafa de vidro". Dois homens foram presos Em nota, a Polícia Militar informou que policiais mili tares do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão Especializado em Policiamen to em Estádios (BEPE) e do Batalhão de Rondas Especi

ais e Controle de Multidão (RECOM) precisaram con ter confusões entre torce dores do Flamengo durante a comemoração na região Central do Rio de Janeiro. “Prédios públicos foram dep redados, mas a situação foi estabilizada. Até o momen to, dois homens foram con duzidos para a 5ªDP (Mém de Sá)”, informou Saque a loja de departamento Imagens de redes sociais flagraram vários invaso res entrando em lojas de eletroeletrônicos no en trono da Uruguaiana após a festa. Nos vídeos é possível notar que os suspeitos le vam liquidificador, caixas de som e até ar-condicionado. No Twitter, a PM informou que "policiais do 5º BPM (Praça da Harmonia) e do

Centro Presente prenderam os criminosos que praticar am furto a um estabeleci mento comercial na Urugua iana (Centro), na tarde deste domingo. Os produtos fo ram recuperados durante a ação conjunta. Ocorrência em andamento na 5ª DP Em nota, a Americanas informou que "a loja estava fechada no momento da ação e o alarme disparou assim que a invasão aconteceu. A polí cia foi acionada e a compan hia ainda está levantando os prejuízos e contribuindo para as investigações". Já o Ponto Frio disse que "o in cidente ocorrido na loja de Uruguaiana não teve vítimas. A empresa está prestan do todas as informações às autoridades competentes". Comemoração dos títulos

As escadarias da Alerj vi raram arquibancada do Maracanã na manhã deste domingo (13). Torcedores rubro-negros lotam ruas do Centro do Rio para comem orar os títulos do tri-campe onato da Libertadores da América e o tetra campe onato da Copa do Brasil. O jogador Gabigol foi um dos que falou no carro de som e foi ovacionado pela multidão de torcedores. Os jogadores também exibiram as taças conquistadas em 2022 A festa conta com es trutura de segurança e inter dições de ruas como ocorre com os blocos de carnaval. Por volta das 11h, a Rua 1º de Março e Avenida Presidente Antônio Carlos estavam in terditadas para a passagem dos trios com os jogadores.

Após anunciar aposentadoria, Felipão seguirá como diretor-técnico do Athletico-PR Ele coordenará equipe principal e categorias de base do Athletico-PR

Na manhã desta se gunda-feira (14), no primeiro treino pré-Copa da Seleção Bra sileira, em Turim, na Itália, o atacante Neymar, do PSG, não conseguiu compare cer ao treinamento por causa de problemas no voo. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o craque e outro atleta do PSG, Marquinhos, que também foi convocado, não conseguiram chegar a tem po para o treinamento, que tinha início previsto para às 12h. Os jogadores do PSG tiveram que trocar de aer onave, em voo fretado da França para a Itália A asses soria da CBF, informou que o voo do atacante e do zague iro acabou atrasando e não divulgaram o motivo. Ino vavelmente, só conseguirão

pousar para o trabalho no CT da Juventus, sem tempo de participarem do treinamen to. Dos 26 atletas convoca dos pelo técnico Tite, apenas os dois não se apresentaram Os primeiros treinamentos planejados pela comissão técnica da Amarelinha têm como objetivo tentar aval iar a condição física dos jog adores, com um controle da carga de atividade. Dentro do planejamento, foi estip ulado que nesta quarta-feira (16), com a presença dos 26 jogadores, aconteça um tra balho com mais intensidade. Outros jogadores da seleção já chegaram ao hotel em Tu rim, antes do treino pré-Co pa. Os dois primeiros que se apresentaram ao técnico hoje foram Vini Jr. e Éder Militão.

Oex-técnico da seleção brasileira Luiz Felipe

Scolari, que levou o Brasil à conquista da Copa do Mundo de 2002, anunciou sua aposentadoria como tre inador no domingo (13).

Scolari, que assumiu o comando do Athletico Paranaense em maio, fez o anúncio depois da vitória so bre o Botafogo por 3 a 0 no domingo em seu último con

fronto da temporada 2022, para terminar em sexto no Campeonato Brasileiro "Queria terminar essa minha passagem pelo futebol como técnico com uma vitória e hoje foi um dos melhores jog os que fizemos na minha pas sagem pelo Athletico como treinador", afirmou Felipão, segundo o site do Athletico. "Agora mudo de carreira... Serei apenas o diretor técni

co. Farei a coordenação da equipe principal e de todas as categorias de formação."

Felipão comandou o Bras il em duas ocasiões: entre 2001 e 2002, quando levou a seleção ao quinto título mun dial, e novamente entre 2012 e 2014, conquistando a Copa das Confederações de 2013 e dirigindo o Brasil no Mundial em casa que ficou marcado pela goleada por 7 a 1 para a

GAZETA RIO
Esportes
do Rio de Janeiro, 12 a 14 de novembro de 2022 Ano XXV - nº 1007 •
Estado
Comemoração do Flamengo
Alemanha na semifinal. No comando de clubes, Fe lipão conquistou a Copa Libertadores com o Grêmio em 1995 e com o Palmeiras em 1999, além do título do Campeonato Brasileiro com os dois times, em 1996 e 2018, respectivamente. Ele também treinou a se leção de Portugal entre 2003 e 2008 e o Chelsea entre 2008 e 2009, entre outros. Por que Neymar não se apresentou à Seleção Brasileira para a Copa

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.