







•
•
Neste domingo (13), a gratuidade acontece entre 8h30 à 13h, para ida, e das 15h às 20h, para o retorno dos estudantes
O ministro da Justiça e Segurança Pú blica, Anderson Torres, anunciou on tem (10) a normalização da circulação viária no país. Em publicação nas redes sociais, o ministro disse que a medida foi concretizada após atuação continu ada da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No dia 30 de outubro, após o anúncio da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva
para a Presidência da República em se gundo turno, grupos de caminhoneiros iniciaram bloqueios em diversos pon tos do país. Em seguida, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexan dre de Moraes determinou o total des bloqueio das rodovias federais por en tender que as paralisações “desvirtuam o direito constitucional de reunião”.
Convocação vale para cadastros revisados em 2016 e 2017
Moradores do Rio de Janei ro que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) terão gratuidade no metrô para ir e voltar dos locais das provas. Com a ação “Passe Livre pra Educação”, o estudante deve só mostrar o comprovante de in scrição no exame e um documento com foto em qualquer estação.
As provas acontecem em duas etapas, neste domingo (13) e no próximo domingo (20). O projeto é uma iniciativa do MetrôRio com a Estácio e a BIC.
Neste domingo (13), a gratuidade
acontece entre 8h30 à 13h, para ida, e das 15h às 20h, para o retor no dos estudantes. Os portões se fecham às 13h, e a prova começa às 13h30, podendo durar até 19h.
“Estamos apostando que esse movimento nos trará um impacto social relevante para os alunos que querem ingressar no ensino supe rior através do ENEM, que além de economizarem na passagem, contarão mensagens de reforço na autoestima, motivação e encora jamento no dia da prova”, afirmou o diretor de marketing da Estácio, Eduardo Guedes.
Local: Todas as estações do metrô Domingo (13): das 8h30 às 13h (ida) – das 15h às 20h (volta); Domingo (20), das 8h30 às 13h (ida) - das 15h às 19h30 (volta); Funcionamento das Linhas 1, 2 e 4: das 7h às 23h e transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio; Funcionamento do Metrô na Su perfície (Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea): das 7h às 22h30.
As famílias inscritas no Cadastro Único têm até esta sexta-feira (11) para atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), data em que se encerra o prazo de revisão de dados. O prazo foi prorrogado devido às grandes filas que têm sido formadas em Centros de Referência em Assistência Socual (Cras) de todo o país.
Segundo o Ministério da Cidada nia, neste ano, apenas as famílias com cadastros revisados pela úl tima vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as in formações junto aos municípios.
O processo de revisão cadastral foi escalonado devido dos im pactos causados pela pandemia de covid-19. Com isso, as famílias que atualizaram dados pela últi ma vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
“As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve com parecer a um Centro de Referên cia de Assistência Social ou a um posto de atendimento do Cadas tro Único do município”, infor mou o ministério em nota.
Segundo a pasta, a atualização cadastral é “fundamental para
assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”. A atualização do cadastro é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefíci os pagos via programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem.As famílias inscritas no Cadastro Único têm até esta sexta-feira (11) para atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico), data em que se encerra o prazo de revisão de dados. O prazo foi prorrogado devido às grandes filas que têm sido formadas em Centros de Referência em Assistência Socual (Cras) de todo o país.
Segundo o Ministério da Cidada nia, neste ano, apenas as famílias com cadastros revisados pela úl tima vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar as in formações junto aos municípios. O processo de revisão cadastral foi escalonado devido dos im pactos causados pela pandemia de covid-19. Com isso, as famílias que atualizaram dados pela últi ma vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.
Opresidente elei to Luiz Inácio
Lula da Silva se reuniu ontem (10) com parla mentares das bancadas alia das e disse que quer manter diálogo aberto com o Con gresso Nacional e com todos os partidos políticos. Lula es teve pela primeira vez no Cen tro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde fun ciona o gabinete de transição. “Cada deputado pode ficar certo que vamos conversar com o Congresso Nacion al. O Congresso tem todos os defeitos que cada um de nós têm, mas esse país era muito pior quando tinha o Congresso fechado”, disse, em referência ao período da ditadura militar. “É mel
hor um debate nervoso das divergências nossas, do que o silêncio profundo do medo da baioneta que esse país já enfrentou”, completou. Lula reforçou, novamente, que a definição dos nomes que coordenarão a transição não significa a ocupação de cargos ou de ministéri os no próximo governo e pediu a colaboração de to dos no envio de propostas e ideias. “Se alguém quiser contribuir, mandar propos ta, por favor, não se sintam excluídos porque não estão na lista de pessoas que es tão participando da tran sição”, disse aos parlamen tares. “Cada partido tem um papel importante, estamos começando um processo”, completou.
Ontem (9), Lula teve encon tros com os presidentes da Câmara dos Deputados, Ar thur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pache co (PSD-MG), além dos min istros do Supremo Tribunal Federal e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes. “Estamos aqui para provar que queremos estabelecer um diálogo entre os partidos políticos”, disse, destacando que também manterá a por ta aberta para entidades e movimentos sociais.
O presidente eleito afirmou ainda que quer garantir es tabilidade, credibilidade e previsibilidade ao Esta do brasileiro e que o Brasil voltará a ser protagonista na geopolítica mundial. Na
segunda-feira (14), Lula via ja ao Egito, onde participa da Conferência da Organ ização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), e já tem conversar bilaterais agendadas.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente eleito, Ger aldo Alckmin, durante re união com parlamentares das bancadas aliadas na sede do governo de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente eleito, Ger aldo Alckmin, durante re união com parlamentares das bancadas aliadas na sede do governo de transição no Centro Cultural Banco do
Brasil (CCBB). - Marcelo Ca margo/Agência Brasil
Lula se emocionou ao falar sobre o retorno da fome do Brasil e reafirmou que essa pauta será prioridade no seu governo. “Se quando eu ter minar esse mandato cada brasileiro estiver tomando café, almoçando e jantando outra vez, eu terei cumprido a missão da minha vida”, disse.
“O fato é que jamais esperava que a fome voltasse nesse país. Quando deixei a Presidência da República imaginava que nos 10 anos seguintes esse país estaria igual a França, Inglaterra, teria evoluído do ponto de vista das conquistas sociais”, completou.
Para o presidente eleito, o Brasil, como terceiro maior produtor de alimentos do mundo e maior produtor de proteína animal, pode ga rantir comida na mesa dos brasileiros. “Falta compro misso dos governantes com isso que é essencial. Por que as mesmas pessoas que dis cutem com seriedade o teto de gasto, não discutem a questão social desse país?”, questionou, afirmando que também terá uma política fiscal responsável.
Durante seu discurso, Lula ainda falou direto aos man ifestantes que estão nas ruas, “inconformados com o resultado eleitoral”, e pediu que voltem para casa, aceitem a democracia. Se gundo ele, o seu governo
será "para todos". “De mocracia é isso, um ganha e outro perde, é assim em qualquer política”, disse, lembrando que perdeu três eleições para presidente an tes de ser eleito em 2002.
Ele citou o relatório divulga do ontem (9) pelo Ministério da Defesa sobre as urnas eletrônicas e disse que o de ver de auditar e fiscalizar as eleições é da sociedade civ il, dos partidos políticos e do Congresso Nacional, não das Forças Armadas. O doc umento traz observações e conclusões sobre o sistema eletrônico de votação, con forme as atribuições que fo ram dadas pelo TSE às enti dades fiscalizadoras. No ofício em que pede que as sugestões dos militares sejam aceitas, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, cita pontos técnicos que podem ser cor rigidos, como investigação da compilação do código-fonte do sistema e a análise minuci osa dos códigos binários exe cutados nas urnas.
Hoje, o ministério da Defesa divulgou uma nota "com a fi nalidade de evitar distorções do conteúdo do relatório".
Segundo o ministério, "o acurado trabalho da equi pe de técnicos militares na fiscalização do sistema eletrônico de votação, em bora não tenha aponta do, também não excluiu a possibilidade da existência de fraude ou inconsistên cia nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022". Conforme a Defesa, o relatório indicou "impor tantes aspectos" que de mandam esclarecimentos.
Opresidente eleito Luiz
Inácio Lula da Silva (PT) chorou ontem (10) ao falar a parlamentares aliados sobre sua prioridade de livrar brasileiros da fome e afirmou que seu vice, Geral do Alckmin (PSB), não disputa vaga de ministro em seu gov erno.
Lula discursou sobre o "Bra sil do Futuro" a uma plateia formada por deputados e senadores de partidos alia dos em auditório do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), sede do governo de transição. No palco também estavam Alckmin, a pres idente do PT, Gleisi Hoff mann, e a esposa do presi dente eleito, Janja.
O presidente eleito falou de
pois de Alckmin, que fez um discurso curto. "Não adianta pedir pro Alckmin falar um discurso mais longo porque não fala", brincou. "Ele foi telegráfico como sempre."
Lula afirmou ter feito questão de designar o ex-governador de São Pau lo como coordenador da transição para que ninguém pensasse que ele seria min istro. "Ele não disputa vaga de ministro porque é o vice-presidente da Repúbli ca", afirmou.
O petista disse ainda que a comissão de transição "não decide nada" e "é como se fosse uma máquina de res sonância magnética, vai faz er o levantamento a partir da situação do país."
Ele lembrou ainda que o gov erno foi eleito com a promes sa de olhar para os mais po bres. "A gente não tem que ter vergonha de dizer que o nosso voto é o voto daquelas pessoas que mais necessi tam. É daquelas pessoas que um dia viveram num país que tinha um governo que olhou para elas."
O presidente eleito chorou ao falar sobre sua meta de retirar brasileiros que vivem em situação de fome. "Se quando eu terminar esse mandato cada brasileiro ti ver tomando café, tiver al moçando e tiver jantando, outra vez eu terei cumprido a missão da minha vida."
Lula chora ao falar sobre tirar brasileiros da fome e diz que Alckmin não será ministro
O“café solidário” na se gunda contou com a presença do diretor geral do Hospital da Posse, o médico Joé Gonçalves Sestel lo, e com presença da Asses sora da Secretaria de Estado do Governo, Cláudia Jannuz zi, representando o gover nador recém-eleito, Cláudio Castro. A assessora falou da necessidade e a importância que o governador vê em se firmar parcerias com institu ições sérias como a Cruz Ver melha.
“ A Cruz Vermelha ajuda tan tas pessoas em termos de saúde e educação; vou me colocar à disposição, para que a gente possa através dos programas já existentes fortalecer ainda mais os tra balhos”, ressaltou Cláudia. O diretor geral do Hospital da Posse, Joé Sestello, falou da importância da parceria que existe entre o hospital e a Cruz Vermelha. Destacou ainda sobre os cursos que a instituição oferece para de senvolver profissionais da área da saúde.
“Essa parceria é muito impor tante tanto para o hospital da Posse quanto para a Cruz Vermelha, para capacitar as
pessoas da própria região. O profissional não precisa sair daqui para se capacitar, nós temos material humano e a estrutura que a Cruz Vermel ha oferece”, disse Joé.
O “café solidário” é um even to criado pelo atual presi dente da Cruz Vermelha da região, Renato Muniz, de acordo com o Renato o obje tivo do café é fechar parcerias e fazer com que a população de maneira em geral conheça o que de fato é a Cruz vermel ha, e quais trabalhos sociais a entidade desenvolve.
O evento acontece às segun das-feiras, das 8h30 às 11h, na sede da instituição que fica localizada na Rua Bernardino de Melo, 2085, em frente à estação de trem. Para partic ipar do café é necessário con firmar a presença através do telefone: 21 97213-2957.
Crédito das fotos: Robert Pitanguy
Serviço: Café Solidário Assessora de imprensa: Denise Emanuele Contato: 981244219
Há pouco tempo conhecemos o em presário Juninho do Mercado de Rocha Sobrin ho, mas pensávamos que era apenas para divulgar sua festa do Dia das Crianças... Ledo engano. O amigo Jun inho do Mercado, 33 anos, nos pediu para divulgar sua intensão de desenvolver vários projetos para facil itar a vida das pessoas e, principalmente, as crianças. Depois do Dia das Crianças
em outubro teremos ago ra em novembro o pontapé inicial da Copa do Mundo de Futebol e em dezembro a grande confraternização de Natal e Ano Novo. “Vamos ficar de olho porque pode surgir novidades nesses períodos festivos”. Garantiu o entusiasmado e dedicado empresário Juninho do Mer cado. Nascido e criado em Rocha Sobrinho, bairro do município de Mesquita-RJ.
Nova Iguaçu gan hou uma uni dade do Café do Trabalhador nesta quar ta-feira (9/11). O progra ma do Governo do Estado oferece a primeira refeição do dia, de forma balanceada, por R$ 0,50 em áreas de concentração de transporte público. Realizada pela Sec retaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, a iniciativa já funciona com sucesso em outros municí pios da Baixada Fluminense, como Magé, Guapimirim e Queimados.
Com a nova inauguração, agora são 27 unidades em 25 municípios fluminenses, fornecendo uma média de 10.500 cafés da manhã por dia. A previsão é que 59 polos sejam abertos em todo o Esta do do Rio até o próximo ano. Por questões logísticas e de distância do trabalho, boa parte dos cidadãos da Baixada Fluminense pre cisa acordar cedo e, mui tas vezes, não tem tempo nem condições de fazer a primeira refeição do dia em casa. O Café do Trabalhador chega para somar ao mu nicípio de Nova Iguaçu e para garantir um alimento de qualidade e baixo cus to ao cidadão - ressaltou o governador Cláudio Castro.
Em Nova Iguaçu, o serviço funciona na Rua Professora Marli Pereira de Carvalho, s/ nº, no bairro Miguel Couto, de segunda a sexta-feira, a par tir das 4h30. Ao todo, serão 500 cafés diários na cidade. Cada kit é composto por uma bebida quente sem açúcar, um pão com manteiga e uma fruta. Também acompanham guardanapos, mexedor des cartável e sachês de açúcar ou adoçante para cada ben eficiário, itens armazenados em sacola plástica para o transporte seguro. Para o mototaxista Peter son Pereira, de 32 anos, o programa chegou em boa
hora no município.
- O Café do Trabalhador vai ser uma mão na roda. Eu, graças a Deus, trabalho e ain da tenho, mas muita gente não tem como pagar caro para comer. Ajuda muito.
Trabalho aqui mesmo no ter minal de ônibus de Miguel Couto e vou vir todos os dias - afirmou Peterson.
O Café do Trabalhador está presente nos seguintes polos: Nova Iguaçu, Que imados, Guapimirim, São Gonçalo (2), Magé, Macaé, Santos Antônio de Pádua, Campos dos Goytacazes (2), Itaocara, Itaboraí, São Francisco de Itabapoana,
Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, São João da Barra, Barra Mansa, Rio das Ostras, Rio Bonito, Cord eiro, Teresópolis, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Tanguá, Angra dos Reis, Nova Friburgo e Três Rios. - Nova Iguaçu é uma das cidades mais populosas do estado e entregar esse programa para esses tra balhadores era um dos principais compromissos da nossa Secretaria com o povo da Baixada - disse o secretário de Estado de De senvolvimento Social e Dire itos Humanos, Julio Saraiva.
Começam na próxima sexta (11), em Pirati ninga, as comemo rações pelo aniversário de 449 anos de Niterói, or ganizadas pela Prefeitura.
A festa começa com show de Chico César e Geraldo Azevedo, com Lucas Fe lix tocando na abertura, na sexta (11). No dia 12, é a vez de Diogo Nogueira subir no palco, com abertu ra de Inácio Rios, e, no dia 13, a banda Mullatto abre o show de João Gabriel. Os eventos são gratuitos e vão até o domingo, 27.
No dia 15, a festa vai para o Horto do Fonseca, com show de Bruno Diegues. Amigos da Bamba toca no show de abertura. Do dia 16 a 22 de novembro, a Sala Carlos Couto recebe a exposição Niterói por Elas, com fotografias de Patrí cia Grossi, Dominicci Pre strello, Livia Gass, Marian
na Rosa, Marcela Viana e Paula Li Causi.
No dia 16, o Theatro Munic ipal de Niterói recebe o es petáculo “Beatles num Céu de Diamantes”. Nos dias 17 e 18, o Theatro apresenta a Or questra da Grota e Fernando Rosa, respectivamente.
A Praia de São Francisco se prepara para receber os Titãs no dia 18, com a banda Oriente tocando na abertura, e, no dia 19, é a vez do grupo Pink Floyd UK fazer a festa no local. Também no dia 19 é a vez de Blues Etílicos e Nanda Moura subirem ao palco do local e, no dia 20, Dylan Tri plett & The Simi Brothers se apresentarem no Theatro. Na Cantareira, no dia 20, está programado show com Tereza Cristina, com abertura de Drik Barbosa. No dia do aniversário da cidade (22), o Theatro Mu nicipal apresentará o show
Niterói
fecha novasZé Catimba – 90 anos, com participação de Jorge Aragão, Zé Inácio, Inácio Rios e Mirandinha Sambista. Para fechar a programação, o Reserva Cultural receberá o Festival Niterói Cervejeiro 450 nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com shows de Va’a Surf Band, Dr. Gori, BR 80 e Bilhete Blues. Solidária – O even
Aex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, falou à CNN nesta quin ta-feira (10) durante sua pas sagem pela COP27, em Sharm el-Sheikh, no Egito. Ela falou sobre a possibilidade de ser indicada para o Ministério do Meio Ambiente.
Segundo ela, agora não é o momento de um aliado “cri ar constrangimentos” para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Tudo o que um aliado não deve faz er é criar constrangimento para o presidente [eleito]” aventando possibilidades de indicações para a Esplanada dos Ministérios.
“Para que ele se sinta à von tade para escolher sua equi pe de acordo com o que acha mais adequado com os objetivos que ele traçou nas diferentes agendas, como desenvolvimento, economia, saúde, educação e meio am biente”, disse Marina.
Segundo ela, o Meio Am biente é uma “agenda es
tratégica para o Brasil e para o mundo na qual o Brasil já mostrou que sabe o que faz er, como fazer e mostrou re sultados”, completou.
A comitiva que acompanha Lula na COP27, no Egito, terá a presença da nova primeira-dama, Rosange la Lula da Silva, e outros aliados do petista na cam panha eleitoral.
Além de Janja, estão confir mados os nomes da senado
ra Simone Tebet (MDB-MS) e dos ex-ministros de governos do PT Marina Silva (Rede-SP), Izabella Teixeira, Celso Amor im, Aloizio Mercadante (PT) e Fernando Haddad (PT). Lula chegará na COP27 no dia 14, na próxima segunda-feira.
Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (7), Marina afirmou que o Brasil precisa assumir uma postura de “pro tagonismo” durante a COP27. “Um dos passos [para
o avanço da agenda de preservação] é a volta do Brasil ao terreno das COPs como protagonista. No gov erno [Jair] Bolsonaro eles sempre condicionam contro lar o desmatamento a que nos paguem para fazer isso. E o Brasil vai dizer, sim, quer a cooperação internacional, mas preservar a Amazônia e os biomas brasileiros é inter esse nosso”, apontou.
OÍndice Nacional de Preços ao Consum idor Amplo (IPCA) subiu 0,59% em outubro, após apresentar deflação de 0,68% em julho, 0,36% em agosto e 0,29% em se tembro. Com o resultado, a inflação acumula alta de 4,70% no ano e de 6,47% em 12 meses. Em outubro do ano passado, o IPCA fechou em 1,25%. Os dados foram divulgados hoje (10) pelo In stituto Brasileiro de Geogra fia e Estatística (IBGE).
Por grupos, as altas mais intensas ocorreram em Vestuário, com 1,22%, e Saúde e Cuidados Pessoais, com 1,16%. As maiores in fluências no índice vieram dos grupos Alimentação e Bebidas, com alta de 0,72%, e Transportes, que ficar am 0,58% mais caros no período analisado. Apenas Comunicação apresentou queda, de 0,48%, puxado pelo subitem plano de tele fonia móvel (-2,05%).
Segundo o IBGE, os itens e subitens com os maiores impactos individuais no IPCA do mês foram pas sagem aérea, que teve au mento de 27,38%, higiene pessoal (2,28%) e plano de saúde (1,43%).
Entre os alimentos, a alta foi puxada pela alimen tação no domicílio, que fi cou 0,80% mais cara, com forte influência do aumen
to do preço da batata-in glesa (23,36%) e do tomate (17,63%). O IBGE também registrou alta na cebola (9,31%) e nas frutas (3,56%).
Pelo lado das quedas, o leite longa vida ficou 6,32% mais barato em outubro, após recuar 13,71% em se tembro, e o óleo de soja caiu 2,85%, a quinta queda seguida. A alimentação fora do domicílio subiu 0,49%, com a desaceleração do lanche de 0,74% em setem bro para 0,30% em outubro e o aumento na refeição de 0,34% para 0,61% na pas sagem mensal.
Os combustíveis registr aram queda em outubro, com redução de 1,56% na gasolina, 2,19% no óleo diesel e 1,21% no gás veicular. Apenas etanol registrou alta, de 1,34%.
O IBGE também aponta rec uo no transporte por aplica tivo, que caiu 3,13%, após a alta de 6,14% registrada em setembro. O preço da pas sagem de ônibus urbano teve queda de 0,23%, com a redução aos domingos em Salvador (2,99%).
O grupo Vestuário segue com tendência de alta des de a retomada das ativi dades após o isolamento social imposto pela pan demia da covid-19, com au mento nos preços das rou pas masculinas (1,70%) e
femininas (1,19%). Segundo o instituto, o grupo acumu la a maior variação em 12 meses, com 18,48%.
Em Habitação, houve de saceleração de 0,60% em setembro para 0,34%, in fluenciado pela queda de 0,67% no gás de botijão.
Por região, todas as áreas pesquisadas apresentaram alta em outubro. A maior variação ocorreu no Recife (0,95%), com os aumentos da energia elétrica (9,66%) e das passagens aéreas (47,37%). O menor índice veio de Curitiba (0,20%), com os recuos na energia elétrica (9,88%) e na gaso lina (2,40%).
Também divulgado hoje pelo IBGE, o Índice Nacion al de Preços ao Consumidor (INPC) teve alta de 0,47% em outubro. A alta acumulada no ano está em 4,81% e nos
últimos 12 meses em 6,46%.
Em outubro de 2021, o in dicador fechou em 1,16%.
Nesta análise, os produtos alimentícios passaram de queda de 0,51% em se tembro para alta de 0,60% em outubro. Já os não ali mentícios, que haviam rec uado 0,26% em setembro, subiram 0,43%.
O IPCA reflete a inflação para as famílias com rendi mentos de um a 40 salários mínimos e o INPC abrange as famílias com rendimen tos de um a cinco salários mínimos.
As regiões pesquisadas são as metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Ale gre, além do Distrito Fed eral e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Ara caju.
Onovo proprietário do Twitter e CEO da Te sla, Elon Musk, ven deu quase US$ 4 bilhões em ações da Tesla, de acordo com documentos regulatóri os. Musk, que comprou re centemente o Twitter por US$ 44 bilhões, vendeu 19,5 milhões de ações da empresa de carros elétricos entre os dias 4 a 8 de no vembro, de acordo com os documentos apresentados na terça-feira, 8, à Securities and Exchange Commission (SEC, a CVM americana).
Ele vendeu US$ 7 bilhões de suas ações da Tesla em agos to, enquanto trabalhava para financiar a compra do Twit ter, da qual estava tentando sair. Ao todo, Musk vendeu mais de US$ 19 bilhões em ações da Tesla desde abril, in cluindo aquelas nos registros de na terça, provavelmente para financiar sua parte na compra do Twitter.
A aquisição do Twitter não foi
suave e a plataforma viu o êx odo de alguns grandes anun ciantes nas últimas semanas, incluindo United Airlines, General Motors, REI, General Mills e Audi. Musk reconhe ceu "uma queda maciça na receita" no Twitter, que de pende muito da publicidade para ganhar dinheiro.
O CEO da Tesla havia sinaliza do que tinha acabado de vender ações da Tesla, e a rev elação de que essas vendas continuam deixou alguns ana listas do setor exasperados.
A maior parte da riqueza de Musk está vinculada a ações da Tesla. Na terça, seu pat rimônio pessoal caiu para menos de US$ 200 bilhões, segundo a Forbes.
As ações da Tesla, que esta vam estáveis antes da aber tura na quarta-feira, caíram 8% esta semana e caíram 46% este ano, superando em mui to as quedas mais amplas do mercado no que foi um ano terrível para os investidores
Estado do Rio de Janeiro, 11 de novembro de 2022
OTeatro Ipane ma recebe, de 11 a 20 de novem bro, com ses sões sextas e sábados, às 20h e domingos, às 19h, o drama “Homem Feito”, da Cia. Teatral Milongas. A montagem, escrita e dirigida por Rafael Sou za-Ribeiro, narra a história de um homem jovem e bem-sucedido que retor na à cidade natal e revive episódios sombrios da in fância e adolescência que até hoje reverberam em sua personalidade.
Orealizador de cinema, professor e escritor Ruy Guerra, nascido em Moçambique e radicado no Brasil, será homenagea do na 14.ª edição do FestLip, o Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa.
O evento, totalmente gratu ito, retorna ao formato pres encial após duas edições remotas e reúne uma vasta programação com artistas do Brasil, Angola, Moçam bique, Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Timor Leste.
Esta edição elenca teatro, cinema, música, gastrono mia e debates e se espalha por diversos espaços da ci dade brasileira do Rio de Janeiro como o Teatro Fir jan SESI Rio, o Real Gabinete Português de Leitura e o res taurante Rancho Português. Num comunicado, os pro motores do festival infor mam que a programação também terá um olhar es pecial para o bicentenário da Independência do Bra sil, em relação a Portugal, numa programação que vol ta a expandir os horizontes da língua portuguesa que soma quatro continentes, e por isto, o homenageado será o artista veterano e multidisciplinar Ruy Guerra. Nascido em Moçambique e radicado no Brasil há mais de 60 anos, o cineasta de 91 anos também atua como dramaturgo, poeta e profes sor, além de ter mais de 100 letras de músicas compos tas para 'gigantes' da músi ca brasileira como Milton Nascimento, Chico Buarque, Edu Lobo, Carlos Lyra e Francis Hime.
Na música e no cinema, Guerra é referência para di versas gerações, tendo sido um dos expoentes do Cin ema Novo, um movimento no qual deixou sua marca imortalizada em clássicos como "Os Cafajestes" (1962) e "Os Fuzis" (1963) — filme vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.
"Eu me sinto feliz e emocio nado que o festival me tenha julgado merecedor de uma homenagem como essa. Sempre fui um apaixonado pela língua portuguesa", afir mou Ruy Guerra, citado no comunicado do evento.
Tânia Pires, curadora e di
retora do FestLip, destacou que, após dois anos reali zando o festival 'online', a edição presencial de 2022 lhe evoca uma sensação de estreia e de reencontro.
“Um sabor inédito de com preendermos, através da arte, que sobrevivemos e estamos de volta! Somos todos crioulos e Ruy Guer ra personifica a essência do festival", acrescentou.
Ruy Guerra participará, no dia 13, no FestLipEncon tros, num debate sobre "A Crioulização da Cultura da Língua Portuguesa”, que contará com a presença também de Horácio Guiam ba, ator de cinema e teatro em Moçambique, e Cristina Luz, doutora em Comuni cação e Cultura pela Uni versidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Outro convidado destacado pelos organizadores é do encenador português José Pompeu, do Trigo Limpo Teatro Acert, que partici pará num debate sobre a sonoridade do texto "Ela", uma obra da dramaturga Márcia Zanelatto que teve diferentes montagens no Brasil e em Portugal, com adaptações distintas acerca da língua para cada país.
O teatro também estará pre sente em direto de Portugal com o espetáculo “Provav elmente Saramago”, com transmissão 'online' para o Brasil e debate com o ator Vinícius Piedade e com o di retor Paulo Campos dos Reis.
A exibição da obra faz parte das comemorações oficiais do Centenário do Nascimen to de José Saramago, vence dor do Prémio Nobel da Liter atura em 1998, promovidas pela Fundação Saramago.
O festival tem apoio in stitucional da Secretaria de Cultura e Economia Cri ativa do Rio de Janeiro, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, da UFRJ, da Embaixada da República de Angola no Brasil e conta com o apoio cultural da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/SESI).
A programação da 14.ª edição FestLip acontece entre os dias 10 a 14 de no vembro.
Neste retorno, ele reen contra duas figuras que marcaram sua vida: o pai e um amigo dos tempos de escola. O pai é um homem machista e extremamente conservador que expul sou de casa o filho quan do este se revelou gay. Já o amigo, foi com quem este homem dividiu, ain da na adolescência, uma história de intimidade e afeto interrompida após um terrível episódio de vi olência escolar.
O reencontro entre eles se dá quando o pai, em estado grave de saúde, clama pela
presença do filho. O ator e codiretor Breno Sanches está sozinho em cena em um cenário que é o lugar de memória, onde o person agem, descrito apenas como Homem, passa a limpo a relação com o pai desde a infância e os ecos disso ao longo de sua vida. À medi da que a história avança, ela também se projeta de for ma teatral sobre o espaço, transformando um quarto de hospital numa complexa teia inconsciente de traumas, ran cores e memórias perturba doras, deixando evidente que a criação torpe, representada pelo pai, embutiu conceitos que o afetam em todas as ex periências de sua vida adulta:
nos campos pessoal, profis sional e ético. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Iluminação para Ana Luzia de Simoni "Não discutir o machismo, a misoginia, ignorar ou subestimar discursos rea cionários, ou simplesmente tratá-los como galhofa é um perigo. A sociedade brasileira, inclusive, tem pagado um preço alto por isso. Da falsa ideia roman tizada de miscigenação à disseminação de fake news sobre um certo tipo de mamadeira nas últimas eleições, muitos dos nos sos problemas estruturais enquanto sociedade estão permeados pela violência
de gênero nos mais difer entes níveis”, afirma Rafael. Depois desta curta tempo rada no Teatro Ipanema, “Homem Feito” se apresenta no Quintal Centro Cultural, em Niterói, dia 25/11, em duas sessões: 16h e 20h. O projeto prevê ainda ofici na de dramaturgia online gratuita com Rafael Sou za-Ribeiro, nos dias 21 e 23 de novembro, de 19h às 21h. Inscrições pelo e-mail milon gasdeteatro@gmail.com. Este projeto conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cul tura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural 2.
Oficina de dramaturgia com Rafael Souza- Ribeiro Curso Online pela plata forma Zoom
Valor: R$10 inteira / R$5 meia
Capacidade: 90 lugares
Dias: 21 e 23/11 Hora: 19h às 21h Inscrições: milongasdete atro@gmail.com
Local: Espaço Cultural Código
Endereço: Rua Davi, 397. Nova Belém - Japeri. Período: 12 e 13 de no vembro de 2022
Horário: 19h
Entrada: Franca (chegar com meia hora de ante cedência)
Duração: 60 minutos Classificação etária: 12 anos
Grupo Cultural Coch icho na Coxia, de Mesquita, segue com as apresentações da peça de época pela Baixa da Fluminense, levando aos palcos o estilo melodrama
O Grupo Cultural Coch icho apresenta nos dias 12 e 13 de novembro (sába do e domingo), a peça melodramática Folhetim.
O projeto da companhia mesquitense, que conta com patrocínio do Gover no do Estado do Rio de Ja neiro, Secretaria de Esta do de Cultura e Economia
Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retoma da Cultural RJ2, vai marcar presença durante o fim de semana no Espaço Cultur al Código, em Japeri.
As apresentações aconte cem sempre às 19h, com entrada franca. Os ingres sos serão distribuídos meia hora antes do início das sessões. O espetáculo con ta a história de locutores de uma rádio brasileira nos anos 40, com intrigas, romances e mistérios, que rodeiam a vida dos perso nagens. Mocinhos e vilões
se enfrentam dentro e fora da radionovela, disputando além de corações, o grande prêmio da Rádio Nacion al: A Voz Amiga do seu Lar.
A peça tem aproximada mente 60 minutos de du ração e a classificação é de 12 anos.
A produção é voltada para todas as gerações e prom ete trazer o clima de nostal gia para o palco, carregan do o charme e a beleza da Época de Ouro das rádios.
A companhia que comple tou 20 anos no dia 5 de novembro de 2022, atua na produção de projetos te atrais e educativos na Baixa da Fluminense desde 2002. Com dedicação às temáticas da infância e da juventude, acumulam mais de 30 in dicações e 10 prêmios em festivais e mostras compet itivas, como o 29º Prêmio Shell na categoria Inovação, que conquistaram junto à Rede Baixada Em Cena.
Realizador Ruy Guerra homenageado no FestLip, festival cultural da CPLP no Brasil Lusa Grupo Cultural Cochicho na Coxia Drama de Rafael Souza-Ribeiro coloca em xeque a formação da identidade masculina na nossa sociedade.Quando faltam apenas 10 dias para o início da Copa do Mun do, Pelé afirmou que confia demais na con quista do título mundial pelo Brasil. O Rei do Futebol, que completou 82 anos no final de outubro, usou seus perfis nas redes sociais para expres sar, nesta quinta-feira (10), a esperança de que a equipe de Tite saia vitoriosa no Catar. “São apenas mais dez dias até a Copa do Mundo e eu mal posso esperar para ver nossa seleção entrar em campo. Podem até achar que estou confiante demais, mas sinto que veremos o Brasil vitorioso novamente”, afirmou Edson Arantes do Nascimento.
Nas postagens, Pelé também recordou que fez parte da equipe que conquistou a primeira Copa para o Brasil, em 1958 na Suécia (o Rei do Futebol também fez parte das vitoriosas campanhas de 1962 e 1970): “Na últi ma vez que eu usei a cami sa da seleção brasileira nós inauguramos as três estrelas sobre o escudo, agora já te mos cinco. Mal posso esper ar para ver essa camisa com seis estrelas”.
O Mundial do Catar será ini ciado no dia 20 de novem bro, com a partida entre os donos da casa e o Equador. A seleção brasileira estreia no dia 24 de novembro, a partir das 16h (horário de Brasília), em jogo contra a Sérvia pelo Grupo G da competição.
Classificados no South American Championship estarão no Mundial de 2023
Josy souzaDa área rural da Baixa da Fluminense para o campeonato juvenil de golfe mais importante da América. Os adolescentes Vic tor Machado, 12 anos, e Hen derson Pires, de 13 anos, da Escola de Golfe de Japeri estão entre os 130 competidores que irão disputar o South American Golf Championship, no Itanhangá Golf Clube, na Barra da Tijuca.
A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira (11), a partir das 17h. E os jogos acontecerão no sábado, do mingo e segunda-feira.
Outros competidores de 12 países confirmaram partici pação, entre eles estão: Brasil, Argentina, Chile, Equador, Es tados Unidos, Austrália, Uru guai, Venezuela, Reino Unido,
China, Paraguai e Bolívia.
South American Champion ship, é o principal campe onato de golfe infanto-ju venil da América do Sul, o South American Champi onship, evento da U.S. Kids Golf Foundation e do Brasil Kids Golf Tour. A disputa en tre os atletas de 5 a 18 anos oferece vagas para o Mundi al da US Kids Golf, que acon tece todo ano na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
Para Victor, essa é a opor tunidade mais importante da sua carreira. Ele já tem história no esporte há cinco anos e já foi destaque em outras competições. “Pre
tendo treinar bastante e continuar ganhando tornei os para representar minha cidade em outros países”, disse o golfista.
Recentemente Victor se destacou no 60° Campeona to Aberto do Itanhangá Golf Club, uma das competições mais tradicionais do Bras il, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de outubro, na capital carioca. Ele terminou no 2° lugar da categoria de 8,6 a 14 de handicap. Out ro juvenil do Japeri Golfe na edição, Iago Cunha ficou na 10ª colocação da mesma categoria de Victor.
Os jovens são alunos da Rede Municipal de Japeri e conciliam a escola com os
treinos. O subsecretário de Esporte do Município de Japeri, Francisco Duarte, parabenizou o desempenho dos meninos. Ele conside ra que Victor e Henderson são inspiração para outros jovens. Uma vez que são a maior prova que é possível traçar um bom futuro por meio do esporte. Já que eles aprendem os princípi os da ética, camaradagem, resiliência e outros valores. “Isto que faz valer à pena o nosso trabalho de incentivo às políticas públicas volta das para prática esportiva. Faz parte dos nossos planos trazer campeonatos como este para o nosso município, que possui um lindo cam po de golfe e outros pontos turísticos”, concluiu o sub secretário.
Flu minense e Rio de Janeiro.
Local :Vila olímpica de Mesquita horário: 10h Pesagem e Luta no mesmo dia.