www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 10 de Novembro de 2022. Ano XXV Nº 1005 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 06 Página 06 Página 05 Página 03 Página 03 Página 03 Página 05 Entrevista com Cavi Borges PAULO SILVA HOJE É DIA DE CINEMA BEBÊ !! Sobreviventes do Holocausto alertam para antissemitismo Página 08 Vasco prepara proposta por Keiller, goleiro titular do Inter Caderno G Começou a campanha Papai Noel dos Correios Justiça determina demolição de quiosques Brasil de luto: morrem dois icones da cultura brasileira Entenda o Acordo de Paris, assinado por 196 países e discutido na COP27 Terremoto no Nepal mata pelo menos seis moradores e abala Nova Délhi Meio Ambiente Mundo Vereadora do PT enfrentará processo de cassação por denunciar saudação nazista Marco vergonhoso da história alemã, em 9 de novembro de 1938, o regime nazista instigou a população a aterrorizar e agredir os judeus, em pogroms generalizados. Gal Costa e Rolando Boldrin “É importante dizer que estou en frentando uma violência de uma pequena parte da população de São Miguel do Oeste, não é o povo de São Miguel do Oeste que está contra mim”
Como o gringo vê o Brasil? E como irá ver o país agora?
Costa: 'Uma tristeza muito grande'
Em meados dos anos 90 até os anos de 2000, o que mais se via no Brasil era uma visão exotica de belas mulheres, sexo e folia. E ao mesmo tempo, era pos sível ver a noção de violência e selvageria presente no Brasil pe los olhos de um gringo. Quem não conhece a série Norte Americana Os Simpsons. A famosa família amarela já esteve no Brasil duas vezes, em sua primeira visita vimos um país coberto por violên cia, cobras comendo pessoas e nu dez de mulheres no eterno carna val. Lógica, muitos brasileiros não
foram fãs desse episódio. Muito menos no segundo, onde a família Simpsons mostra como a copa Bra sil era coberta de corrupção. E logo vem o estranho caso do "na cionalismo". Um desenho norte americano fazendo piada com o carnaval é motivo para a certos grupos se enfureceram, mas ao mesmo tempo, temos grupos que achavam carnaval uma coisa "dese legante" e que deveria ser fechado.
Há ainda aqueles que ficam irri tados quando filmes estrangeiros falam "no Brasil, o crime com pensa", mas nós estamos vendo golpistas clamando pela ditadu ra, atacando pessoas violenta
mente em nome de um homem que já está fugindo do país, ou pelo menos, está tentando.
Estamos vendo bloqueio que, em um dos casos,impediu um coração de ser doado para o paciente. Esta mos vendo crianças sendo usadas como escudo pelos golpistas.
E sempre teve a necessidade de vender para os gringos a Ideia de queno Brasil é um local maravil hoso para visitar. Mas nunca foi notado na prática a ideia de que o país deve ser um lugar mara vilhoso para todos os brasileiros. Com a vitória do candidato Lula, vem a grande pergunta: que imagem nós queremos para o nosso Brasil?
TCU não encontra irregularidades em urnas no segundo turno
OTribunal de Contas da União (TCU) não en controu divergências nos boletins das urnas eletrônicas que foram analisadas durante auditoria realizada no segundo turno das eleições.
De acordo com informações di vulgadas pelo tribunal, nenhuma divergência foi encontrada pelos técnicos do órgão nos 604 bole tins analisados com base nas in formações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O boletim é impresso pelos mesários após o encerramento da votação e afixado na porta da seção eleitoral. O documento contém o número de votos por candidato, nulos, brancos e dados sobre o equipamento de votação.
O relatório com as informações consolidadas será anexado ao processo que trata da auditoria das eleições, iniciada em 2021, em conjunto com a Justiça Eleito ral. O resultado final está previs to para o início de 2023.
De acordo com o TCU, sua atu ação no trabalho de auditoria das urnas objetiva garantir a confiabilidade das informações públicas repassadas à socie dade. O tribunal também faz parte da comissão de transpar ência das eleições, grupo que é presidido pelo TSE.
Em julho, antes das eleições, o TCU concluiu que o sistema eletrônico de votação do Brasil é seguro e que não havia riscos relevantes para a realização do pleito.
GAZETA RIO
Lizandra Oliveira
Editorial:
Roberto Carlos lamenta a morte de Gal
Amigo de longa data de Gal Costa, Rob erto Carlos ainda levou um tempo para lamentar publicamente a morte da can tora nesta quarta-feira (9). O cantor não escondeu ter ficado arrasado com a notí cia que recebeu de sua equipe. "Sinto de mais pela Gal. Uma tristeza muito grande. Gal maravilhosa sempre!", escreveu o Rei. Católico fervoroso, o cantor e composi
Fundado em 1997 Rio de
10 de novembro de 2022 - Ano XXV - nº 1005
Presidente
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
tor fez questão de amenizar o sofrimen to
dos amigos, família
e fãs com uma mensagem
religiosa:
"Nosso Deus de bondade a proteja e a abençoe. Amém", publicou na legenda de uma foto em que os dois aparecem juntos. Maria Bethânia também muito próxima de Gal lamentou a perda da amiga. "Em cho que, triste demais, difícil demais".
Janeiro,
Diretor
Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar
Sobreviventes do Holocausto alertam para antissemitismo
Sobreviventes do Holocausto alertaram
nesta quarta-feira para o ressurgimento do antissemitismo. O alerta foi feito no aniversário de 84 anos do pogrom nazista da “Noite dos Cristais”, que ocorreu na Alemanha e na Áustria.
Judeus contam como discursos de ódio provocaram ações que culminaram no genocídio Marco vergonhoso da história alemã, em 9 de no vembro de 1938, o regime nazista instigou a população a aterrorizar e agredir os judeus, em pogroms gen eralizados. A data é consid erada um prelúdio ao Holo causto, uma nova e violenta escalada na perseguição na zista aos judeus, visando sua expulsão e extermínio.
No alerta, vários sobre viventes do Holocausto con tam em vídeos como discur sos antissemitas levaram a ações que culminaram no extermínio em massa dos judeus. Durante a Noite dos Cristais, mais de 1.400 sin agogas foram incendiadas e cerca de 30 mil homens judeus foram presos.
O alerta da campanha dig ital #ItStartedWithWords (Começou com palavras), promovida pela Conferência sobre Reivindicações Mate riais Judaicas contra a Ale
manha, ressalta que o Holo causto não começou com os guetos, deportações e cam pos de concentração, mas sim com o discurso de ódio.
– Com a crescente prevalên cia do negacionismo do Hol ocausto, da distorção e do discurso de ódio nas redes sociais, a campanha #It StartedWithWords se torna mais importante – salientou Greg Schneider, vice-pres idente da organização ba seada em Nova York.
Num dos vídeos, Eva Szepesi, de 90 anos, conta seu cho que quando os amigos de infância passaram a tratá-la mal, pouco antes de ela ser capturada e deportada para o campo de extermínio de Auschwitz, com apenas 12 anos: “Começou quando eu tinha oito anos, e eu não conseguia entender por que meus melhores amigos esta vam me insultando.” Os pais e irmãos de Szepesi foram mortos em Auschwitz.
A campanha trancorre num momento em que se regis tra o aumento de incidentes antissemitas no mundo. So
mente na Alemanha, mais de 2,7 mil incidentes foram reg istrados em 2021, incluindo 63 agressões e seis casos de violência extrema. Cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados no Holocausto.
Reunião entre Arthur Lira e Lula ocorre em "clima amistoso, de diálogo"
Areunião entre o pres idente eleito Luiz In
ácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-PR), transcor reu em clima amistoso nesta quarta-feira (9/11). Os dois conversaram por cerca de uma hora e meia na residên cia oficial da Presidência da Câmara, no Lago Sul, Brasília. Participaram do encontro também o vice-presiden te eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e o coordenador téc nico da transição, o ex-min
istro Aloizio Mercadante (PT), bem como a presidente do partido Gleisi Hoffmann (PT-RS), o vice José Gui marães (PT-CE), entre outras autoridades e parlamentar es da cúpula do PT, como o líder na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e os deputados Alencar Santana (SP) e Odair Cunha (PT-MG).
Nem Lula nem Lira falaram à imprensa. Após o encontro, o presidente eleito se dirigiu à residência oficial da Presidên cia do Senado, que fica a pou cos metros de distância, para
uma reunião marcada com o presidente do Senado, Rodri go Pacheco (PSD-MG). Segundo o vice-presiden te do PT, José Guimarães, o diálogo com Lira transcor reu tranquilamente. "Clima amistoso, de diálogo, de bus ca por uma parceria para a construção do Brasil", disse ao deixar o local. De acordo com Guimarães, a PEC da transição não foi discutida. Ele afirmou ainda que haverá uma reunião entre todas as bancadas da Câmara.
Presidente alemão lembra data
O presidente da Alemanha, Frank Walter-Steinmeier, afirmou nesta quarta-feira que o 9 de Novembro sem pre lembrará na Alemanha a ruptura da civilização no
Vereadora do PT enfrentará processo de cassação por denunciar saudação nazista
Igor Carvalho
Vereadores de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, apre sentaram um pedido de cas sação do mandato de Maria Tereza Capra, única parlam entar do PT no município, após a petista ter repudiado o gesto nazista feito pelos manifestantes golpistas du rante a execução do hino nacional no dia 2 de novem bro, em frente ao quartel do Exército da cidade.
No dia 3 de novembro, o PT de São Miguel do Oeste, presidido por Capra, divul gou uma nota condenando a saudação nazista Sieg Heil (em alemão, salve a vitória) feita por bolsonaristas que não reconheceram a derro ta nas urnas do presidente Jair Bolsonaro (PL) para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) , Ainda no dia 3 de novem bro, Capra também se man ifestou em suas redes soci ais. “Uma vergonha o que aconteceu aqui. São Miguel do Oeste sendo reconhecida nacionalmente como o lugar em que manifestantes que
não reconhecem o resultado das urnas, porque perderam a eleição, trancam uma via importante para se mani festar contrário ao resulta do democrático da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva. Além de tudo, esses mani festantes fizeram uma sau dação nazista, isso é repetir o maior drama que a popu lação mundial já viu.”
Após a nota de repúdio e a carta, a vereadora tem sido alvo de ataques em São Miguel do Oeste e teve que sair do município para se proteger da ofen siva bolsonarista. “Eu tive que abandonar minha ci dade, meu escritório, meu mandato, para me sentir segura. Isso é muito triste para mim, é muito dolori do. Eu preciso me proteger e proteger os meus filhos”, afirma Capra, que está em outra cidade desde o últi mo domingo (6).
Além das ameaças em re des sociais, a petista vinha enfrentando a violência nas ruas de São Miguel do Oeste. “Violaram meu pat rimônio. O meu carro foi
riscado com ameaças, es creveram no meu carro", disse ela ao Brasil de Fato. A petista alerta para o po tencial violento de alguns grupos organizados no es tado. "Está comprovado que em Santa Catarina está o maior número de células neonazistas no país e eles estão armados."
Os vereadores de São Miguel do Oeste já aprovaram uma moção de repúdio contra Capra, que agora pode en frentar o processo de cas sação. “É um pedido injusto e é uma orquestração de algumas pessoas aqui da ci dade. Estão querendo me responsabilizar por algo que eu não fiz. Eu apenas mani festei meu repúdio e pub liquei um vídeo em minhas redes sociais”, afirmou a parlamentar.
“É importante dizer que estou enfrentando uma violência de uma peque na parte da população de São Miguel do Oeste, não é o povo de São Miguel do Oeste que está contra mim”, finaliza Capra.
Holocausto: “Nesta data sempre vamos urgir à luta contra o antissemitismo”, declarou na abertura de uma conferência em Berlim. Steinmeier destacou que a perseguição dos judeus não começou nessa data, “mas o que aconteceu nesse
dia de violência escancara da foi a emersão visível da subsequente privação dos direitos, que foi meticu losamente planejada e con duzida com consequências brutais, rapto e extermínio dos judeus na Alemanha e Europa”.
Estado do Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL
• Durante o Hino
Brasil chora a morte de dois icones da cultura brasileira
Gal Costa e Rolando Boldrin
Gal Costa, aos 77 anos, uma das maiores vozes da
MPB
Informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da ar tista, que cancelou show em São Paulo no último fim de sem ana. Morte de Gal Costa repercute entre artistas e políticos.
Gal Costa, um dos nomes mais importantes da música brasilei ra, morreu nesta quarta-feira, aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria da artista, mas a causa da morte não foi informada. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945, em Salvador e, ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, se tornou uma das vozes mais impor tantes da música brasileira.
A cantora cancelou um show em São Paulo no fim de semana para realizar uma cirurgia para retirada de um nódulo nasal. Gal era uma das principais atrações do Primavera Sound, realizado no último fim de semana em São Paulo. Ela acabou não participando do evento.
A cantora esteve em Brasília em agosto, para participar do Festival CoMA, em um
dos shows mais esperados e lotados do evento. A cantora tinha show programados para a Europa, mas foram suspen sos até o fim de novembro por causa da cirurgia.
Para Brasília, em agosto, Gal trouxe o espetáculo As vári as pontas de uma estrela, em que passeia pela obra de um dos maiores compositores da música popular brasilei ra, o carioca-mineiro Mil ton Nascimento, de quem interpretopu clássicos como Cravo e canela, Fé cega faca amolada, Maria Maria e Paula e Bebeto. Gal esta va em turnê com As várias pontas de uma estrela, que estreou em outubro de 2021 e trazia releitura para vários sucesso dos anos 1980.
Carreira
Gal Costa estreou na música aos 20 anos, ao lado de Cae tano Veloso, Gilberto Gil, Ma ria Bethânia e Tom Zé. Entres as primeiras gravações estão Eu vim da Bahia (1965), com
Gilberto Gil. O Brasil se espan tou mesmo com a voz da can tora em 1968, quando gravou o álbum Tropicália ou Panis et Circenses, com Caetano Velo so, Os Mutantes e Gilberto Gil. A voz poderosa e afinada de Gal Costa, associada ao talento excepcional de Gil e Caetano, fez da tropicália um movimento que mudou os ru mos da música brasileira.
O primeiro álbum solo, Gal Costa, saiu em 1969 e trouxe músicas que entraram para sempre no repertório do cancioneiro nacional. São faixas como Namorinho de portão (Tom Zé), Se você pensa (Roberto Carlos e Erasmo Carlos) e Baby e Di vino Maravilhoso, ambas de Caetano Veloso. Mais tarde viriam Índia, Meu nome é Gal, Força estranha e Noites cariocas, todas do álbum Gal tropical, lançado em 1979.
O último álbum foi lançado em 2021. Nenhuma dor tem participação de Criolo, Seu jorge, Zeca Veloso e Silva.
Rolando Boldrin, ator, cantor, compositor e apresentador, morre em
Larissa Calderari
Oator, cantor, composi tor e apresentador da TV Cultura Rolando Boldrin morreu nesta quar ta-feira (9) aos 86 anos, em São Paulo. A causa da morte não foi informada. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein havia dois meses.
Com mais de 60 anos de carreira na TV, Rolando Boldrin apresen tou o programa musical "Sr. Bra sil" por 17 anos. Com grandes sucessos, Boldrin se consagrou como um dos principais nomes do sertanejo do Brasil.
"Ele tirou o Brasil da gave ta' e fez coro com os arti stas mais representativos de todas as regiões do país.
Em seu programa, o cenário privilegiava os artesãos bra sileiros e era circundado por imagens dos artistas que fiz eram a nossa história, escri ta, falada e cantada, e que já viajaram, muitos deles 'fora do combinado', conforme costumava dizer Rolando", diz nota da TV Cultura.
Um dos grandes sucessos de Boldrin na televisão foi o Som Brasil, que começou no rádio e estreou na TV Globo em 1981. O programa foi criado pelo próprio artista. No Som Brasil, Rolando Bol
SP aos 86 anos
drin contava causos, dançava e exibia peças teatrais e pe quenos documentários. Mas o destaque eram as atrações musicais com forte apelo à cultura popular brasileira.
Na televisão, ainda apresen tou os programas “Empório Brasileiro” na TV Bandeirantes e “Empório Brasil” no SBT. Na TV Cultura, estava à frente do “Sr. Brasil” desde 2005.
Boldrin também fez carreira na teledramaturgia. Como ator, Rolando atuou em mais de 30 novelas, como “O Di reito de Nascer”, “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Os De uses Estão Mortos”, “Quero Viver”, “Mulheres de Areia”, “Os Inocentes”, “A Viagem”, “O Profeta”, “Roda de Fogo”, “Cara a Cara”, “Cavalo Am arelo” e “Os Imigrantes”.
Segundo a nota da Fundação Padre Anchieta, Boldrin dizia que era fundamentalmente um ator: "esse tem sido meu trabalho a vida inteira; ra dioator, ator de novela, de teatro, de cinema, um ator que canta, declama poesias e conta histórias”, falava.
Biografia
Boldrin era o sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nascido em 22 de outubro
de 1936.
Saído do interior de São Pau lo, da cidade de São Joaquim da Barra, ele virou ator de filmes premiados e de nove las acompanhadas no Brasil inteiro e até no exterior, tor nando-se compositor, can tor, apresentador e, claro, grande contador de causos.
A voz inconfundível de Ro lando Boldrin se tornou em um sucesso na Rádio São Joaquim da Barra. De lá, o artista passou a fazer nar rações de grandes projetos nacionais.
Na música, o Boldrin gravou 174 obras de diversos esti los musicais ao longo de 60 anos de carreira.
Além do rádio, da músi ca e da televisão, Boldrin também trabalhou no cin ema, com os filmes "Dora mundo", "O Tronco" e "O Filme da Minha Vida".
"A TV Cultura agradece pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação. E mani festa os mais sinceros sen timentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido", diz a nota.
Nahima Maciel
Estado do Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2022 GAZETA RIO 4 SAÚDE OBITUÁRIO
Começou a campanha Papai Noel dos Correios
Em 2021, mais de 150 mil cartas foram adotadas
Vésperas da Copa do Mundo, vereador quer proibir fogos no Rio de Janeiro
Felipe Lucena
ACâmara Munic ipal do Rio vota nesta quinta-fei ra, em segunda discussão, o pro jeto de emenda à Lei Orgâni ca do Município 22/2018, de autoria do vereador Luiz Ramos Filho (PMN), que vai mandar a barulheira dos fog os de artifício para o espaço.
Acampanha Papai Noel dos Correi os começa hoje (9) em todo o Brasil. Pessoas, empresas e órgãos públi cos podem adotar as car tas disponíveis e deixar os presentes nas agências dos Correios participantes, para serem entregues pela insti tuição. Em 2021, mais de 150 mil cartas foram adotadas. O envio e a adoção de cartas podem ser feitos em formato híbrido, tanto presencial, nas agências participantes, quan to online, por meio do site dos Correios. A campanha vai até 16 de dezembro, mas as superintendências nos es tados possuem cronogramas específicos de execução do projeto, de acordo com a re alidade local.
Nos Estados do Acre, Ama zonas, Bahia, Ceará, Espíri to Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo Interior e região metropoli tana, e a também no Distri to Federal, as cartinhas já podem ser adotadas a partir desta semana. O cronogra ma em cada estado está dis ponível no site.
A campanha contempla car tas enviadas por crianças de até 10 anos e por pessoas com deficiência, nesse caso sem limite de idade. Os Cor reios também fazem par ceria com escolas públicas, por intermédio das secre tarias estaduais ou munici pais de Educação. Portanto, as escolas participantes são selecionadas por essas sec retarias para enviarem car tas de crianças que estão na Educação Infantil e no En sino Fundamental até o 5º ano, independentemente da idade, e de crianças de creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Para envio das cartas pelo site, a pessoa deve fazer a cartinha de maneira manu scrita, em uma folha de pa pel, contando sua história e fazendo o pedido. Não são selecionadas cartas que contenham endereço, tele
fone ou foto da criança. É preciso fotografar a carta e preencher o formulário dis ponível no site com as infor mações para a entrega.
Adoção
Para quem fizer a adoção on line, há o limite de 50 cartas. Nesse caso, a pessoa poderá cancelar suas adoções a qualquer momento, dentro do período de campanha na internet. Tanto o cancela mento quanto a troca das cartas são permitidos. É possível, também, apa drinhar mais cartas, mas em caso de desistência e não devolução, as cartas não poderão ser adotadas por outro padrinho. Ainda, como forma de proteger a criança e sua privacidade, os Correi os não divulgam os dados de localização da criança. En tão, não é possível o contato pessoal com o padrinho.
Os Correios orientam o ac ondicionamento correto dos presentes. Caso o brinquedo seja frágil, a recomendação é utilizar uma caixa e es crever “Frágil” no pacote. Bicicletas devem ser entreg ues, preferencialmente, em caixas. Para identificação do presente, é preciso afix ar o cabeçalho da carta no presente, com o campo reservado ao padrinho dev idamente preenchido. O número na embalagem dos presentes identificará a car ta adotada.
Entrega dos presentes
A entrega dos presentes deve ser realizada apenas nas agências participantes e em locais definidos em cada estado. O padrinho pode so licitar informações da entre ga à criança, mas o endereço e os dados de contato serão ocultados pelos Correios. Caso os presentes não pos sam ser entregues em razão de endereço insuficiente, incorreto ou mudança de destinatário, entre outros motivos, eles serão doados pelos Correios a instituições sem fins lucrativos.
A proposta proíbe definiti vamente os fogos barulhen tos, permitindo somente os shows de efeitos visuais, com estampido inferior a 85 decibéis, e apenas por instituições autorizadas por ato do prefeito.
“Estou muito otimista. Conversei com os outros vereadores e muitos se sensibilizaram. É preciso conscientizar as pessoas que não tem graça soltar um morteiro e deixar um
• Cabo frio
autista apavorado, um ani mal estressado, incomodar o repouso de um enfermo, de um idoso. É só a gente se colocar um pouquinho no lugar do outro. E agora vem
a copa, depois o ano novo, e o sofrimento é infinito”, diz Ramos Filho, que vem insistindo com o pelom há mais de quatro anos.
O governo apresentou
emenda para permitir fog os sem limitações de deci béis, desde que no meio do mar, em balsas.
Justiça determina demolição de quiosques
Os estabelecimentos ocupam ilegalmente o terreno, sem autorização prévia da Secretaria de Patrimônio da União e da área de preservação ambiental da Praia das Conchas
OMinistério Público Federal informou que a Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, tem um prazo de 45 dias para demolir e re mover os entulhos de sete quiosques da Praia das Conchas, no bairro Peró. O município também precisa interditar e notificar a des ocupação de outros cinco estabelecimentos do local.
Segundo a decisão da Justiça Federal, os esta belecimentos ocupam ilegalmente o terreno, sem autorização prévia da Secretaria de Patrimô nio da União e da área de
preservação ambiental da Praia das Conchas.
Entre as estruturas que de verão ser demolidas está a Cabana do Pescador, que é um imóvel construído na década de 40 para ser um abrigo para os pesca dores. Na década de 50, passou a ser usado como restaurante para atender os pescadores e aos pou cos turistas que visitavam o local.
Após as demolições, a Prefeitura deve adotar providências necessárias para a recuperação ambi ental da área degradada.
Pátio Petrópolis: Cidade Imperial inaugura o maior shopping da Região Serrana nesta quinta-feira
O novo espaço terá mais de 100 lojas, 6 salas de cinema e praça de alimentação
Omunicípio de Petróp olis se prepara para a inauguração daquele que será o maior empreen dimento comercial da Região Serrana do Rio de Janeiro.
Com abertura ao público no dia 10 de novembro de 2022, a partir das 12h, o Pátio Petrópolis Shopping é primeiro complexo de lojas que chega à Cidade Imperial. Ao todo, o espaço contará com mais de 100 lojas, 06 salas de cinema, praça de al imentação, terraços, mais de 780 vagas de estacionamento, 113 salas comerciais e 60 un idades de apart-hotel, totali zando cerca de 60 mil metros
quadrados de área construída. Para Michel Cavaliere, Coor denador de Administração Geral da AD Shopping, o Pá tio Petrópolis Shopping será responsável por uma grande movimentação econômi ca para a cidade. “Vamos proporcionar uma transfor mação cultural e comercial, com infraestrutura de mais de 100 lojas, entre âncoras, megalojas e lojas-satélite. Assim, contribuiremos para a geração de novas posições de trabalho locais, gerando cer ca de 1.000 empregos diretos e indiretos a partir da inaugu ração.”, comenta o executivo. Entre as marcas presentes
no primeiro grande Shop ping da região, estão: Per nambucanas, Riachuelo, Lojas Americanas, Renner, Hering, Ortobom, Vivo, O Boticário, Cacau Show. O empreendimento é admin istrado pela AD Shopping e comercializado pela AD Mall e AlugueON – o Mar ketplace de locação do Grupo AD.
Outro destaques do mall será o Cinema, com suas 6 salas Stadium, sendo 2 salas com padrão VIP e tec nologia de última geração. Outra grande atração será a Decoração de Natal na Praça de Eventos do Shop
ping e a Chegada do Papai Noel, que acontecerá dia 19 de novembro, sábado, com uma Parada de Natal. “As pessoas se sur preenderão ao entrar no Shopping, pela sua gran diosidade, arquitetura diferenciada, paisagismo, escadas-rolantes e eleva dor panorâmico. E a ex periência de compras será totalmente diferente, com uma ampla diversidade de lojas, serviços, gastronomia e entretenimento em um só lugar!” , afirma Mariane Rodrigues – Coordenado ra de Marketing do Pátio Petrópolis Shopping.
Estado do Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO
Entenda o Acordo de Paris, assinado por 196 países e discutido na COP27
Gustavo Zanferda CNN
A27ª conferência do clima da Organ ização das Nações Unidas (ONU), a COP27, reúne represent antes de 196 países até o dia 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito.
O objetivo central da conferência é debater questões em torno das mudanças climáticas no planeta, como planos de mitigação dos gases do efeito estufa. As metas para a redução do impacto climático estão definidas no Acordo de Paris, do qual os países da conferência são signatários.
A COP27 acontece com certa pressão imposta pelo acordo, uma vez que os países estão distantes de at ingirem o nível de exigência estabelecido.
O Acordo de Paris
Com 16 parágrafos e 29 artigos, o Acordo de Paris estabelece uma série de ações a serem seguidas pelos países signatários para reduzir as emissões dos gases do efeito estufa.
O tratado substituiu o Pro tocolo de Kyoto, primeiro acordo internacional para o controle de emissão de gases do efeito estufa, assi nado em 1997 no Japão.
O Acordo de Paris foi assina do em 12 de dezembro de 2015 e passou a valer em 4 de novembro de 2016 –era necessário que países re sponsáveis por cerca de 55% das emissões no planeta rat ificassem esse compromis so mundial para que o docu mento tivesse validade.
Cada país acumula metas diferentes, de acordo com
suas condições. Essas me tas domésticas formam a Contribuição Nacional mente Determinada (NDC, na sigla em inglês) em cada país signatário.
A União Europeia e 193 out ros países, como o Brasil, totalizando mais de 90% das emissões de gases pelos hu manos, aderiram ao trata do. Os únicos países que se recusaram a aderir estão no Oriente Médio, como o Irã, emissor recordista na região.
Alguns pontos importantes estabelecidos pelo acordo:
- Manter o aumento da temperatura global abaixo dos 2°C, em relação à média pré-industrial, nos próxi mos anos. Contudo, procu ra-se limitar o aumento da temperatura até 1,5ºC;
- Transferência de tecnolo gia e financiamento de cerca de US$ 100 bilhões anuais entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos para a
manutenção das ações con tra as mudanças climáticas;
- Revisão do acordo a cada cinco anos;
- Embora não haja efe tivamente uma obriga toriedade para que os países sigam estritamente os artigos do tratado, é obrigatória a monitorização dos esforços despendidos por cada signatário por es pecialistas;
- A cada dois anos, as nações devem apresentar relatórios sobre a evolução que obtiveram.
A participação do Brasil no acordo
O Brasil assinou o Acordo de Paris em 2015, tendo como meta a redução de suas emissões de gases do efeito estufa em até 37%, em relação aos níveis de emissão de 2005, até 2025. Essa meta aumenta para
uma redução de 43% na emissão até 2030.
Contudo, a NDC brasilei ra é considerada fraca por ambientalistas. Segundo o Observatório do Clima, para satisfazer os obje tivos climáticos do Acordo de Paris, o Brasil deveria promover uma redução de emissões líquidas de mais de 80% em relação a 2005. Para isso, o país precisaria, por exemplo, instalar mais pontos de obtenção de energia limpa e renovável, extinguir o desmatamento em todo território nacional e restaurar cerca de 14 mil hões de hectares de áreas de reserva.
Segundo a ONU, os últimos avanços dos países signatári os do tratado estão “muito longe” de conter o aqueci mento global e apenas 1% das emissões serão contidas até 2030 com os resultados obtidos até então.
Pesquisadores e movimentos populares comemoram retomada de diálogo com Lula
Mariana Castro
Ao longo do seu gover no, Bolsonaro (PL) pro moveu e incentivou o desmatamento da Amazônia, alcançando índices record es. Para pesquisadores e movimentos populares, sua reeleição significaria o fim do bioma e o aumento dos ataques a povos e comuni dades tradicionais.
Mas logo após a vitória de Lula, o país começa a reto mar seu protagonismo mun dial nas questões climáticas e ambientais, com a reto mada do apoio norueguês e alemão ao Fundo Amazônia e a participação do presi dente eleito na Cúpula das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Egito.
O professor e advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Afonso Chagas, apon ta como urgente a retoma da de diálogo e, especial mente, a reestruturação dos órgãos e instituições de Estado, a exemplo da FU NAI, IBAMA e Incra.
“A vitória do presidente Lula como chefe de gover no e de Estado a partir de janeiro de 2023 representa uma retomada. Nesses úl timos cinco anos, a partir do golpe de 2016 até ag ora, as instituições de Es tado foram sequestradas pelo agronegócio, princi
palmente pelo lado mais podre do agronegócio que desmata, que trafica ma deira ilegal, que destrói a natureza. Então elas foram praticamente blindadas nesse período e precisam ser retomadas essas insti tuições, com um grau de compromisso e seriedade já previstos na Constitu ição”, explica Chagas. Em relação à causa indí gena, Jair Bolsonaro não apenas cumpriu a promes sa de não autorizar "um centímetro a mais" de res ervas, como também facili tou a violência generalizada contra os povos indígenas, com o apoio ao desmata mento para agronegócio e garimpo nas suas terras.
Por outro lado, a equipe de transição do presiden te eleito Lula já garantiu a criação do Ministério dos Povos Originários, que comemoraram a sua vitória e apostam no diálogo com prometido com os povos indígenas e o meio ambi ente, como explica Gilder lan Rodrigues, da direção do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).
“Para os povos e comuni dades tradicionais, a pauta principal nesse momento é retomar o processo de identificação e delimitação das terras indígenas que es tão paralisados na FUNAI. Também a revogação da In
strução Normativa nº 9 e do Decreto de Reestruturação da FUNAI que acabou com as CTLs (Coordenações Técnicas Locais) e com as frentes de proteção. Essas pautas são importantíssi mas para os primeiros me ses de governo e acredito que será retomado como o governo se comprometeu”, aponta Rodrigues.
MST aposta na inserção dos povos do campo e das cidades para a tomada de decisões / Ricardo Stuckert Importante instrumento de apoio contra a fome durante a pandemia e na defesa do meio ambiente, o Movimento dos Tra balhadores Rurais Sem Ter ra (MST) reforça a necessi dade de retomada de um trabalho conjunto, onde as organizações e os povos do campo e da cidade possam apresentar demandas para
a defesa da Amazônia. “Nós queremos uma Amazônia onde possamos ser envolvidos nesse pro cesso de desenvolvimento do nosso território", disse Vânia do MST.
"Esperamos que no gover no Lula, todas as deman das que são representadas pelas organizações dos tra balhadores e trabalhado ras, pelos povos indígenas e quilombolas, pelos povos tradicionais da Amazônia possam ser respeitados e as entidades e instituições possam ser reestruturadas, a exemplo da FUNAI, do IBAMA, do Instituto Chico Mendes e do Incra, para que nós possamos ser at endidos nas nossas deman das, porque a Amazônia é nossa e pertence ao povo brasileiro”, finalizou ela.
Terremoto no Nepal mata pelo menos seis moradores e abala Nova Délhi
Um terremoto no oeste do Nepal matou pelo menos seis moradores, quatro deles crianças, quan do o tremor destruiu casas de barro e tijolos em comuni dades remotas que vivem no sopé do Himalaia.
O terremoto ocorreu nas primeiras horas desta quar ta-feira, quando todas as famílias estavam em suas casas. Seu epicentro foi local izado perto de um parque na cional no distrito pouco povoa do de Doti, 430 km a oeste da capital do Nepal, Katmandu. Canais de televisão locais mostraram equipes de res gate limpando os escombros em busca de vítimas e sobre viventes, enquanto as mul heres observavam, sentadas ao ar livre com bebês enro lados em cobertores para protegê-los do frio.
Cerca
tremor de magnitude 5,6.
Cinco pessoas ficaram gravemente feridas, disse Bhola Bhatta, vice-superin tendente de polícia de Doti. Os gravemente feridos esta vam sendo levados para Kat mandu para tratamento.
O Nepal ainda está se re construindo depois que dois grandes terremotos em 2015 mataram quase 9.000 pes soas, destruíram cidades in teiras e templos centenários, causando um impacto de 6 bil hões de dólares na economia.
O Serviço Geológico dos Es tados Unidos (USGS) mediu o terremoto em magnitude 5,6 e disse que ocorreu a uma profundidade de cerca de 15,7 km. O centro sis mológico do Nepal o colo cou em magnitude 6,6.
Em grande recuo, Rússia ordena retirada da cidade ucraniana de Kherson
Tom Balmforth e Jonathan Landay
Oministro da Defesa rus so, Sergei Shoigu, orde nou nesta quarta-feira que suas tropas se retirem da margem oeste do rio Dnipro diante dos ataques ucranianos perto da cidade de Kherson, no sul do país, um recuo sig nificativo e um possível ponto de virada na guerra.
A Ucrânia reagiu com cautela ao anúncio. O assessor pres idencial Mykhailo Podolyak disse que algumas forças rus sas ainda estão em Kherson.
"Até que a bandeira ucrani ana esteja tremulando so bre Kherson, não faz senti do falar sobre uma retirada russa", afirmou Mykhailo Podolyak, assessor sênior do presidente da Ucrânia, Volo dymyr Zelenskiy, em comu nicado à Reuters.
A cidade de Kherson foi a única capital regional que a Rússia capturou desde a invasão em fevereiro e seu abandono seria um grande revés para o que Moscou chama de "operação militar especial" na Ucrânia.
Em comentários televisio nados, o general Sergei Su rovikin, no comando geral da guerra, disse que não era mais possível abastecer a cidade de Kherson. Ele afir mou que propôs assumir linhas defensivas na margem leste do rio.
Shoigu respondeu a Surovi kin: "Concordo com suas con clusões e propostas. Prossiga com a retirada das tropas e tome todas as medidas para transferir forças através do rio".
A notícia ocorre após sem anas de avanços ucranianos em direção à cidade e uma corrida da Rússia para real ocar dezenas de milhares de seus moradores.
"Vamos salvar a vida de nos sos soldados e a capacidade de combate de nossas un idades. Mantê-los na mar gem direita (oeste) é inútil. Alguns deles podem ser usa dos em outras frentes", dis se Surovikin.
Nas últimas semanas, houve especulações de que Moscou poderia retirar suas forças da margem oeste do Dnipro ou entrar em uma batalha sangrenta nos próxi mos dias ou semanas.
Mais cedo nesta quarta-fei ra, a ponte principal de uma estrada perto da cidade de Kherson foi explodida.
Vitaly Kim, governador ucra niano da região de Mykolaiv, que faz fronteira com Kher son, sugeriu que as forças ucranianas expulsaram al guns russos: "As tropas rus sas estão reclamando que já foram expulsas de lá", disse Kim em comunicado em seu canal Telegram.
O anúncio da retirada foi antecipado pelos influentes blogueiros de guerra da Rússia, que a descreveram como um duro golpe.
"Aparentemente vamos deix ar a cidade, por mais doloroso que seja escrever sobre isso agora", disse o blog War Gon zo, que tem mais de 1,3 mil hão de inscritos no Telegram.
"Sim, esta é uma página ne gra na história do Exército russo. Do Estado russo. Uma página trágica."
MUNDO •
Amazônia
O tratado, do qual o Brasil é signatário, tem papel fundamental contra as mudanças climáticas; a 27ª conferência do clima da ONU vai até o dia 18 de novembro, no Egito
de 536 km a sudoeste, moradores da capital indi ana, Nova Délhi, foram acor dados pelo poder do
Mrinmay Dey e Gopal Sharma
Estado do Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE
CINEMA PAULO SILVA
HOJE É DIA DE CINEMA BEBÊ !!
ARMAGEDDON
TIME - DI REÇÃO: James Gray DRAMA
Destaque do Festival de Cannes deste ano, o projeto do diretor é pessoal e imer sivo, o filme conta história de um garoto de sexta série de um colégio dos USA, Paul Graff, interpretado por Banks Repeta, um pré-adolescente cujo o sonho é ser um arti sta famoso. Paul é rebelde presunçoso e carismático a sua maneira, se distrai facil mente em sala de aula, o que coloca ele na mira de um professor, faz amizade com um dos poucos alunos negros da escola, Jhonny in terpretado por Jaylin Webb, onde divide muitas semel hanças, mas também uma diferença que não é pouca coisa na América, a cor da pele. O filme se passa na década de 80 do século pas sado e aborda o tema racial tão caro para a cultura Norte Americana. Diretor de "Z - A Cidade Perdida", James Gray tambem dirigiu "Ad AstraRumo às Estrelas", filme de ficção cientifica, "Armaged don Time" promete.
A MÃE - DIREÇÃO: Cristiano Burlan DRAMA
O filme "A Mãe" participou com louvor e destaque no 50° Festival de Cinema de Gramado, um dos maiores do Brasil, ganhado os Kikitos de Melhor Direção e Melhor Atriz para Marcélia Cartaxo, a mãe do título. O filme re trata o drama de Maria, uma mulher que mora na per
iferia de São Paulo com Val do, interpretado por Dustin Farias, seu filho adolescente e sua vida muda completa mente quando o filho desa parece. Apos um dia de tra balho, Maria não encontra Valdo, a falta de noticias e a inercia dos que o cercam, faz com que o passar dos dias se transforme em uma verda deira batalha, solitária e pes soal, para tentar encontra ou conseguir informações sobre o filho. Marcélia Cartaxo se destacou em "A Hora da Estrela" de Suzana Amaral, e em 2019 já havia ganho um Kikito de melhor atriz por sua atuação no filme "Pacar rete" de Allan Deberton.
Entrevista com Cavi Borges
Hoje nossa entrevis ta é com um dos maiores expoen tes do cinema na cional, quem faz ou trabalha com audiovisual e não conhece Cavi Borges, precisa rever seus conceitos e conhecer esse incansável trabalhador da sétima arte brasileira. De uma loja de vídeo locadora na Cobal do Humaitá no Rio de Janeiro no final dos anos 90, a CAVIDEO, ele partiu para apoiar jovens aventureiros a realizar curtas metragens, isso inclui este que vos escreve, e assim foi se tor nando um dos maiores realiza dores do Brasil. Nem mesmo ele sabe descrever quantos filmes já realizou ou ajudou a realizar, neste momento mes mo ele tem cerca de seis a sete projetos entre eles quatro filmes, tudo junto misturado e ao mesmo tempo.
Quem acompanha nos sa coluna sabe que já falei quase tudo sobre o segundo filme desta franquia, eu dis se quase tudo. No segundo filme do Herói de Wakanda, todos estão comovidos, com a morte de T'Challa, e pre cisam manter a independ ência do reino fragilizado pela morte do Rei, além de enfrentar os Cães de Guer ra e Everett Ross, em meio a isso tudo Wakanda ainda terá que aprender a conviv er com a nação de Atlantis e seu Rei Namor, (opa spoiler !!!) conhecido como Principe Submarino para os fãs dos HQ, interpretado pelo ator Tenoch Huerta. Não digo mais nada, boa diversão a todos.
De iniciantes desconhecidos passando pelo grande cine asta da comunidade da Ci dade de Deus Júlio Pecly, ao genial Luiz Carlos Lacerda, nosso querido Bigode, che gando até ao nosso saudoso Luiz Rosemberg Filho, todos tiveram filmes produzidos pela lendária CAVIDEO. Cavi, como é conhecido no ramo, tem um vasto e grandioso currículo, pai da menina Joly e casado com a atriz Patrícia Niedermeier, musa inspira dora de seus últimos film es, no momento participa de festivais nacionais e in ternacionais com seu novo filme de terror fantástico "Não Sei Quantas Almas Tenho", que levou quatro anos para ser concluído.
Em meio aos inúmeros eventos que realiza na Es tação Botafogo, ele tem um lindo projeto de exibição de clássicos nacionais anti gos em película, e a partic ipações em festivais com seu filme, deu uma parad inha para conceder esta en trevista a um velho amigo.
GAZETA RIO: Como surgiu a ideia de exibir clássicos em película 35mm ? Cavi Borges: É uma mostra chamada Clássicos do Cin
ema Brasileiro, onde apre sentamos a cada 15 dias todas as quartas no Estação Net Botafogo, estamos na decima oitava edição, todas lotadas, depois da exibição tem debate com a equi pe do filme, comparecem amantes do cinema, cinéfi los, estudantes de cinema e jovens que nunca viram filmes neste formato um evento muito legal, próx ima edição vai ser dentro do Festival Curta Cinema, vai ser com curtas clássi cos estamos fechando a programação ainda. Na ultima edição houve uma homenagem a cineasta Hugo Carvana com a exi bição do filme "O Homem Nu", já fizemos exibições dos filmes "Madame Satã", "Amarelo Manga", "Rainha Diaba", "Leila Diniz", "Helio Oiticica", "Cidade de Deus", "O Amuleto de Ogum" uma homenagem ao Nelson Pereira dos Santos, e vamos continuar com outros cine astas e filmes famosos.
GR: Você tem se engajado na luta contra o fechamen to do Cinema Estação Bota fogo ?
CB: Logo depois da Pan demia, a Adriana Rattes, fundadora do Grupo Es tação e ex-secretária de Cultura do Estado, me convidou para fazer uma ocupação, deixou que eu colocasse a CAVIDEO em uma das lojas do saguão do cinema, e ao mesmo tempo ajudar com eventos, mostras e pensar outras coisas para trazer o publi co de volta ao cinema. En tão eu criei quase que todo dia um evento diferente lá como lançamento de livros, apresentação teatral no saguão, festas comemora tivas, debates, exposições, vídeo artes, pré-estreias, e continua acontecendo isso, já fizemos com isso um ano de ocupação. Neste meio tempo foram 3 peças de te atro, 18 sessões em 35mm, lançamento de 28 livros, 9 exposições, 32 pré- es
treias, 12 mostras e festi vais, 92 cineastas brasilei ros homenageados e 2 atos politicos, e várias sessões especiais.
GR: Como vai seu novo filme "Não Sei Quantas Al mas Tenho" ?
CB: No momento estamos rodando os festivais de cin ema voltado para o gênero Terror e Fantástico, que é um nicho que está crescen do muito aqui no Brasil, os grandes festivais brasilei ros, Festival de Cinema de Gramado, CINEPE (Festivas de Cinema de Pernambu co), FestRio (Festival Inter nacional de Cinema do Rio), no momento está cada vez mais difícil de entrar ain da mais com longas, então tenho focado muito neste gênero de terror, já esta mos no quinto festival que participamos, pretendo lançar ano que vem no cin ema, por enquanto o filme está só circulando em festi vais mesmo.
GR: Eu sei que você faz muitas coisas ao mesmo tempo. Mas quais seu novo projeto pra cinema ?
CB: Em relação a novos pro jetos tem muita coisa, ten ho quatro longas sendo fei tos, um é o documentário sobre o falecido ator Otavio Terceiro, outro sobre as escritoras do holocausto já em fase de finalização, também estou fazendo uma série sobre o movi mento Black, um sobre o artista plástico Yves Klein com a Patrícia, também es tamos realizando uma nova peça-filme sobre a Maya Deren uma percursora do cinema experimental deve ser em Janeiro do ano que vem, fora os eventos né, que hoje em dia eu divido meu trabalho e tempo en tre realizar eventos e rodar meus filmes, no Cinema Es tação quase todo dia tem algo, até para continuar essa ocupação, vai começar uma mostra de Cinema de Conciencia Negra, logo em seguida o CineFoot, o maior festival de cinema sobre futebol, vamos fazer uma Mostra de dez anos da dis tribuidora Fenix, então es tou misturando muito fazer filmes e estes eventos, es tes são meus projetos.
PANTERA NEGRA - WAKAN DA PARA SEMPRE - DIREÇÃO: Rayn Coogler AÇÃO / AVEN TURA / DRAMA
Estado do Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G
GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
Estado do Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2022
Esportes
LEONARDO ALPHA Editor de Esportes
Vasco prepara proposta por Keiller, goleiro titular do Inter
Keiller vem sendo um dos grandes destaques do In ter no Brasileirão e despertou in teresse do Vasco Com promessa de fortes in vestimentos por parte da 777 Partners, o Vasco já corre atrás de reforços para a tempora da 2023. E, segundo apurou a ESPN, um dos principais alvos
é o goleiro Keiller, de 26 anos, titular do Internacional.
De acordo com fontes ouvi das pela reportagem, o in teresse do Cruzmaltino no atleta é grande, e o time do Rio de Janeiro, que tem sua SAF controlada pelo grupo norte-americano, prepara uma oferta pelo arqueiro para os próximos dias.
Keiller vem sendo um dos
grandes destaques do Colora do no 2º turno do Brasileirão, com ótimas atuações.
Revelado no próprio In ter, ele também atuou na Chapecoense por emprés timo, na tamporada 2021, com bastante destaque. Na última terça-feira (8), após a vitória por 1 a 0 dos gaúchos sobre o São Paulo, pelo Bra sileirão, o goleiro foi ques
tionado sobre o interesse de outros clubes em seu futebol. Em coletiva, ele se disse "sur preso" com as sondagens re centes, mas afirmou que pre tente seguir em Porto Alegre. "Sempre pensei em trabalhar, manter meu trabalho. Sei que todos do grupo esperam para ter oportunidade. Me sur preendeu essa situação (de in teresse de outros times), mas estou muito tranquilo", disse. "Assumir a camisa 1 do In ter sempre foi um grande objetivo e espero poder ficar aqui no ano que vem. Sempre almejei esse posto e espero manter isso por um bom tempo", completou. Atualmente, o Vasco tem Thiago Rodrigues como go leiro titular.
Próximos jogos do Internac ional: - Palmeiras (C) - 13/11 - Bra sileirão
O favela, em busca de novos talentos
Oinstituto favela Kombat que se deu origem por conta do evento de MMA profis sional que roda em todo o estado do Rio de janeiro e já fez diversas edições, estará promovendo vári as competições amadoras durante todo o ano de 2023, descobrindo novos talentos
O espaço disponibiliza o octogonal profissional do favela Kombat, localizado em itaboraí. E os trabalhos já começaram.
MMA AMADOR :
Evento Favela kombat dia 27/11 para lutadores inici antes de 0 a 3 lutas , opor tunidades aos lutadores em início de carreira Todos os pesos
Johil
um cara
seu
de 53 lutas de VALE TUDO / MMA PROFISSIONAL lutou em grandes eventos por todo o mundo ganhando muitos fãs no Japão, começa uma nova empreitada dando oportunidade aqueles que querem trilhar esse mes mo caminho.
Já tem seu evento com data marcada, COPA JOHIL DE OLIVEIRA LUTA LIVRE no Instituto Favela Kom bat a partir das 11:00 Hs maiores informações 55 21 98015-8302 Johil de Ol iveira.
Parabéns ao instituto Fave la Kombat e seus profissio nais por essa iniciativa em descobrir novos talentos.
Flamengo planeja a volta de Gerson
Oatacante Sadio
Mané não irá dis putar a Copa do Mundo do Qatar, segun do o “L’Equipe”. O atleta deixou o jogo do Bay ern de Munique na últi ma terça-feira ainda no primeiro tempo por conta de uma lesão muscular. A expectativa é de que o senegalês fique fora de combate por algumas se manas. Nesta sexta-feira, o técnico Aliou Cissé irá di vulgar a lista de 26 nomes convocados para a com petição em coletiva de imprensa Senegal estreia
no Grupo A da Copa do Mundo diante da Holan da, no próximo dia 21 de novembro. A equipe afri cana também irá encarar o Qatar e Equador na com petição em busca de uma vaga nas oitavas de final.
Campeã da última Copa Africana de Nações, Sene gal, que também é a mel hor seleção de seu conti nente no ranking da Fifa, será privada da presença de seu principal astro. Aos 30 anos, Mané perde a oportunidade de disputar seu segundo Mundial.
OFlamengo está a todo vapor no mercado da bola e vai com tudo em busca de reforços. Gerson já deve chegar ao Rio de Janeiro na semana que vem. O meio-campis ta fez de tudo para jogar novamente no CRF e todos os detalhes estão sendo re solvidos para a “canetada” final. A direção flamenguista pagará cerca de 13 milhões de euros para confirmar o retorno do Coringa Marcos Braz não vai parar por aí e cumprirá a promessa feita há dois meses, quando dis se que buscaria reforços de qualidade visando o Mundi
al Interclubes. Com Gerson praticamente confirmado, a ideia é trazer mais três ou quatro nomes e já ex iste um acordo com mais um atleta sul-americano, que deve assinar por mais cinco temporadas Na tar de desta quarta-feira (9), o portal Fla Web trouxe uma exclusiva e garantiu que o goleiro argentino já está fechado com o Mais Queri do. O Boca Juniors também já aceita conversar com Braz para liberá-lo agora no fim do ano pensando em uma compensação financeira. O Vasco era um dos grandes interessados no goleiro, mas viu o CRF se adiantar O Flamengo tem mais um reforço que será anunciado logo, logo: Agustín Rossi. O goleiro disse não de forma definitiva ao Boca Juniors e já tem o contrato em mãos para assinar por cinco anos com o Mengão. O Boca, in clusive, topa conversar com o Fla para acertar a venda agora no fim do ano”, disse um trecho da reportagem
Ainda segundo a matéria, Rossi receberá cerca de R$ 350 mil de salário no Flamengo e essas cifras au mentam de acordo com sua
GAZETA RIO
Estado do Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2022 Ano XXV - nº 1005
LUTA LIVRE ESPORTIVA:
de Oliveira dispensa apresentações,
que tem em
sherdog um total
Edil Rodrigues
R$ 350 mil/mês e contrato de 5 anos”;
Flamengo passa por cima do Vasco, fecha nova
contratação e prepara anúncio oficial
performance e os títulos que conquista no CRF. O goleiro Santos terá um grande con corrente em 2023 e terá que manter o nível excelente.
Lesionado, Sadio Mané não disputa a Copa do Mundo do Qatar