Jornal Gazeta Rio - Edição de Sexta-Feira 14 de Outubro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 986 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 07 Página 08 Página 04 Página 04 Página 03 Página 05 Página 03 Página 06 Página 03 Festival de Música anuncia semifinalistas Museu do Amanhã abre exposição sobre o coração Polícia e MP do Pará pedem provas ao governo Bolsonaro sobre alegações de Damares Pesquisa mostra Lula liderando segundo turno para presidente Página 08 Fifa define sorteio da Copa do Mundo Feminina Caderno G OTAN Reforçará a proteção do norte da Europa com novo escudo antimísseis Segunda rodada das finais dos sambas para o carnaval de 2023 Vida selvagem mundial caiu 69% desde 1970, indica novo relatório Democracia Dia Mundial da Visão: números da cegueira alertam para a importância da data Os sonhos trazidos à realidade – uma reflexão sobre ‘The Sandman’ Tricampeão mundial de jiu-jitsu é morre baleado Segundo a OMS, o crescimento e envelhecimento populacional aumentam o risco de que mais pessoas adquiram deficiência visual. Segundo a organização, pelo menos 2,2 bilhões de pes soas têm deficiência visual no mundo todo, desses, cerca de 1 bilhão são pessoas com deficiên cia visual moderada ou grave à distância, ou cegueira devido a erro refrativo não endereçado (88,4 milhões), catarata... Investimentos: São Paulo Investigação Genial/Quaest A segunda rodada da seleção começa nesta sexta (14) com a Portela e seg ue no sábado (15), com Império Ser rano, domingo (16) com Viradouro e termina na segunda-feira (17), com...

Fundado em 1997

Mulheres no Jornalismo “O alto risco da profissão

Para entendermos o ‘slogan’ acima, teremos que en tender a definição da ‘jor nalista mulher’ e as causas veementes de ataques ma chistas, por aqueles que deveriam dignificar tão abrangente categoria.

‘Abrangente’: palavra para descrever um amplo domínio se estendendo por várias direções. Um adjetivo ref erente ao amplo, vasto, extensivo, que compreende diversos aspectos dentro de um contexto.

O QUE é ser jornalista?

É se colocar à frente do direito de informar. É ter a responsabilidade de apurar, investigar e apresentar a notícia, a reportagem, a entrevista, de forma clara e o mais imparcial que lhe for possível.

O jornalista também se encarrega da distribuição da informação co letada (checada e rechecada) até ao público de seu interesse ou de interesse coletivo.

QUEM é o (a) Jornalista?

É aquele (a) com formação acadêmica em Jornalismo (o di ploma continua a ser alvo de con trovérsias), ou cursos superiores similares como: Letras, História, Pedagogia, Direito, etc.

É aquele homem ou mulher jornal ista que se propõe a ser porta-voz dos menos favorecidos.

É dar voz a quem não tem voz, numa sociedade tão cruel e desumana

para com seus cidadãos e cidadãs.

COMO é o trabalho do (a) Jornalista?

É um trabalho de alto risco, para que a informação séria chegue até à comunidade a ela destinada (o Brasil ainda figura entre os dez países mais violentos do mundo, para jornalistas - vide artigo intitu lado “Países violentos para jornalis tas”, de minha autoria.

Em se tratando da presença femini na no jornalismo, a proporção ten de a ser mais agravante.

Um dos focos principais de dis cussão na Conferência Internac ional Sobre Jornalismo na Améri ca Latina e Caribe, foi o ataque às ‘jornalistas mulheres’, no exercício tradicional e online, de seu tra balho informativo e investigativo.

O encontro foi organizado pela ONU Direitos Humanos na América do Sul, a Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Embaixada da Áustria em Buenos Aires.

As ‘mulheres jornalistas continuam a terem suas vidas ameaçadas’alertaram especialistas, durante a conferência de alto nível em Punta Del Este – Uruguai.

A Relatoria Especial Para Liberdade de Expressão da Comissão Inter americana de Direitos Humanos (CIDH), que faz parte da Organ ização dos Estados Americanos (OEA), avalia os impactos do gênero sobre o direito à Liberdade de Ex pressão e Informação desde 1999.

O documento reconhece avanços na representatividade feminina em áreas como a política e a comuni cação nas Américas, mas ressalta que direitos fundamentais para o exercício do jornalismo ainda são impactados pelo gênero e, por isso, mulheres que exercem a profissão enfrentam ‘risco duplo’.

ONDE se encontra o perigo? Segundo apurou RSF (Repórteres Sem Fronteira), as jornalistas que cobrem Esporte, Política e Dire itos da Mulher, são as mais vul neráveis à violência. O estudo da RSF demonstra que a violência é agravada nos casos das jornalistas que representam minorias, como negras, estrangeiras, muçulmanas, lésbicas, bissexuais e trans. Insultos baseados na raça, preferência sex ual e religião, são os mais prepon derantes.

POR QUE ser Jornalista?

‘Ser Jornalista é ser um porta-voz daqueles que não tem voz, em meio a uma sociedade cruel e de sumana para com seus cidadãos e cidadãs’ (Jornalista Corrêa).

Fontes: www.abraji.org.br / RSF – Repór teres Sem Fronteira / Conferência Internacional Sobre Jornalismo na América Latina e Caribe / Relato ria Especial Para Liberdade de Ex pressão da Comissão Interamerica na de Direitos Humanos (CIDH). Registro nas ruas do Rio de Janeiro (*Por Jornalista Corrêa, o.n.p).

Anitta é indicada ao MTV EMA 2022 na categoria ‘Melhor Artista Latino’

Anitta é a primeira artista brasileira a concorrer a premiação na cate goria Melhor Artista Latino, anteri ormente a cantora disputou a ex tinta Melhor Artista Brasileiro. Ela disputa com Bad Bunny, Becky G, J Balvin, ROSALÍA e Shakira.

TSE vai acelerar combate a assédio eleitoral em empresas

Coagir eleitor é crime e será combatido, diz presidente do tribunal

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou ontem(13) que o combate ao assédio eleitoral nas empresas será intensificado e acelerado, diante do aumento de casos noticiados desde o início do segundo turno das eleições.

“Essa atuação será mais efetiva, mais rápida, porque não é pos sível que, em pleno século 21, se pretenda coagir o empregado em relação ao seu voto”, disse Moraes antes de encerrar a ses são plenária do TSE.

Ele acrescentou que se reunirá com o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para alin har formas mais eficazes de com bate ao assédio eleitoral dentro das empresas.

“Alguns empregadores [estão] coagindo, ameaçando, conce dendo benefícios para que seus funcionários votem em deter minado candidato”, descreveu Moraes. “Isso é crime comum, isso é crime eleitoral, isso vai ser combatido e continua a ser combatido”, afirmou.

Prefeito de Vassouras pune estudantes da Universidade Iguaçu

O prefeito Severino Dias, da ci dade de Vassouras, no Rio de Janeiro, se manifestou pelo Ins tagram e pede a expulsão de es tudantes de medicina dos jogos universitários no município, após atos preconceituosos praticados por eles no último fim de semana.

O vídeo, publicado no início da noite de terça-feira (11), mostra o prefeito desapontado com a at itude dos jovens e esclarece que a Unig (Universidade Iguaçu) não

vai mais participar dos jogos real izados na cidade, como também informa que uma multa será apli cada; o valor, no entanto, não foi informado.

Ainda segundo o prefeito, o valor arrecadado da multa será rever tido para a compra de uma moto, que será sorteada entre os moto boys, profissionais da categoria ofendida pelos estudantes, que atuam no município.

GAZETA
RIO
A brasileira concorre na categoria melhor artista latino; Harry Styles lidera indicações seguido por Tay lor Swift, Nicki Minaj e Rosalía CA MTV revelou nesta quarta-feira (12/10) a lista de indicados ao MTV EMA 2022. Anitta está concorrendo na categoria Melhor Artista Latino.
14 de Outubro de 2022 - Ano XXV - nº 986
Rio de Janeiro,
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes
Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar
Redação e Administração:

Estado do Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 GERAL

Dia Mundial da Visão: números da cegueira alertam para a importância da data

O

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criou a data visando alertar a população sobre as causas da cegueira no mundo, a fim de prevenir e tratar de modo mais eficaz doenças como catarata e glaucoma.

Segundo a OMS, o cresci mento e envelhecimento populacional aumentam o risco de que mais pessoas adquiram deficiência visual.

Segundo a organização, pelo menos 2,2 bilhões de pes soas têm deficiência visual no mundo todo, desses, cer ca de 1 bilhão são pessoas com deficiência visual mod

erada ou grave à distância, ou cegueira devido a erro refrativo não endereçado (88,4 milhões), catarata (94 milhões), glaucoma (7,7 mil hões), opacidades da córnea (4,2 milhões), retinopatia di abética (3,9 milhões), e tra coma (2 milhões), bem como deficiência visual de perto causada por presbiopia não tratada (826 milhões).

“O Dia Mundial da Visão é importante para alertar as pessoas que elas não devem procurar um oftalmologis ta apenas quando elas sen tirem alguma coisa no olho.

Desde os primeiros anos de vida, as consultas deveriam ser regulares. E a partir dos 40 anos, o recomendado é que esta visita ao oftalmol ogista seja anual, porque é quando podemos detectar algumas doenças mais asso ciadas à idade, como por ex emplo, a catarata — doença

responsável pela maior causa de cegueira reversível no mundo.”

No Distrito Federal em 2021, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD) apontou que cerca de 70 mil brasil ienses eram considerados deficientes visuais (isso en globa os totalmente cegos, com baixa acuidade visual, visão monocular, entre out ros). No Brasil, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) calcula que surjam 550 mil novos casos da doença por ano no país.

Polícia e MP do Pará pedem provas ao governo Bolsonaro sobre alegações de Damares

Ministério Público deu 5 dias para que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Hu manos apresente os documentos. Promotores do Pará afirmam não ter nenhuma denúncia dos crimes de tráfico de crianças na Ilha do Marajó citados pela ex-ministra.

APolícia Civil e o Ministério Público do Pará (MPPA) pediram ao governo Bolsonaro pro vas sobre as alegações da ex-ministra Damares Alves sobre crimes na ilha de Ma rajó. Ela alega, sem provas, que crianças do Marajó são traficadas para o exterior e submetidas a mutilações corporais e a regimes ali mentares que facilitam abu sos sexuais.

O ofício foi enviado à atu al ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Hu manos, Cristiane Britto, nes ta terça (11), “a fim de que os relatos sejam investiga dos e todas as providências cabíveis possam ser adota das”, diz nota do MPPA.

A fala de Damares aconte ceu durante um culto em uma Assembleia de Deus, em Goiânia (GO), no dia 8 de outubro. Na ocasião, a ex-ministra disse que os supostos crimes foram de scobertos pela comitiva presidencial em uma visita ao Arquipélago do Marajó. Damares alegou ainda que o ministério tinha documen tos sobre esses crimes.

“O Ministério Público do Estado do Pará solicita que seja encaminhada docu mentação existente nesse Ministério, no prazo de 05 dias, bem como eventuais esclarecimentos a respeito de medidas tomadas sobre os fatos alegados, a fim de que os relatos sejam

investigados e todas as providências cabíveis ado tadas”, diz o ofício do MP. Os promotores que assinam o ofício afirmam não ter nenhuma denúncia ou pro va sobre os supostos crimes narrados no vídeo.

O delegado-geral da Polí cia Civil do Pará, Wal ter Resende de Almeida, também remeteu ofício ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pedindo “com máxima urgência” os doc umentos, mídias e “tudo o mais que possa subsidi ar o desenvolvimento dos necessários procedimen tos investigatórios”.

Segunda rodada das finais dos sambas para o carnaval de 2023

Imperatriz. Escolhas acontecem de sexta (14) a segunda (17), nas quadras das escolas.

Outras quatro escolas do Grupo Especial escolhem os sambas-enredo para o carna val de 2023, no Rio. A segun da rodada da seleção começa nesta sexta (14) com a Portela e segue no sábado (15), com

3: Pretinho da Ser rinha, André Diniz, Karinah, Hamilton Fofão, Thierry Alves e Fred Camacho

com grandes nomes das alas de compositores das escolas. Outras quatro escolasParaíso do Tuiuti, Estação Primeira de Mangueira, Unidos de Vila Isabel e Acadêmicos do Salgueiro - já definiram os sambas para o próximo

carnaval.

Unidos do Viradouro16/10 (domingo)

Quadra: Avenida do Con torno, 16 - Barreto - Niterói Horário 17h

Ingressos: R$ 20 (pista), R$ 300 (mesa - 4 lugares) e R$ 1.500 (camarote - 10 lugares)

Enredo: “Rosa Maria Egip cíaca”

Grandes nomes da música disputam(Diogo Nogueira, Adnet, Dudu Nobre e Sombrinha) sam bas-enredo na Portela, Império, Viradouro e Alba Valéria Mendonça
Portela - 14/10 (sexta) Quadra: Rua Clara Nunes, 81 - Madureira Horário: 22h Ingressos: a partir de R$ 60 (pista) - venda pelo site ingressocerto.com/elimina torias2023-final Enredo: “O azul que vem do infinito” Samba 1: Noca da Portela, Diogo Nogueira, Ciranin ho, Flavinho Bento, César Rezende, Son do Tramela e Alexandre Fernandes Samba 2: Mariene de Cas tro, Marcelo Lepiane, Devid Gonçalves, Lico Monteiro, Leandro Thomaz e Leandro Reis Samba 3: Wanderley Mon teiro, Vinicius Ferreira, Ra fael Gigante, Edmar Jr, Bira e Marcelāo.
é um dos con correntes da noite de sábado (15), na final do samba-enredo da Império Serrano — Foto: Tom Lopes/Divulgação Sombrinha é um dos con correntes da noite de sábado (15), na final do samba-enredo da Império Serrano — Foto: Tom Lopes/Divulgação
Serrano - 15/10
Quadra: Avenida Ministro Edgar Romero, 114 - Ma dureira Horário: 22h Ingresso: R$ 30; mesa R$ 200 (com entrada
Carlos
Carlitos Beto Br, Rubens Gordinho
Império Serrano, domingo (16) com Viradouro e termi na na segunda-feira (17), com Imperatriz Leopoldinense. Entre as atrações dessa nova rodada de finais de sam ba-enredo, estão parcerias de Diogo Nogueira, Sombrinha, Dudu Nobre e Marcelo Adnet, Ambrosio
Sombrinha
Império
(sábado)
incluída) Enredo: “Lugares de Arlin do” Samba 1: Sombrinha, Aluí sio Machado,
Senna,
e
Aurélio
Samba 2: Paulo César Feit al, Andinho Samara, Ronal do Nunes, Igor Fininho, An derson Lemos e Jefferson Oliveira
Samba
O ator, comediante e com positor Marcelo Adnet tem parceria na final do sam ba-enredo da Unidos do Viradouro — Foto: Globo/ Estevam Avellar O ator, comediante e com positor Marcelo Adnet tem parceria na final do sam ba-enredo da Unidos do Viradouro — Foto: Globo/ Estevam Avellar
crescimento
e envelhecimento populacional aumentam o risco de que mais pessoas adquiram deficiência visual; até o ano de 2050, 61 milhões de pessoas em todo o mundo deixarão de enxergar.
Luísa Mariana Moura*
Um dado corroborado pela pesquisa do Grupo de Espe cialistas em Perda de Visão (VLEG), publicada em 2020 na revista The Lancet Global Health, projeta que, no ano de 2050, 61 milhões de pes soas em todo o mundo deix arão de enxergar.

Produção de petróleo e gás é de 3,967 milhões de barris por dia

Aprodução de petróleo e gás natural em agosto atingiu 3,967 milhões de barris de óleo equiva lente por dia (Mmboe/d). Desse total, foram 3,087 milhões de barris diários (MMbbl/d) de petróleo e 139,96 milhões de metros cúbicos diários (MMm3/d) de gás natural.

Os dados preliminares fo ram divulgados hoje (13), no Rio de Janeiro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no Painel Dinâmico

de Produção de Petróleo e Gás Natural.

Na área do pré-sal, a pro dução ficou em 2,966 Mmboe/d. O volume é correspondente a 74,8% do total nacional. Boa par te foi obtida no campo de Tupi, que produziu 1,046 MMboe/d, o equivalente a 26,4% do total nacion al. Já no campo Búzios, a produção chegou a 719,63 Mboe/d, que correspondem a 18,1% do total nacional.

O Polo Pré-Sal da Bacia de Santos reúne os maiores campos produtores do país, como Tupi e Búzios.

Segundo a ANP, com o vol ume de 3,214 MMboe/d, o estado do Rio de Janeiro produziu 84,7% do petróleo nacional e 81% da produção total brasileira. “A produção no estado teve origem em 45 campos com 383 poços pro dutores”, anunciou a ANP.

Poços produtores

O Painel Dinâmico de Pro dução de Petróleo e Gás Natural mostra dados men sais e anuais consolidados, permitindo visualizar a evolução histórica da pro dução no país.

É possível também filtrar, entre outras, as infor mações por campo, bacia, instalação, poço, estado, período de tempo e op erador. Também podem ser vistos os principais parâmetros de movimen tação de gás, como quei ma e injeção. “Essas infor mações têm como fonte os dados declaratórios das operadoras”, informou. Quem quiser buscar infor mações do Painel Dinâmico de Produção de Petróleo e Gás Natural pode acessar o site.

Investimentos: Os sonhos trazidos à realidade – uma reflexão sobre ‘The Sandman’

OTAN Reforçará a proteção do norte da Europa com novo escudo antimísseis

países da Aliança, mais a Finlândia, liderada por Berlim, unem forças para melhorar a defesa aérea do continente em meio à agressão russa na Ucrânia

The Sandman apresenta um protagonista inusita do: o próprio Senhor dos Sonhos, responsável pelo domínio de tudo o que está ligado ao mundo onírico: os sonhos, os pesadelos, os devaneios, as inspirações, as ideias… Morpheus, nome que o personagem carrega desde a Grécia Antiga, não é um Deus. É mais que isso. Ele não representa um aspecto cultural de uma população humana, mas, sim, uma propriedade universal que perpassa todas as criatu ras da Terra e, por que não, do Universo. E, sendo ele o

próprio Sonho, até mesmo daquelas que só existem na imaginação.

E por que não acreditar que o ato de investir também está ligado ao sonhar? Quando investimos, damos peso físico aos nossos son hos e podemos construir uma realidade mais bela para nós.

É a capacidade de sonhar com um futuro melhor, com uma vida de prosperi dade, com a felicidade de nossa família que faz o es forço valer a pena.

The Sandman, série que estreou recentemente na Netflix, é uma fantasia, mas

o seu grande valor está em criar fábulas tão variadas quanto os próprios sonhos. Histórias às vezes singelas e humanas, às vezes assus tadoras e sombrias, mas sempre com toque poético e uma reflexão profunda e impactante.

Uma dessas reflexões, em especial, diz muito sobre a maneira como nós lidamos com nossas vidas – claro –mas em específico, como nós lidamos com nossos in vestimentos.

Para abordá-la, terei que narrar um pequeno mo mento da série, um spoil er, mas garanto que é algo

menor, que não prejudica a experiência de assistir a essa obra-prima: Enfraquecido e precisan do recuperar suas armas, Morpheus tem um duelo no próprio Inferno e se vê emboscado por todos os demônios. Nesse momen to, Lúcifer, cheio de malícia, o provoca: “Que poder tem o Sonho no Inferno?”.

Eis que Morpheus re sponde: “Indaguem-se to dos vocês, que poder teria o Inferno se aqueles con finados aqui não fossem capazes de sonhar com o Paraíso?”.

Aagressão da Rússia na Ucrânia contin ua a fortalecer a cooperação militar entre os países da OTAN.

Quatorze países da Aliança Atlântica, além de um de seus futuros membros, a Finlândia, liderada pela Ale manha, anunciaram hoje um acordo para desenvolver conjuntamente um novo es cudo antimísseis para cobrir o norte do continente euro peu, totalmente compatível com os sistemas de defesa existentes . O acordo foi as sinado à margem da reunião de ministros da Defesa alia dos na sede da organização militar, nos arredores de Bruxelas.

“Este compromisso é ainda mais crucial hoje, quando vemos os impiedosos e in discriminados ataques de mísseis da Rússia à Ucrânia”, comemorou o vicesecretário-geral da organ ização militar, Mircea Geoa na, que sublinhou que estes novos equipamentos “vai reforçar seriamente a nossa capacidade de defender a Aliança de todas as ameaças aéreas e de mísseis”.

Ministros da Defesa da Otan e altos funcionários da Aliança posam no segundo dia da reunião dos ministros da Defesa da Otan em Brux elas na quinta-feira. Omar Havana/Getty

A Espanha não está entre os países aliados participantes (Bélgica, Bulgária, República Checa, Estónia, Alemanha, Hungria, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Norue ga, Eslováquia, Eslovénia, Roménia e Reino Unido).

Conforme explicou a Minis tra Margarita Robles, o Gov erno tomou conhecimento do projeto através do Min istro das Relações Exteriores Olaf Scholz. Embora ele não tenha recebido um convite formal para participar, se o fizesse, ele o consideraria.

A Espanha estudará o pedi do se for formalmente con vidada a participar “Obviamente, quando a proposta for feita, como disse o presidente Sánchez, vamos estudá-la ao mesmo tempo em que for feita”, disse o min istro Robles à imprensa, quer

endo deixar “muito claro” que o compromisso da Espanha com a OTAN é “inteiro e ab soluto.” Os quatro destróieres norte-americanos alojados na base naval de Rota (sul da Es panha), aos quais serão incor porados outros dois, são uma peça fundamental do sistema antimísseis da Aliança Atlânti ca, informa a agência de notí cias Efe.

O sistema escolhido para o novo escudo é perfeita mente “flexível e escalável” para que os países possam fortalecer sua dissuasão e defesa de forma eficiente e econômica, explicou a or ganização militar em comu nicado. O objetivo é adquirir conjuntamente sistemas de defesa antiaérea que pro tejam o território aliado de mísseis, a fim de obter mel hores condições econômi cas. Entre os sistemas que o governo alemão está con siderando adquirir, citou o sistema Arrow 3 de Israel, o Patriot dos Estados Unidos e as unidades alemãs IRIS-T. Estas aquisições des tinam-se a compensar a falta de investimento dos países europeus nesta área desde o fim da guerra fria. Os siste mas Patriot e IRIS-T cobrem a camada intermediária da defesa aérea, mas também há planos de comprar eq uipamentos para a camada superior, como o Arrow 3 produzido por Israel, além de sistemas de curto alcance projetados para proteger áreas menores ou comboios militares, por exemplo “Te mos que preencher essas la cunas rapidamente, vivemos em tempos ameaçadores e perigosos”, disse a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht.

O Ministro da Defesa da Suécia e da Finlândia, jun tamente com o chefe da política externa da UE, Josep Borrell, e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg

Oliver Matthys/AP

A liderança alemã do proje to ilustra outra virada cau sada pela invasão russa da Ucrânia, que levou o gov erno vermelho-verde em Berlim a entregar armas a Kyiv para se defender e aprovar um programa de investimentos no valor de 100 bilhões de euros para reforçar a Bundeswehr.

MUNDO
NAS REDES
NOS ACOMPANHE
Instagram e facebook: @noticias.gazetario Twitter: @midia.GazetaRio
Quatorze BEATRIZ NAVARRO A série disponível na Netflix é uma fábula moderna que usa o terror e o deslumbramento para provocar reflexões essen ciais (até sobre as suas aplicações.
Estado do Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Pesquisa Genial/Quaest mostra Lula liderando segundo turno para presidente

Anova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nes ta quinta-feira (13), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% das intenções de voto no se gundo turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 41%.

O levantamento se refere aos votos totais, ou seja, in clui brancos e nulos, que são 6%. Os indecisos somaram 4% dos entrevistados.

Em relação à pesquisa Quaest anterior, divulgada em 6 de outubro, Lula os cilou um ponto para cima. Bolsonaro se manteve com os mesmos 41%.

A vantagem do petista, então, oscilou de 7 para 8 pontos.

O levantamento mostra ain da que 54% dos eleitores que depositaram voto em

Ciro Gomes (PDT) no primei ro turno devem optar pelo candidato do PT no segundo.

Quanto aos eleitores de Si mone Tebet (MDB), 28% ag ora declaram voto em Jair Bolsonaro, enquanto 25% preferem o petista.

Certeza de voto

Segundo o levantamento, 92% estão convictos do voto que darão em 30 de out ubro, dia do segundo turno da disputa eleitoral. Outros 8% afirmam que ainda po dem mudar de opção.

Entre os eleitores de Lula, 93% dizem que a decisão é definitiva, 6% dizem que po dem mudar e 1% disse que não sabe ou não respondeu.

Entre os eleitores de Bol sonaro, 94% dizem que a decisão é definitiva e outros

O

A

tubro.

“Lula vai voltar para a cadeia”, diz Bolsonaro em campanha no Recife

“Vocês sabem que no próximo dia 30 temos um encontro com as urnas. De um lado, um presidente que é pelo livre mercado. Do outro lado, um presidente que é pelo Estado, opressor, corrupto”, disse Bolsonaro, em campanha no Recife

Ingrid Soares

O presidente Jair Bolsonaro (PL) atacou o ex-presiden te Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer que o petista “vai voltar para a cadeia”.

Lula

promete boa relação com estados e parlamento: “Até com quem me odeia”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta quinta-feira (13/10) que terá boas relações com os governadores e parlam entares caso seja eleito em 30 de outubro. “Até com quem me odeia”, disse o pe tista. Em Aracaju, Sergipe, o candidato afirmou ainda que a relação com os estados não é de amizade, mas entre entes federativos.

“Na relação de Estado para estado, todos serão tratados bem. Até quem me odeia, até quem fala que não gosta de mim, não tem problema.

Não quero casar com o gov ernador, quero governar e ajudar a tratar bem o povo dele”, respondeu Lula, em coletiva de imprensa antes de realizar uma caminhada com apoiadores por Aracaju.

“A gente não pergunta nun ca de que partido é o gover no. Isso não é uma pergunta que o presidente da Repú blica faz. Ele pergunta se o problema existe, e ele pre cisa governar para o povo, e não para o governador”, acrescentou.

Já sobre a composição do Congresso Nacional, Lula dis

se que não conhece os 44% de parlamentares que entr aram agora, citando a taxa de renovação nas eleições deste ano. “Quando for con versar com os deputados, eu vou conversar indepen dentemente do partido que ele pertence, com respeito à votação que ele teve. Um cara de direita, o voto dele não é inferior ao de alguém de esquerda”, afirmou.

Combate à fome será “prioridade zero”

Na entrevista, o petista também foi questionado so bre qual será sua prioridade caso eleito. “A prioridade máxima chega a ser prior idade zero, de tão rápido, que é combater a fome. Não tem explicação científica, econômica, para o terceiro maior produtor de alimen to do mundo, do primeiro maior produtor de proteína animal do mundo, não ter comida suficiente”, respon deu o ex-presidente, após ser questionado sobre qual será a prioridade de seu pos sível governo.

“Nós temos que colocar em prática um conjunto de políticas. Uma delas é gerar

emprego imediatamente. Renegociar a dívida de 80 milhões de pessoas nesse país. Nós temos pratica mente 80% das pessoas endividadas, com uma dívi da de no máximo R$ 4 mil, e que as pessoas não po dem pagar mais”, emen dou Lula. A proposta é um dos carros-chefe de Ciro Gomes (PDT), que disputou a Presidência da República no primeiro turno. Lula prometeu ainda que aumentará o salário mínimo acima da inflação todos os anos, e disse não ver sentido no crescimento do Produ to Interno Bruto (PIB) se o aumento não for repassado à população. Ele também criticou a gestão de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, nesse ponto. “Faz quatro anos que o salário mínimo não é reajustado. Até a merenda escolar, R$ 0,36 é a parte que toca o governo federal. O que dá para comer com R$ 0,36? Essa desumanidade é o que nós queremos que deixe o cargo para que os brasileiros assumam a Presidência da República”, pontuou.

A declaração ocorreu du rante um comício no Re cife, Pernambuco, nesta quinta-feira (13/10).

“Vocês sabem que no próx imo dia 30 temos um en contro com as urnas. De um lado, um presidente que é pelo livre mercado. Do outro lado, um presi dente que é pelo Estado, opressor, corrupto. Do lado de cá, tem um presidente que preserva a vida desde a sua concepção”, apontou, ao som de apoiadores que entoaram “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”.

“É verdade, é verdade. Vocês viram nas urnas como foi o voto do ladrão. Se dependesse do voto ap enas dos prisioneiros do Brasil, ele teria ganho dis parado no primeiro turno. Ele vai voltar para a cadeia, sim, lugar de ladrão é na

cadeia. Teve a sua chance de mostrar para o Brasil e para o mundo como seria a administração do país sem corrupção, optou pelo caminho errado. Não vai ganhar no dia 30 de out ubro”, bradou de cima de um carro de som. Bolsonaro anuncia deso neração da folha de paga mento da saúde Bolsonaro também voltou a defender pautas con servadoras: “Nós, do lado de cá, preservamos a vida desde a sua concepção. Do lado de lá, defende o abor to. Do lado de cá, somos contra a ideologia de gêne ro. Ninguém aqui que é pai ou mãe pode admitir que a sua filha de seis, sete, oito ou 10 anos de idade, ao en trar no banheiro da escola, encontre um marmanjo us ando o mesmo banheiro”.

“Vamos unidos trabalhar, cada vez mais, para con seguirmos mais votos e garantir um Brasil livre, se guro, próspero com ordem e progresso”, concluiu.

Voto e analfabetismo

Na semana passada, o pres idente voltou a relacionar o melhor desempenho de Lula no primeiro turno das eleições no Nordeste ao analfabetismo na região.

“Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Vocês sabem quais são os esta dos? Estão no nosso Nord este. Não é só a taxa anal fabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nas regiões, porque esses esta dos no Nordeste estão há 20 anos sendo administra dos pelo PT”, alegou.

“Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo. Por isso que o Nor deste está atrás de quase todos os índices levando em conta os outros esta dos. Porque sempre a es querda dominou”, disse na ocasião.

Ex-presidente Lula esteve em Aracaju, Sergipe, onde conversou com a imprensa antes de fazer uma caminhada pela cidade na quinta Victor Correia 6% disseram que ainda po dem alterar a opção. Rejeição A pesquisa aponta que 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. índice de rejeição de Lula é de 42%. Quaest consultou 2.000 eleitores presencialmente entre os dias 10 e 12 de ou A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-07106/2022.
Estado do Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2022 GAZETA RIO 5 NACIONAL

Vida selvagem mundial caiu 69% desde 1970, indica novo relatório

Em novo

do

Wildlife Fund sobre a vida selvagem por todo mundo, dados computa dos mostram uma queda de 69%, desde 1970, no Índice Planeta Vivo — que monitora a população de

mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios.

Isso significa que a quanti dade de animais selvagens pelo mundo vem caindo consideravelmente, o que acendeu um grande alerta para especialistas.

O relatório demonstrou ainda a perda de biodiversi dade nos cinco continentes.

Enquanto o menor declí nio ocorreu na Europa e Ásia Central (18%), o maior ocorreu na América Latina e Caribe, com 94%.

O registro de queda na América Latina foi entre os anos de 1970 e 2018 e a média de declínio abrange todas as espécies do estu do, com uma maior profun

didade em peixes de água doce, répteis e anfíbios.

Segundo o levantamento, as espécies que vivem em água doce são as mais afe tadas. As populações sof reram com um declínio de 83% desde 1970. A perda de habitat e as barreiras às rotas de migração são as principais responsáveis.

ONU: alerta precoce pode reduzir mortalidade em desastres naturais

Com sistema, índice cai de 4.7 para 0.6 por 100 mil habitantes

Sistemas de alerta precoces podem reduzir significativa mente o número de morte de pessoas em localidades onde há riscos de desastres naturais, como chuvas e enchentes. Segundo o vicechefe do Escritório Region al para a Redução de Riscos de Desastres das Nações Unidas, Nahue Arenas, es sas ferramentas ajudam a reduzir também eventuais danos econômicos.

Arenas participou on tem(13) de um encontro on

line promovido pela Defesa Civil Nacional, em comem oração ao Dia Internacional para Redução de Desastres.

A data é celebrada tendo como foco a meta de au mentar disponibilidade e acesso a sistemas de aler ta precoces, equipamento que, segundo especialistas, colabora para a redução do número de mortes em situ ações de desastre.

“Onde não há cobertura de sistemas de alerta precoce, a mortalidade chega a 4.7

casos a cada 100 mil habit antes, mas onde já há esses sistemas, esse índice desce a 0.6 mortes a cada 100 mil habitantes”, disse o repre sentante da ONU. Sistemas reduzem também os danos econômicos em até 30%, acrescentou.

Segundo Arenas, um dos desafios para ampliar a disponibilidade desse tipo de equipamento é que nem sempre tais sistemas abrangem todos os tipos de ameaças, ficando mais fo

cados em alertas hidrome teorológicos. Centralizar o processo em “pessoas” é algo que, se gundo o presidente do Centro Nacional de Monit oramento e Alertas de De sastres Naturais, Osvaldo Moraes, está relacionado à necessidade de garantir credibilidade aos alertas. Nesse sentido, acrescenta, é fundamental identificar, nas comunidades, as princi pais lideranças.

OS BANCOS COMUNITÁRIOS

Se você acha que banco é sempre sinônimo de lucros gigantescos, provavelmente ainda não conhece o concei to de bancos comunitários.

Os bancos comunitários são associações criadas para gerar emprego e renda em comunidades mais pobres, incentivando a economia popular e solidária. É o povo como dono e gestor do próprio banco.

Um banco comunitário tem como objetivo “promover o desenvolvimento das comu nidades dentro do munícipio de baixa renda’’, através do fomento à criação de redes locais de produção e consu mo, baseado no apoio às ini ciativas de economia solidária em seus diversos âmbitos, como: empreendimentos so cio produtivos, de prestação de serviços, de apoio à com ercialização, organizações de consumidores e produtores.

O banco comunitário é um banco de autogestão, onde as comunidades gera uma moeda, que se torna valor para dentro de várias comu nidades deste munícipio.

O banco constitui uma es tratégia de fomento e de senvolvimento comunitário.

O processo de mobilização e construção permite camin har nas comunidades e en tender qual é a potência daquele município.

A própria população local é responsável pela abertura e administração do banco.

O objetivo principal é reor ganizar e incentivar a econo mia dentro desta cidade para trazer mais renda e trabalho para os seus moradores.

Esse tipo de banco é uma ini ciativa muito relevante pois, muitas vezes, auxiliam cidadão que não contam ou tem dificul

dades de solicitar os serviços dos bancos convencionais.

Os bancos comunitários tra balham com moedas sociais, que precisam ser devida mente autorizadas pelo Banco Central, que podem ser movi mentadas em papel ou cartão.

O principal objetivo de criar uma moeda própria é fazer com que o dinheiro das co munidades circule não ap enas dentro dela, circulan do também nos comércios deste munícipio que aceitam essa forma de pagamento.

Dessa forma, o dinheiro permanece na comuni dades ou dentro desta ci dade e todos os moradores são beneficiados (direta ou indiretamente) com isso.

Ao contrário do que acon tece em bancos convencio nais, as associações comu nitárias possuem critérios bem mais leves para decidir se podem ou não emprestar dinheiro para alguém.

Geralmente, não importa se a pessoa tem o nome sujo ou score baixo. Existe a con fiança de que o pagamento será feito corretamente, já que a pessoa é conhecida na comunidade e também proprietária do banco. Out ra vantagem é que a maio ria das linhas de crédito não possui juros e o prazo de pa gamento é amigável.

Nos bancos comunitários, a comunidade é protagonista e o dinheiro é um instrumen to de transformação social. Mesmo que você não queira ou não possa abrir um banco assim, é possível aproveitar a iniciativa como inspiração para quem quer praticar uma economia mais solidária.

Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.

Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 / (21) 3589 5288 WhatsApp 21) 96454 7288 ns agram com/cursogh Coleg oeCu soGHF www cu soghf com Rua Hercí ia n 1299 Vi a Emil Mesquita RJ (10 utos da Estação de Mesqu a Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especial zados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Salmos 91:1-16
As espécies mais afetadas são os animais de água doce e localizadas na América Latina e Caribe Camilla Germano relatório World
Estado do Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1

Estado do Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2022

Festival de Música anuncia semifinalistas

É aberta nova votação para público escolher uma composição por categoria para concorrer à final

OFestival de Música 100 anos de Rádio no Brasil divulga as 50 obras clas sificadas à fase semifinal.

O público pode conferir as músicas selecionadas e par ticipar da votação para nova etapa decisiva em que serão definidas uma composição finalista por categoria, das cinco em disputa na edição da iniciativa em 2022.

Os interessados podem votar no site do festival quantas vezes quiser. Basta selecionar uma das concor rentes ainda na competição. O prazo para a escolha dos ouvintes e internautas vai até o dia 4 de novembro. É o primeiro ano do evento or ganizado em conjunto pela Rádio MEC e Rádio Nacional.

Além das cinco músicas in dicadas pela audiência em participação popular pela in ternet, a Comissão Julgadora determina outras dez, sendo duas por categoria, para a grande decisão. As 15 final istas devem ser anunciadas no dia 5 de novembro quan do começa a fase de votação para indicar as vencedoras.

As composições estão no

ar durante a programação de acordo com o perfil das emissoras da Empresa Bra sil de Comunicação (EBC).

As ganhadoras recebem o reconhecimento em cada uma das cinco categorias: Música Clássica, Música In strumental, Música Infantil, Música Popular e Música Re gional.

Final com show no palco

As obras habilitadas con correm aos prêmios em um espetáculo especial na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. A apresentação, prevista para o dia 6 de dezembro, reúne os artistas para celebrar a final do Fes tival de Música 100 anos de Rádio no Brasil.

Os artistas agraciados le vam os respectivos troféus: Prêmio Rádio MEC de Mel hor Música Clássica, Prêmio Rádio MEC de Melhor Músi ca Instrumental, Prêmio Rádio MEC de Melhor Músi ca Infantil, Prêmio Rádio Nacional de Melhor Música Popular e Prêmio Rádio Na cional do Alto Solimões de Melhor Música Regional.

Talentos e critérios de seleção

A primeira edição do fes tival, promovida em form ato integrado pelas tradi cionais emissoras públicas Rádio MEC e Rádio Nacion al, comemora o centenário da primeira transmissão de rádio no país. O objetivo é descobrir novos talentos musicais e estimular o lança mento de projetos inéditos. A análise do júri para sele cionar as obras considera critérios como a qualidade artística da obra (música, letra, partitura e interpre tação), a originalidade e a qualidade da gravação. A Comissão Julgadora é for mada por personalidades de notório saber ou em atividade na área musical e profissionais da EBC.

Os autores das produções inscritas no festival autor izam a execução na grade da Rádio MEC e Rádio Na cional, além de permitir a veiculação nas emissoras afiliadas que integram a Rede Pública de Rádios, bem como nos demais veículos da EBC, como a TV Brasil e suas plataformas digitais.

Cronograma do Festival de Música 100

anos de Rádio no Brasil

11/10 a 04/11 – Período de veiculação das músicas semifinalistas 11/10 a 04/11 – Votação popular para definir uma música finalista por categoria 05/11 – Divulgação das músicas finalistas 05/11 a 06/12 – Período de veiculação das músicas finalistas 06/12 – Divulgação dos vencedores Serviço

Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil

Votação para escolher as obras finalistas até 4/11 Rádio MEC na internet e nas redes sociais Site: https://radios.ebc.com.br

Museu do Amanhã abre exposição sobre o coração

Aexposição S2 -

Coração, Pulso da Vida, realizada pelo Museu do Amanhã em par ceria com a Sociedade Bra sileira de Cardiologia (SBC), apresenta, a partir de hoje (13), o coração como máqui na de viver e sentir. A mostra ocorre paralelamente ao Congresso Mundial de Cardi ologia, que também começa hoje e vai até sábado (15) no Rio de Janeiro.

Distribuída entre as áreas Coração, Bem-Viver e Sen tir Junto, a mostra oferece uma série de informações sobre o órgão vital, além de experiências imersivas. Entre os temas abordados, estarão a importância da saúde do coração, sua relação com a qualidade de vida, o impac to da desigualdade social nas doenças cardiovasculares, a relação entre saúde mental e física e o que pode ser feito

para garantir uma vida melhor. De acordo com a direto ra-geral do Museu do Aman hã, Bruna Baffa, saúde e longevidade são temas que têm muito a ver com os “amanhãs” que a instituição busca construir. “Quando imaginamos esses amanhãs, é preciso pensar em saúde, bem-estar e qualidade de vida para todos. Esse é um ponto importante da ex posição: a gente fala do coração como órgão vital, mas também fala de saúde de forma ampliada”.

Bruna destacou que um dos propósitos da mostra é discutir quem tem direito à saúde no Brasil. “Vivemos num país com desigualdade gigantesca e trazemos isso para dentro da exposição. Apesar de termos as ino vações e tecnologias que fazem evoluir, não é todo mundo que tem acesso de

forma igual. Provocamos esse olhar crítico aqui, du rante a exposição”.

Segundo o presidente do Conselho Administrativo da SBC, João Fernando Montei ro Ferreira, a realização do Congresso Mundial tornará o Brasil, por alguns dias, o centro global da cardiologia.

Para o médico, a exposição aproxima, por meio da arte, a ciência da população.

“É um convite à sociedade para que tome consciência da importância do coração em nossa vida. Dessa forma, criamos excelente oportuni dade para que as pessoas sejam protagonistas na con quista da boa saúde e agen tes na difusão de hábitos de vida mais saudáveis”, disse o cardiologista.

A primeira seção da mostra, chamada “Coração”, abordará os aspectos referentes ao in terior do corpo humano, com

foco principal na estrutura do coração, seu funcionamen to e condições que podem acometê-lo. Dessa forma, o pú blico poderá se aproximar à fisi ologia do coração e percebê-lo como órgão que funciona em conexão com diversos outros.

Por meio de experiência inter ativa, será possível ouvir e vis ualizar seu batimento cardíaco, replicado no ambiente.

Segundo os organizadores, a área “Bem-Viver” eviden ciará os aspectos sociais, comportamentais, econôm icos, étnico-raciais e am bientais que contribuem para escolhas individuais e expõem a complexidade de obter uma qualidade de vida dentro da construção social atual. Esse contexto revela a importância de um acompanhamento médico humanizado, multidiscipli nar e individualizado, além de reforçar a necessidade de

políticas públicas para a ga rantia do acesso à saúde.

A última seção “Sentir Junto” traduzirá, com in tervenção audiovisual de poesia e dança, a sensação do que é estar vivo, estar presente no mundo, sentir alegrias e dores e compartil har vivências.

Dia do Bem-Estar

Como parte da programação alinhada à exposição, o Mu seu do Amanhã realizará, no dia 15 de outubro, o Dia do Bem-Estar. Haverá um dia inteiro de atividades dentro e fora do museu, para to das as idades, promovendo a prática do autocuidado e da qualidade de vida, além da troca de conhecimentos sobre saúde e longevidade.

O dia começará com uma visita mediada de bicicle ta pelo entorno do museu,

em parceria com o Kit Livre e Transporte Ativo. Haverá bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência.

A agenda também contará com aula de treinamento funcional, aula de yoga, roda de conversa sobre segu rança alimentar e oficina na Horta do Amanhã.

Congresso Mundial de Cardiologia

Mais de 11 mil cientistas, acadêmicos e médicos es tarão no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, para o Congresso Mundial de Car diologia, que após 24 anos volta a ser sediado no país. O evento, que ocorrerá pa ralelamente ao 77°Congres so Brasileiro de Cardiologia, terá cerca de 250 sessões e mais de 600 conferencistas.

Estado do Rio de Janeiro, 14 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7
Caderno G
GAZETA
Educação Cultura Arte Saúde
RIO
Diversão

Esportes

O campeão de jiu-jitsu Thaynã Higor estava no litoral de São Paulo, em Praia Grande, espe rando um carro por aplicativo quando, graças a uma bala dada por um atirador, atingiu as suas costas e assim, o atle ta perdeu a sua vida. O fato ocorreu na quarta-feira dia 12 perto de um restaurante.

De acordo com a polícia, o crime ocorreu no dia 12, quando Thaynã Higor foi a primeira vítima do atirador que logo entrou dentro do restaurante e tirou a vida de um idoso que estava perto da janela e,logo em seguida, tirou a vida de mais 3 reféns que fez no restaurante.

O atirador já tinha ficha com polícia e estava foragido

desde março. Agora, irá re sponder por assassinatos e cárcere privado.

Família e amigos lamentam a morte do Thaynã Higor. O at leta havia sofrido uma lesão que dificultava usar o braço esquerdo e, também, luta va jiu-jitsu desde 2010, ten do vendido 3 campeonatos mundiais.

Vale lembrar que há alguns

PAULO MARQUES

Editor de Esportes

meses antes, outra cele bridade do mundo jiu jitsu também perdeu a vida. Em agosto,Leandro Lo perdeu a vida graças a uma briga com um policial que meteu uma bala na sua cabeça. O poli cial se encontra preso até o momento.

ACBF divulgou na tar de desta quinta-feira (13/10) os áudios da co municação entre a cabine do VAR e o árbitro Braulio da Silva Machado para defender a não marcação de um possível pên alti de Léo Pereira, que tocou com o braço na bola no 0 a 0 entre Corinthians e Flamengo, pelo primeiro jogo da final da Copa do Brasil.

O lance aconteceu aos 36 minutos do segundo tempo, quando Mateus Vital jogou a bola na área, Yuri Alberto furou e a bola bateu em Leo Pereira.

– Braulio, já checado. A bola desvia na barriga dele e vai para o braço, está em ação de dispu ta, tá? Bate na barriga dele e vai para o braço, pode seguir.

“De acordo com o texto das regras do jogo, esse impacto no braço, que surpreendeu o jogador de fensor, que tinha seu braço em posição natural, é uma ação normal de jogo, não

devendo ser penalizada pelo árbitro” - defende a CBF.

Protestos dos dois lados

O lance foi um dos assun tos dominantes após o ap ito final da primeira parte da decisão, na Neo Quími ca Arena. O presidente do Corinthians, Duilio Mon teiro Alves, foi à imprensa para reclamar de pênalti e viu “erro gravíssimo” da arbitragem.

Da parte do Flamengo, a bronca é outra. Os cario cas reclamam de falta de critério após o cartão am arelo dado ao volante João Gomes, no primeiro tem po. A punição tirou o atle ta, que estava pendurado, do jogo de volta da final, no Maracanã, na próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília). Nas redes sociais, o atleta chamou o árbitro de incompetente.

Clima de decisão! Assim está o ambiente em Re cife e no Rio de Janeiro para o confronto entre Sport e Vasco, que se enfrentam no próximo domingo (16), na Ilha do Retiro, pela Série B. O confronto que aconte cerá às 16h colocará frente à frente os dois candidatos diretos, ao que tudo indica, à última vaga para a Série A. Atualmente, os cariocas

ocupam o quarto lugar com 55 pontos, enquanto os rubro-negros vêm logo na cola, em quinto, com 52 so mados até agora.

Desde 2008, quando as duas equipes fizeram a semifinal da Copa do Bra sil, vencida pelo Leão, não houve um confronto de tanto apelo emocional, na capital pernambucana. Desde aquele 2x0 para o Sport, houve seis duelos entre os times no Recife. O equilíbrio

Um confronto de peso, pede um ár bitro de peso. E foi assim que a CBF decidiu escolher o juiz para apitar o confronto decisivo entre Sport e Vasco, pela Série B, neste final de semana.

A partida do Sport que ele comandou foi a vitória por 1x0 contra o Brusque, duas rodadas atrás. Na oc asião, Raphael Claus deu três cartões amarelos para os rubro-negros, além de ter expulsado um atleta de cada lado.

Em 2022, o árbitro já api tou partidas da Copa Liber tadores da América, Copa Sul-Americana, da Liga da Arábia Saudita, além das Séries A e B do Brasileirão. Ele é do quadro da Feder ação Paulista de Futebol.

Ao todo, em sua carreira, Raphael Claus já trabalhou em 13 jogos do Sport, dis tribuindo 29 cartões am arelos e dois vermelhos. No Vasco, o histórico já é maior. Foram 25 jogos, com 57 amarelos e duas expulsões.

é latente. Foram duas vitórias rubro-negras, duas cruzmalti nas e dois empates.

Para despontar positiva mente na estatística, o time do técnico Claudinei Oliveira aposta no excelente retros pecto dentro da Ilha do Retiro neste Brasileirão.

Em 17 jogos disputados no estádio, o Sport venceu 12, empatou quatro e perdeu apenas uma. Os números trazem um retrospecto de 84% dos pontos disputados.

Para se ter ideia, 77% dos pontos do Leão nesta segun dona foram conquistados di ante do seu torcedor.

“Eu já tinha jogado contra aqui e já era difícil. Agora quando você joga a favor, é uma atmosfera realmente que muda. Ali dentro de cam po, a gente sente o incentivo da torcida. Uma pena que não foi liberado instrumento, porque acredito que a festa seria completa”, comentou o volante Fabinho.

A Fifa definiu na quinta-fei ra (13) a divisão

potes para o sorteio de grupos

Copa do Mundo Feminina de Futebol, no próximo dia 22, em Auckland, na Nova Zelândia. A divisão das 32 seleções por quatro potes levou em conta o posicion amento dos países no rank ing mundial, atualizado hoje (13). O Brasil, nono colocado na lista, está no pote 2, jun to com Canadá, Holanda, Japão, Noruega, Itália, China e Coreia do Sul.

No pote 1 ficaram Nova Zelândia e Austrália – sedes do Mundial – seguidas dos

Estados Unidos, líder do ranking, Suécia, Alemanha, Inglaterra, França e Espanha. Já o pote 3 tem Dinamarca, Suíça, Irlanda, Colômbia, Ar gentina, Vietnã, Costa Rica e Jamaica. Por último, no pote 4, estão Nigéria, Filipi nas, África do Sul, Marrocos, Zâmbia e três vagas ainda em aberto. .

Faltam pouco mais de sete meses para a abertura da nona edição do Mundial Feminino de Futebol, em 20 de julho, na Nova Zelândia. A final está programada para 20 de agosto na Austrália.

GAZETA RIO
Estado do Rio de Janeiro, 14 de Outubro de 2022 Ano XXV - nº 986 Lizandra Oliveira
defende não marcação de pênalti em toque de mão
Léo Pereira
Entidade
de
Sport e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, na Ilha do Retiro, pela Série B
Entidade defende não marcação de pênalti em toque de mão de Léo Pereira
CBF divulga áudio do VAR em polêmica de Corinthians x Flamengo: “Desvia na barriga”
Copa
Mundo
Catar apitará
duelo
pela SÉRIE
SPORT e VASCO tem histórico equilibrado pós-conquista da Copa do Brasil de 2008
mundial de jiu-jitsu
baleado no litoral
São Paulo
Sport e Vasco se enfrentam neste domingo, às 16h, na Ilha do Retiro, pela Série B
Árbitro da
do
do
o
decisivo
B
Tricampeão
é
de
define potes
sorteio
Copa do Mundo Feminina
Número 9 no ranking, Brasil está no pote 2 com outros sete países
Haim Ferreira
Fifa
do
da
do ano que vem
de
da

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.