Jornal Gazeta Rio - Edição de Terça-Feira 4 de Outubro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 1997 • Rio de Janeiro, 04 de Outubro de 2022. Ano XXV Nº 979 - R$2,00 - Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 02 Página 08 Página 07 Página 06 Página 04 Página 05 Página 03 “Democracia está sendo cumprida”, afirma OEA sobre eleição no Brasil Vôlei feminino: Brasil vira sobre a China e volta a vencer no Mundial Cabo Frio e Paraty estão entre os destinos de turismo do Sesc RJ na primavera MAC recebe iluminação especial e chama atenção para Outubro Rosa Livro ‘1979 – O ano que ressignificou a MPB’ é lançado no Rio Rio terá política de incentivo ao uso de veículos elétricos 200 ativistas foram assassinados em 2021 no mundo Castro ganha no primeiro turno em todas as cidades do Rio Página 08 Confrontos em estádio de futebol na Indonésia deixam 174 mortos Caderno G Daniela do Waguinho é a mais votada para Deputado Federal no RJ

Boca de urna e compra de votos motivaram prisões durante votação

O Prêmio Nobel de Me dicina foi atribuído nesta segunda-feira (3/10) ao sueco Svante Pääbo, pi oneiro da paleogenética, pelo sequenciamento completo do genoma dos neandertais e a fundação desta disciplina, que ana lisa o DNA de tempos remotos para decifrar os genes humanos.

“Ao revelar as diferenças genéticas que distinguem todos os seres humanos vivos dos hominídeos ex tintos, suas descobertas fornecem a base para ex plorar o que nos torna ex clusivamente humanos”, afirmou o Comitê Nobel. Com 67 anos e trabalhan do na Alemanha há déca das, Pääbo descobriu em

2009 que 2% dos genes passaram destes hom inídeos extintos para o Homo Sapiens. O fluxo antigo de genes para os humanos mod ernos tem um impacto fisiológico, por exemplo, na forma como nosso sistema imunológico re sponde às infecções.

“Democracia está sendo cumprida”, afirma OEA sobre eleição no Brasil

Os crimes de boca de urna, compra de votos e de vi olação do sigilo do voto motivaram as prisões em flagrante realizadas ontem (2) durante o primeiro turno das eleições.

De acordo com balanço divulgado hoje (3) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), 1.378 crimes eleitorais foram registrados durante a votação e 352 pessoas foram presas.

De acordo com a legislação eleit oral, quem foi preso em flagrante por boca de urna responderá a

processo, que pode terminar com condenação a pena de seis meses a um ano de prisão. A condenação pode ser convertida em prestação de serviços à comunidade e o pag amento de multa de até R$ 15,9 mil.

A tentativa de violação do sigilo do voto pode levar à condenação de até dois anos de prisão. A compra de votos é punida com pena de prisão de até quatro anos e paga mento de multa.

Propaganda no dia da eleição

A Justiça Eleitoral registrou 4.872

denúncias de propaganda eleitoral no dia da eleição, que é proibida. Desde o início da campanha eleito ral, em 16 de agosto, foram recebi das 37.026 denúncias.

As denúncias foram enviadas pelo aplicativo Pardal, ferramenta dig ital criada em 2014 e que permite ao cidadão denunciar reclamações contras as campanhas. Após o rece bimento, as queixas são enviadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE). O processo poderá acabar na conde nação ao pagamento de multa pelo candidato, coligação ou partido.

Bolsonaro ataca Simone Tebet e Soraya: “estepe” e “trambique”

“Osentimento é de que a democracia está sendo cum prida. Essa eleição é muito importante, não somente para o Brasil, mas para a Améri ca Latina em geral. Convocamos todos os brasileiros às urnas, (...) para que a missão democráti ca seja realizada”, disse Rúben Ramirez, chefe da Missão de Ob servação Eleitoral (MOE) da Or ganização dos Estados America nos (OEA), durante a fiscalização das urnas, em Brasília. Formada por 55 observadores de 17 países, a MOE acompanhou a votação em 15 estados e no Dis trito Federal, além de cidades no exterior, como o Porto, em Por tugal; e Miami e Washington, nos Estados Unidos.

Na capital, a diretoria da missão visitou uma seção eleitoral no Colégio Marista, na Asa Sul. O grupo, composto por quatro pes soas, fez vistorias em três urnas e conversou com alguns eleitores nos corredores do local. O que se ouvia eram pedidos de paz nas eleições em prol da democracia.

Na ocasião, Ramirez destacou o papel da fiscalização para asse gurar a legitimidade do sistema nacional. Segundo ele, até aque le momento, as urnas brasileiras funcionavam em “completa nor malidade”. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que 3.222 urnas precisaram ser substituídas em todo o país. O planejamento da organização pre vê a entrega de um relatório ao TSE com os pontos de destaque nas eleições. O documento será enviado ainda hoje.

Segurança eleitoral

Ao longo da semana que antece deu as eleições, 87 observadores internacionais de 26 nações, in cluindo a MOE e integrantes do Parlamento do Mercosul (MOE), foram recebidos pelo presiden te do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); pelo TSE e pelo Tri bunal de Contas da União (TCU).

Somados a outros represent antes, chega a 200 o total de ob servadores que monitoraram as eleições de ontem.

“A urna eletrônica, juntamente com outros mecanismos desen volvidos pela Justiça Eleitoral, constitui um pilar da democracia brasileira. E repito: é motivo de grande orgulho nacional”, disse Pacheco. Durante recepção ao grupo no Senado — evento que envolveu palestras de funcionári os da Casa sobre as eleições ge rais —, Pacheco exaltou o sistema eletrônico de votação e a Justiça Eleitoral, a exemplo das demais manifestações institucionais. Além disso, afirmou que a socie dade brasileira tem um “compro misso inexpugnável” com o apri moramento da democracia.

“O voto eletrônico viabilizou uma apuração rigorosa, transparente e rápida, essencial para que as eleições tenham resultados in contestes. A urna eletrônica, com outros mecanismos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral, constitui um pilar da democracia brasileira. E repito: é motivo de grande orgulho nacional”, destacou o presidente. O “motivo de orgulho”, segundo Pacheco, se deve ao voto eletrôni co, introduzido no Brasil no fim da década de 1990, a qual ele classifi cou como um passo fundamental para “a concretização do voto se creto e universal, além de tornar as eleições brasileiras mais ágeis e confiáveis”. Ele citou a Justiça Eleitoral fortalecida e atuante, que permitiu ao Brasil superar vícios antigos que comprometem a saúde da democracia nacional.

“Nosso país tem proporções con tinentais, com todos os desafios de governança que essa condição supõe. Práticas eleitoreiras escu sas eram costumes comuns no interior. A Justiça Eleitoral, desde sua fundação, em 1932, surgiu para romper com essas práticas. Sua atuação em favor da lisura das eleições, seguindo normas de devi do processo legal, é imprescindível para que haja verdadeira democ racia no país”, afirmou Pacheco.

Jair Bolsonaro (PL)

se gundo

idencial atacando

Te bet (MDB) - que ficou em terceiro lugar no primeiro turno - e Soraya Thronicke (União Brasil) - que ficou em quinto -, chamando-as de “es tepe” e “trambique”.

A declaração foi feita durante con

versa com apoiadores no Palácio da Alvorada na noite de domingo (2). Bolsonaro se referiu às agora ex-presidenciáveis quando com parava a política à um “self-ser vice”. “É aquela história de ‘vamos mudar’. Mas quem entra no meu lugar? A política é um self-service. Vocês têm eu, Lula, Ciro, a ‘estepe’,

a ‘trambique’, que é decoradora sabe daquilo, né? A decoradora. E acabou. Não adianta procurar. É o que está ali, pô”. Bolsonaro tenta repetir a estraté gia de 2018 ao sugerir não ser ‘o melhor candidato’, mas sim a opção mais palatável.

GAZETA RIO
O planejamento da organização prevê a entrega de um relatório ao TSE com os pontos de destaque nas eleições iniciou o turno da eleição pres Simone
de Medicina por trabalhos
Sueco
vence o Nobel
sobre o genoma Neandertal
NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @noticias.gazetario Twitter: @midia.GazetaRio
João Gabriel Freiras* Michelle Portela
Fundado em 1997
Rio de Janeiro, 04 de Outubro de 2022 - Ano XXV - nº 979
Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Ltda. GAZETA RIO Fundado em 1997 Diretor Presidente Jorge Bernardes Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Editor: Horácio Avelar Conselho editorial: Carlos Alberto Antônio e Tainá Bernardes Diretor Administrativo: Tainá Bernardes Circulação: Região Metropolitana, Baixada Flu minense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar

Cláudio Castro venceu Marcelo

Freixo em todas as cidades do RJ

ORio de Janeiro

elegeu Claudio Castro como seu novo governador.

O candidato do PL foi ree leito no primeiro turno com 58,66% dos votos válidos. Marcelo Freixo (PSB) ficou com 27,38%, Rodrigo Neves (PDT) chegou aos 8% e Pau lo Ganime (Novo) recebeu 5,31%..

Castro venceu seus concor rentes em todos os 92 mu nicípios do estado. Freixo só venceu em apenas 10 zo nas eleitorais, que foram na Zona Sul, no Centro (incluin do Paquetá), a Grande Tijuca e o Grande Méier.

Entretanto, Castro teve uma soberania acima de 70% em 33 municípios do estado. Em nove dessas 33 regiões, a diferença para Marcelo Freixo chegou em 80% ou mais.

Ao analisar a diferença nos municípios, em particular, podemos ver uma soberania de Claudio Castro em alguns municípios.

Na baixada, a maior difer ença foi em Belford Roxo, tendo no comando de cam panha o prefeito Waguinho, Castro obteve 72,47% para o governador e Freixo teve apenas 18,93%,

No norte do estado e na região Sul Fluminense, a soberania foi ainda maior, com destaque para Cardo so Moreira, onde Castro bateu 82,74%.

Porém, o município que teve a maior diferença nos vo tos em todo o estado foi na região serrana, em São José do Vale do Rio Preto. Por lá, Castro obteve uma van tagem de 85,58%, ou, 9.861 votos, enquanto Freixo ficou com 9,89% (1.140 eleitores).

O estado teve um alto número de votos bran cos, nulos e abstenções. O Rio de Janeiro foi um dos lugares em que mais se de morou para votar no país.

Pessoas tiveram que esper ar mais de 3h em filas para exercer o direito do voto.

Sendo assim, muitos desisti ram de enfrentar as longas filas de espera. O presidente do Tribunal Regional Eleit oral, desembargador Elton Leme, informa que os rela tos de eleitores que tiveram que esperar mais de duas horas para votar foi o que mais preocupou no dia da votação.

“Essas filas se devem a um número maior de eleitores comparecendo para votar. Isso é muito importante,

é muito positivo, porque mostra o interesse do elei tor em manifestar o seu voto. Essa presença maciça contribuiu para as filas. E de outro lado, a questão da bi ometria gerou um atraso, e muitas vezes a falta de levar a cola, o nome e o núme ro de seus candidatos para poder votar rapidamente”, explicou Elton Leme.

Rio, Caxias e Niterói são cidades com mais urnas substituídas no RJ

A

Os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói foram os que tiveram mais urnas substituídas até as 17h03, segundo boletim divulgado pelo Tribunal Re gional Eleitoral (TRE-RJ). Na capital, foram 54 substitu ições, enquanto em Caxias e Niterói, 40 e 38, respectiva mente.

O número total de urnas substituídas no estado do Rio de Janeiro chegou a 461,

segundo o boletim. A quan tidade corresponde a 1,35% das 34 mil urnas disponibi lizadas para as cabines de votação do estado. Segundo o TRE-RJ, percen tuais abaixo de 3% são con siderados dentro da normal idade. Nas últimas eleições, em 2020, o número de urnas substituídas chegou a 356.

GAZETA RIO na sua edição 953 de 24 de maio de 2022 já previa que a eleição estava “no pé” do governador Claudio Castro
Paulo Marques
lista de cidades com mais substituições continua com Petrópolis (34), São Gonçalo (32), Belford Roxo (18), Cam pos dos Goytacazes (16), São João de Meriti (16), Macaé (16), Volta Redonda (12), Nova Iguaçu (17) e Magé (10).
Estado do Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2022 GAZETA RIO 3 RIO

200 ativistas foram assassinados em 2021

No ano passado, 200 defensores de terras e do ambi ente foram assas sinados em 2021, quase 4 pessoas por semana. A esti mativa é avançada pela or ganização Global Witness, que denuncia que esses ativistas continuam a ser ameaçados por governos, empresas e outros atores não-estatais, apontando que “isto acontece em to das as regiões do mundo e em quase todos os setores”. De acordo com o relatório ‘Decade of Defiance’, divul gado no final de setembro, o México foi o país onde se registou o maior número de mortes de defensores do ambiente, com 54 vítimas mortais. De seguida, surge a Colômbia, com 33 mortes, o Brasil, com 26, as Filipinas, com 19, a Nicarágua, com 15, e a Índia, com 14.

Quanto ao México, a Glob

al Witness revela que mais de 40% das pessoas mortas eram membros de comuni dades indígenas. Por outro lado, adianta que apesar de se ter observado um aumento do número de mortes no Brasil e na Índia, de 20 para 26 e de 4 para 14, respetivamente, foi pos sível ver uma diminuição na Colômbia e nas Filipinas, de 65 para 33 e de 30 para 19, respetivamente.

“Mais de três quartos dos ataques registados acon teceram na América Lati na”, alerta a organização não-governamental (ONG), que sublinha que “no Bras il, no Peru e na Venezuela, 78% dos ataques aconte ceram na Amazónia”.

Também em África foram registadas 10 mortes de ambientalistas, sendo que oito aconteceram na Repú blica Democrática do Con go, mais especificamente

no Parque Nacional de Virunga, “que continua a ser extremamente perigoso para os guardas que o pro tegem”.

As investigações da ONG permitiram perceber que 57 das mortes estiveram relacionadas com a ex ploração de recurso natu rais, nas áreas da madeira, dos minerais e do agroneg ócio de larga escala. “Con tudo, este número poderá ser ainda maior, visto que as razões por detrás dos ataques contra defensores de terras e do ambiente frequentemente não são investigadas devidamente nem reportadas”.

Segundo os dados divulga dos, 50 das pessoas mortas em 2021 eram agricultores de subsistência, “demon strando como a galopante privatização das terras pela agricultura industrial está cada vez mais a colocar

em risco” essas pessoas. “A agricultura familiar de pequena escala, da qual dependem a maioria dos pobres rurais do mundo, é ameaçada por plantações de larga escala”, denuncia a Global Witness.

A ONG apela a que os gov ernos “criem um ambiente seguro” no qual a partici pação cívica possa crescer, reforçando as leis que pro tegem os ativistas e povos indígenas, que descriminal izem a contestação e que defendam um ambiente saudável e sustentável. No que toca às empresas, a Global Witness salien ta que devem “identificar, prevenir, mitigar e remedi ar quaisquer efeitos preju diciais das suas operações” contra o ambiente e contra quem o defende.

Forças da Ucrânia rompem linhas russas em grande avanço no Sul

Eleições 2022: lixo recolhido nas ruas do Rio de Janeiro sobe 50%

As forças ucranianas al cançaram seu maior avanço no Sul do país desde o início da guerra, rompendo a linha de frente e avançando rap idamente ao longo do Rio Dnipro, nesta segunda-feira (3), ameaçando cercar mil hares de soldados russos.

Kiev não confirmou os gan hos de forma oficial, mas fontes russas reconheceram que uma ofensiva de tan ques ucranianos avançou dezenas de quilômetros (km) ao longo da margem oeste do rio, recapturando vários vilarejos pelo caminho.

O avanço reflete os recentes sucessos ucranianos no Leste, que mudaram a maré na guerra contra a Rússia, mesmo quando Moscou ten ta aumentar as apostas anex ando território, determinan do mobilização e ameaçando retaliação nuclear.

“A informação é tensa, vamos colocar dessa forma, porque, sim, houve de fato avanços”, disse Vladimir Saldo, líder in stalado pela Rússia em partes ocupadas da província de Kherson, na Ucrânia, à tele visão estatal russa.

“Há um assentamento chamado Dudchany, bem ao longo do Rio Dnipro, e ali mesmo, naquela região, houve avanço. Há assenta mentos ocupados por forças ucranianas”, afirmou. .

Dudchany fica cerca de 40 km ao sul de onde o front estava apenas um dia antes, indicando um dos avanços mais rápidos da guerra e, de longe, o mais rápido no Sul.

Nessa região, as forças russas foram colocadas em posições fortemente reforçadas ao

longo de uma linha de frente, em grande parte estática desde as primeiras semanas da invasão.

Embora Kiev tenha manti do silêncio quase completo como no passado, durante grandes ofensivas, autori dades descreveram o que chamaram de relatos não confirmados de ganhos.

Anton Gerashchenko, asses sor do Ministério do Interior da Ucrânia, postou foto de soldados ucranianos, posan do com sua bandeira cobrin do a estátua dourada de um anjo. Ele disse que era a vila de Mikhailivka, cerca de 20 km além do front anterior.

O avanço no Sul reflete as táti cas que trouxeram grandes ganhos a Kiev desde o início de setembro no Leste da Ucrânia, onde suas forças rapidamente ocuparam território para gan har o controle das linhas de suprimentos russas e forçando soldados a recuar.

Poucas horas depois de um show na Praça Vermelha de Moscou, na sexta-feira (30), onde o presidente russo Vladimir Putin proclamou as províncias de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zapor izhzhia como território russo para sempre, a Ucrânia re capturou Lyman, o principal reduto russo no norte da província de Donetsk.

Isso abre caminho para avançar profundamente na província de Luhansk, ameaçando as principais ro tas de abastecimento para o território que Moscou capturou em algumas das batalhas mais sangrentas da guerra em junho e julho.

Durante a votação do primeiro turno das eleições gerais de 2022, ocorrido ontem (2), as equipes da Companhia Mu nicipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro recolheram das ruas da ci dade um total de 128,2 tone ladas de resíduos. Na comparação com o primeiro turno das eleições gerais anteriores, em 2018, houve um aumento de 50% na quantidade de lixo recol

hido, quando foram 85 ton eladas de lixo. Segundo a Comlurb, 2.225 garis e 312 agentes de limpeza urbana atuaram ontem, antes, durante e após o pleito, no entorno de todas as seções eleito rais das 46 Zonas Eleitorais da cidade. Foram utilizados 43 caminhões compac tadores, oito varredeiras de grande porte, quatro varredeiras compactas e 112 sopradores, além de

13 caminhões pipa e nove motobombas com água de reuso.

Eleição

No estado do Rio de Janei ro, quase 10 milhões de eleitores foram às urnas ontem escolher novos dep utados estaduais e feder ais, um senador, governa dor e presidente. Segundo os dados do Tribunal Supe rior Eleitoral, a abstenção à votação ficou em 22,74% no estado.

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) é com posta por 70 deputados e a bancada federal tem 46 deputados. Romário foi eleito senador, com 29,19% dos votos, e Cláudio Castro foi eleito para mais quat ro anos no governo flu minense, com 58,67% no primeiro turno. Na votação do estado, Jair Bolsona ro recebeu 51,09% e Lula 40,68%.

MUNDO
Estado do Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2022 GAZETA RIO 4 MEIO AMBIENTE •
• Massacre
Guerra

No domingo (2), o eleitor carioca foi às ruas para eleger seus rep resentantes no maior ato democrático da política: o voto. Com isso, o povo do Rio de Janeiro escol heu Daniela do Waguinho, do União Brasil, como a pessoa mais votada para Deputado

Confira os 46 eleitos a

Alerj terá renovação de 45,7% das cadeiras na próxima legislatura

A taxa de renovação para a próxima legislatura da As sembleia Legislativa do Rio (Alerj) é de 45,7%. Da ban cada de 70 deputados, 32 entram para a Casa em 2023 e o restante foi reeleito. O percentual representa uma queda em relação à eleição em 2018, quando a reno vação atingiu 51%, com 36 novos.

Entre os que ficaram de fora, 17 deputados não conseguiram ser reeleitos e nove disputaram cargos como senador e deputado federal. Já os deputados An derson Alexandre (Solidarie dade), Eliomar Coelho (PSB), Sérgio Louback (PSC) e Luiz Martins (União Brasil) não concorreram à eleição de 2022.

Bancadas

Com 17 deputados, o PL é o partido que elegeu mais representantes. A segunda legenda é a União Brasil com 8, uma queda em relação a atual legislatura, que con ta com 10 parlamentares.

A federação PT/PV/PCdoB elegeu oito parlamentares.

Com isso, o PT passou a ser o terceiro partido com mais deputados, após o aumento de dois para sete parlamen tares. O PSD que é o quar to também se expandiu e passou de cinco para seis. A Federação Psol/Rede con quistou cinco vagas, sendo quatro do Psol.

Mulheres

A bancada feminina cres ceu e na próxima legislatura

contará com 15 mulheres, o que significa 21,4% da Casa. Na última eleição foram eleitas 12 deputadas. A nova legislatura terá também a primeira transsexual da história da Alerj, a doutora em literatura pela Universi dade Federal do Rio de Ja neiro (UFRJ) e professora da Escola de Comunicação So cial Dani Balbi (PCdoB).

Mais votados

Os três candidatos que re ceberam maior número de votos foram Márcio Correia de Oliveira (União Brasil), conhecido como Márcio Canella, eleito com 181.274 votos, depois Douglas Ruas (PL) com 175.977 e Renata Souza (Psol) escolhida por 174.132 eleitores.

AGRADECIMENTO: AO POVO DE BELFORD ROXO

Agradeço à Deus a oportunidade de participar de mais uma eleição. Agradeço ao Prefeito Waguinho a indicação do meu nome para primeiro Suplente da Clarissa ao Senado Federal.

Agradeço aos 81.274 eleitores, que graças à grande liderança do Prefeito Waguinho votaram na Clarissa para Senadora e Algacir Moulin para primeiro Suplente.

Muito obrigado.

do Waguinho é a mais
Deputado
RJ
Daniela
votada para
Federal no
No total,
1.Daniela do Waguinho (União) 213.706 votos 2.General Pazuello (PL) 205.324 votos 3.Taliria Petrone - (Psol) 198.548 votos 4.Doutor Luizinho- (PP) 190.071 votos 5.Altineu Cortes (PL) 167.512 votos 6.Tarcísio Motta (Psol) 159.928 votos 7.Otoni de Paula (MDB) 158.507 votos 8.Lindbergh Farias (PT) 152.219 votos 9.Gutemberg Reis (MDB) 133.612 votos 10.Helio Lopes (PL) 132.986 votos 11.Soraya Santos (PL) 130.379 votos 12.Chico Alencar (Psol) 115.023 votos 13.Carlos Jordy (PL) 114.587 votos 14.Benedita da Silva (PT) 113.831 votos 15.Washington Quaquá (PT) 113.282 votos 16.Marcelo Crivella (Republicanos) 110.450 votos 17.Aureo Ribeiro (SD) 103.321 votos 18.Daniel Soranz (PSD) 98.784 votos 19.Roberto Monteiro Pai (PL) 94.221 votos 20.Max (Pros) 89.507 votos 21.Luciano Vieira (PL)- 84.942 votos 22.Jandira Feghali (PC do B)- 84.054 votos 23.Glauber (Psol) - 78.048 votos 24.Chiquinho Brazão (União) - 77.367 votos 25.Pedro Paulo (PSD) - 76.828 votos 26.Rosângela Gomes (Republicanos) - 76.292 votos 27.Dani Cunha (União) - 75.810 votos 28.Marcelo Queiroz (PP)- 73.728 votos 29.Bandeira de Melo (PSB)- 72.725 votos 30.Juninho do Pneu (União) - 70.660 votos 31.Luiz Lima (PL)- 69.088 votos 32.Sóstenes Cavalcante (PL) - 65.443 votos 33.Marcos Tavares (PDT) - 62.086 votos 34.Jorge Braz (Republicanos) 59.201 35.Delegado Ramagem (PL) 59.170 36.Pastor Henrique Vieira (Psol) - 53.933 37.Chris Tonietto (PL) - 52.583 votos 38.Hugo Leal (PSD) - 50.067 votos 39.Julio Lopes (Progressistas) - 50.019 40.Murillo Gouvêa (União Brasil) - 49.921 41.Laura Carneiro (PSD) - 48.073 42.Marcos RR Soares (União) - 43.533 votos 43.Dimas Gadelha (PT)- 41.238 44.Bebeto (PTB) - 41.075 votos 45.Reimont (PT) - 39.325 votos 46.Sargento Portugal (Podemos) - 33.368 votos
Federal do estado. Daniela é uma voz ativa na baixada, especialmente em Belford Roxo. A parlamentar obteve 213.706 votos e vai representar o povo carioca em Brasília.
o Rio de Janeiro el egeu 46 Deputados Federais para o mandato de 20232026.
Federal:
Deputado
O GAZETA RIO acertou
Campeão de Votos do estado do Rio, Deputado Estadual Marcio Canela (UB)
mais uma vez
Algacir Moulin Estado do Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2022 GAZETA RIO 5 RIO

Rio terá política de incentivo ao uso de veículos elétricos

OEstado do Rio terá medidas de incentivo à utilização de veículos mov idos à propulsão elétrica e híbridos, conforme a Políti ca Estadual sobre Mudança Global do Clima e Desen volvimento Sustentável. A determinação é da Lei 9.870/22, de autoria do deputado Carlos Minc (PSB) e do ex-deputado Rubens Bomtempo, que foi sancion ada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (3).

Entende-se por propulsão elétrica aquela baseada em fontes renováveis, excluin do-se o uso dos combus tíveis fósseis, independente mente da origem. A norma prevê que órgãos do Estado migrem, gradualmente, sua frota própria de veículos, as sim como os alugados para motor de propulsão elétrica.

No entanto, o Poder Execu tivo vetou o artigo da lei que incluía que toda a frota do sistema de transporte cole tivo intermunicipal dever ia ser movida à propulsão elétrica até 2035, com o ar gumento de que há neces sidade de aperfeiçoamen to no plano estratégico de transição. Um dos motivos elencados pelo Governo do Estado para o veto é o con sequente aumento da tarifa de passagem diante da ren ovação da frota.

A criação de linhas de crédi to prioritárias para incentivo à produção de veículos mov idos à propulsão elétrica e híbridos também foi veta da. A justificativa sobre o impedimento é a restrição orçamentária imposta pelo Novo Regime de Recuper ação Fiscal.Além disso, o Estado fica autorizado a conceder benefícios fiscais para fomentar a produção e a venda desses modelos

em território estadual, ob servada a legislação fed eral e estadual vigentes. A norma também autoriza a estabelecer parcerias com parques tecnológicos, insti tutos de pesquisa, empre sas, universidades e demais instituições para incentivar a implantação de veículos de uso compartilhado e a reci clagem de baterias.

“Os carros, os ônibus, os caminhões movidos a die sel e gasolina são os piores responsáveis pela poluição sonora, pela poluição do ar e pelo aumento do aquec imento global do planeta. Nós temos uma lei estadual e uma lei nacional do clima, que aponta no sentido de substituir os combustíveis fósseis pelos renováveis. A lei de hoje determina que isso seja feito, cumprindo o princípio geral da lei nacion al e da nossa lei estadual de mudanças climáticas”, afir mou Minc.

Secretaria de Saúde de Maricá apresenta prestação de contas na Câmara Municipal

APrefeitura de Maricá, por meio da Secre taria de Saúde, par ticipou na sexta-feira de audiência pública na Câmara Municipal para apresentar a prestação de contas das ações de saúde do segun do quadrimestre de 2022, período que compreende os meses de maio, junho, julho e agosto. Os gestores mostr aram os resultados da apli cação dos recursos no Sis tema Único de Saúde (SUS) e o custo dos investimentos, com origem do aporte fi nanceiro, auditorias realiza das, informações sobre os serviços oferecidos, detal hes sobre o fundo municipal, além de indicadores que res saltam o bom desempenho na cidade, que tem hoje 99% de cobertura pela Atenção Primária à Saúde. Durante a reunião, também

foram apresentados dados relacionados à Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada, Atenção Psi cossocial, Rede de Urgên cia e Emergência (RUE), serviços voltados à saúde bucal, dentre outros. Em outra frente, foram eviden ciados os recursos aplica dos provenientes dos royal ties de petróleo, destacada a queda drástica nas inter nações em decorrência da Covid-19 e demonstrado o montante de recursos mu nicipais aplicados em ações e serviços de saúde, que ul trapassam a meta mínima de 15% no segundo quad rimestre.

A secretária de Saúde, Sol ange Oliveira, reforçou o papel fundamental da audiência pública, espaço de prestação de contas sobre os investimentos na

área, sendo um momento de esclarecer dúvidas, es pecificar os recursos apli cados e reafirmar que o município vem cumprindo o seu compromisso com a saúde da população.

“É essencial apresentar quais são as iniciativas, os custos, de onde vêm os recursos e o cumprimento das obrigações, o que im pacta positivamente nos serviços oferecidos à pop ulação, reforçando que trabalhamos plantando sementes que já estão ger ando frutos. Estamos com prometidos com a saúde, projetando espaços que serão entregues progressi vamente aos moradores e investindo com responsa bilidade, deixando um le gado para as gerações que virão”, afirmou.

Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.

Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 21) 3589 5288 Wh t App (21) 96454 7288 g gh C l g C GHF gh Rua Hercí ia n 1299 Vi a Em l Mesquita RJ 10 i t d E çã d M q ) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wif Clube de Benefícios Estág os sem taxas Seguro de vida incluso Laboratório equipado Au as práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais Estado do Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2022 GAZETA RIO 6 MEIO AMBIENTE
Salmos 91:1-16 CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios 1

MAC recebe iluminação especial e chama atenção para Outubro Rosa

Campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre o câncer de mama

OMuseu de Arte Contem porânea (MAC)

de Niterói rece beu uma ilumi nação especial cor de rosa. A iniciativa pretende chamar a atenção para a campanha Outubro Rosa, para con scientização do controle do câncer de mama. O museu

ficará rosa até o final do mês. “O movimento do Outubro Rosa já virou uma tradição na cidade. Esse ano, esta mos muito felizes, pois con seguimos agregar diferentes grupos que atuam na pre venção e no enfrentamen to do câncer de mama e do colo de útero. O Outubro Rosa deste ano é feito a vári

as mãos e estamos há meses construindo a programação.

É uma campanha funda mental que repercute muito positivamente na procura por mamografia e na ida ao médico”, explica a secretária de Políticas e Direitos das Mulheres, Fernanda Sixel.

A iluminação do MAC é uma parceria entre a Prefeitu

Cabo Frio e Paraty estão entre os destinos de turismo do Sesc RJ na primavera

tSesc RJ oferece várias opções de passeios, ex cursões pelo Rio de Ja neiro e destinos na Região Sudeste, nos meses de ou tubro e novembro. Confira os principais destinos para curtir a primavera e boa viagem: Excursão ao Hotel Sesc Cabo Frio (14/10 a 16/10) – O fim de semana é voltado para desfrutar de toda a es trutura do Hotel Sesc Cabo Frio, além de toda a beleza e história espalhada pelas praias, canais, e construções de um dos destinos mais procurados do Rio de Janeiro. Inclui guia de turismo, con dutor, transporte, seguro de acidentes pessoais, serviço de bordo, hospedagem com café da manhã e passeio lo cal. Refeições não inclusas. Saída do Sesc Nova Friburgo. Excursão ao Sesc Do mingos Martins (22/10 a 23/10) – O município de Do mingos Martins, no Espírito

Santo, abriga uma série de bens naturais, como cach oeiras, montanhas e trilhas, atraindo muitos turistas. A Pedra Azul, no Parque Es tadual da Pedra Azul, é uma das atrações mais visitadas.

O Sesc de Domingos Mar tins fica no meio de muito verde, com mata nativa das montanhas capixabas, pro porcionando um ambiente aconchegante e tranquilo em meio à natureza. Inclui transporte, hospedagem com café e noite de caldos, guia de turismo, condutor, serviço de bordo e seguro. Saídas do Sesc Barra Mansa e Sesc Campos.

Passeio – Carnaval Antigo em Conservatória (22/10 ou 23/10) – Visita a Con servatória, conhecida como a “Cidade da Seresta”, no distrito de Valença, no Sul fluminense, com suas bucóli cas ruas de chão de pedra e casas com nomes de músi cas. Neste roteiro especial,

ocorre o tradicional Carna val Antigo de Conservatória, com bailes de marchinhas, blocos clássicos e desfiles de carros antigos nas ruas, relembrando o auge do car naval do Rio de Janeiro, do século 20. Inclui guia de tu rismo, transporte, serviço de bordo e seguro-viagem. Não inclui refeição. Saídas do Sesc Duque de Caxias e Sesc Barra Mansa.

Passeio a Paraty (26/11) – Paraty é Patrimônio Mun dial da Unesco desde 2019.

O roteiro permite aproveitar as belíssimas paisagens do Parque Nacional da Bocaina, ao mesmo tempo em que proporciona uma viagem ao passado colonial do municí pio da Costa Verde. As ativ idades culturais são outro toque especial da belíssima cidade. Inclui guia de turis mo, transporte, serviço de bordo e seguro-viagem. Saí da do Sesc Tijuca.

ra de Niterói – por meio da Coordenadoria de Políti cas e Direitos das Mulheres (Codim), da Secretaria Mu nicipal de Saúde, da Secre taria Municipal de Esporte e Lazer, Niterói de Bicicletas e NitTrans – do Movimento Outubro Rosa Niterói, da Adama, do Dose de Imuni dade Amorosa, do Mover

Movimento Viver, do Proje to Silvinha, do Proonco, do Dia Pink, da Oncoclínica e da OAB Niterói.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organizou uma grande programação, envol vendo diversas atividades, como palestras e rodas de conversas, nas unidades de Saúde e em locais públicos

do município ao longo do mês. A programação envolve ainda a oferta de mamogra fias gratuitas no Hospital Municipal Carlos Tortelly –cujo agendamento pode ser feito em qualquer local de atendimento da rede básica de saúde – e a abertura de todas as unidades no dia 22, sábado.

Oúltimo ano da década de 1970 representou um ponto de virada na Música Popular Brasileira. Em 1979, o Brasil vivia o início do período de anistia política e os artistas começavam a ver a produção fonográfica inde pendente como uma saída. As mulheres avançavam para conquistar mais espaço no cenário musical, que estava em expansão. Por tudo isso e muito mais, o ano foi escolhi do como tema para ‘1979 – O ano que ressignificou a MPB’, livro com 100 autores de di

versos estados, com lança mento marcado na Livraria da Travessa nesta sexta, 16 de setembro, às 19h, no Leblon, Zona Sul do Rio, e sábado, 17 de setembro, às 17h, na de Ic araí, Niterói.

Produzido pela Garota FM Books a partir de financiamen to coletivo, o livro ‘1979 – O ano que ressignificou a MPB’ foi organizado pelo jornalis ta Célio Albuquerque e traz 100 artigos sobre 100 álbuns que resgatam a memória de um ano que foi atípico para a Música Popular Brasileira. As

histórias de grandes nomes da MPB foram escritas por artistas e jornalistas, como Jotabê Medeiros (Belchior), Ana Lu Germano (Beth Carval ho), Kamille Viola (Dona Ivone Lara), Gilberto Porcidonio (Elza Soares), Lorena Calabria (Gretchen), Rildo Hora (João Bosco), Moacyr Luz (João Nogueira) e Mauro Ferreira (Marina Lima), entre outros.

Livro
– O
que
576
| Preço: R$ 99 Livro ‘1979 – O ano que ressignificou a MPB’ é lançado no Rio Estado do Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 04 de Outubro de 2022 GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
‘1979
ano
ressignificou a MPB’
páginas

PAULO MARQUES Editor de Esportes

Confrontos em estádio de futebol na Indonésia deixam 174 mortos

Confrontos em um estádio de fute bol na Indoné sia causaram 174 mortes. É uma das piores tragédias de todos os tempos num estádio. Ainda há registro de inúmeros feridos.

A polícia reagiu com gás lac rimogêneo e muitos ficaram presos entre a multidão, o que gerou pânico.

O jogo foi entre os times Are ma e Persebaya Surabaya, que fazem o clássico de Java Oriental desde 1992. Essa foi a primeira vitória dos visitantes em mais de duas décadas.

A derrota da equipe da casa levou os torcedores a in vadiram o campo, o que aca bou por provocar distúrbios. O presidente da Indonésia determinou uma reavaliação das condições de segurança dos jogos de futebol. Até a

conclusão da investigação, os jogos do campeonato es tão suspensos.

Quatro brasileiros estavam na partida que virou uma tragédia para o esporte: Higor Vidal, Léo Lelis e Sílvio Júnior, pelo time visitante, e o goleiro Maringá, do Arema. “Ficamos umas duas ho ras ali ainda vendo aquela cena. Era surreal. Eu passei pelo Azerbaijão na época da guerra com a Armênia e eu não vi as coisas que eu vi ali. Nós olhávamos pelo vidro da frente do blindado, parecia cenário de guerra mesmo. Eles arremessando as coi sas. Arremessaram alguma coisa que trincou o vidro do blindado. Tinha um carro da polícia do lado da gente, eles quebraram tudo. Acabaram com o carro da polícia”, con tou Sílvio Júnior.

OIndependiente Del Valle venceu o São Paulo por 2 a 0, no Estádio Mario Alberto Kem pes, em Córdoba, na Argen tina, no sábado (1º). Os gols foram marcados por Lautaro Diaz, aos 13 minutos da eta pa inicial, e Lorenzo Faravel li, aos 22 minutos da etapa final.

Com o resultado, o time equatoriano confirmou o bi campeonato do torneio, que já havia vencido em 2019. E a equipe do São Paulo segue

o jejum de títulos internacio nais. A última conquista foi a própria Sul-americana na temporada de 2012.

Além de deixar de ganhar a taça, o time brasileiro também perdeu a vaga na fase de grupos da Liberta dores de 2023, a garantia de uma entrada em uma fase mais avançada da Copa do Brasil da próxima tempora da e a premiação que é de aproximadamente R$ 26 mil hões. Agora, o foco do time do Morumbi se volta para o

campeonato brasileiro. Na competição nacional, o Tricolor ocupa apenas a 12ª posição com 37 pontos, estando a sete pontos do grupo que disputará a Liber tadores em 2023 e também a sete pontos da zona de rebaixamento à Série B da próxima temporada. O próx imo jogo dos comandados de Rogério Ceni será na quin ta-feira (6) contra o América Mineiro em Belo Horizonte pela 30ª do Brasileirão.

Aseleção brasileira feminina de vôlei ven ceu a China por 3 sets a 1 (23/25, 25/17, 25/22 e 25/ 22) pela quinta e última rodada da fase de classifi cação do grupo D do campe onato mundial, em Arnhem (Holanda).

Depois de perder para o Japão, na sexta-feira (30), a equipe comandada pelo téc nico Zé Roberto Guimarães mostrou poder de reação e superou de virada as asiáti

cas no sábado (1º).

As maiores pontuadoras do duelo pelo lado verde e am arelo foram a oposta Tain ara, com 22 pontos, e a pon ta Gabi com 17 acertos.

Pela China, Li fez 22 pontos e foi a mais efetiva. Com o resultado, as brasileiras quebraram a invencibilidade da China e acabaram essa etapa na vice-liderança do grupo.

Agora, na segunda fase, a se leção enfrenta a Itália, nesta

terça-feira, às 12h15. Com isso, o Brasil volta a encarar as italianas depois do con fronto pela final da Liga das Nações, em julho, em que as rivais europeias levaram a melhor.

Depois, as meninas do vôlei voltam à quadra na quin ta-feira, dia 6, para encarar Porto Rico, e na sexta, dia 7, enfrentarão a Holanda. No próximo sábado, dia 8, a equipe fecha a segunda fase diante da Bélgica.

Éder Jofre morreu neste domingo (2) em São Paulo, aos 86 anos. O boxeador estava internado desde março com pneumo nia e faleceu em decorrência de complicações da doença. Ele também sofria de ence falopatia traumática crôni ca. Conhecida como demên cia pugilística, diagnosticada em 2015.

O paulistano é considerado um dos maiores boxeadores da história e o primeiro bra sileiro a conquistar um cin turão de relevância mundial.

O Galinho de Ouro, como era conhecido, foi campeão do mundo na categoria peso galo de 1960 a 1965; e, em 1973, faturou ainda o cin turão mundial do peso pena.

Éder Jofre teve um incrível

cartel

Em

São Paulo.

Esportes GAZETA RIO
Estado do Rio de Janeiro, 04 de Outubro de 2022 Ano XXV - nº 979
Jofre, maior pugilista brasileiro na história e Ídolo do boxe mundial, morre aos 86 anos Vôlei feminino: Brasil vira sobre a China e volta a vencer no Mundial Independiente Del Valle vence São Paulo e é bicampeão da Sul-Americana
Éder
de 81 lutas, sendo 75 vitórias (52 por nocaute), quatro empates e apenas duas derrotas. 2021 a lenda brasileira entrou para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos. O corpo do campeão será cremado no Crematório da Vila Alpina, em A seleção busca um título inédito no Campeonato Mundial da categoria.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Gazeta Rio - Edição de Terça-Feira 4 de Outubro de 2022 by GAZETA RIO ONLINE - Issuu