









Causa da morte da rainha Elizabeth
Hora da morte: 15h10. Causa: “velhice”.
Profissão: “Sua Majestade a Rainha”. A certidão de óbito de Elizabeth II, que fa leceu em 8 de setembro aos 96 anos, foi divulgada nesta quinta-feira (29) pelos Ar quivos Nacionais da Escócia.
Após 70 anos de reinado, Elizabeth II mor reu em seu castelo escocês de Balmor al. Seu falecimento foi anunciado pelo Palácio de Buckingham, às 18h30 (14h30 de Brasília), mas a primeira-ministra Liz
Truss pode ter sido informada às 16h30 (12h30 de Brasília).
A certidão foi assinada pela princesa Anne, filha de Elizabeth II, que acompan hou a soberana em suas últimas horas. Seu filho mais velho, agora Charles III, chegou a Balmoral ao meio-dia, mas seus outros filhos, Andrew e Edward, assim como o filho de Charles, William, chegar am apenas no início da noite. Harry, irmão de William, chegou ainda mais tarde.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, a presidente do Supre mo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, e o presidente do Con gresso Nacional, Rodrigo Pacheco, condenaram hoje (29) a violência por motivações políticas e se dis seram confiantes que a Justiça Eleitoral garantirá eleições seguras no próximo domingo (2), data do primeiro turno das Eleições 2022.
O três participaram na manhã de hoje (29) da abertura de um sem inário para observadores internac ionais, em um hotel de Brasília.
“A Justiça Eleitoral garantirá que o exercício da democracia se dê de forma segura e confiável”, afir mou Moraes. “Para que haja a ver dadeira democracia é necessário que haja plena segurança no ex ercício do direito de voto”, acres
centou o presidente do TSE.
Ao discursar em seguida, Rosa Weber afirmou que a democracia “pressupõe diálogo, tolerância e convivência pacífica com os ad versários, que não são inimigos”.
Ela acrescentou que é preciso um trabalho diário de construção da democracia, com respeito às nor mas preestabelecidas.
“A democracia exige a observân cia das regras do jogo. Nela não se faculta à vontade da maioria, cuja legitimidade não se contes ta, suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários, muito menos tolher-lhes os direitos as segurados constitucionalmente”, disse a presidente do STF.
Pacheco, por sua vez, afirmou que “cabem às forças de segu rança neste momento singular garantir que as eleições ocorram de forma ordeira”.
O três se reuniram na manhã des ta quinta-feira (29) com dezenas
de observadores internacionais, provenientes de países como Es panha, França, Rússia e Portu gal. Participaram do encontro também o vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet, e o presi dente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.
Em nome dos observadores in ternacionais, discursou o mex icano Lorenzo Córdova, chefe da Missão Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore). Ele afirmou que as eleições no Brasil têm uma importância global para as mais diversas democracias.
“A democracia de um país é um pat rimônio mundial“, afirmou Córdo va, que frisou a importância política dos observadores internacionais.
“Implicitamente temos uma função política, de ajudar a cimentar a con fiança pública nas eleições, para isso estamos aqui”, disse.
OTribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanim idade, nesta quinta-feira (29) proibir o transporte de ar mas e munições por coleciona dores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) na véspera, no dia das eleições e nas 24 horas do dia seguinte ao pleito.
Segundo a proposta aprovada pela Corte, fica proibido no período o transporte de armas e munições em todo território nacional por par te dos CACs, sob pena de prisão em flagrante, por porte ilegal de arma, em caso de descumprimento.
“No dia anterior e posterior não se justifica essa verdadeira licença para que pessoas possam trans portar armas de grosso calibre”, afirmou o presidente do TSE, min istro Alexandre de Moraes.
A decisão tomada nesta quin ta-feira altera uma resolução de 2021 do próprio TSE, que trata sobre os atos gerais do processo para as Eleições 2022.
Nas últimas semanas, o presiden te da Corte Eleitoral fez uma série de reuniões com autoridades da área de segurança pública para tratar de segurança nas eleições.
O desabamento de uma ponte sobre o Rio Curuçá, no Km 25 da BR-319, em Careiro, no estado do Amazonas, provocou a morte de três pessoas e ferimentos em 14, informou o Corpo de Bombeiros. Veículos afundar am no rio depois que a ponte despencou na quarta-feira (28).
Equipes da Secretaria de Segu rança Pública do Amazonas, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e da Secretaria de Estado de Saúde estão no local, com mergulhadores e ambulâncias de suporte avançado, para os primeiros atendimentos.
Boletim divulgado pelo governo do Amazonas informa que, até o momento, 14 pessoas foram at endidas em unidades de saúde da capital, Manaus. O estado vai
enviar balsas para fazer o des locamento de carros no local. A BR-319 é de responsabilidade do governo federal, que deverá re fazer a ponte.
Segundo o governo do Ama zonas, pelo menos 12 veículos afundaram com o desabamen to da ponte na rodovia federal. Também há relatos de pessoas submersas, por isso, equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros estiveram no local.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o Km 23,11 da rodovia, próximo ao municí pio de Careiro da Várzea, está interditado em virtude da queda da ponte.
Tribunal Superior Eleitoral proíbe transporte de armas e munições por CACs nas eleições
Três pessoas morrem após desabamento de ponte na BR-319, no AmazonasRosanne D’Agostino
A senadora Simone Tebet (MDB), candidata à Presidência da República, fez críticas ao atual minis tro da Economia, Paulo Guedes, e o chamou de “en godo”. A declaração ocorreu hoje durante entrevista ao “Jornal da Record”, da TV Record.
“Lamentavelmente, o atual ministro é um engodo. O ‘Posto Ipiranga’ que diz resolver tudo e não resolve nada. Ele simplesmente não conhece a realidade do Brasil a ponto de dizer que não tem gente pedindo co mida ou dinheiro nos semáforos das grandes cidades brasileiras. “
Acandidata se referia à fala de Guedes, ocorrida na última segun da-feira (26), quando, em discurso para empresários na Bahia, ele afirmou que o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda do governo Jair Bolsonaro (PL) em vigor desde novembro do ano passado, retirou as pessoas das ruas.
“Desenhamos os progra mas sociais juntos. Preser vamos 11 milhões de em pregos. Lançamos uma camada de proteção para 68 milhões de brasileiros. Não tem mais ninguém nos sinais vendendo água, nos estádios de futebol. Por que isso? Auxílio Brasil é o
nome”, afirmou o ministro da Economia.
Durante a entrevista, Si mone evitou citar o nome de Lula, mas disse que o “voto útil” é o “voto con sciente” e que quem decide a eleição são os cidadãos. A campanha petista investe no que é conhecido como “voto útil”, quando um elei tor opta por um candidato que não é necessariamente a sua primeira opção com o objetivo de determinar os resultados eleitorais.
“Voto útil é o voto con sciente do eleitor. Quem decide, dia 2 de outubro, são os cidadãos. Participei de algumas eleições e sei que o dia decisivo é nas eleições”, afirmou a presi denciável.
Questionada sobre a even tual base de apoio, caso seja eleita, Simone Tebet voltou a afirmar que en frenta a resistência de par te do MDB e admite que há corrupção no próprio par tido.
“Primeiro, é importante dizer que há meia dúzias de
caciques que nunca estiver am comigo, porque eu os enfrentei. O meu partido é um partido que, como mui tos outros partidos, tem corrupção. E eu sempre enfrentei esses caciques, que sempre estiveram do outro lado da história. Fo ram ministro do ex-pres idente Lula no Mensalão, no Petrolão, em escândalos
de corrupção que temem em dizer que não existiam. Então, eles não estarem do meu lado significa que eu estou do lado certo da história.” disse Simone Te bet
Faltando quatro dias para o primeiro turno das eleições presidenciais, pesquisa Ge nial/Quaest divulgada hoje
aponta que o ex-presiden te Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança, com 46% das intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), que man teve os 6%, e Simone Tebet (MDB), que também per maneceu estável com 5%.
Atrês dias do primeiro turno das eleições, o QG da campanha de Jair Bolsonaro (PL) prepara a divulgação de uma série de vídeos com apoio de celebridades “de peso” à reeleição do presidente da República.
A ofensiva acontece no mo mento em que o principal adversário de Bolsonaro, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem recebido apoio de artistas. O objeti vo é desconstruir a ideia de
que haveria uma onda no mundo das celebridades favorável ao petista.
Bolsonaro tem apoio ex pressivo de cantores ser tanejos e também de jog adores de futebol.
Nesta quarta-feira (28), o jogador Neymar divulgou um vídeo agradecendo a vis ita de Bolsonaro ao Instituto Neymar Jr, em Santos.
Na gravação, ele justifica ain da sua ausência no evento e garante que na próxima ida do presidente ao local estará presente. Neymar também
citou
Embora não tenha declarado voto em Bolsonaro, o vídeo tem sido divulgado por alia dos do presidente nas redes sociais. O ministro das Comu nicações, Fábio Faria, postou o filme agradecendo o jogador. “Todos de verde e amarelo, com a camisa da seleção, pra votar no nosso capitão no próximo domingo!”, escreveu.
O Brasil da Esperança quer mudanças e prosperidade para o povo. Artistas, cele bridades, militantes, movi mentos sociais e populares mobilizam virada de novo na reta final das eleições em diferentes formas de manifestações.
Cantores e compositores como Milton Nascimento e Lenine são alguns dos destaques de um novo clipe do Vira Voto.
Aproximadamente 40 pes soas dão seu recado aos
brasileiros e brasileiras. Artistas como o cartunista Ziraldo, Carol Castro, En rique Diaz, José de Abreu, Julia Lemmertz, Maria Gadú, Paula Morelem baum, Preta Gil, Thomas Aquino, Zélia Duncan, Malu Mader, Leandra Leal e Bru na Marquezine fazem parte da mobilização.
Em outro vídeo, lançado na quarta-feira (21), partici pam Arnaldo Antunes, Caco Ciocler, Caetano Veloso, Casagrande, Chico César,
Cissa Guimarães, Cláudia Abreu, Dado Villa-Lobos, Daniela Mercury, Denise Fraga, Drica Moraes, Evan dro Mesquita, Gal Costa, Mart´nália, Nando Reis e Silvero Pereira. Outro vídeo que foi pro duzido em Brasília e di rigido por Ilona Wirth, também circula nas redes sociais com militantes em apoio ao Lula.
nominalmente a primei ra-dama Michelle Bolsonaro e o candidato a governador em São Paulo Tarcísio Freitas (Republicanos). Thais Arbex Gilvan MarquesApoucos dias da eleição, a melhora na economia não parece ter surtido o efeito que o presidente Bolsonaro esperava. E não foi pouca coisa que se viu acontecer: deflação em três meses seguidos, algo inédi to; desemprego abaixo de 9% em queda rápida, cresci mento do PIB que era espe rado em zero e agora está beirando os 3% para o ano. Números que dariam bom resultado em propaganda eleitoral, mas que não tem repercutido na eleição do presidente. O que acontece? Primeiro, é uma recuper ação desigual. Os estados que estão em crescimento são aqueles do agronegócio.
A massa real de renda tem crescido de forma significa tiva nesses estados, com forte peso da agropecuária, mas nos estados do Sudeste e alguns do Nordeste es pecialmente a recuperação tem sido mais lenta. A agro pecuária melhorou esse ano pelo forte empuxo das com modities em preço e volume, que foi recordo histórico e ajudou a alavancar o cresci mento nessas regiões. As outras têm recuperação por
conta de serviços, na saída pós-pandemia. Mas vejam que nem uma nem outra razão tem a ver com o gov erno. Não foi política fiscal nem alguma medida espe cífica do governo que enga tou crescimento este ano.
Segundo, a deflação acon teceu em itens específicos de energia e combustíveis, com impacto relevante para a classe média. Mas a virada de voto que Bolsonaro pre cisaria está na classe baixa de renda. Para esta o essen cial era uma queda forte de alimentos, que não aconte ceu. Pode ser que agora no final do ano a inflação de ali mentos caia, mas já terá pas sado a eleição. De qualquer maneira, a sensação térmi ca para a população é ruim, pois mesmo que para de subir, os preços de alimentos se encontram em patamares extremamente elevados. Terceiro, o Auxílio Brasil veio tarde e apenas isso não bas ta. Diversos outros progra mas sociais tiveram cortes ao longo desse ano para aco modar os gastos do Congres so com o orçamento secreto. Aumentar a renda da popu lação mais pobre quando se diminui o acesso a medica
mentos e alimentos foi um tiro no pé do governo. Quarto, a economia só não basta, mas é quase tudo. Se a máxima de James Carville lá atrás na eleição de Bill Clinton deu a tônica de mui tas campanhas eleitorais na sequência, não se pode esquecer que a memória do eleitor vai longe. Se o ontem era melhor do que o hoje, ficamos com o on tem. Esse tem sido o sinal da população, que tem memória afetiva dos tem pos Lula em detrimento de um governo Bolsonaro que entregou baixo crescimen to econômico nos últimos anos. Não basta entregar o que se tem agora, pois é menos do ponto de vista de percepção da população mais pobre em relação ao que ela tinha lá atrás. Quinto, Bolsonaro causou um estrago inigualável na questão ambiental em um momento em que esse tema é diplomaticamente sensív el. A entrada de Marina Silva na campanha de Lula manda um sinal importante para o mundo de atenção para esse tema cada vez mais rele vante para investimentos es trangeiros aportarem aqui.
Indiretamente isso acaba ajudando a eleição de Lula. Por fim, não podemos es quecer que eleição presi dencial apela muito para o carisma do candidato. Lula, nesse sentido, mostra mais empatia para a população, especialmente quando se trata da pandemia em que Bolsonaro errou do início ao fim. Quase 700 mil mortes depois, o presi dente não tem tempo hábil para desculpas que a popu lação consiga acreditar. Uma virada para o presi dente Bolsonaro poderá acontecer, mas é muito provável que não. Os próx imos meses serão essenci ais para a economia, mas na busca de quem poderá ser o próximo ministro da Economia (ou da Fazenda), tema que será o foco de at enção do mercado no últi mo trimestre deste ano.
*Sergio Vale - Economis ta-chefe MB Associados | Consultor | Palestrante | Pesquisador IEA-USP | Co mentarista CNN Brasil | Col unista Exame.com
Pelo menos 10 grupos ar mados na Colômbia, incluin do a gangue criminosa Clan del Golfo e ex-membros das Forças Armadas Revolu cionárias da Colômbia (Farc) que rejeitam um acordo de paz, concordaram em partic ipar de um acordo cessar-fo go unilateral, disse o governo nesta quarta-feira (28).
O presidente colombiano, Gustavo Petro, que assumiu o cargo em agosto, prome teu buscar a “paz total” com os grupos armados, imple mentando integralmente um acordo de paz de 2016 com as Farc e se reunindo com os dissidentes que rejeitam o acordo, além de gangues de criminosas.
“Cada grupo com sua própria
identidade, natureza e moti vação está expressando sua disposição de fazer parte de uma paz total, nesta fase de exploração pedimos que não matem, não causem o desa parecimento de pessoas e não torturem”, afirmou Dani lo Rueda, alto comissário de paz do governo, a jornalistas em uma coletiva de impren sa improvisada. “Estamos avançando.”
Entre os grupos que con cordaram com o pedido es tão dois grupos dissidentes das Farc - o Estado Mayor Central e a Segunda Marque talia -, assim como o Clan del Golfo, as Autodefesas de Si erra Nevada de Santa Marta e outros que não foram cita dos por Rueda.
O déficit primário é registrado quan do as despesas do governo superam as receitas, sem considerar o pag amento de juros da dívida pública. Quando acontece o contrário, o re sultado é de superávit.
O resultado divulgado nesta quin ta-feira representa o segundo maior rombo nas contas do governo para meses de agosto, só perdendo para agosto de 2020, momento em que a pandemia da Covid-19 impactou o resultado e foi registrado déficit de R$ 114,56 bilhões (valor corrigido pela inflação).
O déficit nas contas do governo em agosto deste ano aconteceu apesar da forte arrecadação de tributos, que subiu 8,2% e atingiu R$ 172,3 bilhões, maior valor para o mês em 28 anos.
Por isso, o rombo em agosto é ex plicado pelo aumento das despesas: .- Aumento de R$ 13,3 bilhões nos pagamentos de benefícios previ denciários;
- R$ 6,1 bilhões nas despesas de pes
soal e encargos sociais;
- R$ 6,2 bilhões em sentenças judici ais e precatórios;
- Aumento nas despesas obrigatórias com controle de Fluxo, em razão do acréscimo de R$ 7,5 bilhões no paga mento de benefícios do Auxílio Brasil;
- Aumento nas despesas discri cionárias, em função da despesa de R$ 23,9 bilhões referentes ao acordo entre União e município de São Pau lo pela posse do Campo de Marte.
No ano até agosto, o Tesouro teve superávit de R$ 238,184 bilhões, a Previdência teve déficit de R$ 215,788 bilhões e o BC teve déficit de R$ 244 milhões. Assim, o gover no central registrou superávit de R$ 22,151 bilhões.
No mesmo período do ano passado, o resultado foi de R$ 82,16 bilhões de déficit em valores nominais.
A meta fiscal para este ano prevê déficit de até R$ 170,5 bilhões, mas
o governo federal projeta superávit de R$ 13,5 bilhões. Se confirmada a expectativa, será o primeiro ano com um saldo positivo das contas públi cas do governo central desde 2013. A partir de 2014, o governo passou a registrar sucessivos déficits.
2023
Apesar do resultado positivo esti mado para este ano, economistas avaliam que essa melhora é pontual, pois as contas voltarão ao vermelho em 2023.
O próprio governo admite isso.
Segundo a proposta de orçamento do ano que vem, enviada no fim de agosto ao Congresso Nacional, a es timativa é de um rombo de R$ 63,7 bilhões em 2023. A Lei de Diretriz es Orçamentárias autoriza fechar o próximo ano com déficit de até R$ 65,9 bilhões.
“Estávamos pela cidade, regressando às nossas posições. Os corpos ficar am na estrada, ninguém os retirou. Não são nossos, são civis”, diz um dos soldados em conversa com um amigo. Outro militar, Sergey, descreve à namorada o momento em que matou civis por ordem de um dos seus superiores.
“Detivemo-los, despimo-los e verificamos todas as suas rou pas. Depois disso, tinha de se tomar uma decisão sobre se os deixávamos ir. Se os deixás semos, eles revelariam nossa posição. Então decidiu-se que os mataríamos na floresta”, conta.
Questionado pela namo rada se esses homens poderiam ter sido manti dos prisioneiros, Sergey responde: “Teríamos de ter comida suficiente para os alimentar, e não temos co mida suficiente para nós”. “Já me tornei um assassino. Não quero matar mais pes soas, especialmente aque las que tenho de olhar nos olhos”, acrescenta. Outras
chamadas descrevem rou bos de casas e empresas. Um dos soldados pergunta à namorada: “Queres que televisão? Uma LG ou Sam sung? Dois rapazes pegar am televisões que são do tamanho da nossa cama”. Além disso, os soldados criticam os seus comandan tes e o próprio presidente do país e admitem abando nar o Exército logo que pos sível. “Quando voltar para casa, desisto, afirma um dos militares em telefonema. Outras chamadas eviden ciam a desmoralização das tropas. “Nossa ofensiva está parada. Estamos perdendo a guerra”, diz Sergey. “Meta de do nosso regimento de sapareceu”, afirma Andrey em outro contato.
Há ainda soldados que dizem ter sido enganados antes do início da invasão. “Ninguém nos disse que vínhamos para uma guerra. Eu não sabia que isso ia acontecer. Disser am-nos que íamos para um treino. Esses bastardos não nos disseram nada”.
Oprefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carnei ro, o Waguin ho, inaugurou na terça-feira (27-09), a Praça Bartolomeu Ferreira Barcelos, no Par que Colonial, Jardim do Ipê. A nova área de lazer tem campo de grama natu ral; vestiários (masculino e feminino); parque Infantil; academia ao ar livre; pista de caminhada; bancos de concreto e iluminação de led. Durante a cerimônia, Luiz Roberto, filho de Barto lomeu, recebeu uma placa de homenagem junto à filha e neta.
Waguinho ressaltou as mel horias no Jardim do Ipê, e nem mesmo a chuva não foi capaz de afastar a multidão repleta de crianças na nova praça. “Nós reestruturamos
tudo, fizemos tudo novo. Agora é cuidar da praça, do campo, pois esse espaço é de todas as famílias”, re forçou. “Temos trabalhado muito para melhorar a in fraestrutura e segurança nessa região. Continuem acreditando, porque es tamos presentes e vamos seguir entregando muito mais”, concluiu Waguinho. A criançada aproveitou para utilizar os brinquedos da Praça Bartolomeu FerreiraFoto: Rafael Barreto/PMBR O prefeito cercado de lid eranças locais, também in formou que em breve será inaugurado o complexo de saúde com Hospital da Cri ança, uma Unidade de Pron to Atendimento (UPA) e o Hospital da Mulher; além de um centro odontológico completo.
Os eleitores cariocas poderão embarcar de graça nos ôni bus e BRTs para votar neste domingo (29). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo prefeito do Rio de Janei ro, Eduardo Paes, no Twitter.
O transporte será gratuito entre 6h e 20h para quem apresentar o título de eleitor. “Vamos fortalecer a festa da democracia. No próximo domingo, entre 6hs e 20hs,
o transporte por ônibus e BRT no Rio não será cobrado. Basta apresentar seu título de eleitor, embarcar e ir às urnas votar em seus candi datos”, informou Paes pela rede social.
A decisão, segundo o prefei to, será oficialmente publi cada hoje (30), em decreto. “Vamos exercer nosso direito democrático independente de quem você vota!”, disse.
Neste domingo, cerca de 5 milhões de eleitores estão aptos a votar nos 1,4 mil lo cais de votação do município do Rio de Janeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O Rio é a segunda maior cidade eleitoral do país, ficando atrás apenas de São Paulo, com cerca de 9 milhões de eleitores.
Muito emocionado, Luiz, filho do homenageado, en fatizou a importância desse espaço revitalizado. “Aqui é um grande legado para a Baixada. Antes de falecer, meu pai pediu para darmos continuidade e fazer a ma nutenção do local, que hoje se transformou em uma praça”, relembrou. “Estou agradecido de coração por ver tudo isso acontecer. Quando cheguei aqui só havia pasto de boi, canavi al e fazenda. Criamos esse local com muita parceria e amizade entre todos da co munidade”, concluiu Luiz, que vive no Parque Coloni al há 58 anos.
Maria Andrade, 65 anos, aposentada e moradora do bairro há mais de 10 anos, já aproveitou a oportuni
dade para se exercitar na academia da praça. “Achei tudo muito bom para adul tos e crianças. Esse equipa mento vai me ajudar mui to, é qualidade de vida”, salientou.
A aposentada Maria An drade aproveitou a inau guração e se exercitou na academia ao ar livre - Foto:
Rafael Barreto/PMBR
Márcia Gomes Vieira, 51 anos, dona de casa, mora no Parque Amorim e esta va presente para prestig iar a nova área de lazer.
“Aqui estava abandonado e a obra deixou tudo mui to bonito. Fico muito gra ta pelo espaço, agora as crianças podem se divertir e aproveitar o espaço”, re forçou.
Bartolomeu Ferreira Barce los nasceu em 1924 em Cach oeiras de Macacu, município que fica 93 km do Centro do Rio de Janeiro. No início da década de 1960 ele deixou a terra natal e foi morar em Magé. Porém, em 1964, Bar tolomeu se fixou no Parque Colonial, em Belford Roxo, onde, com a esposa Luzinete Maria de Moura Barcelos (falecida em 2019), criou os quatro filhos: Luiz Roberto, Jorge Davi (já falecido), Gil berto de Moura e Rosângela de Moura.
Um dos primeiros mora dores do Parque Colonial, Bartolomeu Ferreira Barce los foi o primeiro presidente do Esporte Clube Colonial, agremiação tradicional do bairro. Muito atuante no bairro, ele morreu em 2002.
Enquanto a violência con tra a mulher persistir, o Ri oSolidario estará em busca de parcerias para garantir segurança, recomeços e que crianças e adolescentes cresçam em ambientes sau dáveis.
O trabalho incansável de as sistência integral e a residên cia temporária para as víti
mas e seus dependentes tem 15 anos e já recuperou 2.805 vidas ao longo desse tempo, sendo 1.175 mul heres e 1.630 crianças. Mulheres que identificarem qualquer tipo de violência doméstica – física, psicológi ca, moral, sexual, financeira - busquem ajuda! A violência nunca pode ser uma opção.
O número só é positivo porque ser acolhida na Casa Abrigo Lar da Mulher pode salvar vidas!
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Aproposta da “Cir culação Jotinha - O Menino que Brincava com as Palavras” con templada no Edital Retoma da Cultural RJ 2 da SECEC foi criada a partir de uma dramaturgia ficcional que retrata de forma lúdica e in ventiva a infância do poeta e cordelista Jota Rodrigues.
O propósito é gerar um in ventário artístico sobre ele, difundir sua história e obra e preservar a memória local. As apresentações agitam a cultura na Baixada Flumin ense, dias 18 e 20/10 em Nilópolis e Nova Iguaçu, re spectivamente, e no Colégio Pedro II, em São CristóvãoRJ, em 10/11.
O espetáculo é uma home nagem a esse grande artista da cultura brasileira. A peça assinada por Cesário Candhí e com Trilha Sonora de Beto Gaspari versa sobre o desejo do menino “Jotinha”, em ser poeta cordelista. Ele recebe influência do pai violeiro e do cego Aderaldo que declamava versos e a quem ele servia de guia. A montagem usa em seu texto elementos da literatura de cordel e pretende fazer em cena uma grande celebração deste importante artista da Baixada Fluminense.
O projeto pretende enalte
cer as manifestações rele vantes da cultura popular, como: o cordel nordestino, o teatro de mamulengo, os folguedos, o repente e a xilogravura. A plasticidade do espetáculo inclusive rem ete-se à estética desta últi ma expressão artística cit ada, a qual dá vida às capas dos livretos de cordel. Como forma de inclusão social, as apresentações contarão com intérpretes de libras.
A filha do homenageado Maria Aparecida de Oliveira, gestora do Centro Cultural Casa de Jota Rodrigues (Rua Santa Luzia, 719, Comen dador Soares, Nova Iguaçu), deu suporte ao projeto. Jotinha, além do incentivo do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Econo mia Criativa (SESEC), recebe apoio da Secretaria de Cultu ra de Nilópolis, da Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu e do Colégio Pedro II. A peça também foi contemplada no Edital I Festival de Artes de Nova Iguaçu da FENIG.
Espetáculo baseado em ro mance homônimo de José Saramago: Caim foi o último livro a ser publicado pelo es critor português, vencedor do Prêmio Nobel de Liter atura.
Esta adaptação é um monólogo que, com humor refinado, conduz o especta dor por uma jornada atem poral e o desperta para uma nova maneira de perceber a
si mesmo e as consequên cias de seus atos. Integra a Programação Oficial das Comemorações do Cen tenário do autor português, com o apoio Institucional da Fundação José Saramago.
José Saramago também é o escritor homenageado deste mês no Clube de Leitura CCBB 2022.
Nascido em Pernambuco, na década de 70 e filho de ser tanejos, migrou para o Rio de Janeiro com a família e fix ou-se na Baixada Fluminense, onde residiu até sua morte em Comendador Soares, Nova Iguaçu. Ele era um menino po bre, analfabeto até os 9 anos de idade e desde pequeno era encantado pelo som das
palavras. Como nunca teve uma educação formal, ele se alfabetizou sozinho e aos 12 anos fez seu primeiro cord el. Porém, 27 anos depois, ao comprar um prelo, pôde im primir seus folhetos, publican do então, mais de 400 títulos. Seu Jota Rodrigues, como era conhecido, muito contribuiu para a cultura da região, no meando várias bibliotecas co munitárias e levando sua arte e seus conhecimentos para os
Este circuito artístico é uma realização do Centro de Inte gração Social Amigos de Nova Era (CISANE) e do coletivo te atral Trupe Investigativa Ar roto Cênico, ambos sediados em Nova Iguaçu e com exten sa bagagem cultural em suas
do CISANE. Já Marcos Covask diretor, produtor e cenógrafo do espetáculo revela que “É importante para nós da Trupe valorizarmos os artistas que sedimentaram a cultura do nosso território.”
“Com Espetáculos realizados no CBB FIL – LER É UM ESPETÁCULO Caim
a pulga atrás da orel ha”. Estado do Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2022 GAZETA RIO 7 Caderno G Estado do Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2022
Em Ler é um Espetáculo, Ivan Zigg, multiartista, in ventor de músicas, ilus trações, livros e sonhos, transporta o público para dentro de seu processo de criação. Ele próprio é sua criação e o público se vê diante de uma incrível de scoberta: a arte para além do corpo, do papel, entre o visível e o imaginado.
O meio de transporte é a poesia envolta em músi ca, expressão corporal, histórias e ilustrações feit as na hora. O instantâneo
e a memória do momen to vivido tornam especial este encontro. Zigg ence na, personifica e compar tilha a criação da imagem literária.
Sobre o Artista
Texto Original: José Saramago; Dramaturgia: Teresa Frota; Direção: Jacyan Castilho; Elenco: Henri Pagnoncelli. GAZETA RIO Educação Cultura Arte Saúde Diversão
mais diversos lugares do esta do do Rio de Janeiro. Parceria Grupo Teatral & Cisane trajetórias. “Levar a literatura de cordel para os palcos sig nifica preservar a memória de um saber que é também, ele mento dinâmico e construtor da cultura brasileira contem porânea,” diz Edilso Maceio, gestor A peça é assinada por Cesário Candhí com trilha sonora de Beto GaspariCom dois gols em cada tempo, o Tri color passeou em campo e goleou o Juventude por 4 a 0, na noite de quarta-feira (28), no Maracanã. Samuel Xavier, Arias, Michel Araújo e Cano, artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com 16 gols, construíram o placar. Desde o início da partida, o Fluminense não tomou con hecimento do lanterna. Nem a chuva que caiu o dia inteiro no Rio de Janeiro foi capaz de atrapalhar a boa atuação do time de Fernando Diniz.
Aos 18 minutos, German Cano, sempre ele, abriu o placar com um chute que desviou no adversário an tes de entrar dentro da rede. O segundo veio com Samuel Xavier. Após belo cruzamento de Arias, o lat eral desviou de cabeça e
ampliou para o Tricolor. Na segunda etapa, Mart inelli deu belo passe para o colombiano Arias fazer o terceiro gol do Fluminense. Segunda assistência seguida do meio-campista Tricolor, que já havia dado um passe decisivo na última partida contra o Flamengo.
O resultado virou goleada com o aniversariante do dia, Michel Araújo, que só pre cisou de três minutos para deixar sua marca. O Flumin ense cumpriu seu papel e ganhou bem do pior time do campeonato. Contudo, o Palmeiras venceu o Atléti co-MG em Belo Horizonte e manteve a distância de 9 pontos há 10 rodadas do fim. No próximo desafio, o Tri color enfrenta o Galo Minei ro no sábado, às 15h, na casa do adversário.
O FIFA 23 traz referências ao influencer Luva de Pedreiro e ao técnico do Palmeiras, Abel Ferreira. O jogo já está disponível para quem ad quiriu a edição Ultimate. O lançamento oficial do produ to ocorrerá nesta sexta-feira (30).
Esta será a última edição do game com o nome FIFA. Assim, a EA Sports decidiu
homenagear alguns nomes atuais do Brasil. Entre eles o influencer baiano Iran Ferrei ra e o treinador português. Abel Ferreira é bicampeão da Libertadores com o Palmei ras e foi homenageado com referências a ele. Quando o jogador monta com entrosa mento perfeito de 33 pontos, uma conquista “Cabeça fria, coração quente” é liberada.
A frase do técnico também é título do livro dele, que traz bastidores do Verdão. O Luva de Pedreiro também foi lembrado com algo se melhante. O influencer viral izou nas redes sociais com o bordão ‘Receba”. A palavra agora batiza um troféu. Para desbloquear, basta marca um gol com o novo comando super chute.
Os torcedores que par ticiparem da Copa do Mundo no Catar pre cisam apresentar prova de teste negativo para covid-19, independentemente de seu status de vacinação, disser am os organizadores em co municado nesta quinta-feira (29).
Todos os visitantes com seis anos ou mais precisam apre sentar um resultado negativo de um teste de PCR realizado dentro de 48 horas antes de sua partida ou um teste rápi do de antígeno realizado nas 24 horas anteriores à chega da, disse o Comitê Supremo para Entrega e Legado.
Os resultados dos testes rápidos de antígeno só serão aceitos se forem de centros médicos oficiais e não au
toadministrados. Não serão necessários mais testes no Catar se os visitantes não desenvolverem sintomas de covid-19.
Os visitantes com 18 anos ou mais também precisarão baixar um aplicativo de ra streamento de contatos administrado pelo governo chamado Ehteraz.
“Um status verde Ehteraz [mostrando que o usuário não tem um caso confirma do de covid-19] é necessário para entrar em qualquer es paço público fechado”, acres centou o comunicado.
Os torcedores terão que usar máscaras no transporte pú blico, mas a vacinação não é obrigatória para o fluxo sem precedentes de 1,2 milhão de visitantes esperado entre
os dias 20 de novembro a 18 de dezembro.
“Qualquer pessoa que teste positivo para covid-19 en quanto estiver no Catar será obrigada a se isolar de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde Pública”, informou o comunicado.
O Catar registrou mais de 440.000 casos confirmados de covid-19 e 692 mortes pelo vírus, segundo dados do Ministério da Saúde Pública.
O país tem uma população de 2,8 milhões, dos quais apenas 380.000 são ci dadãos do Catar. Um total de 7.487.616 doses de vacina foram aplicadas até agora, de acordo com os dados.
Fora de casa, o Botafogo jogou melhor e venceu o Goiás por 1 a 0, gol de Del Piage. O time goiano final izou apenas uma vez no primeiro tempo, contra 10 do Botafogo. Na segun da etapa, a partida ficou mais igual, porém, com um chute de fora da área, o meio-campista Alvinegro deu a vitória ao time.
Com isso, o Botafogo che gou a segunda vitória segui da na competição e atingiu o 9º lugar, com 37 pontos. O
O Flamengo que encantou a todos nas copas, parece ter perdido o brilho na reta fi nal do Brasileirão. A derrota por 3 a 2 para o Fortaleza, no Castelão, foi o quarto jogo seguido da equipe sem vencer na competição.
Sendo assim, a diferença do líder Palmeiras aumentou
para 15 pontos. Há 10 roda das do fim, o time pratica mente deu adeus às chanc es de conquistar o título. Agora, mais do que nunca, a equipe foca as atenções nas finais da Copa do Brasil e na decisão da Libertadores. Antes disso, precisa reagir e voltar a apresentar o bom futebol diante da torcida, neste sábado, às 19h, no Maracanã, contra o Red Bull Bragantino.
Catar confirma exigência de teste de covid-19 para torcedores na Copapróximo desafio do Glorioso é contra o líder Palmeiras, na segunda-feira.