








A Mobi-Rio informa que, no próximo domingo (2/10), dia das eleições, a frota de articulados do sistema BRT vai operar como nos dias úteis. Além disso, os serviços eventuais SE01 (Santa Cruz x Alvorada), SE02 (Mato Alto x Alvorada), SE03 (Pingo D’Água x Alvorada), SE05 (Madureira x Alvo rada) e SE06 (Penha x Alvorada) vão circular entre 7h e 18h. O objetivo é
atender os passageiros em desloca mento para os locais de votação. As estações que ainda estão sendo reformadas (Paulo Malta Rezende e Riviera) serão reabertas ainda nesta semana, totalizando 71 remodeladas desde março de 2021. As obras nas es tações só serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (3/10).
Asala onde trabalham os servidores da Justiça Eleitoral que acompan ham a totalização do resultado das eleições recebeu visita de diversas autoridades na manhã de ontem, quarta-feira (28).
Entre elas, o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, o pres idente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, e representantes dos partidos União Brasil (União), da coligação Brasil da Esperança, en tre outros. Também participaram
da visita o vice-procurador-ger al Eleitoral, Paulo Gonet, repre sentantes da Controladoria Geral da União (CGU), e integrantes de comitivas de Missões de Ob servação Eleitorais (MOEs).
A convite do presidente do Tribu nal Superior Eleitoral (TSE), minis tro Alexandre de Moraes, as au toridades compareceram à Seção de Totalização (SETOT), área liga da à Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE. O convite se estendeu a todas as candida tas e candidatos a presidente e vice-presidente da República, que não compareceram.
AOpas é um escritório region al da Organização Mundial da Saúde (OMS) e cuida da saúde pública nas Américas. A or ganização possui quatro membros associados e 35 estados-membros.
Os candidatos que disputam a eleição para diretor presidente da organização são indicados pelos Estados Membros, Estados Partic ipantes e Membros Associados da OPAS — cada um poderia indicar um candidato até o dia 1º de maio de 2022.
A eleição aconteceu durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-America na. Agora, o Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde será informado sobre a eleição e fará a nomeação de Barbosa como novo diretor regional da OMS.
Jarbas Barbosa substituirá Carissa F. Etienne, da Dominica. O manda
to começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e terá duração de 5 anos, com possibilidade de uma reeleição.
Jarbas Barbosa ingressou na Opas em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, atualmente, ele ocupava o cargo de diretor-as sistente na organização.
O novo diretor da Opas é médico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e especial ista em Saúde Pública e Epidemio logia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.
Ele também possui mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp).
Jarbas Barbosa também já ocup ou vários cargos públicos. Entre
eles, foi secretário de Vigilância em Saúde, no Ministério da Saúde, e presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2015 a 2018.
Meses se passaram, as obras se ini ciaram e ficou morando na casa a esposa de Renato Velasco, sócio de Richarlison. Ela estava grávida. Em 13 de maio, Velasco recebeu um telefonema da esposa que, choran do, dizia que um oficial de Justiça e policiais estavam na mansão para retirá-la da propriedade e cumprir uma decisão de reintegração de posse, dada pelo juiz Ivan Pereira, da Segunda Vara Cível da Comar ca de Angra. “Os vídeos gravados por ela durante a reintegração e enviados em tempo real a Velasco mostram os policiais pondo roupas e pertences da mulher, já de noite, do lado de fora da casa”, informa o texto.
Oúltimo de bate entre os candidatos à Presidência da República, an tes do primeiro turno das eleições, ocorre nesta quin ta-feira (29/9), na TV Globo, e já tem as regras definidas.
Com mediação do jornalista William Bonner, o embate começará às 22h30, após a novela Pantanal, e colocará os presidenciáveis em con fronto direto, por quatro blo cos seguidos.
O evento será transmitido pela televisão, no canal aber to da Globo, pelo Globoplay e ao vivo pelo g1. De acordo com a programação da TV Globo, o debate poderá du rar até às 1h40 da sexta-feira (30/9).
Como foi definida a ordem de posicionamento dos presidenciáveis?
De acordo com a emissora, a posição dos candidatos no estúdio foi definida por meio de ordem alfabética. Assim, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que lid eram as pesquisas eleitorais, estarão posicionados longe um do outro, mas ficarão próximos dos dois adversári
Sete presidenciáveis foram convidados para o debate, es colhidos por meio do critério de representatividade dos partidos no Congresso Na cional — de no mínimo cinco parlamentares. Além disso, a Globo informou que os con vidados precisavam apre sentar nenhum impedimento na Justiça — eleitoral ou co mum.
Assim, Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União) são os candidatos que participarão do embate.
os que se alternam no tercei ro lugar: Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB). Em geral, as bancadas serão posicionadas dessa forma: Ciro Gomes (PDT), Jair Bol sonaro (PL) e Padre Kelm on (PTB) serão os primeiros e estarão lado a lado; na sequência, Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thron icke (União) completam os púlpitos.
O debate será dividido em
quatro blocos. O segundo e o quarto terão perguntas, obrigatoriamente, de temas definidos por sorteio, feito pelo mediador William Bon ner. No início de cada um dos blocos, Bonner se di rigirá a uma urna e escolherá o tema.
Os outros blocos — o primei ro e o terceiro — terão per guntas de temas livres. Ao final do quarto bloco, cada candidato fará suas consid erações finais.
Diferente de outros debates, o último embate entre os presidenciáveis terá apenas o confronto direto entre eles. Ou seja, apenas os can didatos farão as perguntas — sem a participação de perguntas feitas por profis sionais da imprensa.
Na terça-feira (27), a TV Globo promoveu o debate entre candi datos ao governo do estado do Rio de Janeiro. Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (Novo) e Rodrigo Neves (PDT) par ticiparam do encontro. O debate foi marcado por citações de corrupção que marcaram a história recente do estado, discussão de propostas, além de trocas de ataques entre os partic ipantes. O governador Cláu dio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) foram os mais visados. Contudo, os postulantes ao Palácio Guanabara também debateram ideias sobre em prego, transportes e segu rança pública. Houve ainda uma “dobradinha” entre o governador e o ex-prefeito de Niterói: Castro só fez per guntas a Rodrigo Neves, que pouco o atacou.
A dinâmica do debate se deu pela divisão em quatro blocos. O primeiro e o ter ceiro tiveram temas livres; no segundo e no quarto, os temas foram determinados. Depois, os candidatos fizer am as considerações finais. Sobre desemprego, no debate, Castro pontuou
que a Amazon e o Maga zine Luiza já vieram para o Rio de Janeiro. “A gente tem conseguido fazer uma política de redução da car ga tributária, diminuindo imposto e também qualif icando através das nossas Faetecs. A gente tem con seguido voltar a gerar em prego”, afirmou.
Ainda no mesmo assunto, Rodrigo Neves falou em cri ar frentes de trabalho para combater o desemprego.“O Rio de Janeiro perdeu nos últimos anos mais de 30% de presença no PIB brasileiro.
O Rio de Janeiro perdeu 700 mil empregos com carteira assinada nos últimos anos.
A nossa indústria pesqueira foi toda para Santa Cata rina. A nossa indústria far macêutica está indo para Goiás, a nossa indústria do audiovisual está indo para São Paulo. A nossa indústria naval virou pó”, descreveu o candidato do PDT.
No quesito segurança, Freixo afirmou que “segurança pú blica são dois braços: um é a polícia bem treinada, eq uipada e valorizada, para botar bandido na cadeia; o outro é investimento social nas áreas pobres”.
Enquanto Ganime disse
que vai “valorizar os nossos heróis, nossos pensionistas, nossos veteranos, garantin do a paridade, integralidade, coisa que o governador não garantiu”.
Cláudio Castro lembrou que quando alguns municípi os sofreram com desastres naturais, ele estava lá para ajudar. “Você que tem par ticipado dos programas so ciais do estado, está vendo a coisa acontecer. Eu coloquei as contas em dia. Eu tive as contas aprovadas pelo Tri bunal de Contas. Eu estou sendo abraçado pelo estado inteiro, porque o investi mento voltou”, complemen tou Castro.
Rodrigo Neves lembrou de sua gestão em Niterói e mencionou a dificuldade que o estado enfrenta nos últi mos tempos. “O Rio, vive a pior crise da sua história. As famílias estão sofrendo com o desemprego, com descaso na saúde, abandono da ed ucação, com a insegurança nas ruas e até com a fome. Aos 36 anos eu fui eleito prefeito da minha cidade (Niterói), depois fui reeleito e elegi meu sucessor. Quero
levar essa boa gestão para o estado, levar qualidade de vida para o povo.”
Já Paulo Ganime lembrou de suas qualidades técnicas para ser capaz de comandar o estado. “Eu trabalhei 15 anos em grandes empresas, gerenciei equipes no mun do todo. Eu quero trazer essa experiência de gestão, experiência como deputa do federal, que entende da política e sabe entregar re sultado para o governo do Rio de Janeiro, com muito caráter, competência téc nica, colocando as pessoas certas nos lugares certos”, disse Ganime.
Marcelo Freixo agradeceu o apoio durante a campanha e falou sobre os impactos que o voto pode ter. “Quero gov ernar o Rio com um gesto de amor, de cuidado às pes soas. Não desperdice seu voto. Vote com esperança. Na hora de votar, pense no seu filho, pense numa pes soa que você ama para que esse Rio de Janeiro possa ficar melhor. Vale a pena ser honesto, e é isso que tem que conduzir a vida da gente. A minha vida foi mar cada por trabalho e honesti dade”, afirmou Freixo.
A ordem de quem fará as perguntas será sorteada previamente. O candidato escolhe para quem direciona sua pergunta — o escolhido não poderá ter respondido a uma pergunta anterior mente no mesmo bloco.
Os candidatos deverão fazer a pergunta em até 30 segun
dos e terão um minuto para a réplica. Já o candidato que responder terá três minutos para dividir como quiser en tre a resposta e a tréplica. A dinâmica é a mesma nos blocos com temas definidos.
A diferença é que o tema das perguntas será sorteado an tes dos candidatos iniciarem os embates.
Ovendedor ambulante Haroldo da Silva Bar bosa afirma ter sido vítima de racismo, na última segunda-feira (26), em um mercado da rede Supermar ket, na região de Piratininga, em Niterói. Ele foi ao mer cado para comprar algumas guloseimas para o neto e, ao sair, foi abordado pelo segu rança, que teria dito “É ele mesmo”, acusando o homem de ter roubado os itens.
A vítima trabalha diaria mente na sua barraquinha de bolo e café, localizada no ponto de ônibus que fica no entorno da rotatória de Camboinhas. Ele afirma que todos os dias vai até o mer cado e que os funcionários já o conheciam. “As pessoas acham que são
melhores que os outros, acha que todos da cor en tram no mercado para rou bar. Para que eu vou roubar dois pacotes de biscoito e um danoninho que eu comprei para o meu neto? Não tem lógica isso”, afirma a vítima.
O caso foi testemunhado pelo ator Filipe Maia, que ajudou o ambulante a pre star queixa. O boletim de ocorrência foi registrado na 81ºDP (Itaipu).
Em nota, a rede de supermer cados SuperMarket informa que está apurando os fatos.
“Reiteramos o compromisso com o cliente em prestar um serviço de excelência e pro dutos de qualidade”, afirma a empresa.
Os candidatos já confirmaram suas presenças, a expectativa é alta, serão abordados os grandes temas nacionais que aflingem os brasileiros.As pesquisas Ipec mais recentes revelam que há um cenário de possibilidade de decisão em primeiro turno em 16 estados, onde o líder das pesquisas tem mais de 50% dos votos válidos ou está dentro da margem de erro para atingir esse patamar.
O União Brasil, partido for mado este ano com a fusão de PSL e DEM, está no topo
No Piauí, Sílvio Mendes (Un ião) manteve até aqui uma distância acima de dez pon tos sobre Rafael Fonteles (PT). Há quatro anos, Wel lington Dias (PT) havia sido eleito governador ainda no primeiro turno.
— Na Bahia, conforme o candidato do PT se asso ciar mais ao Lula, é capaz de ganhar mais musculatura. No Piauí, a força do orça mento federal destinada à base do governo está surtin do resultados — diz o cien tista político e professor do Insper, Carlos Mello, numa referência ao orçamento secreto, que teve como um dos principais articuladores o ministro Ciro Nogueira, apoiador de Sílvio Mendes. O União Brasil nasceu como a maior bancada da Câmara, em fevereiro, mas foi des bancado pelo PL. Ainda as
desse ranking, à frente de quatro unidades da feder ação. Dona da maior fatia do fundo eleitoral — R$ 758 milhões, ou 15% do to tal —, a legenda aproveitou a herança das siglas que se fundiram em estados onde elas eram fortes, e tem ain da chances de desbancar o PT na Bahia e no Piauí.
Já PL ganhou tração após a filiação do presidente Jair Bolsonaro e pode levar gov
ernos inéditos, como no Rio de Janeiro e em Sergipe. E o PSDB pode ser um dos grandes derrotados em ou tubro, já que hoje está no comando de três estados, mas tem chance apenas no Rio Grande do Sul.
O União Brasil aposta nos candidatos à reeleição Wil son Lima (AM), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT) e Coronel Marcos Ro cha (RO) — em 2018, Lima venceu pelo PSC; Caiado e Mendes eram do DEM;
sim, continuou com a maior fatia do fundo eleitoral.
— Ter o maior fundo faz diferença. Somado a isso, o União tem candidatos bem avaliados disputando a reeleição. Na pandem ia, houve espaço para os governadores aparecerem mais, porque o presidente se omitiu — avalia Eduardo Grin, cientista político da FGV-SP. — Por outro lado, Wilson Lima, ainda que na liderança, tem situação mais difícil porque enfrenta candidatos de mais peso, e o Amazonas teve graves prob lemas na pandemia Além disso, Grin conclui que o União Brasil vem tendo êx ito com o eleitorado de dire ita que se frustrou com o ex tremismo de Bolsonaro. No Piauí, ele destaca que houve conflitos internos que impe diram a construção de uma
sucessão sólida a Wellington Dias. Na Bahia, ACM Neto é uma figura tradicional do es tado e ainda conta com um desgaste natural do PT, que já comanda o governo há oito anos.
Já o PSDB, que chegou a vencer oito eleições estad uais em 2010, agora corre o risco de ganhar em apenas um estado. A legenda, que pela primeira vez em sua história não concorrerá com um candidato a presidente, já havia acumulado derrotas em 2018, elegendo três gov ernadores. Em São Paulo, Rodrigo Garcia tenta ir ao 2º turno, e, no Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, candi dato à sucessão de Reinaldo Azambuja, é o quarto lugar. — O PSDB só tem uma alter nativa para se manter vivo no jogo, que é eleger Rodrigo Garcia. Se não, vai virar quase
e Rocha, do PSL. No Nord este, o partido trava due los importantes com o PT: na Bahia, ACM Neto (Un ião), cacifado pelo histórico como prefeito de Salvador, largou como franco favorito na disputa, mas nas últimas semanas viu a performance de Jerônimo Rodrigues (PT) melhorar, ao mesmo tempo em que enfrenta críticas por ter se autodeclarado pardo.
O furacão Ian, que está a caminho da Flórida, nos Es tados Unidos, foi elevado à categoria 4 nesta quarta-feira (28). O dado em questão foi confirmado pelo Centro Na cional de Furacões (NHC), do próprio país.
Em Cuba, o furacão já havia deixado duas pessoas mortas, casas destruídas e uma ilha inteira sem energia. Agora, segundo informações do NHC, ele se encontra a cerca de 125 quilômetros a oeste da cidade de Naples, na Flórida, com ventos de até 220 quilômetros por hora.
Enquanto isso, na Flórida, moradores já fecham casas e seguem para áreas mais altas, por conta do alerta de chuva e ventos fortes. As
regiões Charlotte, Hillsbor ough, Lee, Levy, Manatee, Pasco, Pinellas e Sarasota re ceberam ordens para saídas de locais vulneráveis.
Uma avaliação inicial hav ia apontado as chances da chegada do furacão na Baía de Tampa e na cidade de Saint Petesburg. Entretanto, a atualização mostrou a ida mais ao sul do estado.
Em Cuba
Apesar da saída do furacão de Cuba, o país ainda pas sa por fortes chuvas e ven tos. Segundo Lázaro Guer ra, diretor técnico da União Elétrica de Cuba, uma falha no sistema elétrico nacion al, associada à tempestade, afetou a distribuição de en ergia.
Caxias
Os brinquedos podem ser depositados na caixa coleto ra da campanha, localizada em frente à Bel Cosméticos.
ASPA – Ação Social Paulo VI, instituição que, através da prática da filantropia, desenvolve ações de cunho educacional e de acompan hamento social a famílias em situação de vulnerabilidade nos municípios de Duque de Caxias e São João de Meriti.
um partido nanico e poderá, inclusive, pensar em uma fed eração — avalia Grin. Entre as novidades das dis putas, o Solidariedade, cu jos candidatos se vinculam à imagem de Lula, e o PL podem conquistar governos estaduais, quatro anos de pois de não terem vencido nenhuma disputa. O partido de Bolsonaro lidera em Ser gipe, com Valmir de Francis quinho, que recorre da de cisão do TSE que impugnou sua candidatura, e no Rio, com Cláudio Castro. Os can didatos evitam vincular sua imagem à do presidente. A disputa se encaminha para terminar em quatro es tados do Norte e quatro no Nordeste. Do total de can didatos que podem ganhar no primeiro turno, além dos quatro do União Brasil, há dois do PP e do PSB.
Mahsa Amini, a iraniana cuja morte provocou uma onda de grandes manifestações no Irã, morreu após um “golpe violento na cabeça” da polí cia moral no dia de sua prisão em Teerã, diz seu primo que vive no Iraque.
A jovem de 22 anos esta va na capital iraniana para passar férias em família, em 13 de setembro, quando se deparou com a polícia da moral, encarregada de aplic ar o rigoroso código de vesti menta exigido das mulheres na República Islâmica, disse à AFP Erfan Salih Mortezaee, 34 anos.
Ele está há um ano no Curd istão do Iraque (norte), onde se juntou ao grupo nacional ista curdo iraniano Komala, que há muito tempo realiza uma insurreição contra o governo iraniano.
Ele afirma ter ligado para a mãe de Mahsa Amini, que lhe contou sobre os acontec imentos daquele fatídico 13 de setembro.
Segundo ele, a jovem, acom panhada dos pais e de um
irmão de 17 anos, estava em Teerã para visitar familiares. Mahsa, seu irmão e outras mulheres da família pas searam pela capital e, ao saírem da estação de metrô Haghani, “a polícia da moral os parou”, conta Mortezaee, entrevistado em uma base Komala perto de Suleimani ya.
O irmão mais novo tentou explicar aos policiais que eles estavam “pela primeira vez em Teerã” e “não conheciam as tradições locais”. Foi inútil.
“O policial disse a ela ‘nós vamos levá-la embora, para incutir nela as regras e en siná-la a usar o hijab e a se vestir’”, acrescentou o pri mo, que garante que a jovem estava “vestida como todas as mulheres do Irã, e ela es tava usando um hijab”. No Irã, as mulheres devem cobrir o cabelo e o corpo até abaixo dos joelhos. Mas a maioria das mulheres se per mite certas liberdades, por exemplo, um véu um pouco solto ou que cobre parcial mente o cabelo.
Pesquisa Genial/ Quaest divulgada nesta quarta (28) mostra o ex-pres idente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 50,5% das intenções de votos vá lidos na corrida presiden cial, contra 36,3% de Jair Bolsonaro (PL). Com este número, o petista seria elei to no primeiro turno. Nos votos totais, Lula tem 46%, oscilação positiva de dois pontos em relação à pesquisa da semana pas sada. Bolsonaro oscilou um ponto para baixo e foi para 33%. Ciro Gomes (PDT) manteve os 6%, assim como Simone Tebet (MDB) com 5%. Soraia Thronicke (União Brasil) continua com 1%. O número de indecisos é de 5% nessa nova rodada, enquanto brancos ou nulos somam 4%. Os demais can didatos não pontuaram na pesquisa, que é financiada pela corretora de investi mentos digital Genial Inves timentos, controlada pelo banco Genial. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
A sondagem da Quaest, empresa de consultoria e pesquisa, ouviu 2.000 pes soas com mais de 16 anos nos domicílios de sábado (24) até a noite desta terça (27). O número do registro na Justiça Eleitoral é BR04371/2022.
Na simulação de segundo turno, Lula registra 52% das intenções de voto, var iando dois pontos percen tuais para cima em relação à rodada anterior (50%). Já Bolsonaro oscilou negativa mente de 40% para 38% no período.
Entre os entrevistados da Genial/Quaest, 79% estão decididos sobre os seus
votos, enquanto 20% ain da podem mudar. Para Lula ganhar já no primeiro turno, 24% dizem que tro cariam de candidato (eram 26% há uma semana); 66% não topariam a manobra (eram 64%).
O levantamento mostra ain da que a avaliação negativa do governo continua a sub ir e foi de 39% para 42%. A avaliação positiva mantém os 31%.
Bolsonaro segue como o mais rejeitado. Entre os en trevistados, 55% dizem que não votariam no presidente de jeito nenhum. Ciro é o segundo com 53% seguido por Lula, com 44%.
Lula (PT) - 46% (tinha 44%)
Bolsonaro (PL) - 33% (tinha 34%)
Ciro Gomes (PDT) - 6% (tinha 6%)
Simone Tebet (MDB) - 5% (tinha 5%)
Soraia Thronicke (União Brasil) - 1% (tinha 1%)
Indecisos - 5% (eram 5%)
Branco/nulo - 4% (eram 5%)
Articulado pelo Grupo Esfera Brasil, o evento, realizado na casa do fundador do grupo, João Camargo, reuniu cer ca de 100 nomes ligados ao setor empresarial e financei ro, incluindo alguns que, nos últimos anos, se tornaram apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), entre eles Flávio Rocha, da Riachuelo, Roberto Jus tus, do Grupo Newcomm, e Rubens Ometto, presidente do conselho do Grupo Cosan. Segundo a jornalista Julia Duailibi, da GloboNews, Lula foi aplaudido por todos os presentes em sua chegada e cumprimentou um a um.
Entre outros nomes presentes no evento, estavam o ban queiro André Esteves, do BTG Pactual, Isaac José Sidney, presidente da Febraban, o in vestidor Benjamin Steinbruch, Abílio Diniz, do Grupo Carre four, entre inúmeros outros.
“Eu preciso de vocês para acabar com a miséria do Bra sil”, disse Lula no encontro, pedindo ainda um diálogo “sem hipocrisia”.
O petista foi ao evento acom panhado de sua esposa Rosângela Silva, a Janja, da presidente do PT, deputa da federal Gleisi Hoffmann, do ex-ministro Aloizio Mer cadante, de seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB) e do deputa do estadual e coordenador da campanha de Fernando Haddad, Emidio de Souza.
O grupo Esfera Brasil se au todenomina uma organ ização criada para “fomentar o pensamento e o diálogo so bre o Brasil e um think tank” que reúne empresários, em preendedores, banqueiros e a classe produtiva.
“Somos independentes e apartidários – e temos a missão de engajar líderes em prol do Brasil, gerando dis cussões que vão permitir a construção de um País mel hor”, diz texto sobre o grupo.
O Esfera Brasil tem feito en contros com outras lider anças políticas. No dia 30 de junho, recebeu o candidato a governador de São Paulo Fernando Haddad (PT) em encontro na casa dos ad vogados Anne e Nelson Wil ians. Na ocasião, estiveram presentes o deputado estad ual Emidio de Souza (PT-SP), o advogado Marco Aurélio de Carvalho, o empresário Ricardo Roldão, além dos ad vogados Pierpaolo Cruz Bot tini, Alberto Zacharias Toron, Cristiano Zanin Martins, Edu ardo Chad e Heleno Torres. A ida ao encontro e a ausência de vetos sobre os presentes foram lidos como gestos de aproximação do petista. Al ckmin, Mercadante, Esteves e Abílio também discursaram no evento. O grupo esteve com o presidente Jair Bolson aro (PL) em agosto. (Da Revis ta Fórum)
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
OSENAC RJ 2023 está com grandes opor tunidades gratuitas para quem quer investir na melhoria do currículo! O mercado está cada vez mais exigente e os trabalhadores interessados em se qualific ar, devem estar atentos as informações sobre o SENAC
O SENAC é uma das institu ições do Sistema S de ensino e está presente em muitas unidades espalhadas por todo o país. Outra instituição que faz parte desse sistema o é o SENAI 2023.
O SENAC é uma das melhores escolas técnicas do país, con hecida especialmente por promover qualificação e di
recionamento para o merca do de trabalho.
E quem mora no estado do Rio de Janeiro, terá aces so a bolsas de estudo 2023 para o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC). Vale salientar ainda, que as instituições do estado são referência em todo o Brasil.
Estado do Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2022
Um príncipe tem peramental e desinteressado, criado com ex cesso de cuida dos por uma rainha viúva, é colocado sob a observação de um mestre ancião. A par tir do conto da tradição ára be “O príncipe, o mestre e a águia”, um espetáculo se desenha entrelaçando out ros contos. A contadora de histórias e atriz niteroiense Daniella D’Andrea vai acor dando “A cidade melão” (Afeganistão) e “O cego Ab dallah” (Arábia), além de trechos da obra “O jardim amuralhado da verdade” de Hakim Sanai de Ghazna, po eta persa do século XII. Assim é “A arte de governar a si mesmo”, narrativa atem poral que provoca reflexões sobre o tema “governo” e sua relação com uma condu ta consciente perante a vida. O espetáculo já viajou para Minas Gerais e Paraná em 2022, e volta a ter circulação presencial em Niterói no dia 30/09, às 20h, com entrada gratuita no Teatro Popular Oscar Niemeyer.
Daniella D´Andrea, que também é educadora e tem mais de 20 anos de experiência em pesquisa e narração de histórias, con cebeu a performance em parceria com o contador de histórias Warley Goulart, do grupo Os Tapetes Con
tadores de Histórias e que assina a direção cênica do espetáculo. “Os contos fi losóficos trazem diferentes camadas de compreensão para que cada um possa absorvê-los à sua manei ra, sem se preocupar em descobrir uma mensagem. O entendimento vem de acordo com a experiência pessoal. As histórias não são óbvias e nem trazem respostas, mas estimulam o pensamento vivo”, reflete a narradora artística.
Com apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Es tado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retoma da Cultural RJ2, “A arte de governar a si mesmo” é um projeto amplo que contem pla uma série de ações pa ralelas ligadas à narração de histórias e à literatura, com a presença de contado res de histórias, editores e tradutores. Foi vencedor do edital de teatro adulto para espaços alternativos/2019 da Fundação de Arte de Nit erói e do edital Retomada Cultural 1 da Lei Aldir Blanc.
No mesmo dia 30/09, das 17h às 19h, haverá roda de con versa sobre o movimento de contadores de histórias de Niterói com a participação de
Aline Cântia e Fernando Cha gas - ambos da Editora Abra Palavra, que vêm especial mente de Belo Horizonte para o evento - Schirley França, artista brincante e contado ra de histórias da Carroça de Mamulengos e moradora de Maricá e o secretário das Cul turas de Niterói, Alexandre Santini (a confirmar). O obje tivo é sensibilizar e fomentar ações para o setor em Niterói. A mediação será da narrado ra de histórias niteroiense e museóloga Rita Gama.
O papo marca o lançamento do livro “Narração Artística:
modos de fazer” (AbraPa lavra), que traz ensaios de 10 contadores de histórias, pesquisadores e estudiosos da arte da palavra oral de todo o Brasil. A obra tem a intenção de ser útil para artistas, professores, bibli otecários, agentes de cultu ra e toda gente interessada pelo universo da narração de histórias, segundo os organ izadores Aline e Fernando.
Local das atividades: Teatro Popular Oscar Niemeyer R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n, Centro, Niterói (próximo da estação das Barcas)
RODA DE CONVERSA e LANÇAMENTO do livro “Narração Artística: modos de fazer” (Editora AbraPalavra)
Entrada gratuita Dia 30 de setembro, das 17h às 19h
Com Aline Cântia, Fernando Chagas, Schirley França e Alexandre Santini (a confirmar).
Mediação: Rita Gama.
APRESENTAÇÃO A arte de governar a si mesmo Dia 30 de setembro, 20h Entrada gratuita
Paulo Fraval lança seu primeiro álbum “O poder que a bixa tem” hoje, 28, mostrando toda a sua diversidade musical das periferias brasileiras com as influências rítmicas dos mais de 50 países por onde pas sou, tendo como ponto de partida as afetividades LGBT QIA+.
Paulo Fraval é baiano rad icado em Londres, mas no repertório deste álbum, com 10 canções autorais, ele mostra as suas vivências e inquietudes, destacando a
legitimação de identidades, acolhimento às pluralidades e reverenciando o universo feminino e afeminado. Ao mesmo tempo ele critica com humor e ressignifica ex pressões pejorativas de toda uma estrutura machista e preconceituosa que violenta corpos fora da heteronorma tividade.
“Cada faixa narra vivên cias de personagens que abraçam o feminino, utili zando-o sempre em primei ra pessoa, vestindo-se de liberdade para vivenciar suas identidades com fluidez,
leveza e sem culpa”, ressalta Paulo.
Uma mistura amazônica é encontrada nesse trabalho.
O pop dançante e com fortes bases eletrônicas, o álbum passa pelo pagode baiano, tecnobrega paraense e a cumbia colombiana, entre outros ritmos latino amer icanos. O álbum produzido pelo DJ paraense Proefx e traz bastante referências da musicalidade amazônica.
“O Proefx é de Belém, ci dade pela qual sou comple tamente apaixonado e já vis ito regularmente há mais de
dez anos. O Pará é uma fonte inesgotável de riquezas cul turais e não é à toa que meu disco traz bastante referên cias da música paraense. O brega, as aparelhagens, a guitarrada… Tenho muito amor e respeito pela cultura e por tudo o que é produzido aqui. Costumo dizer que nas ci no Nordeste, meu coração e paladar sem dúvidas são paraenses”, disse o artista. A parceria de Paulo Fraval com Proefx é antiga. “Eu fui apresentado a ele através de um amigo em comum que me indicou, pois o Fraval
estava precisando de um produtor do Norte do Brasil para produzir um single com uma pitada de tecnobrega daí produzi esse single o re sultado foi tão legal que ele me contratou para produz ir o disco todo”, relembra o paraense.
O produtor musical e DJ já soma quase 30 anos de car reira. Ele produziu vários artistas locais e nacionais e tem 5 discos autorais lança dos. Para este trabalho com Paulo Fraval, Proefx mistur ou vários estilos, principal mente os encontrados no
“Falar da nossa Região não é simplesmente um fator mu sical e sim também uma pau ta sócio cultural pois a músi ca caracteriza toda a nossa existência dentro do terri tório nacional e muitas vezes nós artistas somos porta voz de pautas necessárias, para levar informação para os consumidores de nossa arte. Esse disco do Paulo Fraval traz muito disso, é divertidís simo mas bastante político ao mesmo tempo”, explica o paraense.
Norte e Nordeste.Aseleção bra sileira femi nina de vôlei emplacou a terceira vitória seguida no Mundial de Vôlei em Arnhem (Holanda) e se classificou antecipad amente à segunda fase da competição. Nesta quar ta-feira (28) as brasileiras derrotaram as colombia nas por 3 sets a 0 (parciais de 25/14, 25/12 e 25/20).
O Brasil ocupa o segundo lugar no Grupo G, atrás da líder China. A chave tem ainda República Tcheca, Ar gentina, Colômbia, já der rotadas pela seleção bra sileira.
A equipe comandada pelo técnico José Roberto Gui marães terá ainda mais dois jogos para melhorar a pontuação e chegar à lider ança da chave D ao final da primeira fase. Na sexta (30)
o Brasil encara o Japão às 9h15 (horário de Brasília), e no mesmo horário no sába do (1º de outubro) enfrenta a China.
O melhor desempenho em quadra hoje foi da ponteira
Gabi, com 19 pontos, sendo 15 de ataque, três de saque e um de bloqueio. Outros destaques foram as jogado ras Kisy (13 pontos), Carol (11) e Carol Gattaz (10).
“Foi a nossa terceira vitória consecutiva. A equipe foi mais agressiva e consist ente na partida de hoje, com poucos erros e um show de bloqueio das nos sas centrais. É isso o que precisamos, evoluir a cada partida”, disse Gabi, capitã da seleção.
Outros destaques brasilei ros contra a Colômbia fo ram as jogadoras Kisy (13 pontos), Carol (11) e Carol Gattaz (10).
A seleção segue com 100% de aproveitamento no Mundial. Estreou com vitória por 3 sets a 1 contra a República Tcheca, depois bateu a Argentina por 3 a 0.
O Mundial reúne 24 equi pes divididas em quatro grupos. Avançam à segunda fase as quatro melhores em cada chave.
OCIEP Roberto Burle Marx, no bairro de Ilha de Guaratiba, Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, realizou a XX Copa ATAG de Taekwondo. O evento foi organizado pelo Grão Mestre de Taekwon do Aloísio Teixeira e contou com a participação de mais de 470 atletas inscritos e quase mil pessoas que pres
tigiaram o evento, tendo possivelmente sido a maior competição de Taekwondo já realizada no estado. Mais de 30 equipes de todo o estado do participaram do evento, que contou com a presença do presidente da Federação de Taekwondo do Estado do Rio de Janeiro, a atleta Marciele Barbosa, primeira colocada no rank
ing nacional de Taekwon do em sua categoria, Paulo Marcolino, que é diretor do Ilha Futebol Clube e Car los Teixeira, da associação de moradores local. Esses eventos são de suma im portância para a interação entre os atletas, onde eles se preparam para as seleti vas estaduais e competições nacionais.
Otécnico da seleção Argentina de fute bol, Lionel Scaloni, concordou em renovar seu contrato por mais quatro anos, até a Copa do Mundo de 2026, disse o presidente da federação, Claudio Tapia, nesta quarta-feira (26).
A renovação é um sinal de confiança para o técnico a menos de dois meses para o início da Copa do Mundo que será disputada no Catar, em novembro e dezembro. “Tenho orgulho de dizer que providenciamos a continui dade de Lionel Scaloni como
técnico da Argentina até a Copa do Mundo de 2026”, disse Tapia em sua conta oficial no Twitter. “Continu amos apostando no projeto integral da seleção”, acres centou o dirigente após a vitória da Argentina por 3 a 0 sobre a Jamaica, em amis toso preparatório para a principal competição de fu tebol entre países.
Scaloni conquistou uma Copa América com a seleção argentina após 28 anos, além de manter a maior se quência invicta atual de se leções, com 35 jogos.
Ao longo do ciclo que se ini ciou após a Copa do Mundo na Rússia em 2018, a se leção argentina disputou 49 partidas, com 32 vitórias, 13 empates e quatro derrotas.
“Foi um jogo emocionante para nossa comissão técni ca porque fechamos quatro anos inesquecíveis e emo cionantes. É um processo positivo e gostamos muito.
Obrigado aos jogadores e as pessoas que sempre apoi aram”, disse o técnico após a vitória diante da Jamaica nos Estados Unidos.