








Uma nave do tamanho de um carro de passeio pode ter dado o primeiro passo decisivo para “salvar a Terra” — com quase 12,8 mil quilômetros de diâmetro — de ameaças espaciais. Se gunda-feira (26/9), às 20h14 (horário de Brasília), a pequena espaçonave se chocou contra um asteroide de 160m,
o equivalente a quatro Cristos Reden tor, com o objetivo de mudar a rota dele. O impacto, a uma velocidade su perior aos 20.000km/h, foi transmitido ao vivo pela Nasa e é considerado uma etapa decisiva da missão de “defesa planetária” lançada, em novembro, pela agência americana.
Em 8 meses, 309 toneladas e 470 quilos, foi o total de lixo retirado pelos pescadores das colônias Z-8, em São Gonçalo, e Z-9, Magé.
Essa limpeza faz parte do Projeto “Águas da Guanabara”: pescadores trabalham para retirar lixo flutuante de praias e manguezais. Atualmente 150 pescadores fazem parte do pro jeto da Federação Estadual dos Pes cadores do Rio de Janeiro (FEPERJ), que teve início em janeiro deste ano. Em Magé, na Baixada Fluminense, no canal de Magé, nos rios Suruí, e estrela, foram recolhido um total de 250 toneladas de lixo.
Em São Gonçalo, Região Metro politana do Rio, mesmo cenário de degradação da natureza, foram retirados nos rios Embaço, Pomba, Marimbado, entre outros, pouco mais de 58 toneladas de lixo flutu ante e demais resíduos sólidos.
“Essa é uma realidade dura para os pescadores, além de causar uma grande degradação do meio ambi ente e dos recursos hídricos, como a atividade pesqueira, prejudican do também representantes da flora e da fauna local. Mas o resultado do nosso trabalho já começou a mudar essa realidade”, disse o presidente da Federação, Luiz Carlos Furtado.
Após 8 meses de trabalho árduo des
sas equipes de pescadores, e com a retirada de mais de trezentas tone ladas de lixo, o resultado de tanto esforço já pode ser visto por todos.
Pescadores do projeto “Águas da Guanabara”, em São Gonçalo, e também Magé, registraram mo mentos importantes na natureza.
Os siris que não apareciam há déca das, estão começando a voltar para seu habitat natural. Já é possível vêlos pelo mangue.
Cena que causou emoção em seu Aldir Borges. “Esse é o siri mais raro de aparecer por aqui, o que signifi ca que a água está melhorando, e nosso trabalho está dando certo. E se continuar assim, daqui uns anos, teremos milhares como este por aqui”, disse o pescador.
O projeto “Águas da Guanabara”, visa quantificar e qualificar os resíduos sólidos e os impactos que eles pos suem sobre a fauna e flora da Baía de Guanabara, através de novos olhares sobre esses problemas.
Com a participação direta dos pes cadores, o projeto busca contribuir para novas ações de gestão, cidada nia, e de respeito ao meio ambiente, proporcionando melhores condições de trabalho aos pescadores.
Além da retirada do lixo, existe uma grande preocupação com a questão social dos pescadores. A federação realiza mensalmente ações com os profissionais da pes
ca, como: exames de rotina, com objetivo de identificar possíveis problemas de saúde e encaminhar para um médico especializado (com apoio das prefeituras). A FEPERJ, além de remunerar os pescadores pelo trabalho de coleta, oferece cartão auxilio alimentação e ajuda também no que diz respeito a doc umentação da embarcação e do pescador.
José Nilton da Costa Medeiros, ini ciou a vida de pescador ainda cri ança, acompanhando o pai, explica que, além do lixo, principalmente no inverno a pescaria fica muito difícil.
“A dificuldade desse período afeta todos nós, e receber esses auxílios e esse cartão alimentação nos deixa muito felizes. Agradecemos muito a colônia Z-9 e a federação que vem nos ajudando com o projeto Águas da Guanabara”.
De acordo com a Federação, o projeto está sendo realizado, para analisar as condições territoriais, ambientais e econômicas, dar um diagnóstico ambiental e poluidor (resíduos sólidos flutuantes e de fundo), mapear os pontos críticos, conscientizar sobre os riscos para futura sustentabilidade junto à des tinação do material retirado. Todo lixo retirado da costa, é en caminhado para as prefeituras lo cais, para ser dada a devida desti nação.
Com o lema família, ad vogado, empresário e político de sucesso, Marcelo Nascif Simão, busca seu 4° mandato de deputado estadual para lutar mais uma vez por São João de Meriti, e todo Estado. Nascido na própria cidade, 8 de janeiro de 1961, Simão se diferencia por seu carisma e atenção. Com o foco maior na Baixada Fluminense, o Pré-candidato a deputado estadu al, busca o seu 4° mandato.
“Sou advogado, empresário, casa do com a médica Fátima e pai de um lindo casal, Bia e Marcelinho. Iniciei minha vida política ao lado do povo de São João de Meriti em 1997, onde fui eleito por três vezes vereador. Deixei a Câmara Munic ipal para assumir o cargo de Dep utado Estadual, em 2006. Exerci a minha função por três mandatos consecutivos, atuando por todo o Rio de Janeiro. Sou também
empresário, fundador da rede de Lojas Inex, nascida em Vilar dos Teles e hoje espalhada pelos quat ros cantos do Estado”. Fala Simão. O Pré-candidato foi presidente da Comissão de Transportes na As sembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).
“Eu sei que com a experiência que adquiri ao longo dos anos, não só como político, mas como também empresário e advogado, sempre busquei lutar pela causa das pes soas. Com isso, pude também ver e perceber que a principal bênção que temos é a família e saúde. Do que adiantaria possuir tudo e não ter a vida bem sucedida na minha casa e também em meu ser? Por isso eu preservo os meus e busco pelos outros, pois isso me torna uma pessoa melhor mentalmente, interiormente e me dá forças par acontinuar e lutar”. Concluiu o pré-candidato.
Oprefeito do Rio de Janeiro, Edu ardo Paes, apre sentou nesta terça-feira (27) o novo modelo de ônibus que será usado na operação do sistema BRT na cidade. O veículo articulado, que agora será identificado com as co res amarela e prata, é mais moderno. Paes reconheceu que a população enfrenta dificuldades no serviço, mas destacou a “satisfação e uma alegria sem tamanho” ao re ceber o primeiro ônibus.
“Sabemos que a população está sofrendo e, infelizmente, não é simples adquirir novos ônibus”, disse, prometendo para a primeira semana de dezembro ter o número su ficiente para reinaugurar a linha expressa Transolímpica.
Também estiveram no even to, realizado na garagem do BRT, em Curicica, na zona oeste da capital, a secretá ria municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a presi dente da Companhia Munici pal de Transportes Coletivos (CMTC Mobi-Rio), Claudia Secin.
Segundo o cronograma, mais ônibus novos devem estar disponíveis na Trans carioca no fim de janeiro e início de fevereiro, já com todas as estações reforma das. A Transoeste será a úl tima a receber os modelos
novos porque ainda passa por obras no piso da pista. “Nela, os passageiros vão ter mais ofertas de ônibus no primeiro semestre de 2023, mas ainda operando com os antigos. Esperamos que, as sim, a população volte ao ser viço adequado e viagem com conforto”, pontuou o prefei to, pedindo que os usuários tenham cuidado e carinho com os novos ônibus, porque os veículos foram comprados com dinheiro dos impostos e danificá-los significa atingir o próprio bolso.
Para acelerar a recuperação do BRT, a Secretaria Munici pal de Transportes fez licita ções em abril e maio de 2022 para a compra de 291 novos veículos para o sistema. En tre eles, 220 são articulados e 71 ônibus do tipo padrão. A previsão é que os novos veí culos sejam entregues entre outubro deste ano e março de 2023.
Ainda este ano, a prefeitura vai licitar mais 270 articula dos. A entrega está prevista para o período de outubro de 2023 a março de 2024.
Segundo a prefeitura, o ar ticulado apresentado hoje é da multinacional brasileira Marcopolo, com chassi da fabricante Volvo e capaci dade para transportar até
181 passageiros. “O modelo conta com tec nologias como sistema de próxima parada, com aviso por meio de dispositivos au diovisuais que alertam sobre as próximas estações de de sembarque, ar-condiciona do, botão de pânico na cabi ne do motorista, sistema de comunicação do motorista aos passageiros com micro fone instalado na cabine do motorista, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque
e tomadas USB em todas as poltronas”, informou.
O novo modelo tem tam bém circuito fechado de TV, que permitirá ao motorista visualizar as imagens das câmeras internas do veícu lo. O novo BRT é composto por painel que mostra a ve locidade do veículo, cabine segregada para o motorista, câmera de marcha à ré e sis tema de iluminação diferen ciada, com cromoterapia no interior do veículo.
A secretária Maína Celidonio
disse que a frota foi planeja da para dar conforto à popu lação e acabar com a lotação por meio de uma frequência muito alta de ônibus. “Os no vos modelos têm três ram pas de acessibilidade e mais assentos para essas pesso as”, completou.
Desde o ano passado, quando assumiu a gestão do sistema, a prefeitura do Rio vem atuando para me
lhorar a eficiência do BRT. Até agora, foram reforma das 46 estações que esta vam fechadas e outras 23 foram remodeladas.
“Entre outros projetos, es tão as obras em andamento de construção do BRT Trans brasil, que terá 18 estações e quatro terminais, incluindo o Terminal Intermodal Gentile za [na região portuária], que vai integrar o BRT ao VLT e linhas de ônibus municipais”, acrescentou a prefeitura.
Foi sancionada pelo pre feito Eduardo Paes nes ta segunda-feira (26/09) a Lei n° 7.557/2022, que cria uma campanha permanente chamada Semana Azul, com o objetivo de conscientizar sobre a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiência múltipla na rede pública de ensino. A lei ainda deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.
De autoria dos vereadores Tânia Bastos (Rep), Luiz Ramos Filho (PMN), Marcelo Arar (PTB), Dr. Marcos Paulo (PSOL) e Dr. Carlos Eduardo (PDT), a campanha deverá ser desenvolvida no início
das aulas letivas, auxiliando na integração dos alunos e garantindo o melhor ambi ente escolar.
De acordo com o texto, será esclarecido aos demais alunos o significado dos sím bolos contidos nas placas de atendimento prioritário, em especial o símbolo mundial do Autismo, representado por um laço colorido, bem como o símbolo que repre senta as pessoas com defi ciência. Também poderão ser promovidas palestras, roda de conversa, ou outros meios para promoção da Se mana Azul.
Para a vereadora Tânia Bas tos, idealizadora da proposta
que deu origem à lei, a in clusão não é um desafio so mente para o professor, mas engloba também os alunos e os profissionais da educação: “o início das aulas é funda mental para a criação de um ambiente escolar acolhedor.
A Semana Azul, com toda certeza, irá auxiliar neste processo de aprendizado, além de promover a Cidada nia e garantir o direito à edu cação, já estabelecido na Lei federal nº 12.764/2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista”.
Em caso de ree leição de Jair Bo losonaro (PL) para a presidência da República, o Rio de Janeiro pode ter portos e aeroportos inclusos no Programa de Privatizações e Concessões do Governo Federal, anunciou o minis tro da Infraestrutura, Marce lo Sampaio. As privatizações de tais equipamentos foram solicitadas pelas entidades empresariais Fecomércio RJ, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Associação Comer cial do Rio de Janeiro (ACRJ). O ministro disse ainda que a recriação do grupo técni co para avaliar a nova con
cessão do aeroporto Rio Galeão, em conjunto com o Santos Dumont, também foi solicitada pelas entidades e está em análise. Responsável pelos portos do Rio, Itaguaí, Niterói, An gra dos Reis e Forno; seria a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) o objeto da privatização. A compan hia tem um papel muito es pecífico no setor portuário, não cabendo a ela a movi mentação de cargas, ativi dade realizada por empre sas privadas. A privatização de Docas, caso seja executa da, passará por uma nova padronização e definição de condições, realização de audiências públicas e, pos
teriormente leilão público. Otimista, o assessor da presidência da Fecomércio RJ, Delmo Pinho, adiantou que a privatização de CDRJ vai garantir uma maior apli cação de recursos na melho ria dos portos por ela agora administrados.
Para o assessor da presidên cia da Fecomércio RJ, Delmo Pinho, esse processo deverá melhorar a operação dos portos fluminenses. “A pri vatização e concessão dos serviços da CDRJ, além da maior aplicação de recur sos na melhoria dos por tos, poderá canalizar parte substancial dos recursos de outorga em favor dos aces sos portuários no Estado do
Rio de Janeiro”, disse Delmo Pinho.
Quanto aos aeroportos San tos Dumont e RioGaleão, o maior entrave é a ade quação das operações dos dois aeroportos, que é ex tremamente desigual. Para o assessor da presidência da Fecomércio RJ, Luiz Vel loso, a capacidade opera cional do Santos Dumont para a alta temporada deve ser limitada. Segundo ele, a medida visa “melhorar o equilíbrio das operações com o Galeão, que é o hub internacional do Rio.”
As informações são do Diário do Porto.
Bolsa de Lisboa encerra em alta e contraria tendência da restante Europa
O Senado dos Estados Unidos realizará uma votação inicial sobre uma medida provisória de gastos nesta terça-feira (27) para manter as agências federais funcionando até o fi nal desta semana, enquanto o Congresso continua a ne gociar projetos de lei para fi nanciar o governo até o próx imo ano fiscal.
Os democratas do presidente Joe Biden controlam ambas as casas do Congresso e de vem evitar uma embaraçosa paralisação parcial do gover no apenas seis semanas an tes das eleições de 8 de no vembro, quando o controle do Congresso estará em jogo.
O projeto de lei, que es tenderá o financiamento geral do governo até 16 de dezembro, pede US$ 12,3 bil hões em novos investimen tos para ajudar a Ucrânia a combater a invasão russa, disse a presidente do Comitê de Dotações da Câmara dos Deputados, Rosa DeLauro, em comunicado.
O Congresso recorreu a esse tipo de projeto de lei de gas tos temporários de última hora em 43 dos últimos 46 anos devido ao fracasso em aprovar dotações anuais a
tempo para o início do ano fiscal federal, de acordo com um estudo do governo.
O resultado de uma primeira votação não foi claro devido a uma briga por um comple mento do senador democrata Joe Manchin, que pressionou para incluir uma medida para acelerar o processo de licen ciamento governamental a projetos de energia.
Mesmo que a votação pro cessual de hoje falhe, os lí deres da Câmara dos Dep utados e do Senado devem mudar de marcha para aprovar prontamente a lei de gastos até a meia-noite de sexta-feira (30).
É quando as agências gover namentais ficam sem dinhei ro com o início de um novo ano fiscal no sábado, 1° de outubro.
Com o clima frio de inverno se aproximando nos Esta dos Unidos, a legislação for nece US$ 1 bilhão de dólares adicionais para o Programa de Assistência de Energia Doméstica de Baixa Renda “para ajudar a lidar com a pressão sobre os bolsos das famílias de baixa renda devi do à inflação”, disse DeLauro.
Imagens feitas por satélite pela empresa Maxar Tech nologies mostram que lon gas filas de carros se for maram nas fronteiras da Rússia com a Geórgia e com a Mongólia. Homens russos estão fugindo para países vizinhos para evitar a con vocação para lutar na guerra da Ucrânia.
O plano do presidente Vladimir Putin é convocar 300 mil reservistas para re forçar as tropas russas na guerra na Ucrânia. A mobi lização foi anunciada no dia 21 de setembro.
Os voos para fora da Rússia se esgotaram, e os carros se acumularam nos postos de fronteira.
A espera para entrar na Geórgia chegou a durar 48 horas. O país permite que cidadãos russos entrem sem visto. Em um momento, mais de 3.000 veículos es tavam na fila para cruzar a fronteira, informou a mídia estatal russa.
Além disso, voos que partem de Moscou estão esgotados ou existem poucas passa gens, que estão sendo ven didas a preços astronômicos.
4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais antigas, é impedir que alguma autoridade uti lize seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. O artigo é o
armas de fogo num raio de 100 metros de qualquer seção eleitoral. As poucas exceções incluem apenas agentes de segurança. A regra vale mesmo para quem possui permissão para o porte e
guma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de re clusão.
Moradores também fogem da convocação em direção a outros países vizinhos, como o Cazaquistão e a Finlândia.
A Rússia não fechou suas fronteiras, e os guardas, apa rentemente, deixam as pes soas saírem do país.
O governo russo ainda não decidiu se fecha as fronteiras. Questionado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres: “Não sei nada sobre isso. No momento, nenhuma decisão foi tomada sobre isso”.
Uma nova pesqui sa Atlas, di vulgada nes ta terça-feira (27), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 48,3% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsona ro (PL), com 41%.
Em votos válidos (descontan do brancos, nulos e indeci sos), Lula tem 49,5% e, con siderando a margem de erro de um ponto percentual, poderia vencer as eleições no 1º turno, caso o pleito fos se realizado hoje.
Na terceira colocação, apa rece Ciro Gomes (PDT), com apenas 3,5%. No levanta mento anterior, ele tinha 6,3%. A senadora Simone Te bet (MDB) também teve uma queda considerável. Na se mana passada, ela aparecia com 4%. Agora, a emedebi sta tem 2,1%. Além deles, Fe lipe D’Avila (Novo) tem 1,3%,
e Soraya Thronicke (União Brasil), 1%.
Vera Lucia (PSTU) marca 0,2%; José Maria Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) ficam com 0,1%. Leonardo Péri cles (UP) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou não sabem em quem votar somam 2,3%.
A pesquisa coletou respostas de 4.500 pessoas via web en tre os dias 22 e 26 de setem bro. Os entrevistados são recrutados organicamente durante a navegação de rotina na web em territórios geolocalizados em qualquer dispositivo (smartphones, tablets, laptops ou PCs).
A margem de erro do levan tamento é de um ponto per centual. O levantamento tem 95% de confiança. A pesqui sa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02714/2022.
Ocandidato à Presidên cia da República Ciro Gomes (PDT) voltou a acusar o presidente Jair Bol sonaro (PL) de corrupto. Em sua participação no Podcast Flow, nessa segunda-feira (26/9), disse que no governo Bolsonaro há uma “roubal heira” e alegou que as suas acusações contra a “cor rupção grossa” do governo não sai nos jornais.
Na ocasião, Ciro relembrou algumas acusações que fez contra o presidente durante o debate do SBT, no último sábado (27/9).
“No debate do SBT eu tava do lado do Presidente da Repú blica, ele falou o negócio de corrupção. Eu falei, Bolson aro anota aí: você vendeu a carteira de créditos do Ban co do Brasil de R$ 3,7 bilhões por 700 e poucos milhões de reais pro BTG. Eu disse o valor, eu disse quem fez, eu disse quem comprou. Diz se saiu em algum jornal, alguma linha, Por quê? Porque o BTG é um desses bancos, cara”, relembrou Ciro.
“Tá tudo dominado. Enquan to eles não me matarem, o único livre contra esse
sistema sou eu. Olha que tragédia”, completou.
Ciro alegou que Bolsonaro vendeu alguns gasodutos e oleodutos - responsáveis por transportes combustíveisutilizados pela Petrobras e depois os alugou de volta.
“Ou seja, eu vendo o gas oduto, mas como eu preciso usar eu te alugo e o valor do aluguel de cinco, seis anos paga os gasodutos tudo. E fica tudo de graça daqui para frente. Meu irmão é uma roubalheira que você não tem ideia do tamanho”, ale ga Ciro.
O pedetista ainda disse que alguns esquemas de cor rupção não saem na impren sa porque o “mercado finan ceiro está envolvido”.
“Tá tudo dentro do mercado. Existe um tipo de roubalheira que sai na denúncia: um pas tor exige uma barra de ouro pra roubar, não sei o quê Pazuello tava lá no Ministério e roubaram na vacina (...), aí sai, mas o que é corrupção grossa, em que o mercado financeiro é parte, isso não sai na imprensa”, alega Ciro Gomes.
Oministro aposenta do do Supremo Tri bunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou que o presidente Jair Bol sonaro (PL) “não é um homem sério e não serve para governar o Brasil”. A declaração foi dada por meio de um vídeo que cir cula nas redes sociais em que o ex-ministro ressalta o seu apoio ao ex-presiden te Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Em 2018, eu alertei os brasileiros de que Jair Bol sonaro seria uma péssima escolha para a Presidência da República. Bolsonaro
não é um homem sério, não serve para governar um país como o nosso, não está à altura, não tem digni dade para ocupar um cargo dessa relevância”, disse. “Nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, de sprezível, uma pessoa a ser evitada. Esse isolamento internacional é muito ruim para o nosso país. Nós per demos muitas oportuni dades com isso. É preciso votar já em Lula no primei ro turno para encerrar já essa eleição no próximo domingo”, afirmou Barbo sa.
Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.
Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,. Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.
Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei. Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
Estado do Rio- A cap tação de vagas real izada pela secretaria estadual de Trabalho e Renda (Setrab) resultou, esta semana, em 1.392 oportunidades nas regiões Metropolitana, da Costa Verde, Médio Paraíba e Serrana do Estado do Rio. Na Metropolitana, o total chega a 1.058, entre elas 336 desti nadas exclusivamente a pes soas com deficiência (PCD).
Todas as oportunidades são disponibilizadas através do Sistema Nacional de Empre go (Sine).
Para a região do Médio Paraí ba estão sendo oferecidas 112 vagas para diferentes funções, incluindo 32 para servente de obras, cinco para eletricista e cinco para en genheiro civil. O Sine realiza uma análise comparativa do perfil profissional de cada candidato cadastrado com
o da vaga disponibilizada pela empresa contratante. Por isso, é importante que o cidadão mantenha seu ca dastro atualizado. Para se inscrever ou atualizar o ca dastro, é necessário ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego levando os doc umentos de identificação civ il, carteira de trabalho, PIS/ PASEP/NIT/NIS e CPF.
de Trabalho e Renda divulga 1.392 oportunidades de emprego em várias regiões do Estado do Rio
Foram 1.762 pessoas no universo online e mais de 20 mil no HR Experience, presen cialmente. Durante 42h, hackathoners, men tores e jurados participaram da 5ª edição do Hacking.Rio, a maior maratona de pro gramação da América Latina, entre os dias 01 e 04 de se tembro. A competição entre os “hackers do bem” reuniu 115 equipes que disputaram a premiação total de R$ 50 mil. Os participantes tiver am de solucionar desafios relacionados aos ODS (Ob jetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. A com petição foi dividida em 6 clus ters temáticos da Petrobras, do Sebrae/RJ, do Ocean Pact e de outros parceiros. Após três fases, 13 proje tos chegaram à banca final e apenas três equipes fo ram as vencedoras: Equi pe 53, Equipe 45 e Equipe 43. Cada equipe escolheu uma entre as seis possibili dades de Objetivos de De senvolvimento Sustentável.
A Equipe 53 ficou em primei ro lugar com o projeto ‘Tar taruga’. Competindo na ODS 14 – Vida na água, os par ticipantes uniram a tecno logia e a natureza de forma simbiótica. O cluster temáti co foi proposto pela Ocean Pact, a fim de colaborar com a conservação e uso sus tentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. O pro jeto criado foi um aplicativo
que permite a identificação de animais, como a tartaru ga, por meio de imagem, sem interferência em seu habitat.
Ao ser identificada, a tartaru ga recebe, na plataforma, uma ID em formato de NFT, funcionando como identifi cação para o animal. Além de criar uma aproximação sustentável entre animais e pessoas, a equipe tem o in tuito de criar um metaver so marinho com as NFTs.
Em segundo lugar, com petindo na ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis, a Equipe 45 propôs o uso de totens para estreitar o rela cionamento entre empresas e comunidades. O objetivo era responder ao questiona mento sugerido pela Petro bras: “Como conhecer as verdadeiras necessidades e potencialidades das comuni dades nos entornos das ativ idades Petrobras?”. A ideia proposta pela equipe é que os totens estejam espalha dos em locais estratégicos da região pretendida. As pes soas respondem a três per guntas, com duração média de 30 segundos, e ajudam a empresa no mapeamen to dos ambientes que ne cessitam de maior atuação.
Em terceiro lugar, a Equipe 43 propôs uma solução para os donos de hotéis e pousa das sob o ODS 7 – Energia limpa e acessível. O projeto consiste em uma ideia de aplicativo para possibilitar o consumo consciente de en
ergia e turismo sustentável, com gasto energético baixo.
O monitoramento é ideal izado através de um app chamado ‘ControLE’, no qual os donos de hotéis e pousa das teriam acesso em tempo real ao gasto energético de seus quartos, possibilitan do a tomada de decisões baseadas nesses dados.
A maratona de programação também contou com painéis, palestras e cursos exclusivos no Hacking.Rio Experience. Dentre eles, o Phygitall IoT
Conference, 1º evento no Rio de Janeiro sobre os de safios e oportunidades no mercado da Internet das coi sas. O evento contou com 3 painéis, tendo como debate principal: O papel do IoT no saneamento básico e quali dade da água, que apresen tou o case NOAH/CEDAE, vencedor da edição do HR 2021. Além disso, os outros 2 painéis trouxeram temas relevantes e atuais sobre “5g, novas tecnologias e o potencial do mercado IoT no
tentável da ONU até 2030, as equipes devs do Hacking.Rio 2022 já começaram a fazê-lo. O futuro a gente cria no pre sente”, explica.
A
o
lugar;
para o segundo e
para o terceiro lugar. As equipes finalis tas se apresentaram para banca de especialistas no último dia do evento. Além do dinheiro, outros benefícios de parceiros fo ram oferecidos aos vence dores como: bolsas de es tudos e mentorias.
Um dos principais no mes da história do rock nacional, o Barão Vermelho se apresenta no Circo Voador, na Lapa, região central do Rio de Janeiro, neste sábado (01/10).
Tanto a banda carioca, for mada no início da década de 80, quanto a famosa lona, inicialmente montada na Praia do Arpoador e poste riormente transferida para o bairro mais boêmio da Ci dade Maravilhosa, celebram 40 anos em 2022 e prome tem um show contagiante, recheado de hits como ”Bete Balanço”, ”Maior Abandona
do”, ”Pense e Dance”, ”Por Você”, ”Pro Dia Nascer Feliz”, entre diversos outros. Inicialmente contando com a brilhante parceria entre Ca zuza e Frejat, o Barão é com posto atualmente por Rod rigo Suricato (voz, guitarra e violão), Fernando Magalhães (guitarra), Maurício Barros (teclado) e Guto Goffi (ba teria), os dois últimos inte grantes da formação original do grupo.
Os ingressos, já em 3º lote, estão à venda pelo site ”Eventim”, custando R$ 160 (inteira) e R$ 80 (meia ou solidário).
Barão Vermelho no Circo Voador
Data: 01 de outubro de 2022 (sábado)
Horário (abertura dos portões): 22h
Endereço: Rua dos Arcos, s/n – Lapa – Rio de Janeiro/RJ
Classificação: 18 anos (14 a 17 anos somente acompan hado do responsável legal) Preços (3º lote): R$ 160 (in teira) | R$ 80 (meia)
Ingressos
Brasil” e “Como criar uma Startup de IoT e quais opor tunidades neste mercado?” Na análise da CEO e fundado ra do Hacking.Rio, Lindalia Junqueira, a edição deste ano foi bem sucedida. “Se temos que resolver os Objetivos de Desenvolvimento SusEm amistoso realiza do no Parque dos Príncipes, na França, o Brasil goleou a Tunísia por 5 a 1. Raphinha (2x), Richarlison, Neymar e Pedro marcaram os gols da partida. Este foi o último jogo da seleção antes da estreia pela Copa do Mun do do Catar, no dia 24 de no vembro, contra a Sérvia.
O Brasil, que estreou o uni forme azul, chegou para o duelo embalado pela vitória por 3 a 0 sobre Gana, na últi ma sexta-feira. O técnico Tite promoveu duas alterações em relação ao jogo passado. Titulares em grande parte do ciclo da Copa, o lateral-dire ito Danilo e o meio-camp ista Fred voltaram à equipe nos lugares de Éder Militão e Vinícius Júnior, respecti vamente. Com isso, Lucas Paquetá voltou a atuar ab erto pela esquerda na for mação inicial.
Apesar de encontrar mais dificuldades para criar em relação ao jogo contra Gana, o Brasil abriu o placar logo cedo. Aos 11 minutos, Ca semiro fez belo lançamento
para Raphinha nas costas da defesa. O camisa 19 viu que o goleiro estava um pouco adiantado e com um leve toque de cabeça, encobriu o arqueiro adversário.
O gol da Tunísia saiu pelo alto, assim como o do Bras il. Aos 17 minutos, Danilo fez falta na lateral. Os tunisianos jogaram a bola na área e, de cabeça, empataram o jogo.
Porém, com resiliência, no minuto seguinte Richarli son botou o Brasil na frente.
Raphinha deu lindo passe e deixou o camisa 9 cara a cara com o goleiro. O Pom bo dominou e mandou para o gol.
O terceiro gol do Brasil saiu em pênalti sofrido por Ca semiro, em cobrança de es canteio. Contudo, a origem da jogada começou com óti mo lançamento de Marquin hos para Lucas Paquetá, que tirou do zagueiro e bateu no canto do goleiro, que tirou na ponta dos dedos.
Neymar, com a calma de sempre nas penalidades, fez o 3 a 1 para o Brasil, aos 28 minutos da etapa inicial.
Ainda tinha tempo para mais. Richarlison ajeitou e Raphinha bateu no canto do goleiro da Tunísia. Um
primeiro tempo avassalador do Brasil.
Entretanto, o primeiro tem po não acabou por aí. Nos minutos finais, o zagueiro Bronn foi expulso após fazer uma falta dura em Neymar. A primeira etapa terminou 4 a 1 para o Brasil, e os tuni sianos foram para o intervalo com menos um jogador.
Nos últimos 45 minutos an tes da Copa, Tite colocou Vinicius Junior no lugar de Lucas Paquetá e Pedro na vaga de Richarlison. Assim como no jogo da Gana, o resultado construído no primeiro tempo influenciou no ritmo da segunda etapa. Aos 20 minutos Tite pro moveu mais duas alterações: Raphinha, um dos melhores em campo, deu lugar para Antony, enquanto Renan Lodi assumiu na vaga de Alex Teles. Apesar de buscar o jogo, a seleção encontrou poucos espaços no segundo tempo, comparado à primei ra etapa.
O atacante Pedro, que tem um apelo popular muito grande por uma vaga na Copa, fez o quinto gol do Bra
Se ao fim do primeiro turno o Vasco tinha o caminho do acesso pavimentado, a sete roda das do encerramento da Série B a situação não é mais tão confortável. Com um confronto direto contra o Londrina na próxima quin ta-feira, em São Januário, a diretoria mantém o foco dentro de campo e aguarda a definição do futuro para dar andamento ao planeja mento da temporada 2023. A montagem do elenco vai depender de qual campe
onato o Vasco disputará no ano que vem. O primeiro passo será a definição de quais jogadores perman ecerão no clube, e isso de penderá do desempenho na reta final.
Diferentemente do que aconteceu esse ano, o Vas co não pretende montar um time do zero em 2023. Porém, jogadores que an tes estavam entre as prior idades para renovar caíram de produção e estão com a permanência ameaçada. É o caso do goleiro Thiago
Rodrigues e do meia-ata cante Alex Teixeira. Dezessete atletas do elen co têm vínculo somente até o fim da temporada. Assim, o planejamento passa não só pela contratação de re forços e negociações por renovação, mas também pela definição da estru tura do departamento de futebol. Desde que a 777 Partners assumiu a SAF do Vasco, a empresa tem feito alterações organizacionais no clube.
sil, aos 29 minutos. Em troca de passes e movimentação do time, a bola sobrou para o artilheiro da Libertadores que não perdoou. O gol pode ter sido o carimbo que o jog ador precisava para garantir a vaga no Catar. Nos 15 minutos finais, o zagueiro Ibanez fez sua es
treia com a camisa da se leção na vaga de Marquin hos, e Rodrygo pegou a vaga do volante Fred.
A seleção chegou a criar mais chances, porém, com o grande placar, os jogadores apenas administraram o re sultado nos minutos finais. Agora a seleção encerra a
preparação para a Copa do Mundo com uma sequência de 15 partidas de invencibi lidade. O próximo encontro marcado será no dia 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia. É o Brasil rumo ao hexa.
Na Inglaterra, a seleção da casa empatou com a Alemanha por 3 a 3, em jogo válido pela Liga das Nações. O English Team irá à Copa do Mundo depois de uma sequência de seis par tidas sem vitórias, mas pelo menos com orgulho e con fiança restaurados após um emocionante empate. De pênalti, Ilkay Gundo gan abriu o placar para a Alemanha. A menos de 20 minutos do final, Kai Havertz acertou um belo chute para ampliar a conta. Com isso, as vaias começar am a surgir, para o apático time de Gareth Southgate,
no Estádio de Wembley, na última partida do Grupo A3. Entretanto, o time reagiu de forma emocionante, com gols de Mason Mount e Luke Shaw em um intervalo de quatro minutos, empatan do o jogo. Estes foram os primeiros gols da Inglaterra com bola rolando nas últimas cinco partidas.
Aos 38 minutos da segun da etapa, Harry Kane virou para os ingleses, após pên alti sofrido por Jude Belling ham. O gol parecia ter dado à Inglaterra uma vitória moralizadora.
Mas a Alemanha, que vive uma fase instável no
Ainda deu tempo para Ter Stegen salvar os alemães no minuto final, em chute de Bukayo Saka.
A Inglaterra chega para a Copa do Mundo com atu ações bem abaixo na Liga das Nações. O time terminou em último lugar no grupo, com apenas três pontos, fican do atrás da Alemanha, com sete, da Hungria, com 10, e Itália, líder e que passou para a fase final da competição, com 11 pontos.