Jornal Gazeta Rio - Edição de Quinta-Feira 22 de Setembro de 2022

Page 1

www.gazetario.com Fundado em 2022 • Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022. Ano XXV Nº 971 - R$0,50 Presidente: Jorge Bernardes GAZETA RIO Página 04 Página 05 Página 02 Página 07 Página 02 Página 03 Ministro da Cidadania visita município de Japeri e diz que auxilio Brasil continuará Prédio desaba e mata uma pessoa em Belo Horizonte Página 05 Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro “As instituições não são decalque da vontade do presidente”, diz Gilmar Mendes Semana da Moda no TopShopping Nova Iguaçu Bolsonaro promete recriar Ministério da Indústria se for reeleito Crianças autistas precisam ser identificadas em locais públicos Página 03 CLÁUDIO CASTRO NA FRENTE COM 37% E FREIXO 27% A prefeira de Japeri, Fernanda Ontiveros, recebeu nesta quar ta-feira (21), a visita do Ministro da Cidadania Ronaldo Vieira Bento que veio a nova sede da Secretar ia Municipal de Assistencia Social e Trabalho e encontrou com agentes governamentais e movimentos so ciais do municipio. em entrevista coletiva destacou o Auxilio Brasil, de 600 reais que continuara mesmo após as eleições Ganso revive protagonismo no Fluminense Página 08
Ainda de acordo com a corporação, a família que foi vítima do acidente era formada por 4 pessoas, sendo um casal de idosos e duas filhas. “Infelizmente, a idosa (mãe) foi en contrada já sem sinais vitais”, diz nota dos Bombeiros.
Página 04
Olevantamento mostrou a esta bilidade do go vernador Cláudio Cas tro, que manteve os 37% das intenções com parando com a pesqui sa anterior. Marcelo Freixo, no entanto, cres ceu 5% percentuais. A distância dos dois agora é de 10 pontos.

bastante diferente de outras imagens igualmente impressionantes que o su pertelescópio já realizou. Os registos de Marte agora divulga dos datam de 5 de setembro e as sentam nas capacidades de leitura da NIRCam, a câmara de infraver melhos do James Webb. Mas a ses são fotográfica não foi fácil.

instituições não são decalque da vontade do presidente”, diz Gilmar Mendes

Editorial:

Democracia sempre

Há onze dias da eleição presiden cial, o povo brasileiro começou a se manifestar em relação a escolha do novo mandatário do país. Podemos observar com mais clareza, acompanhando as opiniões cercadas de paixões de ambos lados e as pesquisas pée leitorais que a cada dia aponta para uma única direção. O agito dos eleitores, o acirramen

to político e as farpas atira das entre os presidenciáveis, tudo faz parte de um país de mocrático e civilizado. Esquenta a rua, mais não o dese jo dos cidadãos brasileiros em ver solução para todos os seus problemas enfrentados inclu sive a fome que hoje campeia e atinge a quase 33 milhões de brasileiros e a segurança pú

blica que é o grande calcanhar de Aquiles. A população bra sileira irá as urnas mais uma vez, num ato democrática, apostando mais uma vez mais no país e na capacidade de sua gente de resolver seus prob lemas que afligem a nação de forma civilizada.

A democracia brasileira conta com a população.

Oministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, está conven cido de que, apesar do clima de tensão e dos episódios de violência política, a eleição deste ano está correndo dentro da normalidade. “Esses ataques e as mortes de pessoas abalam. Por outro lado, no geral, nas movi mentações de rua, o processo está correndo dentro do previsto”, ob servou o magistrado, durante par ticipação no Podcast do Correio.

O ministro considerou que as medi das preventivas tomadas pelo Tribu nal Superior Eleitoral (TSE) — como a restrição de armas de fogo no dia da eleição, o cerco a propagan das mais agressivas e às mentiras e desinformações — contribuíram para manter as regras do jogo de mocrático. Reconhece, porém, que a democracia vem sendo testada em vários locais do mundo — ci tou diversos países da Europa e os Estados Unidos, onde ocorreu a “lamentável” invasão do Capitólio.

“Estamos vivendo um momento singular na democracia tal qual a conhecemos”, comentou o minis tro, ao analisar a ascensão de forças políticas intolerantes com o Estado Democrático de Direito.

Gilmar lembrou, no entanto, que re gimes constitucionais são pautados pela lei, e não por paixões políti cas. “A democracia constitucional envolve limites. As pessoas vão, votam, delegam poderes às autor idades. Mas essas também estão condicionadas pelo sistema jurídico constitucional. As instituições não são um decalque da vontade do presidente da República”, ressaltou o decano do Supremo. Em contraponto aos movimentos de tendência autocrática, Gilmar lembrou que os integrantes do

Congresso têm mais votos soma dos do que o chefe do Executivo. “O presidente não tem maior le gitimidade do que o Parlamento. É preciso olhar nessa perspectiva. Mas fazem ablação disso tudo. Eliminam todas essas consider ações e dizem: o importante é a vontade do presidente”, criticou. Na avaliação do ministro, o mo mento político conturbado é uma das consequências da Operação Lava-Jato. A força-tarefa contribuiu para despertar um sentimento de aversão à política tradicional, e isso pavimentou a eleição do presiden te Bolsonaro (PL). “A débâcle da política tradicional nos trouxe a essa situação”, comentou.

Por causa disso, o magistrado enx erga que as divergências políticas devem se manter por mais algum tempo, independentemente que quem ganhar a corrida para chegar ao Palácio do Planalto.

Gilmar salientou que os ataques de apoiadores do presidente ao STF, sob a acusação de não deixar Bolsonaro governar, vêm de uma minoria barulhenta, mas articu lada. “Vêm de membros sectári os do presidente. Talvez até seja um erro de avaliação fruto dessa massiva propaganda de que o Su premo atrapalha, ameaça a de mocracia, não deixa o presidente governar”, observou.

E deixou claro que tal narrativa é mentirosa ao exemplificar com a atuação do STF durante a pandem ia de covid-19. Gilmar lembrou que o Supremo, em vez de impedir o governo de agir, apenas reafirmou a responsabilidade compartilha da de União, estados e municípios em momentos de crise sanitária. O campo de ação do presidente para gerir o país naquele período mais agudo sempre esteve preservado.

Horácio

Vanderson

Carlos

Sucurssais: Baixada: Vanderson Claudino Região dos Lagos: Henrique Sepúlvida Circulação: Guilherme da Costa

O presidente Jair Bolsonaro disse que recriará o Ministério da In dústria, Comércio e Serviços, caso seja reeleito. Ele participou de sa batina durante a Convenção da Associação Brasileira de Supermer cados (Abras), por meio de video conferência, nesta terça-feira (20).

“Há interesse nosso, sim, em recriar o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. E a pessoa que for ocu par esse ministério seria indicada por vocês. Eu creio que seriam mui to melhor geridas essas questões, para eu tratar de forma mais dire ta e com mais celeridade às suas sugestões. Os benefícios dessa boa administração são realmente muito bem-vindos”, disse Bolsonaro aos empresários do setor. Segundo o presidente, o as

sunto do desmembramento do Ministério da Economia já foi conversado com o ministro Paulo Guedes, que não se opôs à ideia. “Esse ministério, quando foi fundi do, com mais outros quatro, passou ao comando do Paulo Guedes. Eu tenho conversado com ele e não temos dificuldade para recriar esse Ministério da Indústria, Comércio e Serviços. Acredito que assim melhor poderia ser conduzida essa política, em que pese todo o mérito do Pau lo Guedes e o zelo que ele tem pelo setor”, declarou Bolsonaro.

O presidente falou por videocon ferência diretamente de Nova York, onde estava para participar da abertura dos trabalhos da As sembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

GAZETA RIO
surge imponente nas primeiras ob servações do supertelescópio James Webb
Marte
“As
15 em 15 dias
Batalha de
Marte surge imponente nas primei ras observações do supertelescópio James Webb NASA e ESA acabam de divulgar as primeiras imagens de Marte, captadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST). Segundo as agências espaciais, os registos fornecem uma “perspeti va única” do planeta vermelho, mas
Bolsonaro promete recriar Ministério da Indústria se for reeleito Fundado em 1997 Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 - Ano XXV - nº 971 Diretor Presidente Jorge Bernardes Editor Horácio Avelar GAZETA RIO Uma publicação de Gazeta Rio Comunicações Agora diário 100% digital GAZETA RIO Fundado em 1997 Redação e Administração: Rua Pedro Guedes, 74 São Cristóvão - Rio de Janeiro Tel. (21) 995030765 gazetario@gazetario.com administracao@gazetario.com comercial@gazetario.com Circulação: Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense, Costa Verde e governos. Tiragem: 30.000 exemplares Obs. As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal GAZETA RIO, e seus conceitos, interpretações, afirmações e pontos de vista são de inteira responsabilidade dos respectivos autores.
Henrique Lessa Jorge Bernardes Diretor Presidente presidente.bernardes@gazetario.com Avelar Editor editor.alexandrefranca@gazetario.com Claudino Diretor Comercial Alberto Antônio Tainá Bernardes Conselho editorial
• Eleição • Eleições

RIO DE JANEIRO: CLÁUDIO CASTRO TEM

37%, MARCELO FREIXO MARCA 27%

Apesquisa

Ipec divul gada mostra o governa dor Cláudio Castro (PL), que disputa a reeleição, na liderança com 37% das intenções de voto no Rio de Janei ro. O aliado do presidente Bolsonaro é seguido pelo deputado federal Marce lo Freixo (PSB), que marca 27% das intenções.

O levantamento mostrou a estabilidade do gover nador Cláudio Castro, que manteve os 37% das in tenções comparando com a pesquisa anterior. Mar celo Freixo, no entanto, cresceu 5% percentuais. A distância dos dois agora é de 10 pontos.

Os dois candidatos são seguidos por Rodrigo Ne ves (PDT), com 6% das intenções; Cyro Garcia (PSTU), com 3%; Julie

te Pantoja (UP), com 2%; Wilson Witzel (PMB), com 2%; Paulo Ganime (Novo), com 2%; e Eduardo Serra (PCB), com 1%. Luiz Eugê nio, do PCO, marcou 0%. Eleito governador em 2018, Witzel sofreu im peachment em agosto de 2020. A sua candidatura foi indeferida pelo Tribu nal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ) em setembro, mas ele recorre da decisão na justiça. A pesquisa entrevistou 1.504 eleitores dos dias 17 a 19 deste mês no Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos, para mais, ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi registra do no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nú mero RJ-04682/2022 e foi encomendado pela Rede Globo.

Crianças autistas precisam ser identificadas em locais públicos

Nesta semana, uma cri ança autista se perdeu em Niterói e, graças a guardas municipais que transitavam pelo local, foi devidamente acolhida e pos teriormente identificada pela polícia. Trata-se de mais um caso de pessoa com transtor no não visível que se afasta dos responsáveis, expon do-se a uma série de perigos. A primeira criança encon trada com a ajuda do Alerta Pri, como ficou conhecido o alerta de crianças desa parecidas por SMS, de 11 anos, é portadora de au tismo. Não era a primeira vez que Isaque do Carmo Félix havia saído de casa sem o conhecimento dos seus pais. Ele foi encontra

do, em março de 2021, no Centro do Rio, sem noção do perigo que corria nem da aflição que causava nos familiares.

Nos Estados Unidos, pesqui sas estimam que metade das crianças autistas já fugiram de casa, levadas por um im pulso que as impede de olhar para trás. Além disso, 25% dos pais declaram que o fil ho ficou desaparecido tempo suficiente para gerar grande preocupação. Tais desaparec imentos já causaram diversos acidentes. Uma criança au tista sozinha nas ruas e sem supervisão corre alto risco de ser atropelada, por exemplo.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) atinge dois milhões de pessoas no Bra sil. Desse total, uma parte considerável não reponde

quando chamados pelo nome. Imagine quantas pes soas correm risco de se per der, antes de ser identificada como autista e amparada.

Os autistas, assim como os portadores de deficiências ocultas, precisam de dispos itivos gratuitos, assegurados pelo Estado, que permitam sua rápida identificação, es pecialmente das crianças. Um desses dispositivos é empre gado em diversos países do mundo, o chamado cordão de girassol. Confeccionado com cores chamativas, torna possível não apenas o rápido reconhecimento do transtor no como um atendimento preferencial em locais como aeroportos, rodoviárias e su permercados.

Neste Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência,

temos o dever de propor soluções concretas para os problemas reais da popu lação vulnerável, que causam transtornos e até tragédias, a exemplo das fugas. Por isso, torço para que a Alerj aprove, o mais rápido possível, o meu Projeto de Lei do Cordão do Girassol, a fim de proteger quem sofre de síndromes ocultas, como Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), epilepsia ou demência. O projeto determina que o cordão do girassol tenha 85 cm de comprimento e uma trava de segurança. Um simples acessório que pode fazer toda a diferença para as famílias de meninos e meninas que, na maior par te das vezes, sequer conta com assistência médica e psicossocial.

Dia da Árvore: Prefeitura promove plantio de mais de 700 mudas em parques naturais da cidade

A Secretaria do Ambiente e Clima (SMAC), por meio do programa Refloresta Rio e do Centro de Educação Ambiental, promoveu duas grandes ações coletivas de plantio em comemo ração ao Dia da Árvore, nesta quarta-feira (21/9).

Ao todo, 700 mudas fo ram plantadas no Parque Garota de Ipanema, no Ar poador, e na Floresta da Posse, em Campo Grande.

Além dessas duas ações, outros plantios estão sendo realizados em 11 parques naturais da cidade ao longo da programação da Semana da Árvore. Os eventos são abertos ao público.

O Parque Garota de Ipane ma foi atingido por um in cêndio no dia 17 de agos to. Desde então, a SMAC

começou a desenvolver um plano para o reflores tamento da área. Durante a ação desta quarta-fei ra, voluntários ajudaram a plantar 200 mudas, junto à equipe do Refloresta Rio, responsável pelas ações de reflorestamento da secre taria. Ao todo, 2.500 mudas serão plantadas ao longo de um mês no processo de reflorestamento da região afetada.

O vice-prefeito do Rio e secretário municipal do Ambiente e Clima, Nilton Caldeira, participou da ação e destacou a importância do envolvimento da pop ulação no processo, além do trabalho das equipes de reflorestamento e de edu cação ambiental.

Estado do Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 GAZETA RIO 3 NACIONAL
Por Alexandre Knoploch

Prédio desaba e mata uma pessoa em Belo Horizonte

Odesabamento de um prédio de cin co andares, ocor rido por volta das 4h50 da madrugada de quar ta-feira (21), resultou na morte de uma senhora de 62 anos, em Belo Horizon te. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas famílias moram no imóvel local

izado na Rua Nilo Apare cida Pinto, 425, próximo à Praça Nossa Senhora da Paz, no Bairro Planalto Em nota, a corporação in formou que a edificação é nova e estava ainda na fase de acabamento. Duas famílias já residiam no ed ifício, mas apenas uma es tava no local no momento

do desabamento.

Ainda de acordo com a corporação, a família que foi vítima do acidente era formada por 4 pessoas, sendo um casal de idosos e duas filhas. “Infelizmente, a idosa (mãe) foi encontra da já sem sinais vitais”, diz nota dos Bombeiros.

O pai e as filhas foram reti

rados em segurança dos es combros e socorridos com vida, “conscientes e politrau matizados”, acrescentou. Se gundo a prefeitura de Belo Horizonte, uma das vítimas, uma mulher de 45 anos, foi encaminhada ao hospital Odilon Behrens; e um homem de 73 anos foi encaminhado ao Hospital João XXIII.

Putin ameaça usar todos os meios à disposição para defender a Rússia

Opresidente russo, Vladimir Putin, fez referência clara, nes ta quarta-feira (21), ao seu potencial uso de armas nu cleares, dizendo que “aque les que tentam nos chan tagear com armas nucleares devem saber que os ventos predominantes podem virar em sua direção”.

Ao anunciar uma mobilização parcial de 300 mil reservistas para reforçar a guerra na Ucrânia, ele enfatizou que a Rússia tem acesso a vários meios de destruição.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, alertou o Ocidente de que tem “várias armas de destruição” depois de acusar líderes mundiais de lançar “chantagem nucle ar” contra o seu país.

“Quero lembrar que nos so país também tem vários meios de destruição e em alguns componentes mais modernos que os dos países

da Otan”, afirmou Putin.

“E se a integridade terri torial de nosso país esti ver ameaçada, certamente usaremos todos os meios à nossa disposição para proteger a Rússia e nosso povo”, continuou.

“Isso não é um blefe! Os ci dadãos da Rússia podem ter a certeza de que a inte gridade territorial da nossa pátria, a nossa independên cia e liberdade serão asse guradas, voltarei a sublinhar isto, com todos os meios à nossa disposição.” apontou o líder do Kremlin, num raro discurso televisivo à nação. Há diversas perguntas, nesta fase, sobre o arsenal militar russo que importa colocar, frisou esta quarta-feira a tel evisão britânica ‘Sky News’. “E aqueles que tentam nos chantagear com armas nucle ares devem saber que os ven tos predominantes podem virar em sua direção”, disse.

Trump é indiciado por fraude nos negócios da família em Nova York

Defesa Civil e prefeitura

Peritos foram acionados para investigar o ocorrido, e a Defesa Civil está no lo cal para avaliar a estrutura que “colapsou sobre uma das edificações vizinhas”.

“Embora ocupada, a família se encontrava viajando, não havendo ninguém na casa no momento do colapso es trutural ao lado”, detalhou

o Corpo de Bombeiros. Segundo a prefeitura de BH, a Defesa Civil municipal vistoriou dois imóveis vizin hos. “Um imóvel residencial foi interditado totalmente e um imóvel comercial, parcialmente”, informou.

Em nota, a prefeitura de Belo Horizonte lamentou o ocorrido e esclareceu que a obra passou por proces so de regularização e tinha

alvará de construção para conclusão válido até 2025.

Em 2016, no entanto, logo que constatou que a obra estava em andamento “sem o respectivo licenciamento urbanístico”, a prefeitura fez uma vistoria e embargou a construção, “além de no tificar para que fosse prov idenciada a regularização”.

“Houve, ainda, aplicação de multa por execução de pro

Dia da Árvore: projeto ajuda a reflorestar bioma 100% brasileiro

Para marcar o Dia da Árvore, comemorado hoje (21), a Associação Caatinga lança o pro jeto Restaura Caatinga, com o objetivo de difundir conhe cimento técnico, treinar cole tores de sementes e restau rar florestas de ecossistemas degradados. A data foi in stituída a fim de conscientizar e ajudar os brasileiros a refle tirem sobre a importância das florestas para os seres vivos. A ideia, segundo a associação, é “alinhar técnicas inovado ras de restauração florestal, capacitação de pessoal e pro

moção da rede de sementes para proteção do bioma”. En tre as atividades programadas está a restauração florestal do entorno da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Neném Barros, localizada no município de Crateús (CE).

“A ação vai beneficiar 20 hec tares ao redor da área, con tribuindo com a recomposição de uma região degradada e protegendo ainda mais a Res erva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)”, explica o co ordenador-geral da Associação Caatinga, Daniel Fernandes.

“Isso tudo amplia a oferta dos

serviços ecossistêmicos gera dos a partir da floresta em pé, como o estoque e a remoção de carbono e a segurança hídrica”, acrescentou ao infor mar que o Restaura Caatinga contempla quatro dos 17 Ob jetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabele cidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): o ODS 4 (Educação de qualidade); o 11 (Cidades e comunidades sus tentáveis); o 13 (Ação contra a mudança global do clima); e o 15º (Vida terrestre).

De acordo com a associação, o projeto também está alin

jeto sem aprovação”, infor mou a prefeitura de BH.

A obra manteve-se paral isada no estado em que se encontrava e, em 2020, foi constatado que a edificação passou a ser ocupada, o que, de acordo com a prefeitura, não é permitido “em razão de não haver a certidão de baixa de construção, docu mento popularmente con hecido como habite-se”.

A denúncia acusa a Trump Or ganization, empresa da família do republicano, de cometer “numerosos” atos de fraude entre os anos de 2011 e 2021

O ex-presidente americano Donald Trump e três de seus filhos foram indiciados em um processo de fraude após uma investigação sobre os negóci os da família em Nova York.

A denúncia acusa a Trump Organization, empresa da família do republicano, de cometer “numerosos” atos de fraude entre os anos de 2011

e 2021.A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, pediu à Justiça que impeça Trump e seus filhos de atuar em como executivos ou dire tores em qualquer negócio no Estado de Nova York.

A Trump Organization negou qualquer irregularidade.O ex-presidente e a Trump Or ganization são acusados ??de distorcer o valor de imóveis para conseguir empréstimos bancários com condições mais favoráveis.

hado à Década de Recuper ação dos Ecossistemas (20212030), estabelecida pela ONU. O projeto é dividido em três atividades, sendo uma voltada à realização de curso de res tauração ecológica da Caatin ga, em formato online, “para atores envolvidos na cadeia da

recuperação do bioma”.

A segunda atividade é a consol idação da Reserva Natural Ser ra das Almas, localizada entre os municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), como ponto de treinamento de cole tores de sementes.

“A terceira é a restauração de

20 hectares de ecossistemas da caatinga da RPPN Neném Barros, em Crateús, a partir de técnica desenvolvida

MUNDO
pelo Laboratório de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, in forma a associação. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Estado do Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 GAZETA RIO 4 ECONOMIA

Ministro da Cidadania visita município de Japeri

Nesta quarta-feira (21), o município de Japeri rece beu a ilustre vis ita do Ministro da Cidadania Ronaldo Vie ira Bento. Ele é o primeiro agente da Polícia Federal a se tornar ministro de Governo e ajudou na implementação do programa de assistência social Auxílio Brasil.

O ministro visitou a Secretar ia Municipal de Assistência Social e Trabalho, e o posto do CadÚnico do município.

Além disso, Ronaldo Bento conversou com duas famílias que são assistidas pelo pro grama Auxílio Brasil.

A agenda do ministro em Japeri ainda teve uma mesa de entrevista com jornalis tas, que contou com a pre feita Fernanda Ontiveros e o Secretário de Comunicação Social Rogério Santana.

Na entrevista, Ronaldo Vie ira Bento citou quais os maiores desafios para man ter um programa social tão abrangente. “O Auxílio Bra

sil chega com a proposta de mudança de conceito, como o maior programa de trans ferência de renda na história do país. São mais de 20 mil hões de famílias assistidas.

É um governo que cuida das pessoas. É o que mais in vestiu em política social na história desse país”, disse o Ministro da Cidadania. Ronaldo Vieira Bento ainda complementou dizendo que no município de Japeri são in jetados cerca de 15 milhões de reais por mês através do

Justiça paulista decreta falência do Grupo Itapemirim

Decisão do Tribu nal de Justiça de São Paulo (TJSP) decretou hoje (21) a falência do Grupo Itapemirim. A empresa está em recuperação judicial desde 2016 e deve cerca de R$ 253 milhões a credores, além de R$ 2,2 bilhões em tributos.

O juiz João de Oliveira Rodri gues, da 1ª Vara de Recuper ação Judicial de São Paulo, determinou a indisponibili dade dos bens e arresto de valores existentes em con tas bancárias de Sidnei Piva de Jesus, acionista e presi dente do grupo no momen to dos atos que levaram as empresas à quebra.

Na mesma ação, o juiz au torizou o arrendamento de ativos da Itapemirim para a Transportadora Turística Suzano. “Visando, assim, a liquidação eficiente dos ativos do Grupo Itapemirim, em momento oportuno, res guardando os interesses da coletividade de credores”, aponta a decisão.

Entenda

Apesar de estar em recu peração judicial desde 2016, o conglomerado lançou a companhia aérea ITA em maio de 2021. Em 17 de dezembro do mesmo ano, a empresa anunciou a sus pensão das operações, in

formando que a paralisação era temporária para uma re estruturação interna.

Após os problemas no trans porte aéreo, a Itapemirim anunciou também, no final de dezembro, que iria reti rar linhas de ônibus e reduz ir a quantidade de cidades atendidas em suas rotas ro doviárias.

Em janeiro, a Agência Na cional de Aviação Civil (Anac) proibiu que a Itapemirim retomasse a comercial ização de passagens aéreas. A Agência Brasil solicitou um posicionamento da Itapemirim, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.

Auxílio Brasil. “Isso faz com que as mercearias, mercad inhos, lojas de materiais de construção, que passam por um momento de recuper ação com a pandemia, eles movimentam a demanda e ajudam nesse progresso de recuperação econômica que o Presidente Jair Bolsona ro está implementando no nosso país”, relatou Ronaldo Bento.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou o projeto de lei que derruba o rol taxati vo (PL 2.033/22) da Agência Nacional de Saúde Suple mentar (ANS). O anúncio foi feito pelo senador Romário (PL-RJ), que é relator do PL 2.033/2022, nas redes soci

ais.

Com a sanção do projeto no dia 29 de agosto, os planos de saúde voltam a poder ser obrigados a financiar trata mentos de doenças saúde que não estiverem na lista definida pela ANS. Em jun ho, uma decisão do Superi

or Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os planos só es tariam obrigados a financiar tratamentos previamente listados. A decisão provocou reação de usuários de pla nos de saúde e organizações da sociedade civil.

Bolsonaro sanciona projeto que altera rol taxativo da ANS, anuncia Romário
Estado do Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 GAZETA RIO 5 CIDADE
Prefeita de Japeri Fernanda Ontiveros, Ministro da Cidadania Ronaldo Vieira Bento e o Secretario de Comunicação de Japeri Rogério Santana

Estudo aponta impactos da pandemia na saúde e educação de crianças

Apandemia da covid-19 impactou a saúde e a ed ucação de milhões de crianças e famílias, de acor do com a pesquisa Desigual dades e Impactos da Covid-19 na Atenção à Primeira Infân cia. O estudo, divulgado hoje (21), mostra que no período de 2020 a 2021 houve que da no número de matrículas em creche e na pré-escola, queda na vacinação e impac tos na alimentação de cri anças de até 6 anos de idade, período que compreende a primeira infância.

“A sociedade como um todo sente os impactos na primei ra infância na medida em que é o começo da vida, essa etapa tão importante é a base para construir todas as habilidades e competências de cada criança como sujei to de direito. Se a gente tem a violação a direitos, uma maior exposição a fatores de risco e a situações de ad versidade, a gente pode vir a ter futuros efeitos de longo prazo”, disse a diretora de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Sou to Vidigal (FMCSV), Marina Fragata Chicaro.

A pesquisa foi realizada pela fundação em parceria com o Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O estudo baseia-se em dados dos ministérios da Saúde, da Educação (MEC) e do Instituto Brasileiro de Ge ografia e Estatística (IBGE) e conta com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Mu nicipais de Educação (Undime) e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de As sistência Social (Congemas).

Os pesquisadores aplicar

am questionários relativos à saúde, educação e a aspectos socioeconômicos, e realizaram entrevistas com gestores e profissionais que atuam nes sas áreas, em mais de 100 mu nicípios de diferentes estados. Os dados mostram que a pan demia aumentou em 54,5% a proporção de crianças muito abaixo do peso entre março de 2020 e novembro de 2021. No mesmo período, a proporção de crianças até 5 anos de idade incompletos abaixo do peso ou muito abaixo do peso foi de cerca de 4,3%. Entre março de 2020 e dezembro de 2021, a inflação de alimentos e bebidas das famílias com crianças até 6 anos de idade aumentou 63%, enquanto o aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de alimentos e bebidas para a população em geral, no mesmo período, foi de 5,4%.

Em relação à saúde, o estudo mostra que a aplicação das

dez vacinas específicas da primeira infância terminou o ano de 2021 com cobertura in ferior à registrada em 2019. A BCG – vacina contra tubercu lose, cuja sigla significa Bacilo Calmette-Guérin -, por exem plo, tinha cobertura de 86,6% em 2019. Em 2021, caiu para 68,6%. Já a vacinação contra a poliomielite foi de 84,1% para 69,4% no mesmo período.

Outro estudo, divulgado em julho deste ano pela Organ ização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, mostra que, em todo o mundo, após 2 anos de pandemia, foi registrada a maior queda contínua nas vac inações infantis dos últimos 30 anos. O Brasil está entre os dez países no mundo com a maior quantidade de crianças com a vacinação atrasada.

“A pandemia teve um im pacto muito grande nessa cobertura [vacinal]. Uma das prioridades para a área

da saúde é certamente retomar esse calendário vacinal e recompor uma trajetória de alcance das metas que são preconizadas pelo Ministério da Saúde para que evite epidemias e até doenças que já foram extintas ou controladas”, defende Marina Fragata. Na educação, os dados mostram que as taxas brutas de matrículas na educação infantil caíram entre 2019 e 2021, tanto na creche quanto na pré-escola. Nas creches, que atendem a crianças de até 3 anos de idade, a retração foi de 2,8 pontos percentuais, o que significou a diminuição de quase 338 mil matrículas no período. Já na pré-escola, a taxa bruta de matrículas ficou em 83,7% em 2021. De 2019 a 2021, a retração foi ainda maior do que na creche, regis trando 4,1 pontos percentuais. No Brasil, a educação é

obrigatória a partir dos 4 anos de idade e, por lei, pelo Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil deveria ter universalizado essa etapa de ensino até 2016.

“Temos um risco de retroces so de cobertura da educação infantil. Isso é real, tem sido alerta de especialistas e isso se confirmou nesses dados”, disse o pesquisador da Uni versidade Federal do Rio de Janeiro Tiago Lisboa Bartholo, um dos pesquisadores convi dados para o estudo na área de educação. “O papel cen tral da escola, em especial da escola pública, é aumentar as oportunidades educacionais e impulsionar em especial as crianças em maior vulnerabil idade. Elas que se beneficiam mais”, disse.

Outro estudo do qual partic ipou, em conjunto com out ros pesquisadores, mostrou, com base em escolas do

Rio de Janeiro, a queda da aprendizagem das crianças durante a pandemia, com o fechamento das escolas e a adoção de aulas remo tas. As crianças aprender am, em média, 65% do que geralmente aprendiam em aulas presenciais. Isso equiv ale a cerca de 4 meses de aulas perdidas. Crianças em situação de maior vulnera bilidade social aprenderam, em média, quase a metade (48%), do que seria esperado em aulas presenciais.

Segundo o pesquisador, a queda das matrículas deu-se, principalmente, nas escolas particulares. Pode ter ocorri do devido a perda de renda dos pais e responsáveis e até mesmo pelo fechamento das escolas diante da redução de alunos.

Os dados de 2022 deverão mostrar se houve uma recu peração dessas matrículas seja o setor privado ou no público. De acordo com a diretora de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Marina Fragata, um dos objetivos do estudo é o de chamar a atenção para os impactos da pandemia nessa faixa etária e oferecer infor mações e dados para subsidiar políticas públicas.

“A gente precisa pensar que, para reverter os efeitos da pandemia, a gente precisa de atuação coordenada de dif erentes níveis, no federal, no estadual e nos municípios. A gente também precisa entend er que cuidar da criança sig nifica também cuidar de seus cuidadores, ou seja, das mães, que são a maioria. Tem muitas mães solos, mas também dos pais e cuidadores principais. Eles precisam estar inseridos nessas políticas e com acesso a serviços de qualidade”.

Aquele que habita no esconde rijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste per niciosa.

Ele te cobrirá com as suas pe nas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.

Nem da peste que anda na es curidão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.

Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não che gará a ti.

Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recom pensa dos ímpios.

Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

Pisarás o leão e a cobra; calca rás aos pés o filho do leão e a serpente.

Porquanto tão encarecidamen te me amou, também eu o li vrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.

Ele me invocará, e eu lhe res ponderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.

Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Estado do Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 GAZETA RIO 6 SAÚDE
Salmos 91:1-16 CLASSIFICADOS Compra e venda Aluguel Diversidades Oportunidades Utensílios do lar Compra e venda 1 2 3 4 5 6 Imóveis Imóveis Casa Veículo Emprego Negócios

Saúde Diversão Caderno

Chegada da Primavera inspira Semana da Moda no TopShopping Nova Iguaçu

Para marcar o início da primavera, o pro jeto Nova Iguaçu Se mana da Moda traz as tendências da coleção Primavera-Verão 22/23 das lojas do TopShopping e de diversos expositores nos segmentos de moda, beleza, artesanato e dec oração, com desfiles, pal estras e workshops, de 22 a 25 de setembro (quinta a domingo), na Praça de Eventos do 1º piso do shop ping. A entrada é franca. Entre os destaques da Sem ana da Moda TopShopping,

desfile com as finalistas do Concurso de Miss Grand Nova Iguaçu (quinta, às 17h) e desfiles das lojas do shopping com participação das marcas Bel Cosméticos, Enzo Toscani, FENIG mais Top, Instituto de Beleza Bel la Santana, Melissa, Nalu Bijus, Óticas Diniz, Pernam bucanas, Riachuelo, Salão Walter’s Coiffeur, Sapatella, Sonho dos Pés, South & Co, Taco e Zinzane, além das marcas empreendedoras Maria Valentina, Essencial Kids e Ateliê na Varanda (sábado, às 18h; e domingo,

às 17h), com direito a sort eios e apresentação a cargo da digital influencer Janiel len Lopes. O casting é da agência Workshop Models. Na feira, além de vestuário feminino e infantil, acessóri os e produtos de beleza, é possível encontrar artesana tos diversos e peças de dec oração das seguintes mar cas: Essencial Kids, Maria Valentina, Cajú Cosméticos veganos, Brum Valentim, Carol Coisa e Tal, Ana Rosa Laços, Cheri Bebê, Café Car amelo, Cris das Divas, Use Maryne, Le Masson, Maria

Gata, Monica Regina De signer biscuit, Ateliê Marcia Suely Maia, Só Delicias Bolos e Doces, Duffart, Consultora Mary Kay Stella Moreira, I9 Artes e Artes da Sol.

Para abrir e fechar o even to, pocket show com o sax ofonista André Alves, cujo repertório inclui músicas na cionais e internacionais com influência no Jazz Americano. A Semana de Moda tem parceria da estilista Mag da Cristina Luiz, o SEBRAE, SENAC, Yes Idiomas, Institu to Embelleze e FENIG.

PROGRAMAÇÃO:

De 22/09 a 25/09, quinta a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 13h às 21h.

Dia 22/9 – 5ª feira:

16h30: Pocket Show com o saxofonista André Alvesmusical de jazz.

17h: Desfiles das finalistas Miss Grand Nova Iguaçu.

Looks: Zinzane - Calçados: Sonho dos Pés - Make e Cabelo: Salão Walter’s Coiffeur Intervalo - Sorteios da Bel Cosméticos.

18h: Desfiles Instituto de Beleza Bella Santana Intervalo - Pocket Show

musical de jazz - André Alves saxofonista

Desfiles Walter’s Coiffeur 19h: Palestra SEBRAEComo se tornar um MEI. Analista Técnico - Tamires Souza Pereira

Dia 23/9 – 6ª feira: 15h: Workshop Insti tuto Embelleze sobre Maquiagem Primavera/ Verão com o instrutor Luiz Akira 18h30: Desfiles SENAC

Como definir limites?

Definir os limites é im prescindível para uma boa educação. Não é saudável permitir que faça tudo que quiserem. Haverá momentos que a criança testa a possibilidade de ul trapassar a linha imaginária que você estabeleceu en tre o que pode e o que não pode. Essa linha é invisível, mas a criança enxerga. Ela experimenta ir além. Justa mente nessa hora ela pre cisa entender que há uma barreira.

Evidente que é o momento da orientação, tornar claro o que você está exigindo e fazer val er a sua autoridade. Sem vi olência, porém, com firmeza. Gritar, bater, não resolverá nada, mas garantir sua autor idade sim. Bater nos seus fil hos não ajuda em nada e os gritos só demonstram a falta de autoridade. É necessário repreender com firmeza toda vez que tiverem um compor tamento inadequado. Compartilhem com outros pais o que sabem. Opinem

e ouça outras opiniões. Essa troca também será útil. È um processo coletivo. Ensinando e aprendendo na construção do conhecimento. Desfrute desses momentos, que certa mente, passam rápido demais. Concluo deixando esse pensamento:

“Criar uma criança é fácil, basta satisfazer-lhe as von tades. Educar é trabalhoso”.

(Içami Tiba)

*Micheli Faria – é professora e incentivadora de leitura

Doenças não trans missíveis, como as do foro cardíaco, cancro, di abetes e patologias respiratóri as, superam atualmente as enfermidades infecciosas e são as que mais matam no mun do, alertou hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A OMS divulgou hoje um novo relatório e um portal com dados de 194 países sobre doenças não trans missíveis e respetivos fatores de risco: tabagismo, alimen tação não saudável, uso no civo de álcool, falta de ativ idade física e poluição do ar. “A eliminação desses fatores poderia prevenir ou retardar problemas de saúde significa tivos e muitas mortes pre maturas” por estas doenças, de acordo com os peritos.

Para a OMS, que lançou

a iniciativa durante a as sembleia geral da ONU, este é um dos maiores de safios do século na saúde e no desenvolvimento.

As doenças cardiovascu lares, o cancro, a diabetes e as patologias respiratóri as crónicas, a par da saúde mental, causam quase três quartos das mortes a nível mundial e matam 41 mil hões de pessoas por ano.

O relatório “Números in visíveis: a verdadeira ex tensão das doenças não transmissíveis e o que fazer com elas” dá visibil idade a estas patologias e lembra “a verdadeira es cala” desta ameaça e dos fatores de risco, considera a OMS em comunicado.

“Também mostra o cus to-benefício de intervenções

económicas aplicáveis globalmente que podem mu dar esses números e salvar vidas e dinheiro”, avança a organização.

O portal contém os dados mais recentes de cada país, fatores de risco e adoção de políticas: “Torna visíveis os padrões e tendências nos países e permite a com paração entre países ou den tro de regiões geográficas”.

“Segundo a OMS, a cada dois segundos, uma pessoa com menos de 70 anos morre de uma doença não transmissív el e 86% dessas mortes ocor rem em países de baixo e médio rendimento.

“Essa grande mudança na saúde pública nas últimas décadas passou amplamente despercebida”, considera a organização.

Doenças não transmissíveis superam as infecciosas e são as que mais matam, alerta OMS
NOS ACOMPANHE NAS REDES Instagram e facebook: @noticias.gazetario Twitter: @midia.GazetaRio *Micheli Faria Estado do Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 GAZETA RIO 7 Mostra de filmes em comemoração a Idenpendência do Brasil Educação Cultura
Estado do Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 GAZETA RIO
• Educação
Arte
G
• Saúde

Maicon Andrade sofre ataque racista em

De volta aos holofotes em 2022 – há quem defenda inclusive seu retorno à Seleção –, Paulo Henrique Ganso vive a sua melhor fase desde que chegou ao Fluminense. Em nove meses, o camisa 10 tri color já contabiliza mais gols e assistências do que o so matório de suas três tempora das anteriores no clube. E no Fla-Flu do último domingo, o meia além de deixar sua mar ca ainda alcançou o número de jogos que só havia con

seguido em seu primeiro ano nas Laranjeiras: 47 partidas.

E o melhor para a torcida tricolor é que, aos 32 anos, Ganso revive o protagonis mo de sua carreira e repete um desempenho próximo do seu auge atingido nos tem pos de Santos e São Paulo.

Na Vila Belmiro, onde foi rev elado, o meia chegou a ter 26 participações diretas em gols em 2010 (13 bolas na rede e 13 assistências) e 20 em 2012 (oito bolas na rede e 12 assistências – naquela

temporada, deu ainda mais dois passes para gol, mas já vestindo a camisa do rival). Após se transferir para o Morumbi, Ganso manteve seus grandes números e che gou a ter 23 participações di retas em gols em 2014 (nove bolas na rede e 14 assistên cias) e 18 em 2015 (três bo las na rede e 15 assistências).

Com o Fluminense em 2022, o camisa 10 tricolor já soma 16 participações diretas (oito gols e oito passes), restando 11 jog os para terminar a temporada.

Dos oito gols de Ganso em 2022, cinco foram de pên altis. O meia virou o cobra dor oficial do time desde a aposentadoria de Fred. As outras três bolas na rede do camisa 10 foram difer entes: uma finalização de fora da área com a perna esquerda, uma conclusão na área também de canho ta, e uma finalização na pe quena área de cabeça. Como garçom, Ganso tem Cano como seu principal aliado: das oito assistências,

três foram para o goleador argentino. O seu segundo maior parceiro foi Nona to, que marcou dois gols com passes do meia antes de se transferir para o Lu dogorets, da Bulgária. O ca misa 10 também serviu uma vez André, Arias e Manoel.

Outra “fama” que Ganso vem desmistificando no Flu minense é sobre uma pos sível falta de intensidade. Para quem não acredita que o meia consiga suportar o ritmo até o final dos jogos,

considerando os acréscimos ele ficou em campo por mais de 90 minutos em sete das últimas 10 partidas. E nesse período ele só foi poupado de um único duelo, contra o Coritiba no Maracanã. Depois de dois anos na res erva em Laranjeiras, Ganso recuperou o espaço ainda sob o comando de Abel Bra ga nas finais do Campeonato Carioca, mas reencontrou sua melhor forma com Fer nando Diniz

AConmebol (Confeder ação Sul-Americana de Futebol) sorteou nesta terça-feira (20) os grupos da Libertadores Feminina, com petição que será disputada en tre os dias 13 e 28 de outubro na cidade de Quito (Equador).

E o Brasil será representado na competição por Corinthians, Palmeiras e Ferroviária.

O Timão, atual campeão con tinental, é o cabeça de chave do Grupo A, que também conta com a presença de Olimpia (Paraguai), Always Ready (Bolívia) e Deportivo Cali (Colômbia).

Outro brasileiro na posição de cabeça de chave é o Palmeiras, que faz parte do Grupo C ao lado de Univer sidad de Chile (Chile), Liber tad-Limpeño (Paraguai) e um representante do Equador, que sairá do confronto entre Club Ñañas e Independiente Dragonas.

O terceiro representante do Brasil na competição é a Ferroviária, que faz parte do Grupo B ao lado de Defensor Sporting (Uruguai), Boca Jun iors (Argentina) e o campeão do Equador, que ainda será definido.

Forma de disputa

A Libertadores Feminina será disputada por 16 clubes divi didos em quatro grupos. As equipes jogarão contra todos os adversários de suas re spectivas chaves. Os primei ros e segundos colocados de cada grupo avançam para as quartas de final, fase a partir da qual começa o mata-mata até a grande decisão.

Esportes GAZETA RIO Estado do Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2022 - Ano XXV - nº 971 Ganso iguala jogos do 1º ano no Fluminense e revive protagonismo Conmebol define grupos da Libertadores Feminina Vantagens que só o aluno GHF tem Nossos Cursos (21) 3164 3004 / (21) 3589 5288 WhatsApp (21) 96454 7288 instagram com/cursogh ColegioeCursoGHF www cursoghf com Rua Hercília nº 1299 - Vila Emil - Mesquita RJ (10 minutos da Estação de Mesquita) Conquiste sua vaga no mercado de trabalho MUDE O RUMO DA SUA VIDA I Téc Enfermagem Secretaria Escolar Segurança do Trabalho Formação de Professores Cuidador de Idosos MATRÍCULAS ABERTAS Wifi - Clube de Benefícios - Estágios sem taxas Seguro de vida incluso - Laboratório equipado Aulas práticas extras sem custos Professores especializados - Equipe pedagógica humanizada Sabe o que ainda falta no GHF ? VOCÊ ! e muito mais
Ganso com as três camisas que jogou no Brasil: Fluminense, Santos e São Paulo — Foto: ge evento de taekwondo Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Maicon An drade sofreu um ataque racista durante o Pan Am Series, evento promovido pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTkd), no último semana. Tanto o atleta quanto seu técnico, Rafael Valé rio, receberam em seus celulares uma foto de um macaco, logo após a cerimônia de premiação, onde recebeu a medalha de ouro.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal Gazeta Rio - Edição de Quinta-Feira 22 de Setembro de 2022 by GAZETA RIO ONLINE - Issuu