Gazeta Penhense edição 2578 - 15 a 22/10/22

Page 1

Incêndio na comunidade Portelinha

Passageiros do Terminal Aricanduva devem recarregar seus bilhetes antecipadamente

Posto de atendimento estará temporariamente fechado de segunda, 17 de outubro, a sexta-feira, 21, para manutenção

A SPTrans informa que o pos to de atendimento do Terminal Aricanduva, na Zona Leste, es tará fechado para manutenção de segunda, 17 de outubro, até a sexta, 21. Nesses dias, o aten dimento das bilheterias estará suspenso. O atendimento será normal a partir de sábado, 22, das 6h às 22h.

Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máqui nas automáticas no terminal ou no interior dos coletivos. Tam bém é possível fazer a recarga pelas máquinas de autoatendi mento no terminal.

Um incêndio atingiu diversas moradias de uma comunidade na Penha, a comunidade da Portelinha. No final da noite de quarta-feira (12), o incêndio começou por volta das 23h30 e atingiu um conjunto de casas que fica abaixo do viaduto Engenheiro Alberto Badra.

Na quinta, o subprefeito Flávio Sol, esteve no local, prestando todo apoio e solidariedade às vítimas do incêndio. Veja na página 8.

Os passageiros que preci sarem de algum atendimento presencial no posto da SPTrans no Terminal Aricanduva devem antecipar sua ida ao local ou procurar o atendimento no Ter minal Penha.

Um dos serviços mais pro curados nos postos de atendi mento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site http://www.sptrans.com.br/ compra-de-creditos-e-servicos/.

Nesses dias, entre 6h e 19h, funcionários do terminal esta rão à disposição para orientação dos passageiros e para fazer al guns atendimentos mais sim ples por tablet, como consultar a situação de cadastro, se tem crédito disponível e status de emissão do Bilhete Único Estu dante, e também auxiliar o usu ário na utilização das máquinas de recarga.

Os passageiros estão sendo informados sobre o fechamento temporário do posto por meio de cartazes instalados no termi nal, site e redes sociais da SP Trans, além da orientação dos funcionários do local durante todo o seu funcionamento.

Receba a Gazeta Penhense

seu WhatsApp

Você que quer mais facilidade para ler as notícias da Gazeta Penhense, receba sem custo algum a Edição Virtual no seu WhatsApp. A Edição Virtual conta com mais publicações que a versão impressa. Basta adicionar nos contatos do celular, o número

pedir a inclusão na LISTA, mandando uma mensagem, pelo WhatsApp, com o seu nome completo. Os participantes farão parte de um núcleo de transmissão, ou seja, serão notificados apenas pelo ‘Gazeta’, que administra a transmissão.

60 Ano Internet: www.spleste.com.br email: spleste@spleste.com.br Diretor: eugênio Cantero Sanchez G P Ano 60 - SÃo PAULo, 15 A 22 De oUtUBro De 2022 - n º 2578Fone: 2647-7777 e 2647-7794 São Paulo LesteGazeta de São Miguel AS MELHORES OFERTAS DE IMÓVEIS DA REGIÃO ESTÃO NESTA EDIÇÃO
no
- GRÁTIS
(11) 99481-4678 e
foto: Facebook Diarinho da Penha foto: reprodução TV

Lugar de criança é na cozinha sim!

Pode parecer inusitado, mas estimular crianças a irem para a cozinha é positivo em diver sos pontos. Além de estimular uma alimentação mais sau dável, aguça os sentidos e o imaginário do pequeno cozi nheiro. Crianças que cozinham têm uma relação direta com alimentação saudável. Porque por meio do tato, do olfato e do paladar elas aumentam a intimidade com o alimento e a vontade de consumi-lo.

Segundo pesquisa elaborada por psicólogos infantis, o ato de criar cozinhando, trabalha a concentração, a organização, a autonomia, a voracidade, a capacidade de esperar, o desen volvimento do paladar e, prin cipalmente, da auto-estima.

Enquanto você está seguindo uma receita, sem perceber, vai experimentando diversas áreas do conhecimento, a matemá tica é um exemplo, quando se mede ou pesa um ingrediente, utiliza-se conceitos relaciona dos às unidades de medida de volume e peso, além das fra ções. Enquanto você espera o forno assar, é necessário ob servar o relógio e calcular os tempos exatos para não comer cru e nem queimado. Um ótimo exercício para as crianças com dúvidas de como usar o relógio

com ponteiros.

Além disso, pode despertar na criança desde cedo cuidados com higiene, com o que ela põe dentro de seu corpo e a expe riência de testar seus quitutes.

Outro fator benéfico é a pró pria leitura da receita, uma ex celente ferramenta para conhe cer novas palavras e ampliar o conhecimento do vocabulário.

Sem falar nos ingredientes que a criança passa a conhe cer e que permitem equilibrar os nutrientes e vitaminas para obter um prato saudável e nu tritivo.

Cozinhar é ainda uma aven tura pela cultura mundial! Aprendemos sobre os hábitos e costumes dos povos que inven taram aquela receita, recupera mos a história dos antepassados e seus pratos típicos e descobri mos os vegetais, frutas e ani mais que cada região produz.

O que muitos pais perce beram ao incluir seus filhos na preparação de receitas, foi comprovado em uma pesquisa realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá. O estudo envolveu alunos da quinta série de 151 escolas e verificou que aqueles que ajudavam na cozi nha eram mais propensos a op tar por frutas e vegetais em vez de comidas menos saudáveis.

“Crianças que gostam de frutas e vegetais tendem a comê-los mais frequentemente e a ter melhor alimentação”, concluiu a autora do estudo, Yen Li Chu.

Devemos lembrar que as pre parações devem ser de acordo com a idade da criança, princi palmente no manuseio de facas e fogo.

Débora Copelli de Lima, nutricionista

Podcast Gazeta Penhense com a parapsicologa Adriana Borges

O Podcast da Gazeta Penhen se vai receber na quarta-feira, dia 19, às 18 horas, Adriana Borges, parapsicologa e tera peuta.

O programa é apresentado por Marcelo Cantero e você pode participar pelo chat, fa zendo perguntas e tirando dú vidas.

Você pode assistir pelo You Tube, Facebook e Twitch TV. Links: www.youtube.com/tvspl www.facebook.com/gazpenha www.twitch.tv/tvspl

Estudante ganha bolsa para estudar na “Oxford”

A estudante Letícia Aparecida Souza Ramos conquistou uma bolsa de estudos na Universida de de Oxford, para um curso de relações internacionais, através do Immerse Education Essay Competition. Ela participou de um concurso de redação, com apresentação de vários trabalhos sobre temas como, os motivos da guerra e afins.

Ela é estudante do Colégio Helios, do 1º ano do Ensino Mé dio, aluna da professora Mariana

Moreira, uma de suas incentiva doras, mas também fez curso de inglês no Wizard da Ponte Rasa, e muitas pesquisas em Bibliote cas, incluindo a do CEU Quinta do Sol e nos meios eletrônicos.

Ela ganhou a bolsa, mas neces sita de recursos para passagens e outras despesas, para o que está aceitando doações pelo PIX ra mosleticia267@gmail.com e também uma “vakinha” onli ne - https://www.vakinha.com. br/3194958

Página 2 - São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 São Paulo Leste G O MELHOR DA REGIÃO Gastronomia EDITORA PENHENSE LTDA C.N.P.J. 61.296.232/0001-23 R. Carlos Meira, 412 - CEP 03605-010 Fone: 2647-7777 / 2647-7794 SEMANÁRIOS São Paulo Leste Fundação: 15/01/94 Gazeta Penhense Fundação: 07/04/63 Gazeta de São Miguel Fundação: 14/02/87 FUNDADOR: FRANCISCO CANTERO Diretor Superintendente: Eugênio Cantero Sanchez (MTPS Nº 64) Diretores: Marcelo Almeida Cantero Marcio Almeida Cantero Conselheiros: Abel Ferreira Castilho Reinaldo de Moraes Filiado à Associação dos Jornais de Bairro de São Paulo e Associação dos Jornais da Zona Leste
Estudante Letícia, ao lado da tia Regina Ramos e da mãe Vera Lucia Ramos. Adriana Borges foto: divulgação
foto: Cantero

Governo de SP oferece 15 mil vagas de cursos profissionalizantes gratuitos

Para ampliar as competên cias e impulsionar a aprendiza gem dos estudantes do Estado, o Governo de SP disponibiliza 15 mil vagas gratuitas de cur sos de qualificação profissio nal online do Programa No votec Virtual. São oito opções de cursos nas áreas de gestão, idiomas e tecnologia da infor mação para alunos com idades entre 14 e 24 anos, residentes em São Paulo e com ensino fundamental completo.

O programa oferece capa citação em Banco de Dados, Desenvolvimento Mobile, De senvolvimento Web, Espanhol Básico, Finanças na Empresa, Gestão Administrativa, Lógica de Programação e Planejamen to Empresarial.

Com duração total de 80 ho ras, os cursos são realizados online (EAD) com aulas gra vadas e atividades dentro da plataforma da Universidade

-

NA PONTA DO ESPETO

Num País que já se comia tão pou co, com o atual preço dos alimentos, ainda vai acabar provocando graves problemas na produção de papel hi giênico.

- O tempo passa, o tempo voa e Bra sília continua numa BOA, cada vez mais nos fornecendo vasto material para piadas , anedotas e safadezas.

- Sem querer e já dizendo, tem gente aí que já está abusando do direito de ser boçal.

DE BICO NA HISTÓRIA

Esse país é uma piada! Quando pas saram a designar de NOVA REPÚ BLICA, o que tinha de novo, se os republicanos eram os mesmos?

TIRO E QUEDA

Entre Lula e Bolsonaro eu prefiro fi car aqui pensando com meus botões, a água é uma substância fria e mole ou dependendo da temperatura, ela some.

A minha vontade é após as eleições, .... me dá um tijolinho aí!

DÚVIDA FLUTUANTE

Por que a água do mar mexe muito e, quando a gente coloca ela na ba cia, ela para?

Me lembra que político é igual peixe, antes das eleições, antes faz tudo; depois, nada!

PENSO, LOGO EIS ISTO

Dom Xiquote

- A água é doce ou é salgada. O feijão da minha mulher parece que sempre é feito com água do mar.

- A CBF não disfarça, é Confedera ção Brasileira Flamenguista.

-

Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Não há processo seletivo para entrar no programa. Para se inscrever, basta acessar o site do Novotec. A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. Após rea lizar a matrícula, o aluno deve rá concluir a carga horária total do curso em até três meses para receber o certificado.

Novotec Estágio

A Secretaria de Desenvolvi mento Econômico, em parceria com o CIEE (Centro de Inte gração Empresa-Escola), está com inscrições abertas para 1,5 mil vagas de estágio remu nerado para alunos do ensino médio no Programa Novotec Estágio.

Com esta iniciativa, o Go verno de SP é quem subsidia financeiramente as contrata ções dos alunos por meio da parceria com o CIEE. A meta

é beneficiar 12 mil alunos nos próximos meses com oportuni dades em empresas nacionais e multinacionais.

Para participar, os candidatos devem estar cursando ou ter cursado uma das modalidades do Programa Novotec (Expres so ou Integrado), ter entre 16 e 21 anos e residir em São Paulo. O cadastro dever ser feito aqui. Não há prazo para inscrições. Já as empresas podem oferecer as vagas de estágio e efetivar as contratações sem custos neste link.

Criado pelo Governo de São Paulo e enviado em forma de projeto de lei pela Secretaria da Casa Civil à Alesp (Assem bleia Legislativa do Estado de São Paulo) em abril de 2021, o Bolsa do Povo tem 19 pro gramas sociais, dentre eles, o Novotec, que é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“ Minha sugestão é para qual seja o vencedor ( Lula ou Bolsonaro), aquele que vencer invista em INTELI GÊNCIA ARTIFICIAL”, por que se depender da natural, estamos lascados”. ( M.de Assim)

-Políticos pensam que o Brasil exis te apenas para o bem estar deles.

R E A L I D A D E

- De olho nas Manchetes “Alta nos preços dos carros “zero” Km aumenta o interesse por motos.”

- Eu também estive pensando num carro zero, hoje fui ver o preço de uma bicicleta usada.

“ Salários vão cair em 2023, dizem economistas”

- Acho que eles querem dizer “Vão sumir”.

“ CROCODILO pré-histórico é en contrado dentro do estômago de di nossauro”

- Isso me faz lembrar determinadas alianças políticas.... só lembra!!!

DOS OUTROS

LER e PENSAR já é ato de moder nidade completamente fora do pa drão e de imensa ousadia.

(Leandro Karnal)

- ...assino embaixo, em cima, dos la dos e no verso.

FilosoFRIA

O pesadelo se realizou... seja quem for o vitorioso, os sonhos continua rão difíceis de se reaizar.

(Prof LOBO MAUtiner)

CHUTE NO VÁCUO

Parece que nossos eleitores estão um tanto quanto confusos, vi um dizen do que todo Homem precisa fazer, pelo menos 3 coisas importantes na vida:

- ... plantar um livro, escrever um filho e ter uma árvore.

se levanta e fala baixinho no ouvido dele:

- Onde é o banheiro?

O garçon responde: - do outro lado.

A simpática se aproxima do outro ouvido do garçom e diz: - Onde é o banheiro?

** Duas “simpaticas”! estão no esta cionamento do shopping, conversan do animadamente. De repente, uma olha para cima, e vê um helicóptero parado no ar e diz espantada: - Olha, um helicóptero parado no ar! E a outra: - Nossa! Será que acabou a gasolina?

DO meu amigo Xandão :- O nome da doença que paralisa as mulheres da cintura para baixo se chama ca samento.

*** O garotinho chega pro pai e diz: - Paiê...O senhor é o diabo?

- Que isso meu filho?De onde você tirou essa bobbagem?

Na hora da faxina

Antes de começar a aspirar o chão, guarde sapatos, brinquedos e objetos que estejam no chão. Assim como re mova papéis, grampos e outros lixos para que os mesmos não entupam o aspirador e dificulte a faxina. Dessa maneira, o trabalho fluirá mais rapida mente.

No congelador

Se ferver, está bom

O Brasil é o País onde se coloca o rato para fazera partilha do queijo.

-Ficar esperto nas eleições, porque banana d´água não mata a sede.

-FAUSTÃO todos os dias é exaus tão, haja!

Já votou no dia 3, agora está fazendo campanha, tentando convencer os amigos votarem no seu candidato de preferência.

* Na balada “a simpática” ( já devia ter tomando umas...), chama o gar çon e quando este se aproxima, ela

- É que toda vez que o senhor sai de casa, a mamãe grita para o vizinho:”Pode vir que o chifrudo saiu!”

Ficamos nisso, ADEMAN que eu vou em frente...depois da Guerra da Rússia/Ucrânia acredito que no “PRINCÍPIO eram as AMEBAS” --e até hoje ( muitos )não evoluiram!

Até a próxima...até quando for pos sível.

O milho de pipoca deve ser guardado no congelador. Vai ficar sempre fresqui nho e sem piruás.

Para saber se o fermento em pó ainda está bom, coloque uma colher de sopa rasa de pó em meio copo com água mor na. Mexa. Se o fermento crescer e ferver, ele ainda poderá ser usado.

Passa fácil

Experimente secar as camisas e blu sas em geral penduradas em cabides. Secam rapidamente, não ficam com as marcas dos prendedores e são bem mais fáceis de passar. Fique atenta para que as roupas não ficam expos tas ao sol mais do que o necessário para secá-las. Quanto mais ficam no sol, mais ressecados ficam os tecidos, dificultando na hora de passar e, conse quentemente, gasta mais energia.

Organizar é essencial Panos de limpeza I

Não é perda de tempo organizar as coisas antes de começar uma tarefa. Por exemplo, antes de começar a cozi nhar, deixar os ingredientes e utensílios à mão facilitam bastante e vai economi zar tempo. Assim também acontece na hora de limpar a casa. Organize seus produtos de limpeza, panos, esponjas e vassouras, preferencialmente mante nha-os guardados todos juntos.

É dica boba, mas é verdade

Comece a limpar os cômodos de sua casa de cima para baixo. Ou seja, pri meiro limpe rente ao reto para tirar as prováveis teias de aranha, depois em cima dos armários e estantes e assim por diante, deixando as partes mais baixas e o chão por último. É óbvio que conforme você limpa as partes altas, o pó vai se acumular mais embaixo.

Cozinha mais depressa

Para fazer economia e obter um cozi mento mais rápido dos grãos de cereais em geral, deixe que eles fiquem sempre de molho antes de levá-los ao fogo para cozinhar.

Prefira os panos de microfibras que não deixam fiapos principalmente quando limpar superfícies de vidro ou espelho. Uma boa ideia também é usar camisetas de malha que não estão mais no uso. Elas também não soltam fiapos.

Panos de limpeza II Sem sal

Uma boa ideia é ter os panos de lim peza de cores variadas e cuidar para separá-los de acordo com cada ne cessidade. Por exemplo, panos verdes para limpar a cozinha; panos azuis para limpar os banheiros etc.

Cozinhe a espiga de milho em água sem sal. Só depois de cozidas é que deve ser deixada em água salgada. O sal endurece o milho.

São Paulo Leste São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 - Página 3G

SPTrans desvia linha 2666/10 temporariamente durante obras na Zona Leste

A SPTrans informa que a linha

2666/10 Jd. Camargo Velho –

Term. Pq. D. Pedro II está sendo desviada em razão de obras na Rua Vitória do Espírito Santo, no Jardim Indaiá, Zona Leste. A mudança seguirá até o término dos trabalhos.

2666/10 Jd. Camargo Velho

– Term. Pq. D. Pedro II

Ida: Rua José Alves Irmão, Rua Manuel Álvares Pimentel, prosseguindo normal.

Volta: normal até Rua Tibúrcio de Souza, Rua José Alves Irmão.

Obs.: Ficarão desatendidos os seguintes pontos de passagem: R. Vitoria do Espirito Santo, nº 405; R. Vitória do Espírito

Santo, nº 60; R. Manuel Álvares

Pimentel nº 67; R. José Alves Ir mão, oposto ao nº 200; R. Vitória do Espírito Santo, nº 101

Opção: durante a interdição, os usuários deverão realizar embar que/desembarque no ponto ter minal da Rua José Alves Irmão, que é a alternativa mais próxima dos locais desatendidos.

Estudos e Pandemia: Como anda a autoconfiança dos alunos?

As marcas deixadas pela pande mia na saúde mental dos estudan tes já foram amplamente discuti das e o impacto nas camadas mais jovens da sociedade também foi observado. A maioria dos alunos afetados não teve a oportunidade de acessar serviços ou iniciar per cursos com especialistas, o que gerou uma certa angústia a res peito das consequências que essa falta de acompanhamento poderia ter na vida de cada um. Esse com portamento foi confirmado pelos usuários da Docsity, após a publi cação de um guia sobre a autoesti ma dos estudantes.

tivas acessíveis ou de baixo custo.

CASA

SOBRADO

IMÓVEIS PARA ANUNCIAR LIGUE: 2647-7794

A publicação da Docsity co letou dados de estudantes com idade entre 15 e 30 anos de todo o mundo, entre os quais 71% dos usuários declararam que a pan demia teve um impacto negativo em sua saúde mental e que quase 66% dos alunos nunca tiveram a possibilidade de ter acesso a um psicólogo (mesmo apesar da ne cessidade e interesse). Para mais de dois terços dos estudantes que não tiveram esse acesso, as moti vações principais foram: tempo e dinheiro, muitas vezes juntos por um lado refletindo a dificuldade de superar algumas barreiras, e por outro lado a falta de alterna

Outro dado evidenciado foi o percentual daqueles que ini ciaram um caminho de recupe ração individual após o período de pandemia: 38% dos usuários. Especificamente, alta autocrítica e perfeccionismo (30%) e baixa autoestima (28%) foram os temas que os alunos mais identificaram (dos quais quase 70% estão matri culados na universidade). Como ponto de partida, mais de 75% dos entrevistados declararam ter colocado em prática os exercícios propostos pelo guia e que deles se beneficiaram, reconhecendo-se de forma homogênea nos temas abordados.

Acesso aos recursos é um pro blema

Ainda segundo a publicação da Docsity, as porcentagens indica das oferecem alguns raciocínios psicossociais, com base na idade: grupos de jovens da sociedade atual têm expressado amplamente seu sofrimento devido à pandemia

ou exacerbado em decorrência dela. A falta de tempo e dinheiro torna impraticável que aproxima damente um em cada três alunos iniciem um acompanhamento especializado, na ausência de al ternativas acessíveis. Este é preci samente o ponto crítico de maior atenção: a falta de soluções, por exemplo nas universidades, ou na maioria das escolas secundárias, de acesso facilitado a instalações e/ou recursos para a saúde mental dos alunos atuais.

O guia de autoconfiança pu blicado pela Docsity, ferramenta gratuita que já contabiliza mais de 10 mil usuários, foi escrito por especialistas do setor em saúde mental e apresenta fatores, ca racterísticas, riscos e segue um caminho de análise introspectiva ao final do qual há exercícios e dicas para colocar em prática, se necessário. O conteúdo do guia, esclarece Riccardo Ocleppo, CEO da Docsity, não substitui o traba lho de um especialista. “O objeti vo deste guia é oferecer ideias e conselhos, considerando que os estudantes e jovens de hoje são a classe trabalhadora, executiva e política de amanhã, por isso de vemos nos preocupar com a saúde mental deles”.

Página 4 - São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 São Paulo Leste G
Cerca
de 71% dos estudantes foram impactados negativamente pela pandemia, sendo que 66% não tiveram acesso a um acompanhamento psicológico, aponta publicação da Docsity CRECI 16770-J LOCAÇÃO vEndA 54 WhatsApp (11) 9.7144-1166 APTO V.ESPERANÇA - rua Izabel - 3 dorms (suíte), sl c/ sac, coz, wc, lavb, á. serv, 2 vagas de marc, á. lazer. R$ 1.700,00 + enc. IMÓVEL P/ RENDA V. SALETE - R. SÃO FLORÊNCIO (TER. 5X18) - Salão c/ 30m² e 2 casas c/ 1 dorm, sl, coz, wc, lav. R$ 315 mil. Est. prop. Ref.: 119. CASA ASSOBR. V. LAIS - TER. 5X30 - 2 ds, sl, coz, wc, lav, qtal, 2 gars. R$ 350 mil. Est. proposta. Ref.: 164. APTO PRÓX. CARREFOUR V. ESPERANÇA - (72 á./ú.) - 2 ds, sl. 2 ambs, coz. c/ arms, 2 wcs, á. serv, 1 vg. e área de lazer. Valor consulte-nos. Ref.: 193. TERRENO (10X34M.) C/ 3 CA SAS V. SALETE / PENHA - Trav. Amador B. da Veiga, excel. in fraestrutura, bom p/ investidor/ construtor, já c/ renda, doc. ok. R$ 700 mil. Ref.: 166. CONJ. COML. SOBRELO JA PRÓX. FÓRUM TRAB. - C/ 7 salas, recepção, 3 wcs. R$ 4.200,00. Est. prop.
PENHA2 dormitórios, sl, cozi nha, wc, lav, 1 vg. R$ 1.500,00.
TÉRREA PENHA - 1 dormitório, sala, coz, wc, lavanderia, 1 vaga. R$ 1.300,00.

Lançamento do livro “Encontro com o Mestre”

O poeta, compositor e escritor

Elias Felimon, lançou na terça -feira dia 11/10/22, pela Editora Conejo, a biografia do músico Roberto Seixas (cover de Raul Seixas). O evento ocorreu na Kaverna Raulsexista o Bar do Kaká, localizado na rua Augusta em São Paulo.

Lançamento de livro é sempre um espetáculo e com este não poderia ser diferente. O livro “ENCONTRO COM O MES TRE”, conta a história de José Roberto Augusto, o querido Ro berto Seixas.

Elias Felimon descreve a his tória do menino que veio com os pais da cidade de Americana/SP, para a capital, onde passou por muitas dificuldades, tendo que trabalhar aos 12 anos de idade como engraxate para ajudar fi nanceiramente a família. Foi metalúrgico antes de iniciar sua carreira como músico. Com o apoio de seu irmão Zenna Au

gusto montam a banda “Ápice de Babel” e seguem cantando músicas de sucessos da época, mas foi somente em 1987 que surgiria Roberto Seixas e a Ban da Metamorfose Ambulante e se tornaria cover do “menino mara vilhoso” Raul Seixas.

Roberto Seixas com seu caris ma e principalmente respeito a obra de Raul Seixas e ao públi co que o acompanhava tornou -se referência nas conversas e encontros raulseixistas. Elias Felimon conta que conheceu Roberto Seixas em 1996 e desde então surgiu uma grande amiza de e que o próprio Roberto pediu ao amigo que escrevesse sua his tória em um livro.

A biografia traz depoimentos de pessoas que estiveram sem pre presente na vida de Roberto Seixas, como amigos, músicos e familiares.

O livro foi ilustrado pelo car tunista Edson Souza que traz a

Família de Roberto Seixas

identidade de Roberto expresso nas diversas figuras contidas no livro. Para Edson, foi um privi légio fazer parte desta obra, pois além de fã era também amigo de Roberto.

O lançamento do livro “O En contro com o Mestre” contou com a presença da família do homenageado, Dirce Flora (es posa), Zenna Augusto (irmão), Marcia Ranya (filha), Gustavo Augusto (neto), Vínicius, Ga briela Léo, Nícolas Augusto e Vitor (sobrinhos).

VOCÊ PRECISA SABER DISSO...

EMAGREÇA SE QUISER CAMINHAR NA PENHA

Depressão

Sensação de quem se encontra deprimido, esmagado diante de certos acontecimentos desfavo ráveis, impeditivos de realização pessoal. Depressão pode também significar afundamento. Nesse sentido, o bolo de cenoura, fei to na semana passada, também ficou deprimido. A quantidade de fermento colocado em desa cordo com o indicado na receita, fez com que, num primeiro mo mento, o bolo crescesse mais do que devia. Depois, diminuiu de altura, ficando com um sensível afundamento bem em seu meio. Uma expectativa frustrada sem pre promove alguma sensação de depressão. Sonhar, idealizar demais é como exceder na quan tidade do fermento para o bolo. O choque com a realidade pode ultrapassar as forças de suportá -la, provocando sensações de dor com variada intensidade.

A dor da depressão pode ser comparada a de uma pressão so

bre a cabeça e os ombros. Além de estampar-se no rosto, enve lhecendo-o, a depressão faz com que a pessoa fique com as costas curvadas, diminuindo a quanti dade de ar em cada respiração. Daí que, para fazer com que o sintoma depressivo diminua de intensidade, é recomendável que o individuo faça um exercício de respiração, aspirando e expirando o ar, de forma mais profunda e compassada, aumentando a quan tidade deste nos brônquios, obri gando assim as costas a se endi reitarem e o peito a se alargar. Esta nova postura é incompatível com a depressão. Adotando-a, a pessoa faz com que o sintoma depressivo seja empurrado para fora.

Nem toda depressão é negati va. Ela pode ser mesmo parte de um processo necessário em que o indivíduo, primeiro, encara a realidade sem falseá-la, sentindo -a em toda sua intensidade, e em

seguida, se prepara para enfrentá -la, recuperando-se em suas me lhores forças.

As razões que levam a uma depressão podem ser sem funda mento algum. Neste caso, a razão (reflexão), pode ser o meio apro priado para extirpá-la ou atenuá -la. Corrigida a ideia errônea, a respeito de si próprio e do objeto com o qual se defronta, a depres são vai se desanuviando pouco a pouco, até desfazer-se parcial ou totalmente. Nos casos em que a pessoa não consegue se livrar da depressão, contando apenas con sigo mesma, é importante que busque ajuda externa, procuran do um profissional competente e de confiança.

Atendimentos Psicológicos:

José Morelli: CRP 06/16054.

Vera Lucia Z. Morelli: CRP 06/16055. Luciana Zampar Mo relli: CRP 06/75126. Rua Betari, nº 274, tel.: 2097-0139 meu blog “comunicando psicologia”

Claro que o título dessa ma téria é uma brincadeirinha, mas o assunto que vamos tratar hoje é sério. Quem anda motorizado certamente nem percebe, mas para os pedestres é um desafio conseguir andar pela calçada do lado direito da Rua Dr. João Ri beiro, principalmente no trecho a partir do Colégio até a esqui na do Centro Cultural. Me refiro não somente ao desnível do piso, mas principalmente e sobretudo pelo tamanho da largura da cal çada. Como se não bastasse ter que transitar solitariamente, pois ali é impossível conseguir cami nhar ao lado de alguém, ainda é preciso virar o corpo para ele conseguir caber naquela passa gem minúscula entre a parede dos imóveis e o poste que qua se impede a passagem. A pessoa mais gordinha, diante destes postes que ocupam o centro da já minguada calçada, fica sem muita alternativa de passagem. Se vê obrigadaa arriscar a vida ao descer para a pista por onde passam os carros ou imediata mente se sente obrigada a fazer um regime. Fico pensando qual a razão exata que possa explicar essa situação. O mais surpreen dente é que existe neste trecho via rebaixada para cadeirantes, sinalização para deficientes vi suais e ainda latões de coleta de lixo fixada nestes postes. Não sei se é para rir ou chorar. Evidente que possuir apenas um neurônio

é suficiente para saber da impor tância de um poste, mas, não é possível que alguma mente bri lhante não consiga encontrar uma solução para esse problema. É um desrespeito para com o ci dadão Penhense. Um perigo para idosos e deficientes numa rua tão central e movimentada quanto essa. Diferente do que aconte ceu na Praça 8 de Setembro, que teve suas calçadas ampliadas para calçadões para favorecer o fluxo de pessoas que gastam no comércio local, a Dr.João Ribei ro exatamente neste trecho, onde quase não há comércio, está es quecido, parece não receber ne nhum tipo de investimento. Um bairro, uma cidade e um país não é feito só de comércio ou de dinheiro. É feito também de pessoas e de respeito. Já passou da hora de apenas cultuarmos o Ter. É hora da valorização do Ser. Quem ajuda a levantar essa bandeira?

Participe você também desta coluna informando o que de bom e de ruim está acontecendo no seu pedaço. Envie email para canaldoleitorgazeta@gmail.com Obrigatório conter nome completo e RG.

São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 - Página 5São Paulo LesteG
foto: divulgação fotos: divulgação

CLASSIFICADOS

VENDE-SE COBERTURA DUPLEX

Penha - 122 m2. Doc. Ok. Aceita financiamento. Coz; wc; lavanderia; dispensa; s. estar; s. jantar; banh. social; (1) suíte ; (2) dormitórios (sendo um reversível); escada e sacada; s. de TV; escritório; terraço com churrasqueira. (2) vagas na garagem. Valor: R$ 705.000,00. Falar c/ Roberto (11) 97092-0472.

Aversão alimentar: A resistência de crianças e adultos a certos alimentos

Conhece a sensação de que não vai gos tar de algum prato, sem nunca ter provado o alimento anteriormente?

A aversão alimentar inclui desde deci sões mais radicais, até pessoas que experi mentaram uma vez, não gostaram do sabor ou textura e excluíram a comida definiti vamente do cardápio. Associada a vários fatores, a recusa por alimentos tem expli cação técnica.

“O desenvolvimento das preferências alimentares se inicia desde a gestação, tendo em vista que, por meio da dieta ma terna, o bebê é exposto a diferentes sabo res e inicia sua aprendizagem sensorial”, afirma Cintya Bassi, coordenadora de nutrição e dietética do Grupo São Cristó vão Saúde. Segundo a profissional, alguns fatores contribuem com o surgimento de aversões alimentares e uma das principais causas é justamente a neofobia alimentar, ou seja, a rejeição ou recusa por alimentos que não são familiares - comuns em crian ças e adultos que não foram apresentados a uma diversidade alimentar. “Outras cau sas podem ser hipersensibilidade ao gosto amargo, características culturais e demo gráficas e emoções relacionadas a certos tipos de alimentos”, complementa Cintya.

Ou seja, uma criança que rejeita a ce noura ralada por exemplo, pode estar de monstrando que não aceita bem essa tex tura, mas pode gostar da cenoura cozida ou da cenoura como parte de outras pre parações. Sendo assim, que tal apresentar o vegetal na forma grelhada na manteiga ou cozida na sopa ou caldo do feijão? Vale

testar até para que ele faça as pazes com a cenoura e usufrua de seus nutrientes. “É importante não excluir o alimento e não rotular a criança, o adolescente ou até o adulto como ‘chato pra comer’, se ele ain da não foi exposto a diferentes prepara ções”, pondera a nutricionista.

Há pesquisas que demonstram que al guns indivíduos têm receptores olfativos mais sensíveis para o cheiro do aldeído, que é presente em temperos como o co entro e responsável por deixar o ‘cheiro de sabão’ que algumas pessoas sentem. Nesses casos, é possível buscar soluções para minimizar o desconforto, como por exemplo, esmagar o alimento. Por outro lado, fatores demográficos também se re lacionam a essa rejeição. “No sudeste, a exposição ao coentro é menos comum do que no norte e nordeste, onde consequen temente a aversão ao alimento é muito menor”, comenta a supervisora de nutri ção do São Cristóvão Saúde.

Distúrbios alimentares

Cantando com o Violão

Profº

desacato (Antonio Carlos/Jocafi) (Harmonia Simplificada)

SolM Do/Re SolM

Inofensivo aquele amor Re7 SolM

Que nem sequer se acomodou Mi7 Lam7 Mi7 Lam7

Já morreu

Re7 Lam7

Quem destratou a ilusão, quem Re7

Quem frequentou meu coração SolM Do/Re SolM

Não fui eu

Do/Re SolM

Não adianta me envolver

Re7 SolM

Nas artimanhas que você Mi7 Lam7 Mi7 Lam7

Preparou

Re7 Lam7

E vá tratando de esquecer Re7

Leve os breguetes com você SolM Re7 SolM

Me zangou

Do/Re SolM ReM Rem6

Por isso agora deixa estar

Mi7 Lam7

Deixa estar

Provar e não gostar de uma fruta ou tem pero é normal, mesmo porque o hábito e a cultura alimentar estão diretamente ligados aos gostos pessoais. O problema é quando a aversão está ligada a alguma intolerância ou distúrbio. Já ouviu falar em neofobia?

Segundo Cintya Bassi, é a recusa ou medo de comer ou simplesmente provar no vos alimentos apresentados à mesa. Esse quadro merece acompanhamento para evitar possíveis carências nutricionais, bem como a seletividade alimentar, outro diagnóstico que pode ocorrer na primeira infância.

“Naturalmente, nascemos com prefe rência pelo sabor adocicado, associado ao leite materno, e maior aversão pelo sa bor amargo e azedo. Se a exposição já na infância diminui em razão disso, a tendên cia é que, na fase adulta, a resistência seja mantida”, esclarece a especialista. Para casos assim, a apresentação dos alimentos deve ser gradual, iniciada pelo toque, de pois o cheiro, a sensação da textura e, por último, a degustação. As principais razões para superar a aversão por um determina do alimento são a pressão social, o dese jo de sofisticar os hábitos alimentares e a busca por hábitos mais saudáveis.

“Muitas pessoas relatam que não gos tavam de vinho ou comida japonesa, nas primeiras vezes que os consumiram, mas aprenderam a gostar”, salienta a especia lista. Ao observar casos mais graves, em que a maioria dos alimentos são recusados, é indicado o acompanhamento de profis sionais das áreas de nutrição e psicologia.

Doença da Arranhadura do Gato - Bartonella henselae

Ao longo dos anos de minha vida pro fissional, que já se passam dos 43 anos de clínica médica veterinária, vários questio namentos me foram feitos sobre os riscos e doenças transmitidas pelos animais, mes mo porque, cabe ao Veterinário o controle e

prevenção principalmente das doenças de nominadas de zoonoses, como por exemplo, a mais conhecida que é a Raiva. Lembrando que zoonoses são doenças que os animais podem transmitir ao humano e vice versa.

Muitas doenças zoonóticas dos animais domésticos como cães e gatos são transmi tidas ao Humano através de arranhaduras, mordidas, secreções (saliva, secreção na sal/ocular), urina, fezes e etc, entretanto, é necessário que haja uma porta de entrada do corpo humano para que este se infecte, como uma lesão de pele, que pode ser um ferimento aberto pela mordida ou arranha dura do animal.

Sendo assim, quero apontar uma doença que pouco se fala que é a Doença da Arra nhadura do Gato, ocasionada por uma bac téria chamada Bartonella henselae. Apesar de ser curável é bastante desconfortável nos seres humanos, incluindo vários sintomas ruins como febre, linfonodos inchados, do

res e outros sinais mais graves que obriga toriamente necessitam de acompanhamen to do Médico para tratamento. Porém, o gato para transmitir a doença, tem que estar infectado, logo, não são todos animais que possuem a bactéria.

Não devemos confundir a bactéria Bar tonella henselae com um fungo chamado Sporothrix schenckii (Doença esporotrico se) que também pode ser transmitida por uma arranhadura do gato, porém, essa úl tima é um fungo que está presente na natu reza e pode infectar até com um ferimento por um espinho ou lascas de madeira/ árvo res, solo, etc, que apesar de ambas serem patologias desagradáveis, são agentes etio lógicos e tratamentos diferentes.

Re7 SolM

Que eu vou entregar você

Re7 SolM

Por isso agora

ReM Rem6 Mi7 Lam7

Deixa estar, deixa estar

Re7 SolM

Que eu vou entregar você

A melhor forma de prevenir que nossos gatos contraiam a bactéria é fazer controle regular de pulgas, mantendo os gatos com anti pulgas, bem como evitando-os que te nham acesso a rua. A Bartonella henselae é uma bactéria presente nas fezes da pulga, que o gato ao se limpar pela lambedura se contamina com essas fezes contaminadas, fazendo-o que se torne um hospedeiro da bactéria e se torne um transmissor. Logo evitar pulgas e uma higiene cuidadosa após a manipulação das caixas de areia dos gatos são as melhores formas de prevenção quan to a contaminação.

Página 6 - São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 São Paulo Leste G FÊNIX CLÍNICA VETERINÁRIA Cães, Gatos, Animais Selvagens, Aves Ornamentais e Odontologia Veterinária Competência - Carinho e Dedicação DRA. MAGDA IZIDIO DE SOUZA CRMV-SP Nº2703 ●Vacinação ●Cirurgia com Anestesia Inalatória ●Ortopedia ●Odontologia ●Oftalmologia ●Homeopatia ●Pensão e Internação ●Exames Laboratoriais ●Banho e Tosa ●Táxi Dog Fone/Fax: 2641-8179 / 2642-2035 Rua Plínio Augusto de Camargo, 121 Penha E-mail: cvfenix@terra.com.br Site: www.cvfenix.com Face: clínica veterinária fênix DIsk RAçõEs: 2293-2181 / 2941-1909 Temos veTerinário Pet shop Banho e Tosa Táxi Dog medicamentos 2ª a Sáb. 09:00 às 18:00 h. Rua Betari, 38 (Ao lado do Shop. Penha)
Silvio Santisteban
MaGda IZIdIo de soUZa cRMV – sP Nº 2703 - Médica Veterinária
De quiabo a cebola, de jaca a fígado, entenda por que certos itens são rejeitados no cardápio de muitas pessoas
SALÃO COMERCIAL / CENTRO DA PENHA – RUA DR. JOÃO RIBEIRO – COM +OU- 70 METROS QUADRADOS, COZINHA, LAVABO. - VALOR R$ 1.900,00 –Estuda-se Proposta. Tel. 2684-8181

Francisco Waitz lança “Tempestade Filosófica”

O professor Francisco Waitz trabalha desde 1997, “desen volvendo e construindo ideias, delineando cuidadosamente, procurando manter a objetivi dade e o discernimento, fatores fundamentais para que o resul tado da escrita fosse possível e interessante. Faz vinte e cinco anos e, chegados são esses dias de contínua elocubração, onde pensamentos filosóficos, histó ricos e algumas vezes poéticos formaram um ciclo de movi mentação de ventos construtores a sibilar nas palavras textuais do

meu pensamento”.

Com esta explicação, F.Waitz conta as origens do seu trabalho que resultou nos 4 volumes para publicação, com os títulos: Tem pestade Filosófica - Perdedor de Existência e O Vendedor de Pra

gas, Na plataforma https://www. livrosdigitais.org.br estão conti dos para leitura e download em formato PDF.

Página Oficial Facebook-Tem pestade Filosófica

AMOR, A BOA ENERGIA

O amor, a boa energia, está dentro e fora, e em todo o Universo. Descu bra e deixe fluir o bem, o bom que está em tudo e em todos, e sempre. A Natureza é a fonte e o retorno e o fluir do bem. A maior e melhor ener gia atuante em tudo, é a Natureza. E isto se vê e se sente. Sem histórias e sem milongas, o real, o natural é a Natureza e sempre será.

Você vota em quem quiser, vai onde quiser e faz o que quiser. Você é força e poder para criar, fazer, refazer, ou não fazer. Você é que decide e racio cina se quiser. Porque você é um ser experimental da Mãe Natureza. Se quiser evoluir, vai ter que raciocinar e se conectar com a Mãe Natureza e só. Agir para o bem comum, que é a energia boa. O mal e mau e só faz mal e não entereça à Natureza.

Só o amor constrói e nos faz bem. Ou respeitamos a Natureza, ou nosso

mal agir vai nos destruir. Ou renasce mos com a Natureza, ou vamos só sofrer, se persistirmos nos erros, no mal agir. Não seja um fanático e use o seu raciocínio. Amar só faz bem e esse bem beneficia aos próximos. Ame-se e se respeite e respeite o bem maior, a Natureza. Vamos curtir o amor da Natureza e respeitar esse amor. Assuma! Você é a Natureza e está dentro e fora, e é tudo. Coragem para mudar para o amor maior da Mãe Natureza. Amar só vai te fazer feliz e bem. Você seguirá. Sou o que sou e te amo porque me amo também e o bom agir faz a grande diferença neste Planeta Terra. Este planeta é uma escola que faz a evolução surgir. Vamos prestar mais atenção à Mãe Natureza e sentir a sua boa energia fluindo dentro e fora de você. Sim, amar é participar, e falar, é fazer o bem acontecer. Largue o mal e vem

ficar bem com seu bom agir. É hora de renascer e recomeçar com a Mãe Natureza. Deixe fluir seu amor, faça como a fonte de água, deixe rolar sem parar o seu amor. Vamos ficar bem e vamos produzir. Plante boas sementes e colherá bons frutos. Aqui, deixo editado meu amor por você. Feliz por te amar e amar a tudo, a Na tureza. Neste planeta, seja racional. Vou cantando e vou florindo a minha existência no planeta Terra e a muitos outros no Universo. Estou no Facebook Mauro Iná cio Alves; no face Mãe Natureza. O bem reina em todo o Universo e pode reinar neste planeta. Seja racional e raciocine sempre. Com gratidão e amando, vamos em frente. É de ex trema importância o teu bom agir para o Universo. A tua boa ação traz uma reação natural e universal.

Mais de 700 mil veículos circularam nas rodovias de SP durante feriado de Aparecida

Além do reforço operacional nas rodovias concessionadas e administradas pelo DER, foi instalada na SP-62 base de apoio aos romeiros para reforçar segurança de fiéis e motoristas

Mais de 700 mil veículos deixa ram a capital paulista no feriado desta quarta-feira (12). As princi pais rodovias concedidas de saída da capital paulista registraram o movimento de mais de 540 mil veículos, sentido litoral e interior do estado no feriado de Nossa Senhora Aparecida. Nas rodovias administradas pelo DER, mais de 168 mil veículos deixaram a ca pital, número maior do que o pre visto e 6,5 % acima do registrado na mesma data em 2021.

As 20 concessionárias, regu ladas pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), acompanharam o tráfego durante todo o feriado por meio dos CCOs (Centros de Controles Operacionais) das rodovias con cedidas.

“A operação deste feriado de Nossa Senhora Aparecida garan tiu mais segurança e maior con forto aos usuários que passaram pelas rodovias paulistas e aos Ro meiros que seguiram para Apare cida. Foram quase 170 mil veícu los que trafegaram pelas rodovias administradas pelo DER e outros mais de 500 mil nas concessio nadas, reforçando a importância do apoio operacional”, avalia

João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

Na Rodovia SP-62, na altura do quilômetro 167, foi instalada uma base de apoio aos romeiros que seguiam em direção ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Apa recida.

“Foi um feriado tranquilo nas rodovias nesta data religiosa, que contou com reforço especial nas operações feitas pelas concessio nárias, especialmente para garan tir a segurança dos romeiros que seguiram até o santuário”, enfati za Milton Persoli, diretor-geral da Artesp.

O Departamento reforçou o atendimento com viaturas dis postas em pontos estratégicos das rodovias, com equipamentos para auxiliar o monitoramento, como contadores veiculares, câmeras e PMVs (painéis de mensagens variáveis) com informações sobre as condições da rodovia.

Houve ainda apoio operacional de guinchos leves e pesados, além de caminhonetes de inspeção, dis tribuídos nas principais vias do estado, além das UBAs (Unida des Básicas de Atendimento) 24 horas por dia.

São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 - Página 7São Paulo LesteG
Prof. Francisco Waitz, autor.
fotos: divulgação

Incêndio na comunidade Portelinha

Estúdio criativo da Rede Daora Flávio Império abre inscrições para cursos livres

Oficinas de som, imagem e audiovisual acontecem em novembro, na Zona Leste da cidade

Um incêndio atingiu diversas moradias de uma comunidade na Penha, a comunidade da Porteli nha. No final da noite de quarta -feira (12), o incêndio começou por volta das 23h30 e atingiu um conjunto de casas que fica abaixo do viaduto Engenheiro Alberto Badra.

Seis viaturas do Corpo de Bom beiros foram até o local, em quase duas horas conseguiram controlar o fogo. Ouviram-se explosões no local, o fogo atingiu a rede elétri ca, mas não houve feridos.

Na quinta, dia 13, o subpre feito Flávio Sol, esteve no local, prestando todo apoio e solidarie dade às vítimas do incêndio, que perderam suas coisas, mas tran quilizou a população, dizendo

que a defesa civil, a assistência social e a saúde estavam cuidan do de tudo, junto com a Subpre feitura da Penha.

Flávio Sol mandou um recado às pessoas que estavam preocu padas com as vítimas: “a Assis tência Social da cidade, através do prefeito já mandou aqui, col chões, cestas básicas e roupas, é uma pena que as pessoas perde ram coisas, mas a prefeitura está aqui para suprir isso”

Quilos a mais: como eles podem complicar a nossa vida

Sobrepeso atinge mais da metade da população brasileira e é gatilho para doenças graves como artrose, alzheimer e até problemas neurológicos

O excesso de gordura corpo ral é um problema que ultrapas sa a questão estética dos quilos a mais na balança. Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/2020) indicam que um quarto dos adultos brasileiros es tão em um quadro de obesidade e 60% da população adulta do país está acima do peso. E o aumen to da obesidade em crianças tem preocupado o mundo. Segun do a OMS, hoje temos 1 bilhão de pessoas obesas; 39 milhões são crianças que já começam a apresentar problemas sérios de saúde.

Além de estar diretamente associada a doenças cardíacas como hipertensão e infarto, a obesidade pode levar a outros problemas graves de saúde. A endocrinologista do Hospital Marcelino Champagnat, Luiza Esteves, explica que a circunfe rência abdominal é um dos prin cipais indicadores do excesso de gordura. “A maneira mais sim ples para confirmar é com a fita métrica. Homens com circunfe rência acima de 90 centímetros e mulheres com mais de 80 devem ficar atentos, já que isso é indica tivo de que a gordura pode não estar apenas no subcutâneo, mas nos órgãos, o que traz consequ ências graves, como doenças car diológicas, diabetes, demência e aumento do risco de alguns tipos de câncer”, esclarece. O excesso de peso nas articulações, dese quilíbrio hormonal, disfunção em órgãos como o fígado, que é diretamente afetado pelo acú mulo de gordura, e até em áreas mais delicadas como no coração,

são algumas das complicações que a doença pode causar.

Joelhos

O sobrepeso é o que mais acelera a artrose, desgastando rapidamente as cartilagens, de mandando tratamento com fisio terapia e, muitas vezes, cirurgias. “A degeneração da cartilagem do joelho é progressiva e a prin cipal causa é o envelhecimento. Quando associado ao excesso de peso, esse processo acaba trans formando um joelho saudável em um potencialmente desgasta do muito mais rápido. É como se o joelho envelhecesse de forma acelerada até chegar ao momen to que a dor limita, inclusive, a realização das atividades do dia a dia, como curtas caminhadas”, afirma o ortopedista Antônio To mazini.

Doenças Neurológicas

Demências como Alzheimer estão entre os problemas agrava dos pela obesidade, o que ocorre pela atividade e pelo fluxo san guíneo cerebral que estão pro porcionalmente ligados ao peso.

“Quanto maior o índice de massa corporal (IMC) de uma pessoa, maiores são as chances dela ter não só o Alzheimer como demais doenças neurodegenerativas.

Isso acontece porque problemas como hipertensão arterial e dia betes, que são agravadas pela

obesidade, têm relação direta com a perda cognitiva”, destaca a neurologista Patrícia Coral. A recomendação é que portadores de doenças neurodegenerativas realizem regularmente estímulos físicos.

Combate à obesidade

Em casos graves, a cirurgia bariátrica é indicada para trata mento de pessoas com IMC su perior a 40. “A bariátrica é uma ferramenta de tratamento para a obesidade mórbida, mas não é definitiva porque depende muito do paciente”, conta o cirurgião bariátrico do Hospital Marceli no Champagnat, Alcides Bran co. “A cirurgia é eficaz se novos hábitos de vida forem adotados pelo paciente, especialmente os alimentares. O procedimento não pode ser usado só para ema grecer, mas também para manter as vitaminas em um padrão sau dável e, principalmente, perder peso o suficiente para recuperar a saúde”, complementa Branco. Atitudes urgentes Medidas de prevenção devem ser constantes em todas as etapas da vida para evitar casos graves de obesidade. Para isso, além da atividade física regular, é preciso uma alimentação mais equilibra da, diminuindo a quantidade de açúcar refinado, bebidas com adição de açúcares (como refri gerantes e sucos artificiais) e de carboidratos simples na dieta, além do sono regulado. “Essas medidas são importantes para di minuir o acúmulo de gordura nos órgãos e promover mais saúde de maneira geral”, ressalta a endo crinologista Luiza Esteves.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), abre inscrições para as oficinas da Rede Daora, estúdios criativos para a juventu de, na unidade Teatro Flávio Im pério, em Cangaíba, Zona Leste da capital. Com início previsto para novembro, as oficinas serão oferecidas nos eixos de audiovisu al, som e imagem.

O projeto, parte do Plano de Metas 2021-2024, irá implemen tar quatro estúdios criativos nas periferias, como forma de fortale cer a juventude e prepará-la para o mercado de trabalho. Em breve, a SMC irá anunciar as vagas para os outros estúdios da Rede.

“Os estúdios da Rede Daora vêm para potencializar a criativi dade dos jovens, dando técnica e direcionamento, por meio de um método de ensino prático, não

tradicional”, afirma a secretária de Cultura, Aline Torres. “É uma proposta inovadora que prepara eles direto para o mercado de tra balho e, por isso, buscamos pro fessores que atuem nas regiões, que conheçam a realidade desses jovens, e que sejam um reflexo dos alunos, para que o jovem pos sa se ver no professor”, completa.

O programa Rede Daora oferta, a partir de 2023, cursos de forma ção teórica e prática com duração de cinco meses. A projeção é ofer tar 1080 vagas para jovens por ano em cada Estúdio Criativo da Juventude, um total de 4320 va gas por ano em toda Rede Daora. Assim, se pretende atender a, pelo menos, nove linguagens dentro dos eixos: Som, Imagem e Audio visual. Cada estúdio tem aproxi madamente 60m² e equipamentos de última geração.

‘Carro voador’ chinês faz 1º voo público; aeronave poderá alcançar 130 km/h X2 tem espaço para 2 passagei ros e terá 35 minutos de autonomia em vôos tripulados, segundo a fabricante. Veículo fez voo de teste em Dubai.

Um ‘carro voador’ construído pela fabricante chinesa de produtos eletrônicos XPengAeroHT fez o seu primeiro voo público na terça-feira (11). O teste foi realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em preparação para lançar a aeronave em vários países.

O X2 é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical (eVTOL). Ele tem espaço para dois passageiros e é impulsionado por oito motores com hélices, duas em cada canto do veículo.

Torre Eiffel apagada mais cedo e pub à luz de velas: como crise de energia afeta turismo na Europa

Principal ponto turístico de Paris está apagando luzes 1 hora e 15 minutos antes do convencional

para conscientizar população. De coração de Natal também deverão ser menos iluminadas do que anos anteriores.

A crise energética em alguns pa íses da Europa tem feito pontos tu rísticos que antes eram conhecidos pela iluminação ficarem mais escu ros. O velho continente também tem limitado o uso de aquecedores com a proximidade do inverno.

Em Paris, conhecida como a Ci dade Luz, vários pontos turísticos estão desligando a iluminação mais cedo. As luzes da Torre Eiffel, por exemplo, estão sendo apagadas to dos os dias às 23h45 do horário local – 1 hora e 15 minutos antes do con vencional – desde 23 de setembro.

LUXO ENGARRAFADO

A grife italiana Dolce&Gabbana expande o portfólio e investe agora na produção de vinhos. Elogiados por especialistas, os rótulos chega ram ao mercado brasileiro.

Página 8 - São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 São Paulo Leste G Instagram
foto: reprodução TV foto: Facebook Diarinho da Penha foto: reprodução TV foto: divulgação foto: divulgação

A campanha, a xingação e os eleitores

Desde a infância - na primeira metade dos anos 50 – ouço fala rem que a eleição é o momento mais elevado da cidadania. Que o povo, através do voto, além de escolher os governantes (presi dente, governador e prefeito) e os parlamentares (senador, deputa do federal e estadual e vereador), tem a oportunidade de eleger os candidatos que lhe pareçam os mais indicados para resolver os problemas do País, do Estado e do Município. E que, numa espécie de círculo virtuoso, a população viverá melhor sempre que votar bem, uma relação direta entre os que escolhe nas urnas e a qualidade do futuro comunitário.

Sempre considerei a campanha eleitoral como o instrumento para os candidatos apresentarem seus currículos e propostas e o eleitor - destinatário das mensagensconhecer os postulantes e decidir pelos que melhor encarnem os in teresses da população. Porém, o desenrolar bestial da atual campa nha não guarda a mínima relação com a cidadania, o interesse públi co e a expectativa de dias melhores que devem decorrer da disputa. No lugar de dizer o que seu cliente -candidato pretende realizar caso seja eleito, os aloprados propagan distas optaram pela deletéria ação de desconstruir o adversário.

Não fazem promessas que pos

sam motivar e até seduzir o eleitor, porque empregam seu tempo para chamar o oponente de antidemo crático, golpista,”ladrão”, “mentiro so”, “genocida” e outros adjetivos que dificilmente caberiam, todos ao mesmo tempo, dentro de um só indivíduo. Em vez de construir a busca dos votos sobre base sólida e positiva, a campanha é lastreada num pântano de inverdades, nega tivismo e mistificação. Não cumpre a finalidade de informar o eleito rado. E quem deveria fiscalizar e impedir essa criminosa pregação, parece ausente.

Toda vez que critica seu oponen te, o candidato deixa de fazer a sua propaganda e o eleitor fica sem sa ber de suas propostas. Isso sem fa lar que, pelos ditames da socieda de e da própria ordem democrática, a campanha deve ser propositiva e voltada para a expectativa do que ocorrerá de bom em decorrência da eleição daquele que pede o voto. É por isso que causa-me espanto ver as campanhas perdendo seu precioso tempo para falar mal do adversário. O eleitor deve procurar saber pelos arquivos dos veículos de comunicação (que estão na in ternet) o bom e o ruim do candidato que lhe pede o voto. Jamais aceitar sabê-lo pela ótica do oponente que, via-de-regra, n&at ilde;o é correta porque carregada de interesses. Na campanha presente, em vez

de amor e esperança, a pregação é de ódio.

As narrativas inoculadas nas mensagens transmitidas pelo rá dio, TV e internet, são indevidas. Principalmente porque temos no país um sistema eleitoral que filtra (ou deveria filtrar) os candidatos. Se o candidato é registrado e ofi cializado para a disputa, supõe-se que já tenha passado pelo crivo da Justiça Eleitoral. Se ele é “ladrão” ou padece de pecados criminais, políticos ou sociais que o desabo nem, é problema de quem aprovou sua entrada na disputa. As ofensas são motivo de constrangimento e servem para deslustrar todo o pro cesso e, até, seus controladores, no caso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral, os TREs (Tribunal Regio nal Eleitoral) e até a Zona Eleitoral.

As autoridades que homologam o registro das candidaturas são, no mínimo, avalistas morais do can didato e deveriam cuidar para que não sejam achincalhados e não achincalhem, como vem ocorren do. Uma vez registrados, estão sob o guarda-chuva da Justiça Eleitoral que, para homologar a candidatu ra, deve ter verificado se o preten dente preenche os requisitos

Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

Prevenção, palavra-chave para a oncologia

A melhoria da qualidade de vida é um importante avanço para a população. Acompanha mos nas últimas décadas uma mudança significativa da expec tativa de vida dos brasileiros, com o crescimento do número de idosos, que trazem impactos diretos na área da saúde.

O avanço da melhoria da in fraestrutura, principalmente no setor de saneamento básico, trouxe ainda uma mudança do perfil das doenças no país. Pas samos de uma nação com regis tros de enfermidades infecto-pa rasitárias, típicas das localidades em desenvolvimento, para um aumento das chamadas Doen ças Crônicas Não Transmissí veis (DCNT), como diabetes, hipertensão, entre outras. Já o envelhecimento desponta como um dos fatores para o desenvol vimento do câncer devido a um acúmulo de riscos, combinado com a tendência da redução da eficácia dos mecanismos de re paração celular.

No Brasil, as doenças oncoló gicas já respondem como a prin cipal causa de morte em 10% dos municípios. Dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer) mostram que essas enfermida des vêm crescendo ao longo dos anos. No período de 2018

e 2019, foram 600 mil novos registros dessas enfermidades. Para 2020-2022, a instituição elevou o número para 625 mil novos casos.

No mundo, o câncer é a se gunda principal causa de morte e 70% delas são registradas em países de baixa e média ren da. De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente um terço das mortes por tumores on cológicos está diretamente rela cionado a cinco principais riscos comportamentais e alimentares: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e ve getais, ausência de atividade física e consumo de álcool e de tabaco, que reponde por 22% das ocorrências. Nos países de baixa e média renda, os cânceres provocados por infecções como hepatite e papilomavírus huma no (HPV) respondem por apro ximadamente 22% das mortes.

As mudanças de hábitos po dem ser feitas aos poucos, mas precisam ser progressivas. É importante praticar exercícios pelo menos três vezes por sema na, com 60 minutos por dia. Já a Sociedade Americana de Me dicina Desportiva recomenda, por exemplo, atividades físicas de 160 minutos no mínimo, por

semana, para evitar o sedenta rismo. Isso pode ser feito na ca minhada no começo ou final do dia. Ou até mesmo dispensar o elevador e subir as escadas do prédio também já ajuda.

A obesidade é outro fator que elava o risco da doença porque o tecido gorduroso aumenta a pro dução do hormônio estrogênio e pode estar relacionado a um estado inflamatório sistêmico no indivíduo. Portanto, atenção re dobrada com aquilo que coloca mos no prato. Uma alimentação equilibrada contribui muito para a prevenção dos tumores onco lógicos.

Se avançarmos na prevenção, encontraremos pela frente as inovações das pesquisas com medicamentos oncológicos. Es sas novas descobertas já permi tem vislumbrar, num horizonte de curto e médio prazos, a abor dagem do câncer como uma do ença crônica, assim como hoje ocorre com a hipertensão ou a diabetes. É apenas uma questão de tempo.

Ramon Andrade de Mello é médico com PhD em oncolo gia pela Universidade do Porto, Portugal, e professor da discipli na Oncologia Clínica do douto rado em medicina da Universi dade Nove de Julho (Uninove).

São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 - Página 9São Paulo LesteG

Preços de imóveis em SP fecham o terceiro trimestre de 2022 em alta

De acordo com relatório do Imovelweb, seja para alugar ou comprar, os valores na capital paulista seguem acelerados

O Imovelweb, um dos maio res portais imobiliários do País, divulga seu relatório mensal de preços de setembro em São Pau lo. Seja para alugar ou comprar um imóvel, os preços seguem em alta na capital paulista.

No caso do aluguel, o preço médio em setembro na cidade ficou em R$ 3.506 para os apar tamentos de 65m² e dois quartos, subindo 1,9% em relação ao mês anterior.

Já para os imóveis à venda, o relatório de setembro aponta que o preço médio do m² fechou em R$ 9.966, 0,8% acima do mês prévio. Um apartamento em São Paulo com 65m², dois quartos e uma vaga, custa, em média, R$ 627 mil.

Terceiro trimestre de 2022: preços em alta

Considerando o terceiro tri mestre de 2022, os preços do aluguel acumulam um incre mento de 2,5%, acima da infla ção do mesmo período (-1,0%), derivando em uma alta real de 3.5 p.p.

Para os imóveis à venda, o in cremento de preço está acelera do: +2,1% no terceiro trimestre de 2022 versus +0,8% no segun do trimestre de 2022.

Valores nas regiões e bairros de São Paulo

CAIXA anuncia Campanha Você no Azul 2022 para renegociação de dívidas

A CAIXA anunciou na quinta -feira (06/10), a campanha Você no Azul 2022 para renegociação de dívidas de créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas. A ação oferece descontos de até 90%, conforme a situação indivi dual de cada contrato.

Estão contemplados na ação contratos de 4 milhões de clientes pessoa física e 396 mil pessoa ju rídica. Mais de 80% podem liqui dar seus débitos por até R$ 1.000.

Para maior conveniência dos

clientes, a CAIXA também am pliou a oferta de renegociação de dívidas em seus canais digitais. Cerca de 70% das propostas da campanha Você No Azul 2022 encontram-se habilitadas para efe tivação por meio do site, app Car tões CAIXA e WhatsApp CAIXA (0800 104 0 104).

Os clientes também podem ne gociar ou acessar mais informa ções no site Você no Azul, pelos telefones 4004 0 104 (capitais) ou 0800 104 0 104 (demais localida

des), nas Lotéricas CAIXA e no Caminhão Você no Azul, que es tará presente em várias cidades do país prestando atendimento com foco na campanha em locais de fácil acesso.

Os contratos negociados serão retirados dos cadastros restritivos de crédito em até cinco dias úteis após a efetivação do acordo por meio do pagamento do boleto. A campanha Você no Azul 2022 está em vigor, em todo o território na cional, até 29 de dezembro.

Para quem está em busca de aluguel, a Zona Noroeste da ci dade é a mais barata, com o va lor mensal médio de R$ 1.942. Já a Zona Oeste é a mais cara, com um valor médio de aluguel de R$ 4.061 por mês.

Britney Spears, Demi Lovato e Rita Lee: conheça transtorno bipolar, doença recorrente entre famosos

O Transtorno Bipolar é uma do ença que causa alterações periódi cas de humor, episódios depressi vos, alternando com episódios de mania. Famosos no mundo todo como Britney Spears, Demi Lo vato, Selena Gomez, Chris Brown e as brasileiras Cássia Kiss, Rita Lee e Fernanda Lima tiveram o transtorno diagnosticado.

De acordo com a Ph.D em Neu rociências, Dra em Psicologia, Mestre em Psicanálise e Neu ropsicóloga especialista no tra tamento de diversos transtornos, Roselene Espírito Santo Wagner, antigamente, o transtorno bipolar era conhecido como psicose ma níaca depressiva e, hoje, é consi derado um transtorno afetivo por que se percebeu pela clínica , que essas pessoas que são acometidas por esse transtorno têm oscilações de humor com frequência, pas sando de euforia para depressão, acompanhado de sintomas psicó ticos como alucinação e delírio.

“O transtorno bipolar é funda mentalmente uma desregulação do humor, um modo como a pes soa se afeta com a realidade ex terna.

A instabilidade emocional é o maior fator do adoecimento, que produz sofrimento no transtorno bipolar, já que a pessoa tem cri ses explosivas, agitação, e com portamento desproporcional aos estímulos que acontecem am

bientalmente. Fatores estressores como dinâmica familiar, traumas, perdas, estão entre os fatores am bientais, mas, também tem um componente neuroquímico onde as pesquisas estão apontando para um componente hereditário, um transtorno multicausal com fa tores ambientais e hereditários”, disse.

Roselene também explicou os tipos de Transtorno Bipolar:

• Transtorno Bipolar I – defi nido por episódios maníacos que duram pelo menos 7 dias, ou por sintomas maníacos que são tão graves que a pessoa precisa de cuidados hospitalares imediatos. Geralmente, episódios depressi vos ocorrem também, tipicamente durando pelo menos 2 semanas. Episódios de depressão com ca racterísticas mistas (com depres são e sintomas maníacos ao mes mo tempo) também são possíveis.

• Transtorno Bipolar II – defi nido por um padrão de episódios depressivos e episódios hipomaní acos, mas não os episódios manía cos desenvolvidos acima.

• Desordem ciclotímica (tam bém chamada ciclotimia) – defini da por numerosos períodos de sin tomas hipomaníacos, bem como inúmeros períodos de sintomas depressivos de pelo menos 2 anos (1 ano em crianças e adolescen tes). No entanto, os sintomas não atendem aos requisitos diagnósti

cos para um episódio hipomanía co e um episódio depressivo.

• Outros Transtornos Bipola res e Relacionados Especificados e Não Especificados – definidos por sintomas de transtorno bipolar que não correspondem às três ca tegorias listadas acima.

Sobre o diagnóstico, a espe cialista afirmou que “o primeiro passo para quem desconfia ser portador do Transtorno Bipolar é buscar um psiquiatra e um Psi cólogo. O psiquiatra irá solicitar exame físico para descartar ou tras condições; e verificar se os problemas não são causados por outras doenças. O Psicólogo em anamnese clínica pode verificar os sintomas de acordo com CID; e orientar a abordagem terapêutica mais indicada”, disse.

O tratamento é feito, hoje, a partir de três estratégias funda mentais, segundo Roselene:

1-Medicamentoso, o que a gen te chama de estabilizadores de humor;

2-psicoterapia, para aprender a identificar o que mais desregula e afeta.

3- suporte familiar.

Dra Roselene Espírito Santo Wagner, também conhecida como Dra. Leninha, é Ph.D em Neuro ciências, Dra em Psicologia, Mes tre em Psicanálise e Neuropsicó loga especialista no tratamento de diversos transtornos,

Página 10 - São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 São Paulo Leste G

Depressão: médico explica como acolhimento familiar é fundamental no tratamento

Com o apoio do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Metrô Social, mostra fotográfica resgata a autoestima de pacientes

Cuidar da saúde mental e da qualidade de vida é tema importantíssimo durante todo o ano. No entanto, o mês de setembro é marcado pela cam panha do Setembro Amarelo, que tem como objetivo a maior conscientização sobre os pro blemas relacionados à saúde mental, a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. O médico e terapeuta Andrei Mo reira, explicou como o acolhi mento familiar é fundamental durante o tratamento do trans torno.

O que causa a depressão?

Segundo o médico, a depres são é uma doença/ síndrome de natureza multifatorial.

“Em sua base há fatores bio lógicos, psicológicos, sociais, afetivos e tudo isso integrado. Há pessoas que trazem uma tendência familiar genética em desenvolver a depressão. Por exemplo, quem tem em sua fa mília pais com depressão, têm 15% mais chances de ter de pressão, em relação a uma pes soa que não tem essa herança na família”, explicou.

Ainda conforme Andrei, biologicamente a depressão se manifesta como um desequi líbrio neuroquímico cerebral, que envolve vários neurotrans missores, como a serotonina, a dopamina e noradrenalina.

Esse desequilíbrio pode ser se cundário a uma doença, como, por exemplo, um distúrbio da tireoide ou um tumor

“Quando ela é secundária, tratando a doença de base, ela se resolve. Quando ela é pri mária, precisa-se abordar os di versos fatores na vida daquela pessoa que envolvem aquele adoecimento. Desde o estilo de vida - como a alimentação, por exemplo, porque muitas

pessoas se alimentam com de ficiência de triptofano e de ou tros aminoácidos essenciais na produção de serotonina e ou tros neurotransmissores - pas sando pelos exercícios físicos e as relações de trabalho, até as relações afetivas, as vivências emocionais, as experiências traumáticas, os estresses, os lu tos e as perdas, as culpas e as características de personalida de”, pontuou.

Como ajudar alguém com depressão?

De acordo com o médico, para ajudar efetivamente al guém com depressão é neces sário, antes de qualquer coisa, acolher esta pessoa, validando suas emoções e experiências, ofertando espaço de escu ta ativa - que é aquela escuta respeitosa e silenciosa em que a gente não fica falando inter namente enquanto escuta o ou tro, mas que permite ao outro se sentir respeitado, escutado, percebido.

“Além disso, o tratamento médico é fundamental. Existe a depressão leve, que pode ser tratada somente com psicotera pia, mas a imensa maioria dos casos vai precisar de medica ção associada ao tratamento psicológico para estabilizar o humor e as emoções”, pontuou.

Segundo Andrei, quando a pessoa está estabilizada emo

cionalmente, ela pode mer gulhar em si mesma, em suas experiências de vida, no pro cesso do autoconhecimento, sozinha ou em uma psicotera pia, sendo acolhida e ajudada adequadamente. Além disso, com consciência de seus hábi tos e padrões, a pessoa pode fa zer mudanças no estilo de vida para ter mais qualidade em todos os aspectos e se fortale cer”, afirmou.

O terapeuta também pontuou que muitas pessoas adoecem e tem transtorno de ansiedade ou desenvolvem estados depressi vos devido a traumas e dores emocionais ocultas, vividas so litariamente, na intimidade.

“Às vezes, no caso dos jo vens, há conflitos em relação à sexualidade ou dificuldade de relação com os amigos e a fa mília. Muitos sofrem bullying, na escola e nas redes sociais, por alguma característica ou diferença. Em todo ser huma no, as dificuldades de se sentir respeitado, valorizado, amado, percebido são fatores emocio nais impactantes. Então, a falta de um acolhimento familiar e de um espaço amoroso de res peito dentro da família pode ser um agravante dessas experiên cias ou um determinante delas muito importante. O contrário também é verdadeiro. As famí lias que ofertam escuta, afeto, espaço para expressão e supor te emocional, auxilia fortemen te na prevenção da depressão e no auxílio à recuperação da saúde”, finalizou.

Andrei Moreira, Médico es pecializado em Homeopatia e terapeuta de constelação fami liar formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Es pecializado em Homeopatia,

PNL e Hipnose podem te ajudar:

ANTES DEPOIS

São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 - Página 11São Paulo LesteG Hipnoterapeuta Rua Carlos Meira, 412 - Penha 99112-9813( Você já ouviu falar em Hipnose para emagrecer? Atendimento com hora marcada Como acontece Um trabalho de reeducação alimentar, e a hipnose, entra como ferramenta para diminuir a ansiedade, eliminar compulsões, reduzir a fome, proporcionar motivação para se exercitar e propiciar aversão a alguns vilões da dieta. O processo consiste em colocar o paciente em estado alterado de consciência por meio de relaxamento. Dessa forma, ele fica suscetível às induções, mas não perde o controle das próprias ações.
Parar de fumar - Stress - Concentração - Relacionamento - Depressão Emagrecimento - Vícios - Estudos - Fobias - Ansiedade e muito mais

Grande ator

O último trabalho de Nicolas Prattes em novelas foi em “Éramos Seis”, na qual interpretou Alfredo. Depois, o ator apareceu fazendo o “Monstro” no Masked Singer Brasil. E para o ano que vem já tem na agenda “Rio Connection” e “Musa Música”. Talentoso e considerado um bom colega de trabalho, Nicolas aparece na foto já caracterizado como Diego, da trama de “Todas as Flores” que entra na tela do Globoplay no próximo dia 19.

Fim do casamento

A cantora Iza anunciou o fim do casamento com o produtor Sérgio Santos. Eles ficaram juntos durante três anos, recentemente especulou-se que Iza estaria grávida, mas tudo não passou de boatos. Agora, cada um segue seu caminho em separado e mantendo respeito e admiração que marcou o relacionamento, conforme a própria artista explicou.

Assumidos

A modelo brasileira Juliana Nalú e o rapper americano Kanye West assumiram o relacionamento. No último final de semana, eles foram vistos juntos na saída de um restaurante em Santa Monica, nos Estados Unidos. Eles se conheceram numa festa organizada por Kendall Jenner. Para lembrar, Kanye West foi casado com Kim Kardashian, de quem se divorciou recentemente.

Menino

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello anunciaram que serão papais de um menino. E também já escolheram o nome: Luca para manter a tradição de nomes italianos na família. Lembrando que Claudia Raia é mãe de Enzo e Sophia, frutos do casamento com Edson Celulari.

Carro batido

Jojo Todynho sofreu um pequeno acidente de carro que resultou no amassamento do veículo. A cantora explicou que “estava nervosa” e acabou que colidiu com o carro em um poste, mas ela nada sofreu. Só foi o amassado, mas ela não divulgou o valor do prejuízo.

Casal bonito

Grande atriz

Não é segredo que Rodrigo Simas e Agatha Moreira vivem um romance sério, embora eles prefiram ficar sempre longe dos holofotes. Quando aparecem na mídia, é por motivos profissionais. A aproximação entre o casal aconteceu nos bastidores da novela “Orgulho e Paixão” eles assumiram o romance em 2019. E desde então eles são vistos sempre juntos. No último final de semana, não foi diferente. Rodrigo Simas estreou o espetáculo – monólogo – “Prazer, Hamlet”, que é inspirado na obra de William Shakespeare e tem cenas de nudez e diversos questionamentos sobre o famoso personagem. A atriz Agatha Moreira estava na plateia acompanhando a performance do seu amado bem de perto. Bonito de se ver.

Lorena Comparato estreou na carreira artística em 2009 como apresentadora do “TV Globinho”. No ano seguinte, passou a atuar e seu primeiro trabalho como atriz foi em “Malhação”. A partir daí, praticamente emendou um trabalho ao outro. Irmã da atriz Bianca Comparato, ambas têm no pai, o roteirista Doc Comparato, uma grande inspiração. Atualmente, Lorena Comparato pode ser vista em “Cine Holliudy”, “Filhas de Eva” e “Rensga Hits”.

Na piscina

Wanessa Camargo gosta de mostrar momentos em família aos seus seguidores. E, dias atrás, não foi diferente. A cantora apareceu ao lado dos filhos, José Marcus e João Francisco, curtindo a piscina. Os cliques movimentaram a rede e os internautas elogiaram bastante a artista.

Emocionante

O ator e músico Gabriel Sater se apresentou ao lado do Maestro João Carlos Martins no Qualistage, no Rio de Janeiro. O show foi intercalado por instrumentais do mundo inteiro e clássicos do sertanejo brasileiro.

Quem esteve na plateia afirmou que foi emocionante e único na música brasileira. Lembrando que o Maestro João Carlos se prepara para o concerto em comemoração aos seus 60 anos de carreira que será no Carnegie Hall, o mesmo palco que marcou a estreia do músico, aos 21 anos, em Nova York.

Aplaudido de pé

O público que acompanhou a exibição do filme “Pérola”, no Festival do Rio, no Rio de Janeiro, aplaudiu de pé o ator Murilo Benício que estava na plateia acompanhando a exibição. Chamou a atenção o bom humor do ator assim como a presença dos filhos dele, que tietaram muito o pai. Murilo e os filhos também posaram para fotos ao lado de fãs.

Continua na grade de programação

Estreando

Após algumas

bateu o martelo e o “Encontro” continua na grade de programação da emissora. E sob a batuta de Patrícia Poeta. E já começou a venda dos espaços publicitários para

O humorístico “Família Paraíso” estreará na tela da Globo neste domingo. Na série, Leandro Hassum contracena com elenco de veteranos da comédia e interpreta Leleco, o professor de hidroginástica que vai agitar a rotina de casa de repouso “Família Paraíso”. Sempre alegre e divertido, o personagem tem um coração enorme e vive encrencado. Ele perde seu carro velho e, na tentativa de conseguir dinheiro para recuperá-lo, acha um jeito de começar a trabalhar como professor de hidroginástica na Família Paraíso, sua chance de reaver o querido “Azeitona”, como chama o automóvel. O que os moradores não esperam é que, com seu jeito despojado e a falta de experiência no cargo, ele possa mudar a vida de todos. Será mostrado logo depois do “Temperatura Máxima”.

Luto

César Tralli segue de luto ao lado de Ticiane Pinheiro e demais familiares. A mãe do jornalista, Edna Tralli, faleceu vítima de um acidente aéreo ocorrido no último final de semana, na represa de Jurumirim, em Paranapanema. A apresentadora Ticiane Pinheiro fez uma bonita homenagem à sogra em sua rede social.

A volta aos palcos Carolina Dieckmann está de volta com as apresentações de “Karolkê”, interrompidas por causa da pandemia. A atriz esteve em Salvador, no Teatro Jorge Amado, e foi bastante aplaudida. E também interagiu bastante com os fãs ao descer do palco e chegar junto à plateia. Agora, ela seguirá para outras capitais do Brasil.

Susto

O ex-diretor global José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, viajava dos Estados Unidos para o Brasil quando sofreu um infarto. Ainda a bordo, ele foi socorrido e o avião fez um pouso de emergência em Miami onde ele passou por uma cirurgia cardíaca. O seu estado de saúde é considerado estável, mas ainda ficará em repouso e em observação. Boni tem 86 anos.

Decisão definitiva

Numa recente entrevista, o jogador Messi declarou que a Copa do Mundo 2022 será o último Mundial de sua carreira. O argentino pretende mesmo se aposentar e dedicar-se a outros assuntos. O craque tem 35 anos, coleciona títulos e tem carreira de sucesso no futebol.

O “The Super Mario Bros Movie”

A Nintendo anunciou que a animação deverá estrear em abril do ano que vem. Conhecido por seu papel em “Guardião da Galáxia”, o ator Chris Pratt dará voz ao Mario. O longa-metragem conta as aventuras de Mario e seus companheiros para salvarem a Princesa Peach das garras de Bowser.

Cabelo novo

Mel Maia fez uma mudança radical no seu visual. A jovem atriz cortou os cabelos e os fios estão mais iluminados. Ela celebrou a mudança em sua rede social. E foi bastante elogiada.

Brady X Bündchen

As especulações sobre a separação de Gisele Bündchen e Tom Brady continuam rendendo. Depois de ter sido noticiado que eles já teriam procurado advogados para tratar do divórcio, a notícia agora é que Tom tem se esforçado bastante para retomar o casamento. Ele não quer a separação. A ex-top model continua irredutível. Ela quer que ele se aposente do futebol americano para juntos se dedicarem à família porque considera o esporte muito perigoso devido aos sucessivos golpes que os jogadores recebem na cabeça durante as partidas.

São Paulo, 15 a 22 de setembro de 2022 - Página 12São Paulo LesteG foto Paulo Belote-RG/GB Edições
foto João Miguel Jr-RG/GB Edições
foto Kelly Fuzaro-RG/GB Edições foto João Cotta-RG/GB Edições
foto Carolina Demper/GB Edições
especulações sobre o fim da atração e boatos de desentendimentos nos bastidores do programa, a Globo
2023.

Ciência e Fé por uma Cultura de Paz

Por que, no campo da construção do conhecimento, se tem difundido que Ciência e Fé estão em posições anta gônicas? Qual mensagem a Ciência e a Religião podem oferecer para a supera ção das diversas violências sociais no dia a dia ou nos grandes conflitos entre povos e nações?

O Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, promoverá importante debate nos próximos dias 19 e 20 de outubro, das 19h30 às 21 horas, sobre as rela ções entre Ciência e Fé para a busca de respostas e caminhos que conduzam ao entendimento e à Paz.

No dia 19/10 (quarta-feira), o even to terá a participação dos seguintes palestrantes:Bernard Lightman, his toriador canadense, professor de Hu manidades e Estudos de Ciência e Tecnologia na Universidade de York, em Toronto, Canadá. — Tema: “Uma história global de Ciência e Religião”; a profa. dra. Fatima Machado, docente colaboradora do Programa de Pós-Gra duação em Psicologia Social do Insti tuto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), colíder e diretora científica do InterPsi — Laboratório de Estudos Psicossociais “Crença, Subje tividade, Cultura e Saúde”.— Tema: “Crença, Espiritualidade e Religio sidade sob análise científica”; e João Carlos de Carvalho, ministro-pregador

da Religião de Deus, do Cristo e do Es pírito Santo.— Tema:“Ciência e Fé na trilha do equilíbrio” (Paiva Netto).

No dia 20/10 (quinta-feira), pales trarão o dr. Harold Koenig, premiado psiquiatra, professor de Psiquiatria e professor Associado de Medicina no Centro Médico da Universidade de Duke, na Carolina do Norte/EUA.Ele é um dos mais renomados pesquisa dores na relação entre espiritualidade e saúde.— Tema: “Espiritualidade, Ciência e Saúde — um panorama”; a ÌyáKéKeré do Gantois, Mãe Ângela

Maria Ferreira, representante do Ter reiro de Gantois, ou Ilê Iaomim Axé Iamassê, localizado em Salvador/ BA.—Tema: “Ciência e Fé na perspec tiva das tradições de matriz africana”; e o prof. dr. Humberto Schubert Coe lho, professor adjunto do Departamen to de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG e coordenador da área de História e Filosofia do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saú de (Nupes).— Tema: “A investigação científica e filosófica dos fenômenos espirituais”.

Com tradução simultânea para por tuguês, libras, espanhol e inglês, o evento será transmitido pelo YouTu be. É necessário fazer a inscrição pelo link:https://www.forumespiritoecien cia.org/. Para interessados, há a opção de certificado por um valor simbólico como contribuição para a manutenção das ações permanentes promovidas pelo fórum.

São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 - Página 13São Paulo LesteG CALHAS WM Av. Cangaíba, 3.105 Fone: 2647-3424 96561-3094 Whatsapp e-mail: ccalhaswm@gmail.com Fabricação Calhas - Rufos Coifas - Dutos
Ao lado do craque Spina está o grande zagueiro Emerson, defende o Master do América FC de São Miguel Pta Ao lado do craque Spina está o grande Diretor do Atlético de São Miguel Pta, Betinho Ao lado do craque Spina está o grande Esportista e Diretor dos grupos e ligas de futebol Varzeano Jouber “Jôjo”.
fotos divulgação Elite Itaquerense campeão de 1965
Corinthians da Vila das Palmeiras Em pé: Fioco, Raul, Carlinhos, Zezo, Helio e Expedito. Agachados : Tuim, Al timir, Claudio Fraguglia, Mario Batista e Vitor. Particiaram conquista tambem Zezinho Calipeiro, Nenê, Ze Carlos e Pará. Ao lado do craque Spina está o grande meia esquerda “Terrinha”, defende as cores do Paradão da Vl Curuçá Em 2022, mais um importante encontro do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV

Acompanhamento fisioterapêutico é capaz de prevenir doenças do coração

A falta de movimentação na rotina diária pode representar ris co à saúde do coração. Segundo levantamento apresentado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 40,3% da população adulta foi classificada como insuficiente mente ativa; o quadro contribui para o surgimento de doenças arteriais periféricas, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Especialistas afirmam que o acompanhamento fisio terapêutico é capaz de prevenir problemas cardiovasculares.

De acordo com o coordenador do curso de Fisioterapia da Fa culdade Anhanguera, professor Rimon Tannous Elias, as práticas preventivas podem ser adaptadas para pessoas de qualquer idade e tem o objetivo de aumentar a qualidade de vida. “As ativida des são facilmente adaptadas às necessidades de cada indivíduo, de acordo com suas limitações e potenciais, e garantem a sensa ção de bem-estar no dia a dia”, explica o acadêmico.

Os exercícios controlam fa tores que podem evoluir para doenças do coração e as tera pias reduzem o estresse e o peso corporal, além de combater a hipertensão, o colesterol alto e a diabetes. As ações são indicadas para pacientes estáveis: que não

apresentam dores no peito, sinais de cansaço e fadiga constantes ou sintomas de arritmia.

Todos os casos devem ser analisados por um profissional de saúde, por meio de exames e do histórico de enfermidades na família. Os métodos da fisiotera pia cardiorrespiratória definidos para o tratamento irão cuidar de fragilidades ou de insuficiências cardíacas, melhorar a circulação sanguínea para evitar as chances de trombose, preparar pessoas para intervenções cirúrgicas e diminuir as chances de agrava mento nos protocolos de reabi litação.

O fisioterapeuta está habilita do para o atendimento durante o processo hospitalar ou ambula torial e em domicílio. “As ações feitas dentro de casa têm como principal benefício a comodida de, viabilizam a realização de procedimentos que dispensam a internação e permite flexibili dade do serviço e melhor com preensão do contexto familiar”, considera o docente da Anhan guera.

Justiça libera que o Metrô continue com novo sistema de monitoramento eletrônico

A Justiça liberou o Metrô de São Paulo para continuar a execu ção total do contrato de implanta ção do Sistema de Monitoramento Eletrônico (SME) que moderniza as câmeras das estações e linhas com reconhecimento facial.

O recurso julgado no último dia 10 atendeu a um pedido do Metrô para a suspender uma decisão an terior em que a Justiça concedeu parcialmente liminar que impedia a execução do SME, permitindo apenas a instalação das câmeras sem o uso dos recursos de reco nhecimento facial.

A decisão da 5ª Câmara de Di

reito Público do Tribunal de Jus tiça de São Paulo considerou que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) permite o uso de câmeras com tais recursos para fins exclu sivos de segurança pública e que o Metrô tem esse poder em suas instalações. A decisão considera que a suspensão do contrato pode ria trazer ainda mais prejuízos aos cofres públicos.

O Sistema de Monitoramento Eletrônico em implantação vai modernizar o parque de câmeras do Metrô com mais de 5 mil câ meras digitais, sendo 2.600 novas neste contrato em execução, to

talmente integradas a novos ser vidores, com mais capacidade de armazenamento.

Além de auxiliar nas atividades de segurança pública, o sistema vai usar inteligência artificial para apoiar a operação das linhas, per mitindo a identificação e rastrea mento de objetos suspeitos, além da detecção da invasão de áreas, como pessoas que entram na via e outras situações que colocam em risco o passageiro. Até o mo mento, 1.273 câmeras foram inte gradas a esse sistema, sendo 857 novas instaladas, em toda a Linha 3-Vermelha e no Pátio Itaquera.

Saúde imuniza 30 mil pessoas contra meningite meningocócica e conclui bloqueio vacinal na região de Vila Formosa e Aricanduva

As quatro unidades de saúde locais seguirão vacinando até o dia 28 de outubro cidadãos que moram, estudam ou trabalham nesses distritos que eventualmente ainda não tenham recebido o imunizante

A Secretaria Municipal da Saú de (SMS) informa que concluiu o bloqueio vacinal contra meningite meningocócica nos distritos de Vila Formosa e Aricanduva, onde recentemente houve um surto lo calizado da doença. Entre 17 de setembro e ontem, 10 de outubro, foram vacinadas na região 30.027 pessoas, sendo os adolescentes de 11 a 14 anos de idade com o imunizante meningo ACWY e os demais cidadãos, nas faixas etá rias de 3 meses a 10 anos e de 15 a 64 anos, com o meningo C. Além de vacinação em quatro unidades de saúde locais, foram realizadas ações de imunização casa a casa.

Foram vacinados moradores, estudantes e trabalhadores do perímetro delimitado de 3 km na região em que foram registrados cinco casos da doença, no período de 16 de julho a 15 de setembro, e que abrange quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) locais: UBS Formosa II, UBS Vila Gua rani, UBS Jardim Iva e UBS Co mendador José Gonzalez.

As quatro unidades seguirão vacinando até o dia 28 deste mês pessoas que residem, trabalham ou estudam nessa região, com ida de entre 3 meses e 64 anos, que eventualmente ainda não tenham sido vacinadas. É preciso apre sentar comprovante de endereço, trabalho ou de estudo. Para con sultar se o endereço de residência, de emprego ou escolar está con

templado no perímetro delimitado para a vacinação basta acessar o link a seguir, no qual constam as ruas contempladas no bloqueio vacinal: https://www.prefeitura. sp.gov.br/covisa.

Após o dia 28, as unidades reto marão o calendário vacinal regular do Programa Nacional de Imuni zações (PNI), que estabelece que o imunizante contra a meningite meningocócica C deve ser aplica do em bebês de 3, 5 e 12 meses. Já o de meningite ACWY atualmente é aplicado na faixa etária de 11 a 14 anos de idade (a vacinação foi ampliada no dia 19 de setembro também para adolescentes de 13 a 14 anos, até junho de 2023 confor me definições do PNI).

Na capital, a cobertura vacinal do imunizante meningocócica C, até julho deste ano, é de 79,72%, enquanto a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo PNI é de 95%. Por isso, a Saúde de São Paulo reforça aos pais e responsáveis a importância de le varem seus filhos para serem va cinados. A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs in tegradas de segunda a sexta-feira, e nas AMAs/UBSs Integradas, aos sábados. Os cidadãos podem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência na pla taforma Busca Saúde, disponível no link: http://buscasaude.prefei

tura.sp.gov.br/.

Apenas em situações excepcio nais, como a do surto localizado que ocorreu nos distritos da Vila Formosa e Aricanduva, os imuni zantes são indicados para adultos. A exceção são profissionais de saúde, que podem ser vacinados mediante comprovante de vínculo empregatício em serviço de saúde do município de São Paulo, do cumento de Conselho de Classe, comprovante de profissão, certi ficado ou diploma. A vacinação desses profissionais está liberada até fevereiro de 2023.

Por fim, é importante enfatizar que não há um surto generalizado de meningite meningocócica na cidade de São Paulo e que, inclu sive, o número de casos da doença é significativamente menor neste ano na comparação com 2019, ano pré-pandêmico. Do início deste ano até ontem (10) foram regis trados 58 casos de doença menin gocócica na capital, enquanto de janeiro a setembro de 2019, foram registrados 158 casos da doença. Ou seja, uma redução de 63,2% no âmbito geral. O número de óbitos decorrentes da doença soma agora dez em 2022, ante 28 entre janeiro e setembro de 2019.

É considerado surto de doença meningocócica quando há ocor rência de três ou mais casos do mesmo tipo em um período de 90 dias na mesma localidade entre pessoas sem vínculo entre si.

Página 14 - São Paulo, 15 a 22 de outubro de 2022 São Paulo Leste G
Coordenador do curso de Fisioterapia da Anhanguera explica de que forma as intervenções contribuem para a qualidade de vida Decisão suspende liminar anterior que impedia a execução de parte do contrato de modernização das câmeras
foto: divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.