Page 1

Edição de 11 a 17 de maio de 2019

#gazetanit

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

|

1


Edição de 11 a 17 de maio de 2019

| Opinião

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

Local

Violência doméstica: a desconstrução de um tabu A antiga ideia de que o delinquente era um estranho que se esconderia numa rua escura vem mudando sua face e, à luz, observam-se feições bastante familiares, uma violência muita das vezes silenciosa, que acomete mulheres, crianças e adolescentes, além de idosos, deficientes físicos e mentais. Tratam-se de atos violentos, que acontecem dentro dos lares, intrafamiliar, onde a taxa de homicídios é menor, mas o prejuízo individual, familiar e social é catastrófico. Entende-se por violência intrafamiliar toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de um membro da família. Pode ser cometida dentro e fora de casa, por qualquer integrante da família que esteja em relação de poder com a pessoa agredida. Inclui também as pessoas que estão exercendo a função de pai ou mãe, mesmo sem laços de sangue. A hipótese de que o ambiente familiar, pelas ligações afetivas, protegeria seus membros mais vulneráveis, tem se mostrado bastante falha. A violência doméstica atinge todas as populações do mundo, independente de nível cultural, social e econômico. Existem quatro formas mais comuns de violência intrafamiliar: física, psicológica, por negligência e sexual. A violência física ocorre quando alguém causa ou tenta causar dano por meio de força física, de algum tipo de arma ou instrumento que possa causar lesões internas, externas ou ambas. A violência psicológica inclui toda ação ou omissão que causa ou visa a causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. A negligência é a omissão de responsabilidade de um ou mais membros da família em relação a outro, sobretudo àqueles que precisam de ajuda por questões de idade ou alguma condição física, permanente ou temporária. A violência sexual é toda ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra à realização de práticas sexuais, utilizando força física, influência psicológica ou uso de armas ou drogas. Violência contra a mulher, que atualmente tem sido manchete nos principais veículos de comunicação do país, nos leva há uma reflexão: A violência aumentou? Ou será que as mulheres violentadas estão se sentindo mais seguras em denunciar os abusos sofridos?

As consequências negativas dessas agressões atingem principalmente as mulheres, na sua saúde física e emocional, comprometendo o bem-estar de seus filhos e de toda estrutura familiar. Esse impacto de tipos diferentes de violência ao longo do tempo torna-se cumulativo para algumas mulheres, o peso destas agressões e sua desesperança parecem tão intoleráveis que podem levá-las ao suicídio. Outro fator alarmante é a violência contra o idoso, que na maioria das vezes é silenciosa aos olhos do poder público e da grande mídia. O estado de vulnerabilidade em que se encontram, muitos idosos se sentem um “fardo” para seus familiares, submetem-se por culpa e por não ter como se proteger. Uma das violências mais comuns é a financeira, o uso das aposentadorias pela família e a desatenção das necessidades do idoso, culminando no abandono. Além de muitas outras, como maus-tratos físicos, estupro, maus cuidados de higiene, má nutrição, vestuário inadequado, escaras, impactação fecal. O poder público em todas as suas esferas e principalmente na Municipal, pela sua proximidade com a população, tem um fator primordial na elaboração do estudo da violência doméstica que exige uma atitude de muita tolerância e sensibilidade. “A evolução da vida moderna desencadeou muitas alterações que acabaram por fragilizar e isolar o núcleo familiar” Essa abordagem sobre a violência doméstica necessita de muitas mãos. O apoio a “espaços transicionais”, como escolas, ainda hoje o maior ponto de amparo social da criança, pode aliviar o árido trabalho de acompanhar casos já de longa duração e péssimo prognóstico. São ainda os professores, apesar da grande falta de apoio, os que ainda mais detectam alterações e encaminham situações de suspeita. Uma equipe de saúde bem treinada pode detectar, documentar, abordar e acompanhar boa parte dos casos, porque a primeira reação da vítima é negar ou evitar, colaborando para o “muro de silêncio”, onde a violência não é mensurada Para concluir, cabe-se ressaltar que a participação da sociedade civil organizada é de fundamental importância para minimizar os efeitos e as causas da violência doméstica, buscando junto ao poder público ações mais eficazes de combate e prevenção da violência doméstica.

TV Alerj volta a retransmitir sessões plenárias da Câmara de Niterói Por decisão da Mesa Diretora da Câmara, o vereador Paulo Eduardo Gomes foi designado como coordenador dos trabalhos que visam aquisição de equipamentos para a TV Câmara. Paulo Eduardo, por sua experiência profissional como engenheiro da antiga Embratel, ficará à frente do processo. Uma antena parabólica foi instalada, no pátio externo da Casa, para captar o sinal e enviar à operadora NET, responsável pela retransmissão das imagens das sessões plenárias e audiências públicas. O vereador explicou como será o processo. "Com a falência da SIM-TV as transmissões foram interrompidas. Após a retomada da concessão pela NET em Niterói, começamos a alocação da infraestrutura necessária para a volta da retransmissão de nossas sessões e audiências públicas", disse Paulo Eduardo. Antes da mudança para a NET um cabo de fibra ótica ligava a sala da TV Câmara até a sede da TV Cidade, na Alameda São

Boaventura. Nessa nova fase a transmissão das imagens será por via de sinal "Compramos 400 metros de cabo para levar o sinal até a rede da NET. A nossa antena parabólica, instalada na área externa, recebe o sinal da TV Alerj e distribui para os concessionários. A partir das 22 horas nossas sessões plenárias e audiências públicas já podem ser acompanhadas pela população", conta Paulo. Num segundo momento está sendo discutida a ampliação do uso da grade do Canal Legislativo para outras transmissões da Câmara de Niterói, como reuniões de comissão e conteúdos produzidos pela Assessoria de Comunicação. Além da retransmissão às 22 horas, as sessões plenárias são realizadas às terças, quartas e quintasfeiras, sempre às 17 horas, e podem ser acompanhadas, em tempo real pela Internet. Para tanto basta acessar o site oficial da Câmara através do endereço eletrônico www.camaraniteroi.rj.gov.br.

Aprovada a criação de Secretaria de Combate às Drogas Plenária realizada na tarde de quinta-feira (09), aprovou, em primeira discussão e sem prejuízo de emendas que venham a ser apresentadas, a Mensagem-Executiva 09/ 2019. A matéria, encaminhada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT), cria a Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas. Segundo a justificativa da matéria, a nova Pasta terá como objetivo formular e executar a política municipal sobre drogas; realizar e incentivar estudos e pesquisas nas áreas afins, supervisionando a coordenação e execução de planos, programas e projetos; incentivar e apoiar as atividades da iniciativa privada relacionadas com a política municipal; coordenar ações de incentivo a medidas de combate; e coordenar e apoiar os contatos com as diversas instâncias de repressão à crimi-

nalidade relacionadas a entorpecentes, nacionais e internacionais. O placar de votação de 14 votos sim entre os vereadores presentes que fizeram uso do voto; duas abstenções, de Paulo Eduardo Gomes e Renatinho, ambos do PSOL); e um contrário, de Bruno Lessa (PSDB).

#gazetanit

2


Edição de 11 a 17 de maio de 2019

Geral |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

Números

Educação

23 mil carros

CIEP municipalizado do Cantagalo terá obras finalizadas no mês de junho

A operação Detran Seguro já vistoriou mais de 23 mil veículos nesse primeiro mês de atuação. Com a ajuda das câmeras OCR, que permitem o reconhecimento óptico de caracteres, a ação não causou transtorno à população. Isso porque, após a identificação da placa pela câmera OCR, automaticamente era realizada uma checagem na base de dados do Detran e somente os veículos com problema eram parados. No período, 947 autos de infração foram aplicados em 2.427 veículos parados para verificação. Foram 46 operações realizadas no Estado. Do total, 330 veículos não podiam prosseguir circulando e por isso foram removidos. Somente 29 precisaram retornar aos postos do Detran para comprovar o cumprimento da exigência. A maioria das multas aplicadas foi por falta de licenciamento dos veículos (256) e má conservação (116). A ação Detran Seguro visitou quinze municípios, além do Rio. Na capital, a operação foi realizada em onze bairros.

30 mil visitantes O prefeito de Niterói participou da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de oito cursos ministrados na Plataforma Digital Eduardo Fabiano Maia Gouvêa, na Engenhoca, que completa um ano de funcionamento este mês. Todos os cursos da Plataforma Digital são gratuitos. Neste primeiro ano de funcionamento, foram disponibilizadas 202 turmas de diversos cursos, com 2.557 alunos aprovados durante o período. A unidade já recebeu mais de 30 mil visitantes.

#gazetanit

3

Luciana Carneiro

Enem 2019 já tem 3 milhões de inscritos As inscrições vão até o dia 17 de maio pela internet Agência Brasil - A edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já atingiu a marca de 3 milhões de inscritos. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Educação e contabiliza os inscritos até as 22h de ontem. As inscrições foram abertas no último dia 6 e vão até o dia 17 de maio, pela internet. As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. A taxa para o Enem é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 23 de maio. O participante terá até 17 de maio para atualizar dados de contato, escolher outro município de provas, mudar a opção de língua estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após esse prazo, não serão mais permitidas mudanças. O candidato que precisar de atendimento especializado e específico deve fazer a solicitação durante a inscrição. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 e 24 de maio. Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem, por exemplo, para se inscrever em programas de acesso à educação superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou de financiamento estudantil.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta quinta-feira (2) as obras de recuperação do Ciep Ester Botelho, no Cantagalo, em Pendotiba, que estava abandonado há mais de 15 anos e foi municipalizado em 2018. No local, que será totalmente revitalizado, a Prefeitura instalará o Espaço Nova Geração, que oferecerá projetos de formação técnica, cultura, educação, esporte e lazer para crianças e jovens. O Ciep do Fonseca, que também estava abandonado, sediará outra unidade do programa. As duas unidades abrirão suas portas no segundo semestre deste ano. Os Espaços Nova Geração serão clubes-escola para crianças e jovens que, no contra turno escolar, poderão praticar esportes, realizar cursos de capacitação profissional, de idiomas e desenvolver projetos culturais. O objetivo é promover o desenvolvimento de crianças e jovens oferecendo oportunidades que abram ho-

rizontes e novas perspectivas para o futuro. Entre as atividades que serão oferecidas no Espaço Nova Geração estão: basquete, futebol, lutas, dança; literatura, música, dança, cinema, teatro e artes visuais, escrita criativa, curso de idiomas, prévestibular, reforço escolar, educação financeira, empreendedorismo, informática, oficinas de culinária, horta comunitária e jardinagem. A reforma do Ciep inclui a substituição das instalações de gás, de incêndio, de esgoto

Saúde

Gripe já matou 99 pessoas no Brasil; vacinação segue até dia 31 Até 27 de abril, pelo menos 535 pessoas foram hospitalizadas este ano no Brasil por síndrome respiratória aguda grave causada por influenza e 99 morreram em decorrência do quadro. De acordo com o Ministério da Saúde, do total de óbitos, 90% ocorreram em pessoas que já apresentavam fatores de risco para a gripe, como idosos, pacientes com doença crônica, crianças, gestantes, indígenas e puérperas. A Campanha Nacional de Va-

www.gazetanit.com.br contato@gazetanit.com.br

EXPEDIENTE | Jornal Gazeta Niteroiense Fundador e Diretor Responsável: Nilson Ricardo.

COMERCIAL (21) 9 8681-5374 comercial@gazetanit.com.br

E-mail: contato@gazetanit.com.br. Tel: (21) 98681-5374 Na Internet em www.gazetanit.com.br. No Twitter @gazetanit. No Facebook www.facebook.com/gazetaniteroiense.

O jornal GAZETA NITEROIENSE conta com distribuição gratuita e ênfase de circulação nos locais mais frequentados de Niterói em mais 200 pontos de distribuição na cidade. Possuímos mala direta online com mais de 15 mil e-mails cadastrados ativos, estimando-se que, em média, o periódico venha atingir até 50 mil leitores por edição.

sanitário e águas pluviais, hidráulica, elétrica e do sistema de ar condicionado, reconstrução do telhado, da quadra de esportes e a construção de uma biblioteca. Os revestimentos em argamassa de cimento e azulejos, tijolos danificados, divisórias dos sanitários, cobertura das telhas, forros, impermeabilizações de toda a edificação serão trocados, assim como os sanitários, portas e janelas, e os aparelhos de iluminação. Um novo tratamento paisagístico nas áreas públicas também será realizado.

cinação contra a Influenza começou no dia 10 de abril e segue até 31 de maio em todo o país. Devem receber a dose trabalhadores da saúde; indígenas; idosos; professores; pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Colaboradores: Os artigos, crônicas e colunas assinadas são de total responsabilidade de seus autores e não traduzem a opinião do jornal.

ANUNCIE E PAGUE EM ATÉ 10X NO CARTÃO • Ligue já!

A Gazeta Niteroiense é uma publicação da Editora X Niteroiense Ltda. ME. | Distribuição gratuita.

Participe! (21) 9 9590-5340


>>> O governo Bolsonaro segue firme e forte com temas que levam à excitação seus eleitores, chamados carinhosamente de bolsominions: os cortes na Educação já estão programados, e as faculdades públicas da balbúrdia sofrerão sérias consequências por permitirem espaço a quem a elite dominante não concorda; a Lei Rouanet perdeu até o nome, pois permitia uma liberdade muito grande aos artistas, o que transforma a Cultura numa bagunça ao facilitar o acesso para todos, o que é um perigo; a Rede Globo já não nada mais nos oceanos financeiros da publicidade, sendo obrigada a rever vários contratos, incluindo os vínculos com seus próprios funcionários; o porte de arma será estendido aos políticos, caminhoneiros, advogados e jornalistas. Agora eu quero ver alguém falar mal da minha coluna. É O TEU CASTIGO... BRIGOU COMIGO SEM TER PORQUÊ... VOU FESTEJAR... VOU FESTEJAR... O TEU SOFRER... O TEU PENAR...

Edição de 11 a 17 de maio de 2019

| Geral

>>> Enquanto a cidade do Rio de Janeiro passa os seus apertos financeiros, a prefeitura de Niterói criou uma poupança para guardar 10% do repasse dos royalties do petróleo. Chamada de Fundo de Equalização da Receita, a poupança já recebeu um depósito inicial de R$ 102 milhões. O objetivo é garantir que a cidade tenha sustentabilidade fiscal caso os repasses acabem. INDIVÍDUO COMPETENTE... TEM PEIXE NA REDE... TEM BALA NA AGULHA...

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

>>> Uma notícia surpreendeu o meio carnavalesco: a saída de Paulo Barros da Unidos do Viradouro. A escola de samba voltou à elite do carnaval esse ano e conquistou o vicecampeonato, posição bastante comemorada pelos niteroienses, embora para muitos o título seria até o mais justo. Paulo Barros veio no comando da escola, que não teve os problemas financeiros da maioria das coirmãs do Grupo Especial. Esperava-se para o ano que vem uma escola ainda mais preparada para brigar pelo título. Contudo, a surpresa: Paulo Barros assinou com a Gaviões da Fiel para também fazer o carnaval em São Paulo, o que desagradou a direção da vermelho e branco do Barreto. No melhor estilo “ou ela ou eu”, Paulo não aceitou a pressão por ter que escolher uma das duas e decidiu fazer seu debut em São Paulo. A direção da V iradouro disse que “não se sentiu confortável” em ter que dividir seu carnavalesco. SUPER ESCOLAS DE SAMBA S/A... SUPER ALEGORIAS... ESCONDENDO GENTE BAMBA... QUE COVARDIA...

>>> Game of Thrones, ou GoT para os mais íntimos, é a mais badalada série de TV dos últimos tempos. O fato de ser uma das produções mais bem elaboradas da história não impediu o mais bobo dos erros em produções de época: o futuro. Numa das cenas apareceu um moderno copo de café, deixado na mesa pela

mulher do Aquaman (o fortão Jason Momoa), a mãe dos dragões, Daenerys (a loirinha Emilia Clarke). Para se ter uma ideia do poder da série, o copo foi logo associado pelos espectadores à Starbucks, cujo patrocínio involuntário rendeu US$ 2,3 bilhões!!!!! THE LAST OF THE STARKSBUCKS...

Toques

Menu especial em homenagem ao Mês das Mães

A Nasa, agência espacial americana, pretende levar humanos novamente para a Lua. A previsão é que ocorra em 2024. Talvez o Brasil tenha direito de enviar um representante. Numa votação que está sendo organizada pela Data Fake, os mais votados são: Neymar, Pabllo V ittar, David Brazil, uma cantora sertaneja (qualquer uma), um artista baiano (qualquer um), Marcelo Crivella, Tite... PEGAR CARONA NESSA CALDA DE COMETA... VER A VIA LÁCTEA... ESTRADA TÃO BONITA...

O restaurante Noi Gastronomia do Plaza Shopping (3º piso) está com um menu especial para o Mês das Mães até o final de maio. O prato principal do menu é o Risoto de Salmão com Limão Siciliano, Pudim de Leite de sobremesa e o cliente pode escolher entre o chope Noi Bionda (pilsen) ou por um refrigerante. O preço do menu especial é R$59,90.

Mostra Luzes do Som A exposição 'Luzes do Som', em exibição no Espaço Cultural dos Correios, no Centro de Niterói, a partir de 20 de maio, convida o visitante a desfrutar do cenário musical do Rio, através de fotos que refletem a visão da fotógrafa Luisa Vergara Wasserman sobre as relações estabelecidas sob as luzes dos shows. Entrada franca.

#gazetanit

4


Edição de 11 a 17 de maio de 2019

Artigo |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

Prevenir e combater a violência contra o idoso é proteger nosso próprio futuro? Fabio Geraldo Veloso

#gazetanit

Com a crescente expectativa de vida da população brasileira, o envelhecimento e a presença da pessoa idosa se tornou uma relevante questão social, com o significativo crescimento demográfico de pessoas com mais de 60 anos. No entanto, lamentavelmente, constata-se em nossa sociedade uma triste realidade, na qual a pessoa Idosa presencia em seu dia a dia situações de violência e abandono por parte de familiares, terceiros ou mesmo por parte de profissionais de diversas áreas. A violência contra a pessoa idosa classifica-se, basicamente, em cinco tipos característicos: 1. A violência física, que consiste no uso da força física com a intenção

seja causar dor ou lesão; 2. a violência psicológica, na qual se incluem ações verbais ou não verbais que geram angústia ou dor de ordem emocional; 3. o abuso sexual, que envolve qualquer tipo de atividade sexual não consensual; 4. o abuso financeiro, que refere-se à exploração ou apropriação indevida de bens de uma pessoa idosa para ganhos pessoais ou monetários; e 5. a negligência ou abandono, consideradas as formas mais comuns de abuso. Conforme um estudo realizado na Universidade Estadual de Maringá/PR, publicado ano passado na Revista Brasileira de Enfermagem, “A violência contra a pessoa idosa é um fenômeno complexo e de difícil captação. As investigações sobre a temática se expandiram no cenário internacional a partir da última década e, atualmente, têm se apresentado mais avançadas e metodologicamente mais rigorosas, contribuindo com sub-

sídios para o enfrentamento do problema. Em geral, no contexto da população idosa, os estudos abordam os tipos de abuso, fatores de risco e notificações, bem como a violência relacionada ao ambiente doméstico e institucional e a abordagem da mesma pelos profissionais de saúde.” O Ministério dos Direitos Humanos registrou mais de 33 mil casos de agressões a pes-

soas acima de 60 anos só no ano de 2017. Um número que já era preocupante, ainda mais considerando o envelhecimento da população. Tantas vezes, o idoso, por vergonha, medo de retaliações e até pela preocupação com possíveis penalidades ao abusador, não relata a violência. Diante deste cenário, temos que considerar a responsabilidade de todos em rela-

5 ção a tais questões, seja pelo problema social que atinge as pessoas idosas, seja pelo peculiar interesse de cada um de nós que pretende chegar a essa faixa etária com respeito, dignidade e com nossos direitos assegurados. Notadamente, a violência contra pessoa idosa é tema que merece atenção, informação e a busca pela sua erradicação, uma vez que tal atitude caracteriza a violação aos direitos humanos. Portanto, faz-se de suma importância conscientizar e informar às pessoas, especialmente às vítimas, sobre as formas de violência e os meios para seu combate. Por isso, no próximo dia 17 de maio, às 17h, participarei com o Vereador Carlos Otávio Dias Vaz – Casota, atual presidente da Comissão dos Direitos dos Idosos, da Mulher e da Pessoa com Deficiência, da Audiência Pública sobre o Crescimento da Violência Doméstica no Município de Niterói, que será realizada no Plenário da Câmara Municipal, na qual se espera contar com a participação massiva da sociedade. Fabio Geraldo Veloso é professor universitário, advogado e conselheiro da OAB/RJ - 16ªSubseção


Edição de 11 a 17 de maio de 2019

| Cultura

ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

Arte & Espetáculo

Literatura na Varanda chega a sua 12ª edição trazendo contação e palhaçaria O projeto Literatura na Varanda realiza no dia 11 de maio (sábado) a sua 12ª edição, no Espaço Multi, a partir das 15 horas. O evento traz três atrações: apresentação de Cristina Pìzzotti, com a contação de histórias da obra “A Grande Fábrica de Palavras” (de Agnès de Lestrade); performance com a palhacinha Pimentinha, com Tainá Pimenta e lançamento do livro ” Laços” de Janne Duarte. O projeto Literatura na Varanda foi iniciado em agosto de 2016, com iniciativa da jornalista, pesquisadora e escritora Tânia Ribeiro Roxo. Com enfoque na divulgação e fomento da produção literária, os eventos têm como objetivo criar discussões e análises coletivas sobre escritores e escritoras nacionais e internacionais.

A entrada é uma colaboração consciente livre, ou seja, cada um precifica o evento como desejar. Outras informações através do e-mail: taniarib71@gmail.com ou pelo número do WhatsApp: (21) 99117-1324. O ESPAÇO MULTI fica na Av. Amaral Peixoto, 96 – sala 403 – Edifício Borges – Centro – Niterói.

Nany People apresenta stand up 'TsuNany Turbinado'

Arranco de Varsóvia estreia o show "Canta Cartola e Martinho" na Sala Carlos Couto Com 25 anos de estrada, o Arranco de Varsóvia estreia o show "Canta Cartola e Martinho", no dia 14 de maio, terça-feira, às 20 horas, na Sala Carlos Couto, anexa ao Teatro Municipal de Niterói. Ao juntar as obras de Cartola e Martinho no mesmo show, Andrea Dutra, Cacala Carvalho, Elisa Queirós e Paulo Malaguti Pauleira evocam o CD "Samba de Cartola" (1998) e o DVD "Pãozinho de Açúcar - Arranco Canta Martinho" (2010), dois dos mais comemorados trabalhos do grupo. No show, o quarteto apresenta alguns dos mais importantes sambas da história, como "O Sol Nascerá", "Disristimia", "Divina Dama" e "Canta, Canta, Minha Gente". Também será apresentada a canção "Samba Clara", primeira parceria de Paulo Malaguti Pauleira com Ivan Lins. O Arranco terá a companhia de Domingos Teixeira no Violão de 7 e de Felipe Tauil na percussão.

No dia 12 de maio, domingo, às 19h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, vai ter espetáculo com a Nany People. Trata-se de stand up "TsuNany Turbinado", que retrata de forma divertida os diversos 'malsucedidos hábitos' da vida moderna: a cirurgia plástica sem limites, os exercícios físicos em excesso, os hábitos tecnológicos desregulados, entre outras questões. Em um incrível espetáculo interativo, a atriz apresenta uma personagem que traz o comportamento de uma relatora social, que trata de assuntos diversos e permite ao espectador se tornar um observador de si mesmo. Tudo isso com muito humor e leveza. "TsuNany" é tudo aquilo que a pessoa vê, se identifica, se critica e não se crucifica. se diverte! Entrada: R$ 50 (inteira) / R$25 (meia) / R$ 25 (ingresso solidário, doando 1kg de alimento não perecível)

#gazetanit

6


Edição de 11 a 17 de maio de 2019

Opinião |

contato@gazetanit.com.br | Whatsapp (21) 9 9590-5340

DIRETO DE PORTUGAL

Horóscopo da Semana

#gazetanit

De 11 a 17 de maio

(21.03 a 20.04)

ÁRIES - Surpreenda a pessoa amada, quebrando a rotina. Atritos com pessoas de casa podem ser inevitáveis. Faça o que gosta e mantenha o bom humor. Cuidado ao confiar demais em quem não conhece bem.

(21.04 a 20.05)

TOURO - Conte com o apoio da família para enfrentar mudanças. Saia da rotina, conheça pessoas novas e divirta-se. Problemas com a pessoa amada podem aparecer, mas serão rapidamente resolvidos.

(21.05 a 20.06)

GÊMEOS - Disposição de sobra para lidar com assuntos sentimentais. Dificuldades ao lidar com pessoas mais velhas. Saiba guardar segredos. Momentos divertidos ao lado de amigos.

(21.06 a 22.07)

CÂNCER - Com garra e perseverança, conseguirá traçar planos ambiciosos. Mantenha o bom humor e não perca a calma com imprevistos. Estabeleça prioridades para cumprir seus compromissos sem atrasos.

(23.07 a 22.08)

LEÃO - No amor, momento de sorte. Boas vibrações com alguém de Touro. Na vida financeira, cuidado com gastos desnecessários. Confie em seu charme. Defenda a sua privacidade. Na profissão, tudo em ordem.

(23.08 a 22.09)

VIRGEM - Bons momentos na vida social. Alguém que está longe pode despertar saudades. Não espalhe seus planos profissionais. Vida afetiva anda reprimida, cuidado para não se sentir só.

(23.09 a 22.10)

LIBRA - Momentos a dois podem estimular a vida sentimental, mas não insista em relações desgastadas. Conte com a sua garra para superar imprevistos. Dificuldades em concretizar alguns sonhos.

(23.10 a 21.11)

ESCORPIÃO - Boas vibrações na vida amorosa. Na profissão, chances de destaque em atividades em grupo. Não se envolva nos problemas dos outros. Aproveite a capacidade de concentração em atividades complicadas.

(22.11 a 21.12)

SAGITÁRIO - Disposição de sobra para vencer a rotina. Sem grandes novidades na vida amorosa. Problemas emocionais podem desmotivar seus projetos. Imprevistos podem atrapalhar seu humor.

(22.12 a 20.01)

CAPRICÓRNIO - É hora de rever seu orçamento. No romance, grande lealdade a quem ama. Não leve problemas profissionais para casa. Na profissão, parcerias e atividades em equipe favorecidas.

(21.01 a 19.02)

AQUÁRIO - Conseguirá reunir a segurança necessária para tomar atitudes mais ousadas. Aproveite as boas vibrações no amor para conquistar quem ama. Alta produtividade na vida profissional.

(20.02 a 20.03)

PEIXES - Dê mais atenção à sua intuição. Cuide melhor do visual para causar uma boa impressão. Vença o comodismo no trabalho. Clima de diálogo e entendimento no romance. Esqueça o passado.

palavras@gazetanit.com.br

7 Cristina Lebre é autora dos livros Olhos de Lince e Marca d’Água, à venda na Livraria Schöfer, em Icaraí, ou diretamente por lebre.cristina@gmail.com __________________________________________

Dicionário da Língua Portuguesa: essencial para brasileiros e portugueses Muita gente que pensa em emigrar escolhe Portugal também pela semelhança da Língua. Parece que falar o mesmo idioma pode deixar tudo mais fácil. Parece. Nem sempre nos entendemos. Há algum tempo venho recolhendo palavras, expressões e gírias faladas aqui, e seus similares no Português do Brasil. Sim, essa é uma das primeiras diferenças que compreendi depois que atravessei o oceano. Existe o Português de Portugal e o Português do Brasil. E há diversas ocasiões em que eles são muito, muito diferentes. A ponto de não se entender nada mesmo. É interessante. É cultura. É conhecimento. O Português português não adota consoantes juntas, a não ser que ambas sejam pronunciadas. Assim, “aspecto” por aqui é “aspeto”, “perspectiva” é “perspetiva” e “recepção” se escreve e se fala “receção”. Em outros casos foi o Português brasileiro que retirou as ditas cujas, como em “fato”, que para o lusitano continua sendo “facto”, e “indenização”, que por aqui permanece “indemnização”. Por que? A gramática e as culturas guardam mistérios que só a gente estudando muito, e às vezes nem assim conseguimos dominar a dinâmica de cada povo. Assim, quem está vindo morar em Portugal deve ir guar-

dando algumas dicas de gírias e expressões que podem ajudar a não ficar à deriva em um diálogo: “banheiro” aqui é “casa de banho”, “ônibus” é “autocarro”, “celular” é “telemóvel”, “vitrine” é “montra”, casca de pão é “côdea”, “digitar” é “primar” e “tomada”, de eletricidade, é “ficha”. “Autoclismo” é descarga de vaso sanitário, e “ao vivo” é “em direto”. Há também gírias muito faladas que podem ser surpresas para os brasileiros recémchegados. “Todo mundo” pra nós é “toda a gente” pra eles,“mouse” para nós é “rato” pros portugueses (aliás, muito mais certo do que ficar usando palavras do inglês) e “muito legal “ é “giro”. Embora os portugueses, muitas vezes, “comam” as últimas sílabas, e a pronúncia do

brasileiro pareça mais correta, a conjugação dos verbos do Português de Portugal parece mais literal e bonita. Pois não é muito mais belo dizer “estou a escrever” do que “estou escrevendo”? O infinitivo é, definitivamente, bem mais elegante do que o famigerado gerúndio. E não há professor que discorde, nem muito menos linguista. Bem, esses são apenas alguns exemplos de diferenças entre o Português brasileiro e o português. Talvez caibam outras colunas a apontar mais “traduções” de Portugal para o Brasil e vice-versa. Porque a linguagem é um instrumento vivo, operado por seres humanos, em lugares e modos de vida distintos. E é bonito de se ver, ouvir, e falar. Como gente a brilhar, não a morrer de fome.


ANUNCIE e pague em até 10X no cartão (21) 98681-5374

Leandro Hassum volta aos palcos no Teatro Abel

#Rindo com Hassum estreia em Niterói no próximo dia 17

De volta aos palcos e agora em versão fitness e sem glúten, o comediante Leandro Hassum vem divertindo o público em qualquer lugar do planeta. O seu novo show, #Rindo com Hassum, arranca gargalhadas do público brasileiro espalhado pelo mundo, com passagens pelos EUA, Canadá, Japão, Macaé e é claro, Brasil. Com seu olhar afiado, apesar da miopia, ele faz humor sobre assuntos do cotidiano que normalmente passam desapercebidos pelas pessoas. E como tudo pode acabar virando piada nas suas mãos calejadas pela academia, cada espetáculo é único e conta com a interação do público. O carisma, a sua capacidade de improvisação e

a alegria em divertir o público agora estão sem a capa de gordura, mas com o gostinho de sempre. Nascido na Ilha do Governador e com uma passagem afetiva por Niterói, este menino começou um caso de amor com o teatro aos 16 anos, por livre e espontânea obrigação da sua mãe. O aluno problema, que costumava frequentar a coordenação com mais assiduidade do que as aulas, foi conduzido ao teatro pela sugestão de uma professora, que identificou nele um talento para as artes. No Teatro Abel (R. Mario Alves, 2 - Icaraí) dias 17,18,19,24,25 e 26 de Maio, sextas às 21h, sábados e domingos às 20h. Ingressos R$70 (Sextas e Domingos) e R$80 (Sábados)

Os Lobos apresentam um Tributo aos Anos 60 no Teatro Municipal O Teatro Municipal de Niterói recebe na quarta-feira, 15 de maio, às 19 horas, a banda "Os Lobos", com o show "De Liverpool à Jovem Guarda – Um Tributo aos Anos 60". Niteroiense desde sua formação original e reconhecida na cena do rock nacional, "Os Lobos" homenageiam os Beatles e outros tantos conjuntos que compunham o ambiente Pop Rock internacional e seus reflexos no Brasil. Com a participação especial da cantora Letícia Vasconcelos, o show será em benefício da Instituição Remanso Fraterno, mantida pela Sociedade Espírita Fraternidade. A emblemática banda de Niterói, liderada hoje por um de seus fundadores, o guitarrista e cantor Cássio Tucunduva, e formada por Fred Vasconcelos (teclados e vocais), Tavinho Torreão (violão e voz), Robinson Rocha (baixo e vocal) e Rodrigo Mattos (bateria), passeia pelo cenário musical da época, que no Brasil tinha como referên-

cia a Jovem Guarda, capitaneada por Roberto Carlos e a Psicodelia, representada pelos Mutantes e os próprios Lobos. A banda gravou, em 1972, seu primeiro LP, o disco “Miragem”, pelo selo Discobertas, um verdadeiro sucesso na época. O álbum traz clássicos como "Santa Teresa", "Avenida Central" e a sensacional "Miragem", que foi eleita a melhor canção pelo público underground e fez parte da trilha sonora do filme "1972", de Ana Maria Bahiana e José Emilio Rondeau. Ingresso: R$ 80 (inteira)

#gazetanit

Edição de 11 a 17 de maio de 2019

| Show

8

Profile for Gazeta Niteroiense

GAZETA NITEROIENSE • Edição 273 • 11/05;19  

GAZETA NITEROIENSE • Edição 273 | Semana de 11 a 17 de maio de 2019 | Leia em PDF e Flip Page Acesse www.gazetanit.com.br | Curta • Comparti...

GAZETA NITEROIENSE • Edição 273 • 11/05;19  

GAZETA NITEROIENSE • Edição 273 | Semana de 11 a 17 de maio de 2019 | Leia em PDF e Flip Page Acesse www.gazetanit.com.br | Curta • Comparti...

Profile for gazetanit
Advertisement