Edição 698 - 19 a 25 de outubro de 2010 - Gazeta Brazilian News

Page 9

Local

Semana de 19 a 25 de outubro de 2010

9

Cleida Cruz é gaúcha, formada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Sinos e pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Na Flórida Cleida comandou a empresa TS Marketing Printing & Advertising Specialities por mais de seis anos. Especializou-se na área de crédito imobiliário e escreve textos na área econômica para blogs e terceirizados. E-mail: linhadireta@gazetanews.com.

Trabalho X divórcios Na medida que o número de divórcios não para de crescer devido a situações econômicas estressantes, uma pesquisa feita pela America Online mostra quais são as profissões em que a separação de um casal é mais eminente. Se seu cônjuge trabalha como bailarino (a), camareiro (a), masssagista ou até mesmo é reparador de telhado, você pode fazer parte de uma categoria em que mais separações ocorrem. Entre as 15 profissões que rompem mais matrimônios estão ainda barman, os funcionários de cassinos, telefonistas, enfermeiras, psiquiatras, artistas, atletas, coreógrafos, faxineiros, garçons e empregados domésticos.

De olho nos pequenos As pequenas empresas empregam em média 80% dos trabalhadores nos Estados Unidos. De olho neste mercado o Bank Of America planeja contratar mil funcionários no ano que vem, tendo como foco empresas com faturamento até US$ 3 milhões. Isso mostra que o banco está vendo oportunidades em uma área que não é composta apenas por grandes, ricos e altamente lucrativos.

Pé na Bolsa O café brasileiro parece estar a um passo de ser comercializado na Bolsa de Valores de Nova York. Uma luta que vem se desenrolando há vários anos e parece que desta vez pode rolar. O Comitê de Café da ICE recomendou que cafés lavados e

semi-lavados cultivados no Brasil possam ser entregues por contrato referencial “C” de café arábica. O Brasil é o maior produtor mundial de café e quer entregar o produto fisicamente no vencimento de contratos futuros do produto. Seria mais uma alternativa de comercialização para o país. Analistas do mercado informaram que a decisão deve sair em breve.

Sem festa As consequências da crise econômica mundial podem ser vistas em várias direções. Até mesmo a rainha Elizabeth 2ª cancelou uma planejada festa de Natal no palácio de Buckingham. Justificou que seria inadequado celebrar em um momento em que cidadãos comuns da Inglaterra sentem os efeitos da crise econômica. A festa de $79 mil e 1.200 convidados seria paga pela própria rainha e normalmente é realizada a cada dois anos, mas a monarca considerou que os britânicos estão tendo que lidar com cortes profundos no orçamento público que foram decididos para reduzir o déficit recorde do país. Isso só mostra que a rainha está bem ciente das circunstâncias econômicas.

Desigualdade O Brasil caiu quatro posições no ranking de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Relatório do Fórum Econômico Mundial mostra que o país ocupa a 85ª posição, entre 134 países. No ano passado, ocupava a 81ª. No ranking geral, o país perde para países como África do Sul (12ª

posição), Cuba (24ª) ou Romênia (67ª). O estudo mostra as diferenças entre a população masculina e a feminina em diversos aspectos socioeconômicos, como salários, nível educacional, representatividade política e expectativa de vida. A renda estimada das mulheres equivale a apenas 60% da dos homens ($7.190 contra $12.006). Maior igualdade entre os sexos existe nos países nórdicos: Islândia, Noruega, Finlândia e Suécia, respectivamente.

Combate à pobreza A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) descobriu que as tecnologias de informação e comunicação (TICs), ou seja, aparelhos celulares e acesso à internet, são importantes no combate à pobreza em todo o mundo. A entidade sugere que governos adotem políticas públicas voltadas para desenvolver tecnologia da informação e da comunicação como uma estratégia para reduzir a pobreza mundial, uma vez que a população carente sofre com a falta de acesso a informações vitais para seu trabalho.

Combate à pobreza II Saber sobre as condições meteorológicas, por exemplo, poderia ajudar um agricultor a determinar o melhor momento para a plantação e a colheita. Um celular poderia resolver isso. “Um pequeno empreendedor com telefone celular pode fazer muita coisa que não podia antes. Isso é que tem que ser potencializado”, disse o conselheiro do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), Carlos Alberto Afonso.

Terça-feira triste Através de um aplicativo disponível para iPhone criado pela Faculdade de Economia e Ciência Política de Londres, pesquisadores descobriram que terça-feira é o dia mais triste da semana. A pesquisa coletou por dois meses o nível de felicidade de 22.000 britânicos. “Percebemos que segunda-feira guarda uma sensação de final de semana. Na terça, as pessoas já voltaram ao ritmo de trabalho e aguardam ansiosamente por novos dias de descanso”, explica George MacKerron, um dos responsáveis pela pesquisa. Chamado Mappiness, nome que une as expressões mapa e felicidade, o aplicativo foi lançado em agosto e enviava aos cadastrados dois alertas diários para conhecer níveis de alegria e relaxamento.

Rumo à Argentina Os brasileiros estão indo em bandos para a Argentina, extamente o oposto do que acontecia nos anos 90 devido à paridade das moedas. A capital Buenos Aires literalmente tornou-se um ímã para os turistas brasileiros. Dados da Global Blue, empresa que tem a concessão da devolução do Imposto de Valor Agregado (IVA) das compras feitas pelos turistas estrangeiros na Argentina, indicam que em setembro os brasileiros compraram 214% a mais do que no mesmo mês do ano passado. Do total de compras feitas por estrangeiros que usam o sistema de devolução, os brasileiros são responsáveis por 45%.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.