4 minute read

Sul de Minas não é só a casa do e-commerce brasileiro

POR

Adriano Carvalho, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas

Advertisement

Minas Gerais é hoje o grande destino para os investimentos empresariais no Brasil. Isto não é uma opinião, é um fato. Seguidamente o estado vem batendo recordes na atração de investimentos e isto se justifi ca por uma série de razões.

A melhor governança do país: o estado fez o seu dever de casa e colocou a contas em ordem, reduziu despesas e tomou medidas necessárias, mesmo que amargas. Depois de décadas no vermelho, Minas começa a colocar o nariz fora da água. Quem investe precisa reduzir ao máximo os riscos que corre e um estado bagunçado, só piora as coisas.

Ambiente empreendedor: Minas retirou da pauta centenas de leis, decretos, resoluções que só difi cultavam a vida do empreendedor. A Lei da Liberdade Econômica encontrou seu melhor ambiente em Minas Gerais.

Competitividade Tributária: o peso dos impostos é gigantesco no Brasil e se é possível reduzir esta carga gerando competitividade e crescimento orgânico, por que não? Minas Gerais tem hoje alguns dos mais competitivos regimes tributários do país, com segurança jurídica e clareza nos processos. Os regimes tributários atendem igualmente os 853 municípios, e, conta ainda com uma área da SUDENE onde os tributos são ainda mais competitivos.

Se a primeira pergunta é sempre sobre os regimes tributários, a segunda é sobre a localização. Afi nal de contas, a redução tributária sozinha não fecha a conta, é preciso aliar a competitividade tributária com a melhor logística.

E neste ponto, o Sul de Minas tem uma vantagem natural, a proximidade com o maior mercado consumidor do Brasil: São Paulo. O fato de ser a cidade mais próxima da capital paulista em outro estado, coloca Extrema em destaque.

Mas a vantagem natural representa pouco, é preciso contar com um ecossistema que vai desde os armazéns de alta qualidade até o serviço de manutenção das empilhadeiras, passa pelos operadores logísticos e chega na oferta de vagas em creches e escolas infantis. Enfi m, é fruto do trabalho de muita gente, mas que precisa ser capitaneado pelo Poder Público.

O trabalho feito em Extrema foi entendido pelas cidades vizinhas que começam a mudar sua economia e melhorar a vida de seus moradores. Itapeva, Camanducaia, Cambuí e Estiva viverão nos próximos anos suas maiores transformações. A oferta de empregos estimula o estudo e o desejo por uma carreira profi ssional. O aumento na arrecadação custeia a melhora dos serviços essenciais para a população como saúde, educação, cultura e infraestrutura.

A expansão do comércio eletrônico puxou a fi la e trouxe para a região as gigantes do setor, mas quem acredita que são apenas elas, está enganado. A vinda das indústrias de transformação continua forte indo do metalmecânico ao químico.

As importadoras também descobriram as vantagens logísticas da região e, em 2021, Extrema teve o terceiro maior movimento de importação em todo estado. Hoje chegam de todos os países do mundo produtos como tecido, azeite, fármacos, eletrônicos, químicos, máquinas, trigo, entre outros.

O resultado de tudo isto? Mais de 2.500 empregos no primeiro semestre deste ano entre Estiva e Extrema, um trecho de 64 quilômetros. Mais de 2.500 oportunidades para melhorar a vida das pessoas e isto compensa todo o trabalho dos governos municipais e estadual.

WALDERRAMA FAZ BALANÇO DA GESTÃO

Assertiva. Esta é a avaliação traçada pelo presidente da Câmara de Extrema, vereador Sidney Soares Carvalho (Walderrama), sobre os trabalhos realizados em benefício da população desde o início da Legislatura 2021/2024.

Passado mais de um ano e meio, a Casa vem batendo forte na tecla do atendimento de qualidade, mesmo com as adversidades criadas pela pandemia da Covid-19. O Legislativo atingiu metas, cumpriu prazos, debateu melhorias e atuou na militância das diretrizes condizentes às necessidades da população. A atenção básica com a família tornou-se a pauta prioritária nos debates parlamentares.

“Aprovamos diversas proposições que vão ao encontro da melhor qualidade de vida da nossa população tanto nas reuniões ordinárias quanto nas extraordinárias. A Casa vem fortalecendo a sua comunicação e modernizando os seus canais informativos para que o extremense esteja cada vez mais atualizado e seja parte das decisões que ocorrem dentro e fora da esfera legislativa. Estamos primando pela maior transparência dos atos institucionais e pelo debate social”, disse Walderrama.

A Câmara passou por mudanças estruturais que implicaram na ampliação do prédio. Salas amplas foram criadas para suprir melhor o atendimento e aumentar a oferta de serviços. “Implantamos o sistema Legisoft, que permite total integração e agilidade dos processos, além da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As mudanças visam trazer projeção do trabalho aos cidadãos”, comentou o presidente.

Quanto à Casa do Cidadão, aproximadamente 48 mil registros de atendimentos foram realizados na atual gestão e englobam o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Escola do Legislativo (EL) e a Junta do Serviço Militar (JSM). “Entre os meses de janeiro e dezembro de 2021, 24.486 pessoas foram atendidas no anexo legislativo. Já neste ano, o registro – de 1º janeiro a 30 de agosto – está em 22.902 atendimentos, conforme a apuração das equipes de profi ssionais da Casa do Cidadão. São números bastante satisfatórios que refl etem o compromisso com a nossa gente”, avaliou Walderrama.

As perspectivas para os próximos meses envolvem o início da construção da nova sede da Casa do Cidadão, a implantação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e a continuidade certeira no trabalho em prol das famílias de Extrema. “É um orgulho saber que a população acompanha de

Implantamos o sistema Legisoft, que permite total integração e agilidade dos processos, além da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Foto: Divulgação