3 minute read

Confi ra a nova sede do 59º Batalhão de Polícia Militar (BPM

CONFIRA A NOVA SEDE DO 59º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR (BPM)

A nova sede do 59º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi inaugurada no Dia Nacional do Policial e do Bombeiro Militares, 24 de junho, no Bairro Ponte Nova, em Extrema.

Advertisement

Custeada pela Prefeitura de Extrema, a sede da PM teve investimento de R$ 14,5 milhões. Um de seus diferenciais é a implantação de 430 placas fotovoltaicas para gerar sua própria energia, além do Posto Orgânico de Combustível (POC), que será responsável pelo abastecimento da frota das forças de segurança estadual, incluindo Polícia Civil, Bombeiros Militar e equipe da Penitenciária. Para a construção do POC houve um investimento de aproximadamente R$ 470 mil da Prefeitura Municipal.

São 3.958,86 m² de área construída, com amplo refeitório, estacionamento, Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), três salas de aula, uma sala de treinamento, cinco alojamentos, auditório para 187 pessoas, entre outros espaços. O prédio possui três andares, com acessibilidade de um elevador.

Fotos: Ascom/Pref. Extrema

Fachada

Parte dos fundos, com acesso ao estacionamento

EXTREMA VOLTA A REALIZAR EVENTOS CULTURAIS PRESENCIAIS

Após a realização de eventos online, respeitando as medidas de isolamento social da Covid-19, com a amenização da pandemia em 2022, a Secretaria de Cultura retomou os eventos presenciais no mês de julho com o 11º Festival de Inverno, que abrangeu o Festival Cultural, Extremamente Caipira e Extrema Mostra Teatro.

“Os eventos presenciais estão voltando e nós estamos muito felizes! Tivemos alguns momentos de incertezas no começo do ano, então aguardamos um pouco, estávamos estudando se seria o momento correto de voltar e conseguimos retomar a partir do Festival de Inverno, em julho. Neste ano ainda não conseguimos realizar todos os eventos que gostaríamos, mas em 2023 a perspectiva é retornar com todo o calendário cultural”, comentou o secretário de Cultura de Extrema, Pablo Farina.

Entre 2020 e 2021, a Cultura de Extrema se reinventou com a pandemia e ganhou a web, conforme relembrou Pablo Farina. “Como todo mundo foi pego de surpresa, a gente precisou se renovar e se adaptar. Então foi uma nova etapa onde pudemos desenvolver um grande setor dentro da Cultura, o audiovisual, e até criamos na secretaria um departamento voltado para este setor. Fomos entendendo a realidade do momento e trabalhando com isso. Trabalhamos a questão dos projetos da parte educacional da Cultura, passando a dar aulas online no Música para Todos e Portal das Artes. Fizemos alguns eventos online, como o Fescanpe e Pro Rock, por exemplo. Além disso, tivemos um trabalho referente à Lei Aldir Blanc em que foram realizados vários vídeos. Nesses dois anos, nós produzimos mais de 300 vídeos pela Cultura e todos estão disponíveis em nossa plataforma cultural e YouTube (www.youtube.com/ ExtremaCultura)”.

Com a retomada do calendário cultural completo em 2023, será um ano de muito trabalho e muitas realizações, segundo Pablo Farina. “Temos feito um trabalho bem bacana junto ao Conselho Municipal de Cultura. Além de toda a parte de projetos educacionais, vamos realizar todo o calendário cultural. Importante ressaltar que teremos também as duas leis (Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo) que virão para ajudar a classe cultural. Então, pretendemos desenvolver muitas atividades em 2023!”.

Fotos: Divulgação

Secretário de Cultura de Extrema, Pablo Farina

Além de toda a parte de projetos educacionais, vamos realizar todo o calendário cultural em 2023.