1 minute read

Extrema concentra cerca de 25% das empresas de e-commerce do país

EXTREMA CONCENTRA CERCA DE 25% DAS EMPRESAS DE E-COMMERCE DO PAÍS

Com localização privilegiada, às margens da Rodovia Fernão Dias e na divisa com o estado de São Paulo (a aproximadamente 100 km da capital paulista, principal polo econômico brasileiro), Extrema possui alta industrialização e uma estrutura adequada para investimentos com segurança, além de uma sólida política de atração de empresas e tributo estadual mais favorável. Por isso, foi o primeiro município a receber grandes centros de distribuição na região e a construção de galpões logísticos para o comércio on-line.

Advertisement

A cidade concentra hoje quase 25% das empresas de e-commerce do país e 48% da infraestrutura de vendas on-line de Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Devido à pandemia de Covid-19 e, consequentemente, novos hábitos de consumo, com a migração de compras presenciais para a internet, o setor teve um crescimento exponencial.

Atualmente, o comércio eletrônico representa cerca de 12% do varejo brasileiro, o que já posiciona o Brasil entre os maiores mercados de comércio on-line do mundo. O faturamento do e-commerce no Brasil cresceu 48,41% de 2020 para 2021 e as vendas aumentaram 35,36% no mesmo período, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Hoje, Extrema possui o total de 6 mil CNPJs cadastrados, sendo 300 voltados às indústrias. Grandes empresas e marcas já escolheram o município para sediar suas instalações, como Multilaser, Mobly, Fulwood, Kopenhagen, Barry Callebaut, Infracommerce, Centauro, Bauducco, Ball, Acqualimp, Panasonic, Netshoes, Ambev, Mercado Livre, Dafiti, PetLove, entre outras. Com o parque industrial em constante desenvolvimento, o município registra milhares de vagas de trabalho anualmente, mantendo a economia aquecida e gerando emprego e renda para a população. Conforme o último levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Extrema reassumiu o posto de cidade do Sul de Minas com a maior geração de empregos em 2022. Do ponto de vista estadual, Extrema também se destacou e ficou entre as 13 melhores.

Fotos: Divulgação, LOG CP e Rafael Bernardo

Unidade extremense da Panasonic é responsável pela produção de geladeiras e lavadoras da marca