Page 1

Há 19 anos junto de você.

www.gazetadacidade.com

Ano 20 - Edição 1028 - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Festival de Inverno de Extrema apresenta mostras de teatro e dança >>Programação. 15ª Extrema Mostra Teatro e 8ª Mostra de Dança são gratuitas (pág. 03).

Alunos consertam computadores de escola >>Especial. Acompanhe entrevista com o prefeito Edmar, que falou sobre projetos e obras no município. Conheça detalhes da história dos 150 anos da cidade e também a programação comemorativa, que terá diversas atrações, como a Banda Tribal’s, Raça Negra e Luan Santana (págs. 13 à 18).

>>Extrema. Alunos da Alfredo Olivotti consertaram 21 computadores com base em curso do Senai (pág. 04).

Camanducaia comemora 150 anos de emancipação 15ª edição da Julifest agita o município

Abertas as inscrições para concurso da PMMG

>>Itapeva. Evento registrou grande público durante os três dias de festa. A programação contou com atrações diversificadas, desde quadrilhas até shows com artistas (pág. 07).

>>Região. Para as cidades da 17ª Região de Polícia Militar (RPM) há 90 vagas, sendo 81 destinadas aos candidatos do sexo masculino e nove vagas para mulheres (pág. 09).

Bombeiros combatem incêndio em vegetação >>Extrema. Chamas queimaram área de 4 hectares. Corpo de Bombeiros também salvou filhotes de coruja (pág. 06).


2

Opinião

Editorial

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Carolina Lemes redacao@gazetadacidade.com

Em terra de intolerância, quem sabe respeitar a liberdade de pensamento alheia é rei Foto: Ilustrativa

Como disse o filantropo e empresário italiano naturalizado suíço Ernesto Bertarelli, “a palavra é o desenho do pensamento”. Ou como já ressaltou o político e escritor espanhol Emilio Castelar y Ripoll (in memoriam), defensor da liberdade e da democracia, “pensar é viver; o pensamento tudo abrange, tudo contém, tudo explica”. O Dia da Liberdade de Pensamento é comemorado mundialmente neste sábado, dia 14 de julho. A data celebra um dos princípios mais importantes da Declaração

Universal dos Direitos Humanos (DUDH), adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 10 de dezembro de 1948: a liberdade de pensamento. A liberdade de consciência, de opinião, de ideia é a liberdade de pensamento, é o direito que as pessoas têm de mostrar sua posição sobre determinado assunto, de defender seu ponto de vista. Como bem disse o filósofo François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire: “Quando não há, entre os homens, liberdade de pensamento, não há liberdade”. É, sobretudo, necessário dizer que, em terra de tanta intolerância, quem sabe respeitar o próximo é rei – parafraseando a expressão popular. Afinal, acho que devemos saber expressar essa nossa liberdade de pensamento, além de saber respeitar a liberdade de pensamento alheia; coisas que parecem tão difíceis de ver nos dias de hoje, em tempos de redes sociais, mas que são essenciais. Nesse aspecto, tenho que usar outra frase de Voltaire, que resume bem a perspectiva:

“Desaprovo aquilo que diz, mas defenderei até a morte o teu direito de dizer”. A liberdade de pensamento está ligada aos direitos humanos, que são os direitos e liberdades básicas de todo ser humano. Conforme consta no Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da ONU: “Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião”. O documento também afirma que “todo homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. Os direitos humanos que asseguram a liberdade de pensamento foram definidos pela primeira vez na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, em 1789, com a aprovação da Assembleia Nacional Constituinte da França. No Brasil, a liberdade de pensamento é assegurada por meio da Constituição Federal.

O dia 14 de julho marca a Queda da Bastilha, que deu início à Revolução Francesa de 1789, e tem muito a ver com a liberdade de pensamento. A Bastilha foi uma velha fortaleza construída em 1370 e utilizada pelo regime monárquico como prisão de criminosos. No entanto, em certo momento da história, o local passou a ser ‘ocupado’ por intelectuais e pessoas contrárias à ordem estabelecida na regência do Cardeal Richelieu, fosse devido à monarquia, política ou religião. Será que algo pode soar mais democrático do que a palavra liberdade? Que significa, segundo o dicionário, o direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem; Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão; Franqueza. “O pensamento é grande, rápido e livre: é a luz do mundo e a glória maior do ser humano”, disse Bertrand Arthur William Russell, um dos maiores matemáticos e filósofos do século XX. Concordo com ele.

Passando pra frente as coisas melhoram

Frases da semana “Esse ensino só as lembra [as meninas] de que elas têm direitos independentemente de sua origem, ou de seu gênero. Acho que isso é crucial” (Malala Yousafzai, que ganhou o Nobel da Paz, defendeu a inclusão do ensino sobre a igualdade de gênero nas salas de aula, em entrevista exclusiva ao G1)

“Existem gays na PM, e muitos” (Soldado Leandro Prior, que foi ameaçado por policiais após beijar rapaz no Metrô de SP) Deixe sua opinião: www.facebook.com/gazetadacidademg


Cidades

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

3

Extrema Mostra Teatro e Mostra de Dança acontecem dentro do 9º Festival de Inverno A 15ª Extrema Mostra Teatro e a 8ª Mostra de Dança são as atrações do 9º Festival de Inverno de Extrema desta semana. Para conhecer o restante da programação, acesse: http:// www.gazetadacidade. com/destaque-principal/ acompanhe-a-programacao-do-9o-festival-de-inverno-de-extrema. 15ª Extrema Mostra Teatro De 15 a 20 de julho, na Praça Presidente Vargas, às 17h00 (no dia 15), e no Cine Teatro, às 20h00 (nos demais dias), a Mostra será gratuita e terá seis grandes espetáculos, que contam com os atores Helena Ranaldi e Dedé Santana, entre outros. Uma das peças é dirigida por Alexandre Borges. Veja a programação: Os Mequetrefe (Parlapatões), Palhaços (com Dedé Santana e Fioravante Almeida, e direção de Alexandre Borges), Se Existe Eu Ainda Não Encontrei (com Helena Ranaldi, Leopoldo Pacheco, Luciano Gatti e Lyv Ziese), Afinação I, Gagá (Cia. Bendita) e O Príncipe da Dinamarca (Cia. Vagalum Tum Tum). Os ingressos para a Mostra são gratuitos e devem ser retirados no dia de cada espetáculo, das 12h30 às 17h00, na Casa

da Cultura (Praça Presidente Vargas) ou no Cine Teatro (Parque Municipal de Eventos). Serão distribuídos até dois ingressos por pessoa – em caso de sobras, as entradas podem ser retiradas uma hora antes das apresentações. Os lugares marcados serão disponibilizados mediante atraso. A idealização e produção geral da 15ª Extrema Mostra Teatro é de Rita Miranda (Movimento Cia. de Teatro); Produção geral: Ana Alice Leme; Produção local: Rita Miranda, Ana Alice Leme e Sissy Líria. A realização é da Prefeitura Municipal de Extrema, por meio da Secretaria de Cultura. A programação completa da Mostra e todas as sinopses das peças você encontra no link: www. gazetadacidade.com/destaque-principal/15a-extrema-mostra-teatro-acontece-entre-15-e-20-e-julho. 8ª Mostra de Dança Além das apresentações de grupos de dança dos mais variados estilos, nos dias 14 e 15, ocorreu um workshop gratuito de hip hop, na sexta-feira, dia 13, com a bailarina plus size da Anitta, Thais Carla, que já venceu o quadro ‘Se vira nos 30’ do Faustão e fez parte do elenco do programa “Legendários” como a Gordinha Esquema.

Fotos: Divulgação

18º Extremamente Caipira e 11º Festival Sabores da Roça

Com a proposta de divulgar o quanto a dança é plural, e toda a beleza em todas as formas de corpo, a Mostra de Dança este ano traz o tema ‘A diferença é que nos torna iguais’, levando aos palcos desde crianças a pessoas da melhor idade, homens e mulheres, além de mostrar a inclusão de grupos especiais como bailarinos de dança de salão deficientes e o famoso Ballet de Cegos de São Paulo, e toda a diversidade de modalidades de dança dos grupos inscritos de toda a região; esse ano novamente batendo recorde de inscrições, com mais de 400 bailarinos em cena. Para assistir à Mostra de Dança, basta comparecer ao Cine Teatro com no mínimo 30 minutos de antecedência. A entrada é gratuita e não é necessário retirar convites previamente.

18º Extremamente Caipira e 11º Festival Sabores da Roça No último final de semana, foi realizado o 11º Festival Sabores da Roça, concurso gastronômico voltado à manutenção e à divulgação das características da cozinha do campo. Como parte da programação do Festival Extremamente Caipira, que teve show com Barra da Saia, entre outros, o evento busca valorizar a cultura mineira através da comemoração dos festejos juninos com muita música, quadrilhas, comidas típicas, decoração e ornamentos típicos da cultura caipira.

O Festival Sabores da Roça é feito com as entidades da cidade que arrecadam fundos com a venda de comidas e preparam pratos com o ingrediente escolhido para o concurso. Neste ano, o ingrediente foi o milho. Após a votação do júri, foram eleitos os vencedores: 1º Lugar (DeMoley/Escondidinho de Milho Verde), 2º Lugar (Lar Espírita Amor e Luz/Torta Caipira de Milho) e 3º Lugar (Casa do Caminho de Ananias/Canjiquinha Caipira), que receberam os troféus confeccionados pela artista da Produção Associada ao Tu-

Se Existe Eu Ainda Não Encontrei (com Helena Ranaldi) - 5ª Extrema Mostra Teatro

rismo, Maria de Fátima Nascimento. O júri foi composto pelo seguinte corpo técnico: Leandro Constant (chefe de cozinha ganhador do 7º Festival Comida de Boteco), Marta Puche (chefe de cozinha), Flavia Cheirosa (apresentadora do Programa Bom Demais/SBT), Sérgio Manfrini (produtor do 9º Festival Comida de Boteco) e Nani Oliveira (chefe de cozinha e sócia -proprietária da Cervejaria Mountain Brew).


4

Cidades

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Alunos consertam computadores da Escola Alfredo Olivotti com base em curso do Senai de Extrema Dois alunos da Escola Estadual Alfredo Olivotti e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fizeram a manutenção de 21 computadores da escola. “O laboratório de informática estava desativado, mas devido à grande procura dos alunos, resolvemos reativá-lo. No entanto, as máquinas estavam com muitos problemas”, explicou a diretora da Alfredo Olivotti, Sabrina de Azevedo. Igor Patrício e Danilo da Costa Vieira, ambos de 17 anos, alunos do 2º 9 período da tarde, se voluntariaram para consertar os computadores,

com base no curso gratuito de Aprendizagem Industrial em Instalação e Reparação de Microcomputadores, realizado no Senai CFP “Janez Hlebanja”, em Extrema. “Nos horários livres, eles arrumaram todos os computadores da sala de informática e dos professores”, contou Sabrina. “Nosso conhecimento adquirido no Senai foi de grande importância, pois pudemos ajudar os alunos que não têm um computador em casa”, disse Danilo. “Vamos receber um certificado do trabalho realizado com ênfase na contribuição para os alunos e profes-

sores”, completou. “Depois de sabermos dos problemas nos computadores pelo orientador pedagógico da Alfredo Olivotti, Ângelo, nós conseguimos fazer testes nas máquinas, abri-las, retirar as peças de algumas e colocar em outras, os cabos, e fizemos a configuração da rede”, comentou Igor. Na sala de professores havia apenas um computador. Agora são três. No dia 15 de junho, os alunos fizeram os testes em todos os computadores. No dia 16, teve início a manutenção, feita com a verificação do defeito da máquina, a troca

de peças defeituosas, formatação e instalação dos programas de edição de texto e navegação de internet. No dia 29 de junho, após cerca de 15 dias, a manutenção e a organização da sala de informática estavam concluídas. “Agora, os alunos que não têm acesso à internet têm como pesquisar e fazer trabalhos na escola, não precisam mais ir até a Biblioteca Municipal”, comemorou a diretora. Os alunos concluíram o curso do Senai no dia 27 de junho. “Eu não possuía conhecimento nenhum quando iniciei o curso de Instalação e Reparação

Foto: Osmar Paulino

Aluno Igor Patrício, diretora Sabrina de Azavedo e o aluno Danilo da Costa Vieira

de Microcomputadores”, lembrou Igor. “É um curso que você não acha em qualquer lugar com todo esse conhecimento que a gente adquire em um ano”, ressaltou Danilo. “Agradecemos pelo curso gratuito e aos profes-

sores Maurício, Gustavo e Rodrigo”, disseram. Eles iniciarão, em breve, mais um curso no Senai de Extrema. Igor escolheu Aprendizagem em Processos Logísticos e Danilo quer cursar Eletroeletrônica.


6

Cidades

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Bombeiros combatem incêndio em vegetação na Roseira e salvam ninho de corujas >>Extrema. A equipe do 3º Pelotão de Bombeiros Militares de Extrema recebeu, na tarde de sexta-feira, dia 6 de julho, um chamado através do telefone de emergência, 193, sobre um incêndio em vegetação, que acabou atingindo parte de uma mata, próximo à empresa Kopenhagen, no Bairro da Roseira. O Corpo de Bombeiros suspeita que o incêndio tenha começado quando algum residente na região realizou a limpeza de terreno efetuando a queima dos resíduos e, devido ao vento, o fogo acabou atingindo a vegetação próxima e alastrando-se rapidamente. Imediatamente, uma

guarnição composta por quatro bombeiros militares iniciou o combate às chamas, utilizando bombas costais e abafadores. Após seis horas de trabalho, os bombeiros conseguiram extinguir totalmente o incêndio que acabou queimando uma área de aproximadamente quatro hectares. Depois de encerrado o trabalho, os militares realizaram vistorias pelo local, como forma de prevenção e combate a possíveis focos remanescentes. Durante essas buscas, se depararam com um ninho de corujas, no chão, bem próximo da área queimada, e com três filhotes, portanto, todos foram sal-

Fotos: Corpo de Bombeiros Extrema

Chamas queimaram uma área de quatro hectares

vos antes de serem atingidos pelas chamas. O Corpo de Bombeiros esclarece que provocar queimadas é crime de acordo com o artigo 41

da Lei Federal 9605 de 12 de fevereiro de 1998, com pena de dois a quatro anos de reclusão e multa; e a Lei Municipal nº 1.829/2003 também

Corpo de Bombeiros salvou filhotes de coruja

recomenda não fazer limpeza de terrenos com fogos, nem mesmo realizar queimadas de resíduos de vegetação ou lixo, pois tal procedimento poderá

provocar danos irreparáveis na fauna e flora de nossa região, destruição de patrimônios e, até mesmo, danos à vida humana ou animal.


7

Cidades

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

15ª Julifest de Itapeva recebe grande público e agita a cidade

Fotos: Ascom/Pref. Itapeva

A 15ª Julifest foi um verdadeiro sucesso. O evento, promovido pela Secretaria de Educação de Itapeva, com apoio do Setor de Cultura/Turismo e do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), contou com três dias de festa e atrações diversificadas, desde as quadrilhas juninas até shows com artistas renomados, passando também por um Festival de Música com bandas e talentos locais. Diretores, professores e alunos das escolas municipais e da Escola de Música “Prefeito Dalmir Dantas” deram um

show à parte, levando ao público a tradição dos festejos julinos através dos desfiles, quadrilhas, pratos típicos e todo o clima das legítimas festas mineiras. A secretária de Educação, Solange Lemes, e as diretoras escolares agradeceram a todos os servidores públicos que colaboraram com o evento e ressaltaram que a renda líquida da Julifest será, como sempre, integralmente revertida para as instituições de ensino do município (CMEI. Santa Terezinha, EM Dirce M. Lopes, EM. Edu V. Vilaça e EM. Januário

Quadrilha

Barbosa). Solange Lemes também enfatizou a importância do apoio técnico e logístico cedido pelo Setor de Cultura/Turismo, sobretudo pelo repasse financeiro ao evento de recursos advindo da Cir-

culação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). “Também quero agradecer aos patrocinadores que contribuíram para que a festa fosse um verdadeiro sucesso”, disse. O Julifest faz parte

Evento contou com três dias de festa e atrações diversificadas

do patrimônio cultural de Itapeva recebendo apoio financeiro através de ICMS Patrimônio Cultural (desde 2006) e ICMS Turístico (desde 2013), em decorrência de habilitações pelo Compac e pelo Conselho

Municipal de Turismo (Comtur), prometendo e cumprindo seu propósito de ser uma saudável diversão para as famílias dos moradores da cidade e dos turistas que fazem questão de prestigiar a tradicional festa.


8

Política

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018 Imagem: Ascom/Câmara Extrema

Câmara aprova projetos que concedem apoio financeiro aos cidadãos carentes de Extrema Na 17ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 9 de julho, os vereadores de Extrema votaram favoráveis aos projetos de lei Nº 2.663 e Nº 2.664. Ambos são destinados ao apoio financeiro aos cidadãos carentes do município. Os 11 vereadores também foram favoráveis ao aprovar um total de 16 indicações e uma conjunta. As propostas apresentadas pelos edis tratam da colocação de mais iluminação pública em toda estrada municipal do bairro rural Barreiro, recapeamento asfáltico para a área do Bairro Vargem do João Pinto e travessas adjacentes que ficam na Estrada Municipal João Batista Magalhães, na Estrada Municipal Gumercindo Ribeiro Martins, localizada no Bairro do

Rodeio, em toda a extensão da estrada rural do Bairro Jardim, reparos na massa viária das travessas e acessos do Bairro dos Tenentes (no trecho mais conhecido como Bairro dos Pedrosos), asfalto na Rua Egidinho (que ainda apresenta água corrente a céu aberto e calçadas inacabadas), asfaltamento no acesso ao Bairro do Salto de Cima (Toninho Gabelini), entre a Venda do Célio (no Bairro dos Forjos) até o “Fani” (totalizando aproximadamente 1.400 metros), nas proximidades do Morro Zé Mathias que fica no Salto de Cima, no loteamento do Alambique J.J. Carvalho e no morro do Sr. Alcino (no Bairro das Posses, tendo como referência a Igreja de Nossa Senhora Aparecida no Salto do Meio). Já no saneamento, foi

aprovada a instalação de lixeiras nas calçadas, e na telefonia móvel foi sugerida a instalação de uma torre de transmissão dos bairros Salto de Baixo e Forjos. Outras duas indicações defendidas pelos vereadores foram a avaliação para implementação de terapia ocupacional nas escolas municipais (melhorando significativamente a saúde dos estudantes) e o estudo para implantação de uma ajuda de custo para pacientes que necessitam de tratamento fora do município. Também foi aprovada a reforma e eventual construção da ponte do Bairro dos Forjos, que fica nas proximidades das residências dos senhores Gerson Azevedo e Josué Evangelista Cardoso. A indicação conjunta, de

18ª Sessão Ordinária acontece na segunda-feira (16)

autoria dos vereadores Leandro Marinho e Dr. Roberto de Cunto, sugere que seja realizado um estudo para a melhoria do vale alimentação dos funcionários públicos. Uma moção também passou pelo consentimento dos edis e que faz menção ao competente trabalho desenvolvido pelo gestor da Secretaria Municipal de Educação, André Koga. O presidente do Legislativo, vereador Edvado

de Souza Santos Junior (Juninho da Dello), dirigiu os trabalhos da sessão. A mesa diretora foi formada por Luiz Fernando Ferreira (Mantega), vice-presidente do Legislativo, e Leandro Marinho. Os vereadores João Calixto de Morais, Pastor René Cursino, Dr. Roberto de Cunto, Danilo de Morais, Pericle Mazzi Filho (Pepi), Rafael Silva de Souza Lima (Tita) e Sidney Soares de Carvalho (Walderrama) acom-

panharam a reunião. No Expediente do Dia, João Calixto, René, Dr. Roberto, Leandro e Danilo usaram a tribuna. A palavra na Ordem do Dia ficou com Leandro Marinho, Pepi e Danilo. A 18ª Sessão Ordinária está agendada para as 19h30 da próxima segunda-feira, dia 16 de julho, e será transmitida ao vivo pela TV Câmara. Mais informações estão no site www.camaraextrema. mg.gov.br.

Inauguração da 1ª loja da Galeria Tetra é neste sábado Fotos: Divulgação

Galeria Tetra fica dentro do prédio do Tetra Supermercado da Rua João Mendes

>>Extrema. Neste sábado, dia 14 de julho, às 10h00, acontecerá a inauguração da primeira loja da Galeria Tetra, a Camargo Modas. “Estilo

e beleza se encontra em mais um endereço, Camargo Modas, na Rua João Mendes, 540 - dentro do Tetra Supermercado (segundo piso) -, sua

segunda loja. Estão todos convidados para comparecer e conhecer nossos vestuários”! Na Galeria Tetra já está em funcionamento

o Dentista – Consultório Odontológico, que oferece serviços de todas as especialidades do setor: estética, endodontia, ortodontia, aparelhos, im-

plantes dentários e prótese, nos melhores preços. A clínica atende os convênios Primavida, Amil, Metlife e Elolife. O horário de funcionamento é

de segunda a sábado, das 09h00 às 20h00. Em Breve, a Galeria Tetra contará com mais inaugurações de lojas dos mais diversos setores.


www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Cidades

9

Abertas as inscrições para o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais As inscrições para o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) estão abertas desde o dia 30 de junho. São 1.560 cargos de soldados no primeiro semestre de 2019. Para os municípios pertencentes a 17ª Região de Polícia Militar (RPM) há

90 vagas, sendo 81 destinadas aos candidatos do sexo masculino e nove vagas para mulheres. As inscrições podem ser feitas no site www. pmmg.mg.gov.br/crs, até o próximo dia 30 de julho. A escolaridade mínima requisitada para concorrer a uma vaga é nível

superior completo. O edital e demais informações podem ser acessados no site www.pmmg. mg.gov.br/crs. A prova de conhecimentos será aplicada no dia 2 de setembro, em Pouso Alegre, com local específico a ser divulgado até o dia 20 de agosto.

Foto: Ilustrativa

Há 90 vagas para a 17ª Região de Polícia Militar (RPM)


Mascotes das Copas do Mundo O mascote apareceu pela primeira vez na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, e desde então virou uma tradição nas edições do mundial. Veja a seguir todos os personagens que representaram seus países.

México 1970: Juanito Um menino vestindo uma camisa do México e um enorme ‘sombrero’.

Inglaterra 1966: Willie Leão fofinho, criado pelo artista Reg Hoye que se inspirou em seu filho Leo para desenhar o animalzinho.

Argentina 1978: Gauchito Um menino que, diferentemente dos outros mascotes, teve a barriga coberta pela camiseta.

Alemanha Ocidental 1974: Tip e Tap Pequenos meninos Tip e Tap.

Espanha 1982: Naranjito Uma laranja sorridente segurando uma bola de futebol que recebeu o nome de ‘Naranjito’. México 1986: Pique Pimenta jalapeño chamada Pique, com bigode e ‘sombrero’. Itália 1990: Ciao Boneco tricolor que tinha uma bola que representava a sua cabeça, mas não tinha olhos, nariz e boca.

Estados Unidos da América 1994: Striker Um cachorro que vestia uma camiseta branca e vermelha e bermuda azul.

Copa do Mundo de 2002. Alemanha 2006: Goleo VI e Pille Leão Goleo VI e sua bola falante Pille.

França 1998: Footix Um galo segurava a bola oficial da Copa do Mundo de 1998.

África do Sul 2010: Zakumi Leopardo Zakumi era verde e amarelo, cores da bandeira da África do Sul.

Coreia do Sul-Japão 2002: Nik, Ato e Kaz Criaturas do futuro que pousaram na Terra e foram mascotes oficiais da

Brasil 2014: Fuleco Inspirado no gênero do tatu-bola, animal da região de caatinga do nordeste do Brasil.

Taça da Copa A Taça da Copa do Mundo Fifa foi criada em 1970, para substituir a Taça Jules Rimet, conquistada em definitivo pelo Brasil com o tricampeonato de 1970, no México. Diferentemente da taça anterior, a taça atual nunca ficará definitivamente com nenhum país. A taça foi criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga, sendo composta por cinco quilos de ouro 18 quilates sólido (75% do peso), com uma base de malaquita (mineral carbonato). O troféu mede 36,5 cm de altura e

Rússia 2018: Zabivaka Um lobo siberiano. Em russo, Zabivaka significa algo como ‘aquele que marca gols’.

Foto: besthqwallpapers.com

pesa 6,175 kg. Ela é composta por duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Na base está gravado o nome de todas as seleções campeãs até o momento. A taça foi apresentada na Copa do Mundo da Alemanha de 1974. Roubo da taça A Taça Jules Rimet foi furtada, pela primeira vez, três meses antes da Copa de 1966, na Inglaterra. O troféu foi recuperado uma semana depois, no sul de Londres. A taça foi novamente roubada

Taça da Copa do Mundo Fifa, criada em 1970

em 1983, no Rio de Janeiro, e nunca mais foi vista. Acredita-se que tenha sido derretida e vendida pelos ladrões.


11

Política

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Câmara dos Vereadores de Extrema presta esclarecimentos à população

Foto: Ascom/Câmara Extrema

Na noite da segunda-feira, dia 9 de julho, durante a 17ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Extrema, alguns pontos importantes foram esclarecidos à população. O vereador Pericle Mazzi Filho (Pepi), por intermédio de uma montagem contendo vídeos e áudios editados, acusou o presidente da Câmara e os demais vereadores de omissão por não assinarem um documento que buscava investigar o prefeito municipal via CPI. Em sua montagem afirma ainda que o presiden-

te e os demais vereadores mentiram ao informar que não tinham conhecimento da denúncia e de sua documentação. O que o vereador faz é somente jogo de palavras, usa vídeos totalmente fora do contexto, a fim de criar uma situação que não existe e, mesmo assim, é possível perceber que o presidente da Câmara afirma que sabia das intenções do vereador Pericle, o que ele não tinha conhecimento era do teor dos documentos, já que o vereador nunca os disponibilizou. Vale ainda salientar que o vereador que faz

as acusações cai em tremenda contradição. O oficio assinado pelos nove vereadores que solicitou a documentação ao prefeito municipal em momento algum traz numeração dos processos, a solicitação é no sentido de que se enviasse cópia dos processos licitatórios referente às contratações das empresas, cujos sócios e, em tese, possuíam parentesco com o prefeito municipal, basta conferir. Tudo isso ficou devidamente demonstrado na reunião da Câmara Municipal do dia 9 de julho onde todos os vereadores

presentes afirmaram que não possuíam conhecimento do teor da denúncia que o vereador Pericle pretendia realizar, nem mesmo sobre a documentação, com exceção do vereador João Calixto que narrou que conhecia parte destes documentos. Por fim, vale lembrar que os mesmos vereadores que estão sendo acusados de omissos solicitaram cópia de todos os procedimentos licitatórios e encaminharam ao Ministério Público local, o qual está tomando as devidas providências. Toda narrativa possui

dois lados e a questão é simples: ou os nove vereadores mentiram na reunião da Câmara e se isso ocorreu devem ser responsabilizados, ou o vereador Pericle, através

de suas montagens e edições, tem faltado com a verdade tentando descredenciar os demais. Após analisarem os fatos, a resposta deve vir da própria população.

Rita Lee Cover & Banda Rock’ n boles apresentam turnê ‘70 Anos da Rainha do Rock’ em Bragança Paulista (Fotos/Texto – Léo Demeter – Jornalista MTB 13.896 MG)

Shows apresentam desfile de figurinos e adereços dos 70 anos da cantora

>>Cidades. Dois grandes shows da Rita Lee Cover oficial & banda Rock’ n boles prometem agitar os meses de julho e agosto em Bragança Paulista. A banda, que é reconhecida pela Madrinha Jones como sendo o cover oficial, irá apresentar as réplicas dos figurinos originais

que foram usados por Rita Lee nas suas turnês pelo Brasil e no mundo. As apresentações estão agendadas para 22h30 da sexta-feira (27/7) no Boliche João & Maria, no Bragança Garden Shopping, e no sábado (18/08), às 22h00, no Galpão Busca Vida. Em entrevista, a voca-

lista Mila Lee disse que a ideia é homenagear – com muito carinho – a setentona do rock. “A proposta é divertir, entreter e reverenciar àquela que sempre contribuiu para a MPB. Rita é atemporal e um símbolo de empoderamento feminino”, falou Mila. Tony Fonseca, primei-

ro cover de Rita e produtor artístico e musical do grupo, conta que a banda foi batizada pela própria cantora com o nome de “Os Rock’ n boles” e está na estrada da música há mais de 28 anos. “Neste ano, o grupo vem com tudo num novo formato de show que inclusive já foi assistido pela própria Rita e Roberto de Carvalho no Teatro Mazzaropi, em 1996, na capital São Paulo”, ressaltou. Ele acrescenta: “Após a apresentação do cover, Rita disse: ‘Eles são verdadeiros mestres na arte da imitação requintada. Levei um susto quando

os assisti! Foi tal o negócio da cópia ter ficado melhor que a original’”, comentou o produtor. A direção musical e figurinos, que são assinados por Tony Fonseca, contam com músicos experientes da noite paulistana e sua formação constitui-se de bateria, baixo, guitarras, percussão, flauta transversal, teclados e violão de 12 cordas – que prometem “incendiar” ao executarem os hits mais tocados por Rita e Roberto de Carvalho. Dentre as grandes canções podemos citar “Lança Perfume”, “Ti-Ti-Ti”, “Ovelha Negra”, “Flagra”, “Ba-

nho de Espuma”, “Chega Mais”, “Bwana”, Miss Brasil 2000”, “Saúde”, “Amor e Sexo” entre outros. Vale ressaltar que a Banda Rock’ n’ boles é o único grupo cover reconhecido, assistido e batizado oficialmente por Rita Lee, além de ser o único grupo no Brasil que apresenta em seus shows um verdadeiro desfile de figurinos e adereços dos 70 anos da cantora. Fotos, curiosidades, reportagens especiais, clipes, vídeos e entrevistas de Rita e Roberto de Carvalho sobre o trabalho estão no site www.ritaleecover.com. Foto: Ilustrativa

Extrema recebe palestra gratuita Meditação Dinâmica e Poder da Mente >>Cidades. Na próxima quinta-feira, dia 19 de julho, haverá uma palestra gratuita sobre meditação, ministrada

por Douglas Anselmi Ramanzini, em Extrema. O evento está marcado para as 19h30, com o tema “Meditação Dinâmica

e Poder da Mente”, na Casa do Telhado Verde, localizada na Rua Antônio Onisto, 105, Centro. Alguns dos benefícios

da prática são: relaxamento e redução do estresse; melhor raciocínio, concentração e memória; diminuição da ansiedade;

alívio de dores; autoconhecimento; atenua a depressão; elimina a Síndrome do Pânico; combate a insônia.

Palestra acontecerá na quinta-feira (19)

Rodrigo Souza Coletty Psicólogo - CRP SP: 6/105990 CRP MG 04/ISO0640 Rodrigocoletty@gmail.com

Resistir Resistir é preciso, por mais difícil que as coisas estejam e por mais negros que sejam os tempos. Ainda mais nos dias de hoje, em que os retrocessos políticos e a crise econômica andam tão em evidência.

A Copa acabou para o Brasil e mais uma vez voltamos para a realidade, muitas vezes dura em que vivemos. Mais ainda assim é necessário resistir, a matéria prima da resiliência, resistir como

uma arte e como uma possibilidade de encontrar caminhos e brechas em meio ao caos. E assim como uma flor que nasce no asfalto, conseguir ver a beleza em meio a frieza do concreto e não

se deixar dominar pelo pessimismo e pela desesperança que muitos têm cultivado. Resistir enquanto postura perante a vida, a cada ato e a cada conflito que vivenciamos, seja no tra-

balho, na família ou onde for. Pois onde houver repressão sempre haverá resistência, e se não tivermos esperança naquilo em que acreditamos, de que adianta viver? Resistir sempre, desistir

jamais. Para mais artigos visite: www.pasbem.blogspot.com. Para agendar uma consulta: Whatsapp (35) 99179-3162; Fixo: (35) 3435-1962 (Espaço Olivotti).


12

Cidades

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Legado da Copa: Mata Atlântica de Extrema receberá até 10 hectares de reflorestamento >>Promoção. A ação é resultado da campanha Quem Torce Pelo Mundo Bebe na Latinha, que converte latas de bebidas consumidas durante o Mundial em mudas de árvore Imagem: Divulgação

Nesta Copa do Mundo, o principal vencedor será o meio ambiente. Extrema receberá um reflorestamento equivalente a até 10 campos de futebol da Mata Atlântica ao fim do Mundial. A ação é resultado da promoção “Quem torce pelo mundo bebe na latinha”. A campanha lançada pelo Vá de Lata, movimento que busca conscientizar a população

sobre as vantagens das latinhas frente a outras embalagens para bebidas, tem como meta chamar a atenção do consumidor para os benefícios da embalagem mais reciclada do mundo. Até às 23h59 (horário de Brasília) do próximo domingo, dia 15 de julho, final da Copa, o consumidor que comprar ao menos duas latinhas de bebidas em qualquer

supermercado do Brasil, incluindo os de Minas Gerais, ou em um dos bares parceiros nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, e fizer o cadastro do comprovante fiscal no site vadelatapelomundo. com.br terá uma muda de árvore plantada em seu nome, além de automaticamente concorrer a uma das 20 cervejeiras que serão sorteadas pelo

país. O simples cadastro no site já é convertido em uma muda de planta e um número da sorte para concorrer às minigeladeiras. A estratégia da campanha é utilizar a sazonalidade do campeonato mundial de futebol, quando o consumo de bebidas aumenta, para promover o debate acerca das vantagens da escolha das latas de alumínio para o meio ambiente e para o planeta, daí o mote “Quem torce pelo mundo bebe na latinha”. A lata de alumínio é a embalagem mais sustentável e com o maior índice de reciclagem do mundo – 69%, contra apenas 43% do PET e 46% do vidro, conforme estudo conduzido pela Resource Recycling Systems. Sendo que, no Brasil, o índice de reciclagem de latas

chega a aproximadamente 98%, tornando o país líder no ranking mundial de reciclagem de latas de alumínio. Esta embalagem também gela as bebidas mais rápido, além de ser muito prática e de fácil transporte para qualquer situação de consumo, seja um churrasco ou uma festa com os amigos. As latas ainda preservam o sabor original do produto porque impedem a incidência de luz e o contato com oxigênio; e não quebram, garantindo a segurança nos eventos. Todas as informações da promoção, incluindo o regulamento completo, podem ser acessadas no site www.vadelatapelomundo.com.br, onde o anúncio do vencedor será feito. A lata de alumínio A lata é infinitamente

reciclável e possui um ciclo de logística reversa eficiente que cria uma cadeia de produção, a qual gera empregos e renda em todas as fases de seu processo - da produção até voltar ao mercado -, o qual dura menos de 60 dias. Ela ainda protege o líquido contra os efeitos do oxigênio e mantém a integridade, o valor nutricional e o sabor do seu conteúdo, pois o defende da incidência de luz. Quando você escolhe beber na lata, investe em uma embalagem que não quebra, não fragmenta ao cair e não estoura quando congela. Ela é inviolável, ou seja, não permite fraude nem do rótulo e nem no conteúdo, pois conta com um sistema de fechamento que protege o líquido, garantindo que a bebida dentro dela seja 100% original.


Entrevista: prefeito Edmar fala sobre projetos e obras em Camanducaia “Camanducaia tem crescido e se desenvolvido muito nos últimos anos”, afirmou o prefeito municipal Edmar Dias (pág. 16).

Conheça detalhes da história dos 150 anos do município de Camanducaia

Celebração do aniversário possui programação diversificada na cidade

Em 20 de julho de 1868, a então Jaguary foi elevada à categoria de cidade, dando início a uma nova fase na história de Camanducaia, que remonta de muitos anos anteriores (pág. 14).

A comemoração dos 15 anos da Banda Tribal’s será no dia 21 de julho, dentro da programação do aniversário de Camanducaia. Outros eventos também fazem parte, como o show do Raça Negra (págs. 15 e 17).


14

Os 150 anos de Camanducaia Em 20 de julho de 1868, a então Jaguary foi elevada à categoria de cidade com a Lei providencial nº 1.527, dando início a uma nova fase na história de Camanducaia, que remonta de muitos anos anteriores. O município foi a sede da comarca que abrangia o Sul de Minas no século XVIII, formada por aventureiros que andavam em busca de ouro e outras pedras preciosas. Antes do nome definitivo, a cidade recebeu diversas denominações: Camandocaia, Vila Carolina, Jaguary, passando, a partir de 19 de

Fotos: Divulgação

Praça da Matriz por volta de 1950

setembro de 1930, ao nome Camanducaia, que na língua indígena quer dizer feijão queimado, mas possui outros signi-

Monte Verde

ficados como feijão cru, feijão sadio, fava picante ao paladar, queimada para caçar. Em 1833, a então freguesia foi elevada à vila, que foi proclamada na antiga Praça do Rosário, hoje a Praça Orestes Nóbrega. A autonomia municipal oficial veio no dia 23 de março de 1840, quando recebeu a denominação de Vila do Jaguary. Camanducaia foi uma das pioneiras na campanha abolicionista. Em 1887, foi fundado o Clube dos Abolicionistas e, antes mesmo da abolição da escravatura no Brasil,

Município possui mais de 20 mil habitantes

em 31 de março de 1888 não havia em Camanducaia nenhum escravo. Outro fato marcante é que já em 1913 instalouse a empresa elétrica do município, sendo uma das primeiras cidades a ter luz elétrica no país. Hoje, com mais de 20

mil habitantes, clima ameno e lindas paisagens, Camanducaia se destaca pelo turismo, indústria e pela agropecuária como principais atividades econômicas, além de ser um local ideal para a prática de esportes radicais. Com mais de 50

comunidades rurais e os distritos de Monte Verde e São Mateus, o município é muito grande em sua extensão total, sendo um dos maiores em área do Sul de Minas, com paisagens marcantes que atraem milhares de pessoas de todo o Brasil.


15

Programação do 150º aniversário >>Camanducaia. Comemoração dos 15 anos da Banda Tribal’s será no dia 21, dentro da programação do aniversário da cidade A programação de shows para o aniversário de 150 anos de Camanducaia terá o grupo Raça Negra como principal atração, no dia 22 de julho, quando também haverá uma corrida de rua organizada pela prefeitura. O evento contará ainda com a banda Livres para Adorar, no dia 20, e a Banda Tribal’s, no dia 21 de julho. Na comemoração também haverá o Camanducaia Country Fest com diversas apresentações, entre elas, Luan Santana, no dia 27 de julho. O Festival de Inverno também faz parte da celebração. “Fizemos questão de preparar um mês inteiro

de atrações para comemorarmos o aniversário do município. São atrações para toda a família com diversos shows, exposição com fotos e objetos históricos, lançaremos um livro do nosso querido Jaime Pina sobre a história de Camanducaia, além de uma corrida de rua e o Camanducaia Country Fest. Estamos resgatando o amor da população pelo nosso município. Levamos para a praça fotos que mostram a importância da nossa cidade, além de atrações para toda a família. Queremos reunir e unir ainda mais o povo camanducaiense”, disse o prefeito

Alunos das instituições municipais de ensino realizaram apresentações e exposições em comemoração

Fotos: Ascom/Pref. Camanducaia e Centro Educativo Vida Nova

de Camanducaia, Edmar Dias. Programação 14/07: Grupo Maria Cutia, 15h00 - Monte Verde; Grupo de Taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko, 17h00 - Monte Verde. 15/07: Exposição histórica, 13h00; The Dons (reggae), 14h00; Cretácea (classic rock), 15h30, Encontro de Amigos (releituras de sucessos), 17h30 - Praça da Matriz. 20/07: Ato Cívico e Fanfarra EMMA, 09h00; Lançamento do livro “De Jaguary a Camanducaia”- Jaime Pina da Silveira, lançamento do selo comemorativo, cerimônia da Cápsula do Tempo, exposição com objetos históricos e fotos da cidade e banda da Polícia Militar - 10h00; Duo Instrumental (pop banda EMMA), 13h30; Próximo Nível (pop banda EMMA), 14h00; Trio Instrumental (pop banda EMMA), 14h30; Soul of

Centro Educativo Vida Nova homenageou Camanducaia pelo aniversário com exposição de fotos

Soldiers (rock and roll), 16h00; Francis Rosa (regional), 17h30 - Praça da Matriz; Livres para Adorar, 20h00, no placo principal, com a presença do nadador medalhista Daniel Dias. 21/07: Grupo de Ballet da ABMV, 14h00 - Monte Verde; Grupo Trupe Gaia, 17h00 - Monte Verde; Show no palco principal (Camanducaia) com a Banda Tribal`s, 22h00. 22/07: Corrida e Caminhada Camanducaia 150 anos, 08h00; Feira de saúde (gratuita) da Igreja

Adventista, 08h30 - Praça do Bosque; Exposição com objetos históricos, 13h00; OSE Orquestra (sinfônica), 15h00; Banda do Bem (instrumental), 16h00; Corda Bamba (rock rural e blues), 16h30 - Praça da Matriz; Show com o grupo Raça Negra (gratuito), 20h00. 26/07: Camanducaia Country Fest – show com Loubet (gratuito), 23h00. 27/07: Camanducaia Country Fest – show com Luan Santana, 23h00. 28/07: Grupo Vivência de Teatro de Poços de Caldas - Cia. Brincanto,

13h30 - Monte Verde; Orquestra Filarmônica Melhoramentos Caieiras, 16h00 - Monte Verde; Camanducaia Country Fest – show com Antony e Gabriel, e DJ Kevin, 23h00. Pontos de venda dos ingressos para o Camanducaia Country Fest: Central do Rodeio, Supermercado Avenida, Droga Nova e JP Country Style, em Camanducaia. Droga Nova, em Itapeva. Celeiro Country, em Cambuí. Brutos e Brutas, em Pouso Alegre. Online: totalacesso.com.


16

Entrevista: prefeito Edmar fala sobre projetos e obras em Camanducaia

Foto: Ascom/Pref. Camanducaia

Gazeta: Quais as principais obras/projetos/ações realizados ou em andamento em Camanducaia neste ano? Prefeito Edmar: Camanducaia tem crescido e se desenvolvido muito nos últimos anos. A prefeitura tem trabalho para acompanhar e dar suporte a esse progresso da cidade. Estamos em andamento com uma obra que dará uma nova opção de esporte e lazer para nossa população, que é o Parque Ecológico. Estamos na terceira fase da construção que prevê iluminação, banheiros e vestuários, além de calçadas dentro do parque. Em breve, ele estará liberado para ser usado. Além disso, estamos renovando nossa frota. Recebemos quatro veículos doados pelo Governo do Estado neste ano, além de um micro-ônibus e um ônibus de 59 lugares, e estamos comprando outros. Com isso, vamos economizar com o transporte terceirizado e dar ainda mais segurança para alunos, professores e toda a população que usam nosso transporte. Em Monte Verde, estamos dando continuidade ao trabalho de calçamento de ruas do distrito. As ruas Olmo, Cinamomo e trechos das ruas Ipê e Pinheiro Velho receberam o calçamento com bloquetes. Serão

investidos mais de R$ 200 mil nas obras que atendem uma antiga reinvindicação da população. Nos últimos quatro anos, a prefeitura já calçou ou asfaltou mais de 20 ruas e avenidas em Monte Verde. Foram feitos quase 40 mil m2 de calçamento. Ruas como Aroeira, Guarantã, Pedra Partida, Pau Brasil, Fonte, Freixo e Córrego estão entre os endereços atendidos. Além dos calçamentos, fizemos o recapeamento com asfalto em outros quatro endereços de Monte Verde: as travessas Maromba, da Baixada e Araripe e na Rua Dois Córregos. Essas são apenas algumas ações importantes que estamos desenvolvendo no município. O país tem vivido, já há algum tempo, uma situação complicada economicamente que tem afetado todas as cidades. As prefeituras têm sofrido com os atrasos de repasses, mas Camanducaia tem conseguido cumprir todas suas obrigações em dia: os salários e o pagamento de fornecedores não atrasam, as parcerias com instituições sociais e com os hospitais também seguem em dia, assim como tudo que envolve a administração. Gazeta: E quais planos para a cidade estão por vir? Prefeito Edmar: Ainda em 2018, finalizaremos obras importantes para o

município, como os calçamentos em Monte Verde e a terceira fase do Parque Ecológico. Também iniciaremos a segunda etapa da construção da Apae, outra importante obra que está sendo aguarda ansiosamente por todos nós. Já finalizamos as intervenções no trânsito da Rua Hildeu Ferreira da Rosa que deu mais segurança para os alunos da Escola Municipal Prof. Dr. Onofre Vargas, construímos novas faixas de pedestres e fizemos o paisagismo do local, e realizaremos o mesmo trabalho na Avenida Genésio Vargas, na entrada do Bairro Recanto dos Ipês. Também estamos esperançosos com a geração de empregos. Três novas empresas estão se instalando em Camanducaia, uma, inclusive, de grande porte. A Lear, por exemplo, é uma multinacional norte-americana, está presente em 39 países e gera mais de 165 mil empregos diretos. Para Camanducaia, a previsão é que ela contrate de 300 a 600 novos empregados. A empresa, inclusive, já está realizando entrevistas para contratação de profissionais. Continuamos trabalhando para atrair novas indústrias. Temos realizados diversas reuniões e acredito que teremos novidades ainda em 2018. Camanducaia é um município com uma história

belíssima, de muitas lutas e vitórias, e que merece continuar se desenvolvendo. A prefeitura vai continuar trabalhando incansavelmente para atender todas as necessidades da população. Gazeta: Conte resumidamente o seu vínculo com a cidade e população. Prefeito Edmar: Sou filho de Camanducaia. Meu pai é comerciante e minha mãe professora, e nasci na cidade no dia 29 de dezembro de 1981. Morei em Belo Horizonte por sete anos, onde me formei em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais e fiz mestrado em Ciência Política também na UFMG. Voltei a Camanducaia para iniciar minha carreira como professor, lecionando no ensino superior, para alunos de ensino fundamental e médio das escolas estaduais Miguel Chiaradia e Virginia Marcondes Escobar, e também do Colégio Maranatha, instituição particular onde lecionei até o fim de 2011. Em 2008, disputei minha primeira eleição no município, concorrendo ao cargo de vereador. Fui eleito o candidato mais votado, e o vereador mais jovem da história da cidade. Fui ainda presidente da Câmara Municipal. Em 2012, lancei a candidatura a prefeito de Camanducaia pelo PMDB, saindo

Prefeito Edmar Dias

vitorioso com o maior número de votos da história do município e me tornando, com 30 anos, o prefeito mais jovem de Camanducaia. Em 2016, fui reeleito para administrar minha cidade natal. Gazeta: Deixe uma mensagem para os 150 anos do município. Prefeito Edmar: Camanducaia chega aos 150 anos de emancipação política com muitos desafios pela frente, mas também com motivos para se orgulhar. Somos um município que conserva uma população com amor no coração e sorriso no rosto. Investimentos em infraestrutura, saúde, educação,

qualificação profissional e geração de empregos, cultura e esporte fazem os camanducaienses, de todos os cantos, ver nossa querida Camanducaia mudar dia após dia. Ainda que a crise tenha afetado todos os munícipios do país e a vida de cada um dos brasileiros, temos certeza que estamos no caminho certo, mudando para melhor. Camanducaia está se desenvolvendo e, tenho certeza, que vai continuar crescendo. Fico feliz de fazer parte dessa história. Que Deus abençoe nossa querida Camanducaia nesses seus 150 anos e mantenha suas mãos sobre a vida e o trabalho de cada um de nós, camanducaienses.


17

Banda Tribal’s comemora 15 anos de carreira no 150º aniversário de Camanducaia

Fotos: Divulgação

Banda Tribal´s descontraída, no tradicional “esquenta”, antes das gravações dos clips

Nascida no Sul de Minas Gerais, em Camanducaia, hoje com integrantes também de Cambuí, a TRIBAL´S está completando, celebrando 15 anos de história nos palcos, com mensagens positivas e belos arranjos, além de ter sido “cunhada, forjada e gravada” na querida estância climática de Monte Verde. A BANDA TRIBAL´S surgiu por acaso, em churrascos com violão. “Tocávamos e cantávamos nos churrascos que fazíamos, especialmente nos que eram realizados na casa do Sr. Albino e Dona Terezinha Marçon”, contaram. No início a BANDA TRIBAL´S era composta somente por Wanderval, Teco e Rogério (filho do

Sr. Albino e Dona Terezinha). Com o tempo a banda foi ganhando outros membros. A formação atual é a seguinte: Wanderval (vocal), Felipe (guitarra e backing vocal), Daniel (guitarra), Teco (percussão, gaita e backing vocal), Bola (bateria e backing vocal), Arthur (contrabaixo e backing vocal) e Bruno (violão, flauta doce e transversal, cavaco, backing vocal - e compositor). A BANDA TRIBAL´S já tem um CD gravado e há outro em fase de finalização, com título: “A ALEGRIA, conversando com os ocultos”. Ambos os álbuns possuem músicas próprias e covers de artistas consagrados. As principais faixas são “Mulheres”, “Só

quero que o tempo pare”, “Te encontrar” e “Sinta um Porto Seguro”. Todas as músicas próprias são feitas por Bruno e Felipe, com exceção da canção “Só quero que o tempo pare”, que é de autoria de Edinei Vieira de Morais, um amigo da banda. “O nosso estilo é, sem dúvida, único e novo, que tem o seu lado pop, mas também passeia pelo lado da música regional, incluindo o rock, naturalmente! Nossas músicas possuem arranjos simples, mas também gostamos de inserir certa sofisticação em determinados momentos. Nossas letras procuram sempre passar mensagens de positividade, alegria, amor pelas pessoas, por nossa terra e pela natureza, além de respeito às divindades”, revelaram. E, acrescentaram: “Nossas raízes vem do ‘ROCK’, nacional e internacional. Em nossos SHOWS, apresentações, casamentos, eventos, somos ecléticos, nosso amor, dedicação, esforço, enfim, é pela música”. “As inspirações para as músicas vêm de momentos cotidianos de pessoas co-

muns como nós. Tentamos sempre levar uma mensagem positiva sobre a vida, dizendo que devemos valorizar as coisas boas que existem na simplicidade, as coisas que realmente têm valor nessa vida, como, por exemplo, a amizade, o respeito e o amor de uma maneira geral”. Já os artistas que influenciam a Banda Tribal’s são Milton Nascimento, Gilberto Gil, Seu Jorge, Lô Borges, Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Almir Sater, Led Zeppelin, Pink Floyd, entre outros. A Banda Tribal’s pretende, em breve, realizar uma miniturnê pela região. A divulgação de suas músicas na mídia também está programada. Além disso, a banda tem projetos para entrar no mercado de eventos corporativos, sociais e participar de festivais, como o Fenac - Festival Nacional da Canção. Outro objetivo é a gravação de um DVD totalmente autoral. A comemoração dos 15 anos de banda está programada para o próximo sábado, dia 21 de julho,

durante a celebração do 150º aniversário de Camanducaia, no palco principal, às 23h00. “Será um show muito especial para nós em que receberemos muitos convidados, artistas e amigos que fazem parte de nossa história, convido a todos para festejarem conosco, vale a pena conferir!”, disse Wanderval. “A Banda Tribal’s é um presente de Deus, quando estou com a banda, eu estou feliz; esses 15 anos foram maravilhosos”, completou. “Estou muito feliz por comemorar esses 15 anos de banda! Foram muitos shows e muitas amizades durante esse tempo, sempre passando energia positiva e tentando fazer o melhor! Agradeço pela oportunidade de comemo-

rar essa data com esse público maravilhoso da nossa terra”, ressaltou Teco. “Esses 15 anos foram de fraternidade, diversão e aprendizado”, disse Bruno. “Nossa Missão é levar ALEGRIA para as pessoas”, destacou Wanderval, o vocalista da BANDA TRIBAL´S. A banda agradeceu a sua empresária, os patrocinadores e a Prefeitura de Camanducaia, e comentou sobre as próximas apresentações: “Nossa agenda está cada vez melhor, temos muitos shows marcados para 2018 e 2019”. Mais detalhes sobre a Banda Tribal’s podem ser encontrados na fanpage: www. facebook.com/Banda-Tribals-285847765202655.


18

Desfile de Cavaleiros agita Camanducaia no mês dos 150 anos da cidade No último domingo, dia 8 de julho, aconteceu o Desfile de Cavaleiros do Camanducaia Country Fest. Considerado o maior evento do tipo do Sul de Minas, o desfile reuniu cavaleiros do município e da região, além de comitivas que percorreram toda a cidade, alegrando e animando a população. O Desfile de Cavaleiros do Camanducaia Country Fest começou na Praça Benjamin Guilherme de Macedo e terminou na Avenida Genésio Vargas, onde o palco com shows

estava montado. O local foi totalmente isolado, evitando que os animais transitassem próximo ao público, oferecendo mais segurança para as centenas de pessoas que curtiam a festa. O prefeito de Camanducaia, Edmar Dias, explicou que, neste ano, foram adotas medidas para aumentar a segurança do público. “Isolamos a área do show, contratamos mais seguranças, além do apoio da Polícia Militar. Tivemos uma grande festa sem incidentes e que alegrou toda a população”. O Camanducaia Coun-

Fotos: Totem Estúdio

Desfile reuniu cavaleiros do município e da região e comitivas

try Fest acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho. Na quinta-feira (26), abertu-

ra da festa, o show é com o cantor Loubet e terá entrada gratuita. Na sexta

Prefeito Edmar Dias e o ex-vice-prefeito Rodrigão

(27), Luan Santana será a atração. E, no domingo (28), no encerramento do

rodeio, a dupla Antony e Gabriel, e o DJ Kevin animam a festa.


Cidades

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

19

Multinacional norte-americana se instala no município de Camanducaia Foto: Ascom/Pref. Camanducaia

Lear foi fundada em 1917, em Detroit, nos Estados Unidos

A Prefeitura de Camanducaia e a multina-

cional norte-americana Lear anunciaram a ins-

talação de uma unidade da fábrica no município.

A empresa do ramo automotivo prevê a contratação imediata de 300 profissionais, e pode chegar a 600 funcionários até o final de 2018. As negociações, entre prefeitura, representantes da fábrica e o proprietário do galpão onde ela está sendo instalada, para a chegada da nova empresa duraram três meses. A Lear foi fundada em 1917, em Detroit, nos Estados Unidos, como American metal Products, um fabricante

de conjuntos tubulares, soldadas e carimbadas para as indústrias automobilísticas e aeronaves. Desde então, tem crescido para atender às necessidades em mudança da indústria. Hoje, a empresa fornece assentos completos e sistemas elétricos em todo o mundo. A Lear está entre as 150 maiores empresas do mundo, segundo a Fortune 500. No mundo, a fábrica está instalada em 39 países e têm 165 mil funcionários.

De acordo com o prefeito de Camanducaia, Edmar Dias, a Lear representa um projeto que mudará a história da cidade. “É uma empresa multinacional, entre as maiores do mundo, com responsabilidade social, e que fará um grande investimento na nossa cidade. A chegada da Lear irá aumentar a geração de empregos, a distribuição de renda, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do nosso município”, disse.

Prefeitura de Camanducaia realiza calçamentos em ruas do Distrito de Monte Verde Dando continuidade ao trabalho de calçamento de ruas em Monte Verde, a Prefeitura de Camanducaia está calçando quatro novos endereços do distrito. As ruas Olmo, Cinamomo e trechos das ruas Ipê e Pinheiro Velho receberam o calçamento

com bloquetes. Serão investidos mais de R$ 200 mil nas obras que atendem uma antiga reinvindicação da população. Nos últimos quatro anos, a prefeitura já calçou ou asfaltou mais de 20 ruas e avenidas em Monte Verde. Foram feitos quase

40 mil m2 de calçamento. Ruas como Aroeira, Guarantã, Pedra Partida, Pau Brasil, Fonte, Freixo e Córrego estão entre os endereços atendidos. Foi adotada ainda uma política de parcerias público-privadas que beneficiou diversas ruas de

Monte Verde. Nessas parcerias, foram atendidos sete endereços e quase 13.044 m² de calçamento. As mais recentes são: Estrada Vila da Mata, Rua Aeroporto, Travessa do Luar, Avenida Serrana/ Avenida da Fazenda e as ruas Ype2 e do Moinho.

Foto: Ascom/Pref. Camanducaia

Serão investidos mais de R$ 200 mil nas obras


Organize suas finanças no 2º semestre A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) indicou uma queda no total de endividados: em maio de 2018, 59,1% dos consumidores não conseguiram pagar suas contas, enquanto no mesmo período do ano passado o número chegou a 60,7%. Embora tenha sido registrada uma tímida melhora no índice de inadimplência, o primeiro semestre ainda é marcado por dificuldades financeiras para a maioria da população. Se na sua casa as contas pareceram “não fechar” no início do ano,

chegou o momento de analisar e organizar as finanças para ter um semestre mais tranquilo, afinal, 2019 logo chegará e ninguém deseja iniciar um novo ano perdido em meio às dívidas e sem perspectivas de melhoria, não é mesmo? Para fazer o balanço financeiro, você pode começar com uma planilha que contenha seus principais gastos desde o início do ano. Se tiver dificuldades com esse método, opte por uma agenda de papel ou um aplicativo de finanças, mas reúna todas as informações no mesmo lugar. Nesse momento, você

deve registrar as contas básicas e maiores e também as menores. Visualizando os números, fica fácil perceber quantos e quais bens supérfluos você adquiriu para não repetir a dose no segundo semestre. Aproveite essa hora para checar os prazos de vencimento das dívidas contraídas em longo prazo – especialmente em cheques, carnês e cartões de crédito – e evite que fiquem contas para os últimos meses ou para o próximo ano. Também é importante programar-se para criar um fundo para as despesas de início de ano. Lembre-se que em seis meses

começam a chegar os impostos e contas como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), rematrícula e material escolar; e, se for possível reservar dinheiro para quitá-las com antecedência, você pode aproveitar o 13º para fazer uma viagem e aplicar uma parcela em sua reserva de emergência. Entrar em situação de endividamento compromete o bem-estar de qualquer pessoa, por isso, o mais indicado é que se tenha bom senso e não gastar de maneira irresponsável. É preciso

Foto: Ilustrativa

Se as contas pareceram “não fechar”, chegou o momento de analisar e organizar as finanças

olhar para a atual conjuntura econômica com uma visão mais analítica, comprar de forma mais consciente e diminuir gastos desnecessários. Para evitar complicações financeiras, é fundamental fazer uma programação, manter o foco em gastos realmen-

te imprescindíveis e evitar o acúmulo de dívidas para o final de ano, afinal, manter as contas em dia e o nome limpo é um fator importantíssimo para encerrar 2018 com tranquilidade e de bem com a vida! (Por Dora Ramos)

Lariane Rogéria Del-Vechio Advogada especialista em Direito do Trabalho lariromano@ig.com.br

Contrato de trabalho temporário: direitos, deveres e garantias O contrato de trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços, por no máximo 180 dias, podendo ser prorrogados por mais 90 dias quando comprovado as condições que o ensejaram. O trabalho temporário é regulado pela Lei

6.019/74 (com as alterações legislativas pela Lei 13.429/17) e pelo Regulamento (Decreto 73.841/74, além da Portaria MTE 789/14 e da Instrução Normativa SIT 114/14). São assegurados ao trabalhador temporário praticamente os mesmos direitos do empregado efetivo. A empresa contratante deve assegurar a remuneração equivalente à percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora,

garantindo o pagamento em qualquer hipótese do salário-mínimo regional, jornada de oito horas, devendo ser remuneradas as horas extraordinárias não excedentes de duas com acréscimo de 50%, férias proporcionais acrescidas do terço constitucional, repouso semanal remunerado, adicional por trabalho noturno, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, seguro contra acidente de trabalho, recolhimentos previdenciários, décimo-terceiro

AVISO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 171/2018 O Município de Extrema, através da Comissão Permanente de Licitações, torna público que considerou dispensável de licitação à locação de imóvel – para sediar Praça de Esportes (campo de futebol) no bairro dos tenentes – Extrema – MG, de propriedade do Sr. Josmar Pinto Cardoso portador do CPF: 814.477.016-15, pelo valor mensal de R$ 954,00 (novecentos cinquenta e quatro reais), totalizando no período de 12 (doze) meses o valor de R$ 11.448,00 (onze mil e quatrocentos e quarenta e oito reais) de acordo com o art. 24, inciso X da Lei 8.666/93. Processo licitatório nº 171/2018, dispensa nº 028/2018. Extrema, 13 de julho de 2018.

AVISO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 174/2018 O Município de Extrema, através da Comissão Permanente de Licitações, torna público que considerou inexigível de licitação à contratação da Confederação Brasileira de Motociclismo, para realização da 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, nos dias 04 e 05 de agosto de 2018 e duas Etapas de Velocross (com prova noturna), nos dias 18 e 19 de agosto de 2018 no Município de Extrema - MG., pelo valor global de R$ 88.000,00 (oitenta e oito mil reais), de acordo com o art.25, caput, da Lei 8.666/93, pelo processo licitatório nº 174/2018, inexigibilidade nº 022/2018. Extrema, 13 de julho de 2018.

salário e vale transporte. A empresa contratante é obrigada a garantir as condições de saúde, higiene e salubridade dos trabalhadores, estendendo os mesmos atendimentos médicos, ambulatorial e refeição destinados aos seus empregados. Ocorre que como o contrato tem prazo certo para terminar não são devidos aviso prévio e multa de 40% sobre o FGTS. Embora não haja a formação de vínculo de emprego entre o trabalhador

e a empresa tomadora dos serviços esta responde de forma subsidiária, ou seja, na falta do pagamento da empresa contratante a tomadora pode ser responsabilizada. As gestantes têm direito à estabilidade provisória e caso de sejam demitidas, têm direito à reintegração ou indenização. A estabilidade vale da confirmação da gravidez até 5 meses após o parto. O fato de o empregado alegar que desconhecia a gravidez na demissão não o desobriga

a reintegrar ou indenizar. A estabilidade provisória também vale para quem sofre doença ocupacional ou acidente do trabalho O contrato de trabalho deve estar anotado em CTPS e está sujeito as regras dos artigos 482 e 483 da CLT que disciplinam a justa causa e a rescisão indireta do contrato de trabalho. Lariane Rogéria Pinto Del-Vechio OAB/SP 309.477 OAB/MG 184.612

AVISO DE ABERTURA DE PROCESSO LICITATÓRIO Nº - 175/2018 O Município de Extrema, através da Comissão Permanente de Licitação, torna público que fará realizar às 09:00 horas do dia 17/08/2018, em sua sede, Av. Delegado Waldemar Gomes Pinto, nº 1.624 – centro, a habilitação para o Processo Licitatório nº 175/2018, Concorrência Pública nº 007/2018, referente à contratação de empresa para fornecimento de materiais e mão de obra para execução das obras do pátio externo da Creche dos Tenentes. Os editais estão à disposição dos interessados no local acima mencionado. Maiores informações pelo endereço eletrônico http://extrema.mg.gov.br/licitacoes/. Extrema, 13 de julho de 2018.


Cidades

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

21

Apresentação de alunos da Escola de Música encanta público de Itapeva

Foto: Ascom/Pref. Camanducaia

Alunos da Escola de Música Prefeito Dalmir Dantas subiram ao palco do Clube Literário de Itapeva para uma apresentação que aconteceu na noite da última quarta-feira, dia 11 de julho. “Nós organizamos uma apresentação no final de cada semestre para mostrar um pouco daquilo que as crianças aprendem

na nossa escola,” explicou a coordenadora da escola, Silvia Castro. Durante a apresentação, o público pôde conferir alunos demonstrando as práticas da Orquestra Mirim, de Conjunto, de Grupo de Seresta e também músicas executados no piano e bateria. Todas elas orientadas pelos professores Ander-

son, Bruno e Rafael. A Escola de Música é um orgulho da atual gestão. A prefeita Claudia Viveani de Moraes (Vivi) e o vice-prefeito Carlos Clemente (Carlão) acreditam que o aprendizado da música, principalmente na infância, ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de

concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. “Por isso fazemos questão de investir na escola municipal de música e também nas aulas de música dentro das escolas de ensino fundamental”, comentou Vivi. O resultado do investimento é observado em cada

Apresentações foram feitas como encerramento do semestre de aulas na Escola de Música

bela apresentação feita pelos alunos. “A evolução dos alunos é um orgulho para os professores da escola. As

apresentações sempre são um sucesso e isso nos motiva a continuar nesta caminhada”, disse Silvia Castro.

Leandro Marinho reforça importância da Casa do Cidadão da Câmara para o extremense Foto: Ascom/Câmara Extrema

1º secretário da mesa diretora, vereador Leandro Marinho

>>Política. Desde a sua inauguração realizada em novembro de 2011, a Casa do Cidadão, que é um anexo da Câmara dos Vereadores de Extrema, vem trabalhando com

muita atenção e agilidade para atender o extremense. A ideia surgiu de dentro do gabinete do 1º secretário da mesa diretora, vereador Leandro Marinho, que na época presidia a Casa de Leis. Em entrevista, Leandro disse ser fundamental que o munícipe utilize as ferramentas e os serviços gratuitos oferecidos pelo Legislativo que são acompanhados por profissionais altamente capacitados da Casa do Cidadão. “Lá, o extremense encontra serviços do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) e do Procon. Juntos, o CAC e o Procon realizam, em média, 1.500 atendimentos por mês, com um alto índice de soluções dos casos atendidos”, comentou o vereador. Em junho, foram registrados um total de 800 atendimentos no

CAC, 285 no Procon e 400 na Junta do Serviço Militar (JSM) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). “O número de atendimentos realizados na Casa do Cidadão no primeiro trimestre de 2018 foi superior a 40% em comparação ao mesmo período do ano passado. Estamos trabalhando com uma gestão de divulgação mais ampla em todos os canais de comunicação do município com o intuito de aproximar ainda mais o extremense do Legislativo”, frisou Leandro. O CAC, instituído pela Resolução nº 131, de 17 de julho de 2009, orienta os cidadãos sobre direitos relacionados à Previdência Social (consulta e informações sobre benefícios, agendamento de serviços, auxílio doença, cálculo de GPS, entre

outros); questões jurídicas e sociais (cidadãos são orientados sobre seus direitos e deveres e encaminhados aos órgãos competentes). “Além de elaborar e encaminhar currículos, emissão de certidão de antecedentes criminais (através do site da Polícia Civil), e segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito em todo o território nacional. Não existe outro CAC no Sul de Minas. Diante disso, a população conta com um trabalho inovador, que auxilia a todos com uma variedade de serviços de apoio jurídico, social e administrativo”, enumera Leandro. Segundo o parlamentar, o Procon Câmara integra o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e presta orientação sobre o Código de Defesa do Consu-

midor. A equipe atende e auxilia permanentemente os consumidores, faz o contato com as empresas reclamadas e intermedia a conciliação entre as partes. “O Procon é um órgão que atende diretamente a população. Foi criado para proteger o consumidor, orientando-o em suas reclamações e informando-o sobre seus direitos, tendo como principal objetivo tentar solucionar, amigavelmente, demandas entre consumidor e fornecedor ou prestador de serviços”, explicou. Outros dois serviços gratuitos oferecidos são os da Junta do Serviço Militar (JSM) onde são feitos o alistamento militar, a emissão das reservistas e das carteiras de trabalho (CTPS). “A cidade cresceu e, com ela, muitas empresas instalaram-se no município.

Com isso, milhares de empregos foram gerados e parte da documentação exigida nas contratações é proveniente desse setor. Esse setor está ao lado do trabalhador, auxiliando e dando suporte para que ele seja recolocado o mais rápido no mercado de trabalho”, contou Leandro. A Casa do Cidadão da Câmara dos Vereadores de Extrema funciona na Rua João Mendes, 67, Centro, em frente à Escola Alfredo Olivotti, e atende de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. Mais informações sobre os serviços podem ser obtidas pelo telefone (35) 3435-2052 ou no site do Legislativo: www.camaraextrema.mg.gov.br. “Estamos de portas abertas para receber você!”, concluiu Leandro.


22

Lazer

www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

Novelas - Resumo do dia: 14/07/2018 18h- Orgulho e Paixão Camilo e Jane ficam estarrecidos com a revelação de Susana sobre o falso casamento. Fani se desculpa com Cecília. Brandão compara Mário a Mariana e fica perturbado. O Barão não aprova o noivado de Ema com Ernesto. Charlotte não consegue convencer Julieta a dar uma nova chance a Olegário. Mariana se desespera quando Felisberto e Ofélia decidem falar com Mário na companhia da filha. Brandão se surpreende com a notícia do suposto noivado de Mário e Mariana. Lady Margareth demite Petúlia. Camilo e Jane se casam novamente. Cecília e Fani procuram as cartas trocadas entre Fani e Edmundo no passado. Josephine seduz Uirapuru. Brandão confronta Mário/ Mariana.

Piada

19h- Deus Salve o Rei Lucrécia vê Glória sem os efeitos do fruto mágico. Glória come vários frutos de uma vez. Diana sofre ao saber por Gregório que ele revelou seus sentimentos por Amália. Afonso manda Romero preparar o exército para expulsar Otávio de Artena. Gregório contém sua emoção ao ouvir de Amália que ela ama Afonso. Otávio pede a Aires que fique atento a Virgílio. Amália aconselha Diana a lutar por Gregório. Aires segue Virgílio e observa Enoque contando ao marquês o paradeiro de Augusto. Augusto se esconde ao ver Delano. Amália e Selena encontram Augusto.

Palavras Cruzadas 21h- Segundo Sol

Dodô não consegue se explicar para Ionan, que tenta descobrir a verdade com Remy. Katiandrea faz revelações sobre Laureta para Ícaro. Laureta repreende Rosa e discute com Ícaro. Severo surpreende Rochelle. Beto/Miguel questiona Rosa sobre Ícaro e decide ir atrás do rapaz. Karola conta para Laureta que foi procurada pelo irmão de Manuela. Ícaro deixa a casa de Laureta e Beto/ Miguel o ajuda. Severo toma uma decisão sobre Rochelle e toda a família se surpreende. Beto/Miguel desmente Karola para Ícaro e tira satisfações com a mulher. Beto/Miguel incentiva Valentim a ajudar Rosa a se livrar da dívida com Laureta e Karola se enfurece. Ícaro conta para Cacau que Beto/Miguel o está ajudando. Rosa enfrenta Laureta e deixa o bordel. Edgar pede Cacau em namoro.

Caça Palavras

Marcas O filho chega do trabalho e fala para a mãe: - Mãe, comprei um relógio! - Que marca?! - As horas! - Muito engraçadinho! E eu comprei um cinto. - Que marca? - As costas.

O que é, o que é? O gafanhoto traz na frente e a pulga traz atrás. Resposta: A sílaba “ga”.

Quadrinhos do Andres


www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

CLASSIFICADOS Para informações: (35) 3435-2081

Classificados a partir de R$10,00

Recebemos os classificados até quinta-feira às 18h00. Veiculação aos sábados

Balcão de anúncios: Rua Tiradentes, 218 - 2º andar - Salas 04 a 06 - Extrema/MG

Oportunidades

Imóveis oportunidade extrema

VENDE-SE OU TROCA-SE

Vende-se terreno 225m², com 15m de frente, no centro. (35) 9 8700-2067

Sítio no Sul de Minas, 2 casas, 2 quartos, sala, coz., banheiro e 2 garagens Pq. Julieta Cristina, Rua Principal Bragança Pta. - 264m² - R$ 380 mil (35) 3435-9377 / (35) 9 8445-1435

faço carreto

Empregos

Imóveis LOTEAMENTO MANACÁS Vende-se 250m² próximo a FAEX - Lote 55 Quadra B - Infraestrutura completa - Quitado Oportunidade Única Venda Particular (11) 9 9886-0740 (11) 9 7320-7313

com saveiro

(35) 99802-0965

porta para galpão 5 M (alt) X 4,40 M (larg) (35) 9 9961-4030

Serviços TAPEÇARIA CAETANO

À ANDRE DOS SANTOS FERREIRA, portador da CTPS Nº 54.093 Serie nº 140/MG. Solicitamos o comparecimento de V.Sa. a FESTCOLOR ARTIGOS DE FESTAS LTDA, situada na Avenida Benedito Camargo Eugênio, 35, Pessegueiros, Extrema – MG, até o dia 20/07/2018 ás 09:00hs, para assinar sua rescisão dar baixa na sua CTPS. Obs. Caso não compareça, perderá o prazo da entrada do Seguro Desemprego!

Reformamos seu sofá pelo menor preço! Solicite um orçamento gratuito pelo telefone:

(35) 3435-1795

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade. (35) 3435-2081

Portadores de Necessidades Especiais (PNE), maiores de 16 anos para diversas vagas. Interessados comparecer à Rua Benjamin Constant, 175, de 2ª à 6ª, horário comercial

Anuncie nos classificados da Gazeta da Cidade. (35) 3435-2081

Tratar com Luiz (Facão)

Solicitação de comparecimento

O HIPER TETRA SUPERMERCADOS CONTRATA

O Grupo Unicoba está contratando para início imediato: - Colaboradores portadores de deficiência (PCD) Os interessados deverão entrar em contato com o RH da empresa pelo telefone (35) 3435-8352, ou na sede da empresa, situada a Rua Josepha Gomes de Souza, 302, bairro dos Pires – Extrema/MG VENHA FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO!


www.gazetadacidade.com - Extrema/MG, sábado, 14 de julho de 2018

O ASSUNTO É... Floresta As florestas são uma das maiores riquezas naturais do planeta, e elas possuem um dia especial para reforçar sua importância e destacar que, por isso, é preciso preservá-las. As florestas são fontes de biodiversidade e estão relacionadas com a absorção de dióxido de carbono, com a estabilidade do clima e a proteção do solo, entre outros exemplos. Para que o meio ambiente esteja sempre em ordem é preciso harmonia na convivência com os seres humanos, e isso depende totalmente da conscientização da sociedade. Para que tal necessidade não caísse no esquecimento, foi criado o Dia de Proteção das Florestas, comemorado em 17 de julho, próxima terça-feira. As florestas são importantes para todos os seres vivos e por isso a neces-

sidade do uso racional de seus recursos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), as florestas são “uma área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar estes parâmetros in sito”. Há vários tipos de florestas: as temperadas, que são mais abertas e têm árvores de menor porte; boreais ou de coníferas, características de clima frio, se concentrando no hemisfério norte; e as tropicais, que são o principal centro de diversidade mundial, como, por exemplo, a Floresta Amazônica, que é a maior floresta tropical do mundo e vem sofrendo constantes desmatamentos. Ela é abundante em vários recursos e funcio-

Foto: Ilustrativa

Dia de Proteção das Florestas será comemorado na terça-feira (17)

na como um reator para o equilíbrio da estabilidade ambiental do planeta, além de ser responsável por grande parte da produção de chuva no Brasil. O crime ambiental de desmatamento é praticado, principalmente, por garimpeiros, madeireiros e pessoas que derrubam árvores para transformar áreas em pastagem para gados. Sendo o ecossistema mais rico em espécies animais e vegetais, é de suma importância a

conscientização da preservação das florestas. Além disso, pulsa forte a necessidade de sermos mais sustentáveis, ambientalistas e ambientalmente corretos. Hoje em dia já é possível desenvolver uma região de forma sustentável, garantindo o replantio de áreas afetadas e prejudicando o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas. Já existem formas sustentáveis que atenuam

as atividades humanas altamente impactantes como a mineração, extração vegetal, agricultura em larga escala, fabricação de papel e celulose. Imagine, então, como é fácil mudar apenas alguns hábitos do dia a dia e, de quebra, ainda ajudar o meio ambiente. A saúde das florestas já não é mais a mesma e faz tempo. Um estudo inédito publicado pela revista científica Nature alertou para um fato: combater

apenas os desmatamentos não é mais uma ação que conservaria a biodiversidade da Amazônia. O estudo, realizado por brasileiros e estrangeiros, aponta que agora também é necessário levar em consideração o controle da exploração madeireira ilegal, dos incêndios florestais e da fragmentação das áreas de floresta remanescentes. Na terça-feira, dia 17 de julho, também será comemorado o Dia do Protetor de Florestas, conhecido como Curupira, uma figura folclórica quem tem cabelos vermelhos e pés virados para trás. O folclore conta que o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem. Segundo a lenda, os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata.

Ed1028  
Ed1028  
Advertisement