Page 1

Olha eu que

fiz !

Cartilha bimestral de fazer arte

http://garatujasfantasticas.com

Nesta edição: Henri Matisse

#2


Henri Matisse Henri Matisse

Desenhista, gravurista, Desenhista, gravurista, escultor e pintorescultor e pintor

1869 – 19541869 – 1954


Matisse foi um artista francês muito conhecido pelo uso que fazia das cores e pela arte de desenhar de maneira fluida

Aquilo que é feito com facilidade, é espontâneo e natural

Desenhar, esculpir e pintar eram suas atividades favoritas, e junto com outros artistas bastante conhecidos, como Pablo Picasso e Marcel Duchamp, foi responsável por uma grande evolução que aconteceu nas artes no século 20.


No início do seu trabalho, foi considerado por muitas pessoas como um pintor selvagem, mas com o tempo passaram a entender melhor suas obras clássicas, baseadas na tradição francesa.

Aquelas que possuem características puras, formas perfeitas e bastante equilíbrio

Mas como Matisse possuía muito domínio das cores e do desenho, logo ele abandonou esse estilo e se tornou um dos líderes da arte moderna, caracterizada pelas formas simples e pelo uso de cores puras (sem misturas).


Como pintor, ele passou por várias fases: uma em que usava linhas retas e formas geométricas; outra trabalhada com mais suavidade; e até uma em que inventou a técnica do desenho com tesoura. Ele recortava pedaços de papel e os usava em suas telas. Entre suas obras, muitas tinham a

música como tema.


Que tal você fazer uma pintura utilizando os instrumentos musicais como inspiração? Na página ao lado damos alguns moldes para começar! Com eles, você pode usar a técnica do desenho com tesoura. Recorte o instrumento de que mais gosta e cole numa cartolina. Depois, com tinta guache, canetinha, giz de cera ou lápis, faça traços e formas... Deixe a imaginação solta e use cores bem alegres, como fazia Matisse. Lembre-se de que o legal é você se divertir enquanto cria! E que mostrar o que sente enquanto pinta é o mais importante.


Uma coisa muito legal durante o processo de criação é perceber o que estamos sentindo. Se quiser, você pode registrar suas emoções aqui.

O que você sentiu fazendo essa obra?

O que você mais gostou de fazer?


Matisse achava que os artistas tinham que ter

olhos de crianรงa

e sempre olhar como se fosse a primeira vez.


Garatujas Fantásticas (garatujasfantasticas.com) é um estúdio de criação de conteúdo infantil. E como adoramos brincar e inventar coisas, lançamos a "Olha, eu que fiz!", uma cartilha bimestral de fazer arte. Cartilha Garatujas (de brincadeiras) Fantásticas Arte, Livro, Emoção e Mão na Massa

Olha, eu que fiz! - #2  

Cartilha Garatujas (de brincadeiras) Fantásticas - Arte, Livro, Emoção e Mão na Massa | Nesta edição: Henri Matisse

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you