
1 minute read
IONE REIS
Vitória/ES
Entre uma coisa e outra Exposição coletiva
Advertisement
Sobre
Nasceu em 1997 na cidade de Itabatã no extremo sul da Bahia, começou a se envolver e se interessar pela arte durante o ensino médio. Onde participava dos projetos culturais que haviam na escola pública. Ione graduou-se no Bacharelado em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES). Participa do grupo de pesquisa LitERÊtura, na qual investiga sobre: diversidade étnicoracial, literatura infantil e demais produtos culturais para as infâncias A artista também é, capoeirista no Grupo Beribazu – UFES e, integrante do coletivo de artistas negras, Pretas.
Fase Do Trabalho
O trabalho de Ione Reis apresenta uma poética ligada, as expressões e cultura da figura do corpo preto, bem como suas memórias e subjetividades Suas obras tem por objetivo ressignificar a imagem estereotipada e marginalizada de pessoas pretas, contestando os tipos de invisibilização que as perpassaram durante e após a diáspora africana. Para isso a artista utiliza referências subjetivas, de uma ancestralidade afro-indígena. Na qual realiza obras em pintura a partir de lembranças de sua própria infância. Seus trabalhos diz sobre as histórias contadas por suas/seus familiares e das percepções do seu cotidiano.
Sobre A Obra Apresentada Para A Exposi O
A infância sempre presente em suas temáticas vem como forma de criar uma espaço de reconhecimento, um lugar de contemplação seguro, que gere afeto por quem se é, e não repulsa, como muito feito pelos espaços de representação ao ditar sempre o padrão branco como belo. As cores sempre presentes nas obras: Amarelo, vermelho e marrom, vem como forma de traduzir o fazer (a marca) dessa artista afro-indígena e seu lugar de representar e não de ser representada
© Iones Reis
Meus pés descalços, 2021
Acrílica sobre tela, 50 x 40 cm


