Gabriella Dias de Oliveira Arquiteta Urbanista
Juiz de Fora - MG
dias.gabriella5@gmail.com
Apresento neste portfólio uma seleção dos meus trabalhos, participação em concursos e projetos que tive a oportunidade de realizar. A Arquitetura é uma ferramenta para expressar ideias, organizar espaços e promover a humanização dos ambientes. Meu interesse principal está na área de projetos, pois acredito que é por meio deles que posso efetivamente contribuir para uma cidade e uma sociedade mais conectadas e integradas.
Busco embasar meus projetos em fundamentos teóricos sólidos, utilizando a teoria como base para uma prática consistente. Acredito que a teoria é fundamental para embasar as decisões e reflexões durante o processo de projeto, permitindo que minhas ideias se transformem em projetos viáveis e que impactem a cidade e a sociedade.
Busco criar soluções arquitetônicas que reflitam uma visão de cidade mais conectada, com espaços que promovam a interação social, a sustentabilidade e a qualidade de vida das pessoas.
Através deste portfólio, compartilho minha visão da Arquitetura e minha dedicação em buscar conhecimento teórico, aplicá-lo na prática e contribuir para a construção de espaços e ambientes que promovam uma sociedade mais sustentável e conectada.
Reforma Casa da Praça Concurso Ir e Vir 1 2 3 Comercial Henrique Tonetti Casa Cobogó 4 Concurso Filhos da Terra 5 Casa dos Blocos 6
Concurso Ir e Vir - UFRJ
Ano: 2020
Menção Honrosa
Inserção: Juiz de Fora - MG Projeto realizado em conjunto com Caio Araújo.
Propostas para se articular uma cidade do coletivo Entre Enclaves e vazios
Através do “Edifício que respira” demostramos que os edifícios que estão sendo construídos são partes de uma cidade genérica, a proposta é ocupar espaços em meio a urbe, interromper maneiras e vícios que tem sido produzida. De forma a inserir esses condomínios verticais, frutos imobiliários de processos especulativos, de volta ao convívio da rua e da troca de experiencias. O ir e vir é pensado de forma social e na reutilização de espaços obsolecentes, um modal de transporte é inserido de forma a atender a variadas escalas e demandas. Os vazios urbanos comuns a tantas cidades, são aqui vistos como áreas potenciais de impactar mudanças na escala da “cidade e vizinhança”, recebendo um modelo de edifício que consigo, com sua pluralidade funcional e flexibilidade interna programática catalisar essas transformações.
LINHA FÉRREA - Usada apenas para transporte de carga. Funciona com entrave para o seu entorno, possui potencial transformador para cidade.
VAZIO URBANO - Antiga
fábrica Ferreira Guimarães, destruída em 2014, desde então há um grande interresse imobiliário pela área.
SPAZIO JARDIM - Construída em 2016, com um total de 528 apartamentos . Escolhido para a intervenção.
MUSEU MARIANO PROCÓPIO - Apesar de estar próximo a um equipamento cultural de grande interresse os novos empreendimentos do entorno não se relacionam.
1. 2.
1. O EDÍFICIO QUE RESPIRA:
EXTENSÃO DO ESPAÇO URBANO
A intervenção ocupa espaços livres, que são destinados os estacionamentos, marca de um tempo em que o carro era prioridade. A base funciona como extensão do espaço urbano, com módulos que podem ser ocupados com locais de trabalho coletivos e quiosques para pequenos comércios, visto que é necessário um modelo de comércio mais associado ao entorno, formando lugares mais fluídos e sustentáveis. Os edifícios que são paralelos possuem passarelas conectadas através da circulação vertical, reforçando a conexão entre eles. As coberturas são ocupadas com locais para área de hortas, uma vez que um dos impactos da pandemia é repensar a forma com que o alimento chega à mesa.
PASSARELA CONECTADO EDIFÍCIOS
CONEXÕES COM O ENTORNO
HORTA COMUNITÁRIA
QUADRA FECHADA
ÚNICO ACESSO
NOVOS ACESSOS
COWORKING
LAZER/ RECREAÇÃO
QUIOSQUE
QUADRAS FECHADAS
ÁREAS LIVRES DEDICADAS AO AUTOMÓVEL
2. CIDADE E VIZINHANÇAS
Os programas definidos pela edificação terão papel de reverter o padrão local. Nesta gleba alguns fatores da dinâmica urbana atual se destacam e modificam o programa do projeto, primeiro sua proximidade com os novos loteamentos residenciais de alta densidade, em que a densidade intencionada por esses empreendimentos não levou em consideração espaços públicos e de apropriação para bem servirem aos residentes.
Outro ponto é a relação com os edifícios tombados, de maneira a quebrar o limite imposto pela linha férrea que inserida na dinâmica de usos do projeto, como novo modal de transporte público tem potencial de fortalecer seu local de implantação como nova centralidade na malha urbana.
MUSEU MARIANO PROCÓPIO
PROPOSTA DE READEQUALIÇÃO
DA LINHA PARA UM
NOVO MODAL DE TRANSPORTE, VLT.
SPAZIO JARDIM - USADO NA INTERVENÇÃO
Reforma Casa da Praçca
Ano: 2020
Tipologia: Unifamiliar
Local: Mar de Espanha - MG
Metragem: 370m²
Arquitetura: Autoral
Etapa: Construído
Trata-se de uma renovação em uma casa antiga situada no centro de Mar de Espanha, a qual ao longo dos anos passou por diversas modificações e expansões. O objetivo primordial é estabelecer um ambiente adquado para os novos residentes, um casal de idosos conhecidos por suas reuniões familiares frequentes. Com esse propósito, houve uma completa reestruturação na disposição dos cômodos, criando uma integração mais fluida na área social da residência. Além disso, foram incorporadas novas aberturas para maximizar a entrada de luz natural.
Outro destaque da reforma é a preservação da vegetação original que circunda a moradia, entrelaçada com os espaços sociais. Esse elo com a natureza proporciona um ambiente convidativo, perfeito para as reuniões familiares prezadas pelos moradores.
Com o intuito de garantir conforto e beleza, foram realizadas alterações nos revestimentos, conferindo à casa uma estética renovada e sofisticada. Adicionalmente, os pisos foram nivelados, garantindo uma superfície uniforme e segura para os ocupantes.
ÁREA:8,90M²
ÁREA:20,35M²
ÁREA:5,40M²
ÁREA:18,70M²
ÁREA:6,30M²
ÁREA:
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.
8. BANHEIRO
11. BANHEIRO
13. LAVANDEIRA
14. GOURMET
15. JARDIM
ÁREA: 34,50M²
ÁREA: 4,50M² ÁREA: 8,80M²
12. VARANDA ÁREA: 36,80M² ÁREA: 107,10M²
7. SUÍTE
6. QUARTO 02
4. QUARTO 01
3. BANHEIRO
2. SALA
1. VARANDA
10. COZINHA
5. CORREDOR ÁREA: 7,20M²
ÁREA: 24,44M²
ÁREA: 37,20M²
12,40M²
PROJETO ACESSO
9. APOIO ÁREA: 7,70M²
LEVANTAMENTO
Os pilares que sustentam a estrutura superior da construção foram remodelados, assumindo um formato arredondado ou sendo reaproveitados para a criação estratégica de armários ao longo da casa.
As aberturas destinadas à ventilação na parte superior da construção foram reabertas, passando a desempenhar um papel fundamental na circulação central da residência. Essa medida foi adotada visando maximizar a entrada de luz natural e aprimorar a iluminação em todos os espaços da casa.
A planta original possuia uma distribuição de ambientes obsoleta, sem banheiro social, na nova reorganização foi incluso um novo banheiro.
ANTES
MATERIALIDADE
Casa Cobogoó
Ano: 2021
Tipologia: Unifamiliar
Local: Mar de Espanha - MG
Metragem: 250m²
Arquitetura: Autoral
Estrutura: Trena Engenharia
Etapa: Obra
Trata-se de uma habitação unifamiliar. Localizada em Mar de Espanha, a casa tem o programa setorizado em dois blocos, íntimo e social, todo distribuido em um único pavimento, a pedido do cliente, de aproximadamente 250m². A solução se adapta ao terreno e a paisagem, com uma composição de volume simples e planos envidraçados, que criam o perfil horizontal e que apresenta caracteristica de um arquitetura comtempôranea. Entre os elementos que compõe a casa está o cobogó, que traz identidade, estetíca e como também permite a ventilação natural, ao mesmo tempo que confere privacidade aos moradores.
COBOGÓ CIMENTÍCIO
PORTÃO GARAGEM EM MADEIRA CUMARU
PORTA DE CORRER ACESSO PRINCIPAL MADEIRA CAMARU
A planta é disposta em dois eixos que resolvem o programa de forma funcional, dividindo-o em dois blocos, social e íntimo, como também adequado a orientação solar.
PLANTA-BAIXA
A integração do bloco social traz amplitude, praticidade e funcion alidade aos espaços. O externo do projeto foi pensado com a inte gração dos ambientes, em que cria uma sensação de continuidade.
ÁREA EXTERNA
CORTE
MATERIALIDADE
PAISAGISMO
A materialidade e o paisagismo propõe a integração e identidade do projeto como um todo.
CORTE SALA DE ESTAR/ JANTAR
CONCURSO FILHOS DA TERRA
Ano: 2022
Inserção: Mar de Espanha - MG Concurso realizado com o escrtório Hudson Marques Arquitetura, para elaboração dos portais de acesso a cidade.
Mais do que um monumento, o portal foi pensado não só para marcar o acesso ao município, mas sim para proporcionar uma EXPERIÊNCIA DE PASSAGEM E RECEPÇÃO. Um elemento arquitetônico plural, o portal traz a mistura de elementos e materiais que representam a herança histórica, cultural e econômica do municipio em volumetria que explora efeitos de luz e sombra, ângulos e a •materialidade que proporcionam uma - EXPERIÊNCIA SENSORIAL e reforçam o acolhimento e receptividade local.
A História de Mar de Espanha foi construída por influência dos ciclos econômicos da produção de café, da extração de mármore, da lapidação de diamante e hoje das indústrias de vestuário, que fazem da cidade um grande polo de influência nacional no setor e atraem pessoas de todo o país
Para uma melhor ambientação paisagística o projeto prevê o plantio de grama amemdoim nos dois grandes taludes que ‘envolvem’ o portal, essa espécie de vegetação rasteira propícia para o plantio em terrenos inclinados, criará uma densa e bonita cobertura vegetal. Na floreira de alvenaria e nas margens da rodovia e calçada é proposta uma vegetação com características tropicais, formando um jardim natural, que se assemelha às características das praças e do nosso Parque José Schettino.
A iluminação noturna dos portais será feita por luminária linear embutida no ACM, formando um faixo de luz difusa que reforça os ângulos da estrutura e garante a iluminação geral do local.
O letreiro de alumínio será composto por letras caixa retroiluminadas, ou seja, iluminadas por traz. Para a valorização do paredão de pedra e vegetação será adotada uma iluminação de foco instalada no piso com lâmpadas Ar111 com apenas 10° de abertura, conseguindo assim um efeito de faixo de luz que ‘varre’ toda a altura do paredão.
Mais do que criar uma estrutura arquitetônica, é preciso pensar no local, na sua inserção urbana. Pensando na demanda de uso do local criamos uma calçada no lado da via que a topografia é mais plana e o espaço permite essa inserção. A via de trânsito de veículos é também utilizada diariamente por pedestres que praticam caminha e corrida ou que se direcionam para a “Praça de Esportes” recentemente construída nas margens da rodovia, um espaço público vivo, múltiplo, que está sendo muito utilizado e precisa de um acesso de pedestres facilitado.
Para o outro acesso ao município, assim como o acesso aos Distritos de Saudade e Engenho Novo será adotado o mesmo design do Portal Principal mas de forma simplificada e mais delicada, sendo composto por uma estrutura em apenas um lado da via de acesso, à direita de quem chega na cidade ou nos distritos.
MATERIALIDADE
Casa dos Blocos
Ano: 2021
Tipologia: Unifamiliar
Local: Prados - MG
Metragem: 370m²
Arquitetura: Em Parceira com Caio
Araújo
Estrutura: Gustavo Almeida Ladeira
Implantada na cidade de Prados-MG, a casa se molda ao terreno na tentativa de aproveitar ao máximo as visadas para a Serra de São José. A cobertura em Telha Cerâmica, elemento tradicional da nossa arquitetura e requisitada pelos clientes, divide a volumetria em dois blocos, funcionando como área social e setorizando os ambientes em áreas de serviço e íntimas. Uma grande varanda conecta os ambientes e direciona o usuário para as áreas de lazer que em diferentes níveis acompanha a topografia natural do terreno. A Casa se abre para a vista aos fundos, e a área de lazer é integrada a arquitetura pelos planos de vidros que trazem o verde do exterior para dentro da rotina dos moradores.
PLANTA-BAIXA
CORTE
A incorporação da madeira cumaru, com suas tonalidades calorosas e convidativas, eleva a essência da composição ao interagir harmoniosamente com a robustez da pedra moledo e a autenticidade do revestimento em tijolinho. Esses elementos, embora modestos em sua abordagem estética, conferem uma marcante expressividade ao projeto como um todo, criando um equilíbrio visual que cativa instantaneamente.
MATERIALIDADE
Cada aspecto deste projeto é concebido para proporcionar uma existência enriquecedora, onde a estética e a comunhão com a natureza coexistem em harmonia. Em um dos volumes, é dedicado um espaço à área íntima, apresentando uma configuração retangular. Nesse bloco, estão acomodadas as suítes e uma sala de televisão, oferecendo um ambiente de conforto e privacidade para os moradores. Essa disposição cuidadosa amplia a funcionalidade e a organização dos espaços internos, assegurando que o design não apenas agrade visualmente, mas também atenda às necessidades práticas e ao estilo de vida contemporâneo.
Dias de Oliveira
OBRIGADA.
Gabriella
dias.gabriella5@gmail.com