PORTFÓLIO
RESIDÊNCIA ESTUDANTIL PETRÓPOLIS
ESCOLA E PRAÇA ESPLANADA
02
01
LISBON OCEAN RACE VILLAGE
EDIFICIO RESIDENCIAL E COMERCIAL LOURDES
03 04
HABITAÇÃO EMERGENCIAL ARROIO MAESTRA
PROJETO DE INTERIORES –BANHEIRO ROSA
05 06
MERCADO PÚBLICO DE CAXIAS DO SUL
DESENHOS A MÃO
07 08
RESIDÊNCIA ESTUDANTIL PETRÓPOLIS
4 º semestre - 2017 Projeto II
O lote se localiza próximo a Universidade de Caxias do Sul e a BR 116. Para o zoneamento das áreas, inicialmente foi observado a posição solar, assim os dormitórios foram posicionados a norte. Os principais acessos foram pensados pela maior proximidade com a UCS. Assim, deixa-se um espaço livre, configurando um eixo de circulação.
O edifício acomoda todas as necessidades dos seus usuários. Há espaços reservado aos estudantes, lavanderia e cozinha em todos os pavimentos habitacionais, e há espaços sociais de estudos e lazer. Nas áreas externas, foi pensado espaços de uso no verão e inverno. Próximo ao salão de festas há uma área com mesas e árvore, para eventuais reuniões maiores e para o dia-a-dia. No eixo de acessos, configurou-se um praça, com vegetação e bancos.
01
ESCOLA E PRAÇA ESPLANADA
5 º semestre - 2018 Atelier II
A área de intervenção localiza-se no bairro Esplanada, em Caxias do Sul. O terreno está localizado próximo a um ponto importante da cidade, o aeroporto. Além disso, há presença da massas vegetais no entorno, e mesmo sendo caracterizada por uma área com casas residenciais unifamiliares, à leste do terreno há um conjunto de edifícios multifamiliares, que destaca-se na paisagem.
Analisando o bairro, percebe-se que é uma região da cidade em crescimento, e seu desenvolvimento foi de forma não planejada, em consequência disso o bairro sofre com diversas vias desconectadas e com uma carência de espaços de lazer e convívio social. Além disso, observando as escolas do entorno, há uma demanda por mais vagas na rede de ensino fundamental.
02
https://youtu.be/redyeS0XWlY
CONCEITO
Criar um espaço de convívio, e que tanto a praça como a escola sejam um meio de conexão entre os moradores do bairro. Assim, trazer a comunidade para os espaços públicos, os usuários passam a valorizar mais a cidade, traz mais qualidade ao meio de vivência e diminui problemas sociais.
A primeira intenção é a de criar uma escola e praça conectadas. E um espaço atrativo e priorizar os visuais do externo para o interno e vice-versa.
A escola implantada a norte do terreno, afastando-a do ruído da via principal, e o ginásio no alinhamento do terreno, o qual é também o ponto critico da área.
A praça fica a sul do terreno, com diferentes patamares, respeitando a topografia natural. Há diversas áreas de estar, pensadas para o uso no verão e no inverno. Preservação das três araucárias.
LISBON OCEAN RACE VILLAGE
Programa de Intercâmbio - Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa - 2019
Projeto V
PROJETO MARINA
O principal objetivo do projeto é a de criar um complexo, o qual reúne um conjunto de atividades, esportivos e culturais, que possa atrair mais usuários a frequentarem os espaços abertos e a estar mais próximos à beira do rio. A partir dessa ideia, foi redesenhada a forma da marina, com um resultado final a de um desenho mais orgânico e mais fluido.
COMPLEXO DESPORTIVO NÁUTICO
O edifício é linear e se estende ao longo do passeio marítimo. O desenho e a forma do edifício é consequência do redesenho da marina. O lote de implantação é o canto curvo, o qual ordenou o desenho final do complexo.
O edifício apresenta três programas principais: Centro Náutico, o Centro Desportivo e o Centro Expositivo.
03
SISTEMA DE MOBILIDADE
ESTRUTURA VERDE
PROJETO URBANO MARINA EDIFICAÇÕES
EDIFICIO RESIDENCIAL E COMERCIAL LOURDES
6 º semestre - 2019 Projeto III
O terreno localiza-se na área central de Caxias do Sul. O entorno é bastante denso e já consolidado, na área predomina-se o uso misto de edifícios residenciais e o comercio no térreo, logo é uma região que carece de equipamentos urbanos.
O edifício foi implantado de forma a manter a melhor integração com o entorno, a fim de reduzir impactos no ambiente já consolidado e fazendo o melhor aproveitamento da incidência solar.
Para atender a proposta foi adotado um volume único para uso residencial, e outros dois volumes para comércio/escritórios, com três pavimentos, a fim de não prejudicar as visuais, ventilação e insolação do bloco residencial. Com lojas no nível da rua e escritórios nos dois pavimentos superiores.
04
https://youtu.be/ljIWPtoOqZA
HABITAÇÃO EMERGENCIAL
ARROIO MAESTRA
7 º semestre - 2020 Projeto Temático
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.” - OBJETIVO 03
HABITAÇÃO EMERGENCIAL
“ Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.”OBJETIVO 11
CONCEITO
“Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento básico para todas e todos.”OBJETIVO 06
Assegurar estabilidade para pessoas que se encontram em zonas emergenciais é o principal objetivo do projeto. Desta forma, buscamos escolher um amplo terreno e com boa topografia para dimensionar diversos espaços, sendo um destes, a zona de containers das famílias, onde os mesmos acolham e consigam atender as necessidades de todos.
Junto a este abrigo individualizado para as famílias, dimensionamos áreas comunitárias e de lazer para descontração. Em um momento de incertezas, gostaríamos que as pessoas destas situações se sentissem seguras e “em casa”.
05
ESQUEMA DO MÓDULO HABITACIONAL
Como proposta para o módulo foi utilizado um container 20 pés.
A fim de proporcionar o máximo conforto no mínimo de espaço, o mobiliário foi pensado para ser destinado à diferentes funções, como também para facilitar no transporte dos containers, por se tratar de um abrigo temporário.
Há três camas, uma cozinha, um banheiro completo e uma pequena sala de estar/jantar. Para melhor aproveitamento do espaço, uso de móveis altos para armazenamento dos objetos pessoais dos habitantes.
DIA: dispõe-se da mesa, que está nas costas da cama.
NOITE: fecha-se a mesa e se deita as 2 camas de solteiro tipo beliche e 1 cama de casal
SALA DE ESTAR/JANTAR: 6,00m²
COZINHA: 4,57m²
BANHEIRO: 3,30m²
ÁREA ÍNTIMA: 6,00m²
ÁREA TOTAL DA HABITAÇÃO: 13,87m²
MODULAÇÃO DE DIA MODULAÇÃO À NOITE
Cobertura no acesso em estrutura metálica
Unidade de placa fotovoltaica
Revestimento do forro em Placas OSB
Pintura epóxi na superfície externa
Isolamento termoacústico em lã de pet
Revestimento de paredes em Placas OSB
Piso de vinílico
Cobertura em telha metálica tipo sanduíche
Volume para caixa d’água em telha metálica
Esquadrias em PVC e vidro temperado
Parede em drywall - placa de gesso verde para áreas molhadas
Revestimento do banheiro em cerâmica
Fundação com sapatas de concreto armado
Deck de madeira com estrutura metálica
SUSTENTABILIDADE
17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O uso do container para abrigos emergenciais é solução sustentável. Material de pouca vida útil no setor naval, na construção civil é de alta durabilidade, com redução de entulho, obra mais rápida, com redução de custos e um processo que não agride o meio ambiente.
Novas tecnologias são implementadas para otimizar o consumo de materiais e reduzir resíduos, aperfeiçoar métodos de construção, garantir desempenho da edificação e empregar a mão de obra local.
Os 17 ODS podemos destacar como soluções que podem ser no projeto:
TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS
COMPOSTAGEM
Compostagem é a utilização de matéria orgânica para produção de humus e fertilizantes, substituindo agentes biológicos industrializados.
MADEIRA OSB
Produzido a partir de madeira reflorestada de rápido crescimento.
Apresenta versatilidade, boa resistência físico-mecânica e longa durabilidade, menor preço em relação a outros derivados da madeira e bom isolamento termoacústico.
LÃ DE PET - 100% ECOLÓGICO
Material obtido por meio da reciclagem dos mais diversos produtos que contêm PET.
100% reciclável, podendo ser reaproveitado mesmo depois de anos de uso.
É um material de alta resistência à umidade e não oferece risco à saúde.
A lã de pet será fixada entre a estrutura do container e a placa de OSB, em todas as unidade, melhorando o desempenho térmico e acústico
ENERGIA FOTOVOLTAICA
A energia fotovoltaica é alternativa de energia limpa.
O painéis serão instalados nos containers para que o complexo consiga determinada autonomia, reduzindo também os gastos com energia elétrica.
PROJETO DE INTERIORES –
BANHEIRO ROSA
8 º semestre - 2020 Projeto de Mobiliário
06
MERCADO PÚBLICO DE CAXIAS DO
SUL
10 º semestre - 2022 Trabalho de Conclusão de Curso II
O terreno escolhido para a inserção do Mercado Público localiza-se em Caxias do Sul, no Bairro Centro. As vias de acesso ao lote são eixos de conexão da cidade, o que caracteriza a área com grande fluxo de carros e pedestres.
O trabalho de conclusão de curso teve como objetivo desenvolver o partido arquitetônico de um Mercado Público e Gastronômico de Caxias do Sul, sendo um espaço que reflete a identidade e a cultura da região. A fim de valorizar o comércio local, os produtores agrícolas, e a gastronomia voltada para a alimentação saudável e orgânica. Além de funcionar como um catalisador social e econômico. O edifício prioriza as questões de conforto ambiental e sustentabilidade.
07
https://youtu.be/N_rky4QDPhI
ESQUEMA DE SUSTENTABILIDADE
DESENHOS A MÃO
Sketches realizados durante a faculdade:
08
obrigada