História da arquitetura do renascimento ao ecletismo

Page 1


A HISTÓRIA DA ARQUITETURA DO RENASCIMENTO AO ECLETISMO

BELA ARQUITETURA

Ana Livia Nogueira, Gabriela Teodoro , Ana Laurqa Simões, Pietra Pedroso, Yasmin Nardini

S U M Á R I O

0 6 Renascimento 3 2 Maneirismo

4 6 Barroco

Neoclássico

5 8 Eclético 2 2 4

04

Fachadaestaticas

rusticaçãodasparedes

Renascimento

XIV - XVI

fonte:Vereracidades

Relaçõesmatemáticasemtodasas

escolhas Fonte:MyDbook

Fachadassemmovimento Fonte:wikipedia

Palazzodemedici,usandopedrasdemaneiramaisgrosseiraemsuabase Fonte:Tourismcom

Usoperfeitodaproporção Fonte:Pinterest

O Renascimento tem inicio em meados de 1420 em Florença, Itália e tem como fim no século XVI

Período em que ocorre a volta do ser racional, da busca pelo conhecimento, refletindo assim na arquitetura trazendo obras baseadas em concepções matemáticas, como a proporcionalidade e a simetria, resultando na beleza através da harmonia, perfeição e robustez

Ocorre também o renascimento de elementos clássicos antigos e ordens arquitetônicas de estilo e colunas Por trazer de volta tais elementos que há a nomeação desta época Haverá nesse período uma mudança de percepção que foi de extrema relevância, distingue-se o significado de concepção e execução. Sendo assim, usa-se o projeto de arquitetura para tornar mais simples a ligação entre a idealização da obra e sua realização. Conta também com o inicio do uso da perspectiva, e o inicio do uso da maquetes, em escala, novamente tendo a matemática presente novamente no renascimento. O movimento conta com arquitetos como, Fillippo Brunelleschi, Leon Battista, Michelozzo, entre outros.

Palazzo Pitti, Florença

uneleschi - 1458

O palazzo pitti, esta localizado em Florença, Itália, ao lado do rio Arno. A obra foi feita por Fillippo Brunelleschi, com a colaboração de seu aprendiz Lucca Fancelli,que deu continuidade apos a morte de Brunelleschi.

O projeto foi feito a pedido do banqueiro ,Luca Pitti para ser utilizado como sua residência urbana, dentre os seus pedidos ele queria que faço algo grandioso, que fosse capaz de superar o Palazzo Medici, que eram seus grandes rivais.

Em 1550 o palazzo foi comprado pela família Medici, tornou-se a casa dos principais duques da região da toscana, sendo assim passava-se de família em família, entre elas, os Habsburgo-Lorena,Casa de Saboia, ate chegar nas mãos de Vittorio Emanuele III que doou-o ao estado, que o tornará em um museu estatal.

GRANDIOSIDADE

Lucca pitti, ao fazer o pedido do projeto, quis algo extremamente grandioso, que mostrasse seu poder e que fosse capaz de superar o palazzo medici, para que assim se demonstrasse mais poderoso que a sua família rival.

Dentro dos seus quereres tinha elementos como janelas maiores que a porta principais do palazzo de Cosimo,o velho (integrante da familia medici), e também ele deejava um patio que fosse capaz de conter o Palazzo Strozzi, dentro dele. Porem por ter tido pedidos grandiosos os Pitti tiveram que paralisar a obra, devido a dificuldades financeiras que tiveram, mas mesmo com o esse empecilho, os pitti conseguiram residir o palazzo

Ao longo dos anos, o local ainda passou por algumas ampliações, o tornando maior do que gera.

FACHADA

A fachada possui uma simetria perceptível, se traçássemos uma linha em seu meio teríamos dois lados idênticos, seguindo assim uma das principais características do período, além da proporção gerada pelo modulo fixo que possui, que se repete na largura dos vãos e no afastamento entre eles, que se multiplicado por dois dá a altura das aberturas e por quatro a altura dos pisos

Fachada estática: "plana".

Uso de pedra em sua construção: rusticação.

DETALHES DO INTERIOR

Detalhes do teto da sala principal

Nas paredes interna, pinturas que simulam esculturas, tranzendo a ilusão de volumetria.

Interior da atual galeria Palatina

DETALHES DO JARDIM

Escultura externa

Caminho até o palacio
Jardim de Boboli

PLANTA

“Uma perfeita simetria”

Maneirismo

01

02

03 Navesescurascomiluminaçõesnaturaisvindasdeângulosdiferentes

04

Flexibilidadeaodesenho urbano

Afachadadopalazzoacompanhaodenhodarua Fonte:Wikipedia Fachadaemmovimento

Integraçãodevárioselementos Fonte:Britannica

Elementosapenasparaaestética Fonte:Pinterest

Contrastedeluzesombra Fonte:Flickr

FimdasfachadasestáticasFonte:Wikipedia

Maneirismo

XVI - XVII

O Maneirismo se iniciou nas primeiras décadas do século XVI em Roma, e seu nome é originário da palavra italiana "maneira", que pode ser traduzida como estilo. Sua nomenclatura conversa com suas características, uma vez que neste movimento não se tinha regras determinadas, todos faziam à sua maneira.

Foi durante este período que as ideias renascentistas de clareza, racionalismo e equilíbrio foram rompidas, tendo uma predileção pela ambiguidade e o efeito bizarro, indo intencionalmente contra a beleza ideal estipulada pela linguagem clássica.

No maneirismo não se tinha muita preocupação com a funcionalidade mas sim com a estética, tendo por exmeplo, escadas diversar que levam a um mesmo lugar ou até mesmo a lugar nenhum. Havia também uma mistura de elementos que geravam uma sensação de desarmonia. As fachadas das construções deixarem de ser estaticas e começaram a ter mais volume e movimento.

Alguns dos principais arquitetos deste movimento foram

Donato Bramante, Giorgio Vasari, Giulio Romano, Andrea Palladio e Michelangelo Buonarroti

Biblioteca Laurenciana, Florença

MIchelangelo Buonarroti (1525)

Fonte:Googlemaps

A Biblioteca Laurenciana fica localizada na Piazza San Lorenzo, em Florença na Itália ao lado da Basílica di San Lorenzo. Essa obra foi construida por Michelangelo Buonarroti à pedido do Cardeal Giulio Medici (que mais tarde veio a se tornar o papa Clement VII), pera mostrar que eles não eram mais somente comerciantes, e sim membros inteligentes e poderosos da sociedade. O acervo da biblioteca conta com 68.405 volumes impressos, além dos 11.044 manuscritos e 4.058 livros do séc. 16 e 406 livros

VESTÍBULO

Umaimagemdovestibulonoséc19 Fonte:Wikipedia

Escadariaquelevaatéasaladeleitura Fonte:Wikipedia

O vestíbulo é um espaço quadrado quase que inteiramente ocupado pela grande escadaria, que apresenta o piso central em formato de elípseuma invenção de Michelangelo- possuindo duas pequenas escadas de apoio em suas laterais. As janelas com entrada de luz natural ficam localizadas no alto, e juntamente com as cores acinzentadas utilizadas nos detalhes, fazem com que o lugar fique mais escuro Os elementos nas paredes foram adicionados puramente por valores estéticos, onde a estrutura vai além da lógica e da funcionalidade. As colunas são duplas e construídas internamente às paredes, e as edículas simulam janelas, mas não possuem uma abertura e são viradas para o interior do local. Esses traços exemplificam as atitudes maneiristas, uma vez que alegam a liberdade d alinguagem de expressão

SALA DE LEITURA

A sala de leitura é um contraste com vestíbulo, tendo proporções maiores que, combinada com a abundante quantidade de luz natural, confere a sensação de um espaço mais aberto. Neste ambiente, as paredes são dleimitadas por seções regulares formados por pilares Dóricos

PLANTA BAIXA

CORTE

Fonte: JSTOR
Fonte: JSTOR
Fonte: JSTOR

Barroco XVI - XVIII

01 Asuntuosidadeeousododouradoeouro

02 Jogosdeluzecontraste

03 Presençademuraisnostetoseaexaltaçãodefigurasessenciaisparaafécatólica

04 Cúpulasdesenvolvidasem formaselípticas

05 Sensaçãodemovimentoe fusãodaarquiteturacoma escultura

Suntuosidadeeextravagância Fonte:Wikipedia

Jogosdeluz Fonte:Pinterest

Aexaltaçãodasfigurasessenciaisparaafécatólica Fonte:Dreamstime

CúpulaempredominânciadaformaelípticaFonte:DailyArtMagazine

Sensaçãodemovimento Fonte:Wikipedia

Barroco

XVI - XVIII

O movimento barroco surgiu no período da reforma protestante contra as igrejas católicas, em defesa esse movimento artístico e arquitetônico criou a contrarreforma com o intuito de promover o catolicismo e a fé católica com o receio de perder sua força política e seus fiéis.

Desta forma, o rebuscamento, extravagancia e obras ligadas ao catolicismo se tornaram fundamental para o desenvolvimento de um novo conceito da arte e arquitetura barroca. "curiosa ou estranha", a arquitetura barroca já foi usada como uma palavra sinonima de depreciação, que significa excessiva e ruidosa.

Igreja Sant'Andrea al Quirinale, Roma

Gian Lorenzo Bernini (1658-1670)

A igreja "Sant'Andrea al Quirinale", localizada em Roma na Itália, situa-se em frente ao grande Palácio Presidencial e museu, o Palazzo del Quirinale, sede do Presidente da República italiana, sendo aberta ao público para visitas no dia a dia. No quarteirão ao lado há o parque “Villa Carlo Alberto al Quirinale”, compactado com a estátua do rei Carlo Alberto, enquanto na mesma rua, há a igreja "San Carllo alle Quatro Fontane" projetada por Francesco Borromini, outro grande arquiteto do período Barroco.

Contexto arquitetônico

Compondo o movimento de contrarreforma das ordens católicas, a Igreja "Sant'andrea al Quirinale" demonstra na arquitetura, em formas côncavas e convexas, a sensação de acolhimento aos transeuntes e o convite para a adoração da fé, como as suas paredes laterais que "abraçam" para fora e a escadaria que invade o caminho da rua. “Em cada lado, contracurvas se transformam em braços protetores côncavos que conectam a edificação com a rua” FAZIO; MOFFET; WODEHOUSE (2011, p 366)

Monumentalidade

A arquitetura barroca traz a monumentalidade em oposição a arquitetura renascentista, seus elementos de fachada e detalhes demonstram o convite que uma obra monumental é capaz de trazer aos visitantes

DETALHES DA FACHADA

Em seus detalhes mínimos e monumentais há duas colunas de ordem coríntia que estabilizam o frontão.

Nas paredes externas e no andar superior há os contrafortes com volutas que mantém o objetivo de sustentação da cúpula

Na entrada da Igreja há duas colunas de ordem jônica onde sustentam um pórtico curvo convexo que se assemelha à um desdobramento para fora da construção E o clerestório, acima do pórtico, da acesso ` à luz no interior do edifício.

Os detalhes e fachada da igreja por Bernini são materiais de estudo pela vasta composição das geometrias semicirculares, presente nas formas das janelas de clerestório, da escada que dá ao acesso do edifício e do telhado com pórtico.

PLANTA BAIXA

O espaço interno e seu formato é dominado pelo corpo convexo da construção externa. Assim, com uma planta oval, a igreja foi projetada com o altar e a entrada em lados opostos ao eixo menor da planta, com o objetivo de destacar o altar o arquiteto organizou pilastras no eixo transversal, requerendo uma atenção total nos efeitos teatrais e cenográficos.

CORTES

Conhecido como "experiência multimídia", o arquiteto Bernini fez o uso de pinturas, esculturas e efeitos de iluminação no altar para que a dramatização e o efeito teatral de Santo André receba a maior atenção dos transeuntes.

CÚPULA

Os detalhes da cúpula são fatos de curiosidade aos visitantes, principalmente em seu interior onde não é possível a exata visualização do que foi feito ali.

Neoclássico

XVIII - XIX

Casa Branca, Washington DC. Fonte: Veja

usodeforam-nasgeométricase simétricas

Usodeelementosdaarquiteturadórica

Fachadacominfluênciadaarquiteturagrega

Ultilizaçãodecolunas

Usodeestátuasclarase harmônicas

Grandiosidadeusadacomodiferencial Fonte:Paris1900

Doisoumaisestilosarquitetônicosdiferentes Fonte:Paris1900

Ornamentosluxuososecomriqueza Fonte:Paris1900

Neoclássico

XVIII-XIX

O neoclassicismo aconteceu entre 1750 e 1850, ficou marcado por uma retomada de elementos da cultura Greco-romana. Os grandes nomes desse período foram os pintores franceses: Jean Auguste Dominique Ingros e Jacques Louis David e o escultor Antônio Canova. No Brasil, devemos destacar o trabalho dos pintores Jean Baptiste Debret e Nicolas Antoine Taunay, além das obras de autoria do arquiteto Grandjean montigny. O movimento artístico que se seguiu a revolução francesa , veio depois do rococó, que se voltou contra a estética barroca,ambas com muita ornamentação, considerada fútil, irregular e excessiva. Essa geração fazia uma leitura da arte com a função de levar ânimo aos seus contemporâneos. O neoclassicismo foi um período marcado pelos ideais iluministas que valorizavam o racional e diminuíam a importância das, crenças religiosas. Tratou-se de um período de profundas mudanças sociais em vários aspectos inclusive na arquitetura.

Catedral de São Isaac

Auguste de Montferrand (1786 - 1858)

A catedral de San Isaac fica localizada em São Petersburgo, na Rússia. A catedral fica proxima ao cavaleiro de bronze e a praça do Palacio Mariinsky.

CONTEXTO ARQUITETÔNICO

A Catedral de Santo Isaac tem quatro fachadas de estilo grego, decoradas com frontões desenhados com esculturas e relevos, e protegidas por maciças colunas de granito que lhe conferem um aspecto grandioso. Se a cúpula da Catedral de Santo Isaac é impressionante por fora, seu grande interior é igualmente impressionante graças aos fascinantes afrescos que adornam as abóbadas com imagens realistas e detalhadas.

A catedral irradia luz e cor graças à sua decoração, composta por mosaicos e colunas de pedras semipreciosas e mármore. O altar central tem um vitral particularmente impressionante dedicado à "Ressurreição de Cristo".

PLANTA BAIXA

A planta foi desenvolvida em formato de cruz por ser um modelo tradicional grego usado em todas as igrejas ortodoxas.

LEGENDA

1 - pórtico ocidental

2 - pórtico do norte

3 - pórtico oriental

4 - pórtico do sul

5 - altar

6 - Capelã lateral de Santa Catarina

7 - capela lateral de São Alexandre Nevsky

8 - a principal iconóstase

9 - Portão Real

10 - pilares da cúpula

CÚPULA

01

02 Usodeestátuas

03 Presençadedoisoumaisestilosarquitetônicosdiferentes

04 Ornamentosluxuososecom riqueza

05 Parteinternaornamentada (designdeinteriores)

Grandiosidadeusadacomodiferencial Fonte:Paris1900

Usodeestátuas Fonte:Paris1900

Doisoumaisestilosarquitetônicosdiferentes Fonte:Paris1900

Ornamentosluxuososecomriqueza Fonte:Paris1900

Parteinternaornamentada(designdeinteriores) Fonte:Paris1900

XIX - XX

Fase de transição: metade do século XIX até início do século XX. Está ligada a revolução industrial na Europa e Inglaterra.

O ecletismo apareceu pela primeira vez em toda a Europa continental, na França, Alemanha e Inglaterra.

Profissionais inclusive arquitetos não tinham nenhuma referência, dessa forma usavam como parâmetro obras passadas.

A engenharia contribuiu para avanços técnicos com o uso do aço e vidro. Profissionais não tinham referência, por isso se inspiraram em construções do passado.

O estilo eclético contribuiu para uma nova linguagem baseada na estética que combinada com a liberdade criativa e sem regras, tornando algo com originalidade.

A revolução industrial e a Escola de Belas Artes de Paris, influenciaram para o surgimento do ecletismo.

A revolução industrial, contribuiu para o uso de materiais como, aço, vidro e ferro forjado que passaram a ser usados em larga escala E a Escola de Belas Artes de Paris (École des Beaux Arts), aberta em 1819, teve disciplinas relacionadas ao estilo eclético na arquitetura.

Petit Palais, Paris

Charles-louis Girault (1851 -1932)

Fonte:GoogleMaps

O Petit Palais, está localizado em Paris, na França, em frente ao Grand Palais, na Avenida Winston-Churchill e suas outras fachadas, de frente ao Rio Sena e da Avenida Champs-Élysées. O museu faz parte da corporação pública Paris Musées e é um monumento histórico.

Charles-louis Girault, (27 de dezembro de 1851 - 26 de dezembro de 1932), arquiteto francês, estudou na École nationale supérieure des Beaux-Arts em Paris.

Fez a supervisão de outros três arquitetos no Grand Palais e trabalhou no Petit Palais

Petit Palais em 1900
Petit Palais em 2015

FACHADA 2018

CONTEXTO ARQUITETÔNICO

A fachada principal está voltada para o Grand Palais, e a entrada central é fundamental, composta por uma arcada central definida por uma arquivolta erguida por uma abóboda, acompanhada por uma escada larga, possui duas alas que cercam a entrada principal, essas por sua vez, vão até o último pavilhão que possui colunas independentes que emolduram as janelas.

A parte externa dos pavilhões é decorada com janelas em forma de arco a partir da lateral até a parte traseira, essas janelas promovem iluminação para a as galerias externas do museu. A parte externa do museu foi adornada por esculturas contemporâneas.

CONTEXTO HISTÓRICO

Em 1894 foi prevista a destruição do Palácio da Indústria na ChampsElysées para a Exposição Universal e no lugar a construção de dois palácios, o Grand e o Petit Palais. Charles Girault inicia a obra em 1897 e termina após dois anos.

Petit Palais foi inaugurado em dezembro de 1902 como sendo um museu e recebeu o nome de “Palais des Beaux Arts de la Ville de Paris”. O museu recebeu doações que influenciaram para o enriquecimento de seu repertório, como peças preciosas, medievais, renascentistas italianas e francesas, como pinturas, esculturas,tapeçaria e obras do século XVIII.

O custo total na época de foi 400.000 libras, hoje o valor convertido em real seria de aproximadamente dois milhões e meio de reais.

PLANTA BAIXA

Girault em seu trabalho no Petit Palais, se baseou nos estábulos de Chantilly Oise, com o uso de da arcada tripla e o pórtico central abobadado.

PARTICULARIDADE E MATERIAIS

Construído com pedras, aço e concreto, o objetivo era de ser um edifício duradouro.

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS E ELEMENTOS QUE SE DESTACAM

O primeiro andar, também chamado de andar nobre, está sobre uma base monumental, onde estão as obras. A entrada é composta por uma decoração esculpida. O arquiteto Charles Girault projetou através de uma planta trapezoidal, com quatro edifícios principais ao redor do jardim interno em formato de semicírculo.

PARTICULARIDADES

A vista do jardim,é formada a partir da forma trapezoidal, que forma um pátio composto por simetria e a decoração em alto relevo, ao seu redor possui colunas acopladas que o contornam, o pátio foi pensado para trazer conforto e a sensação de relaxante, mesmo estando localizado no centro do Petit palais.

O interior do Petit Palais é dividido em dois níveis, com salas paralelas, foi planejado para se adaptar a todos os aspectos de uma coleção, as galerias externas para objetos e as internas iluminam as pinturas, as inferiores para reservas e a principal para esculturas.

CORTES

ÁREA INTERNA

VISTA DO JARDIM

ORNAMENTOS E LUXO

GRAND E PETIT PALAIS

Fachada e Planta

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.