Page 1

Manual de Identidade


Sobre Projeto desenvolvido por alunos de Design Grรกfico da Universidade Metodista de Piracicaba. Dezembro de 2019

Gabriel Furlan, Gabriela Barretto, Juliana Diogo, Nicolas Peleias, Tabatta Cristina.


Índice

Introdução........................................................................................................................................06 O logotipo.................................................................................................................................................14 Variantes de cor........................................................................................................................16 Área de não-interferência...................................................................................18 Dimensões mínimas.........................................................................................................19 Usos incorretos...........................................................................................................................20 Aplicação em fotos............................................................................................................21 Cores institucionais..........................................................................................................22 Tipografia.............................................................................................................................................24 Elementos visuais................................................................................................................26 Aplicações............................................................................................................................................28


Introdução


Introdução

Neste manual estão demonstradas as definições conceituais, estratégicas e as normas que estabelecem os critérios para a aplicação correta da identidade visual da marca Baruk Café, conforme o renaming e redesign da marca. Baruk Café Um nome um tanto quanto fora do comum! É uma homenagem ao real proprietário do lugar: Baruk, que além de um nome lindo para um cachorrinho simpatico traz um significado perfeito, “bem-aventurado”, “próspero” e “feliz”.

07


Introdução

O Baruk Café passa então a se mostrar como um café que trabalha com co-workers, é um local pet-friendly, eco-friendly, que prioriza a harmonia e conforto do cliente, além disso deixa que ele seja independente para fazer pedidos no balcão. As imagens ao lado representam o que o café têm como essência e busca passar aos clientes. Um café que transmite a ideia de cooperação, sustentabilidade e cultura. Tudo de forma moderada, não deixando de ter embalagens, por exemplo, mas trazendo alternativas mais sustentáveis e evitando o uso indiscriminado de descartaveis.

09


Personalidade

A marca traz muita personalidade, com toda arte que trabalha, a questão sustentável e o conforto que procura trazer para o cliente. Por ser uma cafeteria todos os clientes são muito bem atendidos, sem serem incomodados com frequência por garçons para anotar o pedido, eles têm a autonomia de ir ao balcão pedir. Isso também ajuda na organização do local. Em relação às embalagens, o Baruk como restaurante/café precisa de alternativas para que os clientes levem o que querem, portanto evita-se o uso de plástico, em geral são usadas embalagens de papel e é vendida uma ecobag para quem opta por não usar a embalagem de papel.

10

Além disso existem possibilidades de canudos ecológicos sendo vendidos no local e também copos de silicone. Uma alternativa nova e muito bacana que é oferecida também é o pano de cera, o qual funciona como uma embalagem para levar bolo, cookies, salgados, etc. Essa alternativa está a venda, mas é possível que o cliente leve um pote ou mesmo o pano cera, copo ou qualquer outra coisa para embalar seu produto. Portanto a Baruk não influencia nas escolhas dos clientes, somente não incentiva o uso de descartáveis e trabalha com alternativas para evitar isso e também locais para descarte correto dos descartáveis. .


Tom de Voz

O Baruk Café, como já dito em sua personalidade, procura não influenciar nas escolhas de seus clientes, têm alternativas veganas, vegetarianas e com carne, com açúcar e sem açúcar, etc. Trabalha dessa forma em relação a comida, sustentabilidade e ideais, existe um não incentivo a certas práticas, não é incentivado o consumo de produtos industrializados, prezamos os pequenos produtores e além disso em relação a sustentabilidade não há incentivo ao uso de descartáveis, o incentivo é contrário, inclusive, se o consumidor levar sua própria embalagem (sustentável) o Baruk Café oferece um desconto de 5%. Nota-se que o incentivo não é grande, o que não induz o cliente a fazer o que o Baruk quer, mas já traz novos olhares aos consumidores. O Baruk preza a responsabilidade do cliente.

11


Logotipo


Logotipo

A identidade visual da marca é a maneira pela qual ela se apresenta para o público – como seu nome é veiculado em um logotipo, quais as cores predominantes nas diversas peças de comunicação e nos ambientes, o estilo das imagens nos anúncios, a personalidade impressa em um cartão de visita etc. A consistência e a coerência presentes nas soluções visuais contribuem para fortalecer a imagem da marca.

13


Logotipo

Horizontal

Retangular com curvas leves

14


Logotipo

O logotipo da Baruk Café procura trazer um pouco de tudo que a marca quer passar, algo simples, artistico, harmonico. Foi utilizado do empilhamento para produzir este logo, que coube com a proposta de algo diferente e artistico. O logo interage com o público-alvo e apesar de simples, passa a essência que a marca precisa. O logotipo horizontal tende a passar estabilidade, tranquilidade e calma, o seu formato mais retangular remete a organização e seriedade, suas curvas leves tem o intuito de trazer prazer e uma ideia mais amigável.

15


Variantes de cor

16


Variantes de cor

Sempre que possível, o logotipo deve ser utilizado nas versões preferenciais de cor. Quando veiculada sobre fundos coloridos ou imagens, devem-se preservar seu contraste e legibilidade. A versão colorida é de uso restrito a peças sem os elementos visuais e com fundo branco. A versão branca é preferencialmente usada por cima das cores institucionais por dar mais contraste, mas a versão preta pode ser utilizada nos tons mais claros da paleta de cores.

17


Area de não-interferência

Para garantir o impacto visual e a legibilidade do logotipo, é preciso resguardar uma área em torno dela equivalente, no mínimo, à 1/4 da altura do logo horizontal ou 1/2 do lado do logo vertical.

18


Dimensões mínimas

7mm

Para assegurar sua legibilidade do logotipo, devem ser respeitadas as dimensões mínimas de veiculação (7mm) em materiais gráficos. Esta regra pode ser quebrada no caso de utilização em outras mídias, como redes sociais e web. Em qualquer caso, no entanto, é fundamental se atentar para a visualização de todos os elementos do logo.

19


Usos incorretos

É importante respeitar todos os elementos que constituem o logotipo Alguns exemplos do que se deve evitar: 1. O logo não deve ser deformado de forma alguma. 2. Não deve ser usado na diagonal. 3. Não deve ser usada a versão preta por cima das cores mais escuras da paleta de cores. 4. Não deve ter as letras trocadas de lugar.

20


Aplicação em fotos

A aplicação do logotipo em fotos, que em geral serão no estilo preto e branco, pode ser com o logotipo preto ou branco, necessáriamente precisa contrastar com a foto, e sempre deve ter algum tipo de sombra para que apareça mais. Detalhes da sombra: Opacidade = 20%, deslocamento X = 0mm, deslocamento Y = 1, 2mm, desfoque = 1mm, modo = multiplicação.

21


Cores


Cores institucionais

#00ADBA C 80 M 0 Y 30 K 0

#00989A C 90 M 0 Y 40 K 10

#00847E C 100 M 0 Y 50 K 20

As tonalidades de laranja e verde escolhidas se complementam e contrastam entre si e com o branco, elas trazem a sensação de algo pacifíco e amigável, remetendo também a saúde, alegria e pela proximidade com azul e vermelho temos a cal-

#CE470A C 0 M 80 Y 100 K 15

#E25823 C 0 M 75 Y 90 K 5

#EC6839 C 0 M 70 Y 80 K 0

ma e seriedade sendo transmitidas também. A paleta de cores não se restringe a essas, cores mais claras dentro do laranja e verde que não fujam dessa harmonia podem ser utilizadas com cautela.

23


Tipografia


Tipografia

Okta

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTOVXWYZ abcdefghijklmnopqrstuvxwyz 1234567890

Cumisans ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTOVXWYZ abcdefghijklmnopqrstuvxwyz 1234567890

A tipografia institucional identifica e uniformiza os textos de peças de comunicação institucionais e promocionais da empresa. Trata-se das famílias Okta e Cumisans. O uso combinado das duas famílias traz personalidade às peças. A Cumisans para títulos consegue complementar o logotipo sem poluir, e a Okta é perfeita para textos corridos sendo simples e bem definida, não brigando com a Cumisans.

25


Elementos visuais


Elementos visuais

Os elementos visuais fazem parte da identidade visual do Baruk Café, e podem ser utilizados na criação de materiais de comunicação diversos. Nas aplicações podemos ver como os elementos funcionam na comunicação.

Os círculos foram escolhidos por transmitir inovação, criatividade e extroversão. Os “confeitos” complementam a comunicação sem poluir, e as pinceladas passam a ideia de arte.

27


Aplicação


Aplicação

As aplicações podem ser muito variadas, a seguir temos algumas para exempificar como utilizar a comunicação criada. Os objetos escolhidos e selecionados têm como objetivo passar a proposta da marca, sendo inovadores, diferenciados, artisticos e com tons alegres .

29


30


31


32


33


34


35


36


37


38


39


40


41


42


43


44


45


46


seu pet é bem vindo aqui! para isso, fique atento às regras: o pet de grande porte deve permanecer apenas na área externa; deve estar de coleira; proibido subir nos bancos e mesas; proibido usar utensílios da cafeteria com o pet; agradecemos sua compreensão

47


tanto faz

banheiro

42 48


peรงa e pague aqui!

49


Antes


Depois


Profile for gabrielabarretto18

Manual de Identidade Baruk Café  

Projeto desenvolvido por alunos da Universidade Metodista de Piracicaba, manual de identidade do café Baruk.

Manual de Identidade Baruk Café  

Projeto desenvolvido por alunos da Universidade Metodista de Piracicaba, manual de identidade do café Baruk.

Advertisement