

PORTFOLIO PORTFOLIO 2024
arquitetura | interiores | cenografia | assistência de arte
Gabriela Dantes
(11) 99168-9070
gabriela.dantes7@gmail.com
Santana, São Paulo - SP
behance.net/gabrieladantes
olà! olà!
Meu nome é Gabriela Dantes, sou arquiteta e urbanista formada pela UNESP (campus de Bauru).
Sou impulsionada pelo interesse em fotografia, cenografia, antropologia urbana e produção cultural, por isso trago em minha bagagem um olhar sensível e multidisciplinar, buscando conceitos bem fundamentados e intersecção entre diversas áreas criativas.
Boas-vindas ao meu portfólio.

Gabriela Dantes
Curriculum Vitae
experiências
Tanta Arquitetura | 2023
Arquiteta Junior
Elaboração de desenho arquitetônico e de interiores, contato com clientes e fornecedores.
Mosaico Arquitetura | 2023
Estagiária em acompanhamento de obra Supervisão, acompanhamento de execução de projeto e coordenação de prestadores in loco; participação em medição e levantamento; execução de 3D, executivos e edição de imagens.
Tibério Construtora | 2014-2015
Aprendiz de Interiores
Execução de planilhas orçamentárias, entrava em contato com fornecedores, e revisava projetos e desenhos técnicos de mobiliário.
Port Fashion | 2013
Auxiliar de Desenho
softwares
AutoCAD | avançado
Photoshop | avançado
SketchUp | avançado
formação
Graduação em Arquitetura e Urbanismo | 2018-2023
UNESP -Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (campus de Bauru)
Graduação incompleta em Moda | 2016-2017
Faculdades Metropolitanas Unidas - FIAM FAAM
Curso Técnico em Design de Interiores | 2013 - 2015
INACI Associação de Ensino
cursos
Arquitetura e Urbanismo Cênico | 2023
IABsp - Instituto de Arquitetos do Brasil, ministrado por Marília Piraju
Introdução à Direção de Arte Cinematográfica | 2021
Curso ministrado por Vera Hamburger
Crise Urbana e a Periferia no Brasil: a história que a história não conta | 2020
Desenho de aviamentos através do CorelDRAW. voluntariado
Pacote Office | avançado
Illustrator | intermediário
Enscape | intermediário
proficiências
Inglês Intermediário.
Indesign | intermediário
Premiere | básico
After Effects | básico
Lumion | básico
Blender | básico
Fotografia, motion design, plástica e diagramação.
Criatividade, boa habilidade interpessoal e rápido aprendizado.
Escola Nacional Paulo Freire e Levante Popular da Juventude
Curso Profissionalizante em Design Gráfico e Web Design | 2012
Instituto Dom Bosco
2018
COMORG - SEMARQ
Membro de comissão organizadora da Semana de Arquitetura “Ao Cubo”UNESP Bauru
2014 - 2017
Confraria dos Miados e Latidos
Voluntária cuidadora de animais

tiê
festival itinerante navegante [2021]
Proposta de festival itinerante que navega por meio de comboios, e requalificação de prainhas urbanas em cidades da Bacia Tietê-Jacaré.
softwares utilizados: AutoCAD; SketchUp; Illustrator; Photoshop. desenvolvido por: Catarina Schiesari, Gabriela Dantes, Julia Llopart, Livia Rossato, Luri Russo e Marcos Basílio.
AEMBARCAÇÃO
1
O projeto de um festival itinerante flutuante sobre o comboio do

2
3 4 COBERTURA
MEZANINO TÉRREO BASE
PROGRAMA
01 Chapelaria
02 Depósito do bar
03 Bar
04 Banheiros
05 Casas de máquinas
06 Galpão depósito
07 Área de funcionários
08 Banheiro artistas
09 Camarim
10 Sala de repouso backstage
11 Palco
12 Ambulatório
13 Instalação lua minguante
14 Instalação lua nova
15 Instalação lua crescente
16 Instalação lua cheia
17 Instalação uyara
18 Piscina
19 Redário
modonavegante

A navegação do festival acontece em cima de 4 chatas de comboio. Durante seu percurso pelo rio para atracação nas cidades, ela assume essa forma, com estruturas desmontadas e acomodadas em cima da base. Todo o festival, incluindo suas estruturas, são carregados dentro do comboio. Caso haja a necessidade, uma lona pode servir de cobertura para as estruturas expostas durante a locomoção.
As estruturas desmontadas se distribuem nos seguintes ambientes:
Depósito: Mobiliário das áreas de permanência (mesas, banquetas e cadeiras), mobiliários da área da piscina, módulos do redário e balanços.
Espaco Dançante: Sofás amarelos, bancos-lua, sofá cauda uyara, estrutura da instalação lua minguante e estrutura da lua vermelha.
Espaços livres das chatas: fossas filtro, módulos do piso das expansões das chatas, módulos do piso da expansão do mezanino, estruturas metálicas, andaimes desmontados, tecidos da cobertura, trilhos e treliças da cobertura e módulos flutuantes da piscina.
Planta baixa - mezanino Planta baixa - térreologística de montagem

EXPANSÃO DE CHATAS E COMBOIOS
1 2 3 4 8 7
INSTALAÇÃO DE PISO
MONTAGEM DOS ANDAIMES
MONTAGEM DO MEZANINO
ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES E MOBILIÁRIO
5
PISCINA
FLUTUANTE TECIDOS DA COBERTURA
6
TRILHOS DA COBERTURA






softwares utilizados: AutoCAD; SketchUp; Enscape; Photoshop. desenvolvido por: Gabriela Dantes, Gabriela Garcia, Julia Llopart.






Este projeto de interiores foi feito para Cristian, um estudante que deseja encontrar calma e conforto em sua volta para o Brasil. Por ter encontrado esse loft com vista para a Praça da República, seu principal pedido foi que a ligação com a vegetação externa se refletisse ao interior do apartamento de alguma forma.
Com estilo de vida minimalista e apreço por design brasileiro, Cristian pediu por espaço otimizado, com redução do tamanho do quarto para que a área social se alargasse e integrasse com a varanda, além de uma cozinha grande e preparada para seu hobby na confeitaria. Além disso, pediu espaço para uma chopeira e uma sala em que a televisão não fosse o foco principal.
A planta original consistia em ambientes bem divididos: cozinha / sala, quarto e varanda. O layout foi modificado para que a área social ficasse de frente para a grande janela, sem muitas divisórias físicas. Para solucionar a questão da entrada de luz natural no quarto, adicionamos um painel de vidro jateado com abertura superior, permitindo assim passagem de luz e circulação de ar.
Cristian demonstrou gostar de cores vibrantes e harmônicas. Assim, junto com o verde, foram escolhidos o azul e o terracota. Os móveis em madeira natural vêm da premissa de conectar a praça com o apartamento.
Pequeno e confortável, o Loft Downtown se torna então o que o cliente desejava: simples porém completo, reflete seus gostos e se torna um bom espaço para receber amigos e familiares.



loft downtown
Cristian é um estudante de bioquímica que, apesar de ter um estilo de vida minimalista, gosta de cores, design brasileiro e de receber amigos. Este pro jeto de interiores foi pensado para atender suas necessidades.
Desenvolvido por: Gabriela Dantes, Gabriela Garcia, Julia Llopart.






trajetos
equipamento urbano [2020]
softwares: SketchUp; Photoshop; Illustrator; Lumion desenvolvido por: Gabriela Dantes
Este projeto foi um estudo de design, com a locomobilidade pós pandêmica como objeto de estudo. Possui foco nas alternativas de fluxos, distanciamento e volumetria, levando em consideração as informações disponíveis em um contexto de início da pandemia de Covid-19.


ponto de ônibus geodésico 1
O primeiro passo para o processo de criação foi escolher, dentre diversos croquis, aquele que poderia se desenvolver atendendo a questão do fluxo de pessoase que pudesse se tornar interessante na volumetria.

2
A superfície esférica foi utilizada como base para as experimentações.
O objeto foi transformado em uma cunha esférica e a quantidade de segmentos da superfície foi reduzida. Entretanto, a forma ainda podia ser aprimorada.
3 4 5
Surgiu a ideia de utilizar um domo geodésico como base para a criação do ponto de ônibus. A partir daí foi possível cortá-lo em seções, tornar sua forma mais elíptica e brincar com as faces triangulares
As faces triangulares posteriores foram removidas em três fileiras para fluxo de ar sem passagem da chuva para o interior. A largura foi suficiente para comportar banquinhos duplos e pelo menos duas pessoas em pé, com distanciamento. O modelo foi duplicado e espelhado para atender a proposta de se localizar em avenidas com dois sentidos.
desvios do amanhã
trabalho final de graduação [2023]
softwares utilizados: AutoCAD; SketchUp; Enscape; Photoshop; Adobe Premiere; After Effects; InDesign. desenvolvido por: Gabriela Dantes.
“Desvios do Amanhã - um estudo das formas de apropriação urbana e tecnossocial” consiste em refletir acerca de apropriações insurgentes e artísticas, sendo o ponto de partida inicial o interesse sobre as ocupações urbanas e culturais centrais da cidade de São Paulo. A fim de responder como suas ações podem ser eficientes em atender a necessidade de suprimir vazios urbanos, foi feita a análise de referenciais teóricos acerca de movimentos sociais, direito à cidade, cibercultura e cidadania.
Para a parte prática, fez-se necessária a junção dos conceitos já apresentados em um único projeto: a criação de uma exposição em ambiente virtual e imersivo baseado na estrutura da ocupação cultural Casa Amarela Quilombo Afroguarany. Portanto, neste capítulo está presente o processo criativo do projeto, explorando as fases de concepção, pesquisa de campo,planejamento e desenvolvimento. A exposição tem foco na apresentação de artistas brasileiros que possuem em seu trabalho a temática o Afrofuturismo. Embora muitos componentes deste estilo façam parte da música brasileira há tempos, como pode-se notar pelos álbuns “ Tábua de Esmeralda” de Jorge Ben Jor, ou “Gilberto Gil (1969)”, as artistas em destaque na exposição abraçam esse conceito na musicalidade com maestria de forma contemporânea.

acesse!

obrigada!
