CURRÍCULO E PORTFÓLIO

Page 1

P O R T F O L I O

SUMÁRIO

Currículo..................................................02

Projeto I - Urbano....................................04

Projeto II – Edifico em Altura...................12

Projeto III – Conjunto Habitacional 20

Exposição Theo Wiederspahn.................23

Maquete CCMQ.......................................24 Desenhos Digitais....................................25

Nome: Gabriel Miguel Pinheiro Machado Cidade: Porto Alegre

Email: gmac.Miguel@gmail.com Telefone: (51)997252922

Instagram: miguel_pmachado

FORMAÇÃO

Centro de Ensino Médio Pasto Dohms (2015-2018) Ensino Médio

Unisinos (2018-2024) Graduação em Arquitetura e urbanismo

EXPERIÊNCIAS

Imobiliária

IBGE Recensseador

CURRÍCULO
Zimmer Auxiliar Administrativo Dimittas Moda Consciênte Auxiliar Administrativo Auxiliar Criativo Mega Exclusive Corretora de Seguros Auxiliar Administrativo
Twinmotion Photoshop Excel
IDIOMAS Português Inglês Francês Nativo Avançado Iniciante HABILIDADES Desenho a mão Criativo Aprender rápido SOFTWARE Sketchup Autocad Revit

PROJETO I URBANO

Projetado na aula de ateliê VIII, tendo sido o Master Plan realizado em grupo e o detalhamento final da rua Washington Luiz individualmente.

PROJETO II

Edificio em Altura

O projeto Studio Brooklyn, localizado na Av. Loureiro da Silva, Cidade Baixa, bairro boêmio de Porto Alegre, visa oferecer apartamentos pequenos e confortáveis para até 2 pessoas morarem juntas, além de uma grande infraestrutura condominial, proporcionando espaços de interação e lazer por um custo de vida mais baixo. Na base do edifício será proporcionada uma grande área comercial, onde não apenas os moradores terão acesso, mas também o público geral, mais espaços verdes em conexão com a praça Saint Pastous O terreno leva como grande vantagem a sua localização num dos bairros mais versáteis da cidade, visto que é uma área de enorme comércio, muitos escritórios e prédios residências, logo o programa de necessidades deveria atender a todos esses públicos.

A volumetria do projeto consiste em uma grande base conectando as duas torres, uma menor para as salas comerciais e uma em “L” para a torre residencial (com esse formato podendo aproveitar melhor sua posição com relação ao sol) e as duas ruas que contornam o terreno, de forma a dar passagem aos pedestres que passam ali e os levando onde o pavimento térreo abrange a área comercial, com lojas, restaurante e espaços verdes. No segundo andar é onde as áreas condominiais, na torre residencial, se encontram, servindo também a volumetria da torre como pavimento de ligação com a base comercial. Esse, dispõem não só de salão de festas como também espaço fitness, salão de jogos e sala de estudos Há dois modelos de apartamentos, sendo o predominante de tamanho pequeno (30m) afim de se oferecer um preço justo pela localização e conforto oferecidos.

O setor comercial, localizado na segunda torre, possui amplos espaços os quais podem ser alugados por andar ou apenas a sala individual, uma vez que os fechamentos são flexíveis Esse também possui brises, porem fixos, para obter maior proteção solar.

No quesito construtivo, foi escolhido o sistema de lajes bubble deck para o projeto, a fim de podermos ter grande vãos sem marcar a fachada com vigas grossas que acabariam com a graça da ligação dos pilares expostos

As cores dos brises, azul na torre comercial e em madeira no residencial foi escolhida a fim de dar uma ideia de seriedade na primeira torre e de conforto na segunda.

Conjunto

Habitacional de Interesse Social

PROJETO III
1 Quarto 2 Quartos 3 Quartos

O Conjunto Habitacional de interesse Social Cerâmica Anita, foi um projeto da aula de Ateliê VI em duplas. A ocupação "Cerâmica Anita" se encontra em São Leopoldo no Rio Grande do Sul e é uma área de cerca de 8 526m² A quadra foi ocupada por pessoas de baixa renda que acabaram construindo ali suas casas com mão de obra barata e acessível.

O objetivo do Projeto foi fazer um Conjunto de Habitação de interesse Social que abrigasse os moradores que hoje ocupam a área, criando um lugar onde essas famílias possam viver com conforto. Além das habitações, foi agregado à área do projeto a quadra à frente que irá servir como uma praça, com espaço para geração de renda onde a comunidade pode produzir e vender um serviço. Essa área comercial então foi posicionada estrategicamente virada para a rua lda Schuch, uma via local de alta relevância, visto que ela leva diretamente para a Avenida Getúlio Vargas, que é umas das principais vias da cidade da cidade. Também pensando na integração da comunidade, um Centro Comunitário foi colocado ali, com espaço para apresentações e eventos da comunidade Foi projetado pequenas praças internas para cada conjunto de moradias, tendo cada praça um espaço para contemplação com bancos, um pequeno playground e algumas árvores de cor diferente para cada praça para ajudar na identificação do espaço.

Foram planejados quatro modelos de unidades habitacionais para esse projeto, sendo elas distribuídas de forma que atendesse a todos os modelos de famílias da Cerâmica Anita, totalizando 64 unidades. Os modelos pensados têm de 1 a 3 quartos mais um espaço para ampliação da unidade, esse tendo cerca de 16m². A planta baixa dessas unidades foi pensada de forma que cria um grande espaço para os moradores organizarem os móveis da casa como preferirem, dessa forma o morador pode organizar como quiser a sua casa e ter uma sensação maior de lar.

Exposição Theo Wiederspahn

Fui convidado a participar da exposição realizada em 15/10/2022 até 20/01/2023 sobre o arquiteto Theo Wiederspahn no Paço Municipal de Porto Alegre, pela professora Vera Grieneisen, curadora do livro que foi lançado no dia da inauguração da exposição. A professora Vera veio inicialmente com a ideia de fazermos pequenos chaveiros em 3D com algumas das obras do Arquiteto, mas expliquei a complexidade disso para o curto prazo de um mês que tínhamos e provei que o resultado em 2D poderia ficar tão bom quanto se bem feito. O resultado foram três chaveiros com as fachadas do Prédio dos Correios, do Banco Safra e da Casa de Cultura Mário Quintana.

Prédio dos Correios Banco Safra Casa de Cultura Mário Quintana

Maquete Casa de Cultura Mário Quintana

Após o projeto da Exposição Theo Wiederspahn ter sido um sucesso, o Diretor da CCMQ convidou a professora Vera Grieneisen que me chamou também para fazer uma maquete acessível para a Casa de Cultura em parceria com a faculdade PUC/RS. O projeto continua em execução, mas seguem fotos de como estamos até então com esse projeto:

Desenhos Digitais

MALBA

Desenhos digitais a partir da parte externa e interna do museu de Arte Latino-americano de Buenos Aires.

Pavilhão Barcelona

Desenhos digitais a partir da parte externa e interna do Pavilhão de Mies van der Rohe

Banco Safra

Desenho Digital com base na fachada do prédio no centro de Porto Alegre do antigo Banco Safra, projeto de Theo Wiederspahn.

Conjunto Habitacional de interesse Social Desenho Digital com base no meu projeto para a aula de Ateliê VI, onde desenvolvemos um Conjunto Habitacional.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.