Folder BLS

Page 1

Centro de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares Suporte Básico de Vida


O Grupo Saúde Bandeirantes O Grupo Saúde Bandeirantes (GSB) vem crescendo em qualidade e infra-estrutura. Com cinco hospitais, incluindo unidade psquiátrica, além de serviços ambulatoriais e de diagnóstico, O GSB tem oferta diversificada de produtos às operadoras de planos de saúde, posicionando-se como uma das melhores opções no segmento.

Nossas Unidades Rede privada

Rede Contratos de Gestão / SUS

Instituto de Ensino e Pesquisa Além dos serviços de saúde, a rede desenvolve pesquisas, buscando soluções para os desafios da medicina. Nesse aspecto, merece destaque a atuação do Instituto de Ensino e Pesquisa (iep) do Grupo Saúde Bandeirantes. Através do iep, os hospitais participam de estudos multicêntricos nacionais e internacionais, sempre sob a supervisão do Comitê de Ética em Pesquisa e com chancela da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (conep). O iep também é responsável pelas ações de treinamento das equipes multiprofissionais internas e expande suas atividades também à comunidade, através de programas de educação continuada. O treinamento em saúde é um dos focos do iep, viabilizado por meio de seu Centro de Treinamento e Simulação (cts).


Centro de Treinamentos e Simulação (cts) O Centro de Treinamento e Simulação (CTS)do Grupo Saúde Bandeirantes tem como objetivo a atuação no aprendizado de novas práticas e na atualização técnico-científica, assim como, na revisão e na melhoria de conhecimentos na execução de rotinas, procedimentos e manuseio de equipamentos e também no aperfeiçoamento e no desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento e atitude. O CTS apresenta infraestrutura própria de mais de 400 m² com capacidade para combinar teoria e prática e tem como premissa a aplicação de estratégias educacionais que apresentem resultados para a mudança da prática profissional e para a instituição. Contando com manequins e equipamento de última geração, o CTS está apto para realizar simulações nas mais diversas áreas. Profissionais médicos, de enfermagem e de fisioterapia, que já passaram pela experiência de atendimento simulado, confirmam a eficácia desta modalidade de ensino na fixação de conhecimentos e na mudança de comportamento. Confira, nas próximas páginas, os cursos de Suporte Básico de Vida que o CTS oferece, credenciados pela American Heart Association (AHA), e focados em emergências cardiorrespiratórias.

Perguntas Frequentes O que são doenças cardiovasculares? Doenças cardiovasculares são doenças que afetam o sistema circulatório – coração, vasos ou ambos. Entre as mais comuns, pode-se mencionar o infarto do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose e o acidente vascular cerebral (avc) ou derrame. Entre os seus principais fatores de risco estão a vida sedentária, a obesidade o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal e de álcool, o estresse e o cigarro, além do mau controle de doenças como a diabetes (excesso de açúcar no sangue) e a hipertensão (pressão arterial alta). Por conseqüência, a melhor prevenção consiste na identificação precoce dos fatores de risco, e até doenças, com a ação específica sobre eles, sob a orientação de um profissional de saúde habilitado, promovendo a realização de exercícios físicos, alimentação equilibrada e diminuição de peso, bem como combate ao tabagismo.


Cursos

Salva Corações com Uso de Desfibrilador Externo Automático (dea)® A desfibrilação cardíaca externa automática é hoje reconhecidamente uma das ações fundamentais para restabelecer o ritmo cardíaco decorrente de uma arritmia cardíaca. Esta arritmia, conhecida como fibrilação ventricular, é responsável por 90% dos problemas de parada cardíaca seguida de morte. Com o dea (Desfibrilador Externo Automático) é possível desfibrilar uma vítima de parada cardiorespiratória ainda no local da emergência e ganhar tempo para conduzir a vítima para um hospital aumentando, assim significativamente, as chances de sobrevivência dessas vítimas. Este procedimento é resultado de pesquisas médicas realizadas durante mais de 15 anos. Graças a essa inovadora e confiável tecnologia avançada é possível, hoje, salvar vidas. Com 4 horas de duração e direcionado a comunidade em geral, este curso visa o preparo do aluno para o reconhecimento de sinais e sintomas de emergências cardio-vasculares e promoção da assistência imediata a vítima. São ensinadas técnicas de ressuscitação cardiopulmonar (rcp) no paciente adulto, habilitação ao uso do Desfibrilador Externo Automático (dea), manobras de desobstrução de vias aéreas por corpo estranho (engasgo) e o elo da cadeia de sobrevivência da American Heart Association.

Perguntas Frequentes Quais são os fatores de risco para as doenças cardiovasculares? Os fatores de risco são condições ou hábitos que agridem o coração, os vasos ou ambos. Não há uma causa única para as doenças cardiovasculares, mas sabe-se que existem fatores que aumentam a probabilidade de ocorrência, são os chamados fatores risco cardiovascular. Didaticamente, pode-se dividi-los em dois grupos: aqueles que não podemos modificar (imutáveis), como: idade, sexo, etnia, hereditariedade e aqueles nos quais podemos intervir com o objetivo de reduzi-los ou eliminá-los (mutáveis), como: obesidade, colesterol, hipertensão arterial, tabagismo, sedentarismo e fatores psicossociais como o estresse.


Os cursos que seguem o padrão American Heart Association (aha) enfatizam a necessidade de se estar preparado para atender vítimas de acidentes e males súbitos, dentro de protocolos de intervenção atualizados, garantindo a qualidade técnica do procedimento empregado bem como, contemplando os aspectos de sequestro emocional à que ficam sujeitos vítimas e socorristas e, ainda, protegendo a instituição contra possíveis processos e ações indenizatórias. Este curso tem duração de 8 horas, apresenta módulo Salva-corações com uso de DEA e mais: orientações sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI), como reconhecer e tratar as principais emergências médicas (ataque cardíaco, diabetes, convulsão, reação alérgica, acidente vascular cerebral, desmaio e choque); emergências causadas por ferimentos, entorses ou fraturas, além de procedimentos adequados nos casos de queimaduras e choques elétricos.

Perguntas Frequentes A hipertensão é grave? A hipertensão arterial é, dentre os fatores de risco cardiovascular, um dos mais importantes, afetando 11 a 20% da população adulta (com mais de 20 anos), segundo estudo patrocinado pelo Ministério da Saúde e o cnpq e conduzido pela ufrj e ensp em 1992. Além dessa alta incidência, sabe-se que 85% dos pacientes com acidente vascular cerebral (avc) e 40 a 60% dos pacientes com infarto do miocárdio apresentam hipertensão arterial associada. Adiciona-se o fato de seu aparecimento geralmente ser silencioso, sendo fundamental a detecção precoce com tratamento adequado, o que diminui satisfatoriamente o risco de desenvolver complicações graves.

Cursos

Salva-corações e primeiros socorros®


Cursos

Suporte básico de vida para profissionais da saúde® Este curso tem duração de 8 horas e aborda quais os principais sinais e sintomas que devem ser observados nas doenças cardiovasculares, aplicar técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), posicionamento pós-ressuscitação, manobras de desobstrução de vias aéreas e ventilação, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA), situações especiais no uso do DEA e a cadeia de sobrevivência da American Heart Association (AHA).

Certificação dos cursos suporte básico de vida

Credenciamento da American Heart Association (AHA), 30 dias úteis (aproximadamente) após o treinamento e o aluno deverá ser aprovado em 85%nas provas teóricas e práticas. Obs.: Caso o aluno não atinja a nota mínima, deverá refazer a prova conforme combinado entre as partes, porém sem nenhum custo adicional.

Validade da Certificação

Conforme padrão internacional AHA, os cartões possuem validades de 2 anos para cada curso. Será necessária, ao final deste prazo, uma atualização para recertificação e renovação do cartão, através de novo curso. Para cada aluno será enviado um comunicado informando a proximidade do vencimento da validade.

Perguntas Frequentes Qual a relação entre o colesterol e as doenças cardiovasculares? A relação entre os níveis elevados de colesterol no sangue e a presença de cardiopatia coronária está bem definida. Vários estudos demonstraram que a redução dos níveis de colesterol no sangue diminui o risco de infarto agudo do miocárdio e a mortalidade por doenças cardiovasculares.


O Instituto Saúde Bandeirantes nasceu da vocação natural de manutenção do humanismo e preservação da vida preconizados pelo Grupo Saúde Bandeirantes e se respalda nos objetivos de desenvolvimento do milênio, definidos pela onu e na Política Nacional do Ministério da Saúde. Nessa perspectiva, o órgão investe esforços no compartilhamento de ações com atores públicos, empresariais e não governamentais desenvolvendo programas socioambientais focados na formação solidária e humanitária da população. Uma de suas iniciativas é o Socorrista Mirim, programa socioeducativo em que são desenvolvidos cursos de primeiros socorros e suporte básico de vida à crianças e adolescentes com idade a partir de 7 anos. Desde sua criação, em 1998, o programa Socorrista Mirim já formou mais de 2000 socorristas em São Paulo e no Vale do Paraíba, foi reconhecido como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil e recebeu o Prêmio Top Hospitalar 2006. O programa tem ainda, como proposta, identificar talentos para o trabalho de multiplicadores e prepará-los para atuar como jovens aprendizes, nas organizações sociais parceiras, com base na Lei da Aprendizagem – nº 10.097/2000 – em condições especiais de trabalho.

Perguntas Frequentes Qual o melhor tratamento para doença cardiovascular? O tratamento das doenças cardiovasculares depende da forma específica da doença em cada caso, mas a abordagem efetiva sempre inclui mudanças preventivas no estilo de vida e controle dos fatores de risco pelo paciente. Além disso, é imperativa a detecção precoce de qualquer anormalidade, através de avaliações periódicas com cardiologista. Em relação aos tratamentos medicamentosos, cirúrgicos ou através de procedimentos minimamente invasivos como angioplastias, afirma-se que são úteis em casos específicos. No entanto, entre os fatores principais de sucesso estarão sempre a informação adequada e o reconhecimento da importância de se seguir com seriedade o tratamento proposto.


Centro de Treinamento e Simulação em Emergências Cardiovasculares Rua da Glória, 615 - Liberdade - São Paulo/SP

Rua Galvão Bueno, 257 - 5º andar - Liberdade - São Paulo/SP Telefone: (11) 3345-2219 / 3345-2265


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.