rossio. estudos de Lisboa N.2

Page 14

principios da arquitectura e do urbanismo pombalinos, opostos à acentuada irregularidade do padrão urbano pré-existente (alheio a preocupações sanitárias, dominado por ruas estreitas, enredadas e preenchidas por construções vernaculares). O conceito de regularidade foi decisivo na orquestração dos vários requisitos implicados na reconstrução, e nele entroncam outras noções de graus de especificação diferente. As exigências mais pragmáticas encontram-se bem definidas, o que não acontece com a ideia geral de melhoramento da cidade que a regularização implicava. Assim, a noção emergente de saúde pública e a ideia de segurança dão origem a uma série de medidas concretas: a gaiola pombalina, a rede de abastecimento de água em fontanários públicos, o sistema de esgotos e o jardim público10 (Imagem 2). Inversamente, a noção do melhoramento é vaga e muito abrangente. Maia inclui ai não apenas a observação do interesse público através das medidas de saneamento e segurança, mas também o desejo de promover o aformoseamento da capital. Ou seja, a noção de melhoramento impregna a acção da casa do risco de uma preocupação estética: 1 - ao nível do plano urbano, o aformoseamento derivaria do desenho das ruas pelo efeito combinado do alinhamento e alargamento do seu traçado (que permite agora a marcação de passeios)11; 2 - ao nível da arquitectura, o aformoseamento seria garantido pela uniformidade e simetria do edificado, isto é, por fachadas prediais controladas pelo desenho, em prospectos traçados segundo as normas básicas da tratadística clássica e referenciados na arquitectura erudita. Na cidade nova a regularidade da arquitectura prolongaria a regularidade das ruas. Precisamente por isso, Lisboa deveria ser desenhada por uma só mão12 (Imagem 3).

Seguindo as expectativas de Maia, pode dizer-se que a uniformidade da arquitectura pombalina não resultou apenas da economia e do sistema de pré-fabricação. Foi antes o resultado de uma determinação positiva em criar composições regulares (e por isso belas) que, nos termos da síntese ideológica que ocorre no Iluminismo, associassem as orientações de uma política racional à vontade de respeitar exigências pragmáticas e estéticas.13 Mesmo não sendo sinónimo perfeito de aformoseamento, a regularidade é tida como a sua condição essencial14 (Imagem 4).

Imagem 4 Rua Augusta. Armando Serôdio, 1968 Arquivo Municipal de Lisboa, N58786

Imagem 3 Alçado para os prédios da Baixa “Prospecto das frontarias que han-de ter as ruas principaes que se mandão edificar em Lixboa baixa aruinada e se dividem com colunelos para separação do uso da gente de pé do das carruages”, Eugénio dos Santos e Carvalho, 1758, Arquivo Municipal de Lisboa, Cartulário Pombalino, doc. 1 PT/AMLSB/CMLSB/UROB-PU/01/001

14


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
rossio. estudos de Lisboa N.2 by GEO Gabinete de Estudos Olisiponenses - Issuu