OS EFEITOS DA TERAPIA DE REPOSIÇÃO DE TESTOSTERONA EM HOMENS IDOSOS the effects of testosterone replacement therapy in elderly men Romulo Jogaib Salciarini¹ Graduado em Medicina – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN.
RESUMO O hipogonadismo tardio é uma síndrome clínica e bioquímica que pode estar associada a um prejuízo significativo na qualidade de vida do homem. Caracterizada pelo declínio dos hormônios androgênicos, que acomete homens idosos. Em geral, está relacionado a sintomas como a diminuição da massa muscular e força, aumento do tecido adiposo, diminuição da densidade mineral óssea, da libido e do desempenho sexual e alterações de humor. Acredita-se que a restauração dos níveis hormonais possa reverter esses efeitos. O surgimento de diabetes e síndrome metabólica, além do risco de morte por doenças cardiovasculares, se encontra entre as consequências sérias do hipogonadismo. Apesar da contraindicação clássica do emprego de terapia de reposição com testosterona (TRT) em homens com diagnóstico ou suspeita de câncer prostático, não há evidência convincente de que a normalização dos níveis de testosterona séricos em homens com baixos níveis seja deletéria. Há evidências cada vez mais claras na literatura médica sobre a segurança e a efetividade da terapia de reposição com testosterona em homens idosos hipogonádicos, contudo, mais estudos são necessários antes que se possa tecer considerações definitivas em relação ao uso de TRT em homens idosos com evidência de doença ativa.
¹Romulo Jogaib Salciarini. Rua Andrade Pinto, 275 – Fátima – Niterói – Cep 24070-000 Tel: (21) 97901-8398 Email: drromulojogaib@gmail.com