
3 minute read
Atuação reconhecida
SIMERS ATUAÇÃO RECONHECIDA
Simers recebe a Medalha da 55a Legislatura
Advertisement
Luciano Medina
OSindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) recebeu a Medalha da 55ª Legislatura proposta pelo deputado Dr. Thiago Duarte (DEM). Estiveram representando presencialmente o Cremers, através de seu vice-presidente, Dr. Eduardo Trindade, o Conselho Municipal do Idoso, através de seu presidente Lélio Falcão, a Prefeitura de Porto Alegre, através do secretário municipal da saúde, Dr. Mauro Sparta, o vice-presidente de relações institucionais da Federasul, Alexandre Gadret. Estavam presentes virtualmente o presidente do Cremer, Dr. Carlos Isaia Filho, da OAB/RS através da Dra. Mariana Polydoro de Albuquerque Diefenthäler, presidente da Comissão Especial da Saúde da OAB/ RS, o Conselho Regional de Farmácia do RS, através de seu assessor de relações institucionais, Everton Borges. Também esteve presente o presidente eleito do Simers e atual vice-presidente, Dr. Marcos Rovinski. Também acompanhou a entrega o deputado Faisal Karam (PSDB) e o deputado Marcus Vinícius (PP). A Instituição surgiu no dia 20 de maio de 1931 para defender a profissão e garantir que apenas aqueles que têm a formação adequada exerçam a medicina, iniciou-se por uma comissão de médicos que se uniram para organizar-se em sindicato. A entrega da medalha marca a passagem dos 90 anos do Simers.
O atual presidente do Simers, Dr. Marcelo Marsilac Matias. “Essa medalha é de todos os médicos”, destacou Dr. Marcelo. “É em nome da categoria que nós trabalhamos Sete dias por semana, de domingo a domingo, 365 dias por ano nos últimos três anos, na pandemia estivemos trabalhando com a mesma intensidade, durante toda a pandemia”, referiu-se Dr. Marcelo Matias ao esforço de sua gestão como presidente do Simers. “Vários de nossos colegas faleceram na pandemia”, salientou ao frisar a centralidade da atividade dos médicos no combate ao Coronavírus, que mesmo diante da falta de fármacos das condições precárias, da falta de TI, elencou. “Essa medalha ganha pelo Simers tem milhares de mães nela”, disse Dr. Marcelo Matias durante sua manifestação de agradecimento a medalha, referindo-se a representatividade do Simers que tem 15 mil associados e desde os anos 90 é o maior sindicato médico do Rio Grande do Sul.
Dr. Thiago Duarte Médico gineco-obstetra e deputado estadual SIMERS EM EVIDÊNCIA Marcos Rovinski; o proponente Thiago Duarte; e Marcelo Matias
“Nunca na história da medicina houve tanta interferência política na prática da medicina”, destacou o Dr. Marcelo Matias que definiu a ciência como a “busca da verdade” e de que a ciência “não tem lado”.
O deputado proponente da medalha da 55ª legislatura ao Simers, Dr. Thiago Duarte, destacou que o Simers é o maior sindicato de médicos da América Latina, e cresce e inova ampliando a atuação com serviços regionalizados” afirmou Dr. Thiago. “A renovação e avanços do Simers é reflexo das profundas mudanças tais como: entidade mais transparen-

te, democrática e participativa, que trabalha em defesa dos médicos e da saúde. Atualmente, um dos principais focos da entidade é contemplar o futuro da Medicina, por meio dos médicos jovens e estudantes de Medicina, a fim de garantir a representatividade do médico de cada canto do Rio Grande do Sul”, destacou o Dr. Thiago Duarte que ainda salientou a luta do Simers “pela necessária criação da carreira para médicos em todo o Estado do Rio Grande do Sul” referência à falta de carreira em municípios no Estado, “só dessa forma teremos médicos nas cidades do interior”, concluiu. Também destacou a atuação do Simers no combate e denúncia do fechamento de leitos, "especialmente de leitos psiquiátricos”. “Temos atuado em parceria para que os protocolos que garantem a segurança de partos e o respeito da habilitação do médico obstetra na realização do parto, e, principalmente, na realização do parto seguro”, afirmou Dr. Thiago Duarte que também é médico gineco-obstetra que atua na prática de medicina. "Faço minhas as tuas palavras (do presidente do Simers), quando a categoria do médico é valorizada a saúde de toda a comunidade é valorizada", ainda se referiu a importância de lutar contra o subfinanciamento da medicina e por honorários dignos para os médicos. Dia 06 de dezembro, Porto Alegre.
