3 minute read

Celso Bernardi recebe a Medalha Deputado Emérito 2021

Next Article
Heinze confirmado

Heinze confirmado

CELSO BERNARDI RECEBE A MEDALHA DEPUTADO EMÉRITO 2021

Honraria teve como proponente o deputado Ernani Polo

Advertisement

Letícia Rodrigues Edição e legenda: Lucio vaz

Apresença de deputados de distintas siglas é a tradução do perfil de um homem que sempre demonstrou uma postura correta, acima inclusive, das diferenças partidárias.

Durante sessão solene em formato híbrido, o ex-deputado Celso Bernardi recebeu a Medalha Deputado Emérito referente ao ano de 2021. A proposição foi do deputado Ernani Polo (PP). Autoridades, familiares e colegas partidários do homenageado prestigiaram a solenidade no Plenário 20 de Setembro. Após a sessão solene, os participantes se dirigiram ao Espaço Oswaldo Aranha, onde houve descerramento de uma fotografia de Celso Bernardi na Galeria dos Deputados Eméritos.

PRONUNCIAMENTOS Em seu discurso, Ernani Polo destacou a trajetória política de Bernardi. "Um líder por vocação, que ama o que faz e tudo o que faz é com amor e determinação. Durante toda a sua longa trajetória na política, no serviço público, sempre foi um ser humano muito evoluído e com um coração generoso, sempre teve muita sensibilidade e respeito com todos. Um homem de fino trato, pacificador, que sempre colocou o interesse público acima de qualquer outro", afirmou. Também ressaltou a liderança do homenageado na condução do diretório estadual do Progressistas e sua defesa do municipalismo.

Polo ainda acrescentou que, entre tantas qualidades, Bernardi é um defensor incansável da educação, bandeira que surgiu durante sua atuação junto aos educadores gaúchos e as andanças pelos municípios. "Na sua atuação memorável, também aqui nesta Casa, como deputado constituinte, na elaboração da Constituição Estadual de 1989, como líder do PDS, incluiu medidas importantes de valorização da categoria dos educadores", enfatizou.

REFERÊNCIA PROGRESSISTA Somadas as duas passagens pela presidência do Progressistas totalizam 20 anos, o que dá a Celso Bernardi o título de presidente mais longínquo da sigla no RS , Na foto com o presidente da ALRS, Gabriel Souza e o proponente, Ernani Polo O homenageado, que foi deputado constituinte, também destacou a importância do Poder Legislativo. "O Legislativo tem a marca da legitimidade como fonte de poder. Ele reflete

UM EXEMPLO DE CONDUTA A presença de deputados de distintas siglas é a tradução do perfil de um homem que sempre demonstrou uma postura correta, acima inclusive, das diferenças partidárias a diversidade, sendo o espaço de todos, da maioria e da minoria, é a Casa do Povo, a caixa de ressonância da sociedade, o santuário da democracia e o bastão da liberdade. O Poder Legislativo é o porto seguro da democracia", declarou. Dia 15 de dezembro em Porto Alegre.

CURRÍCULO Natural de Augusto Pestana, Celso Bernardi começou na política estudantil, como presidente da União dos Estudantes de Santo Ângelo e vice-presidente estadual da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas e continuou na Faculdade de Direito de Santo ngelo, onde ingressou em 1965 e foi presidente do Centro Acadêmico. Nos anos 1970 filiou-se à Arena. Em Santo Ângelo, atuou como professor e secretário da Escola Getúlio Vargas, procurador jurídico da Prefeitura e secretário-geral. Mudou-se para Porto Alegre no início de 1979, onde ocupou por quatro anos o cargo de diretor-geral e secretário substituto da secretaria de Educação, no governo Amaral de Souza. Em 1983 foi, por um ano, diretor-geral e secretário substituto da Secretaria de Justiça no governo Jair Soares. Já em 1984, retornou para a Secretaria de Educação, atuando como diretor de Planejamento e na mesma ocasião foi membro do Conselho Estadual de Educação.

De 1987 a 1990, foi deputado estadual pelo Partido Democrático Social (PDS). De 1991 a 1994, exerceu o mandato de deputado federal. Na Câmara dos Deputados, foi presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e membro da Comissão de Viação e Transportes, Desenvolvimento Urbano e Interior, além de vice-líder de seu partido. Em 1993, a fusão entre o PDS e o Partido Democrata Cristão deu origem ao Partido Progressista Reformador (PPR). Nesse ano, Celso Bernardi assumiu pela primeira vez o posto de presidente do diretório estadual, onde permaneceu por 12 anos. Da presidência, viu o PPR se transformar no Partido Progressista Brasileiro (PPB), em 1995, apenas Partido Progressista em 2003 e, atualmente, Progressistas.

Em 2007, assumiu a Secretaria Estadual de Relações Institucionais e, em 2009, a diretoria de Operações do BRDE, os dois cargos durante o governo Yeda Crusius. E, em 2011, Celso Bernardi voltou à presidência da sigla. Somadas as duas passagens pela presidência do Progressistas totalizam 20 anos, o que dá a Celso Bernardi o título de presidente mais longínquo da sigla no RS.

This article is from: