
3 minute read
OPINIÃO - Pablo Melo
PORTO ALEGRE PARA SEUS MORADORES
PABLO MELO Vereador em Porto Alegre
Advertisement
Desde que assumi minhas funções como vereador de Porto Alegre, me dediquei muito para cumprir minhas promessas de campanha, assim como as demandas que chegam até meu gabinete. Completamos nosso primeiro ano de gestão, ano de muito aprendizado, acertos e erros, o que é natural, mas sempre colocamos a nossa cidade como prioridade número um. Em 2020, vivemos um terror, uma pandemia que infelizmente levou pessoas, pais, mães, irmãos, filhos, assolando famílias inteiras. Mas como eu sempre disse, não houve milagre divino, logo no início de 2021 começamos com a campanha de vacinação, que tem claramente ajudado a salvar vidas, diminuir a taxa de ocupação dos leitos nos hospitais e baixado drasticamente o número de mortos. Hoje, a capital de todos os gaúchos tem 100% de sua população com pelo menos uma dose, representando mais de 1 milhão e 200 mil pessoas. E com o esquema vacinal completo, já são mais de 1 milhão e 100 mil pessoas, representando quase 91% da população porto-alegrense. Somos referência nesse quesito para o Brasil todo. E o que eu quero dizer com isso? Desde a entrada do prefeito Sebastião Melo na prefeitura de Porto Alegre, deixamos de lado o abre e fecha costumeiro do governo passado, que levou muita gente à falência e muitos empreendimentos ao fechamento das portas. Vimos muitas placas de vende-se e aluga-se pelas ruas da cidade. E a economia nunca foi a culpada. Pode-se ver claramente que a vacinação, junto dos protocolos sanitários adequados, como o uso de máscara, disponibilidade de álcool gel e o distanciamento social, foram fortes alicerces para que o vírus fosse controlado. No meu mandado, trabalhei incessantemente para a abertura controlada dos comércios, das academias, dos bares e restaurantes e das quadras esportivas, por exemplo, porque sabia que as pessoas precisavam trabalhar para colocar o pão de cada dia em cima da mesa.
Levei as demandas e necessidades de diversos setores da cidade até o governador Eduardo Leite, para que ele se sensibilizasse nos decretos, visando retomar a economia local.
Aos poucos, estamos devolvendo à cidade para seus moradores. Conseguimos entregar o trecho 3 da Orla do Guaíba, que vem fazendo muito sucesso durante todos os dias da semana. Estamos aprovando projetos dentro da Câmara de Vereadores que renderão muitos frutos para o Governo Municipal, que poderá retornar investimentos em infraestrutura, em saúde, educação, segurança pública, projetos sociais e muito mais.
A cidade precisa dos seus cidadãos nas ruas. Trabalhando, comprando e vendendo, prestando serviços, vivendo, usando parques, praticando esportes e diversas outras atividades que movimentam a própria Porto Alegre.
Conseguimos trazer pela primeira vez a Porto Alegre, o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que se comprometeu em trazer investimentos ao Mercado Público da capital e ajudar na sua restauração.
Muita coisa está sendo feita e há muito a melhorar também. Mas isso só será resolvido com uma política de resultados, com os poderes Legislativo e Executivo trabalhando em sintonia, unido esforços. Deixando toda a demagogia ideológica de lado, sem olhar partidos ou vieses de esquerda ou direita. Aprovando projetos que busquem o desenvolvimento econômico e social de Porto Alegre, ajudando pessoas, facilitando a vida urbana e fazendo com que a nossa cidade seja de todos os seus moradores, do Centro Histórico ao Lami, da Restinga ao Moinhos de Vento, da Zona Norte à Zona Sul. Enfim, uma cidade melhor para todos.