2 minute read

Espaço revitalizado

Prefeitura de Canoas conclui revitalização da Praia do Paquetá

Escritório de Comunicação/PMC

Advertisement

Um mutirão entre as secretarias do Meio Ambiente, de Obras e de Serviços Urbanos realizou a revitalização completa da Praia do Paquetá nos últimos dias. A orla recebeu limpeza geral, colocação de 20 caminhões de areia para aterrar as erosões, além do plantio de mudas de árvores e ervas medicinais, realizadas na beira do rio e no Santuário Sincrético, onde os fiéis costumam realizar rituais. Para o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, esta recuperação traz impactos positivos para a comunidade, principalmente com a chegada do verão. “Este é um espaço muito importante para a cidade e para os moradores. Nosso objetivo é garantir qualidade para os frequentadores deste belo local”, afirmou.

Em toda a extensão da orla, foram plantadas mudas que combinam com o ambiente natural da praia e ajudam na contenção da erosão do solo. Ao todo, foram 90 mudas de jerivás (coqueiros), 60 butiazeiros e 20 corticeiras.

Já o Santuário Sincrético, recebeu mudas de ervas medicinais, como lavanda, árvore de orô, losna, alecrim, onda do mar, penicilina, dedo de deus, babosa, arruda de preto velho, manjericão e guiné. O plantio foi realizado pela Coordenadoria das Diver-

PRAIA DE PAQUETÁ “Este é um espaço muito importante para a cidade e para os moradores. Nosso objetivo é garantir qualidade para os frequentadores deste belo local” afirmou o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter

MUTIRÃO Ao todo, foram 90 mudas de jerivás (coqueiros), 60 butiazeiros e 20 corticeiras sidades e Comunidades Tradicionais.

O secretário da pasta, Pai Santiago, lembra que o Santuário do Paquetá é um espaço fundamental para o reconhecimento da fé. “Desde que assumimos a gestão, o Paquetá estava bem abandonado. Aqui é um espaço sagrado para nós, religiosos de matriz africana. A natureza é fundamental para a nossa religião, todos sabem o quanto o contato com água e plantas significa para nós”.

SANTUÁRIO SINCRÉTICO O Santuário Sincrético fica na Praia do Paquetá e conta com 31 imagens que representam as religiões Afro-Brasileiras, Católica e Indígena esculpidas com fibra e resina e estão fixadas em uma chapa para evitar que a ação dos ventos possa danificá-las. Inaugurado inicialmente com 17 imagens, em fevereiro de 2018, o local passou a contar, em fevereiro de 2020, com mais 14 imagens ilustrativas dos Orixás de Matriz Africana, de Bará a Oxalá.

A pandemia foi grave para milhares de gaúchos. É hora de apontar caminhos e avançarmos juntos. É hora da SuperAção de todos.

Em 2021, a Assembleia Legislativa coloca em prática O RS PÓS-PANDEMIA - reflexões e caminhos para o futuro do Estado. O projeto tem como objetivo auxiliar a sociedade gaúcha na retomada da normalidade - que se aproxima cada dia mais com o avanço da vacinação. Através de seminários, são ouvidos especialistas e estudiosos sobre temas como saúde, educação, economia e trabalho. E para conhecer o impacto da crise no dia a dia das famílias, o Parlamento tem consultado a população por meio de pesquisas de opinião. Mais do que detectar as áreas que tiveram o maior impacto com a pandemia, a Assembleia encaminha ações e propostas para que a recuperação seja mais rápida e eficiente.

A retomada da vida e da economia é um trabalho de todos.

Transformando informação em ação, a Assembleia Legislativa continua de portas abertas para participar ativamente desta reconstrução.

This article is from: