IV Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação 2012

Page 19

A construção e revisão dos pentágonos de competências, habilidades e atitudes foi outro ponto forte da devolutiva da metodologia. Essa análise só foi feita na segunda fase do estudo. Produzimos 25 pentágonos com base nos dados de todos os respondentes, relembrando que as perguntas eram: a disponibilidade para ajudar;1 a criatividade; a capacidade técnica; a rede de relacionamentos; e a energia. Um membro da rede, que recebeu 49 indicações, teve o seguinte diagrama (Figura 7), constituído com base na percepção de seus colegas.

Figura 7. Pentágono de competências, habilidades e atitudes de membro da rede com 49 indicações Energia 10,0 9,0

9,1

8,0 7,0

Capacidade técnica

7,9

8,1

6,0

Rede de relacionamento

5,0

8,4

Criatividade

8,7

Disponibilidade para ajudar

Fonte: Elaboração própria.

Outro membro da rede, com trinta indicações, teve o pentágono ilustrado na Figura 8. As reações ao resultado dessa iniciativa foram surpreendentes. Um dos tutores, ao ver seu pentágono, disse ter sido esse o melhor feedback que recebeu em sua carreira. Outros membros da rede, mais intrigados com o resultado, foram reavaliar suas atitudes e maneiras de dialogar. Na conclusão do projeto, recomendamos um acompanhamento cuidadoso da evolução da rede global do MAB: com atenção às medidas de densidade e distância, para entender tendências e limitações, e ao impacto do desligamento dos tutores em meados de A pergunta “disponibilidade para ajudar” é composta de duas partes: (1) quem são as cinco pessoas mais relevantes para a realização de seus projetos e ações socioambientais; e (2) avalie os benefícios obtidos nessas interações, levando em conta a disponibilidade para ajudar. 1

Rede social do Multicurso Água Boa: avaliando a colaboração •  203 estratégica na bacia hidrográfica do Paraná 3


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.